A - I n f o s

a multi-lingual news service by, for, and about anarchists **
News in all languages
Last 30 posts (Homepage) Last two weeks' posts Our archives of old posts

The last 100 posts, according to language
Greek_ 中文 Chinese_ Castellano_ Catalan_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Francais_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkurkish_ The.Supplement

The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Français_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours

Links to indexes of first few lines of all posts of past 30 days | of 2002 | of 2003 | of 2004 | of 2005 | of 2006 | of 2007 | of 2008 | of 2009 | of 2010 | of 2011 | of 2012 | of 2013 | of 2014 | of 2015 | of 2016 | of 2017 | of 2018 | of 2019 | of 2020 | of 2021 | of 2022 | of 2023 | of 2024

Syndication Of A-Infos - including RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups

(pt) Italy, UCAD'I #184 - Putin e Zelensky são iguais a nós (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]

Date Tue, 21 May 2024 08:06:30 +0300


Para Charles Michel, presidente do Conselho Europeu, os cidadãos da União Europeia devem estar preparados para a guerra e por isso este burocrata, criminoso e irresponsável, tirou o pó do brocado romano "Se queres a paz, prepara-te para a guerra" . O primeiro passo nesta direcção é convencer as populações europeias de que devem mobilizar-se para se defenderem do agressor, um ditador sangrento que atacou um país sinceramente democrático: a Ucrânia. O país agressor, a Rússia, é animado por aspirações imperiais, é governado por um governo ditatorial, que faz guerra a um país democrático e liberal, que garante aos seus cidadãos as liberdades civis típicas das democracias ocidentais.
Esta narrativa é falsa, porque se é verdade que a Rússia é governada por um autocrata que acaba de ser reeleito por plebiscito por uma votação sem adversários, ela é rigidamente controlada e orientada pela propaganda do regime e pelo medo de represálias contra os cidadãos dissidentes.; se é verdade que as tropas deste país, durante um conflito já em curso desde 2014, invadiram o território da Ucrânia em 24 de Fevereiro de 2021, também é verdade que a Ucrânia é um país tudo menos democrático, muito semelhante à Rússia, em onde as minorias linguísticas, étnicas e religiosas são reprimidas, onde as liberdades democráticas liberais são negadas, onde 11 partidos políticos foram proibidos antes do início da guerra, onde milícias e grupos de direita são desenfreados, alimentando o ódio religioso, étnico e político; onde vigora a lei marcial, onde o Presidente da República funciona em regime de prorrogação, tendo
adiado as eleições, apesar de o seu mandato ter expirado. Em ambos os países, uma profunda desigualdade social divide os cidadãos, enquanto a economia dos dois países é completamente controlada por oligarcas que se deleitam com os restos do que foi o Estado socialista, dividindo os seus despojos; a desigualdade económica e social é acompanhada pela negação dos direitos individuais e das liberdades civis.
Perante estes factos, há quem afirme que a degeneração do Estado liberal que ocorre na Ucrânia é o resultado da guerra; que o país foi forçado a adoptar a lei marcial para lidar com o conflito, a adiar as eleições indefinidamente devido às dificuldades na sua realização; que em tempos de guerra as liberdades civis, incluindo a liberdade religiosa, são suspensas, assim como os direitos das minorias; que, em suma, existe uma situação de emergência que requer regras especiais; Mas este não é o caso porque a Ucrânia, já antes de 24 de Fevereiro de 2021, era governada por um regime iliberal, caracterizado pelas mesmas violações de direitos que relatamos, uma vez que reprimia minorias linguísticas e étnicas numa guerra entre religiões sem limites; confissões; proliferaram formações paramilitares de direita que se destacaram pelas suas ações de represália contra as minorias dentro do país, prova disso é que a guerra civil no Donbass já estava em curso.
Em nome da defesa deste regime, que é tudo menos democrático e liberal, a liderança política da União Europeia está a sangrar os recursos dos povos da União, envolvendo-os numa guerra por procuração contra a Rússia que tem como único resultado causar massacres as populações ucraniana e russa nos campos de batalha e enviar milhares de jovens, homens e mulheres, para a morte, com a circunstância agravante de que no campo de batalha os povos de dois países outrora irmãos, que têm tradições e origens comuns e cujas populações são alvo de bombardeamentos sem barreiras.
Deveríamos também ter a honestidade de dizer que, embora a Ucrânia tenha uma população quatro vezes menor que a da Rússia, o resultado é que toda uma geração de ucranianos com idades compreendidas entre os 19 e os 27 anos (a idade do recrutamento) é apagada da história ou dispersa no que resta da o país, mutilado por feridas horríveis resultantes da guerra nos campos de batalha e dos bombardeamentos; A Rússia, por outro lado, que tem 144 milhões de habitantes, pode alimentar o massacre com um número infinitamente maior de vítimas recrutadas em grande parte nas camadas mais pobres e desfavorecidas do país.
Tomando nota deste radical desequilíbrio de forças, não somos tão cínicos a ponto de desejar a morte por procuração do povo da Ucrânia ou do povo russo e confrontados com o pedido de tomar partido na defesa dos interesses dos oligarcas de um ou a outra parte, de um Estado ou de outro, dizemos não à guerra e recusamos o jogo de escolher entre "atacados e agressores". Estamos convencidos de que a única verdade em relação à Ucrânia é que há duas vítimas da guerra: os povos de ambos os países.

