A - I n f o s

a multi-lingual news service by, for, and about anarchists **
News in all languages
Last 40 posts (Homepage) Last two weeks' posts Our archives of old posts

The last 100 posts, according to language
Greek_ 中文 Chinese_ Castellano_ Catalan_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Français_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkçe_ _The.Supplement

The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Français_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours | of past 30 days | of 2002 | of 2003 | of 2004 | of 2005 | of 2006 | of 2007 | of 2008 | of 2009 | of 2010 | of 2011 | of 2012 | of 2013 | of 2014 | of 2015 | of 2016 | of 2017 | of 2018 | of 2019 | of 2020 | of 2021 | of 2022 | of 2023 | of 2024 | of 2025 | of 2026

Syndication Of A-Infos - including RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups

(pt) Italy, FAI, Umanita Nova #24-26 - Bloquear o tráfico de armas, construir estruturas de resistência (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]

Date Thu, 15 Oct 2026 08:38:33 +0300


A história: --- Na noite de 24 de agosto, um Boeing C-17A Globemaster III da Força Aérea do Kuwait, matrícula KAF343, pousou no Aeroporto de Pisa. Embora as imagens sugiram que a aeronave estivesse lá para carregar ou descarregar equipamentos compatíveis com sistemas de artilharia antiaérea, dados de rastreamento públicos permitiram reconstruir as diversas rotas percorridas pela mesma aeronave nos dias anteriores, passando por centros militares no Kuwait, Itália, Estados Unidos e Reino Unido. No entanto, não é possível determinar se esses voos faziam parte da mesma operação ou transportavam o mesmo equipamento.
Muitos aspectos permanecem obscuros. Não se sabe ao certo onde a aeronave estava localizada no aeroporto (se na área civil ou militar), se estava carregando ou descarregando armamentos e qual era o seu destino. O que está claro, porém, é o envolvimento da Itália em cenários de guerra global e o uso dessa região da Toscana como um centro logístico-militar, cada vez mais ameaçado pelos interesses dos EUA e suas incursões militares no Irã. Os Estados Unidos mantêm importantes instalações militares no Kuwait, enquanto a Itália opera oficialmente no país com uma força de defesa aérea dedicada e assistência técnica à Força Aérea do Kuwait. Poucos dias após o incidente de Pisa, os Estados Unidos atacaram o Irã novamente. Não temos evidências que liguem diretamente o voo que fez escala no Aeroporto Galileo Galilei a essa operação, mas esse contexto torna ainda mais urgente compreender a natureza e o propósito da movimentação.

Não um caso isolado, mas um sistema.
Este incidente não é um caso isolado, mas sim mais uma prova do papel da Itália na escalada global da guerra, um papel que as instituições procuram ocultar, mas do qual a cidade só tem consciência graças a denúncias populares. Já em março de 2022, trabalhadores do aeroporto civil Galileo Galilei, em Pisa, juntamente com o sindicato USB, descobriram e denunciaram um carregamento de armas destinado ao conflito na Ucrânia, recusando-se a embarcar o avião que, oficialmente, deveria transportar ajuda humanitária. Desde então, graças ao monitoramento constante e às denúncias populares, a movimentação de veículos, tanques, explosivos, munições e tropas no centro militar que abrange a área de Pisa-Livorno-Piombino tem vindo cada vez mais à tona.
Do porto de Livorno e Piombino aos trilhos que ligam Pisa ao Campo Darby, o transporte de armas tornou-se fundamental para a logística da cadeia de guerra global. Tanto que, nos últimos anos, os investimentos italianos e americanos no fortalecimento da infraestrutura dessas vias aumentaram, com o objetivo de tornar as forças militares cada vez mais integradas e ágeis. Pontes giratórias, melhorias no transporte ferroviário (como no Tômbolo e em Pontedera), revitalização de canais (como o Canal Navicelli, principal via navegável entre o Campo Darby e o Porto de Livorno), construções costeiras em concreto (Darsena Europa) e novos cais estão transformando irreversivelmente a paisagem com o objetivo claro de maximizar as operações militares.
O que vemos em nosso território é apenas um reflexo do que está acontecendo em uma escala maior. Já em 2022, a Agência Executiva da Comissão Europeia, CINEA, disponibilizou EUR 330 milhões para projetos de mobilidade militar, enquanto em 2024, a aprovação do Regulamento 2024/1679 pela União Europeia institucionalizou e fortaleceu ainda mais o processo, já em andamento nos anos anteriores, de adaptação das redes europeias de dupla utilização às necessidades de mobilidade militar.
Na Itália, a Rete Ferroviaria Italiana (RFI) acolheu imediatamente esta recomendação e, em abril de 2024, assinou um acordo de colaboração com a Leonardo para "implementar um projeto conjunto no âmbito da Mobilidade Militar, uma iniciativa da UE destinada a aumentar as infraestruturas e capacidades digitais existentes para garantir a movimentação de recursos militares dentro e fora da Europa, mesmo em curto prazo e em grande escala".
Tudo isto confirma ainda mais a importância estratégica das infraestruturas nesta guerra global, que não poderia existir sem a capacidade de organização física em territórios como o nosso.

