|
A - I n f o s
|
|
a multi-lingual news service by, for, and about anarchists
**
News in all languages
Last 40 posts (Homepage)
Last two
weeks' posts
Our
archives of old posts
The last 100 posts, according
to language
Greek_
中文 Chinese_
Castellano_
Catalan_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Français_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkçe_
_The.Supplement
The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Français_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours |
of past 30 days |
of 2002 |
of 2003 |
of 2004 |
of 2005 |
of 2006 |
of 2007 |
of 2008 |
of 2009 |
of 2010 |
of 2011 |
of 2012 |
of 2013 |
of 2014 |
of 2015 |
of 2016 |
of 2017 |
of 2018 |
of 2019 |
of 2020 |
of 2021 |
of 2022 |
of 2023 |
of 2024 |
of 2025 |
of 2026
Syndication Of A-Infos - including
RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups
(pt) Turkey, Yeryuzu Postasi: 104 Passos para Conquistar o Vetor Social I. (1/2) (ca, de, en, fr, it, tr)[traduccion automatica]
Date
Mon, 7 Sep 2026 08:03:22 +0300
Categoria: Revolução, Estado, Reforma , Notícias , Artigos , Organização
Essas palavras são, na verdade, da obra de FARJ, Anarquismo Social e
Organização, mas esta versão editada e abreviada reflete nossa
compreensão organizacional desse texto, que tem sido vital para o
desenvolvimento do Centro de Estudos Espectrais e para a continuidade
do Jardim de Infância Militante . Adaptamos os parágrafos a seguir do
nosso "Guia de Leitura", sem usar números de página ou reticências, e os
numeramos e incluímos subtítulos para facilitar uma leitura mais fluida.
1. OS DOIS EIXOS DO ESPECIFICISMO
Por especificismo, referimo-nos a uma compreensão anarquista da
organização com dois eixos fundamentais: organização e trabalho
social/articulação social. Esses dois eixos baseiam-se no conceito
clássico de ação anarquista diferenciada nos níveis social e político (o
eixo Bakunin) e no conceito específico de organização anarquista (o eixo
Malastiano).
2. A Ideologia do Especificismo
O sintetismo defende um modelo organizacional anarquista que inclui
todos os anarquistas (anarcocomunistas, anarcossindicalistas,
anarcoindividualistas, etc.). Portanto, compartilha muitas das
características que criticamos. Sabemos que mesmo dentro das
organizações sintetistas existem militantes sérios comprometidos com o
anarquismo social, por isso não queremos que nossas críticas pareçam
generalizantes. Embora nunca questionemos se essas organizações são
anarquistas (em nossa visão, todas são anarquistas), elas frequentemente
não se alinham com nossa compreensão de organização anarquista. Existem
outras organizações anarquistas que não se originam da tradição do
essencialismo. Portanto, o essencialismo representa muito mais do que
simplesmente defender a organização anarquista. Entendemos o anarquismo
como uma ideologia; isto é, "um conjunto de ideias, motivações,
aspirações e valores diretamente ligados à ação, uma estrutura ou
sistema de conceitos, o que chamamos de prática política". O
especificismo, como ideologia, defende um anarquismo que busca
estabelecer um modelo de ação para transformar a sociedade contemporânea
em socialismo libertário por meio da revolução social. Nosso objetivo
aqui é distinguir essa compreensão do anarquismo de outra, puramente
abstrata e teórica, que apenas incentiva o pensamento livre e não exige
necessariamente o estabelecimento de um modelo para a transformação
social. O anarquismo, quando considerado unicamente a partir desse
modelo de observação crítica da vida, oferece liberdade estética e
infinitas possibilidades. Contudo, concebido dessa forma, não oferece a
possibilidade de uma transformação social real, pois não é posto em
prática, em ação. Falta-lhe uma prática política que considere objetivos
últimos.
3. A ORGANIZAÇÃO É O PRINCÍPIO PRINCIPAL.
No modelo especista, essa distinção existe necessariamente entre os
níveis político e social de atividade. Assim, a organização anarquista
específica é a organização de anarquistas que se reúnem no nível
político e ideológico e desenvolvem suas principais atividades no nível
social mais amplo, visando ser o catalisador da luta. Ao definirmos essa
distinção entre os níveis social e político, não pretendemos insinuar
que queremos estar à frente dos movimentos sociais ou que o nível
político tenha qualquer hierarquia ou domínio sobre o nível social. De
modo geral, no anarquismo, essa distinção entre os níveis social e
político não é aceita por todas as correntes; essas correntes
compreendem a organização anarquista de forma vaga, considerando-a um
movimento social, uma organização, um grupo de associados, um grupo de
trabalho, uma comunidade, uma cooperativa, etc. Há também correntes
anarquistas que defendem atitudes "anti-organizacionais" ou mesmo
espontâneas, considerando todas as formas de organização como
autoritárias ou contrárias ao anarquismo. Alguns anarquistas que
defendem essas ideias e estão dispostos a se engajar no trabalho social
não conseguem lidar com as forças autoritárias e, sem uma organização
adequada, tornam-se operários e "armas" para projetos autoritários, ou
se desiludem e abandonam o movimento por não encontrarem um lugar nos
movimentos sociais. Em nossa compreensão, essas e outras tentativas
semelhantes de ideologizar os movimentos sociais enfraquecem tanto os
próprios movimentos sociais - que deixam de funcionar em torno de
questões concretas como terra, moradia e emprego - quanto o próprio
anarquismo, pois não permitem o aprofundamento das lutas ideológicas
dentro do movimento social. Isso também o enfraquece porque o objetivo
desses anarquistas de converter todos os militantes dos movimentos
sociais em anarquistas é impossível sem que isso diminua e enfraqueça
seriamente os movimentos. Assim, ou ao perceberem que é natural
encontrar pessoas de diferentes ideologias que jamais serão anarquistas
nos movimentos sociais, esses anarquistas se desiludem e geralmente se
afastam das lutas. Como resultado, esse anarquismo muitas vezes se torna
introspectivo.
DIFICULDADES DO 4º ANO
Do nosso ponto de vista, o anarquismo se originou no povo e a ele
pertence; deve assumir uma posição clara em favor das classes
exploradas, que estão em constante conflito na luta de classes.
Portanto, quando discutimos "onde semear as sementes do anarquismo",
fica claro para nós que isso deve ser feito dentro da luta de classes,
nas áreas onde as contradições do capitalismo são mais evidentes. Há
anarquistas que não apoiam essa tendência de luta de classes do
anarquismo; pior, alguns a criticam como uma tentativa de libertação ou
uma "apologia aos pobres". Muitos desses anarquistas que rejeitam a luta
de classes acreditam que a definição clássica de classes burguesas e
proletárias não é mais válida porque não leva em conta a sociedade atual
e, portanto, as classes não existem mais ou são um conceito
ultrapassado. Discordamos fundamentalmente dessas visões e acreditamos
que, independentemente de como definamos as classes e da ênfase que
demos ao aspecto econômico, é inegável que existem contextos e condições
em que algumas pessoas sofrem mais com os efeitos do capitalismo do que
outras. São precisamente esses os contextos e condições que desejamos
priorizar em nosso trabalho. Quando tentamos aplicar o anarquismo à luta
de classes, introduzimos o trabalho social, que definimos anteriormente
como "a atividade que a organização anarquista realiza em meio à luta de
classes, colocando o anarquismo em interação com as classes exploradas".
Como já dissemos, para nós, o trabalho social deve ser a atividade
primordial de uma organização anarquista específica. Argumentamos que a
organização anarquista deve visar à articulação social (inserção), que é
"o processo de influenciar os movimentos sociais por meio da prática
anarquista", através do trabalho social.
