A - I n f o s

a multi-lingual news service by, for, and about anarchists **
News in all languages
Last 40 posts (Homepage) Last two weeks' posts Our archives of old posts

The last 100 posts, according to language
Greek_ 中文 Chinese_ Castellano_ Catalan_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Français_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkçe_ _The.Supplement

The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Français_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours | of past 30 days | of 2002 | of 2003 | of 2004 | of 2005 | of 2006 | of 2007 | of 2008 | of 2009 | of 2010 | of 2011 | of 2012 | of 2013 | of 2014 | of 2015 | of 2016 | of 2017 | of 2018 | of 2019 | of 2020 | of 2021 | of 2022 | of 2023 | of 2024 | of 2025 | of 2026

Syndication Of A-Infos - including RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups

(pt) Turkey, Yeryuzu Postasi: 104 Passos para Conquistar o Vetor Social I. (1/2) (ca, de, en, fr, it, tr)[traduccion automatica]

Date Mon, 7 Sep 2026 08:03:22 +0300


Categoria: Revolução, Estado, Reforma , Notícias , Artigos , Organização
Essas palavras são, na verdade, da obra de FARJ, Anarquismo Social e Organização, mas esta versão editada e abreviada reflete nossa compreensão organizacional desse texto, que tem sido vital para o desenvolvimento do Centro de Estudos Espectrais e para a continuidade do Jardim de Infância Militante . Adaptamos os parágrafos a seguir do nosso "Guia de Leitura", sem usar números de página ou reticências, e os numeramos e incluímos subtítulos para facilitar uma leitura mais fluida.

1. OS DOIS EIXOS DO ESPECIFICISMO

Por especificismo, referimo-nos a uma compreensão anarquista da organização com dois eixos fundamentais: organização e trabalho social/articulação social. Esses dois eixos baseiam-se no conceito clássico de ação anarquista diferenciada nos níveis social e político (o eixo Bakunin) e no conceito específico de organização anarquista (o eixo Malastiano).

2. A Ideologia do Especificismo

O sintetismo defende um modelo organizacional anarquista que inclui todos os anarquistas (anarcocomunistas, anarcossindicalistas, anarcoindividualistas, etc.). Portanto, compartilha muitas das características que criticamos. Sabemos que mesmo dentro das organizações sintetistas existem militantes sérios comprometidos com o anarquismo social, por isso não queremos que nossas críticas pareçam generalizantes. Embora nunca questionemos se essas organizações são anarquistas (em nossa visão, todas são anarquistas), elas frequentemente não se alinham com nossa compreensão de organização anarquista. Existem outras organizações anarquistas que não se originam da tradição do essencialismo. Portanto, o essencialismo representa muito mais do que simplesmente defender a organização anarquista. Entendemos o anarquismo como uma ideologia; isto é, "um conjunto de ideias, motivações, aspirações e valores diretamente ligados à ação, uma estrutura ou sistema de conceitos, o que chamamos de prática política". O especificismo, como ideologia, defende um anarquismo que busca estabelecer um modelo de ação para transformar a sociedade contemporânea em socialismo libertário por meio da revolução social. Nosso objetivo aqui é distinguir essa compreensão do anarquismo de outra, puramente abstrata e teórica, que apenas incentiva o pensamento livre e não exige necessariamente o estabelecimento de um modelo para a transformação social. O anarquismo, quando considerado unicamente a partir desse modelo de observação crítica da vida, oferece liberdade estética e infinitas possibilidades. Contudo, concebido dessa forma, não oferece a possibilidade de uma transformação social real, pois não é posto em prática, em ação. Falta-lhe uma prática política que considere objetivos últimos.

3. A ORGANIZAÇÃO É O PRINCÍPIO PRINCIPAL.

No modelo especista, essa distinção existe necessariamente entre os níveis político e social de atividade. Assim, a organização anarquista específica é a organização de anarquistas que se reúnem no nível político e ideológico e desenvolvem suas principais atividades no nível social mais amplo, visando ser o catalisador da luta. Ao definirmos essa distinção entre os níveis social e político, não pretendemos insinuar que queremos estar à frente dos movimentos sociais ou que o nível político tenha qualquer hierarquia ou domínio sobre o nível social. De modo geral, no anarquismo, essa distinção entre os níveis social e político não é aceita por todas as correntes; essas correntes compreendem a organização anarquista de forma vaga, considerando-a um movimento social, uma organização, um grupo de associados, um grupo de trabalho, uma comunidade, uma cooperativa, etc. Há também correntes anarquistas que defendem atitudes "anti-organizacionais" ou mesmo espontâneas, considerando todas as formas de organização como autoritárias ou contrárias ao anarquismo. Alguns anarquistas que defendem essas ideias e estão dispostos a se engajar no trabalho social não conseguem lidar com as forças autoritárias e, sem uma organização adequada, tornam-se operários e "armas" para projetos autoritários, ou se desiludem e abandonam o movimento por não encontrarem um lugar nos movimentos sociais. Em nossa compreensão, essas e outras tentativas semelhantes de ideologizar os movimentos sociais enfraquecem tanto os próprios movimentos sociais - que deixam de funcionar em torno de questões concretas como terra, moradia e emprego - quanto o próprio anarquismo, pois não permitem o aprofundamento das lutas ideológicas dentro do movimento social. Isso também o enfraquece porque o objetivo desses anarquistas de converter todos os militantes dos movimentos sociais em anarquistas é impossível sem que isso diminua e enfraqueça seriamente os movimentos. Assim, ou ao perceberem que é natural encontrar pessoas de diferentes ideologias que jamais serão anarquistas nos movimentos sociais, esses anarquistas se desiludem e geralmente se afastam das lutas. Como resultado, esse anarquismo muitas vezes se torna introspectivo.

DIFICULDADES DO 4º ANO

Do nosso ponto de vista, o anarquismo se originou no povo e a ele pertence; deve assumir uma posição clara em favor das classes exploradas, que estão em constante conflito na luta de classes. Portanto, quando discutimos "onde semear as sementes do anarquismo", fica claro para nós que isso deve ser feito dentro da luta de classes, nas áreas onde as contradições do capitalismo são mais evidentes. Há anarquistas que não apoiam essa tendência de luta de classes do anarquismo; pior, alguns a criticam como uma tentativa de libertação ou uma "apologia aos pobres". Muitos desses anarquistas que rejeitam a luta de classes acreditam que a definição clássica de classes burguesas e proletárias não é mais válida porque não leva em conta a sociedade atual e, portanto, as classes não existem mais ou são um conceito ultrapassado. Discordamos fundamentalmente dessas visões e acreditamos que, independentemente de como definamos as classes e da ênfase que demos ao aspecto econômico, é inegável que existem contextos e condições em que algumas pessoas sofrem mais com os efeitos do capitalismo do que outras. São precisamente esses os contextos e condições que desejamos priorizar em nosso trabalho. Quando tentamos aplicar o anarquismo à luta de classes, introduzimos o trabalho social, que definimos anteriormente como "a atividade que a organização anarquista realiza em meio à luta de classes, colocando o anarquismo em interação com as classes exploradas". Como já dissemos, para nós, o trabalho social deve ser a atividade primordial de uma organização anarquista específica. Argumentamos que a organização anarquista deve visar à articulação social (inserção), que é "o processo de influenciar os movimentos sociais por meio da prática anarquista", através do trabalho social.

