|
A - I n f o s
|
|
a multi-lingual news service by, for, and about anarchists
**
News in all languages
Last 30 posts (Homepage)
Last two
weeks' posts
Our
archives of old posts
The last 100 posts, according
to language
Greek_
中文 Chinese_
Castellano_
Catalan_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Francais_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkurkish_
The.Supplement
The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Français_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours
Links to indexes of first few lines of all posts
of past 30 days |
of 2002 |
of 2003 |
of 2004 |
of 2005 |
of 2006 |
of 2007 |
of 2008 |
of 2009 |
of 2010 |
of 2011 |
of 2012 |
of 2013 |
of 2014 |
of 2015 |
of 2016 |
of 2017 |
of 2018 |
of 2019 |
of 2020 |
of 2021 |
of 2022 |
of 2023 |
of 2024
Syndication Of A-Infos - including
RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups
(pt) Italy, UCAD'I #184 - Putin e Zelensky são iguais a nós (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]
Date
Tue, 21 May 2024 08:06:30 +0300
Para Charles Michel, presidente do Conselho Europeu, os cidadãos da
União Europeia devem estar preparados para a guerra e por isso este
burocrata, criminoso e irresponsável, tirou o pó do brocado romano "Se
queres a paz, prepara-te para a guerra" . O primeiro passo nesta
direcção é convencer as populações europeias de que devem mobilizar-se
para se defenderem do agressor, um ditador sangrento que atacou um país
sinceramente democrático: a Ucrânia. O país agressor, a Rússia, é
animado por aspirações imperiais, é governado por um governo ditatorial,
que faz guerra a um país democrático e liberal, que garante aos seus
cidadãos as liberdades civis típicas das democracias ocidentais.
Esta narrativa é falsa, porque se é verdade que a Rússia é governada por
um autocrata que acaba de ser reeleito por plebiscito por uma votação
sem adversários, ela é rigidamente controlada e orientada pela
propaganda do regime e pelo medo de represálias contra os cidadãos
dissidentes.; se é verdade que as tropas deste país, durante um conflito
já em curso desde 2014, invadiram o território da Ucrânia em 24 de
Fevereiro de 2021, também é verdade que a Ucrânia é um país tudo menos
democrático, muito semelhante à Rússia, em onde as minorias
linguísticas, étnicas e religiosas são reprimidas, onde as liberdades
democráticas liberais são negadas, onde 11 partidos políticos foram
proibidos antes do início da guerra, onde milícias e grupos de direita
são desenfreados, alimentando o ódio religioso, étnico e político; onde
vigora a lei marcial, onde o Presidente da República funciona em regime
de prorrogação, tendo
adiado as eleições, apesar de o seu mandato ter expirado. Em ambos os
países, uma profunda desigualdade social divide os cidadãos, enquanto a
economia dos dois países é completamente controlada por oligarcas que se
deleitam com os restos do que foi o Estado socialista, dividindo os seus
despojos; a desigualdade económica e social é acompanhada pela negação
dos direitos individuais e das liberdades civis.
Perante estes factos, há quem afirme que a degeneração do Estado liberal
que ocorre na Ucrânia é o resultado da guerra; que o país foi forçado a
adoptar a lei marcial para lidar com o conflito, a adiar as eleições
indefinidamente devido às dificuldades na sua realização; que em tempos
de guerra as liberdades civis, incluindo a liberdade religiosa, são
suspensas, assim como os direitos das minorias; que, em suma, existe uma
situação de emergência que requer regras especiais; Mas este não é o
caso porque a Ucrânia, já antes de 24 de Fevereiro de 2021, era
governada por um regime iliberal, caracterizado pelas mesmas violações
de direitos que relatamos, uma vez que reprimia minorias linguísticas e
étnicas numa guerra entre religiões sem limites; confissões;
proliferaram formações paramilitares de direita que se destacaram pelas
suas ações de represália contra as minorias dentro do país, prova disso
é que a guerra civil no Donbass já estava em curso.
Em nome da defesa deste regime, que é tudo menos democrático e liberal,
a liderança política da União Europeia está a sangrar os recursos dos
povos da União, envolvendo-os numa guerra por procuração contra a Rússia
que tem como único resultado causar massacres as populações ucraniana e
russa nos campos de batalha e enviar milhares de jovens, homens e
mulheres, para a morte, com a circunstância agravante de que no campo de
batalha os povos de dois países outrora irmãos, que têm tradições e
origens comuns e cujas populações são alvo de bombardeamentos sem barreiras.
