A - I n f o s

a multi-lingual news service by, for, and about anarchists **
News in all languages
Last 40 posts (Homepage) Last two weeks' posts Our archives of old posts

The last 100 posts, according to language
Greek_ 中文 Chinese_ Castellano_ Catalan_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Français_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkçe_ _The.Supplement

The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Français_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours | of past 30 days | of 2002 | of 2003 | of 2004 | of 2005 | of 2006 | of 2007 | of 2008 | of 2009 | of 2010 | of 2011 | of 2012 | of 2013 | of 2014 | of 2015 | of 2016 | of 2017 | of 2018 | of 2019 | of 2020 | of 2021 | of 2022 | of 2023 | of 2024 | of 2025 | of 2026

Syndication Of A-Infos - including RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups

(pt) UK, AFEd: Organise - Sone Ma A'Poi: A Equipe das Bruxas II. (2/2) (ca, de, en, fr, it, tr)[traduccion automatica]

Date Wed, 16 Sep 2026 08:23:28 +0300


Chinram: modernidade indígena e a experiência de não ser governado. ---- Acordamos meia hora antes do amanhecer e fervemos água em uma fogueira ao lado do caldeirão que esfriou com o arroz de ontem. Depois do café, uma banana e um pouco de arroz frio, nos acomodamos na carroceria da caminhonete, mochilas carregadas de baterias, fios e aço. O sol começa a despontar nas encostas, e meu rifle bate contra meus joelhos enquanto seguimos pela estrada esburacada. Entre minha armadura, rifle e mochila, devo estar carregando uns 15 quilos de equipamento, mas me sinto mais leve do que nunca. Pela primeira vez na vida, não estou sob o jugo de um Estado. Mesmo espremido entre as placas da armadura, sinto meus pulmões se expandindo mais do que jamais estiveram. Não estou seguro, não estou confortável, não tenho certeza se estarei vivo amanhã, e ainda assim sinto algo profundo dentro de mim se libertando de uma prisão que eu nem sabia que existia. Como ocidental nascido e criado em um dos estados de vigilância mais draconianos do mundo, estar sentado à luz do amanhecer com minha inimizade às estruturas de poder estampada nas minhas costas, sabendo que estou protegido não pela clandestinidade, mas pelo poder físico da nossa resistência coletiva, é uma liberdade que nunca conheci e da qual jamais me recuperarei. A gaiola dentro de mim se rompeu. O pássaro alçou voo .

Aproximamo-nos de uma curva na estrada e reduzimos a velocidade a um passo de tartaruga, parando nossa caminhonete em um denso bananal. Caminharemos dali, movendo-nos nas sombras antes que o inimigo acorde. Afirmar que não estamos sob o jugo do Estado não significa afirmar que não temos mais relação com ele. Em vez de estarmos sob seu jugo, agora encaramos o cano de sua arma, com os nossos próprios canos apontados diretamente para nós. Enquanto existirem Estados, ser apátrida é estar em guerra. A liberdade que sinto não é a liberdade do medo ou da miséria, nem a liberdade das estruturas de poder. A sociedade Chin, as milícias rebeldes, os grupos armados étnicos, os clãs e as igrejas têm suas próprias estruturas de poder, assim como as forças supraestatais da cultura capitalista, da economia global e da ideologia neocolonial. Ser apátrida não é estar fora das relações de poder, mas sim escolher uma posição específica dentro delas. É navegar pela complexa teia de relações além, acima e abaixo do Estado, e confrontar o poder estatal com nossa implacável recusa em sermos governados.

Existem forças em Chinram que certamente desejam se tornar um Estado, mas, em geral, são profundamente impopulares, especialmente entre os jovens e aqueles que se juntaram à revolução desde o golpe de 2021. "Político" é um insulto aqui, e as ambições políticas de algumas elites tradicionais não lhes permitiram garantir o monopólio da representação popular ou o uso legítimo da violência dentro da sociedade Chin. A governança é uma amálgama do antigo e do novo, do formal e do informal, com as redes de parentesco e os conselhos de aldeia continuando a ser as principais estruturas governamentais. Organizações maiores interagem com a diáspora e financiadores externos, mas o cuidado social diário, a manutenção e a tomada de decisões permanecem, em sua grande maioria, nas mãos de pequenos sistemas tribais e de aldeia. O encarceramento e a justiça punitiva existem em uma zona cinzenta entre o formal e o informal, a escala média e a micro. Recentemente, acompanhei um dos meus comandantes em uma visita médica a um campo de prisioneiros de guerra que também abriga prisioneiros civis. O paciente que eu estava tratando era um civil encarcerado por violência doméstica e, embora a estrutura militar não estivesse realmente preparada para ele, o mantinham ali porque sua aldeia não estava pronta para recebê-lo de volta. Havia conversas constantes entre sua família, o conselho da aldeia e os oficiais que administravam o campo, tentando elaborar um plano para eventualmente reintegrá-lo à sua aldeia de uma forma aceitável para as pessoas que ele havia prejudicado. Não era um sistema ideal, especialmente porque o campo de prisioneiros de guerra não estava equipado para atender às suas necessidades médicas, mas era um sistema flexível e orgânico que levava em consideração as necessidades específicas do prisioneiro, das pessoas que ele prejudicou e de sua comunidade em geral. Como tantas outras coisas aqui, não é um modelo para uma sociedade livre perfeita nem "governança" como entendida e imposta por um Estado. Esses são os desafios, contradições e concessões que moldam a incessante criação e recriação da modernidade indígena.