5. ANARQUISMO SECTARIANO[1]

Alguns argumentam que, como indivíduos inseridos na sociedade, já possuem articulação social. Essas articulações frequentemente se tornam sectárias. Para os anarquistas que acreditam que o trabalho social/articulação não é uma prioridade, prevalece a visão de que outras atividades serão mais eficazes para o desenvolvimento do anarquismo, mas isso muitas vezes não é explicitamente declarado. Além disso, como lhes falta uma formulação estratégica, pelo menos ostensivamente, o que acontece na prática é que esses anarquistas tendem a se concentrar na propaganda, que permanece muito limitada a publicações, eventos e cultura. A propaganda também é central para nós, mas é insuficiente sem o apoio do trabalho social e da articulação. Com esse apoio, a propaganda se torna muito mais eficaz. Portanto, no especificismo, a propaganda deve ser conduzida com estas duas tendências: ser educativa/cultural e engajada na luta ao lado dos movimentos sociais.

6. ANARQUISTAS BURGUESES

Ou abandonam sua proposta de transformação social, ou formam um grupo que luta pelo povo, mas não ao lado dele, assumindo um papel de vanguarda e não uma posição ativa de minoria. Em última análise, transformam seu próprio anarquismo em um "movimento em si", composto principalmente por indivíduos de classe média e intelectuais, que não buscam contato com as lutas sociais e populares, nem se comunicam com pessoas de ideologias diferentes. Na maioria dos casos, defendem a espontaneidade porque, em sua visão, "vir de fora", "introduzir o anarquismo nos movimentos sociais", é autoritário. Acreditam que as ideias devem surgir espontaneamente. Condenam o debate, a persuasão, o engano, a troca e a influência como práticas impostas externamente e, portanto, autoritárias dentro dos movimentos sociais.

7. A PRÁTICA QUE FUNDAMENTA A TEORIA

Como explicamos, em nossa visão, o anarquismo não deve ser introspectivo nem se esquivar de movimentos sociais e pessoas com ideologias diferentes. Entendemos que a classe social não se define pela origem, mas pela posição defendida na luta. Por isso, acreditamos que apoiar movimentos e organizações sociais diferentes da própria realidade, auxiliando em mobilizações e organizações, é uma obrigação ética para todo militante que almeja o fim da sociedade de classes. Por fim, acreditamos que o serviço social traz a prática necessária ao anarquismo e que isso contribui enormemente para o desenvolvimento da linha teórica e ideológica de organização. Grupos e organizações sem serviço social tendem a radicalizar um discurso que carece de respaldo prático.

8. UNIDADE DE TEORIA E IDEOLOGIA

Para nós, não há como ter uma prática eficaz, ou mesmo estabelecer uma organização, sem concordar com algumas "questões fundadoras". Devemos definir uma linha ideológica e teórica a ser defendida e desenvolvida pela organização. Essa linha política é construída coletivamente, e todos na organização são obrigados a aderir a ela. Para os anarquistas que não defendem essa unidade, a organização anarquista pode operar com diferentes linhas ideológicas e teóricas. Cada anarquista ou grupo anarquista pode ter sua própria interpretação e sua própria teoria do anarquismo. Essa é a razão para os diversos conflitos e divisões dentro das organizações que compartilham esse entendimento.

9. UNIÃO ESTRATÉGICA

Acreditamos que a falta de estratégia dispersa os esforços, levando à perda de grande parte deles. Como vimos, agir com estratégia exige considerar um plano de todas as ações práticas empreendidas pela organização, buscando validar onde se está, onde se quer chegar e como se chegará lá. Como estruturar uma organização que tenta conciliar um grupo que acredita que deve atuar como uma organização específica dentro de um movimento social com outro grupo que prioriza a interação social entre amigos, a terapia em grupo ou até mesmo a exaltação do indivíduo, encarando o trabalho com movimentos sociais como autoritário (ou até mesmo uma forma marxista ou progressista de filantropia)? Há duas maneiras de lidar com essas diferenças: ou se discutem as questões e se convive em meio a desavenças e tensões que consomem grande parte do tempo, ou se ignoram completamente as questões. A maioria dessas organizações opta pelo segundo caminho. O modelo de especificismo nos obriga a fazer coisas de que não gostamos particularmente ou a deixar de fazer coisas de que gostamos muito. Isso visa garantir que a organização avance com uma estratégia em que todos estejam remando na mesma direção. Prioridades e responsabilidades significam que nem todos podem fazer o que querem, quando bem entendem. Cada pessoa terá a obrigação perante a organização de cumprir o que se comprometeu a fazer e definiu como prioridade.

10. TOMADA DE DECISÕES

Temos em mente que o processo de tomada de decisão é um meio, não um fim. Algumas organizações, buscando o consenso a todo custo e temendo a divisão, permitem que um ou poucos indivíduos tenham peso desproporcional nas decisões, simplesmente para chegar a um acordo. Às vezes, gastam horas em discussões triviais apenas para tentar chegar a um consenso. A unidade ideológica e teórica, assim como a unidade estratégica e tática, são alcançadas por meio do processo coletivo de tomada de decisão adotado por organizações específicas: primeiro, uma tentativa de consenso e, se isso não for possível, votação, com a decisão da maioria. Como já enfatizamos, nesse caso, toda a organização adota a decisão escolhida. A obrigação de todos seguirem o mesmo caminho, que é uma regra no especificismo, é um compromisso com a própria estratégia da organização, pois se um grupo se recusar a realizar o trabalho sempre que uma decisão desagradar alguns militantes, o progresso da organização torna-se impossível.

11. COMPROMISSO MILITANTE

A falta de comprometimento, responsabilidade e autodisciplina é um grande problema em muitos grupos e organizações anarquistas. Para nós, a militância é essencial na luta por uma sociedade livre e igualitária, por isso não acreditamos que ela será sempre "legal". Se tivéssemos que escolher entre um modelo de militância mais eficaz e um mais "legal", escolheríamos a eficiência. O modelo específico incorpora um alto nível de comprometimento militante. O comprometimento militante estabelece um vínculo entre o militante e a organização, uma relação recíproca onde a organização é responsável perante o militante, e o militante é responsável perante a organização. Em outras palavras: a organização tem uma dívida de satisfação para com o militante, e o militante tem uma dívida de satisfação para com a organização. Organizações anarquistas específicas contêm apenas militantes que compartilham uma afinidade ideológica com a organização. Assim, existem critérios de entrada bem definidos, tanto no nível político quanto no social, desde os estágios de grupos de apoiadores ou tendências até a organização anarquista específica. Quanto mais eles se comprometem, mais se envolvem na organização e maior é o seu poder de decisão.

12. ORGANIZAÇÃO DO TELHADO

Não queremos ser aquele grande "guarda-chuva" que engloba todos os tipos de anarquismo. Essas definições amplas (e vagas) aparentemente reúnem mais anarquistas na organização. No entanto, acreditamos que devemos priorizar a qualidade dos militantes em vez da quantidade. Ao contrário do modelo específico, existem outras organizações onde o único critério para a entrada de militantes é que eles se identifiquem como anarquistas, independentemente de sua compreensão do anarquismo. Algumas pessoas participam de forma moderada, algumas são mais comprometidas, algumas assumem mais responsabilidades do que outras, e todas têm igual poder de decisão. Assim, muitos tomam decisões sobre atividades que eles mesmos não realizarão, ou seja, determinam o que os outros farão. Quando uma organização permite que alguém tome uma decisão, mas não assuma a responsabilidade, ou que assuma a responsabilidade, mas não a execute, ela permite uma espécie de autoritarismo entre os tomadores de decisão e que o fardo do trabalho recaia sobre outros camaradas.

