|
A - I n f o s
|
|
a multi-lingual news service by, for, and about anarchists
**
News in all languages
Last 40 posts (Homepage)
Last two
weeks' posts
Our
archives of old posts
The last 100 posts, according
to language
Greek_
中文 Chinese_
Castellano_
Catalan_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Français_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkçe_
_The.Supplement
The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Français_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours |
of past 30 days |
of 2002 |
of 2003 |
of 2004 |
of 2005 |
of 2006 |
of 2007 |
of 2008 |
of 2009 |
of 2010 |
of 2011 |
of 2012 |
of 2013 |
of 2014 |
of 2015 |
of 2016 |
of 2017 |
of 2018 |
of 2019 |
of 2020 |
of 2021 |
of 2022 |
of 2023 |
of 2024 |
of 2025 |
of 2026
Syndication Of A-Infos - including
RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups
(pt) UK, AFEd: Organise - Sone Ma A'Poi: A Equipe das Bruxas II. (2/2) (ca, de, en, fr, it, tr)[traduccion automatica]
Date
Wed, 16 Sep 2026 08:23:28 +0300
Chinram: modernidade indígena e a experiência de não ser governado. ----
Acordamos meia hora antes do amanhecer e fervemos água em uma fogueira
ao lado do caldeirão que esfriou com o arroz de ontem. Depois do café,
uma banana e um pouco de arroz frio, nos acomodamos na carroceria da
caminhonete, mochilas carregadas de baterias, fios e aço. O sol começa a
despontar nas encostas, e meu rifle bate contra meus joelhos enquanto
seguimos pela estrada esburacada. Entre minha armadura, rifle e mochila,
devo estar carregando uns 15 quilos de equipamento, mas me sinto mais
leve do que nunca. Pela primeira vez na vida, não estou sob o jugo de um
Estado. Mesmo espremido entre as placas da armadura, sinto meus pulmões
se expandindo mais do que jamais estiveram. Não estou seguro, não estou
confortável, não tenho certeza se estarei vivo amanhã, e ainda assim
sinto algo profundo dentro de mim se libertando de uma prisão que eu nem
sabia que existia. Como ocidental nascido e criado em um dos estados de
vigilância mais draconianos do mundo, estar sentado à luz do amanhecer
com minha inimizade às estruturas de poder estampada nas minhas costas,
sabendo que estou protegido não pela clandestinidade, mas pelo poder
físico da nossa resistência coletiva, é uma liberdade que nunca conheci
e da qual jamais me recuperarei. A gaiola dentro de mim se rompeu. O
pássaro alçou voo .
Aproximamo-nos de uma curva na estrada e reduzimos a velocidade a um
passo de tartaruga, parando nossa caminhonete em um denso bananal.
Caminharemos dali, movendo-nos nas sombras antes que o inimigo acorde.
Afirmar que não estamos sob o jugo do Estado não significa afirmar que
não temos mais relação com ele. Em vez de estarmos sob seu jugo, agora
encaramos o cano de sua arma, com os nossos próprios canos apontados
diretamente para nós. Enquanto existirem Estados, ser apátrida é estar
em guerra. A liberdade que sinto não é a liberdade do medo ou da
miséria, nem a liberdade das estruturas de poder. A sociedade Chin, as
milícias rebeldes, os grupos armados étnicos, os clãs e as igrejas têm
suas próprias estruturas de poder, assim como as forças supraestatais da
cultura capitalista, da economia global e da ideologia neocolonial. Ser
apátrida não é estar fora das relações de poder, mas sim escolher uma
posição específica dentro delas. É navegar pela complexa teia de
relações além, acima e abaixo do Estado, e confrontar o poder estatal
com nossa implacável recusa em sermos governados.
Existem forças em Chinram que certamente desejam se tornar um Estado,
mas, em geral, são profundamente impopulares, especialmente entre os
jovens e aqueles que se juntaram à revolução desde o golpe de 2021.
"Político" é um insulto aqui, e as ambições políticas de algumas elites
tradicionais não lhes permitiram garantir o monopólio da representação
popular ou o uso legítimo da violência dentro da sociedade Chin. A
governança é uma amálgama do antigo e do novo, do formal e do informal,
com as redes de parentesco e os conselhos de aldeia continuando a ser as
principais estruturas governamentais. Organizações maiores interagem com
a diáspora e financiadores externos, mas o cuidado social diário, a
manutenção e a tomada de decisões permanecem, em sua grande maioria, nas
mãos de pequenos sistemas tribais e de aldeia. O encarceramento e a
justiça punitiva existem em uma zona cinzenta entre o formal e o
informal, a escala média e a micro. Recentemente, acompanhei um dos meus
comandantes em uma visita médica a um campo de prisioneiros de guerra
que também abriga prisioneiros civis. O paciente que eu estava tratando
era um civil encarcerado por violência doméstica e, embora a estrutura
militar não estivesse realmente preparada para ele, o mantinham ali
porque sua aldeia não estava pronta para recebê-lo de volta. Havia
conversas constantes entre sua família, o conselho da aldeia e os
oficiais que administravam o campo, tentando elaborar um plano para
eventualmente reintegrá-lo à sua aldeia de uma forma aceitável para as
pessoas que ele havia prejudicado. Não era um sistema ideal,
especialmente porque o campo de prisioneiros de guerra não estava
equipado para atender às suas necessidades médicas, mas era um sistema
flexível e orgânico que levava em consideração as necessidades
específicas do prisioneiro, das pessoas que ele prejudicou e de sua
comunidade em geral. Como tantas outras coisas aqui, não é um modelo
para uma sociedade livre perfeita nem "governança" como entendida e
imposta por um Estado. Esses são os desafios, contradições e concessões
que moldam a incessante criação e recriação da modernidade indígena.