Deveríamos também ter a honestidade de dizer que, embora a Ucrânia tenha
uma população quatro vezes menor que a da Rússia, o resultado é que toda
uma geração de ucranianos com idades compreendidas entre os 19 e os 27
anos (a idade do recrutamento) é apagada da história ou dispersa no que
resta da o país, mutilado por feridas horríveis resultantes da guerra
nos campos de batalha e dos bombardeamentos; A Rússia, por outro lado,
que tem 144 milhões de habitantes, pode alimentar o massacre com um
número infinitamente maior de vítimas recrutadas em grande parte nas
camadas mais pobres e desfavorecidas do país.
Tomando nota deste radical desequilíbrio de forças, não somos tão
cínicos a ponto de desejar a morte por procuração do povo da Ucrânia ou
do povo russo e confrontados com o pedido de tomar partido na defesa dos
interesses dos oligarcas de um ou a outra parte, de um Estado ou de
outro, dizemos não à guerra e recusamos o jogo de escolher entre
"atacados e agressores". Estamos convencidos de que a única verdade em
relação à Ucrânia é que há duas vítimas da guerra: os povos de ambos os
países.
O povo se defende o melhor que pode
Arrastados para a guerra, tanto o povo ucraniano como o russo
defendem-se o melhor que podem. Os ucranianos, oprimidos pelo invasor e
pelos bombardeamentos, deixaram o país cerca de 8 milhões. É claro que
esta primeira reacção resultou da necessidade de se salvarem, mas para
muitos deles esta escolha consolidou-se e estima-se que cerca de 300 mil
ucranianos, potenciais soldados alistados, se recusem hoje a regressar
ao país, prova O motivo disto é que o governo ucraniano, com falta de
homens e mulheres para enviar para a frente, pediu aos países anfitriões
que os enviassem à força de volta à sua terra natal, sem sucesso. A
situação também não é melhor no país, porque o governo ucraniano não
consegue aprovar uma lei que alargue o recrutamento para além dos 27
anos de idade. Numa tentativa de recrutar tropas para enviar para a
frente, a Rada restringiu o recrutamento a jovens de 25 anos; enquanto
no Parlamento estamos a discutir que as patrulhas do exército recrutam à
força homens e mulheres, para os enviar para a frente e há muitos que,
para escapar à mobilização forçada, vivem na verdade clandestinamente no
país, aproveitando as dificuldades de controlo do território através de
as autoridades estatais, prejudicadas pelo estado de guerra.
Muitos são os que, pelo mesmo motivo, recorrem à corrupção e pagam
médicos e recrutadores para ficarem isentos de serem chamados às armas.
Mesmo que seja pouco conhecido, o mesmo acontece na Rússia, onde aqueles
que puderam emigraram antes do bloqueio das fronteiras: os esquivadores
russos estão presentes na Sérvia como nas antigas repúblicas soviéticas
da Ásia, na Geórgia como na Arménia ou têm refugiados nas antigas
repúblicas turcas soviéticas da Ásia.
A incidência do fenómeno é certamente numericamente menor na Rússia do
que na Ucrânia devido ao facto de existir uma enorme desproporção entre
a população mobilizável nos dois países, mas isso não significa que as
populações estejam tão inclinadas à guerra.