O povo se defende o melhor que pode

Arrastados para a guerra, tanto o povo ucraniano como o russo defendem-se o melhor que podem. Os ucranianos, oprimidos pelo invasor e pelos bombardeamentos, deixaram o país cerca de 8 milhões. É claro que esta primeira reacção resultou da necessidade de se salvarem, mas para muitos deles esta escolha consolidou-se e estima-se que cerca de 300 mil ucranianos, potenciais soldados alistados, se recusem hoje a regressar ao país, prova O motivo disto é que o governo ucraniano, com falta de homens e mulheres para enviar para a frente, pediu aos países anfitriões que os enviassem à força de volta à sua terra natal, sem sucesso. A situação também não é melhor no país, porque o governo ucraniano não consegue aprovar uma lei que alargue o recrutamento para além dos 27 anos de idade. Numa tentativa de recrutar tropas para enviar para a frente, a Rada restringiu o recrutamento a jovens de 25 anos; enquanto no Parlamento estamos a discutir que as patrulhas do exército recrutam à força homens e mulheres, para os enviar para a frente e há muitos que, para escapar à mobilização forçada, vivem na verdade clandestinamente no país, aproveitando as dificuldades de controlo do território através de as autoridades estatais, prejudicadas pelo estado de guerra.
Muitos são os que, pelo mesmo motivo, recorrem à corrupção e pagam médicos e recrutadores para ficarem isentos de serem chamados às armas. Mesmo que seja pouco conhecido, o mesmo acontece na Rússia, onde aqueles que puderam emigraram antes do bloqueio das fronteiras: os esquivadores russos estão presentes na Sérvia como nas antigas repúblicas soviéticas da Ásia, na Geórgia como na Arménia ou têm refugiados nas antigas repúblicas turcas soviéticas da Ásia.
A incidência do fenómeno é certamente numericamente menor na Rússia do que na Ucrânia devido ao facto de existir uma enorme desproporção entre a população mobilizável nos dois países, mas isso não significa que as populações estejam tão inclinadas à guerra.