A modernidade indígena está sendo moldada em cada canto, cume e ravina das colinas Chin. O antigo se funde com o novo, o micro, o médio e o macro se influenciam mutuamente, e a tradição, a colonialidade e a inovação lutam e se sintetizam para criar novas culturas indígenas. A água flui por canos de bambu até torneiras de PVC, e casas pendem de penhascos sobre palafitas de madeira com internet via satélite instalada em seus telhados. O arroz substituiu o milho, a mandioca e a batata-doce como alimento básico, mas a agricultura de subsistência em pequena escala, a caça e a coleta permanecem as principais fontes de alimento, com apenas arroz, óleo e diversos salgadinhos e refrigerantes processados importados das terras baixas. Jovens pilotam motocicletas pelas colinas e desaparecem em antigas trilhas de caça, armados com rifles, flechas e zarabatanas. Um símbolo comum na iconografia da resistência local é um rifle cruzado com uma flecha, o epítome da união da tradição e da modernidade na resistência indígena. Eu uso o símbolo em um patch no meu braço direito, a bandeira de um dos nossos exércitos aliados locais. Crocs e chinelos de plástico espreitam por baixo de saias bordadas tradicionalmente, tecidas em teares que tilintam à sombra de varandas de madeira. Danças do TikTok se misturam perfeitamente com danças tradicionais Chin e vice-versa. Embora a maioria dos Chin saiba pelo menos um pouco de birmanês, o idioma do dia a dia é uma dúzia de línguas locais diferentes, muitas vezes ininteligíveis a menos de um dia de distância umas das outras. Na semana passada, tivemos um pequeno contratempo quando nossos camaradas, que moram a menos de um dia de distância, tiveram dificuldades para comunicar a uma pastora local que ela não podia levar suas cabras pela estrada em que estávamos porque ainda não tínhamos lançado nosso drone e a bomba estava armada. A linguagem de sinais e algumas palavras compartilhadas finalmente resolveram a situação, e as cabras mudaram de rota. "Pwak ding" às vezes resume tudo.

Talvez a fusão mais estranha para a minha mente ocidental de esquerda seja o papel do cristianismo aqui em Chinram. A vasta maioria do povo Chin é cristã, convertida por missionários americanos no início do século XX. Como discute James C. Scott, estas montanhas são um dos poucos lugares no mundo onde o cristianismo foi acolhido de braços abertos, em vez de sob a mira de uma arma. A aceitação do cristianismo em Chinram e em todo o sudeste asiático montanhoso é a continuação de uma longa linhagem de tradições proféticas e milenaristas entre os povos das montanhas que se esquivavam do Estado. Essas tradições mágicas e milenaristas, das quais o cristianismo é, em muitos aspectos, um exemplo platônico, funcionam tanto como uma promessa revolucionária em desafio à escravidão nas terras baixas e à invasão do Estado colonial, quanto como um marcador de diferenciação da maioria etnorreligiosa das terras baixas. 29 Como religião minoritária enfrentando a colonização por uma maioria budista, o cristianismo passou a ser visto como um símbolo de resistência e um marcador da identidade Chin/Mizo.vi Entre os camaradas que conheci, o cristianismo era universalmente e entusiasticamente celebrado, até mesmo entre adolescentes mal-humorados, punks e góticos. Rebeldia não significa rejeição do cristianismo aqui, porque o cristianismo é em si uma força rebelde. Embora muitos dos símbolos visuais do cristianismo em Chinram imitem a estética protestante americana trazida pelos missionários, as práticas são frequentemente fundidas com tradições folclóricas e até mesmo com alguns resquícios da religião animista tradicional.

Uma das consequências mais incômodas da onipresença do cristianismo em Chinram é um conservadorismo estético sem qualquer relação ou impacto na política real. O apoio teórico aos Estados Unidos, a Israel e a Donald Trump é comum por aqui, mas minhas extensas conversas sobre o assunto com pessoas de todas as idades, desde adolescentes até os mais altos escalões da liderança política, não revelaram uma única posição verdadeiramente conservadora, nem mesmo a mais vaga compreensão do significado de conservadorismo político no Ocidente. As pessoas aqui apoiam Trump porque ele é cristão e afirma apoiar os cristãos. Os camaradas ficaram universalmente chocados ao saber que, desde que assumiu o cargo, ele prendeu, enviou para campos de concentração e deportou centenas de milhares de imigrantes, a grande maioria cristãos. Passei horas e dias debatendo com as figuras mais importantes da liderança política Chin e posso concluir honestamente que a desconexão não se origina de algo como o conservadorismo ocidental, mas sim do abismo incompreensível nos contextos políticos que separa a política colonial ocidental da política indígena Chin.