Atacados e agressores
No Ocidente, o apoio à Ucrânia é geralmente justificado pela alegação de
que é vítima de agressão, resultado de uma clara violação do direito
internacional. Esta narrativa é enganosa e só funciona se começarmos a
narrar os factos a partir da data de início da chamada "operação
especial", implementada pela Rússia, ignorando o facto de o conflito
entre os dois países já ter começado em 2014, com o secessão das
províncias orientais da Ucrânia, afectadas pela mudança da economia do
país para o Ocidente e pela crise do sector industrial e mineiro
localizado nas áreas da Ucrânia que viviam e prosperavam graças às
matérias-primas fornecidas a custos políticos pela Rússia e tinham como
saída para o mercado daquele país. O sacrifício da economia daqueles
territórios alimentou, portanto, as tendências separatistas das
populações, agravadas pelos ataques de milícias e grupos políticos de
direita, formados principalmente nas zonas ocidentais do país. (ver
formação paramilitar neonazista Azof e similares). De facto, um papel
importante na explosão do conflito foi desempenhado pelo nacionalismo
ucraniano, fortemente apoiado por aquela parte do clero ortodoxo ligada
ao Patriarcado Ecuménico de Constantinopla e pelo uso que o Departamento
de Estado fez desta estrutura eclesiástica para efeitos de assumindo o
controle dos países de maioria ortodoxa na Europa Oriental, retirando-os
da hegemonia exercida pelo Patriarcado de Moscou.[1]
Mas a crise ucraniana explodiu sobretudo quando o nacionalismo ucraniano
e as suas estratégias destinadas a trazer o país para a União Europeia e
para a NATO combinaram com os esforços de desestabilização da política
da União Europeia empreendidos pela Grã-Bretanha no momento do
planeamento do Brexit e acentuados após a sua implementação . O papel da
diplomacia inglesa, por um lado, no descarrilamento dos acordos de Minsk
e, por outro, no esforço secreto e disfarçado para armar a Ucrânia,
treinando os seus serviços secretos e tropas especiais, especialmente
depois de 2014 e consequentemente dos acontecimentos que se seguiram aos
confrontos na Praça Maidan , no interesse dos EUA em colocar a economia
europeia em crise, cortando as suas relações económicas e comerciais com
a Rússia.
Os objetivos da Grã-Bretanha de desestabilizar o eixo euro russo
A implementação do Brexit separou definitivamente os destinos da
Grã-Bretanha dos da Europa continental. A partir desse momento, a
política externa inglesa resumiu o seu objectivo histórico como uma
prioridade: dividir a Europa continental, enfraquecê-la, para que nunca
e em qualquer caso pudesse constituir um perigo para a Inglaterra, uma
vez do ponto de vista militar, hoje em dia. o plano económico e
financeiro. Tornou-se assim uma prioridade minar a economia continental,
baseada na altura num baixo custo de energia - gás e petróleo - fruto de
uma parceria com a Rússia que obteve investimentos em troca e se tornou
efectivamente no parceiro comercial e político preferido da Europa
continental. . Daí a aversão inglesa (e americana) à entrada em
funcionamento do Nord Stream 2 que teria permitido o fornecimento de
petróleo e gás da Rússia a preços baixos, conferindo elevada
competitividade aos bens produzidos
na Europa. Teria sido possível minimizar os custos de produção e reduzir
os custos de importação de energia, evitando o pagamento de direitos de
passagem para oleodutos e gasodutos em países transfronteiriços, dando
ao gasoduto do Atlântico Norte autonomia operacional a custos mais
baixos. A oportunidade de influenciar esta estrutura é oferecida pelo
fim do mandato político de Angela Merkel, a grande protectora e garante
destas relações, prova disso é que o terminal Nord Stream 2 em solo
alemão não se localizou por acaso no lander de origem do
ex-primeiro-ministro.
O incumprimento dos acordos de Minsk, após a segunda tentativa de os
implementar, leva Putin a jogar a carta de uma invasão punitiva,
apoiando-se num conhecimento insuficiente da situação política que
entretanto evoluiu na Ucrânia, subestimando os laços profundos
estabelecidos por tanto pelos Estados Unidos como pela Grã-Bretanha, em
concertação com o Patriarcado Ecuménico para fortalecer a estabilidade
social e política do nacionalismo ucraniano.[2]
A invasão, que se materializou na tentativa de tomada de Kiev,
implementando uma espécie de golpe de Estado nos moldes dos da URSS
contra os países satélites, as represálias, os massacres que se seguiram
ao fracasso da operação, como o de Buca, perpetrado em março de 2022.
nada mais fez do que fortalecer o nacionalismo ucraniano na primeira fase da
guerra e alimentar o apelo às armas em defesa da nação atacada.
A resistência inesperada do governo Zelensky levou tanto a NATO como os
Estados Unidos e a Grã-Bretanha a tentarem a carta da guerra por
procuração. Daí o crescente apoio em armamento e financiamento à guerra
ucraniana e o empenho dos países da NATO em alimentar o conflito,
fornecendo sempre novas armas ao exército ucraniano, enquanto um a
cuidadosa propaganda de guerra alimentou a ideia de que a Rússia poderia
ser derrotada pela resistência heróica de um povo e alimentou a
narrativa de que a defesa da Ucrânia era essencial para defender o
Ocidente atacado.