Atacados e agressores

No Ocidente, o apoio à Ucrânia é geralmente justificado pela alegação de que é vítima de agressão, resultado de uma clara violação do direito internacional. Esta narrativa é enganosa e só funciona se começarmos a narrar os factos a partir da data de início da chamada "operação especial", implementada pela Rússia, ignorando o facto de o conflito entre os dois países já ter começado em 2014, com o secessão das províncias orientais da Ucrânia, afectadas pela mudança da economia do país para o Ocidente e pela crise do sector industrial e mineiro localizado nas áreas da Ucrânia que viviam e prosperavam graças às matérias-primas fornecidas a custos políticos pela Rússia e tinham como saída para o mercado daquele país. O sacrifício da economia daqueles territórios alimentou, portanto, as tendências separatistas das populações, agravadas pelos ataques de milícias e grupos políticos de direita, formados principalmente nas zonas ocidentais do país. (ver formação paramilitar neonazista Azof e similares). De facto, um papel importante na explosão do conflito foi desempenhado pelo nacionalismo ucraniano, fortemente apoiado por aquela parte do clero ortodoxo ligada ao Patriarcado Ecuménico de Constantinopla e pelo uso que o Departamento de Estado fez desta estrutura eclesiástica para efeitos de assumindo o controle dos países de maioria ortodoxa na Europa Oriental, retirando-os da hegemonia exercida pelo Patriarcado de Moscou.[1]
Mas a crise ucraniana explodiu sobretudo quando o nacionalismo ucraniano e as suas estratégias destinadas a trazer o país para a União Europeia e para a NATO combinaram com os esforços de desestabilização da política da União Europeia empreendidos pela Grã-Bretanha no momento do planeamento do Brexit e acentuados após a sua implementação . O papel da diplomacia inglesa, por um lado, no descarrilamento dos acordos de Minsk e, por outro, no esforço secreto e disfarçado para armar a Ucrânia, treinando os seus serviços secretos e tropas especiais, especialmente depois de 2014 e consequentemente dos acontecimentos que se seguiram aos confrontos na Praça Maidan , no interesse dos EUA em colocar a economia europeia em crise, cortando as suas relações económicas e comerciais com a Rússia.

Os objetivos da Grã-Bretanha de desestabilizar o eixo euro russo

A implementação do Brexit separou definitivamente os destinos da Grã-Bretanha dos da Europa continental. A partir desse momento, a política externa inglesa resumiu o seu objectivo histórico como uma prioridade: dividir a Europa continental, enfraquecê-la, para que nunca e em qualquer caso pudesse constituir um perigo para a Inglaterra, uma vez do ponto de vista militar, hoje em dia. o plano económico e financeiro. Tornou-se assim uma prioridade minar a economia continental, baseada na altura num baixo custo de energia - gás e petróleo - fruto de uma parceria com a Rússia que obteve investimentos em troca e se tornou efectivamente no parceiro comercial e político preferido da Europa continental. . Daí a aversão inglesa (e americana) à entrada em funcionamento do Nord Stream 2 que teria permitido o fornecimento de petróleo e gás da Rússia a preços baixos, conferindo elevada competitividade aos bens produzidos
na Europa. Teria sido possível minimizar os custos de produção e reduzir os custos de importação de energia, evitando o pagamento de direitos de passagem para oleodutos e gasodutos em países transfronteiriços, dando ao gasoduto do Atlântico Norte autonomia operacional a custos mais baixos. A oportunidade de influenciar esta estrutura é oferecida pelo fim do mandato político de Angela Merkel, a grande protectora e garante destas relações, prova disso é que o terminal Nord Stream 2 em solo alemão não se localizou por acaso no lander de origem do ex-primeiro-ministro.
