A - I n f o s

a multi-lingual news service by, for, and about anarchists **
News in all languages
Last 40 posts (Homepage) Last two weeks' posts Our archives of old posts

The last 100 posts, according to language
Greek_ 中文 Chinese_ Castellano_ Catalan_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Français_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkçe_ _The.Supplement

The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Français_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours | of past 30 days | of 2002 | of 2003 | of 2004 | of 2005 | of 2006 | of 2007 | of 2008 | of 2009 | of 2010 | of 2011 | of 2012 | of 2013 | of 2014 | of 2015 | of 2016 | of 2017 | of 2018 | of 2019 | of 2020 | of 2021 | of 2022 | of 2023 | of 2024 | of 2025 | of 2026

Syndication Of A-Infos - including RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups

(pt) Spaine, Regeneracion - O anarquismo não é colonial. A sua ignorância, sim. Por liza (ca, de, en, fr, it, tr)[traduccion automatica]

Date Sun, 13 Sep 2026 09:07:18 +0300


Dizer que o anarquismo é uma ideologia colonial ou simplesmente eurocêntrica geralmente decorre de uma concepção errônea muito básica: confundir a parte mais visível de seu cânone com toda a sua história. Essa concepção errônea não se limita a críticos externos; ela também permeia o próprio movimento anarquista. Muitos anarquistas estão mais familiarizados com a estética da tradição do que com seu desenvolvimento histórico, seus debates internos, suas experiências organizacionais e sua presença efetiva nas lutas operárias, camponesas, anticoloniais, feministas e populares fora da Europa.

O problema é significativo. Um movimento que ignora a sua própria história acaba por aceitar a caricatura que outros criam dele. Se o anarquismo for apresentado unicamente como uma rejeição do Estado, como uma defesa abstrata da liberdade individual ou como um sentimento antiautoritário generalizado, torna-se fácil reduzi-lo a uma tradição difusa e incoerente, ou a uma tradição redutível a um punhado de autores europeus. Essa redução empobrece tudo. Apaga o seu caráter socialista, a sua ligação à luta de classes, o seu compromisso com a autogestão, a sua dimensão internacionalista e os seus debates estratégicos sobre organização, sindicalismo, revolução, violência, reformas, poder popular e a construção da força social.

Reduzir o anarquismo ao antiestatismo é um grave erro teórico. A rejeição do Estado faz parte da tradição anarquista, mas não basta para defini-la. Existem também liberais radicais, capitalistas antiestatistas, seitas religiosas, movimentos reacionários e diversas formas de individualismo que podem rejeitar o Estado por razões completamente opostas às do anarquismo. O anarquismo histórico não lutou contra o Estado para deixar intactos o capital, a propriedade privada, o patriarcado, o colonialismo, a exploração ou as hierarquias sociais. Sua crítica ao Estado estava ligada a uma crítica mais ampla da dominação e a uma proposta de reorganização social baseada na autogestão, no federalismo, na ação coletiva e na emancipação das classes oprimidas.

Por isso, é tão empobrecido identificar o anarquismo com uma ética individual de desobediência. O anarquismo não se desenvolveu historicamente como uma simples afirmação do indivíduo contra todas as normas comuns. Ele foi construído em sindicatos, federações, jornais, centros culturais, escolas, greves, insurreições, organizações específicas, redes de solidariedade, movimentos camponeses e experiências revolucionárias. Seu problema central não era como preservar o conforto subjetivo de cada militante, mas como construir uma força social capaz de confrontar as estruturas reais de poder. Essa distinção importa, porque uma tradição revolucionária não pode sobreviver se seus próprios militantes a reduzirem a mero temperamento, identidade ou estilo de vida.

A acusação de eurocentrismo só tem alguma verdade se for dirigida contra uma forma particular de contar a história do anarquismo, e não contra o anarquismo como tradição histórica. Durante muito tempo, muitas histórias gerais privilegiaram a Europa Ocidental e o eixo do Atlântico Norte. Deram destaque indevido a grandes figuras, textos consagrados e debates europeus, relegando a expansão global do anarquismo e sua integração em processos sociais específicos a um segundo plano. Essa historiografia deve, de fato, ser criticada. Mas confundir uma historiografia limitada com o movimento em si é um salto injustificável.

O anarquismo teve presença global. Não foi uma doutrina europeia que simplesmente se abateu sobre populações passivas. Circulou por meio de migrações operárias, exílios políticos, imprensa militante, redes sindicais, portos, prisões, traduções, escolas populares e lutas sociais. Na América Latina, esteve ligado a movimentos operários, sindicalismo revolucionário, anticlericalismo, educação popular e conflitos diretos com patrões e Estados. No Leste Asiático, teve suas próprias expressões no Japão, na China e na Coreia, onde se cruzou com o anti-imperialismo, críticas ao militarismo, debates sobre educação, família, trabalho, revolução social e resistência colonial. Em diversos contextos africanos e coloniais, ideias antiautoritárias também entraram em contato com lutas contra o imperialismo, o racismo e a exploração.

Nada disso faz do anarquismo uma tradição pura, sem contradições ou limitações. Seria absurdo sugerir isso. Houve anarquistas com preconceitos racistas, práticas sexistas, interpretações eurocêntricas, erros estratégicos e pontos cegos típicos de sua época. Mas a crítica séria começa por distinguir entre as limitações reais de ativistas específicos, as fragilidades de certas historiografias e o conteúdo geral de uma tradição política. O anarquismo não se define por cada erro cometido por anarquistas, mas por seu projeto de abolir as relações de dominação e substituí-las por formas de vida social autogovernadas.