Esse abismo entre as visões políticas do Primeiro e do Quarto Mundo explica tanto a incapacidade da mídia e do establishment político ocidentais de compreender o conflito em Mianmar, quanto a incapacidade da esquerda ocidental de captar sua importância. Muitos esquerdistas caem na armadilha de um campismo simplista e ahistórico, imaginando que a brutal ditadura militar em Mianmar se opõe ao imperialismo ocidental por ser apoiada pela Rússia e pela China, apesar de não fazer absolutamente nada para resistir ao imperialismo estadunidense na região, colaborar estreitamente com Israel e, principalmente, aterrorizar seus súditos há mais de 70 anos. Mesmo os esquerdistas que não caem nesse velho campismo desgastado muitas vezes não conseguem compreender a importância da revolução, porque ela não se articula em uma linguagem que o discurso político de esquerda ocidental possa entender.

Esta não é uma revolução comunista, nem uma revolução anarquista, nem uma revolução socialista, feminista ou mesmo liberal democrática, em qualquer sentido coerente ou unificado. É uma revolução indígena, e os termos do discurso, os entendimentos compartilhados e os modos de engajamento existem para além e fora dos paradigmas coloniais.

Como explica Manuel, "a imposição de modelos àqueles que não participaram da sua concepção tem sido o problema ao longo da nossa história. Claramente, o direito de conceber o nosso próprio modelo é o primeiro passo rumo ao Quarto Mundo." 30 Os modelos de resistência indígena que estão sendo concebidos em Myanmar são uma mistura de novo e velho, elaborados a partir de mil histórias diferentes e construídos com "todos os ingredientes que as marés da história trouxeram para as nossas costas." 31

Se a esquerda não quiser ser descartada junto com o lixo dos nossos fracassos do século XX, precisamos encará-los honestamente. Nossas antigas ideologias falharam em criar o mundo com que sonhamos, e ainda assim continuamos a nos agarrar a elas, para depois nos perguntarmos por que o mundo nos deixou para trás. A esquerda há muito deixou de ser uma força significativa na política global. Novas forças de resistência à dominação imperial surgiram. A mais óbvia delas é o islamismo político, uma força global tão complexa, diversa e contraditória quanto a própria esquerda jamais foi. A incapacidade da esquerda de compreender e dialogar com o islamismo político reforçou nossa marginalidade global e mina nossa capacidade de mapear e confrontar as forças mutáveis do poder global. Também prejudicou nossa capacidade de nos engajarmos de forma significativa na atual guerra no Irã e nas resistências multifacetadas que se desenrolam além das fronteiras, comunidades e posições políticas em todo o Oriente Médio. O campismo simplista e enfadonho, o orientalismo e a lamentação liberal substituem uma análise significativa do conflito que se desenrola rapidamente na região.

A outra força anti-imperialista global que está remodelando o mundo é algo ainda menos definido, mais amorfo e fluido, mas não menos poderoso. Trata-se da onda incessante de levantes juvenis descentralizados e populares, liderados principalmente por povos indígenas no chamado Terceiro Mundo. As inúmeras revoluções da primavera, levantes da Geração Z, "conflitos étnicos" e "guerras civis" que já moldaram o século XXI podem não compartilhar uma análise política coerentemente articulada, mas compartilham uma forma, um espírito, uma posição e uma promessa. A guerra aqui em Mianmar é talvez o exemplo mais claro desse padrão se desenrolando pelo mundo, e seu significado e consequências ainda estão sendo escritos.


Bombas caseiras e vassouras: o futuro da resistência indígena e da solidariedade intercomunitária.
Como Glen Sean Coulthard observa em sua introdução a O Quarto Mundo, "os ombros de gigantes sobre os quais nos apoiamos não são os ombros de adivinhos". 32 Por mais que estudemos e reflitamos, por mais que nos envolvamos em debates e enfrentemos o inimigo na linha de frente, não podemos saber o que resultará desta revolução dinâmica e multidimensional. Mas sabemos que, aconteça o que acontecer, as consequências reverberarão para além das montanhas de Zomia e dos quartéis de Naypyidaw. Esta luta não é apenas pela terra e pelos povos do canto do mundo atualmente conhecido como Myanmar. É pelos povos indígenas em todos os lugares e pelo futuro da modernidade indígena. O que acontecer aqui terá consequências para toda a ordem mundial do século XXI e para o tumultuoso sistema de estados nacionais que se agarram aos destroços do naufrágio da reconsolidação capitalista pós-colonial. O poder dos estados, das redes, das coligações, das tribos e etnias, do (con)federalismo democrático e da identidade indígena estão todos competindo para moldar o futuro da sociedade humana e, por extensão, o futuro de toda a vida na Terra. Não há um vencedor predeterminado. O desenrolar desta guerra, não apenas em Myanmar, mas em todo o mundo, depende inteiramente das escolhas que fizermos, da coragem que descobrirmos em nós mesmos, da inteligência da nossa visão estratégica e das ações urgentes que tomarmos.