O incumprimento dos acordos de Minsk, após a segunda tentativa de os implementar, leva Putin a jogar a carta de uma invasão punitiva, apoiando-se num conhecimento insuficiente da situação política que entretanto evoluiu na Ucrânia, subestimando os laços profundos estabelecidos por tanto pelos Estados Unidos como pela Grã-Bretanha, em concertação com o Patriarcado Ecuménico para fortalecer a estabilidade social e política do nacionalismo ucraniano.[2]
A invasão, que se materializou na tentativa de tomada de Kiev, implementando uma espécie de golpe de Estado nos moldes dos da URSS contra os países satélites, as represálias, os massacres que se seguiram ao fracasso da operação, como o de Buca, perpetrado em março de 2022. nada mais fez do que fortalecer o nacionalismo ucraniano na primeira fase da
guerra e alimentar o apelo às armas em defesa da nação atacada.
A resistência inesperada do governo Zelensky levou tanto a NATO como os Estados Unidos e a Grã-Bretanha a tentarem a carta da guerra por procuração. Daí o crescente apoio em armamento e financiamento à guerra ucraniana e o empenho dos países da NATO em alimentar o conflito, fornecendo sempre novas armas ao exército ucraniano, enquanto um a cuidadosa propaganda de guerra alimentou a ideia de que a Rússia poderia ser derrotada pela resistência heróica de um povo e alimentou a narrativa de que a defesa da Ucrânia era essencial para defender o Ocidente atacado.
A retirada da força invasora que tinha penetrado no país, rumo a Kiev, foi substituída pela Rússia por uma remodulação da intervenção, calibrada na defesa da Crimeia e na anexação dos oblasts separatistas, avançando numa frente com mais de 1000 km de extensão que começa em Kharkiv e vai até Odessa, enquanto os contínuos bombardeamentos atingem as infra-estruturas do país, reduzindo-o a um monte de escombros, poluindo os seus solos e águas, minando o seu território e transformando a guerra num choque de posições que em dois anos, destruiu literalmente o tecido conjuntivo e destacou a desproporção existente entre o potencial dos dois contendores.
Do ponto de vista estratégico, a Rússia conseguiu ocupar as costas do Mar de Azov quase chegando ao porto de Odessa e ao estuário do Dnieper e adquirir o controle quase total de 4 oblasts orientais (Donnes'k, Lugans'k,. Zaporizzja, Kerson), mesmo que a linha da frente seja incerta e móvel. As tropas ucranianas enfrentam grandes dificuldades devido à escassez de munições, à inferioridade das tropas a serem destacadas e à falta de cobertura aérea.
Do lado ocidental, os únicos que alcançaram os seus objectivos foram os britânicos e os seus aliados que, recorrendo aos serviços secretos ucranianos, às suas próprias equipas de sabotadores treinados, conseguiram explodir o Nord Stream 2 e ordenar o seu abandono. As sanções lançadas contra a Rússia como actos de retaliação à invasão da Ucrânia quase eliminaram as importações de petróleo e gás da Rússia, redireccionando os fornecimentos europeus para outras áreas do mundo e tornando competitivo o gás liquefeito produzido nos EUA, para o qual muitos países europeus foram forçados para se orientarem, tendo que aceitar o custo mais elevado do produto.
A economia europeia teve de suportar os efeitos desta reestruturação dos custos de produção e de apoio à guerra ucraniana, provocada pelo fluxo de migrantes devido à guerra, pelo custo das armas necessárias ao conflito, pela manutenção da União Ucraniana Estado, de facto fracassou, com o resultado de ter que desistir de grande parte dos projectos verdes para a sua economia, a entrada em recessão técnica do país economicamente mais avançado, a Alemanha, a adopção de uma política geral de rearmamento e o aumento das despesas militares, uma crise muito violenta da política agrícola comum que constitui o sector destinado a pagar o preço da adesão da Ucrânia à União Europeia.

