|
A - I n f o s
|
|
a multi-lingual news service by, for, and about anarchists
**
News in all languages
Last 30 posts (Homepage)
Last two
weeks' posts
Our
archives of old posts
The last 100 posts, according
to language
Greek_
中文 Chinese_
Castellano_
Catalan_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Francais_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkurkish_
The.Supplement
The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Français_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours
Links to indexes of first few lines of all posts
of past 30 days |
of 2002 |
of 2003 |
of 2004 |
of 2005 |
of 2006 |
of 2007 |
of 2008 |
of 2009 |
of 2010 |
of 2011 |
of 2012 |
of 2013 |
of 2014 |
of 2015 |
of 2016 |
of 2017 |
of 2018 |
of 2019 |
of 2020 |
of 2021 |
of 2022 |
of 2023 |
of 2024
Syndication Of A-Infos - including
RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups
(pt) Italy, UCAD'I #184 - A crise da "placa islâmica" (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]
Date
Thu, 23 May 2024 07:22:12 +0300
Para tentar compreender o que está a acontecer na Faixa de Gaza, na
Cisjordânia e em Israel, é necessário situar a crónica dos
acontecimentos dentro do plano estratégico global que visa redefinir os
equilíbrios geoestratégicos e económicos de um mundo multipolar e plano
. O conflito em curso diz respeito à "placa islâmica" que vai do
Afeganistão até às margens do Mediterrâneo e tem ramificações que se
estendem ao longo do Mediterrâneo até Marrocos e para leste, em direcção
às antigas repúblicas asiáticas soviéticas de língua turca. Esta área é
caracterizada por uma elevada heterogeneidade política e uma grande
instabilidade, determinada pela grande divisão que caracteriza o mundo
islâmico, marcada não só pela divisão entre xiitas e sunitas, mas também
pela divisão em famílias religiosas e políticas de povos que habitam as
diversas entidades estatais presentes neste vasto território. A área é
afectada pelas crescentes ambições da Turquia que quer reconstruir o
sonho imperial que foi o Império Otomano, uma área que vai da África às
ex-Repúblicas Soviéticas islamofóbicas da Ásia Central; A Arábia
Saudita, que se autoproclama líder da componente sunita do Islão,
fortalecida pelo facto de salvaguardar dois dos locais sagrados do
Islão. Medina e Meca; Teerão que acolhe a República Islâmica de
inspiração xiita e se autoproclama capital do xiismo e, no extremo
leste, do Paquistão, uma potência nuclear, que por sua vez desempenha um
papel na área do subcontinente indiano, embora distante A Indonésia,
mais populosa que os países islâmicos, situa-se numa outra área, a placa
Indo-Pacífico.
Um esforço para unir esta área tão complexa ou pelo menos a parte mais
homogênea e relevante dela foi concluído dentro dos Tijolos graças à
iniciativa e ao mérito da política externa chinesa que promoveu a
reconciliação entre a Arábia Saudita e o Irã, que resultou no acordo
para desescalar as relações entre os dois países, assinado em 10 de
Março pelo Irão e pela Arábia Saudita em Pequim com a mediação chinesa,
o que representou uma evolução altamente relevante das relações entre os
Estados no contexto de uma região, a do Golfo Pérsico.[1]
Neste contexto, diferentes objectivos foram prosseguidos pelos Acordos
de Abraham,[2]criados por iniciativa da administração Trump, mas que
permaneceram por implementar devido ao fim do seu mandato. O acordo
promovido pela China foi possível graças ao reduzido interesse pela
iniciativa por parte da administração Biden que deixou o campo aberto à
diplomacia chinesa, mas sobretudo foi facilitado pela retirada dos
Estados Unidos do Afeganistão que parecia deixar espaço para a
diplomacia chinesa e russa operar melhor na área com projeções para o
mundo islâmico. Assim, aproveitando as boas relações entre a Rússia e o
Irão, utilizando as linhas de comunicação entre os membros da OPEP (que
inclui a Arábia Saudita, a Rússia, o Irão) - a diplomacia chinesa
conseguiu alcançar um resultado que surpreendeu os vários interlocutores
internacionais.