13. INDIVIDUALISMO

Para os individualistas, na maioria dos casos, ser anarquista significa ser artista, boêmio, defender a liberdade sexual na forma de relacionamentos abertos ou múltiplos parceiros, usar roupas diferentes, ter um corte de cabelo radical, comportar-se de forma extremista, comer comidas diferentes, definir-se pessoalmente, realizar-se pessoalmente, ser contra a revolução (?!), ser contra o socialismo (?!), desfrutar da liberdade estética e ter um discurso sem rima e sem razão, em suma, tornar-se apolítico. O especificismo significa uma rejeição completa e absoluta do individualismo anarquista. Um tipo que era mais comum no passado são as pessoas que preferem trabalhar sozinhas, mas mantêm o mesmo projeto em mente que nós. A única coisa que precisamos criticar nessas pessoas é que, por serem desorganizadas, não conseguem consolidar os resultados do seu trabalho. Outro tipo, mais proeminente hoje, abandona o projeto socialista. Baseando-se na crítica anarquista ao Estado, eles têm pouca crítica ao capitalismo e não atuam de forma alguma na transformação da realidade em que vivemos socialmente. Ao se posicionarem como meros observadores críticos da sociedade, constroem um anarquismo baseado em pensadores e referências secundárias, girando unicamente em torno da crítica. Não possuem um projeto social e, certamente, nenhuma ação coerente que aponte para essa nova sociedade. Se defendemos o especismo como forma de organização anarquista, é porque acreditamos que ele seja mais adequado ao trabalho que pretendemos realizar hoje. Entendemos que existem anarquistas que não aderem ao especismo, e não os consideramos menos anarquistas por isso. Simplesmente solicitamos que nossa preferência seja respeitada.

14. FONTES DE INSPIRAÇÃO PARA O ESPECULATISMO

Como vimos, o termo especismo foi desenvolvido pela FAU e só chegou ao Brasil no final do século XX. Em vez de criar uma nova compreensão da organização anarquista, o especismo buscou reunir uma série de conceitos já existentes de organização anarquista que vinham se consolidando desde o século XIX. O especismo da FAU carrega a influência de Bakunin e Malatesta, da luta de classes do anarcossindicalismo e do anarquismo depossível; tudo isso dentro do contexto latino-americano.

15. Bakunin

A primeira referência histórica à postura de defensor é Bakunin, com sua concepção organizacional que moldou o anarquismo e constituiu a atividade dos libertários dentro da Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT). Duas tendências se desenvolveram dentro da AIT: uma centralista e outra federalista. A Aliança era uma organização minoritária eficaz, composta pelos "membros mais confiáveis, mais dedicados, mais inteligentes e mais enérgicos - em suma, os mais próximos". Ela foi criada para tratar secretamente de questões que não podiam ser discutidas publicamente e para atuar como catalisadora no movimento operário. A Aliança definiu a relação entre os níveis social e político.

16. MALATESTA

Segundo Malatesta, o futuro não estava necessariamente predeterminado e só poderia ser alterado por meio da intervenção voluntária nos acontecimentos - isto é, por meio da vontade - para alcançar a transformação social desejada. Seguindo a tradição anarquista coletivista da época de Bakunin, que defendia a distribuição de bens a todos de acordo com seu trabalho na sociedade futura, surgiu a corrente anarco-comunista, que defendia a distribuição de bens a todos de acordo com suas necessidades. No âmbito político, Malatesta desenvolveu uma compreensão específica da organização anarquista, que denominou partido anarquista. Essa organização precisava operar dentro dos movimentos da época, chamados de "movimentos de massa", e influenciá-los; os sindicatos eram o terreno preferencial para a atividade anarquista. Hoje, acreditamos que essa organização anarquista específica deve operar dentro da luta de classes, no seio dos movimentos sociais, e trabalhar em conjunto com eles para alcançar a revolução social e o socialismo libertário.

17º MAGÓN

Em nosso entendimento, uma experiência histórica importante para a especiação foi a de Ricardo Flores Magón. O magonismo fazia parte da fase radical do Partido Liberal Mexicano (PLM). Durante a Revolução Mexicana, o PLM tornou-se ilegal e organizou mais de quarenta grupos de resistência armada em todo o México; o partido também contava com membros indígenas conhecidos por suas lutas pelos direitos comunitários e contra a propriedade capitalista. Eles se uniram em uma frente anti-reeleição que concedeu a cada grupo um grau relativo de autonomia e independência.

18ª Revolução Russa

Outra importante referência histórica para o esoterismo é a participação dos anarquistas na Revolução Russa. No campo, no sul da Ucrânia, os camponeses da aldeia de Gulyai Polye, que possuía uma forte organização anarquista desde a revolução de 1905, formaram a União dos Camponeses, decidindo lutar pela revolução social independentemente do governo e buscar a autogestão dos meios de produção. Surgiu então uma divisão entre elementos revolucionários autoritários e libertários. Os primeiros defendiam a tomada do aparato estatal e a instauração de uma ditadura partidária (bolchevique) governada por um comitê central todo-poderoso; os últimos defendiam o comunismo libertário e autogestionário na forma de conselhos de sovietes operários, camponeses e populares armados. Os bolcheviques gradualmente começaram a negar, suprimir, obstruir e, por fim, proibir a disseminação de ideias e práticas libertárias. Militarizaram o trabalho, expulsaram os líderes eleitos dos sovietes, forçaram os sovietes a se submeterem à autoridade central do partido e proibiram greves. Este foi o fim do processo de socialização autogovernada na Ucrânia; ele foi reprimido de forma repressiva pelos bolcheviques em favor de formas estatistas e totalitárias de organização e controle social sob uma nova classe dominante.

19ª PLATAFORMA

Este documento expôs pontos de vista importantes sobre a relevância da participação anarquista na luta de classes e a necessidade de uma revolução social violenta que derrubasse o capitalismo e o Estado, estabelecendo o comunismo libertário. Contribui também significativamente para a questão da transição do capitalismo para o comunismo libertário e para a defesa da revolução. No âmbito político, a Plataforma defende uma organização anarquista atuante no seio dos movimentos sociais, ou seja, no âmbito social, e enfatiza o papel minoritário efetivo da organização anarquista. Contribui ainda de forma significativa para o modelo de organização anarquista no âmbito político. Durante as Revoluções Russas, os anarquistas pecaram ao negligenciar a questão da organização. Em nossa opinião, a Plataforma se baseia tanto em Bakunin quanto em Malatesta, trazendo novas contribuições. Portanto, deve ser considerada uma contribuição para a especiação, mas não a mais importante. Trata-se menos de um documento que discute a organização anarquista em seus diferentes contextos e mais de uma contribuição para o debate sobre a ação militar anarquista.

20ª REVOLUÇÃO ESPANHOLA

Assim como a Revolução Russa, consideramos a Revolução Espanhola de 1936 um ponto de referência. Uma revolução social foi efetivamente realizada durante esses anos. Foi uma revolução sob fogo cruzado, visando alcançar todas as áreas, desde as estruturas econômicas injustas até o cotidiano das pessoas, dos conceitos hierárquicos obsoletos às desigualdades históricas entre homens e mulheres. E tudo isso foi obra dos anarquistas. Na fase inicial (de julho de 1936 ao início de 1937), os anarquistas figuravam entre os grupos mais proeminentes. As ações dos militantes em regiões como a Catalunha foram exemplares. As estruturas republicanas se transformaram em organizações populares por meio de um intenso e bem-sucedido processo de coletivização. Fábricas foram ocupadas e medidas sociais urgentes foram implementadas, como igualdade salarial entre homens e mulheres, assistência médica gratuita, auxílio-doença permanente, redução da jornada de trabalho e aumento dos salários. Os setores da metalurgia, da indústria madeireira, dos transportes, da alimentação, da saúde, da mídia e dos serviços de entretenimento, bem como as propriedades rurais, foram coletivizados. Milícias foram formadas para combater as forças fascistas, avançando em algumas frentes, particularmente a coluna liderada por Buenaventura Durruti. Na segunda fase (1937-1939), o progresso da contrarrevolução foi devastador. Os avanços conquistados pela CNT/FAI foram destruídos por aqueles que buscavam reconstruir os alicerces do Estado (setores moderados da República, comunistas e socialistas). Os comunistas começaram a ocupar posições-chave no governo. Os anarquistas foram mais uma vez forçados a se submeter a condições desfavoráveis: alguns membros da CNT acabaram se juntando ao governo.