A retirada da força invasora que tinha penetrado no país, rumo a Kiev,
foi substituída pela Rússia por uma remodulação da intervenção,
calibrada na defesa da Crimeia e na anexação dos oblasts separatistas,
avançando numa frente com mais de 1000 km de extensão que começa em
Kharkiv e vai até Odessa, enquanto os contínuos bombardeamentos atingem
as infra-estruturas do país, reduzindo-o a um monte de escombros,
poluindo os seus solos e águas, minando o seu território e transformando
a guerra num choque de posições que em dois anos, destruiu literalmente
o tecido conjuntivo e destacou a desproporção existente entre o
potencial dos dois contendores.
Do ponto de vista estratégico, a Rússia conseguiu ocupar as costas do
Mar de Azov quase chegando ao porto de Odessa e ao estuário do Dnieper e
adquirir o controle quase total de 4 oblasts orientais (Donnes'k,
Lugans'k,. Zaporizzja, Kerson), mesmo que a linha da frente seja incerta
e móvel. As tropas ucranianas enfrentam grandes dificuldades devido à
escassez de munições, à inferioridade das tropas a serem destacadas e à
falta de cobertura aérea.
Do lado ocidental, os únicos que alcançaram os seus objectivos foram os
britânicos e os seus aliados que, recorrendo aos serviços secretos
ucranianos, às suas próprias equipas de sabotadores treinados,
conseguiram explodir o Nord Stream 2 e ordenar o seu abandono. As
sanções lançadas contra a Rússia como actos de retaliação à invasão da
Ucrânia quase eliminaram as importações de petróleo e gás da Rússia,
redireccionando os fornecimentos europeus para outras áreas do mundo e
tornando competitivo o gás liquefeito produzido nos EUA, para o qual
muitos países europeus foram forçados para se orientarem, tendo que
aceitar o custo mais elevado do produto.
A economia europeia teve de suportar os efeitos desta reestruturação dos
custos de produção e de apoio à guerra ucraniana, provocada pelo fluxo
de migrantes devido à guerra, pelo custo das armas necessárias ao
conflito, pela manutenção da União Ucraniana Estado, de facto fracassou,
com o resultado de ter que desistir de grande parte dos projectos verdes
para a sua economia, a entrada em recessão técnica do país
economicamente mais avançado, a Alemanha, a adopção de uma política
geral de rearmamento e o aumento das despesas militares, uma crise muito
violenta da política agrícola comum que constitui o sector destinado a
pagar o preço da adesão da Ucrânia à União Europeia.
A frente interna
Após 26 meses de guerra, a situação no terreno parece ter atingido um
ponto de viragem. A guerra custou mais de um milhão de mortos e feridos;
as vítimas civis de ambos os lados são difíceis de calcular;
transformou-se de uma guerra de movimento em guerra de trincheiras. No
entanto, enquanto a Rússia continua a mobilizar novas tropas e a
colocá-las no campo de batalha,
a Ucrânia está agora com falta de recursos humanos e o apelo às armas da
população entre os 19 e os 25 anos regista uma forte resistência ao
alistamento militar e uma recusa crescente em aceitar o recrutamento
obrigatório. o recrutamento, o crescimento dos desertores, a recusa dos
expatriados em regressar ao país para lutar.
O estado de guerra, a imposição da lei marcial, o crescimento do ódio e
do ressentimento, a intersecção com a mobilização contra a Rússia da
guerra entre as diferentes confissões religiosas do país, os fenómenos
de corrupção, de acumulação de lucros de guerra, o crescente o ódio
entre diferentes grupos étnicos e grupos linguísticos, que agora envolve
populações de língua húngara, de língua romena e de língua romena, para
não mencionar a presença persistente de populações de língua russa, mina
a resistência ucraniana a partir de dentro.[3]
Os únicos resultados que o governo Zelensky pode orgulhar-se de ter
alcançado dizem respeito à promessa de adesão acelerada, sem condições e
sem qualquer respeito pelos parâmetros estabelecidos pelos Tratados de
entrada na comunidade europeia e na NATO, a perspectiva de poder
sobrecarregar os custos da reconstrução do país sobre os investidores
internacionais e sobre a Europa, considerando o facto de ser impensável
que a Rússia assuma os danos da guerra; a vantagem de ter financiamento
contínuo disponível para apoiar uma economia que enfrenta dificuldades
crescentes de recuperação e desenvolvimento, também tendo em
conta a destruição do tecido agrícola e industrial do país, a sua
poluição, a enorme presença de material bélico em todo o seu território,
também face a uma diminuição crescente da população do país. Um dos
efeitos seguros desta guerra é, de facto, uma crise demográfica
desastrosa e intransponível da população ucraniana, que viu as classes
férteis da sua população perecerem nos campos de batalha.