Perante o termo do seu mandato presidencial, Biden, sobrecarregado pela
guerra, pela Ucrânia e necessitado de obter resultados na política
externa para melhor ganhar credibilidade perante o eleitorado, reiniciou
a iniciativa dos Protocolos de Abraham que deveriam ter sido assinados
até ao final de 2023.
A "Nova Forma do Algodão"
Para integrar esta iniciativa, Biden reformulou o projeto, renomeando-o
como "Nova Rota do Algodão" que deveria constituir a alternativa à "Rota
da Seda". Este projecto levou à assinatura de um memorando assinado em
Nova Deli à margem dos trabalhos do G20, consiste na criação de um
corredor económico entre a Índia, o Médio Oriente e a Europa, envolve a
criação de uma rede de caminhos-de-ferro, portos e conexões energéticas.
Os países envolvidos são Estados Unidos, Índia, Arábia Saudita, Emirados
Árabes Unidos, Alemanha, França, Itália e União Europeia. O projecto
deverá desenvolver-se ao longo de duas linhas, ferroviária e marítima,
que ligarão a Índia aos países do Golfo,
através de uma rede de caminhos-de-ferro e portos destinada a melhorar
os fluxos comerciais e energéticos do Sul da Ásia para o Golfo Pérsico e
com o objectivo de chegar à Europa, passando pela Jordânia e Israel,
tendo o porto de Haifa como terminal no Mediterrâneo.[3]
As intenções do novo corredor serão reconfigurar o comércio entre os
países da Europa, do Golfo Pérsico e do Sul da Ásia, reduzindo
significativamente o tempo necessário para o transporte de mercadorias
entre estas nações e permitir-nos-á contrariar a China nas relações
comerciais com a Europa.
O projeto disponibiliza recursos de 600 mil milhões de dólares para
apoiar países de baixo e médio rendimento na construção de
infraestruturas sustentáveis e a iniciativa está alinhada com o Global
Gateway, lançado pela Comissão Europeia em 2021 para mobilizar
financiamento até 300 mil milhões de euros para projetos de
infraestruturas. nos países em desenvolvimento
. Tanto a Arábia Saudita, o maior exportador de petróleo do mundo, como
os Emirados Árabes Unidos, o centro financeiro do Médio Oriente, têm
procurado durante anos proteger-se de qualquer perturbação nas rotas
comerciais e energéticas que agora passam exclusivamente através do
Canal de Suez.
Objectivamente, a assinatura deste novo acordo permite uma nova divisão
na placa islâmica, e obriga alguns países a reconhecerem Israel como
interlocutor, liquidando definitivamente a questão palestina, deixando
que enquanto a população de Gaza definhava sob a ditadura do Hamas em
campo de concentração ao ar livre, Israel poderia ter continuado a
praticar tranquilamente a sua política de apartheid na Jordânia,
continuando com a liquidação progressiva mas constante da sua população,
expropriada de todos os direitos e bens.
No novo contexto das relações internacionais, o plano insurreccional do
Hamas encontrou espaço, há muito preparado com a quietude do governo de
Netanyahu, que ao reconhecer a organização terrorista como interlocutora
e gestora da faixa, deu à organização a oportunidade de se preparar para
liderar a atacar isso em
os efeitos tiveram então lugar no dia 7 de Outubro, dando origem ao
massacre dos cidadãos do Estado Judeu que tinham a única culpa de viver
perto da faixa e que faziam parte da população do país mais dedicada a
um possível diálogo com o mundo islâmico, sequestrando mais de 200
pessoas, incluindo mulheres, idosos e crianças, praticando contra eles
todo tipo de violência.
O genocídio dos habitantes de Gaza
Há seis meses o exército do Estado Judeu, liderado pelo açougueiro
Netanyahu, massacra a população da faixa, destruindo tudo o que
encontra, já tendo causado 34 mil mortes, milhares de feridos e
deficientes, sofrimento indescritível, fome, desnutrição e miséria,
enquanto ele não é visto no final da matança.