A frente interna

Após 26 meses de guerra, a situação no terreno parece ter atingido um ponto de viragem. A guerra custou mais de um milhão de mortos e feridos; as vítimas civis de ambos os lados são difíceis de calcular; transformou-se de uma guerra de movimento em guerra de trincheiras. No entanto, enquanto a Rússia continua a mobilizar novas tropas e a colocá-las no campo de batalha,
a Ucrânia está agora com falta de recursos humanos e o apelo às armas da população entre os 19 e os 25 anos regista uma forte resistência ao alistamento militar e uma recusa crescente em aceitar o recrutamento obrigatório. o recrutamento, o crescimento dos desertores, a recusa dos expatriados em regressar ao país para lutar.
O estado de guerra, a imposição da lei marcial, o crescimento do ódio e do ressentimento, a intersecção com a mobilização contra a Rússia da guerra entre as diferentes confissões religiosas do país, os fenómenos de corrupção, de acumulação de lucros de guerra, o crescente o ódio entre diferentes grupos étnicos e grupos linguísticos, que agora envolve populações de língua húngara, de língua romena e de língua romena, para não mencionar a presença persistente de populações de língua russa, mina a resistência ucraniana a partir de dentro.[3]
Os únicos resultados que o governo Zelensky pode orgulhar-se de ter alcançado dizem respeito à promessa de adesão acelerada, sem condições e sem qualquer respeito pelos parâmetros estabelecidos pelos Tratados de entrada na comunidade europeia e na NATO, a perspectiva de poder sobrecarregar os custos da reconstrução do país sobre os investidores internacionais e sobre a Europa, considerando o facto de ser impensável que a Rússia assuma os danos da guerra; a vantagem de ter financiamento contínuo disponível para apoiar uma economia que enfrenta dificuldades crescentes de recuperação e desenvolvimento, também tendo em
conta a destruição do tecido agrícola e industrial do país, a sua poluição, a enorme presença de material bélico em todo o seu território, também face a uma diminuição crescente da população do país. Um dos efeitos seguros desta guerra é, de facto, uma crise demográfica desastrosa e intransponível da população ucraniana, que viu as classes férteis da sua população perecerem nos campos de batalha.
Tudo isto acontece enquanto o agressor russo se fortalece, mobilizando mais 150.000 homens, ainda que em parte destinados a lidar com a expansão das fronteiras com os países da NATO, enquanto a indústria de armamento russa entrou agora em pleno funcionamento, trabalhando em três 8- turnos de uma hora por 24 horas e produzindo novos armamentos, a tal ponto que
o arsenal que o país possuía antes do início das operações na Ucrânia foi total ou quase totalmente substituído por novas armas produzidas nestes dois anos, cuja utilização, testada no campo de batalha, viu crescer a sua eficácia destrutiva, como por exemplo aconteceu com bombas voadoras.
Apesar das decisões do Ocidente de proceder ao rearmamento e à conversão das suas indústrias para a produção de armamento, o tempo necessário para implementar esta reconversão exige o prolongamento do conflito por mais dois anos. Nos círculos ocidentais - onde há toda a intenção de continuar a matança - pensa-se que este objectivo será alcançado através do fornecimento de um número substancial de aviões de combate F 16 à Ucrânia, que deverão entrar na linha para coincidir com a ofensiva da primavera russa.
Os resultados de uma possível batalha aérea, no entanto, não serão capazes de alterar o resultado final da guerra e isto não se deve ao facto de a Rússia, em última análise, manter a opção de poder utilizar armas nucleares tácticas, mas porque os tempos de mobilização e as forças que dois lados conseguem colocar no campo de batalha são tão proporcionais que não suportam comparação no longo prazo. Pelo menos esta é a principal razão que exige a procura da paz e a necessidade de discussão com base numa negociação credível que tenha em conta os interesses mútuos no terreno e, acima de tudo, que não sacrifique os dois povos induzidos a ir para guerra.