Tudo isto acontece enquanto o agressor russo se fortalece, mobilizando
mais 150.000 homens, ainda que em parte destinados a lidar com a
expansão das fronteiras com os países da NATO, enquanto a indústria de
armamento russa entrou agora em pleno funcionamento, trabalhando em três
8- turnos de uma hora por 24 horas e produzindo novos armamentos, a tal
ponto que
o arsenal que o país possuía antes do início das operações na Ucrânia
foi total ou quase totalmente substituído por novas armas produzidas
nestes dois anos, cuja utilização, testada no campo de batalha, viu
crescer a sua eficácia destrutiva, como por exemplo aconteceu com bombas
voadoras.
Apesar das decisões do Ocidente de proceder ao rearmamento e à conversão
das suas indústrias para a produção de armamento, o tempo necessário
para implementar esta reconversão exige o prolongamento do conflito por
mais dois anos. Nos círculos ocidentais - onde há toda a intenção de
continuar a matança - pensa-se que este objectivo será alcançado através
do fornecimento de um número substancial de aviões de combate F 16 à
Ucrânia, que deverão entrar na linha para coincidir com a ofensiva da
primavera russa.
Os resultados de uma possível batalha aérea, no entanto, não serão
capazes de alterar o resultado final da guerra e isto não se deve ao
facto de a Rússia, em última análise, manter a opção de poder utilizar
armas nucleares tácticas, mas porque os tempos de mobilização e as
forças que dois lados conseguem colocar no campo de batalha são tão
proporcionais que não suportam comparação no longo prazo. Pelo menos
esta é a principal razão que exige a procura da paz e a necessidade de
discussão com base numa negociação credível que tenha em conta os
interesses mútuos no terreno e, acima de tudo, que não sacrifique os
dois povos induzidos a ir para guerra.
Nossa posição sobre a guerra ucraniana
A nossa aversão à guerra não surge apenas da profunda convicção de que
serve às classes dominantes forçar as classes subordinadas a
massacrarem-se umas às outras em nome dos interesses de todos aqueles
que lucram com a guerra. Portanto, ao analisar as razões e causas dos
conflitos, inclinamo-nos a investigar as suas causas económicas e
sociais, independentemente de um respeito abstrato pelas regras do
direito internacional que deveriam regular as relações entre os povos. É
por esta razão que consideramos o ucraniano um dos 60 conflitos
actualmente em curso no mundo, como parte dessa guerra em curso entre as
grandes potências para alcançar uma nova estrutura de relações
económicas entre as diferentes áreas do planeta e, portanto, evitamos
cair na armadilha das avaliações éticas e morais, antes de olharmos para
os factos e interesses que este embate implica. Estamos longe de
pertencer aos apoiantes do Ocidente e do chamado sistema
democrático-liberal, bem como aos pertencentes a sistemas autocráticos,
e temos como estrela-guia o interesse do povo, o seu bem-estar, a
aspiração pela liberdade e pela paz e pela coexistência mútua, sem
destruir o ambiente e o planeta.
Por esta razão, afirmamos que a guerra em curso entre a Ucrânia e a
Rússia tem razões económicas profundas e complexas que preocupam tanto
os autocratas e os oligarcas dos dois países empenhados em competir pelo
controlo da economia e das matérias-primas da Ucrânia e da Rússia, como
razões e interesses de um carácter estratégico internacional relativo ao
equilíbrio entre as diferentes áreas económicas do planeta. É portanto
que, partindo do ponto de vista dos cidadãos que vivem no espaço
europeu, acreditamos que é do interesse dos povos de toda a Europa
decidirem se organizam a sua economia tendo como referência um eixo de
desenvolvimento relação entre o espaço europeu e a Rússia, como
aconteceu antes da crise da Ucrânia, ou olhar para uma relação no eixo
norte-sul e manter uma parceria económica e social com África.