5. ANARQUISMO SECTARIANO[1]
Alguns argumentam que, como indivíduos inseridos na sociedade, já
possuem articulação social. Essas articulações frequentemente se tornam
sectárias. Para os anarquistas que acreditam que o trabalho
social/articulação não é uma prioridade, prevalece a visão de que outras
atividades serão mais eficazes para o desenvolvimento do anarquismo, mas
isso muitas vezes não é explicitamente declarado. Além disso, como lhes
falta uma formulação estratégica, pelo menos ostensivamente, o que
acontece na prática é que esses anarquistas tendem a se concentrar na
propaganda, que permanece muito limitada a publicações, eventos e
cultura. A propaganda também é central para nós, mas é insuficiente sem
o apoio do trabalho social e da articulação. Com esse apoio, a
propaganda se torna muito mais eficaz. Portanto, no especificismo, a
propaganda deve ser conduzida com estas duas tendências: ser
educativa/cultural e engajada na luta ao lado dos movimentos sociais.
6. ANARQUISTAS BURGUESES
Ou abandonam sua proposta de transformação social, ou formam um grupo
que luta pelo povo, mas não ao lado dele, assumindo um papel de
vanguarda e não uma posição ativa de minoria. Em última análise,
transformam seu próprio anarquismo em um "movimento em si", composto
principalmente por indivíduos de classe média e intelectuais, que não
buscam contato com as lutas sociais e populares, nem se comunicam com
pessoas de ideologias diferentes. Na maioria dos casos, defendem a
espontaneidade porque, em sua visão, "vir de fora", "introduzir o
anarquismo nos movimentos sociais", é autoritário. Acreditam que as
ideias devem surgir espontaneamente. Condenam o debate, a persuasão, o
engano, a troca e a influência como práticas impostas externamente e,
portanto, autoritárias dentro dos movimentos sociais.
7. A PRÁTICA QUE FUNDAMENTA A TEORIA
Como explicamos, em nossa visão, o anarquismo não deve ser introspectivo
nem se esquivar de movimentos sociais e pessoas com ideologias
diferentes. Entendemos que a classe social não se define pela origem,
mas pela posição defendida na luta. Por isso, acreditamos que apoiar
movimentos e organizações sociais diferentes da própria realidade,
auxiliando em mobilizações e organizações, é uma obrigação ética para
todo militante que almeja o fim da sociedade de classes. Por fim,
acreditamos que o serviço social traz a prática necessária ao anarquismo
e que isso contribui enormemente para o desenvolvimento da linha teórica
e ideológica de organização. Grupos e organizações sem serviço social
tendem a radicalizar um discurso que carece de respaldo prático.
8. UNIDADE DE TEORIA E IDEOLOGIA
Para nós, não há como ter uma prática eficaz, ou mesmo estabelecer uma
organização, sem concordar com algumas "questões fundadoras". Devemos
definir uma linha ideológica e teórica a ser defendida e desenvolvida
pela organização. Essa linha política é construída coletivamente, e
todos na organização são obrigados a aderir a ela. Para os anarquistas
que não defendem essa unidade, a organização anarquista pode operar com
diferentes linhas ideológicas e teóricas. Cada anarquista ou grupo
anarquista pode ter sua própria interpretação e sua própria teoria do
anarquismo. Essa é a razão para os diversos conflitos e divisões dentro
das organizações que compartilham esse entendimento.
9. UNIÃO ESTRATÉGICA
Acreditamos que a falta de estratégia dispersa os esforços, levando à
perda de grande parte deles. Como vimos, agir com estratégia exige
considerar um plano de todas as ações práticas empreendidas pela
organização, buscando validar onde se está, onde se quer chegar e como
se chegará lá. Como estruturar uma organização que tenta conciliar um
grupo que acredita que deve atuar como uma organização específica dentro
de um movimento social com outro grupo que prioriza a interação social
entre amigos, a terapia em grupo ou até mesmo a exaltação do indivíduo,
encarando o trabalho com movimentos sociais como autoritário (ou até
mesmo uma forma marxista ou progressista de filantropia)? Há duas
maneiras de lidar com essas diferenças: ou se discutem as questões e se
convive em meio a desavenças e tensões que consomem grande parte do
tempo, ou se ignoram completamente as questões. A maioria dessas
organizações opta pelo segundo caminho. O modelo de especificismo nos
obriga a fazer coisas de que não gostamos particularmente ou a deixar de
fazer coisas de que gostamos muito. Isso visa garantir que a organização
avance com uma estratégia em que todos estejam remando na mesma direção.
Prioridades e responsabilidades significam que nem todos podem fazer o
que querem, quando bem entendem. Cada pessoa terá a obrigação perante a
organização de cumprir o que se comprometeu a fazer e definiu como
prioridade.
10. TOMADA DE DECISÕES
Temos em mente que o processo de tomada de decisão é um meio, não um
fim. Algumas organizações, buscando o consenso a todo custo e temendo a
divisão, permitem que um ou poucos indivíduos tenham peso
desproporcional nas decisões, simplesmente para chegar a um acordo. Às
vezes, gastam horas em discussões triviais apenas para tentar chegar a
um consenso. A unidade ideológica e teórica, assim como a unidade
estratégica e tática, são alcançadas por meio do processo coletivo de
tomada de decisão adotado por organizações específicas: primeiro, uma
tentativa de consenso e, se isso não for possível, votação, com a
decisão da maioria. Como já enfatizamos, nesse caso, toda a organização
adota a decisão escolhida. A obrigação de todos seguirem o mesmo
caminho, que é uma regra no especificismo, é um compromisso com a
própria estratégia da organização, pois se um grupo se recusar a
realizar o trabalho sempre que uma decisão desagradar alguns militantes,
o progresso da organização torna-se impossível.
11. COMPROMISSO MILITANTE
A falta de comprometimento, responsabilidade e autodisciplina é um
grande problema em muitos grupos e organizações anarquistas. Para nós, a
militância é essencial na luta por uma sociedade livre e igualitária,
por isso não acreditamos que ela será sempre "legal". Se tivéssemos que
escolher entre um modelo de militância mais eficaz e um mais "legal",
escolheríamos a eficiência. O modelo específico incorpora um alto nível
de comprometimento militante. O comprometimento militante estabelece um
vínculo entre o militante e a organização, uma relação recíproca onde a
organização é responsável perante o militante, e o militante é
responsável perante a organização. Em outras palavras: a organização tem
uma dívida de satisfação para com o militante, e o militante tem uma
dívida de satisfação para com a organização. Organizações anarquistas
específicas contêm apenas militantes que compartilham uma afinidade
ideológica com a organização. Assim, existem critérios de entrada bem
definidos, tanto no nível político quanto no social, desde os estágios
de grupos de apoiadores ou tendências até a organização anarquista
específica. Quanto mais eles se comprometem, mais se envolvem na
organização e maior é o seu poder de decisão.
12. ORGANIZAÇÃO DO TELHADO
Não queremos ser aquele grande "guarda-chuva" que engloba todos os tipos
de anarquismo. Essas definições amplas (e vagas) aparentemente reúnem
mais anarquistas na organização. No entanto, acreditamos que devemos
priorizar a qualidade dos militantes em vez da quantidade. Ao contrário
do modelo específico, existem outras organizações onde o único critério
para a entrada de militantes é que eles se identifiquem como
anarquistas, independentemente de sua compreensão do anarquismo. Algumas
pessoas participam de forma moderada, algumas são mais comprometidas,
algumas assumem mais responsabilidades do que outras, e todas têm igual
poder de decisão. Assim, muitos tomam decisões sobre atividades que eles
mesmos não realizarão, ou seja, determinam o que os outros farão. Quando
uma organização permite que alguém tome uma decisão, mas não assuma a
responsabilidade, ou que assuma a responsabilidade, mas não a execute,
ela permite uma espécie de autoritarismo entre os tomadores de decisão e
que o fardo do trabalho recaia sobre outros camaradas.