Este horror que indigna o mundo alienou o Estado Judeu da simpatia da
opinião pública no Ocidente, levou os seus apoiantes e aqueles que têm a
consciência pesada devido ao seu passado anti-semita e à perseguição ao
Judaísmo a demonstrarem a sua solidariedade, tornando-os alavancar a má
consciência pelo que foi a Shoah e o holocausto do povo judeu pelo nazismo.
O que fingimos não compreender é que a solidariedade para com a
população palestiniana não é uma manifestação de anti-semitismo, mas de
oposição ao sionismo, uma doutrina política nacionalista que apoia a
necessidade da existência de um Estado judeu, guardião do destino
messiânico de o povo judeu, favorecido pelo único Deus, que está
destinado a prevalecer sobre os outros povos graças ao pacto que o liga
ao único Deus e a quem a Palestina foi dada exclusivamente, desde as
margens do Jordão até ao mar, sem outras pessoas possam viver lá ao
mesmo tempo.
Depois de seis meses em que uma torrente de destruição e fogo se abateu
sobre Gaza, com o crescimento das ruínas, o horror do sofrimento, as
mortes, os membros amputados, a fome, o desespero e o terror. A
solidariedade do mundo acabou convergindo para a população da faixa,
obrigada a viver em condições desumanas, numa
porção cada vez menor de território, enquanto os estados vizinhos se
recusavam a acolhê-los por medo de refazer experiências passadas,
importando refugiados destinados a permanecer eternamente tais e
constituir uma componente política activa desestabilizadora para os
regimes autoritários que os governam. Ao mesmo tempo, cresce a repressão
da população nativa da Cisjordânia, onde vigora um apartheid cada vez
mais duro e radical e os assassinatos e ataques dos colonos, a sua
violência, o seu abuso de poder contra a população nativa, são
aumentando a cada dia.
A intervenção iraniana
Enquanto o exército israelita se prepara para levar a cabo o ataque
final ao enclave palestiniano em que a população de Gaza está
actualmente amontoada, o Estado Judeu alargou a sua esfera de acção e
decidiu, prosseguindo com os assassinatos selectivos em que é
especialista, destruir com um ataque de mísseis uma sede diplomática
iraniana na Síria para eliminar membros do corpo iraniano Pasdaran (16
pessoas), responsável por manter ligações com as formações
político-militares xiitas (Hamas, Houthis, Hezbollah, Hezbollah
iraquiano Kataib) que constituem o anti -Frente sionista que apoia a
luta palestina. Esta é uma prática consolidada adoptada pelo Estado
Judeu, mas também adoptada pelos Estados Unidos que se reservam o
direito de "punir", com assassinatos selectivos e independentemente de
onde se encontrem, os opositores da sua política que considerem fazer
parte de grupos terroristas e formações.
No entanto, desta vez a República Islâmica, para não perder prestígio
perante os outros estados árabes e os mesmos grupos de resistência
contra o estado judeu, decidiu reagir através de uma resposta calibrada.
Com 72 horas de antecedência, as chancelarias de todos os estados
envolvidos no conflito ou de outra forma interessados foram informadas
de que a República Islâmica atacaria o território do Estado de Israel
com o lançamento de drones e mísseis, proporcionando assim à parte
atacada a possibilidade de organizando sua própria defesa. Na noite de
14 de abril, cerca de 300 dispositivos de vários tipos foram lançados
contra alvos militares localizados em território israelense e
interceptados por aviões norte-americanos, britânicos e franceses que
decolaram de frotas que navegavam no Mar Vermelho e de bases ocidentais
na área para combater os ataques. Na destruição das bombas, um papel
importante foi desempenhado pela Força Aérea da Jordânia, um país árabe,
mas ligado à Grã-Bretanha, que desempenha um papel de ponta no grupo de
Estados que na altura estavam prontos para assinar os Acordos de
Abraham, Estados que pertencem a uma aliança secreta que dispõe de um
sistema de protecção mútua e de avistamento para combater a República
Islâmica e que inclui certamente a Arábia Saudita e parte dos Emirados
do Golfo. A actividade e a coordenação dos Estados Islâmicos dispostos a
assinar os Acordos de Abraham e interessados no projecto da "Nova Rota
do Algodão" foram assim restauradas, mas o tabu da dissuasão e a
doutrina defensiva israelita foram definitivamente quebrados, ainda que
revitalizados por uma ténue resposta adicional. .
