A - I n f o s

a multi-lingual news service by, for, and about anarchists **
News in all languages
Last 30 posts (Homepage) Last two weeks' posts Our archives of old posts

The last 100 posts, according to language
Greek_ 中文 Chinese_ Castellano_ Catalan_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Francais_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkurkish_ The.Supplement

The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Français_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours

Links to indexes of first few lines of all posts of past 30 days | of 2002 | of 2003 | of 2004 | of 2005 | of 2006 | of 2007 | of 2008 | of 2009 | of 2010 | of 2011 | of 2012 | of 2013 | of 2014 | of 2015 | of 2016 | of 2017 | of 2018 | of 2019 | of 2020 | of 2021 | of 2022 | of 2023 | of 2024 | of 2025

Syndication Of A-Infos - including RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups

(pt) Italy, FAS, Sicilia Libertaria #461 - Interseccionalidade, um Modelo para Reunir Lutas (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]

Date Tue, 26 Aug 2025 07:22:04 +0300


Os movimentos anarquistas, apesar de sua heterogeneidade, sempre promoveram a solidariedade entre as lutas e a unidade contra todos os poderes. Esse princípio teórico, no entanto, enfrenta obstáculos significativos para se traduzir em práticas efetivas, coerentes e duradouras, especialmente em contextos onde a urgência de necessidades específicas pode levar à negligência de um pensamento mais amplo e transversal. Assim, embora em teoria o anarquismo incorpore a própria luta que é todas as lutas, na prática ele frequentemente tende a alienar essas demandas umas das outras.

Atualmente, em nível global, os feminismos demonstram a força e o conteúdo mais estimulante para reencenar esses princípios e transformá-los em práticas concretas. A interseccionalidade, longe de ser surpreendente e inédita, é a fórmula contemporânea e mais complexa para essa unificação de lutas, que, apesar de si mesma, tem se mostrado alimentar profundas inconsistências e um processo de pensamento centralizado, frequentemente criando divisões dentro dos movimentos. É por isso, por exemplo, que as mulheres, entre 1964 e 1970, começaram a praticar sua retirada de grupos mistos como forma de afirmação política. Isso deu origem à estrutura específica de luta do círculo exclusivamente feminino, que permanece persistente até hoje. Isso foi uma resposta aos fracassos que vivenciaram ao se posicionarem ao lado de companheiras que, por não reconhecerem suas necessidades prementes como centrais, acabaram marginalizando-as, impedindo sua universalização em lutas coletivas (Siviero, Fare femminismo, 2024, p. 82).

Hoje, a interseccionalidade significa concretamente que a luta de uma pessoa é verdadeiramente a luta de todos, que reivindicar um espaço de expressão é "lutar pelo espaço de todos[...]ou seja, não implica apenas aparências, mas a presença concreta de diferenças objetivas e subjetivas. É essa presença que tem o poder de estabelecer o diálogo, sem o qual toda luta pode perecer em mera violência destrutiva e autodestrutiva" (Tiburi, The Contrary to Solitude, 2020, p. 67). Significa treinar o pensamento, antes mesmo da ação, em uma empatia militante que não subestime as necessidades individuais e coletivas e que seja capaz de manter uma abordagem necessariamente local e uma visão global.

Em várias partes do mundo, esse sentimento interseccional, que se revelou um instinto humano antes mesmo de uma construção política, levou à formulação de práticas contagiosas e replicáveis. É o caso, entre muitos, da greve sexual, que teve momentos particularmente significativos em circunstâncias como a de 24 de junho de 2011, quando trezentas mulheres colombianas de Barbacoas anunciaram uma abstinência sexual de três meses com o objetivo de obter estradas pavimentadas para impedir a morte em massa de mulheres em trabalho de parto, impossibilitadas de chegar ao hospital; assim como nas Filipinas, para pôr fim a conflitos entre clãs; no sul da Turquia, para garantir redes públicas de água; no Quênia, Togo e Libéria, para abordar questões políticas e guerras.

A mesma força motriz sustenta a criação de redes de boicote, que diariamente buscam não apenas tomar medidas concretas, mas também combater a retórica opressiva sobre a ineficácia dessa prática. Um exemplo significativo, dada a relevância atual da questão, é a campanha internacional BDS, que clama por boicote, desinvestimento e sanções pelos direitos do povo palestino.

Desse efeito dominó de lutas interseccionais emerge a posição que, mais do que qualquer outra, parece sugerir práticas de participação direta: o anarcofeminismo internacionalista. Baseia-se na urgência de considerar a luta contra o patriarcado como uma luta contra os ideais que sustentam e nutrem o Estado, o capitalismo e o imperialismo, partindo da consciência de que feminismo significa abordar os marcadores de opressão de classe social, gênero, raça e sexualidade, e que uma luta inevitavelmente leva a outras. Mas, ainda mais simbolicamente, significa que os feminismos anarquistas se apresentam como um trampolim sólido para um novo paradigma de militância no qual uma pluralidade de movimentos pode se concretizar, extraindo força e inspiração dessa heterogeneidade e dessa incansável ajuda mútua.

Para que tal rede de lutas unidas realmente opere, é necessário rejeitar ideais, métodos e ferramentas que representam compromisso e persistência no status quo. Esses ideais, em vez disso, devem ser rejeitados em favor de alternativas que possam ser buscadas diariamente, tanto individualmente quanto por meio da participação direta em grupos. O abstencionismo, em suas diversas formas, não menos importante aquela relacionada à prática do voto; a subversão das dinâmicas que forçam os indivíduos a sucumbir a valores e modelos marginalizadores; a sabotagem da guerra; o boicote massivo e radical a tudo o que reifica o Estado, o patriarcado e o capitalismo; a solidariedade contínua e transversal das lutas por meio de grupos de afinidade; a deserção absoluta de todas as formas de violência e opressão; o afastamento de lugares, contextos e estilos de vida da sociedade de consumo por meio de práticas como a autoprodução, a troca e a autoeducação horizontal.

Para combater o derrotismo e o desânimo que grassam no sentimento comum, é necessário reafirmar a possibilidade do uso diário dessas ferramentas e sua capacidade de mudar dinâmicas, minimizando o alcance das contradições e da impotência. Portanto, pensar e agir interseccionalmente significa nos perguntarmos continuamente o que podemos fazer quando estamos presos em qualquer dinâmica relacional, ou quando somos forçados a ser clientes de alguém e consumidores de algo, interseccionando lutas pelas necessidades de outras subjetividades, como fazer tudo isso, quem ser ao fazê-lo, qual linguagem escolher, como estar ao lado dos outros. Significa sempre nos sentirmos agentes de um ato político, que convoca os outros e que está conectado até mesmo com coisas e pessoas que podem estar muito distantes, mas ainda assim sustentáveis. Significa também praticar a compreensão da participação direta como sempre possível e progressiva, para que pequenos gestos e ações possam se somar aos dos outros, fortalecendo-se mutuamente e criando conexões que possam libertar as lutas da autorreferencialidade aniquiladora e da desintegração das práticas, cada vez mais evidente à medida que o cenário global se torna mais dramático.

Désirée Carruba Toscano

https://www.sicilialibertaria.it/
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
A-Infos Information Center