|
A - I n f o s
|
|
a multi-lingual news service by, for, and about anarchists
**
News in all languages
Last 40 posts (Homepage)
Last two
weeks' posts
Our
archives of old posts
The last 100 posts, according
to language
Greek_
中文 Chinese_
Castellano_
Catalan_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Français_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkçe_
_The.Supplement
The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Français_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours |
of past 30 days |
of 2002 |
of 2003 |
of 2004 |
of 2005 |
of 2006 |
of 2007 |
of 2008 |
of 2009 |
of 2010 |
of 2011 |
of 2012 |
of 2013 |
of 2014 |
of 2015 |
of 2016 |
of 2017 |
of 2018 |
of 2019 |
of 2020 |
of 2021 |
of 2022 |
of 2023 |
of 2024 |
of 2025 |
of 2026
Syndication Of A-Infos - including
RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups
(pt) Italy, FAI, Umanita Nova #24-26 - Bloquear o tráfico de armas, construir estruturas de resistência (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]
Date
Thu, 15 Oct 2026 08:38:33 +0300
A história: --- Na noite de 24 de agosto, um Boeing C-17A Globemaster
III da Força Aérea do Kuwait, matrícula KAF343, pousou no Aeroporto de
Pisa. Embora as imagens sugiram que a aeronave estivesse lá para
carregar ou descarregar equipamentos compatíveis com sistemas de
artilharia antiaérea, dados de rastreamento públicos permitiram
reconstruir as diversas rotas percorridas pela mesma aeronave nos dias
anteriores, passando por centros militares no Kuwait, Itália, Estados
Unidos e Reino Unido. No entanto, não é possível determinar se esses
voos faziam parte da mesma operação ou transportavam o mesmo equipamento.
Muitos aspectos permanecem obscuros. Não se sabe ao certo onde a
aeronave estava localizada no aeroporto (se na área civil ou militar),
se estava carregando ou descarregando armamentos e qual era o seu
destino. O que está claro, porém, é o envolvimento da Itália em cenários
de guerra global e o uso dessa região da Toscana como um centro
logístico-militar, cada vez mais ameaçado pelos interesses dos EUA e
suas incursões militares no Irã. Os Estados Unidos mantêm importantes
instalações militares no Kuwait, enquanto a Itália opera oficialmente no
país com uma força de defesa aérea dedicada e assistência técnica à
Força Aérea do Kuwait. Poucos dias após o incidente de Pisa, os Estados
Unidos atacaram o Irã novamente. Não temos evidências que liguem
diretamente o voo que fez escala no Aeroporto Galileo Galilei a essa
operação, mas esse contexto torna ainda mais urgente compreender a
natureza e o propósito da movimentação.
Não um caso isolado, mas um sistema.
Este incidente não é um caso isolado, mas sim mais uma prova do papel da
Itália na escalada global da guerra, um papel que as instituições
procuram ocultar, mas do qual a cidade só tem consciência graças a
denúncias populares. Já em março de 2022, trabalhadores do aeroporto
civil Galileo Galilei, em Pisa, juntamente com o sindicato USB,
descobriram e denunciaram um carregamento de armas destinado ao conflito
na Ucrânia, recusando-se a embarcar o avião que, oficialmente, deveria
transportar ajuda humanitária. Desde então, graças ao monitoramento
constante e às denúncias populares, a movimentação de veículos, tanques,
explosivos, munições e tropas no centro militar que abrange a área de
Pisa-Livorno-Piombino tem vindo cada vez mais à tona.
Do porto de Livorno e Piombino aos trilhos que ligam Pisa ao Campo
Darby, o transporte de armas tornou-se fundamental para a logística da
cadeia de guerra global. Tanto que, nos últimos anos, os investimentos
italianos e americanos no fortalecimento da infraestrutura dessas vias
aumentaram, com o objetivo de tornar as forças militares cada vez mais
integradas e ágeis. Pontes giratórias, melhorias no transporte
ferroviário (como no Tômbolo e em Pontedera), revitalização de canais
(como o Canal Navicelli, principal via navegável entre o Campo Darby e o
Porto de Livorno), construções costeiras em concreto (Darsena Europa) e
novos cais estão transformando irreversivelmente a paisagem com o
objetivo claro de maximizar as operações militares.
O que vemos em nosso território é apenas um reflexo do que está
acontecendo em uma escala maior. Já em 2022, a Agência Executiva da
Comissão Europeia, CINEA, disponibilizou EUR 330 milhões para projetos
de mobilidade militar, enquanto em 2024, a aprovação do Regulamento
2024/1679 pela União Europeia institucionalizou e fortaleceu ainda mais
o processo, já em andamento nos anos anteriores, de adaptação das redes
europeias de dupla utilização às necessidades de mobilidade militar.
Na Itália, a Rete Ferroviaria Italiana (RFI) acolheu imediatamente esta
recomendação e, em abril de 2024, assinou um acordo de colaboração com a
Leonardo para "implementar um projeto conjunto no âmbito da Mobilidade
Militar, uma iniciativa da UE destinada a aumentar as infraestruturas e
capacidades digitais existentes para garantir a movimentação de recursos
militares dentro e fora da Europa, mesmo em curto prazo e em grande escala".
Tudo isto confirma ainda mais a importância estratégica das
infraestruturas nesta guerra global, que não poderia existir sem a
capacidade de organização física em territórios como o nosso.
A Itália está em guerra.