Embora no final da acção, que poderíamos definir como demonstrativa, a
República Islâmica tenha declarado que considerava encerrada a disputa
com Israel, relativamente ao bombardeamento da sua representação
diplomática, o Estado Judeu não pode suportar que os acontecimentos
tenham demonstrado que o seu território é acessível de seus inimigos.
O ataque demonstra que a estratégia do Estado Judeu de dissuasão
preventiva em relação aos seus inimigos é agora superada pelas
crescentes capacidades ofensivas dos seus inimigos e, portanto, por
novas acções retaliatórias, embora não recomendadas pelos Estados Unidos
e outros parceiros ocidentais. Por enquanto, o objectivo mais cobiçado
continua por alcançar: a destruição das centrais de enriquecimento de
urânio desenvolvidas pelo governo iraniano para se equipar com armas
nucleares.
Ao mesmo tempo, Israel não renuncia à aniquilação da população de Gaza,
com o objectivo de tornar a faixa colonizável, com a perspectiva de
reivindicar o direito total e exclusivo de explorar os imensos depósitos
de petróleo e gás descobertos ao largo da costa que poderiam, se fosse o
cancelamento da entidade palestiniana em Gaza, mais facilmente seria
dividida exclusivamente entre israelitas e egípcios, eliminando a
terceira roda constituída pela população que vive na costa.
O reino do mal
Se estes são os factos em resumo, algumas considerações são necessárias,
especialmente face ao facto de a imprensa local e os políticos
ocidentais apresentarem, como sempre, o que está a acontecer como um
choque entre o bem e o mal e continuarem a repetir que a única
democracia no Médio Oriente é Israel e que deve ser defendido contra os
Estados muçulmanos e iliberais que o rodeiam, dominados por uma
teocracia obscurantista como a iraniana, que nega toda a liberdade. Por
esta razão, abençoam a guerra e tentam acreditar na ideia de que só uma
derrota externa pode trazer
de volta a liberdade e a democracia a muitos, senão a todos estes
Estados. Esta afirmação constitui uma evidente falsidade e, para
demonstrá-la, basta refletir sobre algumas características dos Estados
envolvidos.
Israel é formalmente um Estado democrático ocidental, onde, no entanto,
o mesmo homem reinou incontestado durante 14 anos, com vários
expedientes, nomeadamente a guerra, e que, embora sujeito a um conjunto
de medidas criminosas, permanece incontestado no poder, depois de ter
tentado organização democrática e constitucional do Estado e depois de
ter cometido crimes sobre os quais os tribunais não tiveram oportunidade
de se pronunciar, graças à posse indiscutível do poder político. Também
não serve para mitigar as suas responsabilidades, salientando que
Netanyahu não goza do apoio de uma grande parte da população, nem é
suficiente para sustentar que a sociedade israelita é tão democrática e
sólida que merece o respeito da comunidade internacional, se
considerarmos que ocupa a Cisjordânia e que neste território exerce o
apartheid contra a população indígena, perseguindo-a e suprimindo os
seus direitos.