21. BRASIL

Desde os primeiros anos do século XX, compreendemos que os anarquistas brasileiros, particularmente os seguidores de Malatesta, associados ao "organizacionalismo", buscavam organizar os camaradas para estabelecer uma organização com estratégia e táticas compartilhadas, baseada em acordos táticos e um claro entendimento grupal. Esses anarquistas, por meio da criação de escolas e grupos teatrais, bem como de uma produção escrita significativa, criaram as condições que possibilitaram a plena participação dos anarquistas nos sindicatos e na vida social.

22. FAU

Uma influência latina no especificismo que defendemos é a Federação Anarquista Uruguaia (FAU), fundada em 1956, que se inspira na luta de classes e nas influências anarcossindicais, nos modelos organizacionais de Bakunin e Malatesta e no anarquismo despossuível da região do Rio da Prata. No final da década de 1960, paralelamente à organização de massas, a FAU desenvolveu seu braço armado, a Organização Popular Revolucionária 33 (OPR-33); essa organização realizou uma série de ações de sabotagem, desapropriação econômica, sequestros de políticos e/ou patrões particularmente odiados pelo povo, apoio armado a greves e ocupações de locais de trabalho, etc. A FAU rejeitou o foco como paradigma da luta armada e preferiu a articulação social entre o povo, evitando a militarização. A FAU se reestruturou e desenvolveu seu trabalho com três frentes de articulação - sindical, estudantil e comunitária - seguindo o modelo de especificismo que defendemos hoje.

23. RESULTADOS HISTÓRICOS

Todo esse conjunto de conceitos e experiências contribui para a nossa compreensão do especificismo hoje. O especificismo é atualmente defendido por diversas organizações latino-americanas e, mesmo que não sob esse nome, está sendo desenvolvido na prática em outras partes do mundo. Em suma, nossa compreensão das referências históricas ao especificismo não é dogmática. Temos uma ampla gama de ideias, começando com as ideias de Bakunin e dos membros da Aliança Anarquista Internacional (AAI), passando pelos conceitos e experiências práticas de Malatesta nos âmbitos social e político, e chegando às experiências de Magón e do Movimento Popular de Libertação (MPL) na Revolução Mexicana. Também somos influenciados pelas experiências dos anarquistas na Revolução Russa, particularmente pelas avaliações organizacionais feitas pelos makhnovistas na Ucrânia e pelos russos no exílio, e pelas experiências dos anarquistas na Revolução Espanhola em torno da CNT-FAI. No Brasil, somos influenciados pelo "organizacionalismo" anarquista, destacando as experiências da Aliança Anarquista do Rio de Janeiro de 1918 e do Partido Comunista (libertário) de 1919. Por fim, a influência da FAU é evidente tanto em suas lutas contra a ditadura quanto em suas atividades na linha de frente com sindicatos, movimentos comunitários e estudantis.

24. DISCUSSÃO SOBRE A ORGANIZAÇÃO

Queríamos alcançar posições mais precisas. Avançar e moldar a discussão, disseminando essa informação tanto interna quanto externamente, estava se tornando cada vez mais necessário. Nossas ações visavam fornecer a cada militante de nossa organização a estrutura, o espaço e o apoio necessários para que essa discussão ocorresse da maneira mais adequada possível. Aspirávamos a desenvolver uma teoria adequada, que não fosse mera repetição de outras teorias desenvolvidas em outros lugares e em outros tempos. Buscávamos criar nossos próprios conceitos, visando dar à teoria que desejávamos criar um caráter original, e nesse esforço, acreditamos ter sido bastante bem-sucedidos em construir e moldar uma teoria coerente, integrando teorias clássicas e contemporâneas aos nossos próprios conceitos. Queríamos construir essa discussão e sua formação coletivamente. Para nós, não basta que um ou alguns camaradas escrevam toda a teoria da organização enquanto outros apenas observam e seguem suas posições.

25. ANARQUISMO

Consideramos o anarquismo uma ideologia que, sem qualquer pretensão de rigor científico ou profecia, orienta a ação para substituir o capitalismo, o Estado e suas instituições pelo socialismo libertário - um sistema baseado na autogestão e no federalismo. O anarquismo é uma atividade consciente que visa incutir na sociedade o desejo de transformação social.

26. HISTÓRIA E CONTEXTO

Em certos contextos, o anarquismo adquiriu características específicas que diminuíram seu caráter ideológico, transformando-o em um conceito abstrato reduzido a uma mera observação crítica da sociedade. Nessa perspectiva, o anarquismo deixa de ser uma ferramenta na luta pela libertação dos explorados e funciona como um hobby, um objeto de curiosidade, um tema de debate intelectual, um nicho acadêmico, uma identidade, um grupo de amigos, etc. Para nós, esse ponto de vista ameaça seriamente o significado original do anarquismo.

27. ANARQUISMO SOCIAL E ANARQUISMO DE ESTILO DE VIDA

Hoje, existe um anarquismo social que retorna às lutas com o propósito de transformação social, e um anarquismo de estilo de vida que abandona a proposta de transformação social e participação nas lutas sociais de nosso tempo. Defendemos que o anarquismo recupere seu caráter ideológico original, como o definimos anteriormente, como "um sistema de conceitos diretamente ligados à ação,[...]à prática política". Para nós, o anarquismo social, como ideologia, é um tipo de anarquismo que busca ser um instrumento de movimentos sociais e organização popular voltado para a derrubada do capitalismo e do Estado e para a construção de um socialismo libertário autogovernado e federalista.

28. CLASSES EXPLORADAS

Ao aceitarmos essa classificação e estarmos cientes de suas limitações, definimos a categoria de classes exploradas como áreas periféricas dominadas pelo centro. Portanto, todas as lutas das classes exploradas devem ter uma perspectiva revolucionária, de modo a não tentar transformar partes dessas áreas periféricas em novos centros.

29. AUTORITÁRIO VS. LIBERTÁRIO

Os autoritários, incluindo alguns que se autodenominam anarquistas, veem o centro como uma ferramenta e direcionam suas políticas para ele. Para eles, o centro - considerando-o como o Estado, o partido, o exército e a posição de controle - é um meio para a libertação da sociedade. Os libertários não veem o centro como uma ferramenta e lutam constantemente contra ele, construindo seus modelos revolucionários e estratégias de luta a partir de todas as periferias. Para que o anarquismo possa buscar um projeto de transformação social, precisa estar em constante contato com a periferia. Os anarquistas incentivam movimentos sociais na periferia a partir da base e se esforçam para construir uma organização popular para lutar em solidariedade contra a ordem vigente e criar uma nova sociedade baseada na igualdade e na liberdade, onde as classes não tenham mais significado. Ou seja, em sua atuação na luta de classes, o anarquismo enxerga as comunidades tradicionais, os camponeses, os desempregados, os semi-desempregados, os sem-teto e outras categorias frequentemente ignoradas pelos autoritários como elementos das classes exploradas.

30. O vetor social do anarquismo

O surgimento do que chamamos de "vetor social do anarquismo" teve início no começo da década de 1890 com o crescimento da articulação social anarquista nos sindicatos e atingiu seu ápice na segunda década do século XX. Denominamos vetor social do anarquismo aqueles movimentos populares, principalmente em seus aspectos práticos, que exercem uma influência anarquista significativa, independentemente do setor em que ocorrem. Essas mobilizações, produtos da luta de classes, não são anarquistas por estarem organizadas em torno de demandas específicas. As mobilizações que constituem o vetor social do anarquismo se realizam dentro de movimentos sociais que são vistos não como uma massa a ser dirigida por nós, mas como arenas privilegiadas para o trabalho social e a acumulação.