13. INDIVIDUALISMO
Para os individualistas, na maioria dos casos, ser anarquista significa
ser artista, boêmio, defender a liberdade sexual na forma de
relacionamentos abertos ou múltiplos parceiros, usar roupas diferentes,
ter um corte de cabelo radical, comportar-se de forma extremista, comer
comidas diferentes, definir-se pessoalmente, realizar-se pessoalmente,
ser contra a revolução (?!), ser contra o socialismo (?!), desfrutar da
liberdade estética e ter um discurso sem rima e sem razão, em suma,
tornar-se apolítico. O especificismo significa uma rejeição completa e
absoluta do individualismo anarquista. Um tipo que era mais comum no
passado são as pessoas que preferem trabalhar sozinhas, mas mantêm o
mesmo projeto em mente que nós. A única coisa que precisamos criticar
nessas pessoas é que, por serem desorganizadas, não conseguem consolidar
os resultados do seu trabalho. Outro tipo, mais proeminente hoje,
abandona o projeto socialista. Baseando-se na crítica anarquista ao
Estado, eles têm pouca crítica ao capitalismo e não atuam de forma
alguma na transformação da realidade em que vivemos socialmente. Ao se
posicionarem como meros observadores críticos da sociedade, constroem um
anarquismo baseado em pensadores e referências secundárias, girando
unicamente em torno da crítica. Não possuem um projeto social e,
certamente, nenhuma ação coerente que aponte para essa nova sociedade.
Se defendemos o especismo como forma de organização anarquista, é porque
acreditamos que ele seja mais adequado ao trabalho que pretendemos
realizar hoje. Entendemos que existem anarquistas que não aderem ao
especismo, e não os consideramos menos anarquistas por isso.
Simplesmente solicitamos que nossa preferência seja respeitada.
14. FONTES DE INSPIRAÇÃO PARA O ESPECULATISMO
Como vimos, o termo especismo foi desenvolvido pela FAU e só chegou ao
Brasil no final do século XX. Em vez de criar uma nova compreensão da
organização anarquista, o especismo buscou reunir uma série de conceitos
já existentes de organização anarquista que vinham se consolidando desde
o século XIX. O especismo da FAU carrega a influência de Bakunin e
Malatesta, da luta de classes do anarcossindicalismo e do anarquismo
depossível; tudo isso dentro do contexto latino-americano.
15. Bakunin
A primeira referência histórica à postura de defensor é Bakunin, com sua
concepção organizacional que moldou o anarquismo e constituiu a
atividade dos libertários dentro da Associação Internacional dos
Trabalhadores (AIT). Duas tendências se desenvolveram dentro da AIT: uma
centralista e outra federalista. A Aliança era uma organização
minoritária eficaz, composta pelos "membros mais confiáveis, mais
dedicados, mais inteligentes e mais enérgicos - em suma, os mais
próximos". Ela foi criada para tratar secretamente de questões que não
podiam ser discutidas publicamente e para atuar como catalisadora no
movimento operário. A Aliança definiu a relação entre os níveis social e
político.
16. MALATESTA
Segundo Malatesta, o futuro não estava necessariamente predeterminado e
só poderia ser alterado por meio da intervenção voluntária nos
acontecimentos - isto é, por meio da vontade - para alcançar a
transformação social desejada. Seguindo a tradição anarquista
coletivista da época de Bakunin, que defendia a distribuição de bens a
todos de acordo com seu trabalho na sociedade futura, surgiu a corrente
anarco-comunista, que defendia a distribuição de bens a todos de acordo
com suas necessidades. No âmbito político, Malatesta desenvolveu uma
compreensão específica da organização anarquista, que denominou partido
anarquista. Essa organização precisava operar dentro dos movimentos da
época, chamados de "movimentos de massa", e influenciá-los; os
sindicatos eram o terreno preferencial para a atividade anarquista.
Hoje, acreditamos que essa organização anarquista específica deve operar
dentro da luta de classes, no seio dos movimentos sociais, e trabalhar
em conjunto com eles para alcançar a revolução social e o socialismo
libertário.
17º MAGÓN
Em nosso entendimento, uma experiência histórica importante para a
especiação foi a de Ricardo Flores Magón. O magonismo fazia parte da
fase radical do Partido Liberal Mexicano (PLM). Durante a Revolução
Mexicana, o PLM tornou-se ilegal e organizou mais de quarenta grupos de
resistência armada em todo o México; o partido também contava com
membros indígenas conhecidos por suas lutas pelos direitos comunitários
e contra a propriedade capitalista. Eles se uniram em uma frente
anti-reeleição que concedeu a cada grupo um grau relativo de autonomia e
independência.
18ª Revolução Russa
Outra importante referência histórica para o esoterismo é a participação
dos anarquistas na Revolução Russa. No campo, no sul da Ucrânia, os
camponeses da aldeia de Gulyai Polye, que possuía uma forte organização
anarquista desde a revolução de 1905, formaram a União dos Camponeses,
decidindo lutar pela revolução social independentemente do governo e
buscar a autogestão dos meios de produção. Surgiu então uma divisão
entre elementos revolucionários autoritários e libertários. Os primeiros
defendiam a tomada do aparato estatal e a instauração de uma ditadura
partidária (bolchevique) governada por um comitê central todo-poderoso;
os últimos defendiam o comunismo libertário e autogestionário na forma
de conselhos de sovietes operários, camponeses e populares armados. Os
bolcheviques gradualmente começaram a negar, suprimir, obstruir e, por
fim, proibir a disseminação de ideias e práticas libertárias.
Militarizaram o trabalho, expulsaram os líderes eleitos dos sovietes,
forçaram os sovietes a se submeterem à autoridade central do partido e
proibiram greves. Este foi o fim do processo de socialização
autogovernada na Ucrânia; ele foi reprimido de forma repressiva pelos
bolcheviques em favor de formas estatistas e totalitárias de organização
e controle social sob uma nova classe dominante.
19ª PLATAFORMA
Este documento expôs pontos de vista importantes sobre a relevância da
participação anarquista na luta de classes e a necessidade de uma
revolução social violenta que derrubasse o capitalismo e o Estado,
estabelecendo o comunismo libertário. Contribui também
significativamente para a questão da transição do capitalismo para o
comunismo libertário e para a defesa da revolução. No âmbito político, a
Plataforma defende uma organização anarquista atuante no seio dos
movimentos sociais, ou seja, no âmbito social, e enfatiza o papel
minoritário efetivo da organização anarquista. Contribui ainda de forma
significativa para o modelo de organização anarquista no âmbito
político. Durante as Revoluções Russas, os anarquistas pecaram ao
negligenciar a questão da organização. Em nossa opinião, a Plataforma se
baseia tanto em Bakunin quanto em Malatesta, trazendo novas
contribuições. Portanto, deve ser considerada uma contribuição para a
especiação, mas não a mais importante. Trata-se menos de um documento
que discute a organização anarquista em seus diferentes contextos e mais
de uma contribuição para o debate sobre a ação militar anarquista.
20ª REVOLUÇÃO ESPANHOLA
Assim como a Revolução Russa, consideramos a Revolução Espanhola de 1936
um ponto de referência. Uma revolução social foi efetivamente realizada
durante esses anos. Foi uma revolução sob fogo cruzado, visando alcançar
todas as áreas, desde as estruturas econômicas injustas até o cotidiano
das pessoas, dos conceitos hierárquicos obsoletos às desigualdades
históricas entre homens e mulheres. E tudo isso foi obra dos
anarquistas. Na fase inicial (de julho de 1936 ao início de 1937), os
anarquistas figuravam entre os grupos mais proeminentes. As ações dos
militantes em regiões como a Catalunha foram exemplares. As estruturas
republicanas se transformaram em organizações populares por meio de um
intenso e bem-sucedido processo de coletivização. Fábricas foram
ocupadas e medidas sociais urgentes foram implementadas, como igualdade
salarial entre homens e mulheres, assistência médica gratuita,
auxílio-doença permanente, redução da jornada de trabalho e aumento dos
salários. Os setores da metalurgia, da indústria madeireira, dos
transportes, da alimentação, da saúde, da mídia e dos serviços de
entretenimento, bem como as propriedades rurais, foram coletivizados.
Milícias foram formadas para combater as forças fascistas, avançando em
algumas frentes, particularmente a coluna liderada por Buenaventura
Durruti. Na segunda fase (1937-1939), o progresso da contrarrevolução
foi devastador. Os avanços conquistados pela CNT/FAI foram destruídos
por aqueles que buscavam reconstruir os alicerces do Estado (setores
moderados da República, comunistas e socialistas). Os comunistas
começaram a ocupar posições-chave no governo. Os anarquistas foram mais
uma vez forçados a se submeter a condições desfavoráveis: alguns membros
da CNT acabaram se juntando ao governo.