A Itália está em guerra.
Todas as pesquisas existentes, independentemente da formulação ou foco da pergunta, mostram uma preocupação e rejeição generalizadas à guerra no país. Entre elas, a pesquisa Censis, realizada na Itália com uma amostra de 1.007 indivíduos entre 18 e 45 anos - essencialmente os indivíduos com maior probabilidade de serem convocados - é impressionante. "Apenas 16% estariam dispostos a lutar, 39%, declarando-se pacifistas, protestariam contra a convocação para as forças armadas, e 19% desertariam ou fugiriam para evitar participar das hostilidades, evitar a frente de batalha e evitar presenciar o banho de sangue."
E apesar dos esforços incansáveis ​​do governo - com Crosetto à frente - para propagar os ideais de defesa da pátria e reformar o sistema para recrutar até menores e integrar civis ao exército, esse sentimento comum permanece prevalente na sociedade.
Portanto, se as pessoas não querem guerra, a guerra precisa ser organizada secretamente.
As declarações do governo Meloni têm tentado repetidamente tranquilizar a opinião pública quanto à ausência de envolvimento da Itália na escalada global, no conflito no Irã e no genocídio na Palestina. No entanto, todos os dias, equipamentos e tropas partem da Itália. Novos projetos envolvendo as forças armadas dos EUA ou empresas israelenses diretamente implicadas no genocídio estão sendo financiados. Acordos de cooperação industrial-militar estão sendo assinados. Uma guerra global mata civis constantemente, e a Itália está profundamente envolvida.
No fim, até o Estado teve que admitir. De fato, como relatado pelo Observatório da Repressão (Osservatorio Repressione), para negar o acesso a dados sobre o tráfico de armas no porto de Ravenna - acesso garantido e regulamentado pela Lei 185/1990 -, a Procuradoria-Geral do Estado citou uma "guerra global fragmentada e híbrida" e "a segurança nacional, a defesa, os interesses militares e as relações internacionais do Estado", reconhecendo, na prática, o envolvimento da Itália na escalada global.
Nesse contexto, a transição do civil para o militar ocorre de forma integrada, sem grandes transtornos: trens militares começam a circular nos trilhos que usamos diariamente, as fábricas que antes produziam componentes automotivos continuam produzindo os mesmos produtos, mas para vendê-los a empresas militares, e a guerra não é declarada - na verdade, a paz é declarada -, mas sim travada.

O Papel dos Territórios: Monitoramento, Relatórios e Bloqueio.
A referida lei (185/1990) representou um avanço para os movimentos pacifistas, garantindo a supervisão parlamentar e cidadã das exportações de armas italianas. Isso foi feito para monitorar e impedir que a Itália vendesse armas para países em guerra ou responsáveis ​​por violações dos direitos humanos. Atualmente, está em curso o processo de alteração da Lei 185/1990, com disposições que ameaçam reduzir drasticamente a transparência do relatório anual ao Parlamento, eliminando especificamente informações essenciais sobre transações bancárias relacionadas ao comércio de armas. A transparência da informação torna-se um obstáculo a ser superado, seja no que diz respeito às exportações de armas ou a novas bases militares, como temos denunciado há anos. Este exemplo é indicativo de como o governo pretende sistematicamente encobrir qualquer informação relacionada à venda de armas, impondo silêncio total sobre a questão da guerra e sua cumplicidade com regimes antidemocráticos e até genocidas como Israel.
Independentemente de como termine o processo de alteração da lei, sabemos que, ainda hoje, as comunidades locais não têm permissão para saber de nada, embora paguem diretamente o preço por essas decisões imprudentes que mantêm as comunidades reféns e as colocam em risco. Basta pensar nos perigos de viver perto de bases militares que, especialmente durante o auge de vários conflitos em curso, se tornam potenciais alvos estratégicos; ou de viver perto de fábricas de munições comoa KNDS Ammo Italy, antiga Simmel Difesa, que explodiu há algumas semanas em Colleferro, uma explosão que por pouco não se transformou em tragédia. Não temos o direito de saber de nada, mas todos os dias a guerra transforma estações, aeroportos, portos, estradas e locais de trabalho por onde passamos diariamente em um campo minado, cujos riscos recaem inteiramente sobre as pessoas comuns.
Nesse cenário, os territórios demonstraram sua recusa em ser vítimas e cúmplices da guerra. Dos estivadores organizados nos portos de Livorno, Gênova, Gioia Tauro, Piombino e Ravenna, aos ferroviários que protestam contra o uso da malha ferroviária para fins bélicos, até o bloqueio do transporte de armas e equipamentos militares pelo Movimento Sem Bases ao longo dos trilhos da estação de Pisa, a oposição concreta à guerra se torna cada vez mais forte e disseminada. Cada ação que expõe a guerra a torna visível, a bloqueia e pode interromper a logística bélica, mesmo que por apenas algumas horas ou dias, forçando os lados opostos a buscar novas soluções, a percorrer rotas mais longas e a evitar determinados horários ou locais. Tudo isso paralisa a máquina de guerra, uma máquina que é lubrificada, transformada e fortalecida para tornar cada operação o mais rápida possível. Não podemos prever o futuro, mas sabemos que, se a guerra está aqui, é a partir daqui que devemos construir as infraestruturas de resistência.

Sem movimento de base

https://umanitanova.org/bloccare-il-traffico-di-armi-costruire-strutture-di-resistenza/
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
A-Infos Information Center