31ª Ginástica Revolucionária

Os meios de luta empregados por meio da mobilização em torno de questões de curto prazo funcionam como uma "ginástica revolucionária" que prepara o proletariado para a revolução social. O anarquismo pode se apresentar como um instrumento ideológico de luta.

MOVIMENTO DA 32ª GREVE

Toda essa conjuntura de mobilização foi impulsionada pela ampla influência dos anarquistas, que buscavam conduzir sua propaganda dentro dos sindicatos; os sindicatos existiam para os trabalhadores, não para os trabalhadores anarquistas, mas sim para difundir suas ideias, sem confinar os sindicatos à ideologia anarquista. Havia também um significativo movimento cultural atuando paralelamente às mobilizações sindicais: escolas racionalistas inspiradas nos princípios de (Francisco) Ferrer y Guardia, centros sociais, teatro operário e outras iniciativas que foram fundamentais na formação de uma cultura de classe que se tornou objeto de ação sindical em tempos de luta. Nessa conjuntura crescente de lutas, houve também a formação de duas organizações anarquistas, política e ideologicamente, que buscavam trabalhar com o movimento sindical. A primeira foi a Aliança Anarquista do Rio de Janeiro, fundada em 1918 pela necessidade de uma organização anarquista que atuasse dentro dos sindicatos, e foi crucial para a revolta de 1918. Contudo, sob pressão, a Aliança se desintegrou e se reorganizou em 1919 com a fundação do primeiro Partido Comunista (de inspiração libertária). Tanto a Aliança quanto o Partido Comunista reuniram membros de um segmento do anarquismo que, por eles denominados "organizadores", viam a necessidade de uma distinção entre níveis de atuação: o nível político ideologicamente anarquista e o nível social de mobilização sindical. Esses militantes consideravam necessária a existência de organizações anarquistas específicas que atuassem em conjunto com os sindicatos. É importante ressaltar que, durante esse período, os anarquistas já se preocupavam com suas próprias organizações específicas.

33. FIM DA MOBILIZAÇÃO

O contexto do anarquismo foi determinado principalmente pela confusão entre diferentes níveis de atividade. Malatesta defendia a necessidade de dois níveis de atividade: um politicamente anarquista e outro social, dentro do sindicato, que serviria como meio de articulação. Por um lado, uma parcela dos anarquistas argumentava pela necessidade de uma organização anarquista específica, buscando a articulação social dentro dos sindicatos. Por outro lado, havia anarquistas que entendiam a militância dentro dos sindicatos como sua única tarefa. O sindicalismo, vetor social que deveria conduzir a um fim expresso na revolução social e no estabelecimento do socialismo libertário, tornou-se o próprio fim para muitos militantes. O vetor social do anarquismo estava em ascensão até o início da década de 1920; então, paralelamente ao próprio sindicalismo, a crise do anarquismo começou a se desenvolver. Isso culminou no fim da mobilização na década de 1930 e na perda desse vetor social.

34. CRISE DE NÍVEL SOCIAL E POLÍTICO

A crise do sindicalismo acabou por se estender ao próprio anarquismo. Assim, uma crise no âmbito social condenou também o âmbito político, uma vez que, naquele momento, não havia distinção real entre os dois. Sem organizações anarquistas, quando o âmbito social - ou parte dele - está em crise, os anarquistas não encontram outra arena para a sua articulação social.

35. PERES IDEAIS[2]

A FARJ se apresenta como uma continuação da militância de Ideal Peres e do trabalho decorrente de sua trajetória de luta. Em 2002, iniciamos um grupo de trabalho para verificar a possibilidade de construção de uma organização anarquista no Rio de Janeiro; como resultado, a FARJ foi fundada em 30 de agosto de 2003. Para nós, existe uma ligação direta entre a militância de Ideal Peres, a construção e atuação do CEL, sua mudança de nome para CELIP e, posteriormente, a fundação da FARJ. Ideal Peres nasceu em 1925 e iniciou sua militância no contexto da crise em que o vetor social do anarquismo já havia se perdido. Na década de 1970, após sua libertação da prisão, Ideal organizou um grupo de trabalho em sua casa com o objetivo de reunir jovens interessados no anarquismo, conectá-los com ex-militantes e estabelecer vínculos com outros anarquistas no Brasil. Esse grupo de trabalho formaria o núcleo do Círculo de Estudos Libertários (CEL). Após a morte de Ideal Peres em agosto de 1995, o CEL decidiu renomeá-lo como Círculo de Estudos Libertários Ideal Peres (CELIP) em sua homenagem.

36. ANARQUISMO DO ESPECIFICISMO

Para nós, o caminho para recuperar o vetor social passa necessariamente por um anarquismo especificamente organizado, que distingue níveis de atividade e existe dentro da luta de classes. Todo o nosso pensamento atual visa conceber um modelo organizacional estratégico que possibilite a recuperação do vetor social, na medida em que aponta para o nosso objetivo de transcender o capitalismo e o Estado e estabelecer o socialismo libertário. Nesse contexto, o que buscamos é apenas uma parada na luta. Diferentemente do início do século XX, quando os sindicatos eram a arena preferencial da luta de classes, consideramos agora que, embora o sindicalismo possa ser um meio de articulação, existem outros muito mais importantes. De modo geral, a existência de classes particularmente exploradas hoje possibilita o trabalho social e a articulação dos anarquistas: os desempregados, os camponeses, os sem-terra, os sem-teto, etc. Para nós, estar bem organizados no nível político (ideológico) nos permitirá encontrar a melhor maneira de resgatar esse vetor social do anarquismo, onde quer que ele esteja.

37. CAPITALISMO

Como já enfatizamos, o trabalhador assalariado, objeto clássico de análise nas teses socialistas do século XIX, constitui para nós hoje apenas uma categoria de classes exploradas. De um lado, estão os chamados "burguesia", que trataremos neste texto como "capitalistas", que detêm os meios de produção e empregam trabalhadores por meio do trabalho assalariado. De outro lado, estão os chamados "proletariado", que trataremos neste texto como "trabalhadores", que nada possuem além de sua força de trabalho e são forçados a vendê-la por um salário. Além disso, o desemprego significa que, quando os capitalistas vão ao mercado, encontram uma abundância de trabalhadores porque a oferta é maior que a demanda.

38. UM SISTEMA DE MERCADO COMPLEXO

Como um sistema que reproduz a injustiça, o capitalismo separa o trabalho manual do trabalho intelectual. Essa separação é consequência tanto da herança quanto da educação, pois representa uma educação diferente para ricos e pobres.

39. EXPLORAÇÃO GLOBAL

As empresas privadas, motivadas pelo lucro, são responsáveis por transferir toda a hierarquia de classes para a relação entre as pessoas e o meio ambiente. De modo geral, a globalização econômica caracteriza-se pela integração dos processos de produção, distribuição e troca em escala global. A produção ocorre em muitos países, e as mercadorias são importadas e exportadas em quantidades enormes e a longas distâncias. Esse sistema, por um lado, gera desemprego em regiões com condições ideais, enquanto, por outro, possibilita a exploração que ameaça a organização dos trabalhadores, cada vez mais controlados e marginalizados, e leva à aceitação da insegurança.