21. BRASIL
Desde os primeiros anos do século XX, compreendemos que os anarquistas
brasileiros, particularmente os seguidores de Malatesta, associados ao
"organizacionalismo", buscavam organizar os camaradas para estabelecer
uma organização com estratégia e táticas compartilhadas, baseada em
acordos táticos e um claro entendimento grupal. Esses anarquistas, por
meio da criação de escolas e grupos teatrais, bem como de uma produção
escrita significativa, criaram as condições que possibilitaram a plena
participação dos anarquistas nos sindicatos e na vida social.
22. FAU
Uma influência latina no especificismo que defendemos é a Federação
Anarquista Uruguaia (FAU), fundada em 1956, que se inspira na luta de
classes e nas influências anarcossindicais, nos modelos organizacionais
de Bakunin e Malatesta e no anarquismo despossuível da região do Rio da
Prata. No final da década de 1960, paralelamente à organização de
massas, a FAU desenvolveu seu braço armado, a Organização Popular
Revolucionária 33 (OPR-33); essa organização realizou uma série de ações
de sabotagem, desapropriação econômica, sequestros de políticos e/ou
patrões particularmente odiados pelo povo, apoio armado a greves e
ocupações de locais de trabalho, etc. A FAU rejeitou o foco como
paradigma da luta armada e preferiu a articulação social entre o povo,
evitando a militarização. A FAU se reestruturou e desenvolveu seu
trabalho com três frentes de articulação - sindical, estudantil e
comunitária - seguindo o modelo de especificismo que defendemos hoje.
23. RESULTADOS HISTÓRICOS
Todo esse conjunto de conceitos e experiências contribui para a nossa
compreensão do especificismo hoje. O especificismo é atualmente
defendido por diversas organizações latino-americanas e, mesmo que não
sob esse nome, está sendo desenvolvido na prática em outras partes do
mundo. Em suma, nossa compreensão das referências históricas ao
especificismo não é dogmática. Temos uma ampla gama de ideias, começando
com as ideias de Bakunin e dos membros da Aliança Anarquista
Internacional (AAI), passando pelos conceitos e experiências práticas de
Malatesta nos âmbitos social e político, e chegando às experiências de
Magón e do Movimento Popular de Libertação (MPL) na Revolução Mexicana.
Também somos influenciados pelas experiências dos anarquistas na
Revolução Russa, particularmente pelas avaliações organizacionais feitas
pelos makhnovistas na Ucrânia e pelos russos no exílio, e pelas
experiências dos anarquistas na Revolução Espanhola em torno da CNT-FAI.
No Brasil, somos influenciados pelo "organizacionalismo" anarquista,
destacando as experiências da Aliança Anarquista do Rio de Janeiro de
1918 e do Partido Comunista (libertário) de 1919. Por fim, a influência
da FAU é evidente tanto em suas lutas contra a ditadura quanto em suas
atividades na linha de frente com sindicatos, movimentos comunitários e
estudantis.
24. DISCUSSÃO SOBRE A ORGANIZAÇÃO
Queríamos alcançar posições mais precisas. Avançar e moldar a discussão,
disseminando essa informação tanto interna quanto externamente, estava
se tornando cada vez mais necessário. Nossas ações visavam fornecer a
cada militante de nossa organização a estrutura, o espaço e o apoio
necessários para que essa discussão ocorresse da maneira mais adequada
possível. Aspirávamos a desenvolver uma teoria adequada, que não fosse
mera repetição de outras teorias desenvolvidas em outros lugares e em
outros tempos. Buscávamos criar nossos próprios conceitos, visando dar à
teoria que desejávamos criar um caráter original, e nesse esforço,
acreditamos ter sido bastante bem-sucedidos em construir e moldar uma
teoria coerente, integrando teorias clássicas e contemporâneas aos
nossos próprios conceitos. Queríamos construir essa discussão e sua
formação coletivamente. Para nós, não basta que um ou alguns camaradas
escrevam toda a teoria da organização enquanto outros apenas observam e
seguem suas posições.
25. ANARQUISMO
Consideramos o anarquismo uma ideologia que, sem qualquer pretensão de
rigor científico ou profecia, orienta a ação para substituir o
capitalismo, o Estado e suas instituições pelo socialismo libertário -
um sistema baseado na autogestão e no federalismo. O anarquismo é uma
atividade consciente que visa incutir na sociedade o desejo de
transformação social.
26. HISTÓRIA E CONTEXTO
Em certos contextos, o anarquismo adquiriu características específicas
que diminuíram seu caráter ideológico, transformando-o em um conceito
abstrato reduzido a uma mera observação crítica da sociedade. Nessa
perspectiva, o anarquismo deixa de ser uma ferramenta na luta pela
libertação dos explorados e funciona como um hobby, um objeto de
curiosidade, um tema de debate intelectual, um nicho acadêmico, uma
identidade, um grupo de amigos, etc. Para nós, esse ponto de vista
ameaça seriamente o significado original do anarquismo.
27. ANARQUISMO SOCIAL E ANARQUISMO DE ESTILO DE VIDA
Hoje, existe um anarquismo social que retorna às lutas com o propósito
de transformação social, e um anarquismo de estilo de vida que abandona
a proposta de transformação social e participação nas lutas sociais de
nosso tempo. Defendemos que o anarquismo recupere seu caráter ideológico
original, como o definimos anteriormente, como "um sistema de conceitos
diretamente ligados à ação,[...]à prática política". Para nós, o
anarquismo social, como ideologia, é um tipo de anarquismo que busca ser
um instrumento de movimentos sociais e organização popular voltado para
a derrubada do capitalismo e do Estado e para a construção de um
socialismo libertário autogovernado e federalista.
28. CLASSES EXPLORADAS
Ao aceitarmos essa classificação e estarmos cientes de suas limitações,
definimos a categoria de classes exploradas como áreas periféricas
dominadas pelo centro. Portanto, todas as lutas das classes exploradas
devem ter uma perspectiva revolucionária, de modo a não tentar
transformar partes dessas áreas periféricas em novos centros.
29. AUTORITÁRIO VS. LIBERTÁRIO
Os autoritários, incluindo alguns que se autodenominam anarquistas, veem
o centro como uma ferramenta e direcionam suas políticas para ele. Para
eles, o centro - considerando-o como o Estado, o partido, o exército e a
posição de controle - é um meio para a libertação da sociedade. Os
libertários não veem o centro como uma ferramenta e lutam constantemente
contra ele, construindo seus modelos revolucionários e estratégias de
luta a partir de todas as periferias. Para que o anarquismo possa buscar
um projeto de transformação social, precisa estar em constante contato
com a periferia. Os anarquistas incentivam movimentos sociais na
periferia a partir da base e se esforçam para construir uma organização
popular para lutar em solidariedade contra a ordem vigente e criar uma
nova sociedade baseada na igualdade e na liberdade, onde as classes não
tenham mais significado. Ou seja, em sua atuação na luta de classes, o
anarquismo enxerga as comunidades tradicionais, os camponeses, os
desempregados, os semi-desempregados, os sem-teto e outras categorias
frequentemente ignoradas pelos autoritários como elementos das classes
exploradas.
30. O vetor social do anarquismo
O surgimento do que chamamos de "vetor social do anarquismo" teve início
no começo da década de 1890 com o crescimento da articulação social
anarquista nos sindicatos e atingiu seu ápice na segunda década do
século XX. Denominamos vetor social do anarquismo aqueles movimentos
populares, principalmente em seus aspectos práticos, que exercem uma
influência anarquista significativa, independentemente do setor em que
ocorrem. Essas mobilizações, produtos da luta de classes, não são
anarquistas por estarem organizadas em torno de demandas específicas. As
mobilizações que constituem o vetor social do anarquismo se realizam
dentro de movimentos sociais que são vistos não como uma massa a ser
dirigida por nós, mas como arenas privilegiadas para o trabalho social e
a acumulação.