A modernidade indígena está sendo moldada em cada canto, cume e ravina
das colinas Chin. O antigo se funde com o novo, o micro, o médio e o
macro se influenciam mutuamente, e a tradição, a colonialidade e a
inovação lutam e se sintetizam para criar novas culturas indígenas. A
água flui por canos de bambu até torneiras de PVC, e casas pendem de
penhascos sobre palafitas de madeira com internet via satélite instalada
em seus telhados. O arroz substituiu o milho, a mandioca e a batata-doce
como alimento básico, mas a agricultura de subsistência em pequena
escala, a caça e a coleta permanecem as principais fontes de alimento,
com apenas arroz, óleo e diversos salgadinhos e refrigerantes
processados importados das terras baixas. Jovens pilotam motocicletas
pelas colinas e desaparecem em antigas trilhas de caça, armados com
rifles, flechas e zarabatanas. Um símbolo comum na iconografia da
resistência local é um rifle cruzado com uma flecha, o epítome da união
da tradição e da modernidade na resistência indígena. Eu uso o símbolo
em um patch no meu braço direito, a bandeira de um dos nossos exércitos
aliados locais. Crocs e chinelos de plástico espreitam por baixo de
saias bordadas tradicionalmente, tecidas em teares que tilintam à sombra
de varandas de madeira. Danças do TikTok se misturam perfeitamente com
danças tradicionais Chin e vice-versa. Embora a maioria dos Chin saiba
pelo menos um pouco de birmanês, o idioma do dia a dia é uma dúzia de
línguas locais diferentes, muitas vezes ininteligíveis a menos de um dia
de distância umas das outras. Na semana passada, tivemos um pequeno
contratempo quando nossos camaradas, que moram a menos de um dia de
distância, tiveram dificuldades para comunicar a uma pastora local que
ela não podia levar suas cabras pela estrada em que estávamos porque
ainda não tínhamos lançado nosso drone e a bomba estava armada. A
linguagem de sinais e algumas palavras compartilhadas finalmente
resolveram a situação, e as cabras mudaram de rota. "Pwak ding" às vezes
resume tudo.
Talvez a fusão mais estranha para a minha mente ocidental de esquerda
seja o papel do cristianismo aqui em Chinram. A vasta maioria do povo
Chin é cristã, convertida por missionários americanos no início do
século XX. Como discute James C. Scott, estas montanhas são um dos
poucos lugares no mundo onde o cristianismo foi acolhido de braços
abertos, em vez de sob a mira de uma arma. A aceitação do cristianismo
em Chinram e em todo o sudeste asiático montanhoso é a continuação de
uma longa linhagem de tradições proféticas e milenaristas entre os povos
das montanhas que se esquivavam do Estado. Essas tradições mágicas e
milenaristas, das quais o cristianismo é, em muitos aspectos, um exemplo
platônico, funcionam tanto como uma promessa revolucionária em desafio à
escravidão nas terras baixas e à invasão do Estado colonial, quanto como
um marcador de diferenciação da maioria etnorreligiosa das terras
baixas. 29 Como religião minoritária enfrentando a colonização por uma
maioria budista, o cristianismo passou a ser visto como um símbolo de
resistência e um marcador da identidade Chin/Mizo.vi Entre os camaradas
que conheci, o cristianismo era universalmente e entusiasticamente
celebrado, até mesmo entre adolescentes mal-humorados, punks e góticos.
Rebeldia não significa rejeição do cristianismo aqui, porque o
cristianismo é em si uma força rebelde. Embora muitos dos símbolos
visuais do cristianismo em Chinram imitem a estética protestante
americana trazida pelos missionários, as práticas são frequentemente
fundidas com tradições folclóricas e até mesmo com alguns resquícios da
religião animista tradicional.
Uma das consequências mais incômodas da onipresença do cristianismo em
Chinram é um conservadorismo estético sem qualquer relação ou impacto na
política real. O apoio teórico aos Estados Unidos, a Israel e a Donald
Trump é comum por aqui, mas minhas extensas conversas sobre o assunto
com pessoas de todas as idades, desde adolescentes até os mais altos
escalões da liderança política, não revelaram uma única posição
verdadeiramente conservadora, nem mesmo a mais vaga compreensão do
significado de conservadorismo político no Ocidente. As pessoas aqui
apoiam Trump porque ele é cristão e afirma apoiar os cristãos. Os
camaradas ficaram universalmente chocados ao saber que, desde que
assumiu o cargo, ele prendeu, enviou para campos de concentração e
deportou centenas de milhares de imigrantes, a grande maioria cristãos.
Passei horas e dias debatendo com as figuras mais importantes da
liderança política Chin e posso concluir honestamente que a desconexão
não se origina de algo como o conservadorismo ocidental, mas sim do
abismo incompreensível nos contextos políticos que separa a política
colonial ocidental da política indígena Chin.