40. HISTÓRIA DO ESTADO

O Estado, independentemente do modo de produção predominante, sempre foi um instrumento que perpetua a desigualdade e um elemento que destrói a liberdade. Consideramos o Estado como a totalidade dos poderes políticos de uma nação, moldados por meio de "instituições políticas, legislativas, judiciais, militares e financeiras, etc.". Dessa forma, o Estado é um conceito mais amplo do que o governo. O Estado tem sido caracterizado por um "jogo duplo", prometendo aos ricos proteção contra os pobres e aos pobres proteção contra os ricos. Após a Revolução Industrial, surgiu a chamada "questão social", forçando os Estados a desenvolver planos de auxílio para minimizar os efeitos do capital sobre o trabalho. No final do século XIX, como alternativa ao liberalismo, emergiu uma concepção mais intervencionista do Estado, que, por um lado, buscava criar políticas de "bem-estar social" e, por outro, implementava métodos para deter o avanço das iniciativas socialistas, que já eram bastante poderosas na época.

41. RELAÇÕES ENTRE ESTADO E CLASSE

Um Estado que defende abertamente a posição dos capitalistas pode intensificar a luta de classes, portanto, nada melhor do que aparentar neutralidade do ponto de vista capitalista. Contudo, é preciso ter em mente que o Estado, como forte aliado do capitalismo, busca mantê-lo, e se o capitalismo é um sistema de exploração e dominação, então o Estado nada pode fazer senão perpetuar as relações de classe em que existe. Dessa forma, o Estado defende os capitalistas em detrimento do trabalhador. Como detém o monopólio do uso da violência na sociedade, sempre a utiliza para fazer cumprir a lei, e como as leis são feitas para manter os privilégios da sociedade capitalista, a repressão e o controle estatal têm sempre o propósito de manter a "ordem". Ou seja, proteger os privilégios do capitalismo e perpetuar o domínio da classe dominante. Hoje, o Estado tem dois objetivos principais: primeiro, proporcionar as condições para a produção e reprodução do capitalismo; segundo, assegurar sua legitimidade e controle. Portanto, hoje o Estado é um forte pilar de sustentação do capitalismo. O Estado transcende a esfera política e funciona como um agente econômico no capitalismo, tentando prevenir ou minimizar o impacto de suas crises ou quedas nas taxas de lucro.

42. SOCIALISTAS AUTORITÁRIOS

Ao contrário do que os socialistas autoritários acreditavam (e ainda acreditam), o Estado não é um organismo neutro que possa servir tanto aos capitalistas quanto aos trabalhadores. Se os anarquistas escreveram tanto sobre o Estado, é porque a crítica ao capitalismo era um ponto de convergência entre libertários e autoritários; o ponto de divergência era o Estado. Os autoritários defendiam a tomada do Estado e a ditadura do proletariado como um estágio intermediário entre o capitalismo e o comunismo, erroneamente chamado de socialismo. A posição libertária que defendemos hoje é que, para a construção do socialismo, o Estado, juntamente com o capitalismo, deve ser destruído por meio da revolução social. Qualquer Estado, sob o pretexto de proteger o "cidadão", cria relações de dominação, exploração, violência, guerra, massacre e tortura.

43. DEMOCRACIA REPRESENTATIVA

Ao renunciarmos ao nosso direito de participar na formulação de políticas em favor de uma classe de políticos que entram no Estado para nos representar, concedemos autoridade a alguém que decide em nosso nome sem qualquer supervisão: existe uma divisão inevitável entre a classe que formula políticas e as classes que a seguem. Os "políticos", tanto dentro como fora dos seus partidos, representam a hierarquia e a separação entre líderes e governados. Quanto menos os políticos forem responsabilizados pelas políticas, menos o público participa nelas e mais alienado e distante se torna do processo de tomada de decisões. Isto condena claramente o público à posição de espectador, e não à posição de "mestre do seu próprio destino".

44. CRÍTICAS ESPECÍFICAS DE HOJE

Se pudermos aplicar essas críticas ao Estado atual, devemos reconhecer que nossa realidade é específica e que a direção da economia mundial tem um impacto profundo na forma de Estado em que vivemos. Essa crítica ao Estado não se aplica a uma ou outra forma, mas a todas as formas. Portanto, qualquer projeto de transformação social que aponte para a revolução social e o socialismo libertário deve visar ao fim tanto do capitalismo quanto do Estado. Embora possamos argumentar que o Estado é um dos pilares mais fortes do capitalismo, não acreditamos que o fim do capitalismo levará necessariamente ao desaparecimento do Estado.

45ª Revolução Social

O objetivo da revolução social é destruir a sociedade de exploração e dominação. O socialismo libertário é o que confere à revolução social um significado construtivo. A destruição, como conceito de negação, e a construção, como conceito de proposta, constituem juntas a transformação social possível e eficaz que propomos. A revolução social é um dos possíveis resultados da luta de classes e significa uma transformação violenta da ordem social vigente; é vista por nós como a única maneira de acabar com a dominação e a exploração. Ela difere das revoluções políticas dos jacobinos e leninistas, que defendiam a mudança da "ordem" simplesmente substituindo uma minoria dominante por outra por meio do Estado. Ao contrário da revolução política, a revolução social é realizada pelo povo das cidades e do campo, por meio da organização popular, levando a luta de classes e a relação de poder com o capitalismo e o Estado aos seus limites. A revolução social ocorre quando o poder social desenvolvido no cerne da organização popular é maior que o poder do capitalismo e do Estado, e quando é colocado em prática, estabelecendo estruturas que sustentam a autogovernança e o federalismo, eliminando a propriedade privada e o Estado, e pavimentando o caminho para uma sociedade de completa liberdade e igualdade. Portanto, entendemos a revolução social não como uma simples evolução, nem como uma consequência necessária das contradições do capitalismo, mas sim como um evento determinado pela vontade das classes exploradas organizadas e que representa uma ruptura. A construção da organização social desenvolverá o espírito de luta e organização nas classes exploradas, buscará a acumulação do poder social e incorporará em si os meios de luta adequados à sociedade que desejamos construir.

46. VIOLÊNCIA

A ação violenta da revolução social deve, simultaneamente, desapropriar os capitalistas, destruir imediatamente o Estado e substituí-lo por estruturas autogovernadas e federadas, testadas e comprovadas dentro da organização social. Portanto, a compreensão autoritária do "socialismo" como um período de transição no qual se estabelece uma ditadura dentro do Estado não é, para nós, nada mais do que outra forma de perpetuar a exploração do povo e deve ser rejeitada absolutamente em todas as circunstâncias.

47. SOCIALISMO LIBERTÁRIO

Como a revolução social não deve ser conduzida apenas por anarquistas, é crucial que nos engajemos plenamente nos processos de luta de classes para direcionar a revolução rumo ao socialismo libertário. O socialismo libertário é, por um lado, socialismo - um sistema baseado na igualdade social, política e econômica - e, por outro, liberdade. Portanto, para nós, um projeto para uma sociedade futura que promova igualdade e liberdade só pode ser o socialismo libertário, moldado pelas práticas de autogoverno e federalismo. A cultura do autogoverno e do federalismo deve estar bem desenvolvida nas lutas de classes para que o povo não se deixe oprimir por oportunistas autoritários no momento revolucionário; isso será alcançado por meio da autonomia de classe, da militância, da ação direta e das práticas de democracia direta. Quanto mais presentes esses valores estiverem na organização popular, menor a probabilidade de surgimento de novas tiranias. Queremos deixar claro que, ao considerarmos nossa compreensão da revolução social, ou mesmo ao pensarmos em uma possível sociedade futura, não estamos tentando predeterminar, de forma absoluta, como o processo revolucionário ou o socialismo libertário se desenrolará. Sabemos que não há como prever quando essa transformação ocorrerá, portanto, todo pensamento deve sempre considerar a projeção estratégica de possibilidades futuras, não em termos de certezas absolutas, mas em termos de probabilidades e referências.