A questão colonial precisa ser formulada com precisão. Colonialismo não significa simplesmente que uma ideia se originou com autores europeus. Colonialismo significa a dominação política, militar, econômica, racial e cultural de alguns povos sobre outros. Significa extração, administração imperial, fronteiras impostas, hierarquias raciais, trabalho forçado, evangelização, policiamento, prisão e subordinação. Se o termo for aplicado rigorosamente, o anarquismo parece historicamente mais próximo das lutas contra essas estruturas do que de sua defesa. Os anarquistas lutaram contra impérios, Estados-nação, exércitos, patrões, igrejas, latifundiários, polícia e burocracias. Eles também criticaram a ideia de que a libertação consistia unicamente na substituição de uma elite estrangeira por uma elite nacional.

Este ponto é fundamental. O anarquismo não se contenta em simplesmente questionar quem detém o poder político. Ele questiona por que uma estrutura separada deve existir para governar a sociedade. Essa diferença o distingue tanto do liberalismo quanto dos projetos nacionalistas ou socialistas autoritários que aceitam a concentração de poder como instrumento de emancipação. Enquanto outros concebiam a liberdade como a tomada do Estado, o anarquismo insistia na organização direta das classes oprimidas. Enquanto outros se apoiavam em partidos, lideranças ou burocracias revolucionárias, o anarquismo defendia a capacidade dos próprios explorados de construir suas próprias organizações, seus próprios processos de tomada de decisão e seus próprios mecanismos de defesa.

É precisamente por isso que a ignorância histórica dentro do anarquismo é tão prejudicial. Quando essa dimensão social e organizacional é esquecida, o anarquismo se reduz a uma atitude. Torna-se uma rejeição genérica da autoridade, uma suspeita permanente de qualquer compromisso coletivo, uma incapacidade de manter estruturas estáveis e um desprezo pela estratégia. Assim, conceitos como autonomia, horizontalidade e antiautoritarismo perdem seu conteúdo político e se transformam em desculpas para a fragmentação. A liberdade deixa de ser um projeto de reorganização social e passa a significar que ninguém pode exigir nada de ninguém.

Essa versão do anarquismo não ameaça o poder. Pelo contrário, deixa-o intocado. O anarquismo sem memória histórica, sem análise de classe, sem organização, sem disciplina coletiva e sem engajamento em lutas reais pode produzir gestos, mas não força social. Pode ter símbolos, mas não estratégia. Pode ter discurso, mas não a capacidade de transformação. O capital, o Estado e as classes dominantes não confrontam temperamentos rebeldes. Confrontam movimentos organizados, com apoio popular, com objetivos claros e com práticas capazes de sustentar o conflito ao longo do tempo.

A recuperação histórica do anarquismo não é uma questão acadêmica secundária. É uma necessidade política. Estudar o anarquismo global permite desmantelar simultaneamente dois erros: a acusação externa que o reduz a uma ideologia europeia e a degradação interna que o reduz à liberdade individual sem um projeto social. Permite-nos lembrar que o anarquismo foi, em seu melhor, uma tradição de mobilização de massas, organização, luta de classes, internacionalismo e autogestão. Permite-nos também reconhecer seus fracassos sem transformá-los em condenação total, e seus sucessos sem transformá-los em mitologia.

Um anarquismo que se leve a sério deve estar familiarizado com Bakunin, Kropotkin, Malatesta e Louise Michel, mas não pode parar por aí. Deve estudar como o anarquismo se cruzou historicamente com os movimentos operários, camponeses e anticoloniais em diferentes contextos; como seus sindicatos e federações funcionavam; quais debates estratégicos surgiram a respeito de partidos, sindicatos, insurreição e poder popular; e por que certas experiências ganharam força social enquanto outras permaneceram isoladas ou foram derrotadas. Não por um zelo enciclopédico, mas porque, sem essa compreensão histórica, o movimento se torna politicamente imaturo.

A crítica correta não é "o anarquismo é colonial". A crítica correta seria: com muita frequência, o anarquismo tem sido narrado a partir de uma perspectiva eurocêntrica, e muitos anarquistas aceitaram essa versão reduzida de sua própria história. Essa crítica é legítima porque nos obriga a expandir o acervo, corrigir o cânone, olhar além da Europa e reconstruir a tradição a partir de suas práticas reais, não apenas de seus textos mais citados.

O anarquismo não precisa ser defendido como uma identidade sagrada. Ele precisa ser rigorosamente compreendido. Seu valor reside não em ser um símbolo de rebeldia, mas em ter formulado uma crítica profunda à dominação e uma proposta de organização social baseada na autogestão, no federalismo e na ação direta dos oprimidos. Se o movimento quiser fazer jus a essa história, deve abandonar o conforto de slogans fáceis e retornar ao trabalho sério: estudar, organizar, debater estratégias, construir força social e parar de confundir liberdade com irresponsabilidade.

Para quem deseja aprender mais sobre o desenvolvimento histórico global do anarquismo, uma recomendação fundamental é Bandera Negra (Bandeira Negra ), de Felipe Correa, publicado pela Teima Editorial. Trata-se de uma obra séria, porém acessível, que ajuda a desmantelar muitos mitos e simplificações excessivas sobre a tradição anarquista, revelando suas dimensões internacional, organizacional e revolucionária.

O livro está disponível em diversas livrarias em todo o estado. Você também pode encontrar mais informações aqui: https://banderanegra.net/

Don Diego de la Vega, militante de Liza

https://regeneracionlibertaria.org/2026/08/18/el-anarquismo-no-es-colonial-tu-ignorancia-si
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
A-Infos Information Center