A Jordânia é um país governado pela monarquia Hachemita, formalmente
independente mas vassalo do Reino Unido, que de facto trabalha em
concertação com Israel para controlar a população palestiniana que
constitui uma grande parte dos habitantes do país e está directamente
envolvida na Nova Rota do Algodão . O vizinho Iraque é um país devastado
pela guerra contra Saddam Hussein liderada pelos Estados Unidos, que
inventou a existência de armas químicas inexistentes para justificar a
agressão e hoje transformado num país balcanizado para grupos
religiosos. quando era o mais desenvolvido, o mais ocidentalizado, o
mais secular dos países árabes. No Líbano, um país em que está em curso
uma guerra de guerrilha perene com o Estado judeu e contra o qual foram
registados numerosos ataques deste último, é hoje um país dividido e
falido nas mãos de vários grupos políticos, mafiosos e religiosos. O que
podemos dizer do Egipto, cujo governo é governado por um ditador cujos
métodos os italianos tiveram a oportunidade de apreciar durante o caso
Regeni!
Nenhuma solidariedade pode ser demonstrada da nossa parte ao governo do
Irão, que representa a soma daquilo que nós, comunistas anarquistas,
secularistas e inimigos do obscurantismo religioso, abominamos. No país
- como se sabe - está em curso uma guerra civil e de género que vê as
mulheres oprimidas, rebelando-se contra o chauvinismo e o paternalismo
do regime, que
vê as liberdades sindicais reprimidas, que vê todas as liberdades civis
espezinhadas e a economia nas mãos para a corporação Pasdaran, sob o
controle do clero. No entanto, estamos convencidos de que a libertação
do povo iraniano só pode advir da sua luta e não pode depender da ajuda
externa de forças que dizem estar a combater o regime em nome da
democracia, mas que na realidade visam os recursos do país e a sua óleo .
O regime em vigor na Arábia Saudita e os que caracterizam os governos
dos Emirados do Golfo, defensores de valores, de ética, de princípios
que negam qualquer vislumbre de justiça social e de liberdades civis,
causam-nos igualmente sólida repulsa. Estamos convencidos de que todas
as sociedades devem poder desenvolver o seu próprio caminho de
emancipação e secularização que só poderá ocorrer como resultado da
participação das populações no confronto entre classes sociais no
contexto de uma superação definitiva dos legados e lógicas coloniais e
com a escolha dos nossos próprios caminhos, convencidos que estamos da
não superioridade do modelo liberal ocidental e da democracia.
Contudo, para cada uma destas sociedades, para cada um destes povos,
acreditamos que a emancipação só pode partir do interior dos próprios
países e que não pode ser o resultado da chamada "exportação da
democracia" que nada mais é do que uma forma de novo colonialismo e
restauração do domínio dos países ocidentais sobre esta área do mundo.
[1]O texto do acordo assinado em Pequim prevê como objectivo inicial a
reabertura dos respectivos escritórios diplomáticos, encerrados em 2016,
no prazo de dois meses após a assinatura do acordo e a implementação de
dois importantes documentos de cooperação multinível assinados entre o
final da década de 1990 e início da década de 2000, durante aquele que
foi um dos períodos de maior diálogo entre o Irão e a Arábia Saudita.
[2]Os Acordos de Abraham, propostos pela administração Trump, alcançados
em 13 de agosto de 2020, que visam a normalização das relações
diplomáticas entre a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos, outros
estados árabes, Israel e os Estados Unidos, deveriam ter sido
assinados. imediatamente antes do dia 7 de outubro na versão de "Nuova
via del cotone".
[3]A assinatura do memorando foi anunciada durante o evento ' Parceria
para infra-estruturas e investimentos globais e corredor económico
Índia-Oriente Médio-Europa ' para reforçar a Parceria para
Infra-estruturas e Investimentos Globais (Pgii), criada pelo G7.
CG
https://www.ucadi.org/2024/04/25/la-crisi-della-placca-islamica/
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
- Prev by Date:
(pt) France, OCL: Novas ofensivas contra a ZAD de Notre-Dame-des-Landes (ca, de, en, fr, it, tr)[traduccion automatica]
- Next by Date:
(tr) Italy, FDCA, Cantiere #25 - Takis Fotopoulos: Demokrasi özgürlükle bağdaşmaz (ca, de, en, it, pt)[makine çevirisi]
A-Infos Information Center