31ª Ginástica Revolucionária
Os meios de luta empregados por meio da mobilização em torno de questões
de curto prazo funcionam como uma "ginástica revolucionária" que prepara
o proletariado para a revolução social. O anarquismo pode se apresentar
como um instrumento ideológico de luta.
MOVIMENTO DA 32ª GREVE
Toda essa conjuntura de mobilização foi impulsionada pela ampla
influência dos anarquistas, que buscavam conduzir sua propaganda dentro
dos sindicatos; os sindicatos existiam para os trabalhadores, não para
os trabalhadores anarquistas, mas sim para difundir suas ideias, sem
confinar os sindicatos à ideologia anarquista. Havia também um
significativo movimento cultural atuando paralelamente às mobilizações
sindicais: escolas racionalistas inspiradas nos princípios de
(Francisco) Ferrer y Guardia, centros sociais, teatro operário e outras
iniciativas que foram fundamentais na formação de uma cultura de classe
que se tornou objeto de ação sindical em tempos de luta. Nessa
conjuntura crescente de lutas, houve também a formação de duas
organizações anarquistas, política e ideologicamente, que buscavam
trabalhar com o movimento sindical. A primeira foi a Aliança Anarquista
do Rio de Janeiro, fundada em 1918 pela necessidade de uma organização
anarquista que atuasse dentro dos sindicatos, e foi crucial para a
revolta de 1918. Contudo, sob pressão, a Aliança se desintegrou e se
reorganizou em 1919 com a fundação do primeiro Partido Comunista (de
inspiração libertária). Tanto a Aliança quanto o Partido Comunista
reuniram membros de um segmento do anarquismo que, por eles denominados
"organizadores", viam a necessidade de uma distinção entre níveis de
atuação: o nível político ideologicamente anarquista e o nível social de
mobilização sindical. Esses militantes consideravam necessária a
existência de organizações anarquistas específicas que atuassem em
conjunto com os sindicatos. É importante ressaltar que, durante esse
período, os anarquistas já se preocupavam com suas próprias organizações
específicas.
33. FIM DA MOBILIZAÇÃO
O contexto do anarquismo foi determinado principalmente pela confusão
entre diferentes níveis de atividade. Malatesta defendia a necessidade
de dois níveis de atividade: um politicamente anarquista e outro social,
dentro do sindicato, que serviria como meio de articulação. Por um lado,
uma parcela dos anarquistas argumentava pela necessidade de uma
organização anarquista específica, buscando a articulação social dentro
dos sindicatos. Por outro lado, havia anarquistas que entendiam a
militância dentro dos sindicatos como sua única tarefa. O sindicalismo,
vetor social que deveria conduzir a um fim expresso na revolução social
e no estabelecimento do socialismo libertário, tornou-se o próprio fim
para muitos militantes. O vetor social do anarquismo estava em ascensão
até o início da década de 1920; então, paralelamente ao próprio
sindicalismo, a crise do anarquismo começou a se desenvolver. Isso
culminou no fim da mobilização na década de 1930 e na perda desse vetor
social.
34. CRISE DE NÍVEL SOCIAL E POLÍTICO
A crise do sindicalismo acabou por se estender ao próprio anarquismo.
Assim, uma crise no âmbito social condenou também o âmbito político, uma
vez que, naquele momento, não havia distinção real entre os dois. Sem
organizações anarquistas, quando o âmbito social - ou parte dele - está
em crise, os anarquistas não encontram outra arena para a sua
articulação social.
35. PERES IDEAIS[2]
A FARJ se apresenta como uma continuação da militância de Ideal Peres e
do trabalho decorrente de sua trajetória de luta. Em 2002, iniciamos um
grupo de trabalho para verificar a possibilidade de construção de uma
organização anarquista no Rio de Janeiro; como resultado, a FARJ foi
fundada em 30 de agosto de 2003. Para nós, existe uma ligação direta
entre a militância de Ideal Peres, a construção e atuação do CEL, sua
mudança de nome para CELIP e, posteriormente, a fundação da FARJ. Ideal
Peres nasceu em 1925 e iniciou sua militância no contexto da crise em
que o vetor social do anarquismo já havia se perdido. Na década de 1970,
após sua libertação da prisão, Ideal organizou um grupo de trabalho em
sua casa com o objetivo de reunir jovens interessados no anarquismo,
conectá-los com ex-militantes e estabelecer vínculos com outros
anarquistas no Brasil. Esse grupo de trabalho formaria o núcleo do
Círculo de Estudos Libertários (CEL). Após a morte de Ideal Peres em
agosto de 1995, o CEL decidiu renomeá-lo como Círculo de Estudos
Libertários Ideal Peres (CELIP) em sua homenagem.
36. ANARQUISMO DO ESPECIFICISMO
Para nós, o caminho para recuperar o vetor social passa necessariamente
por um anarquismo especificamente organizado, que distingue níveis de
atividade e existe dentro da luta de classes. Todo o nosso pensamento
atual visa conceber um modelo organizacional estratégico que possibilite
a recuperação do vetor social, na medida em que aponta para o nosso
objetivo de transcender o capitalismo e o Estado e estabelecer o
socialismo libertário. Nesse contexto, o que buscamos é apenas uma
parada na luta. Diferentemente do início do século XX, quando os
sindicatos eram a arena preferencial da luta de classes, consideramos
agora que, embora o sindicalismo possa ser um meio de articulação,
existem outros muito mais importantes. De modo geral, a existência de
classes particularmente exploradas hoje possibilita o trabalho social e
a articulação dos anarquistas: os desempregados, os camponeses, os
sem-terra, os sem-teto, etc. Para nós, estar bem organizados no nível
político (ideológico) nos permitirá encontrar a melhor maneira de
resgatar esse vetor social do anarquismo, onde quer que ele esteja.
37. CAPITALISMO
Como já enfatizamos, o trabalhador assalariado, objeto clássico de
análise nas teses socialistas do século XIX, constitui para nós hoje
apenas uma categoria de classes exploradas. De um lado, estão os
chamados "burguesia", que trataremos neste texto como "capitalistas",
que detêm os meios de produção e empregam trabalhadores por meio do
trabalho assalariado. De outro lado, estão os chamados "proletariado",
que trataremos neste texto como "trabalhadores", que nada possuem além
de sua força de trabalho e são forçados a vendê-la por um salário. Além
disso, o desemprego significa que, quando os capitalistas vão ao
mercado, encontram uma abundância de trabalhadores porque a oferta é
maior que a demanda.
38. UM SISTEMA DE MERCADO COMPLEXO
Como um sistema que reproduz a injustiça, o capitalismo separa o
trabalho manual do trabalho intelectual. Essa separação é consequência
tanto da herança quanto da educação, pois representa uma educação
diferente para ricos e pobres.
39. EXPLORAÇÃO GLOBAL
As empresas privadas, motivadas pelo lucro, são responsáveis por
transferir toda a hierarquia de classes para a relação entre as pessoas
e o meio ambiente. De modo geral, a globalização econômica
caracteriza-se pela integração dos processos de produção, distribuição e
troca em escala global. A produção ocorre em muitos países, e as
mercadorias são importadas e exportadas em quantidades enormes e a
longas distâncias. Esse sistema, por um lado, gera desemprego em regiões
com condições ideais, enquanto, por outro, possibilita a exploração que
ameaça a organização dos trabalhadores, cada vez mais controlados e
marginalizados, e leva à aceitação da insegurança.
40. HISTÓRIA DO ESTADO
O Estado, independentemente do modo de produção predominante, sempre foi
um instrumento que perpetua a desigualdade e um elemento que destrói a
liberdade. Consideramos o Estado como a totalidade dos poderes políticos
de uma nação, moldados por meio de "instituições políticas,
legislativas, judiciais, militares e financeiras, etc.". Dessa forma, o
Estado é um conceito mais amplo do que o governo. O Estado tem sido
caracterizado por um "jogo duplo", prometendo aos ricos proteção contra
os pobres e aos pobres proteção contra os ricos. Após a Revolução
Industrial, surgiu a chamada "questão social", forçando os Estados a
desenvolver planos de auxílio para minimizar os efeitos do capital sobre
o trabalho. No final do século XIX, como alternativa ao liberalismo,
emergiu uma concepção mais intervencionista do Estado, que, por um lado,
buscava criar políticas de "bem-estar social" e, por outro, implementava
métodos para deter o avanço das iniciativas socialistas, que já eram
bastante poderosas na época.
