A - I n f o s

a multi-lingual news service by, for, and about anarchists **
News in all languages
Last 30 posts (Homepage) Last two weeks' posts Our archives of old posts

The last 100 posts, according to language
Greek_ 中文 Chinese_ Castellano_ Catalan_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Francais_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkurkish_ The.Supplement

The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Français_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours

Links to indexes of first few lines of all posts of past 30 days | of 2002 | of 2003 | of 2004 | of 2005 | of 2006 | of 2007 | of 2008 | of 2009 | of 2010 | of 2011 | of 2012 | of 2013 | of 2014 | of 2015 | of 2016 | of 2017 | of 2018 | of 2019 | of 2020 | of 2021 | of 2022 | of 2023 | of 2024

Syndication Of A-Infos - including RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups

(pt) Italy, UCAD'I #184 - A crise da "placa islâmica" (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]

Date Thu, 23 May 2024 07:22:12 +0300


Para tentar compreender o que está a acontecer na Faixa de Gaza, na Cisjordânia e em Israel, é necessário situar a crónica dos acontecimentos dentro do plano estratégico global que visa redefinir os equilíbrios geoestratégicos e económicos de um mundo multipolar e plano . O conflito em curso diz respeito à "placa islâmica" que vai do Afeganistão até às margens do Mediterrâneo e tem ramificações que se estendem ao longo do Mediterrâneo até Marrocos e para leste, em direcção às antigas repúblicas asiáticas soviéticas de língua turca. Esta área é caracterizada por uma elevada heterogeneidade política e uma grande instabilidade, determinada pela grande divisão que caracteriza o mundo islâmico, marcada não só pela divisão entre xiitas e sunitas, mas também pela divisão em famílias religiosas e políticas de povos que habitam as diversas entidades estatais presentes neste vasto território. A área é afectada pelas crescentes ambições da Turquia que quer reconstruir o sonho imperial que foi o Império Otomano, uma área que vai da África às ex-Repúblicas Soviéticas islamofóbicas da Ásia Central; A Arábia Saudita, que se autoproclama líder da componente sunita do Islão, fortalecida pelo facto de salvaguardar dois dos locais sagrados do Islão. Medina e Meca; Teerão que acolhe a República Islâmica de inspiração xiita e se autoproclama capital do xiismo e, no extremo leste, do Paquistão, uma potência nuclear, que por sua vez desempenha um papel na área do subcontinente indiano, embora distante A Indonésia, mais populosa que os países islâmicos, situa-se numa outra área, a placa Indo-Pacífico.
Um esforço para unir esta área tão complexa ou pelo menos a parte mais homogênea e relevante dela foi concluído dentro dos Tijolos graças à iniciativa e ao mérito da política externa chinesa que promoveu a reconciliação entre a Arábia Saudita e o Irã, que resultou no acordo para desescalar as relações entre os dois países, assinado em 10 de Março pelo Irão e pela Arábia Saudita em Pequim com a mediação chinesa, o que representou uma evolução altamente relevante das relações entre os Estados no contexto de uma região, a do Golfo Pérsico.[1]
Neste contexto, diferentes objectivos foram prosseguidos pelos Acordos de Abraham,[2]criados por iniciativa da administração Trump, mas que permaneceram por implementar devido ao fim do seu mandato. O acordo promovido pela China foi possível graças ao reduzido interesse pela iniciativa por parte da administração Biden que deixou o campo aberto à diplomacia chinesa, mas sobretudo foi facilitado pela retirada dos Estados Unidos do Afeganistão que parecia deixar espaço para a diplomacia chinesa e russa operar melhor na área com projeções para o mundo islâmico. Assim, aproveitando as boas relações entre a Rússia e o Irão, utilizando as linhas de comunicação entre os membros da OPEP (que inclui a Arábia Saudita, a Rússia, o Irão) - a diplomacia chinesa conseguiu alcançar um resultado que surpreendeu os vários interlocutores internacionais.
Perante o termo do seu mandato presidencial, Biden, sobrecarregado pela guerra, pela Ucrânia e necessitado de obter resultados na política externa para melhor ganhar credibilidade perante o eleitorado, reiniciou a iniciativa dos Protocolos de Abraham que deveriam ter sido assinados até ao final de 2023.