Muitos teóricos e comentaristas gostam de especular sobre o papel da tecnologia na transformação social. Houve muita discussão sobre o papel das mídias sociais na Primavera Árabe em 2011, e ainda mais em 2021, quando o Facebook desempenhou um papel central na Revolução da Primavera de Myanmar. O Facebook continua a desempenhar um papel fundamental nos sistemas de comunicação da revolução, um fato que a ditadura conhece muito bem, como demonstraram os seus apagões de internet e telecomunicações. Novas tecnologias continuam a ser desenvolvidas e revolucionários em todo o mundo continuam a encontrar maneiras de utilizá-las na luta pela libertação. Mas a especulação inicial de que as mídias sociais inaugurariam uma nova era de política democrática de base não se concretizou da forma como muitos tecnófilos esperançosos previram. Pelo contrário, a indústria da tecnologia, e especialmente a indústria das mídias sociais, criou novas formas de poder que permitem a um pequeno número de elites tecnológicas níveis assustadores de controle sobre a informação que o mundo inteiro recebe. As tecnologias são ferramentas de poder que existem num contexto social. Como as tecnologias amplificam o poder, elas tendem a reforçar as relações de poder, o que significa que, no geral, o desenvolvimento tecnológico tende a fortalecer o Estado e outras forças repressivas. Mas isso não significa que não possamos ou não devamos usá-las. É como as armas; o mundo seria melhor sem elas, mas, dado que existem, não podemos nos dar ao luxo de não tê-las. A capacidade das mídias sociais de descentralizar e democratizar as comunicações na internet continua a ter consequências revolucionárias, mesmo enquanto suas consequências devastadoras se desenrolam em paralelo.

Ultimamente, tenho pensado que, de muitas maneiras, as redes sociais são para a internet o que o drone FPV é para a bomba nuclear. Tanto a bomba nuclear quanto a internet mudaram a forma e o significado da vida na Terra de maneiras irreversíveis. Juntas, elas criaram o que alguns chamam de Antropoceno Nuclear, uma nova era na história do planeta em que a tecnologia humana transformou fundamentalmente a vida na Terra como a conhecemos e tem o potencial de aniquilá-la. Conhecimento, verdade, informação, comunicação, conflito e guerra no Antropoceno Nuclear são fenômenos fundamentalmente diferentes, e essas mudanças não podem ser desfeitas, assim como um asteroide não pode voltar atrás no impacto com a Terra. Estamos simplesmente em um novo terreno e precisamos aprender a operar nele. Como lutadores pela liberdade, nossa missão é explorar essa nova paisagem em busca de ferramentas que nos ajudem a construir futuros mais livres dentro e além dessa nova realidade. Das tecnologias de poder e morte, surgiram novas manifestações que, de forma complexa e com graves desvantagens, ainda assim capacitaram pessoas comuns a desafiar as estruturas de poder existentes. As redes sociais e os drones FPV estão, pelo menos em alguns aspectos, democratizando tecnologias, tornando formas de poder antes monopolizadas pelo Estado e pelo capital acessíveis a uma gama muito maior de atores políticos. E ambos estão se tornando ferramentas da modernidade indígena. Olho para o emblema no meu braço, o rifle cruzado com a flecha, e imagino que talvez no futuro seja uma vassoura cruzada com um drone FPV.

A Quarta Guerra Mundial.
A questão mais premente para nós, do chamado Primeiro Mundo, é onde as linhas de batalha serão traçadas e de que lado lutaremos. Nasci, cresci e vivi a maior parte da minha vida nos chamados Estados Unidos da América. A América foi construída sobre o genocídio indígena e a escravidão, e esses legados moldam todos os aspectos da nossa vida moderna. Podemos traçar uma linha histórica direta desde o Destino Manifesto e as recompensas por escalpos indígenas até a prevalência contemporânea da violência armada e dos tiroteios em massa, das plantações ao Complexo Industrial Prisional, dos linchamentos aos assassinatos de jovens negros pela polícia, dos cobertores contaminados com varíola à ausência de serviços básicos de saúde para a maioria dos americanos, e da Trilha das Lágrimas aos extensos acampamentos de sem-teto que caracterizam nossas cidades modernas. A normalização dessa violência diária ao longo dos últimos 500 anos lançou as bases para uma sociedade de apartheid sufocante, governada por um sistema de castas raciais e mantida por meio da repressão e da vigilância.

Alguns teóricos falam do efeito bumerangue imperial e da "terceiromundização" do Primeiro Mundo. A isso, nossos camaradas do Quarto Mundo gritam dos guetos e reservas: sempre foi assim. Isso não significa argumentar que a teoria do efeito bumerangue imperial não tenha utilidade, mas sim enfatizar que ela apresenta as mesmas deficiências que outras teorias do Terceiro Mundo; especificamente, a incapacidade de lidar com a realidade de que a violência colonial sempre foi, originalmente, um projeto interno. Seja observando o cercamento dos bens comuns na Europa, o enraizamento do patriarcado estrutural e a colonização interna de comunidades "étnicas" em todo o continente europeu, ou olhando através do Atlântico para a violência genocida que criou os chamados Estados Unidos da América, a história começa e termina em sangue. A violência colonial não é algo originalmente projetado no exterior que agora está "voltando para assombrar". Pelo contrário, a violência colonial sempre foi a condição fundadora de qualquer sociedade capaz de cometê-la. Não é um efeito bumerangue, é uma tautologia.