Consideramos, portanto, a defesa da democracia liberal ainda menos do
que uma folha de figueira atrás da qual o Ocidente se esconde para
defender interesses económicos e de poder e, ao mesmo tempo, fazemos um
julgamento severo e opomo-nos veementemente às razões éticas e morais
pelas quais Putin e os seus o capelão estatal Kjrill são os portadores,
que - aliás - não são diferentes daqueles apoiados pelo autoproclamado
Patriarca Epifânio da Igreja cismática Ucraniana e pelo próprio
Patriarca de Constantinopla Bartolomeu, aliados do Ocidente. por este ou
aquele sacerdote cuja voracidade e interesses visando a posse de poder
espiritual e material não queremos defender, como demonstram as
expropriações, pelo Estado, de bens eclesiásticos actualmente em curso
na Ucrânia. Um profundo desprezo leva-nos a rejeitar com força as
conspirações destes chacais que se alimentam dos mortos de ambos os
lados, revestindo-se de valores que na realidade mascaram os interesses
materiais e o exercício do poder.
Não temos interesse em justificar o papel e a função do insensato
Stoltenberg, eterno secretário de uma organização militar criminosa que
tem repleto a sua história inglória com repetidas intervenções nos mais
variados países (Afeganistão, Iraque, etc.), tendo a única capacidade de
perder guerras e massacrar os seus próprios soldados e os inimigos,
cometendo crimes de guerra atrozes, seguindo a lógica e utilizando
métodos que não são nada diferentes dos de companhias mercenárias russas
como a Wagner.
Nenhum julgamento moral sobre as razões desta guerra, nenhuma rendição
disfarçada por trás da defesa de valores ideais, sejam eles do Ocidente
ou da democracia liberal, mas uma comparação com base em considerações
de mero interesse estratégico e económico que devem ser avaliadas tendo
em conta em conta quando forem compatíveis com a manutenção da paz e do
respeito pelos outros povos, chamados a uma luta comum pela libertação
da exploração do homem pelo homem e pela construção de uma sociedade de
pessoas livres e iguais, que abole a exploração e permita que todos
tenham igualdade de acesso às coisas boas da vida.
Estamos firmemente convencidos de que a única guerra que é correcta
travar é a guerra de classes contra os capitalistas e os patrões
exploradores, quer estes se disfarcem de empresários ricos e liberais,
quer de oligarcas ao serviço deste ou daquele ditador, que afirmam agir
em nome de do povo ou da liberdade de empresa, quer sejam agentes de um
Estado ou de um
regime autocrático. Sabemos que uma compreensão clara do que está a
acontecer no quadro político internacional é um dos pontos de partida
para uma visão coerente e racional das relações entre classes e o
pré-requisito necessário a partir do qual podemos avançar para orientar
a nossa acção política.
[1]G. Cimbalo, A evolução das relações entre Estado e Igrejas na Nova
Ucrânia . Em busca da Autocefalia em "Direito e Religiões" 2-2020, pp.
252-304, https://www.giovannicimbalo.it
[2]G. Cimbalo, ID., O papel tácito das Igrejas no conflito
russo-ucraniano , em "Lei e religiões" n. 2 de 2021, pp. 487-512.
[3]O colapso da frente interna na Ucrânia , Boletim Crescita Politica,
n. 180, 2023; Duas considerações sobre a Ucrânia , Boletim de
Crescimento Político, n. 176, 2023; Os fracassos da guerra ucraniana ,
Boletim Crescita Politica, n. 170, 2023; As causas económicas da guerra
ucraniana , Boletim Crescita Politica, n. 160, 2023; Guerra na Ucrânia:
a trilha britânica , Boletim Crescita Politica, n. 158, 2022; A Ucrânia
de Zelesky antes de Putin , Boletim de Crescimento Político, n. 158,
2022; O mendigo e o ditador , Boletim Crescita Politica, n. 183, 2024.
GL
https://www.ucadi.org/2024/04/25/putin-e-zelensky-per-noi-pari-sono/
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
- Prev by Date:
(pt) Greece, APO, Land & Freedom[Columbia]: Primeiro tomamos Columbia - Lições do Movimento Occupy de 1968 (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]
- Next by Date:
(tr) Italy, FDCA, Cantiere #25 - Gianni Bosio ve Mario Lodi - Acquanegra sul Chiese, 5 Kasım 2023, Bosio'nun doğumunun yüzüncü yılında (ca, de, en, it, pt)[makine çevirisi]
A-Infos Information Center