A "Nova Forma do Algodão"

Para integrar esta iniciativa, Biden reformulou o projeto, renomeando-o como "Nova Rota do Algodão" que deveria constituir a alternativa à "Rota da Seda". Este projecto levou à assinatura de um memorando assinado em Nova Deli à margem dos trabalhos do G20, consiste na criação de um corredor económico entre a Índia, o Médio Oriente e a Europa, envolve a criação de uma rede de caminhos-de-ferro, portos e conexões energéticas. Os países envolvidos são Estados Unidos, Índia, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Alemanha, França, Itália e União Europeia. O projecto deverá desenvolver-se ao longo de duas linhas, ferroviária e marítima, que ligarão a Índia aos países do Golfo,
através de uma rede de caminhos-de-ferro e portos destinada a melhorar os fluxos comerciais e energéticos do Sul da Ásia para o Golfo Pérsico e com o objectivo de chegar à Europa, passando pela Jordânia e Israel, tendo o porto de Haifa como terminal no Mediterrâneo.[3]
As intenções do novo corredor serão reconfigurar o comércio entre os países da Europa, do Golfo Pérsico e do Sul da Ásia, reduzindo significativamente o tempo necessário para o transporte de mercadorias entre estas nações e permitir-nos-á contrariar a China nas relações comerciais com a Europa.
O projeto disponibiliza recursos de 600 mil milhões de dólares para apoiar países de baixo e médio rendimento na construção de infraestruturas sustentáveis e a iniciativa está alinhada com o Global Gateway, lançado pela Comissão Europeia em 2021 para mobilizar financiamento até 300 mil milhões de euros para projetos de infraestruturas. nos países em desenvolvimento
. Tanto a Arábia Saudita, o maior exportador de petróleo do mundo, como os Emirados Árabes Unidos, o centro financeiro do Médio Oriente, têm procurado durante anos proteger-se de qualquer perturbação nas rotas comerciais e energéticas que agora passam exclusivamente através do Canal de Suez.
Objectivamente, a assinatura deste novo acordo permite uma nova divisão na placa islâmica, e obriga alguns países a reconhecerem Israel como interlocutor, liquidando definitivamente a questão palestina, deixando que enquanto a população de Gaza definhava sob a ditadura do Hamas em campo de concentração ao ar livre, Israel poderia ter continuado a praticar tranquilamente a sua política de apartheid na Jordânia, continuando com a liquidação progressiva mas constante da sua população, expropriada de todos os direitos e bens.
No novo contexto das relações internacionais, o plano insurreccional do Hamas encontrou espaço, há muito preparado com a quietude do governo de Netanyahu, que ao reconhecer a organização terrorista como interlocutora e gestora da faixa, deu à organização a oportunidade de se preparar para liderar a atacar isso em
os efeitos tiveram então lugar no dia 7 de Outubro, dando origem ao massacre dos cidadãos do Estado Judeu que tinham a única culpa de viver perto da faixa e que faziam parte da população do país mais dedicada a um possível diálogo com o mundo islâmico, sequestrando mais de 200 pessoas, incluindo mulheres, idosos e crianças, praticando contra eles todo tipo de violência.

O genocídio dos habitantes de Gaza

Há seis meses o exército do Estado Judeu, liderado pelo açougueiro Netanyahu, massacra a população da faixa, destruindo tudo o que encontra, já tendo causado 34 mil mortes, milhares de feridos e deficientes, sofrimento indescritível, fome, desnutrição e miséria, enquanto ele não é visto no final da matança.
Este horror que indigna o mundo alienou o Estado Judeu da simpatia da opinião pública no Ocidente, levou os seus apoiantes e aqueles que têm a consciência pesada devido ao seu passado anti-semita e à perseguição ao Judaísmo a demonstrarem a sua solidariedade, tornando-os alavancar a má consciência pelo que foi a Shoah e o holocausto do povo judeu pelo nazismo.
O que fingimos não compreender é que a solidariedade para com a população palestiniana não é uma manifestação de anti-semitismo, mas de oposição ao sionismo, uma doutrina política nacionalista que apoia a necessidade da existência de um Estado judeu, guardião do destino messiânico de o povo judeu, favorecido pelo único Deus, que está destinado a prevalecer sobre os outros povos graças ao pacto que o liga ao único Deus e a quem a Palestina foi dada exclusivamente, desde as margens do Jordão até ao mar, sem outras pessoas possam viver lá ao mesmo tempo.
Depois de seis meses em que uma torrente de destruição e fogo se abateu sobre Gaza, com o crescimento das ruínas, o horror do sofrimento, as mortes, os membros amputados, a fome, o desespero e o terror. A solidariedade do mundo acabou convergindo para a população da faixa, obrigada a viver em condições desumanas, numa
porção cada vez menor de território, enquanto os estados vizinhos se recusavam a acolhê-los por medo de refazer experiências passadas, importando refugiados destinados a permanecer eternamente tais e constituir uma componente política activa desestabilizadora para os regimes autoritários que os governam. Ao mesmo tempo, cresce a repressão da população nativa da Cisjordânia, onde vigora um apartheid cada vez mais duro e radical e os assassinatos e ataques dos colonos, a sua violência, o seu abuso de poder contra a população nativa, são aumentando a cada dia.