Essa distinção é importante porque, como discutimos anteriormente, a localização das origens da violência colonial molda a forma como imaginamos combatê-la. Se, como grande parte da teoria do Terceiro Mundo pressupõe, o Primeiro Mundo é uma potência colonial monolítica, então a descolonização é simplesmente o processo de libertação desse poder, e a criação de estruturas estatais modeladas a partir de governos coloniais não apresenta nenhuma contradição. Se, por outro lado, entendermos que a formação do Estado sempre foi um processo brutal de colonização de tudo o que se vê pela frente, somos forçados a reexaminar a natureza das próprias estruturas estatais e a olhar além delas para outras visões e futuros. A supremacia branca e o colonialismo de povoamento são a principal exportação da Europa e dos Estados Unidos, e moldaram a criação de Estados pós-coloniais em todo o mundo. Isso é tão evidente em Mianmar quanto em qualquer outro lugar. A história específica da administração colonial britânica, combinada com o imperialismo cultural global mais amplo da hegemonia americana, moldou a formação do Estado birmanês, tanto pela junta militar quanto pela LND (Liga Nacional para a Democracia). A brutal violência expansionista da junta e sua estreita aliança com a indústria bélica israelense demonstram o modelo autoritário clássico, enquanto a versão liberal capitalista de democracia federal da LND foi desenvolvida em imitação direta da "democracia" neoliberal americana, na esperança de conquistar estadistas americanos simpáticos como Hillary Clinton e obter o apoio da União Europeia. É claro que a empatia dos estadistas americanos e europeus pouco adiantou no final das contas, porque nem os Estados Unidos nem a UE se arriscariam a menos que tivessem algo concreto a ganhar. A fusão da democracia liberal com a supremacia bamar na LND é, na verdade, uma imitação incrivelmente clara do modelo americano, e não é surpresa que Aung San Suu Kyi tenha se tornado uma queridinha dos americanos no discurso político dominante.vii

Agora, a face do imperialismo americano está mudando. O neoliberalismo está em declínio, e uma versão mais flagrante e descarada do fascismo americano está vindo à tona. Não é surpresa que o principal líder militar da junta, Min Aung Hlaing, tenha expressado admiração por Donald Trump, ou que o governo Trump tenha aliviado as sanções contra aliados importantes da junta. A política de Trump em relação a Mianmar tem sido um tanto errática, enquanto ele lida com seus desejos simultâneos de se opor à influência chinesa na região, reacender as chamas da antiga mitologia da Guerra Fria para promover novas agendas imperialistas, apoiar líderes autoritários regionais que possam fortalecer o poder dos EUA no Sudeste Asiático e navegar por um consenso bipartidário em Washington que, até agora, pelo menos retoricamente, apoiou a Liga Nacional para a Democracia (LND) e se opôs à ditadura militar. Como o relacionamento entre a junta e o governo Trump se desenrolará ainda está por ser visto e, como tudo neste conflito, terá repercussões globais, à medida que os EUA trabalham para construir alianças regionais contra a Iniciativa Cinturão e Rota da China. Mais uma vez, vemos como a luta em Mianmar é, na verdade, uma luta global por uma nova ordem mundial. A revolução popular em Myanmar exige um novo futuro, para além da LND e da junta militar. Ao fazê-lo, rejeita a falsa dicotomia entre a velha ordem mundial neoliberal e a sua contraparte fascista desmascarada. Será que nós, que resistimos ao fascismo no coração do império, podemos aprender a fazer o mesmo?

E assim chegamos à questão de qual será a posição dos americanos na luta global em evolução contra a ordem mundial colonial. Será que a América branca continuará a se agarrar aos privilégios da branquitude, que por séculos aceitamos em substituição à nossa própria dignidade, e frequentemente em detrimento dos nossos próprios interesses materiais? Os americanos brancos demonstraram repetidamente que apoiarão políticas diretamente prejudiciais ao nosso bem-estar físico e social se elas nos forem apresentadas em termos que reforcem nosso sentimento de supremacia em uma hierarquia racial estável. Beneficiários brancos de programas sociais apoiam regularmente cortes nesses programas, que, segundo nos dizem, subsidiam "rainhas do bem-estar social" negras. Comunidades brancas da classe trabalhadora apoiam a poluição do ar e da água pela produção industrial desregulamentada, se a indústria prometer empregos que não serão "roubados por imigrantes". Pais brancos apoiam cortes de impostos que desfinanciam as escolas de nossos filhos se os políticos que os promovem também prometerem políticas de "tolerância zero" que encarceram jovens negros e indígenas, e se comunidades brancas enviarem dezenas de milhares de nossos filhos para morrer em guerras petrolíferas estrangeiras para "nos proteger" das hordas bárbaras muçulmanas que, segundo nos dizem, estão se acumulando às nossas portas. O legado de aliar-se à colônia é forte, e muitas tendências atuais mostram que está se fortalecendo.