Esse abismo entre as visões políticas do Primeiro e do Quarto Mundo
explica tanto a incapacidade da mídia e do establishment político
ocidentais de compreender o conflito em Mianmar, quanto a incapacidade
da esquerda ocidental de captar sua importância. Muitos esquerdistas
caem na armadilha de um campismo simplista e ahistórico, imaginando que
a brutal ditadura militar em Mianmar se opõe ao imperialismo ocidental
por ser apoiada pela Rússia e pela China, apesar de não fazer
absolutamente nada para resistir ao imperialismo estadunidense na
região, colaborar estreitamente com Israel e, principalmente,
aterrorizar seus súditos há mais de 70 anos. Mesmo os esquerdistas que
não caem nesse velho campismo desgastado muitas vezes não conseguem
compreender a importância da revolução, porque ela não se articula em
uma linguagem que o discurso político de esquerda ocidental possa entender.
Esta não é uma revolução comunista, nem uma revolução anarquista, nem
uma revolução socialista, feminista ou mesmo liberal democrática, em
qualquer sentido coerente ou unificado. É uma revolução indígena, e os
termos do discurso, os entendimentos compartilhados e os modos de
engajamento existem para além e fora dos paradigmas coloniais.
Como explica Manuel, "a imposição de modelos àqueles que não
participaram da sua concepção tem sido o problema ao longo da nossa
história. Claramente, o direito de conceber o nosso próprio modelo é o
primeiro passo rumo ao Quarto Mundo." 30 Os modelos de resistência
indígena que estão sendo concebidos em Myanmar são uma mistura de novo e
velho, elaborados a partir de mil histórias diferentes e construídos com
"todos os ingredientes que as marés da história trouxeram para as nossas
costas." 31
Se a esquerda não quiser ser descartada junto com o lixo dos nossos
fracassos do século XX, precisamos encará-los honestamente. Nossas
antigas ideologias falharam em criar o mundo com que sonhamos, e ainda
assim continuamos a nos agarrar a elas, para depois nos perguntarmos por
que o mundo nos deixou para trás. A esquerda há muito deixou de ser uma
força significativa na política global. Novas forças de resistência à
dominação imperial surgiram. A mais óbvia delas é o islamismo político,
uma força global tão complexa, diversa e contraditória quanto a própria
esquerda jamais foi. A incapacidade da esquerda de compreender e
dialogar com o islamismo político reforçou nossa marginalidade global e
mina nossa capacidade de mapear e confrontar as forças mutáveis do poder
global. Também prejudicou nossa capacidade de nos engajarmos de forma
significativa na atual guerra no Irã e nas resistências multifacetadas
que se desenrolam além das fronteiras, comunidades e posições políticas
em todo o Oriente Médio. O campismo simplista e enfadonho, o
orientalismo e a lamentação liberal substituem uma análise significativa
do conflito que se desenrola rapidamente na região.
A outra força anti-imperialista global que está remodelando o mundo é
algo ainda menos definido, mais amorfo e fluido, mas não menos poderoso.
Trata-se da onda incessante de levantes juvenis descentralizados e
populares, liderados principalmente por povos indígenas no chamado
Terceiro Mundo. As inúmeras revoluções da primavera, levantes da Geração
Z, "conflitos étnicos" e "guerras civis" que já moldaram o século XXI
podem não compartilhar uma análise política coerentemente articulada,
mas compartilham uma forma, um espírito, uma posição e uma promessa. A
guerra aqui em Mianmar é talvez o exemplo mais claro desse padrão se
desenrolando pelo mundo, e seu significado e consequências ainda estão
sendo escritos.
Bombas caseiras e vassouras: o futuro da resistência indígena e da
solidariedade intercomunitária.
Como Glen Sean Coulthard observa em sua introdução a O Quarto Mundo, "os
ombros de gigantes sobre os quais nos apoiamos não são os ombros de
adivinhos". 32 Por mais que estudemos e reflitamos, por mais que nos
envolvamos em debates e enfrentemos o inimigo na linha de frente, não
podemos saber o que resultará desta revolução dinâmica e
multidimensional. Mas sabemos que, aconteça o que acontecer, as
consequências reverberarão para além das montanhas de Zomia e dos
quartéis de Naypyidaw. Esta luta não é apenas pela terra e pelos povos
do canto do mundo atualmente conhecido como Myanmar. É pelos povos
indígenas em todos os lugares e pelo futuro da modernidade indígena. O
que acontecer aqui terá consequências para toda a ordem mundial do
século XXI e para o tumultuoso sistema de estados nacionais que se
agarram aos destroços do naufrágio da reconsolidação capitalista
pós-colonial. O poder dos estados, das redes, das coligações, das tribos
e etnias, do (con)federalismo democrático e da identidade indígena estão
todos competindo para moldar o futuro da sociedade humana e, por
extensão, o futuro de toda a vida na Terra. Não há um vencedor
predeterminado. O desenrolar desta guerra, não apenas em Myanmar, mas em
todo o mundo, depende inteiramente das escolhas que fizermos, da coragem
que descobrirmos em nós mesmos, da inteligência da nossa visão
estratégica e das ações urgentes que tomarmos.