A intervenção iraniana

Enquanto o exército israelita se prepara para levar a cabo o ataque final ao enclave palestiniano em que a população de Gaza está actualmente amontoada, o Estado Judeu alargou a sua esfera de acção e decidiu, prosseguindo com os assassinatos selectivos em que é especialista, destruir com um ataque de mísseis uma sede diplomática iraniana na Síria para eliminar membros do corpo iraniano Pasdaran (16 pessoas), responsável por manter ligações com as formações político-militares xiitas (Hamas, Houthis, Hezbollah, Hezbollah iraquiano Kataib) que constituem o anti -Frente sionista que apoia a luta palestina. Esta é uma prática consolidada adoptada pelo Estado Judeu, mas também adoptada pelos Estados Unidos que se reservam o direito de "punir", com assassinatos selectivos e independentemente de onde se encontrem, os opositores da sua política que considerem fazer parte de grupos terroristas e formações.
No entanto, desta vez a República Islâmica, para não perder prestígio perante os outros estados árabes e os mesmos grupos de resistência contra o estado judeu, decidiu reagir através de uma resposta calibrada. Com 72 horas de antecedência, as chancelarias de todos os estados envolvidos no conflito ou de outra forma interessados foram informadas de que a República Islâmica atacaria o território do Estado de Israel com o lançamento de drones e mísseis, proporcionando assim à parte atacada a possibilidade de organizando sua própria defesa. Na noite de 14 de abril, cerca de 300 dispositivos de vários tipos foram lançados contra alvos militares localizados em território israelense e interceptados por aviões norte-americanos, britânicos e franceses que decolaram de frotas que navegavam no Mar Vermelho e de bases ocidentais na área para combater os ataques. Na destruição das bombas, um papel importante foi desempenhado pela Força Aérea da Jordânia, um país árabe, mas ligado à Grã-Bretanha, que desempenha um papel de ponta no grupo de Estados que na altura estavam prontos para assinar os Acordos de Abraham, Estados que pertencem a uma aliança secreta que dispõe de um sistema de protecção mútua e de avistamento para combater a República Islâmica e que inclui certamente a Arábia Saudita e parte dos Emirados do Golfo. A actividade e a coordenação dos Estados Islâmicos dispostos a assinar os Acordos de Abraham e interessados no projecto da "Nova Rota do Algodão" foram assim restauradas, mas o tabu da dissuasão e a
doutrina defensiva israelita foram definitivamente quebrados, ainda que revitalizados por uma ténue resposta adicional. .
Embora no final da acção, que poderíamos definir como demonstrativa, a República Islâmica tenha declarado que considerava encerrada a disputa com Israel, relativamente ao bombardeamento da sua representação diplomática, o Estado Judeu não pode suportar que os acontecimentos tenham demonstrado que o seu território é acessível de seus inimigos.
O ataque demonstra que a estratégia do Estado Judeu de dissuasão preventiva em relação aos seus inimigos é agora superada pelas crescentes capacidades ofensivas dos seus inimigos e, portanto, por novas acções retaliatórias, embora não recomendadas pelos Estados Unidos e outros parceiros ocidentais. Por enquanto, o objectivo mais cobiçado continua por alcançar: a destruição das centrais de enriquecimento de urânio desenvolvidas pelo governo iraniano para se equipar com armas nucleares.
Ao mesmo tempo, Israel não renuncia à aniquilação da população de Gaza, com o objectivo de tornar a faixa colonizável, com a perspectiva de reivindicar o direito total e exclusivo de explorar os imensos depósitos de petróleo e gás descobertos ao largo da costa que poderiam, se fosse o cancelamento da entidade palestiniana em Gaza, mais facilmente seria dividida exclusivamente entre israelitas e egípcios, eliminando a terceira roda constituída pela população que vive na costa.