48. AUTOGOVERNO E FEDERALISTA

As interpretações contemporâneas de autogestão e federalismo distinguem a primeira como o sistema econômico do socialismo libertário e o segundo como o sistema político. Não compreendemos a distinção entre econômico e político dessa maneira quando se trata de autogestão e federalismo. Na nova sociedade, todos os que forem capazes de trabalhar terão que trabalhar; não haverá mais desemprego. O trabalho será baseado na capacidade e aptidão pessoal. As pessoas não serão mais forçadas a aceitar nada sob a ameaça de privação e incapacidade de atingir condições mínimas de vida. Crianças, idosos e pessoas incapazes de trabalhar terão garantida uma vida digna, sem privações, com todas as suas necessidades atendidas. Para as tarefas mais tediosas ou indesejáveis, poderão ocorrer rodízios ou mudanças em alguns casos. Mesmo nos casos em que a produção exigir a coordenação de certos especialistas, serão necessários rodízios de funções e o compromisso com a formação de outros trabalhadores com habilidades semelhantes para tarefas mais complexas. Em um sistema de propriedade coletiva, direitos, responsabilidades, salários e riqueza não estarão mais vinculados à propriedade privada e às antigas relações de classe, e estas últimas, baseadas na propriedade privada, também deverão desaparecer. O socialismo libertário é, portanto, uma sociedade sem classes. A classe dominante deixará de existir e todo o sistema de desigualdade, dominação e exploração terá desaparecido. Ninguém possuirá propriedade privada e os meios de produção pertencerão à coletividade como um todo, ou todos os membros da coletividade possuirão uma parte dos meios de produção exatamente na mesma proporção que os demais.

49. CIDADE E CAMPO

Se a propriedade individual da terra pelos camponeses que a cultivam por conta própria persistir, seria mais apropriado entendê-la não como propriedade, mas como posse. Assim, a propriedade seria sempre coletiva, enquanto a posse seria individual. Posse, porque o valor da terra reside em seu uso, não em sua comercialização. E com isso, as relações não seriam mais guiadas pelo mercado, mas pelas necessidades do produtor. Tal situação muda tudo, razão pela qual se faz necessário criar uma nova categoria.

50º Conselho de Trabalhadores e Consumidores

A economia do socialismo libertário é gerida por trabalhadores e consumidores. Os trabalhadores criam o produto social e os consumidores desfrutam dele. Nessas duas funções, mediadas pela distribuição, o povo é responsável pela vida econômica e política; deve decidir o que é produzido e os consumidores o que consomem. As estruturas locais em que trabalhadores e consumidores se organizam no socialismo libertário são os conselhos de trabalhadores e de consumidores. O lucro deixa de ser uma necessidade nas relações de produção. Os conselhos são órgãos e instrumentos sociais nos quais o povo expressa suas preferências políticas e econômicas e implementa a autogestão e o federalismo. As atividades políticas e econômicas diárias são decididas e realizadas dentro deles. O conselho de trabalhadores organiza a produção e o conselho de consumidores organiza o consumo.

51. TRABALHO MENTAL E MANUAL

Muitas tarefas, especialmente as que envolvem trabalho manual, são extremamente desagradáveis, árduas e alienantes, e é injusto que alguns trabalhadores estejam inteiramente ocupados com elas enquanto outros se dedicam a realizar tarefas agradáveis, estimulantes e intelectuais. Se assim fosse, o sistema de classes certamente seria reconstruído, não mais baseado na propriedade privada, mas em uma classe de intelectuais para comandar e uma classe de trabalhadores manuais para executar essas ordens. Conselhos operários, buscando acabar com essa divisão, poderiam estabelecer um conjunto equilibrado de tarefas, equivalentes para todos. Assim, cada trabalhador seria responsável por algumas tarefas agradáveis e estimulantes que envolvem trabalho intelectual, e outras tarefas mais árduas e alienantes que envolvem trabalho manual.

52. COLETIVISMO FUNCIONAL

O objetivo do sistema salarial socialista libertário é ser guiado pelo princípio comunista de "de cada um segundo sua capacidade, a cada um segundo suas necessidades". No entanto, acreditamos que, para implementar esse princípio, o socialismo libertário já deve estar em pleno funcionamento, com produção abundante. Até que isso seja possível, os salários podem ser baseados no trabalho ou esforço, entendido como sacrifício pessoal para o bem coletivo. Assim, existirá um coletivismo funcional que utilize o princípio de "de cada um segundo sua capacidade, a cada um segundo seu trabalho" e, quando for possível implementar o princípio comunista, este será concedido "a cada um segundo suas necessidades".

53. TECNOLOGIA

Ao contrário de algumas correntes libertárias que acreditam que a tecnologia contém inerentemente as sementes da dominação, acreditamos que, sem ela, o socialismo libertário é impossível de se desenvolver. Com o surgimento da tecnologia e seu uso em favor do trabalho em vez do capital, haverá inevitavelmente um ganho de produtividade e, consequentemente, uma redução significativa na jornada de trabalho das pessoas, permitindo que elas usem esse tempo para outras atividades. Vale ressaltar que nossas propostas ecológicas são radicalmente diferentes do "conservadorismo" e do "primitivismo". Elas diferem porque o primeiro implica a continuidade da sociedade de classes e a completa mercantilização da natureza. Elas diferem porque consideramos a proposta "anticivilização" um completo absurdo, que busca um retorno romântico a um passado distante ou, pior, uma espécie de suicídio para toda a humanidade e uma negação de todas as nossas contribuições para a preservação e o bem-estar da natureza. A consciência ecológica deve ser desenvolvida a partir do período de luta que precede a ruptura revolucionária e dentro da própria sociedade do futuro. Os seres humanos se distinguem de outros elementos e espécies naturais por formarem relações sociais com tudo ao seu redor, pois possuem a capacidade de pensar sobre si mesmos, de teorizar sobre a realidade, e com essa habilidade conseguiram mudar fundamentalmente o ambiente que os constitui.

54. FEDERALISMO AUTOGOVERNANTE

Com o uso e o desenvolvimento da tecnologia em benefício dos trabalhadores; com o fim da exploração capitalista e a plena transferência dos frutos do trabalho para os trabalhadores; e com o estabelecimento do pleno emprego, os trabalhadores terão mais tempo que poderá ser gasto de três maneiras. Primeiro, com a perda natural de produtividade que resultará de um conjunto equilibrado de tarefas, "desespecializando" o trabalho. Segundo, com as decisões políticas que exigirão tempo para discussão e negociação no ambiente de trabalho e na comunidade autogeridos. Finalmente, com o tempo restante, que esperamos ser muito mais tempo livre do que é hoje com essas mudanças, todos poderão escolher o que fazer: descanso, lazer, educação, cultura, etc. Tanto os conselhos de trabalhadores quanto os de consumidores usarão a autogestão como forma de gestão e tomada de decisões, tanto nos locais de trabalho quanto nas comunidades. Devemos ter em mente que o processo de tomada de decisões é um meio, não um fim, e, portanto, devemos atentar para a agilidade nesse processo. Claramente, o consenso não deve ser usado na maioria das decisões, pois é muito ineficiente, especialmente se considerarmos decisões de grande escala, e também confere muito poder a atores isolados que podem obstruir o consenso ou exercer grande influência em decisões nas quais representam minoria. A sociedade deve desenvolver sua cultura em uma direção progressivamente libertária, e isso deve ocorrer não apenas durante e após a revolução social, mas já durante a luta, durante a construção e o desenvolvimento da organização popular. Não haverá mais distinção entre aqueles que se envolvem na política e aqueles que não se envolvem, porque, sob o socialismo libertário, serão os próprios membros da sociedade que farão política no dia a dia.