Ao mesmo tempo, onde quer que tenha havido opressão racial, houve resistência intercomunitária. Testemunhamos momentos de ruptura magnífica em que a revolução negra, a insurgência indígena, a solidariedade imigrante e a lucidez dos colonizadores uniram forças para reconstruir o tecido da vida social americana, e esses momentos e movimentos mudaram o curso da história. De Croatan a John Brown, das comunidades quilombolas do Grande Pântano Dismal ao legado dos Seminoles Negros, e do Exército de Libertação Negra ao incêndio da 3ª delegacia em Minneapolis, a solidariedade intercomunitária prevaleceu repetidamente contra as forças do apartheid de maneiras que abalaram os alicerces da ordem mundial colonial. Mas as forças da recuperação estão sempre por perto, e cada momento histórico de solidariedade interracial é perseguido por forças reacionárias que lutam para restabelecer o apartheid americano. A abolição da escravatura formal foi rapidamente seguida pelo advento das leis de segregação racial (Jim Crow), as insurreições das décadas de 1960 e 70 foram esmagadas pela Guerra às Drogas e pela ascensão do Complexo Industrial Prisional, e as ondas de levantes negros recorrentes, de Rodney King a George Floyd, foram contrabalançadas por uma contrarrevolução supremacista branca crescente e cada vez mais militante, culminando na eleição de Donald Trump. A guerra entre resistência e reação, entre colonização e intercomunitarismo, continua.

Em muitos aspectos, foi por isso que vim para Myanmar. A revolução aqui tem muito a nos ensinar sobre intercomunalismo, descolonização, resistência em coalizão, aliança entre diferentes culturas, autonomia, identidade indígena e a revolução do Quarto Mundo. A diversidade e a complexidade da sociedade aqui, e a multidimensionalidade da guerra e da resistência, refletem tanto os desafios quanto as possibilidades que nossa resistência enfrenta em casa.

Como seria se construíssemos coalizões de resistência intercomunitárias descentralizadas, conectando diversas comunidades em redes federadas que priorizem a autonomia comunitária e a autodeterminação indígena? As possibilidades de (con)federalismo democrático, modernidade indígena e autonomia sem o poder do Estado, florescendo nessas colinas ingovernáveis, trazem lições que nossa política colonial ocidental não conseguiu articular.

A Quarta Guerra Mundial está em curso. O mundo de muitos mundos está vivo e em guerra, mantendo viva a promessa de um futuro mais livre.

Escolher a violência.
De tudo que aprendi desde que cheguei aqui, talvez o mais claro seja que não existe neutralidade no mundo colonial. A vida civil que deixei para trás não era não violenta. Ela foi moldada pela violência estrutural do apartheid americano, e minha complacência com essa violência invisibilizada reproduziu e reforçou as estruturas violentas do mundo colonial. Imaginar que eu poderia, de alguma forma, "optar por não participar" da violência colonial, não sendo eu quem puxa o gatilho, reforça uma mitologia individualista que sustenta o império, permitindo que "civis" reivindiquem neutralidade, enquanto ignora a violência onipresente que estrutura e possibilita nossas vidas. Penso nos mártires da minha vida, vítimas do feminicídio, da guerra às drogas, do complexo industrial das plantações, da transfobia e de todas as outras crueldades que este mundo pode apresentar. Eram civis? Pessoas negras e indígenas podem ser civis no mundo colonial? A própria ideia de ser civil é uma posição branca, um luxo de "inocência" concedido apenas àqueles considerados humanos pela máquina de morte supremacista branca. Apegar-me ao meu status de civil é escolher a branquitude, é escolher a fantasia privilegiada de inocência que me protege às custas dos povos colonizados em todos os lugares. E, portanto, escolho a violência. Escolho pegar em armas e defender as pessoas que amo, escolho a liberdade do mundo colonizado em vez das ilusões de conforto e segurança que me foram vendidas durante toda a minha vida. Aconteça o que acontecer, não me arrependo.

Minhas placas grudam na minha camisa enquanto eu suo subindo a montanha. O ar é rarefeito aqui em cima, e meus pulmões sugam avidamente pelo canudo da minha traqueia enquanto escalo. Com os ombros pesados e as costas doendo, luto para respirar ao chegar ao topo da colina. Acampamentos inimigos brotam como margaridas no meu campo de visão, esperando para serem colhidos. Sinto a magia se agitando no chão sob meus pés, fluindo através do clã enquanto nos reunimos. Rimos e sussurramos um encantamento. Começo a abrir o zíper da minha mochila.

Você está mais perto agora. As
encostas das montanhas onde estávamos frente a frente
se aproximam
à medida que o vale entre elas afunda
sob o peso do seu corpo.

Um abismo que só mísseis conseguiam atravessar
agora está a um passo de distância.

Não conseguíamos conversar em vida,
havia muitos séculos
de colonização entre nós.

Mas na morte você não é mais meu inimigo.

e podemos sentar
e conversar juntos

de como você chegou aqui,
até a boca do meu focinho,

e dos outros caminhos
que você nunca teve a oportunidade de trilhar.