Muitos teóricos e comentaristas gostam de especular sobre o papel da
tecnologia na transformação social. Houve muita discussão sobre o papel
das mídias sociais na Primavera Árabe em 2011, e ainda mais em 2021,
quando o Facebook desempenhou um papel central na Revolução da Primavera
de Myanmar. O Facebook continua a desempenhar um papel fundamental nos
sistemas de comunicação da revolução, um fato que a ditadura conhece
muito bem, como demonstraram os seus apagões de internet e
telecomunicações. Novas tecnologias continuam a ser desenvolvidas e
revolucionários em todo o mundo continuam a encontrar maneiras de
utilizá-las na luta pela libertação. Mas a especulação inicial de que as
mídias sociais inaugurariam uma nova era de política democrática de base
não se concretizou da forma como muitos tecnófilos esperançosos
previram. Pelo contrário, a indústria da tecnologia, e especialmente a
indústria das mídias sociais, criou novas formas de poder que permitem a
um pequeno número de elites tecnológicas níveis assustadores de controle
sobre a informação que o mundo inteiro recebe. As tecnologias são
ferramentas de poder que existem num contexto social. Como as
tecnologias amplificam o poder, elas tendem a reforçar as relações de
poder, o que significa que, no geral, o desenvolvimento tecnológico
tende a fortalecer o Estado e outras forças repressivas. Mas isso não
significa que não possamos ou não devamos usá-las. É como as armas; o
mundo seria melhor sem elas, mas, dado que existem, não podemos nos dar
ao luxo de não tê-las. A capacidade das mídias sociais de descentralizar
e democratizar as comunicações na internet continua a ter consequências
revolucionárias, mesmo enquanto suas consequências devastadoras se
desenrolam em paralelo.
Ultimamente, tenho pensado que, de muitas maneiras, as redes sociais são
para a internet o que o drone FPV é para a bomba nuclear. Tanto a bomba
nuclear quanto a internet mudaram a forma e o significado da vida na
Terra de maneiras irreversíveis. Juntas, elas criaram o que alguns
chamam de Antropoceno Nuclear, uma nova era na história do planeta em
que a tecnologia humana transformou fundamentalmente a vida na Terra
como a conhecemos e tem o potencial de aniquilá-la. Conhecimento,
verdade, informação, comunicação, conflito e guerra no Antropoceno
Nuclear são fenômenos fundamentalmente diferentes, e essas mudanças não
podem ser desfeitas, assim como um asteroide não pode voltar atrás no
impacto com a Terra. Estamos simplesmente em um novo terreno e
precisamos aprender a operar nele. Como lutadores pela liberdade, nossa
missão é explorar essa nova paisagem em busca de ferramentas que nos
ajudem a construir futuros mais livres dentro e além dessa nova
realidade. Das tecnologias de poder e morte, surgiram novas
manifestações que, de forma complexa e com graves desvantagens, ainda
assim capacitaram pessoas comuns a desafiar as estruturas de poder
existentes. As redes sociais e os drones FPV estão, pelo menos em alguns
aspectos, democratizando tecnologias, tornando formas de poder antes
monopolizadas pelo Estado e pelo capital acessíveis a uma gama muito
maior de atores políticos. E ambos estão se tornando ferramentas da
modernidade indígena. Olho para o emblema no meu braço, o rifle cruzado
com a flecha, e imagino que talvez no futuro seja uma vassoura cruzada
com um drone FPV.
A Quarta Guerra Mundial.
A questão mais premente para nós, do chamado Primeiro Mundo, é onde as
linhas de batalha serão traçadas e de que lado lutaremos. Nasci, cresci
e vivi a maior parte da minha vida nos chamados Estados Unidos da
América. A América foi construída sobre o genocídio indígena e a
escravidão, e esses legados moldam todos os aspectos da nossa vida
moderna. Podemos traçar uma linha histórica direta desde o Destino
Manifesto e as recompensas por escalpos indígenas até a prevalência
contemporânea da violência armada e dos tiroteios em massa, das
plantações ao Complexo Industrial Prisional, dos linchamentos aos
assassinatos de jovens negros pela polícia, dos cobertores contaminados
com varíola à ausência de serviços básicos de saúde para a maioria dos
americanos, e da Trilha das Lágrimas aos extensos acampamentos de
sem-teto que caracterizam nossas cidades modernas. A normalização dessa
violência diária ao longo dos últimos 500 anos lançou as bases para uma
sociedade de apartheid sufocante, governada por um sistema de castas
raciais e mantida por meio da repressão e da vigilância.
Alguns teóricos falam do efeito bumerangue imperial e da
"terceiromundização" do Primeiro Mundo. A isso, nossos camaradas do
Quarto Mundo gritam dos guetos e reservas: sempre foi assim. Isso não
significa argumentar que a teoria do efeito bumerangue imperial não
tenha utilidade, mas sim enfatizar que ela apresenta as mesmas
deficiências que outras teorias do Terceiro Mundo; especificamente, a
incapacidade de lidar com a realidade de que a violência colonial sempre
foi, originalmente, um projeto interno. Seja observando o cercamento dos
bens comuns na Europa, o enraizamento do patriarcado estrutural e a
colonização interna de comunidades "étnicas" em todo o continente
europeu, ou olhando através do Atlântico para a violência genocida que
criou os chamados Estados Unidos da América, a história começa e termina
em sangue. A violência colonial não é algo originalmente projetado no
exterior que agora está "voltando para assombrar". Pelo contrário, a
violência colonial sempre foi a condição fundadora de qualquer sociedade
capaz de cometê-la. Não é um efeito bumerangue, é uma tautologia.