41. RELAÇÕES ENTRE ESTADO E CLASSE
Um Estado que defende abertamente a posição dos capitalistas pode
intensificar a luta de classes, portanto, nada melhor do que aparentar
neutralidade do ponto de vista capitalista. Contudo, é preciso ter em
mente que o Estado, como forte aliado do capitalismo, busca mantê-lo, e
se o capitalismo é um sistema de exploração e dominação, então o Estado
nada pode fazer senão perpetuar as relações de classe em que existe.
Dessa forma, o Estado defende os capitalistas em detrimento do
trabalhador. Como detém o monopólio do uso da violência na sociedade,
sempre a utiliza para fazer cumprir a lei, e como as leis são feitas
para manter os privilégios da sociedade capitalista, a repressão e o
controle estatal têm sempre o propósito de manter a "ordem". Ou seja,
proteger os privilégios do capitalismo e perpetuar o domínio da classe
dominante. Hoje, o Estado tem dois objetivos principais: primeiro,
proporcionar as condições para a produção e reprodução do capitalismo;
segundo, assegurar sua legitimidade e controle. Portanto, hoje o Estado
é um forte pilar de sustentação do capitalismo. O Estado transcende a
esfera política e funciona como um agente econômico no capitalismo,
tentando prevenir ou minimizar o impacto de suas crises ou quedas nas
taxas de lucro.
42. SOCIALISTAS AUTORITÁRIOS
Ao contrário do que os socialistas autoritários acreditavam (e ainda
acreditam), o Estado não é um organismo neutro que possa servir tanto
aos capitalistas quanto aos trabalhadores. Se os anarquistas escreveram
tanto sobre o Estado, é porque a crítica ao capitalismo era um ponto de
convergência entre libertários e autoritários; o ponto de divergência
era o Estado. Os autoritários defendiam a tomada do Estado e a ditadura
do proletariado como um estágio intermediário entre o capitalismo e o
comunismo, erroneamente chamado de socialismo. A posição libertária que
defendemos hoje é que, para a construção do socialismo, o Estado,
juntamente com o capitalismo, deve ser destruído por meio da revolução
social. Qualquer Estado, sob o pretexto de proteger o "cidadão", cria
relações de dominação, exploração, violência, guerra, massacre e tortura.
43. DEMOCRACIA REPRESENTATIVA
Ao renunciarmos ao nosso direito de participar na formulação de
políticas em favor de uma classe de políticos que entram no Estado para
nos representar, concedemos autoridade a alguém que decide em nosso nome
sem qualquer supervisão: existe uma divisão inevitável entre a classe
que formula políticas e as classes que a seguem. Os "políticos", tanto
dentro como fora dos seus partidos, representam a hierarquia e a
separação entre líderes e governados. Quanto menos os políticos forem
responsabilizados pelas políticas, menos o público participa nelas e
mais alienado e distante se torna do processo de tomada de decisões.
Isto condena claramente o público à posição de espectador, e não à
posição de "mestre do seu próprio destino".
44. CRÍTICAS ESPECÍFICAS DE HOJE
Se pudermos aplicar essas críticas ao Estado atual, devemos reconhecer
que nossa realidade é específica e que a direção da economia mundial tem
um impacto profundo na forma de Estado em que vivemos. Essa crítica ao
Estado não se aplica a uma ou outra forma, mas a todas as formas.
Portanto, qualquer projeto de transformação social que aponte para a
revolução social e o socialismo libertário deve visar ao fim tanto do
capitalismo quanto do Estado. Embora possamos argumentar que o Estado é
um dos pilares mais fortes do capitalismo, não acreditamos que o fim do
capitalismo levará necessariamente ao desaparecimento do Estado.
45ª Revolução Social
O objetivo da revolução social é destruir a sociedade de exploração e
dominação. O socialismo libertário é o que confere à revolução social um
significado construtivo. A destruição, como conceito de negação, e a
construção, como conceito de proposta, constituem juntas a transformação
social possível e eficaz que propomos. A revolução social é um dos
possíveis resultados da luta de classes e significa uma transformação
violenta da ordem social vigente; é vista por nós como a única maneira
de acabar com a dominação e a exploração. Ela difere das revoluções
políticas dos jacobinos e leninistas, que defendiam a mudança da "ordem"
simplesmente substituindo uma minoria dominante por outra por meio do
Estado. Ao contrário da revolução política, a revolução social é
realizada pelo povo das cidades e do campo, por meio da organização
popular, levando a luta de classes e a relação de poder com o
capitalismo e o Estado aos seus limites. A revolução social ocorre
quando o poder social desenvolvido no cerne da organização popular é
maior que o poder do capitalismo e do Estado, e quando é colocado em
prática, estabelecendo estruturas que sustentam a autogovernança e o
federalismo, eliminando a propriedade privada e o Estado, e pavimentando
o caminho para uma sociedade de completa liberdade e igualdade.
Portanto, entendemos a revolução social não como uma simples evolução,
nem como uma consequência necessária das contradições do capitalismo,
mas sim como um evento determinado pela vontade das classes exploradas
organizadas e que representa uma ruptura. A construção da organização
social desenvolverá o espírito de luta e organização nas classes
exploradas, buscará a acumulação do poder social e incorporará em si os
meios de luta adequados à sociedade que desejamos construir.
46. VIOLÊNCIA
A ação violenta da revolução social deve, simultaneamente, desapropriar
os capitalistas, destruir imediatamente o Estado e substituí-lo por
estruturas autogovernadas e federadas, testadas e comprovadas dentro da
organização social. Portanto, a compreensão autoritária do "socialismo"
como um período de transição no qual se estabelece uma ditadura dentro
do Estado não é, para nós, nada mais do que outra forma de perpetuar a
exploração do povo e deve ser rejeitada absolutamente em todas as
circunstâncias.
47. SOCIALISMO LIBERTÁRIO
Como a revolução social não deve ser conduzida apenas por anarquistas, é
crucial que nos engajemos plenamente nos processos de luta de classes
para direcionar a revolução rumo ao socialismo libertário. O socialismo
libertário é, por um lado, socialismo - um sistema baseado na igualdade
social, política e econômica - e, por outro, liberdade. Portanto, para
nós, um projeto para uma sociedade futura que promova igualdade e
liberdade só pode ser o socialismo libertário, moldado pelas práticas de
autogoverno e federalismo. A cultura do autogoverno e do federalismo
deve estar bem desenvolvida nas lutas de classes para que o povo não se
deixe oprimir por oportunistas autoritários no momento revolucionário;
isso será alcançado por meio da autonomia de classe, da militância, da
ação direta e das práticas de democracia direta. Quanto mais presentes
esses valores estiverem na organização popular, menor a probabilidade de
surgimento de novas tiranias. Queremos deixar claro que, ao
considerarmos nossa compreensão da revolução social, ou mesmo ao
pensarmos em uma possível sociedade futura, não estamos tentando
predeterminar, de forma absoluta, como o processo revolucionário ou o
socialismo libertário se desenrolará. Sabemos que não há como prever
quando essa transformação ocorrerá, portanto, todo pensamento deve
sempre considerar a projeção estratégica de possibilidades futuras, não
em termos de certezas absolutas, mas em termos de probabilidades e
referências.