Todas as pesquisas existentes, independentemente da formulação ou foco
da pergunta, mostram uma preocupação e rejeição generalizadas à guerra
no país. Entre elas, a pesquisa Censis, realizada na Itália com uma
amostra de 1.007 indivíduos entre 18 e 45 anos - essencialmente os
indivíduos com maior probabilidade de serem convocados - é
impressionante. "Apenas 16% estariam dispostos a lutar, 39%,
declarando-se pacifistas, protestariam contra a convocação para as
forças armadas, e 19% desertariam ou fugiriam para evitar participar das
hostilidades, evitar a frente de batalha e evitar presenciar o banho de
sangue."
E apesar dos esforços incansáveis do governo - com Crosetto à frente -
para propagar os ideais de defesa da pátria e reformar o sistema para
recrutar até menores e integrar civis ao exército, esse sentimento comum
permanece prevalente na sociedade.
Portanto, se as pessoas não querem guerra, a guerra precisa ser
organizada secretamente.
As declarações do governo Meloni têm tentado repetidamente tranquilizar
a opinião pública quanto à ausência de envolvimento da Itália na
escalada global, no conflito no Irã e no genocídio na Palestina. No
entanto, todos os dias, equipamentos e tropas partem da Itália. Novos
projetos envolvendo as forças armadas dos EUA ou empresas israelenses
diretamente implicadas no genocídio estão sendo financiados. Acordos de
cooperação industrial-militar estão sendo assinados. Uma guerra global
mata civis constantemente, e a Itália está profundamente envolvida.
No fim, até o Estado teve que admitir. De fato, como relatado pelo
Observatório da Repressão (Osservatorio Repressione), para negar o
acesso a dados sobre o tráfico de armas no porto de Ravenna - acesso
garantido e regulamentado pela Lei 185/1990 -, a Procuradoria-Geral do
Estado citou uma "guerra global fragmentada e híbrida" e "a segurança
nacional, a defesa, os interesses militares e as relações internacionais
do Estado", reconhecendo, na prática, o envolvimento da Itália na
escalada global.
Nesse contexto, a transição do civil para o militar ocorre de forma
integrada, sem grandes transtornos: trens militares começam a circular
nos trilhos que usamos diariamente, as fábricas que antes produziam
componentes automotivos continuam produzindo os mesmos produtos, mas
para vendê-los a empresas militares, e a guerra não é declarada - na
verdade, a paz é declarada -, mas sim travada.
O Papel dos Territórios: Monitoramento, Relatórios e Bloqueio.
A referida lei (185/1990) representou um avanço para os movimentos
pacifistas, garantindo a supervisão parlamentar e cidadã das exportações
de armas italianas. Isso foi feito para monitorar e impedir que a Itália
vendesse armas para países em guerra ou responsáveis por violações dos
direitos humanos. Atualmente, está em curso o processo de alteração da
Lei 185/1990, com disposições que ameaçam reduzir drasticamente a
transparência do relatório anual ao Parlamento, eliminando
especificamente informações essenciais sobre transações bancárias
relacionadas ao comércio de armas. A transparência da informação
torna-se um obstáculo a ser superado, seja no que diz respeito às
exportações de armas ou a novas bases militares, como temos denunciado
há anos. Este exemplo é indicativo de como o governo pretende
sistematicamente encobrir qualquer informação relacionada à venda de
armas, impondo silêncio total sobre a questão da guerra e sua
cumplicidade com regimes antidemocráticos e até genocidas como Israel.
Independentemente de como termine o processo de alteração da lei,
sabemos que, ainda hoje, as comunidades locais não têm permissão para
saber de nada, embora paguem diretamente o preço por essas decisões
imprudentes que mantêm as comunidades reféns e as colocam em risco.
Basta pensar nos perigos de viver perto de bases militares que,
especialmente durante o auge de vários conflitos em curso, se tornam
potenciais alvos estratégicos; ou de viver perto de fábricas de munições
comoa KNDS Ammo Italy, antiga Simmel Difesa, que explodiu há algumas
semanas em Colleferro, uma explosão que por pouco não se transformou em
tragédia. Não temos o direito de saber de nada, mas todos os dias a
guerra transforma estações, aeroportos, portos, estradas e locais de
trabalho por onde passamos diariamente em um campo minado, cujos riscos
recaem inteiramente sobre as pessoas comuns.
Nesse cenário, os territórios demonstraram sua recusa em ser vítimas e
cúmplices da guerra. Dos estivadores organizados nos portos de Livorno,
Gênova, Gioia Tauro, Piombino e Ravenna, aos ferroviários que protestam
contra o uso da malha ferroviária para fins bélicos, até o bloqueio do
transporte de armas e equipamentos militares pelo Movimento Sem Bases ao
longo dos trilhos da estação de Pisa, a oposição concreta à guerra se
torna cada vez mais forte e disseminada. Cada ação que expõe a guerra a
torna visível, a bloqueia e pode interromper a logística bélica, mesmo
que por apenas algumas horas ou dias, forçando os lados opostos a buscar
novas soluções, a percorrer rotas mais longas e a evitar determinados
horários ou locais. Tudo isso paralisa a máquina de guerra, uma máquina
que é lubrificada, transformada e fortalecida para tornar cada operação
o mais rápida possível. Não podemos prever o futuro, mas sabemos que, se
a guerra está aqui, é a partir daqui que devemos construir as
infraestruturas de resistência.
Sem movimento de base
https://umanitanova.org/bloccare-il-traffico-di-armi-costruire-strutture-di-resistenza/
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
- Prev by Date:
(pt) Italy, Sicilia Libertaria #470 - ESPANHA E REVOLUÇÃO - O organismo econômico da revolução (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]
- Next by Date:
(pt) Poland, FA: 3 de outubro, Torun - MANIFESTAÇÃO CONTRA A XENOFOBIA - NOSSAS RUAS, SUAS FRONTEIRAS (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]
A-Infos Information Center