Essa distinção é importante porque, como discutimos anteriormente, a
localização das origens da violência colonial molda a forma como
imaginamos combatê-la. Se, como grande parte da teoria do Terceiro Mundo
pressupõe, o Primeiro Mundo é uma potência colonial monolítica, então a
descolonização é simplesmente o processo de libertação desse poder, e a
criação de estruturas estatais modeladas a partir de governos coloniais
não apresenta nenhuma contradição. Se, por outro lado, entendermos que a
formação do Estado sempre foi um processo brutal de colonização de tudo
o que se vê pela frente, somos forçados a reexaminar a natureza das
próprias estruturas estatais e a olhar além delas para outras visões e
futuros. A supremacia branca e o colonialismo de povoamento são a
principal exportação da Europa e dos Estados Unidos, e moldaram a
criação de Estados pós-coloniais em todo o mundo. Isso é tão evidente em
Mianmar quanto em qualquer outro lugar. A história específica da
administração colonial britânica, combinada com o imperialismo cultural
global mais amplo da hegemonia americana, moldou a formação do Estado
birmanês, tanto pela junta militar quanto pela LND (Liga Nacional para a
Democracia). A brutal violência expansionista da junta e sua estreita
aliança com a indústria bélica israelense demonstram o modelo
autoritário clássico, enquanto a versão liberal capitalista de
democracia federal da LND foi desenvolvida em imitação direta da
"democracia" neoliberal americana, na esperança de conquistar estadistas
americanos simpáticos como Hillary Clinton e obter o apoio da União
Europeia. É claro que a empatia dos estadistas americanos e europeus
pouco adiantou no final das contas, porque nem os Estados Unidos nem a
UE se arriscariam a menos que tivessem algo concreto a ganhar. A fusão
da democracia liberal com a supremacia bamar na LND é, na verdade, uma
imitação incrivelmente clara do modelo americano, e não é surpresa que
Aung San Suu Kyi tenha se tornado uma queridinha dos americanos no
discurso político dominante.vii
Agora, a face do imperialismo americano está mudando. O neoliberalismo
está em declínio, e uma versão mais flagrante e descarada do fascismo
americano está vindo à tona. Não é surpresa que o principal líder
militar da junta, Min Aung Hlaing, tenha expressado admiração por Donald
Trump, ou que o governo Trump tenha aliviado as sanções contra aliados
importantes da junta. A política de Trump em relação a Mianmar tem sido
um tanto errática, enquanto ele lida com seus desejos simultâneos de se
opor à influência chinesa na região, reacender as chamas da antiga
mitologia da Guerra Fria para promover novas agendas imperialistas,
apoiar líderes autoritários regionais que possam fortalecer o poder dos
EUA no Sudeste Asiático e navegar por um consenso bipartidário em
Washington que, até agora, pelo menos retoricamente, apoiou a Liga
Nacional para a Democracia (LND) e se opôs à ditadura militar. Como o
relacionamento entre a junta e o governo Trump se desenrolará ainda está
por ser visto e, como tudo neste conflito, terá repercussões globais, à
medida que os EUA trabalham para construir alianças regionais contra a
Iniciativa Cinturão e Rota da China. Mais uma vez, vemos como a luta em
Mianmar é, na verdade, uma luta global por uma nova ordem mundial. A
revolução popular em Myanmar exige um novo futuro, para além da LND e da
junta militar. Ao fazê-lo, rejeita a falsa dicotomia entre a velha ordem
mundial neoliberal e a sua contraparte fascista desmascarada. Será que
nós, que resistimos ao fascismo no coração do império, podemos aprender
a fazer o mesmo?
E assim chegamos à questão de qual será a posição dos americanos na luta
global em evolução contra a ordem mundial colonial. Será que a América
branca continuará a se agarrar aos privilégios da branquitude, que por
séculos aceitamos em substituição à nossa própria dignidade, e
frequentemente em detrimento dos nossos próprios interesses materiais?
Os americanos brancos demonstraram repetidamente que apoiarão políticas
diretamente prejudiciais ao nosso bem-estar físico e social se elas nos
forem apresentadas em termos que reforcem nosso sentimento de supremacia
em uma hierarquia racial estável. Beneficiários brancos de programas
sociais apoiam regularmente cortes nesses programas, que, segundo nos
dizem, subsidiam "rainhas do bem-estar social" negras. Comunidades
brancas da classe trabalhadora apoiam a poluição do ar e da água pela
produção industrial desregulamentada, se a indústria prometer empregos
que não serão "roubados por imigrantes". Pais brancos apoiam cortes de
impostos que desfinanciam as escolas de nossos filhos se os políticos
que os promovem também prometerem políticas de "tolerância zero" que
encarceram jovens negros e indígenas, e se comunidades brancas enviarem
dezenas de milhares de nossos filhos para morrer em guerras petrolíferas
estrangeiras para "nos proteger" das hordas bárbaras muçulmanas que,
segundo nos dizem, estão se acumulando às nossas portas. O legado de
aliar-se à colônia é forte, e muitas tendências atuais mostram que está
se fortalecendo.