48. AUTOGOVERNO E FEDERALISTA
As interpretações contemporâneas de autogestão e federalismo distinguem
a primeira como o sistema econômico do socialismo libertário e o segundo
como o sistema político. Não compreendemos a distinção entre econômico e
político dessa maneira quando se trata de autogestão e federalismo. Na
nova sociedade, todos os que forem capazes de trabalhar terão que
trabalhar; não haverá mais desemprego. O trabalho será baseado na
capacidade e aptidão pessoal. As pessoas não serão mais forçadas a
aceitar nada sob a ameaça de privação e incapacidade de atingir
condições mínimas de vida. Crianças, idosos e pessoas incapazes de
trabalhar terão garantida uma vida digna, sem privações, com todas as
suas necessidades atendidas. Para as tarefas mais tediosas ou
indesejáveis, poderão ocorrer rodízios ou mudanças em alguns casos.
Mesmo nos casos em que a produção exigir a coordenação de certos
especialistas, serão necessários rodízios de funções e o compromisso com
a formação de outros trabalhadores com habilidades semelhantes para
tarefas mais complexas. Em um sistema de propriedade coletiva, direitos,
responsabilidades, salários e riqueza não estarão mais vinculados à
propriedade privada e às antigas relações de classe, e estas últimas,
baseadas na propriedade privada, também deverão desaparecer. O
socialismo libertário é, portanto, uma sociedade sem classes. A classe
dominante deixará de existir e todo o sistema de desigualdade, dominação
e exploração terá desaparecido. Ninguém possuirá propriedade privada e
os meios de produção pertencerão à coletividade como um todo, ou todos
os membros da coletividade possuirão uma parte dos meios de produção
exatamente na mesma proporção que os demais.
49. CIDADE E CAMPO
Se a propriedade individual da terra pelos camponeses que a cultivam por
conta própria persistir, seria mais apropriado entendê-la não como
propriedade, mas como posse. Assim, a propriedade seria sempre coletiva,
enquanto a posse seria individual. Posse, porque o valor da terra reside
em seu uso, não em sua comercialização. E com isso, as relações não
seriam mais guiadas pelo mercado, mas pelas necessidades do produtor.
Tal situação muda tudo, razão pela qual se faz necessário criar uma nova
categoria.
50º Conselho de Trabalhadores e Consumidores
A economia do socialismo libertário é gerida por trabalhadores e
consumidores. Os trabalhadores criam o produto social e os consumidores
desfrutam dele. Nessas duas funções, mediadas pela distribuição, o povo
é responsável pela vida econômica e política; deve decidir o que é
produzido e os consumidores o que consomem. As estruturas locais em que
trabalhadores e consumidores se organizam no socialismo libertário são
os conselhos de trabalhadores e de consumidores. O lucro deixa de ser
uma necessidade nas relações de produção. Os conselhos são órgãos e
instrumentos sociais nos quais o povo expressa suas preferências
políticas e econômicas e implementa a autogestão e o federalismo. As
atividades políticas e econômicas diárias são decididas e realizadas
dentro deles. O conselho de trabalhadores organiza a produção e o
conselho de consumidores organiza o consumo.
51. TRABALHO MENTAL E MANUAL
Muitas tarefas, especialmente as que envolvem trabalho manual, são
extremamente desagradáveis, árduas e alienantes, e é injusto que alguns
trabalhadores estejam inteiramente ocupados com elas enquanto outros se
dedicam a realizar tarefas agradáveis, estimulantes e intelectuais. Se
assim fosse, o sistema de classes certamente seria reconstruído, não
mais baseado na propriedade privada, mas em uma classe de intelectuais
para comandar e uma classe de trabalhadores manuais para executar essas
ordens. Conselhos operários, buscando acabar com essa divisão, poderiam
estabelecer um conjunto equilibrado de tarefas, equivalentes para todos.
Assim, cada trabalhador seria responsável por algumas tarefas agradáveis
e estimulantes que envolvem trabalho intelectual, e outras tarefas mais
árduas e alienantes que envolvem trabalho manual.
52. COLETIVISMO FUNCIONAL
O objetivo do sistema salarial socialista libertário é ser guiado pelo
princípio comunista de "de cada um segundo sua capacidade, a cada um
segundo suas necessidades". No entanto, acreditamos que, para
implementar esse princípio, o socialismo libertário já deve estar em
pleno funcionamento, com produção abundante. Até que isso seja possível,
os salários podem ser baseados no trabalho ou esforço, entendido como
sacrifício pessoal para o bem coletivo. Assim, existirá um coletivismo
funcional que utilize o princípio de "de cada um segundo sua capacidade,
a cada um segundo seu trabalho" e, quando for possível implementar o
princípio comunista, este será concedido "a cada um segundo suas
necessidades".
53. TECNOLOGIA
Ao contrário de algumas correntes libertárias que acreditam que a
tecnologia contém inerentemente as sementes da dominação, acreditamos
que, sem ela, o socialismo libertário é impossível de se desenvolver.
Com o surgimento da tecnologia e seu uso em favor do trabalho em vez do
capital, haverá inevitavelmente um ganho de produtividade e,
consequentemente, uma redução significativa na jornada de trabalho das
pessoas, permitindo que elas usem esse tempo para outras atividades.
Vale ressaltar que nossas propostas ecológicas são radicalmente
diferentes do "conservadorismo" e do "primitivismo". Elas diferem porque
o primeiro implica a continuidade da sociedade de classes e a completa
mercantilização da natureza. Elas diferem porque consideramos a proposta
"anticivilização" um completo absurdo, que busca um retorno romântico a
um passado distante ou, pior, uma espécie de suicídio para toda a
humanidade e uma negação de todas as nossas contribuições para a
preservação e o bem-estar da natureza. A consciência ecológica deve ser
desenvolvida a partir do período de luta que precede a ruptura
revolucionária e dentro da própria sociedade do futuro. Os seres humanos
se distinguem de outros elementos e espécies naturais por formarem
relações sociais com tudo ao seu redor, pois possuem a capacidade de
pensar sobre si mesmos, de teorizar sobre a realidade, e com essa
habilidade conseguiram mudar fundamentalmente o ambiente que os constitui.
54. FEDERALISMO AUTOGOVERNANTE
Com o uso e o desenvolvimento da tecnologia em benefício dos
trabalhadores; com o fim da exploração capitalista e a plena
transferência dos frutos do trabalho para os trabalhadores; e com o
estabelecimento do pleno emprego, os trabalhadores terão mais tempo que
poderá ser gasto de três maneiras. Primeiro, com a perda natural de
produtividade que resultará de um conjunto equilibrado de tarefas,
"desespecializando" o trabalho. Segundo, com as decisões políticas que
exigirão tempo para discussão e negociação no ambiente de trabalho e na
comunidade autogeridos. Finalmente, com o tempo restante, que esperamos
ser muito mais tempo livre do que é hoje com essas mudanças, todos
poderão escolher o que fazer: descanso, lazer, educação, cultura, etc.
Tanto os conselhos de trabalhadores quanto os de consumidores usarão a
autogestão como forma de gestão e tomada de decisões, tanto nos locais
de trabalho quanto nas comunidades. Devemos ter em mente que o processo
de tomada de decisões é um meio, não um fim, e, portanto, devemos
atentar para a agilidade nesse processo. Claramente, o consenso não deve
ser usado na maioria das decisões, pois é muito ineficiente,
especialmente se considerarmos decisões de grande escala, e também
confere muito poder a atores isolados que podem obstruir o consenso ou
exercer grande influência em decisões nas quais representam minoria. A
sociedade deve desenvolver sua cultura em uma direção progressivamente
libertária, e isso deve ocorrer não apenas durante e após a revolução
social, mas já durante a luta, durante a construção e o desenvolvimento
da organização popular. Não haverá mais distinção entre aqueles que se
envolvem na política e aqueles que não se envolvem, porque, sob o
socialismo libertário, serão os próprios membros da sociedade que farão
política no dia a dia.