Leah Kaplan (2026)
WITCH (Women Internationalists of the Chin Hills)
AIF (Anti-Fascist Internationalist Front)

Você encontrará ambas nas redes sociais @witchteamfpv @aifmyanmar
Este texto está disponível em formato de zine aqui: https://aifmyanmar.noblogs.org/post/2026/07/22/sone-ma-apoi-the-witch-tea

Notas de rodapé
: Ao longo deste ensaio, utilizo os nomes Birmânia e Myanmar de forma praticamente intercambiável, com uma tendência a privilegiar o nome usado durante o período em questão. Alguns ativistas anti-junta preferem o termo Birmânia, visto que o nome Myanmar foi formalmente adotado pela ditadura em 1989 e é geralmente associado ao regime da junta. Ambos os termos referem-se ao grupo étnico majoritário, sendo Bamar o termo coloquial e Myanmar o nome formal para a população étnica majoritária do território. Para as minorias étnicas, ambos os nomes representam o compromisso do Estado com a supremacia Bamar e, portanto, não há uma forte preferência por um em detrimento do outro. Os jovens tendem a usar Myanmar, enquanto a geração mais velha é mais propensa a usar Birmânia.

ii Em 30 de abril de 2026, Aung San Suu Kyi foi transferida da prisão militar para prisão domiciliar.

iii O termo "EAO" foi codificado durante os Acordos Nacionais de Cessar-Fogo de 2013 a 2015. Antes disso, termos como "organizações étnicas" e "forças de resistência étnica" eram geralmente usados de forma intercambiável, e os critérios para ser considerado uma EAO permanecem controversos. Uso o termo aqui de forma ampla para me referir a organizações que representam grupos étnicos específicos que se envolvem em resistência armada.

iv Durante os levantes de 2021, uma versão modificada de "Buffalo Soldier", de Bob Marley, tornou-se um hino popular da resistência. Os Buffalo Soldiers, como figuras históricas, e o legado do exército americano de colocar negros e indígenas uns contra os outros para promover o expansionismo colonial são praticamente desconhecidos em Myanmar. A referência aqui é inteiramente à música.

Prevejo que alguns leitores me acusarão de romantizar a situação, e talvez, de certa forma, tenham razão. A liberdade transformadora que experimento como estrangeiro em Chinram não é a mesma que a dos meus camaradas Chin. Eles nunca viveram sob a hipocrisia sufocante nem foram contidos pela camisa de força imaginária que aprisiona a vida no núcleo capitalista. Minha experiência aqui é a de um súdito do Estado libertando-se pela primeira vez. A realidade física e espiritual dessa ruptura é qualitativamente diferente das experiências daqueles que viveram aqui a vida toda. A tensão dialética entre essas duas experiências é precisamente o que constitui uma zona de ruptura. É um lugar de refúgio, uma encruzilhada cultural onde a resistência se multiplica, evoluindo à medida que absorve refugiados, rebeldes e revolucionários. Trazemos nossas histórias e experiências, e transformamos o lugar à medida que somos transformados por ele. Não sou um antropólogo com fantasias coloniais de objetividade, aqui para observar e relatar a sociedade Chin. Sou um guerrilheiro, aqui para lutar ao lado dos meus camaradas na luta global contra as forças globais da colonização. Trago o que tenho a oferecer e levo o que preciso para expandir a luta para além de Chinram, para trazer a luta de volta ao coração do império. Nesse sentido, minha experiência aqui é muito mais próxima da dos meus camaradas birmaneses. Nos refugiamos nas montanhas e estamos nos preparando para levar a guerra para casa.

vi Quando minha comandante leu este artigo, acrescentou o seguinte: "Acho que isso é em grande parte verdade, mas um ponto que Scott ignora é que aqueles que 'acolheram' o cristianismo tão abertamente eram, pelo menos em grande parte, as figuras patriarcais já existentes nas tradições proféticas locais. Eles buscavam consolidar o poder em suas comunidades aceitando o cristianismo e, por meio de suas posições de autoridade, impondo-o ao seu povo, especialmente às mulheres. Essa cegueira de gênero é uma das minhas principais críticas ao trabalho de Scott. Penso que a 'acolhida' do cristianismo aqui foi, pelo menos em parte, uma aliança entre missionários e patriarcas, acolhendo tanto uma nova ferramenta de resistência à hegemonia Bamar quanto uma nova ferramenta para consolidar o poder sobre suas próprias comunidades."

vii Vale ressaltar que o genocídio do povo Rohingya, uma minoria muçulmana no estado de Rakhine, ocorreu enquanto a LND estava no poder, sob a autoridade e liderança de Aung San Suu Kyi. Embora isso às vezes seja retratado como uma contradição ou evidência de hipocrisia, na verdade está totalmente de acordo com a política da LND de imitar a ideologia e a prática imperial americana, alinhando Mianmar com o Ocidente contra o fantasma do "terror" islâmico.

Notas finais:
1 Grace Tsoi e BBC Burmese, "Golpe de Estado em Myanmar: Pessoas mortas a tiros desde o início dos protestos", BBC, 12 de abril de 2021, https://www.bbc.com/news/world-asia-56636345.

2 "O que está acontecendo em Mianmar", Associação Assistente para Prisioneiros Políticos (Birmânia), acessado em 26 de fevereiro de 2026, https://coup.aappb.org/data-dashboard. 3 Andy, "Como construir uma revolução: Mianmar, Parte Um", entrevista de James Stout e Robert Evans, It Could Happen Here, Cool Zone Media e iHeartPodcasts, 7 de novembro de 2022, áudio, 11:29, https://www.iheart.com/podcast/1119-myanmar-printing-the-revo-289559181/ episode/how-to-build-a-revolution-myanmar-part-one-289559216.