Ao mesmo tempo, onde quer que tenha havido opressão racial, houve
resistência intercomunitária. Testemunhamos momentos de ruptura
magnífica em que a revolução negra, a insurgência indígena, a
solidariedade imigrante e a lucidez dos colonizadores uniram forças para
reconstruir o tecido da vida social americana, e esses momentos e
movimentos mudaram o curso da história. De Croatan a John Brown, das
comunidades quilombolas do Grande Pântano Dismal ao legado dos Seminoles
Negros, e do Exército de Libertação Negra ao incêndio da 3ª delegacia em
Minneapolis, a solidariedade intercomunitária prevaleceu repetidamente
contra as forças do apartheid de maneiras que abalaram os alicerces da
ordem mundial colonial. Mas as forças da recuperação estão sempre por
perto, e cada momento histórico de solidariedade interracial é
perseguido por forças reacionárias que lutam para restabelecer o
apartheid americano. A abolição da escravatura formal foi rapidamente
seguida pelo advento das leis de segregação racial (Jim Crow), as
insurreições das décadas de 1960 e 70 foram esmagadas pela Guerra às
Drogas e pela ascensão do Complexo Industrial Prisional, e as ondas de
levantes negros recorrentes, de Rodney King a George Floyd, foram
contrabalançadas por uma contrarrevolução supremacista branca crescente
e cada vez mais militante, culminando na eleição de Donald Trump. A
guerra entre resistência e reação, entre colonização e
intercomunitarismo, continua.
Em muitos aspectos, foi por isso que vim para Myanmar. A revolução aqui
tem muito a nos ensinar sobre intercomunalismo, descolonização,
resistência em coalizão, aliança entre diferentes culturas, autonomia,
identidade indígena e a revolução do Quarto Mundo. A diversidade e a
complexidade da sociedade aqui, e a multidimensionalidade da guerra e da
resistência, refletem tanto os desafios quanto as possibilidades que
nossa resistência enfrenta em casa.
Como seria se construíssemos coalizões de resistência intercomunitárias
descentralizadas, conectando diversas comunidades em redes federadas que
priorizem a autonomia comunitária e a autodeterminação indígena? As
possibilidades de (con)federalismo democrático, modernidade indígena e
autonomia sem o poder do Estado, florescendo nessas colinas
ingovernáveis, trazem lições que nossa política colonial ocidental não
conseguiu articular.
A Quarta Guerra Mundial está em curso. O mundo de muitos mundos está
vivo e em guerra, mantendo viva a promessa de um futuro mais livre.
Escolher a violência.
De tudo que aprendi desde que cheguei aqui, talvez o mais claro seja que
não existe neutralidade no mundo colonial. A vida civil que deixei para
trás não era não violenta. Ela foi moldada pela violência estrutural do
apartheid americano, e minha complacência com essa violência
invisibilizada reproduziu e reforçou as estruturas violentas do mundo
colonial. Imaginar que eu poderia, de alguma forma, "optar por não
participar" da violência colonial, não sendo eu quem puxa o gatilho,
reforça uma mitologia individualista que sustenta o império, permitindo
que "civis" reivindiquem neutralidade, enquanto ignora a violência
onipresente que estrutura e possibilita nossas vidas. Penso nos mártires
da minha vida, vítimas do feminicídio, da guerra às drogas, do complexo
industrial das plantações, da transfobia e de todas as outras crueldades
que este mundo pode apresentar. Eram civis? Pessoas negras e indígenas
podem ser civis no mundo colonial? A própria ideia de ser civil é uma
posição branca, um luxo de "inocência" concedido apenas àqueles
considerados humanos pela máquina de morte supremacista branca.
Apegar-me ao meu status de civil é escolher a branquitude, é escolher a
fantasia privilegiada de inocência que me protege às custas dos povos
colonizados em todos os lugares. E, portanto, escolho a violência.
Escolho pegar em armas e defender as pessoas que amo, escolho a
liberdade do mundo colonizado em vez das ilusões de conforto e segurança
que me foram vendidas durante toda a minha vida. Aconteça o que
acontecer, não me arrependo.
Minhas placas grudam na minha camisa enquanto eu suo subindo a montanha.
O ar é rarefeito aqui em cima, e meus pulmões sugam avidamente pelo
canudo da minha traqueia enquanto escalo. Com os ombros pesados e as
costas doendo, luto para respirar ao chegar ao topo da colina.
Acampamentos inimigos brotam como margaridas no meu campo de visão,
esperando para serem colhidos. Sinto a magia se agitando no chão sob
meus pés, fluindo através do clã enquanto nos reunimos. Rimos e
sussurramos um encantamento. Começo a abrir o zíper da minha mochila.
Você está mais perto agora. As
encostas das montanhas onde estávamos frente a frente
se aproximam
à medida que o vale entre elas afunda
sob o peso do seu corpo.
Um abismo que só mísseis conseguiam atravessar
agora está a um passo de distância.
Não conseguíamos conversar em vida,
havia muitos séculos
de colonização entre nós.
Mas na morte você não é mais meu inimigo.
e podemos sentar
e conversar juntos
de como você chegou aqui,
até a boca do meu focinho,
e dos outros caminhos
que você nunca teve a oportunidade de trilhar.