55ª RESISTÊNCIA

O capitalismo e o Estado exercem pressão sobre outras forças políticas que lhes resistem. Portanto, para atingirmos nossos objetivos, defendemos uma resistência efetiva e articulada que busque um aumento contínuo do poder social por meio da organização. Construir essa resistência exige alinhamento com aqueles que concordam com nossa proposta de transformação social. Não há como conceber essa transformação necessária sem o crescimento progressivo da organização e do poder social. Para nós, a transformação social que desejamos ver depende necessariamente da construção da organização popular, do aumento progressivo de seu poder social até que se torne possível derrubar o capitalismo e o Estado por meio da revolução social e pavimentar o caminho para o socialismo libertário. Além disso, argumentamos que a organização popular deve ser acompanhada por um desenvolvimento paralelo de uma organização anarquista específica que a influencie e lhe dê o caráter desejado.

56. A ORDEM ATUAL

A desorganização, a má organização e o isolamento, na verdade, resultam no apoio ao capitalismo e ao Estado, pois impedem a construção do poder social necessário. Ao não participar adequadamente das relações de poder ou do conflito perpétuo da sociedade, reproduz-se a "ordem". A desorganização e a má organização se reproduzem no âmbito social, no âmbito dos movimentos sociais, onde a organização popular deve ser construída e desenvolvida, pela dificuldade de acumulação de poder social, o que impede que a espontaneidade natural desse nível alcance a totalidade desejada de transformações sociais. O isolamento e o individualismo levam à ausência de uma existência desejada, seja no âmbito político ou social, e à incapacidade da organização popular ou anarquista de se articular. Para a organização popular, devemos considerar os meios e as formas de derrubar o capitalismo e o Estado e construir o socialismo libertário, que é o objetivo, por meio da revolução social. Ao mesmo tempo, para a organização anarquista específica, devemos também considerar os meios e as formas pelos quais ela pode construir e influenciar a organização popular, conferindo-lhe o caráter desejado, e alcançar o socialismo libertário - seu objetivo - por meio da revolução social.

57. PODER SOCIAL

Acreditamos que todo indivíduo, como agente social, possui um poder social - uma energia que pode naturalmente aplicar para alcançar seus objetivos. Esse poder varia de pessoa para pessoa, e até mesmo na mesma pessoa ao longo do tempo. Os indivíduos frequentemente utilizam meios que podem aumentar seu poder social para atingir seus objetivos. A organização, na forma de livre associação, é indispensável para o nosso projeto de transformação social, porque quando os indivíduos trabalham juntos, seu poder social não é meramente a soma dos poderes individuais, mas muito mais. A organização pode ocorrer de forma autoritária, por meio da dominação, ou de forma libertária, por meio da livre associação. Assim, podemos concluir que a unidade é fundamental para a realização do nosso projeto de transformação social, porque somente por meio dela, e exclusivamente por meio dela, podemos acumular o poder social necessário para derrubar o capitalismo e o Estado. Um aumento no poder social pode ser alcançado por diversos meios, mas principalmente por meio da organização das classes exploradas com o maior número possível de pessoas e um alto nível de organização, o que necessariamente requer autodisciplina, comprometimento e responsabilidade. Para distinguir a disciplina tão veementemente pregada pelos autoritários da disciplina que defendemos, preferimos usar o termo autodisciplina; esta, juntamente com o compromisso e a responsabilidade, é, em nossa opinião, indispensável para a construção de uma organização antiautoritária que vise aumentar seu poder social. Essa autodisciplina, em nossa visão, é menos prevalente em organizações populistas e mais prevalente em organizações anarquistas específicas, e varia de acordo com o contexto. A necessidade dessa autodisciplina aumenta durante períodos de maior convulsão social e pode ser menor durante períodos de estagnação. Portanto, uma organização específica deve se constituir como uma organização anarquista minoritária eficaz, com alto nível de autodisciplina, compromisso e responsabilidade.

58. A ORGANIZAÇÃO COMO FORMA DE CONVERGÊNCIA

Defendemos um modelo para a criação e o desenvolvimento do que chamamos de organização popular. É inegável que existe uma força social latente nas classes exploradas, mas entendemos que essa força só pode emergir do âmbito das possibilidades e se tornar uma força social real por meio da organização. O aumento contínuo do poder social da organização das classes exploradas será o que poderá gerar a transformação social desejada. Entendemos a organização popular como o resultado de um processo de convergência de diversas organizações sociais e diferentes movimentos de base, frutos da luta de classes. Portanto, acreditamos que devemos priorizar o apoio a todos esses tipos de organização e movimento, entendendo esse apoio como consequência de nossas ideias mais fundamentais. Quando a organização tem um caráter de classe, ela estimula e fortalece a luta de classes. Dessa forma, a organização popular se constrói de baixo para cima, "da periferia para o centro", e fora dos centros de poder do sistema vigente. Os autoritários abordaram os movimentos de massa a partir de uma perspectiva hierárquica, buscando dominá-los.

59. NECESSIDADE, NÃO IDEOLOGIA

Acreditamos que os movimentos sociais não devem se limitar a nenhuma ideologia, nem se restringir a uma só. Não acreditamos em movimentos sociais anarquistas, marxistas, social-democratas ou qualquer outra ideologia específica. Para nós, um movimento social anarquista, ou um movimento pertencente a qualquer outra ideologia, tenderia apenas a dividir a classe explorada, ou mesmo aqueles interessados em lutar por uma causa específica. Portanto, a força que deve guiar a criação e o desenvolvimento dos movimentos sociais não é a ideologia, mas a necessidade. Embora acreditemos que os movimentos sociais não devam se limitar ao anarquismo, também acreditamos que o anarquismo deve, na medida do possível, permear os movimentos sociais. Os movimentos sociais são fruto de um tripé: necessidade, vontade e organização. Os movimentos sociais que defendemos não são, e não devem ser, anarquistas; pelo contrário, são terreno fértil para o anarquismo.

60. AUTONOMIA EM MOVIMENTO

Os partidos políticos buscam gerir e dirigir os movimentos sociais, considerando-se superiores a eles e julgando-se seres iluminados que levarão a consciência às classes exploradas. Frequentemente, seus membros são intelectuais que querem saber o que é melhor para si mesmos, mais do que o próprio povo. Outras organizações que buscam o controle, como igrejas e sindicatos burocráticos, também não ajudam os movimentos sociais. Os movimentos sociais não devem depender de políticos ou de qualquer setor do Estado, pois, quando estes oferecem ajuda, na grande maioria dos casos buscam uma "base" para seus próprios interesses político-partidários ou tentam apaziguar os movimentos, estabelecendo um diálogo com as instituições estatais. Portanto, aqueles que querem gerir, comandar ou fazer com que os movimentos sociais sirvam aos seus próprios objetivos não devem ter influência sobre eles, pois não lutam pelo bem comum dos movimentos, mas sim utilizam o princípio de que servir a si mesmo é a melhor maneira de servir aos outros. Não há nada de errado em pessoas que apoiam movimentos sociais não estarem exatamente nas mesmas condições que outros militantes. Portanto, consideramos justo que os trabalhadores apoiem a luta dos desempregados, que aqueles que têm moradia apoiem a luta dos sem-teto, etc. Além disso, ao discutirmos autonomia, devemos ter em mente que, para nós, autonomia não significa ausência de luta ideológica ou mesmo falta de organização. Quando se promove frequentemente a espontaneidade, quando se abandona o projeto e o programa revolucionário - quando se chama isso de autonomia -, abre-se espaço e se cria terreno fértil para a classe dominante, os burocratas e os autoritários que ocuparão esses espaços.

/2

https://www.yeryuzupostasi.org/2026/08/01/sosyal-vektoru-kazanmak-icin-104-adim/
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
A-Infos Information Center