O reino do mal

Se estes são os factos em resumo, algumas considerações são necessárias, especialmente face ao facto de a imprensa local e os políticos ocidentais apresentarem, como sempre, o que está a acontecer como um choque entre o bem e o mal e continuarem a repetir que a única democracia no Médio Oriente é Israel e que deve ser defendido contra os Estados muçulmanos e iliberais que o rodeiam, dominados por uma teocracia obscurantista como a iraniana, que nega toda a liberdade. Por esta razão, abençoam a guerra e tentam acreditar na ideia de que só uma derrota externa pode trazer
de volta a liberdade e a democracia a muitos, senão a todos estes Estados. Esta afirmação constitui uma evidente falsidade e, para demonstrá-la, basta refletir sobre algumas características dos Estados envolvidos.
Israel é formalmente um Estado democrático ocidental, onde, no entanto, o mesmo homem reinou incontestado durante 14 anos, com vários expedientes, nomeadamente a guerra, e que, embora sujeito a um conjunto de medidas criminosas, permanece incontestado no poder, depois de ter tentado organização democrática e constitucional do Estado e depois de ter cometido crimes sobre os quais os tribunais não tiveram oportunidade de se pronunciar, graças à posse indiscutível do poder político. Também não serve para mitigar as suas responsabilidades, salientando que Netanyahu não goza do apoio de uma grande parte da população, nem é suficiente para sustentar que a sociedade israelita é tão democrática e sólida que merece o respeito da comunidade internacional, se considerarmos que ocupa a Cisjordânia e que neste território exerce o apartheid contra a população indígena, perseguindo-a e suprimindo os seus direitos.
A Jordânia é um país governado pela monarquia Hachemita, formalmente independente mas vassalo do Reino Unido, que de facto trabalha em concertação com Israel para controlar a população palestiniana que constitui uma grande parte dos habitantes do país e está directamente envolvida na Nova Rota do Algodão . O vizinho Iraque é um país devastado pela guerra contra Saddam Hussein liderada pelos Estados Unidos, que inventou a existência de armas químicas inexistentes para justificar a agressão e hoje transformado num país balcanizado para grupos religiosos. quando era o mais desenvolvido, o mais ocidentalizado, o mais secular dos países árabes. No Líbano, um país em que está em curso uma guerra de guerrilha perene com o Estado judeu e contra o qual foram registados numerosos ataques deste último, é hoje um país dividido e falido nas mãos de vários grupos políticos, mafiosos e religiosos. O que podemos dizer do Egipto, cujo governo é governado por um ditador cujos métodos os italianos tiveram a oportunidade de apreciar durante o caso Regeni!
Nenhuma solidariedade pode ser demonstrada da nossa parte ao governo do Irão, que representa a soma daquilo que nós, comunistas anarquistas, secularistas e inimigos do obscurantismo religioso, abominamos. No país - como se sabe - está em curso uma guerra civil e de género que vê as mulheres oprimidas, rebelando-se contra o chauvinismo e o paternalismo do regime, que
vê as liberdades sindicais reprimidas, que vê todas as liberdades civis espezinhadas e a economia nas mãos para a corporação Pasdaran, sob o controle do clero. No entanto, estamos convencidos de que a libertação do povo iraniano só pode advir da sua luta e não pode depender da ajuda externa de forças que dizem estar a combater o regime em nome da democracia, mas que na realidade visam os recursos do país e a sua óleo .
O regime em vigor na Arábia Saudita e os que caracterizam os governos dos Emirados do Golfo, defensores de valores, de ética, de princípios que negam qualquer vislumbre de justiça social e de liberdades civis, causam-nos igualmente sólida repulsa. Estamos convencidos de que todas as sociedades devem poder desenvolver o seu próprio caminho de emancipação e secularização que só poderá ocorrer como resultado da participação das populações no confronto entre classes sociais no contexto de uma superação definitiva dos legados e lógicas coloniais e com a escolha dos nossos próprios caminhos, convencidos que estamos da não superioridade do modelo liberal ocidental e da democracia.
Contudo, para cada uma destas sociedades, para cada um destes povos, acreditamos que a emancipação só pode partir do interior dos próprios países e que não pode ser o resultado da chamada "exportação da democracia" que nada mais é do que uma forma de novo colonialismo e restauração do domínio dos países ocidentais sobre esta área do mundo.

[1]O texto do acordo assinado em Pequim prevê como objectivo inicial a reabertura dos respectivos escritórios diplomáticos, encerrados em 2016, no prazo de dois meses após a assinatura do acordo e a implementação de dois importantes documentos de cooperação multinível assinados entre o final da década de 1990 e início da década de 2000, durante aquele que foi um dos períodos de maior diálogo entre o Irão e a Arábia Saudita.
[2]Os Acordos de Abraham, propostos pela administração Trump, alcançados em 13 de agosto de 2020, que visam a normalização das relações diplomáticas entre a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos, outros estados árabes, Israel e os Estados Unidos, deveriam ter sido
assinados. imediatamente antes do dia 7 de outubro na versão de "Nuova via del cotone".
[3]A assinatura do memorando foi anunciada durante o evento ' Parceria para infra-estruturas e investimentos globais e corredor económico Índia-Oriente Médio-Europa ' para reforçar a Parceria para Infra-estruturas e Investimentos Globais (Pgii), criada pelo G7.

CG

https://www.ucadi.org/2024/04/25/la-crisi-della-placca-islamica/
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
A-Infos Information Center