55ª RESISTÊNCIA
O capitalismo e o Estado exercem pressão sobre outras forças políticas
que lhes resistem. Portanto, para atingirmos nossos objetivos,
defendemos uma resistência efetiva e articulada que busque um aumento
contínuo do poder social por meio da organização. Construir essa
resistência exige alinhamento com aqueles que concordam com nossa
proposta de transformação social. Não há como conceber essa
transformação necessária sem o crescimento progressivo da organização e
do poder social. Para nós, a transformação social que desejamos ver
depende necessariamente da construção da organização popular, do aumento
progressivo de seu poder social até que se torne possível derrubar o
capitalismo e o Estado por meio da revolução social e pavimentar o
caminho para o socialismo libertário. Além disso, argumentamos que a
organização popular deve ser acompanhada por um desenvolvimento paralelo
de uma organização anarquista específica que a influencie e lhe dê o
caráter desejado.
56. A ORDEM ATUAL
A desorganização, a má organização e o isolamento, na verdade, resultam
no apoio ao capitalismo e ao Estado, pois impedem a construção do poder
social necessário. Ao não participar adequadamente das relações de poder
ou do conflito perpétuo da sociedade, reproduz-se a "ordem". A
desorganização e a má organização se reproduzem no âmbito social, no
âmbito dos movimentos sociais, onde a organização popular deve ser
construída e desenvolvida, pela dificuldade de acumulação de poder
social, o que impede que a espontaneidade natural desse nível alcance a
totalidade desejada de transformações sociais. O isolamento e o
individualismo levam à ausência de uma existência desejada, seja no
âmbito político ou social, e à incapacidade da organização popular ou
anarquista de se articular. Para a organização popular, devemos
considerar os meios e as formas de derrubar o capitalismo e o Estado e
construir o socialismo libertário, que é o objetivo, por meio da
revolução social. Ao mesmo tempo, para a organização anarquista
específica, devemos também considerar os meios e as formas pelos quais
ela pode construir e influenciar a organização popular, conferindo-lhe o
caráter desejado, e alcançar o socialismo libertário - seu objetivo -
por meio da revolução social.
57. PODER SOCIAL
Acreditamos que todo indivíduo, como agente social, possui um poder
social - uma energia que pode naturalmente aplicar para alcançar seus
objetivos. Esse poder varia de pessoa para pessoa, e até mesmo na mesma
pessoa ao longo do tempo. Os indivíduos frequentemente utilizam meios
que podem aumentar seu poder social para atingir seus objetivos. A
organização, na forma de livre associação, é indispensável para o nosso
projeto de transformação social, porque quando os indivíduos trabalham
juntos, seu poder social não é meramente a soma dos poderes individuais,
mas muito mais. A organização pode ocorrer de forma autoritária, por
meio da dominação, ou de forma libertária, por meio da livre associação.
Assim, podemos concluir que a unidade é fundamental para a realização do
nosso projeto de transformação social, porque somente por meio dela, e
exclusivamente por meio dela, podemos acumular o poder social necessário
para derrubar o capitalismo e o Estado. Um aumento no poder social pode
ser alcançado por diversos meios, mas principalmente por meio da
organização das classes exploradas com o maior número possível de
pessoas e um alto nível de organização, o que necessariamente requer
autodisciplina, comprometimento e responsabilidade. Para distinguir a
disciplina tão veementemente pregada pelos autoritários da disciplina
que defendemos, preferimos usar o termo autodisciplina; esta, juntamente
com o compromisso e a responsabilidade, é, em nossa opinião,
indispensável para a construção de uma organização antiautoritária que
vise aumentar seu poder social. Essa autodisciplina, em nossa visão, é
menos prevalente em organizações populistas e mais prevalente em
organizações anarquistas específicas, e varia de acordo com o contexto.
A necessidade dessa autodisciplina aumenta durante períodos de maior
convulsão social e pode ser menor durante períodos de estagnação.
Portanto, uma organização específica deve se constituir como uma
organização anarquista minoritária eficaz, com alto nível de
autodisciplina, compromisso e responsabilidade.
58. A ORGANIZAÇÃO COMO FORMA DE CONVERGÊNCIA
Defendemos um modelo para a criação e o desenvolvimento do que chamamos
de organização popular. É inegável que existe uma força social latente
nas classes exploradas, mas entendemos que essa força só pode emergir do
âmbito das possibilidades e se tornar uma força social real por meio da
organização. O aumento contínuo do poder social da organização das
classes exploradas será o que poderá gerar a transformação social
desejada. Entendemos a organização popular como o resultado de um
processo de convergência de diversas organizações sociais e diferentes
movimentos de base, frutos da luta de classes. Portanto, acreditamos que
devemos priorizar o apoio a todos esses tipos de organização e
movimento, entendendo esse apoio como consequência de nossas ideias mais
fundamentais. Quando a organização tem um caráter de classe, ela
estimula e fortalece a luta de classes. Dessa forma, a organização
popular se constrói de baixo para cima, "da periferia para o centro", e
fora dos centros de poder do sistema vigente. Os autoritários abordaram
os movimentos de massa a partir de uma perspectiva hierárquica, buscando
dominá-los.
59. NECESSIDADE, NÃO IDEOLOGIA
Acreditamos que os movimentos sociais não devem se limitar a nenhuma
ideologia, nem se restringir a uma só. Não acreditamos em movimentos
sociais anarquistas, marxistas, social-democratas ou qualquer outra
ideologia específica. Para nós, um movimento social anarquista, ou um
movimento pertencente a qualquer outra ideologia, tenderia apenas a
dividir a classe explorada, ou mesmo aqueles interessados em lutar por
uma causa específica. Portanto, a força que deve guiar a criação e o
desenvolvimento dos movimentos sociais não é a ideologia, mas a
necessidade. Embora acreditemos que os movimentos sociais não devam se
limitar ao anarquismo, também acreditamos que o anarquismo deve, na
medida do possível, permear os movimentos sociais. Os movimentos sociais
são fruto de um tripé: necessidade, vontade e organização. Os movimentos
sociais que defendemos não são, e não devem ser, anarquistas; pelo
contrário, são terreno fértil para o anarquismo.
60. AUTONOMIA EM MOVIMENTO
Os partidos políticos buscam gerir e dirigir os movimentos sociais,
considerando-se superiores a eles e julgando-se seres iluminados que
levarão a consciência às classes exploradas. Frequentemente, seus
membros são intelectuais que querem saber o que é melhor para si mesmos,
mais do que o próprio povo. Outras organizações que buscam o controle,
como igrejas e sindicatos burocráticos, também não ajudam os movimentos
sociais. Os movimentos sociais não devem depender de políticos ou de
qualquer setor do Estado, pois, quando estes oferecem ajuda, na grande
maioria dos casos buscam uma "base" para seus próprios interesses
político-partidários ou tentam apaziguar os movimentos, estabelecendo um
diálogo com as instituições estatais. Portanto, aqueles que querem
gerir, comandar ou fazer com que os movimentos sociais sirvam aos seus
próprios objetivos não devem ter influência sobre eles, pois não lutam
pelo bem comum dos movimentos, mas sim utilizam o princípio de que
servir a si mesmo é a melhor maneira de servir aos outros. Não há nada
de errado em pessoas que apoiam movimentos sociais não estarem
exatamente nas mesmas condições que outros militantes. Portanto,
consideramos justo que os trabalhadores apoiem a luta dos desempregados,
que aqueles que têm moradia apoiem a luta dos sem-teto, etc. Além disso,
ao discutirmos autonomia, devemos ter em mente que, para nós, autonomia
não significa ausência de luta ideológica ou mesmo falta de organização.
Quando se promove frequentemente a espontaneidade, quando se abandona o
projeto e o programa revolucionário - quando se chama isso de autonomia
-, abre-se espaço e se cria terreno fértil para a classe dominante, os
burocratas e os autoritários que ocuparão esses espaços.
/2
https://www.yeryuzupostasi.org/2026/08/01/sosyal-vektoru-kazanmak-icin-104-adim/
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
- Prev by Date:
(pt) France, UCL AL #373 - Sindicalismo - Descarbonização: O Impasse do Mercado de Eletricidade e a Crise das Energias Renováveis (ca, de, en, fr, it, tr)[traduccion automatica]
- Next by Date:
(pt) Turkey, Yeryuzu Postasi: 104 Passos para Conquistar o Vetor Social II. (2/2) (ca, de, en, fr, it, tr)[traduccion automatica]
A-Infos Information Center