4 Andy, Isso Poderia Acontecer Aqui, 27:40.

5 Alex, "Como construir uma revolução: Myanmar, Parte Três", entrevista de James Stout e Robert Evans, It Could Happen Here, Cool Zone Media e iHeartPodcasts, 9 de novembro de 2022, áudio, 20:49, https://www.iheart.com/podcast/1119-myanmar-printing-the-revo-289559181/episode/how-to-build-a-revolution-myanmar-part-three-289559214.

6 Alex, Isso poderia acontecer aqui, 22:24.

7 James C. Scott, A Arte de Não Ser Governado: Uma História Anarquista do Sudeste Asiático Montanhoso (Yale University Press, 2009).

8 Scott, A Arte de Não Ser Governado, 208-211.

9 Antonio Graceffo, "Backgrounder: Ethnic Armies in Myanmar Civil War," Geopolitical Monitor, 27 de fevereiro de 2024, https://www.geopoliticalmonitor.com/backgrounder-ethnic-armies-in-the-myanmar-civil-war/.

10 Michael Martin, "O dilema do Estado Shan para a revolução de Myanmar", Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, 7 de outubro de 2025 https://www.csis.org/analysis/dilemma-shan-state-myanmars-revolution.

11 "Conselho de Chinland (CC) e Irmandade Chin (CB): Membros", Khalvontawi News, 7 de julho de 2025, https://www.khalvontawi.in/2025/07/chinland-council-cc-chin-brotherhood-cb.html.

12 "Organização para a Independência de Kachin (KIO)", ISP-Myanmar, 20 de agosto de 2025, https://ispmyanmar.com/kachin-independence-organization-kio/.

13 "Nossa História", KNU - União Nacional Karen, acessado em 26 de fevereiro de 2026, https://www.knuhq.org/about-us/history?lang=en.

14 Maung Saungkha, "Pronto para a guerra: minha jornada de poeta pacífico a soldado revolucionário", trad. Nu Nu Lusan, ed. Emily Fishbein, The Guardian, 9 de fevereiro de 2022, https://www.theguardian.com/global-development/2022/feb/09/hungry-for-war-my-journey-from-peaceful-poet-to-revolutionary-soldier-myanmar.

15 Maung Saungkha, "Grupo armado Bamar pretende quebrar o regime da junta militar no centro de Myanmar", The Irrawaddy, 12 de novembro de 2024, https://www.irrawaddy.com/in-person/interview/bamar-armed-group-aims-to-break-junta-rule-in-central-myanmar.html.

16 Walter Niehoff, "Student Armed Force (SAF)", Modern Insurgent, 10 de abril de 2024, https://www.moderninsurgent.org/post/student-armed-force-saf.

17 Associação Anarquista de Yangon, "Força de Liberdade dos Soldados Búfalo", libcom.org, 6 de março de 2025, https://libcom.org/article/buffalo-soldiers-freedom-force.

18 Hein Thar, "Aurora vermelha: o renascido exército comunista de Myanmar", Frontier Myanmar, 11 de dezembro de 2023, https://www.frontiermyanmar.net/en/red-dawn-myanmars-reborn-communist-army/.

19 Esther Wah, "Greve Geral de Grupos Étnicos - Comitê de Nacionalidades Contra o Golpe", Burma News International, 17 de março de 2021, https://www.bnionline.net/en/news/ethnics-march-together-general-strike-nationalities-committee-against-coup.

20 Khun Bedu, "Entrevista: O que é a Nova Aliança da Revolução da Primavera?" The Irrawaddy, 19 de dezembro de 2025, https://www.irrawaddy.com/in-person/interview/interview-what-is-the-new-spring-revolution-alliance.html.

21 George Manuel e Michael Posluns, O Quarto Mundo: Uma Realidade Indiana (University of Minnesota Press: 2019), 217.

22 Vine Deloria Jr., prefácio de The Fourth World: An Indian Reality, de George Manuel e Michael Posluns (University of Minnesota Press: 2019), xxxix.

23 Deloria Jr., prefácio de O Quarto Mundo, xl.

24 Manuel e Posluns, O Quarto Mundo, 6.

25 Wah, "Marcha Unida dos Povos Étnicos".

26 Deloria Jr., prefácio de O Quarto Mundo, xii-xiii.

27 Manuel e Posluns, O Quarto Mundo, 12.

28 Manuel e Posluns, O Quarto Mundo, 211.

29 Scott, A Arte de Não Ser Governado, 319-323.

30 Manuel e Posluns, O Quarto Mundo, 220.

31 Manuel e Posluns, O Quarto Mundo, 220.

32 Glen Sean Coulthard, introdução a The Fourth World: An Indian Reality, de George Manuel e Michael Posluns (University of Minnesota Press: 2019), xxxi.

https://organisemagazine.org.uk/2026/08/19/sone-ma-apoi-the-witch-team/
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
A-Infos Information Center