Leah Kaplan (2026)
WITCH (Women Internationalists of the Chin Hills)
AIF (Anti-Fascist Internationalist Front)
Você encontrará ambas nas redes sociais @witchteamfpv @aifmyanmar
Este texto está disponível em formato de zine aqui:
https://aifmyanmar.noblogs.org/post/2026/07/22/sone-ma-apoi-the-witch-tea
Notas de rodapé
: Ao longo deste ensaio, utilizo os nomes Birmânia e Myanmar de forma
praticamente intercambiável, com uma tendência a privilegiar o nome
usado durante o período em questão. Alguns ativistas anti-junta preferem
o termo Birmânia, visto que o nome Myanmar foi formalmente adotado pela
ditadura em 1989 e é geralmente associado ao regime da junta. Ambos os
termos referem-se ao grupo étnico majoritário, sendo Bamar o termo
coloquial e Myanmar o nome formal para a população étnica majoritária do
território. Para as minorias étnicas, ambos os nomes representam o
compromisso do Estado com a supremacia Bamar e, portanto, não há uma
forte preferência por um em detrimento do outro. Os jovens tendem a usar
Myanmar, enquanto a geração mais velha é mais propensa a usar Birmânia.
ii Em 30 de abril de 2026, Aung San Suu Kyi foi transferida da prisão
militar para prisão domiciliar.
iii O termo "EAO" foi codificado durante os Acordos Nacionais de
Cessar-Fogo de 2013 a 2015. Antes disso, termos como "organizações
étnicas" e "forças de resistência étnica" eram geralmente usados de
forma intercambiável, e os critérios para ser considerado uma EAO
permanecem controversos. Uso o termo aqui de forma ampla para me referir
a organizações que representam grupos étnicos específicos que se
envolvem em resistência armada.
iv Durante os levantes de 2021, uma versão modificada de "Buffalo
Soldier", de Bob Marley, tornou-se um hino popular da resistência. Os
Buffalo Soldiers, como figuras históricas, e o legado do exército
americano de colocar negros e indígenas uns contra os outros para
promover o expansionismo colonial são praticamente desconhecidos em
Myanmar. A referência aqui é inteiramente à música.
Prevejo que alguns leitores me acusarão de romantizar a situação, e
talvez, de certa forma, tenham razão. A liberdade transformadora que
experimento como estrangeiro em Chinram não é a mesma que a dos meus
camaradas Chin. Eles nunca viveram sob a hipocrisia sufocante nem foram
contidos pela camisa de força imaginária que aprisiona a vida no núcleo
capitalista. Minha experiência aqui é a de um súdito do Estado
libertando-se pela primeira vez. A realidade física e espiritual dessa
ruptura é qualitativamente diferente das experiências daqueles que
viveram aqui a vida toda. A tensão dialética entre essas duas
experiências é precisamente o que constitui uma zona de ruptura. É um
lugar de refúgio, uma encruzilhada cultural onde a resistência se
multiplica, evoluindo à medida que absorve refugiados, rebeldes e
revolucionários. Trazemos nossas histórias e experiências, e
transformamos o lugar à medida que somos transformados por ele. Não sou
um antropólogo com fantasias coloniais de objetividade, aqui para
observar e relatar a sociedade Chin. Sou um guerrilheiro, aqui para
lutar ao lado dos meus camaradas na luta global contra as forças globais
da colonização. Trago o que tenho a oferecer e levo o que preciso para
expandir a luta para além de Chinram, para trazer a luta de volta ao
coração do império. Nesse sentido, minha experiência aqui é muito mais
próxima da dos meus camaradas birmaneses. Nos refugiamos nas montanhas e
estamos nos preparando para levar a guerra para casa.
vi Quando minha comandante leu este artigo, acrescentou o seguinte:
"Acho que isso é em grande parte verdade, mas um ponto que Scott ignora
é que aqueles que 'acolheram' o cristianismo tão abertamente eram, pelo
menos em grande parte, as figuras patriarcais já existentes nas
tradições proféticas locais. Eles buscavam consolidar o poder em suas
comunidades aceitando o cristianismo e, por meio de suas posições de
autoridade, impondo-o ao seu povo, especialmente às mulheres. Essa
cegueira de gênero é uma das minhas principais críticas ao trabalho de
Scott. Penso que a 'acolhida' do cristianismo aqui foi, pelo menos em
parte, uma aliança entre missionários e patriarcas, acolhendo tanto uma
nova ferramenta de resistência à hegemonia Bamar quanto uma nova
ferramenta para consolidar o poder sobre suas próprias comunidades."
vii Vale ressaltar que o genocídio do povo Rohingya, uma minoria
muçulmana no estado de Rakhine, ocorreu enquanto a LND estava no poder,
sob a autoridade e liderança de Aung San Suu Kyi. Embora isso às vezes
seja retratado como uma contradição ou evidência de hipocrisia, na
verdade está totalmente de acordo com a política da LND de imitar a
ideologia e a prática imperial americana, alinhando Mianmar com o
Ocidente contra o fantasma do "terror" islâmico.
Notas finais:
1 Grace Tsoi e BBC Burmese, "Golpe de Estado em Myanmar: Pessoas mortas
a tiros desde o início dos protestos", BBC, 12 de abril de 2021,
https://www.bbc.com/news/world-asia-56636345.
2 "O que está acontecendo em Mianmar", Associação Assistente para
Prisioneiros Políticos (Birmânia), acessado em 26 de fevereiro de 2026,
https://coup.aappb.org/data-dashboard. 3 Andy, "Como construir uma
revolução: Mianmar, Parte Um", entrevista de James Stout e Robert Evans,
It Could Happen Here, Cool Zone Media e iHeartPodcasts, 7 de novembro de
2022, áudio, 11:29,
https://www.iheart.com/podcast/1119-myanmar-printing-the-revo-289559181/
episode/how-to-build-a-revolution-myanmar-part-one-289559216.
