|
A - I n f o s
|
|
a multi-lingual news service by, for, and about anarchists
**
News in all languages
Last 30 posts (Homepage)
Last two
weeks' posts
Our
archives of old posts
The last 100 posts, according
to language
Greek_
中文 Chinese_
Castellano_
Catalan_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Francais_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkurkish_
The.Supplement
The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Français_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours
Links to indexes of first few lines of all posts
of past 30 days |
of 2002 |
of 2003 |
of 2004 |
of 2005 |
of 2006 |
of 2007 |
of 2008 |
of 2009 |
of 2010 |
of 2011 |
of 2012 |
of 2013 |
of 2014 |
of 2015 |
of 2016 |
of 2017 |
of 2018 |
of 2019 |
of 2020 |
of 2021 |
of 2022 |
of 2023 |
of 2024 |
of 2025
Syndication Of A-Infos - including
RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups
(pt) Italy, FAS, Sicilia Libertaria #461 - Interseccionalidade, um Modelo para Reunir Lutas (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]
Date
Tue, 26 Aug 2025 07:22:04 +0300
Os movimentos anarquistas, apesar de sua heterogeneidade, sempre
promoveram a solidariedade entre as lutas e a unidade contra todos os
poderes. Esse princípio teórico, no entanto, enfrenta obstáculos
significativos para se traduzir em práticas efetivas, coerentes e
duradouras, especialmente em contextos onde a urgência de necessidades
específicas pode levar à negligência de um pensamento mais amplo e
transversal. Assim, embora em teoria o anarquismo incorpore a própria
luta que é todas as lutas, na prática ele frequentemente tende a alienar
essas demandas umas das outras.
Atualmente, em nível global, os feminismos demonstram a força e o
conteúdo mais estimulante para reencenar esses princípios e
transformá-los em práticas concretas. A interseccionalidade, longe de
ser surpreendente e inédita, é a fórmula contemporânea e mais complexa
para essa unificação de lutas, que, apesar de si mesma, tem se mostrado
alimentar profundas inconsistências e um processo de pensamento
centralizado, frequentemente criando divisões dentro dos movimentos. É
por isso, por exemplo, que as mulheres, entre 1964 e 1970, começaram a
praticar sua retirada de grupos mistos como forma de afirmação política.
Isso deu origem à estrutura específica de luta do círculo exclusivamente
feminino, que permanece persistente até hoje. Isso foi uma resposta aos
fracassos que vivenciaram ao se posicionarem ao lado de companheiras
que, por não reconhecerem suas necessidades prementes como centrais,
acabaram marginalizando-as, impedindo sua universalização em lutas
coletivas (Siviero, Fare femminismo, 2024, p. 82).
Hoje, a interseccionalidade significa concretamente que a luta de uma
pessoa é verdadeiramente a luta de todos, que reivindicar um espaço de
expressão é "lutar pelo espaço de todos[...]ou seja, não implica apenas
aparências, mas a presença concreta de diferenças objetivas e
subjetivas. É essa presença que tem o poder de estabelecer o diálogo,
sem o qual toda luta pode perecer em mera violência destrutiva e
autodestrutiva" (Tiburi, The Contrary to Solitude, 2020, p. 67).
Significa treinar o pensamento, antes mesmo da ação, em uma empatia
militante que não subestime as necessidades individuais e coletivas e
que seja capaz de manter uma abordagem necessariamente local e uma visão
global.
Em várias partes do mundo, esse sentimento interseccional, que se
revelou um instinto humano antes mesmo de uma construção política, levou
à formulação de práticas contagiosas e replicáveis. É o caso, entre
muitos, da greve sexual, que teve momentos particularmente
significativos em circunstâncias como a de 24 de junho de 2011, quando
trezentas mulheres colombianas de Barbacoas anunciaram uma abstinência
sexual de três meses com o objetivo de obter estradas pavimentadas para
impedir a morte em massa de mulheres em trabalho de parto,
impossibilitadas de chegar ao hospital; assim como nas Filipinas, para
pôr fim a conflitos entre clãs; no sul da Turquia, para garantir redes
públicas de água; no Quênia, Togo e Libéria, para abordar questões
políticas e guerras.
A mesma força motriz sustenta a criação de redes de boicote, que
diariamente buscam não apenas tomar medidas concretas, mas também
combater a retórica opressiva sobre a ineficácia dessa prática. Um
exemplo significativo, dada a relevância atual da questão, é a campanha
internacional BDS, que clama por boicote, desinvestimento e sanções
pelos direitos do povo palestino.
Desse efeito dominó de lutas interseccionais emerge a posição que, mais
do que qualquer outra, parece sugerir práticas de participação direta: o
anarcofeminismo internacionalista. Baseia-se na urgência de considerar a
luta contra o patriarcado como uma luta contra os ideais que sustentam e
nutrem o Estado, o capitalismo e o imperialismo, partindo da consciência
de que feminismo significa abordar os marcadores de opressão de classe
social, gênero, raça e sexualidade, e que uma luta inevitavelmente leva
a outras. Mas, ainda mais simbolicamente, significa que os feminismos
anarquistas se apresentam como um trampolim sólido para um novo
paradigma de militância no qual uma pluralidade de movimentos pode se
concretizar, extraindo força e inspiração dessa heterogeneidade e dessa
incansável ajuda mútua.
Para que tal rede de lutas unidas realmente opere, é necessário rejeitar
ideais, métodos e ferramentas que representam compromisso e persistência
no status quo. Esses ideais, em vez disso, devem ser rejeitados em favor
de alternativas que possam ser buscadas diariamente, tanto
individualmente quanto por meio da participação direta em grupos. O
abstencionismo, em suas diversas formas, não menos importante aquela
relacionada à prática do voto; a subversão das dinâmicas que forçam os
indivíduos a sucumbir a valores e modelos marginalizadores; a sabotagem
da guerra; o boicote massivo e radical a tudo o que reifica o Estado, o
patriarcado e o capitalismo; a solidariedade contínua e transversal das
lutas por meio de grupos de afinidade; a deserção absoluta de todas as
formas de violência e opressão; o afastamento de lugares, contextos e
estilos de vida da sociedade de consumo por meio de práticas como a
autoprodução, a troca e a autoeducação horizontal.
Para combater o derrotismo e o desânimo que grassam no sentimento comum,
é necessário reafirmar a possibilidade do uso diário dessas ferramentas
e sua capacidade de mudar dinâmicas, minimizando o alcance das
contradições e da impotência. Portanto, pensar e agir
interseccionalmente significa nos perguntarmos continuamente o que
podemos fazer quando estamos presos em qualquer dinâmica relacional, ou
quando somos forçados a ser clientes de alguém e consumidores de algo,
interseccionando lutas pelas necessidades de outras subjetividades, como
fazer tudo isso, quem ser ao fazê-lo, qual linguagem escolher, como
estar ao lado dos outros. Significa sempre nos sentirmos agentes de um
ato político, que convoca os outros e que está conectado até mesmo com
coisas e pessoas que podem estar muito distantes, mas ainda assim
sustentáveis. Significa também praticar a compreensão da participação
direta como sempre possível e progressiva, para que pequenos gestos e
ações possam se somar aos dos outros, fortalecendo-se mutuamente e
criando conexões que possam libertar as lutas da autorreferencialidade
aniquiladora e da desintegração das práticas, cada vez mais evidente à
medida que o cenário global se torna mais dramático.
Désirée Carruba Toscano
https://www.sicilialibertaria.it/
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
A-Infos Information Center