Nossa posição sobre a guerra ucraniana

A nossa aversão à guerra não surge apenas da profunda convicção de que serve às classes dominantes forçar as classes subordinadas a massacrarem-se umas às outras em nome dos interesses de todos aqueles que lucram com a guerra. Portanto, ao analisar as razões e causas dos conflitos, inclinamo-nos a investigar as suas causas económicas e sociais, independentemente de um respeito abstrato pelas regras do direito internacional que deveriam regular as relações entre os povos. É por esta razão que consideramos o ucraniano um dos 60 conflitos actualmente em curso no mundo, como parte dessa guerra em curso entre as grandes potências para alcançar uma nova estrutura de relações económicas entre as diferentes áreas do planeta e, portanto, evitamos cair na armadilha das avaliações éticas e morais, antes de olharmos para os factos e interesses que este embate implica. Estamos longe de pertencer aos apoiantes do Ocidente e do chamado sistema democrático-liberal, bem como aos pertencentes a sistemas autocráticos, e temos como estrela-guia o interesse do povo, o seu bem-estar, a aspiração pela liberdade e pela paz e pela coexistência mútua, sem destruir o ambiente e o planeta.
Por esta razão, afirmamos que a guerra em curso entre a Ucrânia e a Rússia tem razões económicas profundas e complexas que preocupam tanto os autocratas e os oligarcas dos dois países empenhados em competir pelo controlo da economia e das matérias-primas da Ucrânia e da Rússia, como razões e interesses de um carácter estratégico internacional relativo ao equilíbrio entre as diferentes áreas económicas do planeta. É portanto que, partindo do ponto de vista dos cidadãos que vivem no espaço europeu, acreditamos que é do interesse dos povos de toda a Europa decidirem se organizam a sua economia tendo como referência um eixo de desenvolvimento relação entre o espaço europeu e a Rússia, como aconteceu antes da crise da Ucrânia, ou olhar para uma relação no eixo norte-sul e manter uma parceria económica e social com África.
Consideramos, portanto, a defesa da democracia liberal ainda menos do que uma folha de figueira atrás da qual o Ocidente se esconde para defender interesses económicos e de poder e, ao mesmo tempo, fazemos um julgamento severo e opomo-nos veementemente às razões éticas e morais pelas quais Putin e os seus o capelão estatal Kjrill são os portadores, que - aliás - não são diferentes daqueles apoiados pelo autoproclamado Patriarca Epifânio da Igreja cismática Ucraniana e pelo próprio Patriarca de Constantinopla Bartolomeu, aliados do Ocidente. por este ou aquele sacerdote cuja voracidade e interesses visando a posse de poder espiritual e material não queremos defender, como demonstram as expropriações, pelo Estado, de bens eclesiásticos actualmente em curso na Ucrânia. Um profundo desprezo leva-nos a rejeitar com força as conspirações destes chacais que se alimentam dos mortos de ambos os lados, revestindo-se de valores que na realidade mascaram os interesses materiais e o exercício do poder.
Não temos interesse em justificar o papel e a função do insensato Stoltenberg, eterno secretário de uma organização militar criminosa que tem repleto a sua história inglória com repetidas intervenções nos mais variados países (Afeganistão, Iraque, etc.), tendo a única capacidade de perder guerras e massacrar os seus próprios soldados e os inimigos, cometendo crimes de guerra atrozes, seguindo a lógica e utilizando métodos que não são nada diferentes dos de companhias mercenárias russas como a Wagner.
Nenhum julgamento moral sobre as razões desta guerra, nenhuma rendição disfarçada por trás da defesa de valores ideais, sejam eles do Ocidente ou da democracia liberal, mas uma comparação com base em considerações de mero interesse estratégico e económico que devem ser avaliadas tendo em conta em conta quando forem compatíveis com a manutenção da paz e do respeito pelos outros povos, chamados a uma luta comum pela libertação da exploração do homem pelo homem e pela construção de uma sociedade de pessoas livres e iguais, que abole a exploração e permita que todos tenham igualdade de acesso às coisas boas da vida.
Estamos firmemente convencidos de que a única guerra que é correcta travar é a guerra de classes contra os capitalistas e os patrões exploradores, quer estes se disfarcem de empresários ricos e liberais, quer de oligarcas ao serviço deste ou daquele ditador, que afirmam agir em nome de do povo ou da liberdade de empresa, quer sejam agentes de um Estado ou de um
regime autocrático. Sabemos que uma compreensão clara do que está a acontecer no quadro político internacional é um dos pontos de partida para uma visão coerente e racional das relações entre classes e o pré-requisito necessário a partir do qual podemos avançar para orientar a nossa acção política.

[1]G. Cimbalo, A evolução das relações entre Estado e Igrejas na Nova Ucrânia . Em busca da Autocefalia em "Direito e Religiões" 2-2020, pp. 252-304, https://www.giovannicimbalo.it
[2]G. Cimbalo, ID., O papel tácito das Igrejas no conflito russo-ucraniano , em "Lei e religiões" n. 2 de 2021, pp. 487-512.
[3]O colapso da frente interna na Ucrânia , Boletim Crescita Politica, n. 180, 2023; Duas considerações sobre a Ucrânia , Boletim de Crescimento Político, n. 176, 2023; Os fracassos da guerra ucraniana , Boletim Crescita Politica, n. 170, 2023; As causas económicas da guerra ucraniana , Boletim Crescita Politica, n. 160, 2023; Guerra na Ucrânia: a trilha britânica , Boletim Crescita Politica, n. 158, 2022; A Ucrânia de Zelesky antes de Putin , Boletim de Crescimento Político, n. 158, 2022; O mendigo e o ditador , Boletim Crescita Politica, n. 183, 2024.

GL

https://www.ucadi.org/2024/04/25/putin-e-zelensky-per-noi-pari-sono/
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
A-Infos Information Center