4 Andy, Isso Poderia Acontecer Aqui, 27:40.
5 Alex, "Como construir uma revolução: Myanmar, Parte Três", entrevista
de James Stout e Robert Evans, It Could Happen Here, Cool Zone Media e
iHeartPodcasts, 9 de novembro de 2022, áudio, 20:49,
https://www.iheart.com/podcast/1119-myanmar-printing-the-revo-289559181/episode/how-to-build-a-revolution-myanmar-part-three-289559214.
6 Alex, Isso poderia acontecer aqui, 22:24.
7 James C. Scott, A Arte de Não Ser Governado: Uma História Anarquista
do Sudeste Asiático Montanhoso (Yale University Press, 2009).
8 Scott, A Arte de Não Ser Governado, 208-211.
9 Antonio Graceffo, "Backgrounder: Ethnic Armies in Myanmar Civil War,"
Geopolitical Monitor, 27 de fevereiro de 2024,
https://www.geopoliticalmonitor.com/backgrounder-ethnic-armies-in-the-myanmar-civil-war/.
10 Michael Martin, "O dilema do Estado Shan para a revolução de
Myanmar", Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, 7 de outubro
de 2025
https://www.csis.org/analysis/dilemma-shan-state-myanmars-revolution.
11 "Conselho de Chinland (CC) e Irmandade Chin (CB): Membros",
Khalvontawi News, 7 de julho de 2025,
https://www.khalvontawi.in/2025/07/chinland-council-cc-chin-brotherhood-cb.html.
12 "Organização para a Independência de Kachin (KIO)", ISP-Myanmar, 20
de agosto de 2025,
https://ispmyanmar.com/kachin-independence-organization-kio/.
13 "Nossa História", KNU - União Nacional Karen, acessado em 26 de
fevereiro de 2026, https://www.knuhq.org/about-us/history?lang=en.
14 Maung Saungkha, "Pronto para a guerra: minha jornada de poeta
pacífico a soldado revolucionário", trad. Nu Nu Lusan, ed. Emily
Fishbein, The Guardian, 9 de fevereiro de 2022,
https://www.theguardian.com/global-development/2022/feb/09/hungry-for-war-my-journey-from-peaceful-poet-to-revolutionary-soldier-myanmar.
15 Maung Saungkha, "Grupo armado Bamar pretende quebrar o regime da
junta militar no centro de Myanmar", The Irrawaddy, 12 de novembro de
2024,
https://www.irrawaddy.com/in-person/interview/bamar-armed-group-aims-to-break-junta-rule-in-central-myanmar.html.
16 Walter Niehoff, "Student Armed Force (SAF)", Modern Insurgent, 10 de
abril de 2024, https://www.moderninsurgent.org/post/student-armed-force-saf.
17 Associação Anarquista de Yangon, "Força de Liberdade dos Soldados
Búfalo", libcom.org, 6 de março de 2025,
https://libcom.org/article/buffalo-soldiers-freedom-force.
18 Hein Thar, "Aurora vermelha: o renascido exército comunista de
Myanmar", Frontier Myanmar, 11 de dezembro de 2023,
https://www.frontiermyanmar.net/en/red-dawn-myanmars-reborn-communist-army/.
19 Esther Wah, "Greve Geral de Grupos Étnicos - Comitê de Nacionalidades
Contra o Golpe", Burma News International, 17 de março de 2021,
https://www.bnionline.net/en/news/ethnics-march-together-general-strike-nationalities-committee-against-coup.
20 Khun Bedu, "Entrevista: O que é a Nova Aliança da Revolução da
Primavera?" The Irrawaddy, 19 de dezembro de 2025,
https://www.irrawaddy.com/in-person/interview/interview-what-is-the-new-spring-revolution-alliance.html.
21 George Manuel e Michael Posluns, O Quarto Mundo: Uma Realidade
Indiana (University of Minnesota Press: 2019), 217.
22 Vine Deloria Jr., prefácio de The Fourth World: An Indian Reality, de
George Manuel e Michael Posluns (University of Minnesota Press: 2019),
xxxix.
23 Deloria Jr., prefácio de O Quarto Mundo, xl.
24 Manuel e Posluns, O Quarto Mundo, 6.
25 Wah, "Marcha Unida dos Povos Étnicos".
26 Deloria Jr., prefácio de O Quarto Mundo, xii-xiii.
27 Manuel e Posluns, O Quarto Mundo, 12.
28 Manuel e Posluns, O Quarto Mundo, 211.
29 Scott, A Arte de Não Ser Governado, 319-323.
30 Manuel e Posluns, O Quarto Mundo, 220.
31 Manuel e Posluns, O Quarto Mundo, 220.
32 Glen Sean Coulthard, introdução a The Fourth World: An Indian
Reality, de George Manuel e Michael Posluns (University of Minnesota
Press: 2019), xxxi.
https://organisemagazine.org.uk/2026/08/19/sone-ma-apoi-the-witch-team/
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
- Prev by Date:
(pt) UK, AFEd: Organise - Sone Ma A'Poi: A Equipe das Bruxas I. (1/2) (ca, de, en, fr, it, tr)[traduccion automatica]
- Next by Date:
(pt) UK, ACG, Jackdaw 26 - Greve dos Coletores de Lixo em Birmingham: Ainda não acabou! (ca, de, en, fr, it, tr)[traduccion automatica]
A-Infos Information Center