|
A - I n f o s
|
|
a multi-lingual news service by, for, and about anarchists
**
News in all languages
Last 40 posts (Homepage)
Last two
weeks' posts
Our
archives of old posts
The last 100 posts, according
to language
Greek_
中文 Chinese_
Castellano_
Catalan_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Français_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkçe_
_The.Supplement
The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Français_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours |
of past 30 days |
of 2002 |
of 2003 |
of 2004 |
of 2005 |
of 2006 |
of 2007 |
of 2008 |
of 2009 |
of 2010 |
of 2011 |
of 2012 |
of 2013 |
of 2014 |
of 2015 |
of 2016 |
of 2017 |
of 2018 |
of 2019 |
of 2020 |
of 2021 |
of 2022 |
of 2023 |
of 2024 |
of 2025 |
of 2026
Syndication Of A-Infos - including
RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups
(pt) Spaine, Regeneracion - O anarquismo não é colonial. A sua ignorância, sim. Por liza (ca, de, en, fr, it, tr)[traduccion automatica]
Date
Sun, 13 Sep 2026 09:07:18 +0300
Dizer que o anarquismo é uma ideologia colonial ou simplesmente
eurocêntrica geralmente decorre de uma concepção errônea muito básica:
confundir a parte mais visível de seu cânone com toda a sua história.
Essa concepção errônea não se limita a críticos externos; ela também
permeia o próprio movimento anarquista. Muitos anarquistas estão mais
familiarizados com a estética da tradição do que com seu desenvolvimento
histórico, seus debates internos, suas experiências organizacionais e
sua presença efetiva nas lutas operárias, camponesas, anticoloniais,
feministas e populares fora da Europa.
O problema é significativo. Um movimento que ignora a sua própria
história acaba por aceitar a caricatura que outros criam dele. Se o
anarquismo for apresentado unicamente como uma rejeição do Estado, como
uma defesa abstrata da liberdade individual ou como um sentimento
antiautoritário generalizado, torna-se fácil reduzi-lo a uma tradição
difusa e incoerente, ou a uma tradição redutível a um punhado de autores
europeus. Essa redução empobrece tudo. Apaga o seu caráter socialista, a
sua ligação à luta de classes, o seu compromisso com a autogestão, a sua
dimensão internacionalista e os seus debates estratégicos sobre
organização, sindicalismo, revolução, violência, reformas, poder popular
e a construção da força social.
Reduzir o anarquismo ao antiestatismo é um grave erro teórico. A
rejeição do Estado faz parte da tradição anarquista, mas não basta para
defini-la. Existem também liberais radicais, capitalistas
antiestatistas, seitas religiosas, movimentos reacionários e diversas
formas de individualismo que podem rejeitar o Estado por razões
completamente opostas às do anarquismo. O anarquismo histórico não lutou
contra o Estado para deixar intactos o capital, a propriedade privada, o
patriarcado, o colonialismo, a exploração ou as hierarquias sociais. Sua
crítica ao Estado estava ligada a uma crítica mais ampla da dominação e
a uma proposta de reorganização social baseada na autogestão, no
federalismo, na ação coletiva e na emancipação das classes oprimidas.
Por isso, é tão empobrecido identificar o anarquismo com uma ética
individual de desobediência. O anarquismo não se desenvolveu
historicamente como uma simples afirmação do indivíduo contra todas as
normas comuns. Ele foi construído em sindicatos, federações, jornais,
centros culturais, escolas, greves, insurreições, organizações
específicas, redes de solidariedade, movimentos camponeses e
experiências revolucionárias. Seu problema central não era como
preservar o conforto subjetivo de cada militante, mas como construir uma
força social capaz de confrontar as estruturas reais de poder. Essa
distinção importa, porque uma tradição revolucionária não pode
sobreviver se seus próprios militantes a reduzirem a mero temperamento,
identidade ou estilo de vida.
A acusação de eurocentrismo só tem alguma verdade se for dirigida contra
uma forma particular de contar a história do anarquismo, e não contra o
anarquismo como tradição histórica. Durante muito tempo, muitas
histórias gerais privilegiaram a Europa Ocidental e o eixo do Atlântico
Norte. Deram destaque indevido a grandes figuras, textos consagrados e
debates europeus, relegando a expansão global do anarquismo e sua
integração em processos sociais específicos a um segundo plano. Essa
historiografia deve, de fato, ser criticada. Mas confundir uma
historiografia limitada com o movimento em si é um salto injustificável.
O anarquismo teve presença global. Não foi uma doutrina europeia que
simplesmente se abateu sobre populações passivas. Circulou por meio de
migrações operárias, exílios políticos, imprensa militante, redes
sindicais, portos, prisões, traduções, escolas populares e lutas
sociais. Na América Latina, esteve ligado a movimentos operários,
sindicalismo revolucionário, anticlericalismo, educação popular e
conflitos diretos com patrões e Estados. No Leste Asiático, teve suas
próprias expressões no Japão, na China e na Coreia, onde se cruzou com o
anti-imperialismo, críticas ao militarismo, debates sobre educação,
família, trabalho, revolução social e resistência colonial. Em diversos
contextos africanos e coloniais, ideias antiautoritárias também entraram
em contato com lutas contra o imperialismo, o racismo e a exploração.
Nada disso faz do anarquismo uma tradição pura, sem contradições ou
limitações. Seria absurdo sugerir isso. Houve anarquistas com
preconceitos racistas, práticas sexistas, interpretações eurocêntricas,
erros estratégicos e pontos cegos típicos de sua época. Mas a crítica
séria começa por distinguir entre as limitações reais de ativistas
específicos, as fragilidades de certas historiografias e o conteúdo
geral de uma tradição política. O anarquismo não se define por cada erro
cometido por anarquistas, mas por seu projeto de abolir as relações de
dominação e substituí-las por formas de vida social autogovernadas.
A questão colonial precisa ser formulada com precisão. Colonialismo não
significa simplesmente que uma ideia se originou com autores europeus.
Colonialismo significa a dominação política, militar, econômica, racial
e cultural de alguns povos sobre outros. Significa extração,
administração imperial, fronteiras impostas, hierarquias raciais,
trabalho forçado, evangelização, policiamento, prisão e subordinação. Se
o termo for aplicado rigorosamente, o anarquismo parece historicamente
mais próximo das lutas contra essas estruturas do que de sua defesa. Os
anarquistas lutaram contra impérios, Estados-nação, exércitos, patrões,
igrejas, latifundiários, polícia e burocracias. Eles também criticaram a
ideia de que a libertação consistia unicamente na substituição de uma
elite estrangeira por uma elite nacional.
Este ponto é fundamental. O anarquismo não se contenta em simplesmente
questionar quem detém o poder político. Ele questiona por que uma
estrutura separada deve existir para governar a sociedade. Essa
diferença o distingue tanto do liberalismo quanto dos projetos
nacionalistas ou socialistas autoritários que aceitam a concentração de
poder como instrumento de emancipação. Enquanto outros concebiam a
liberdade como a tomada do Estado, o anarquismo insistia na organização
direta das classes oprimidas. Enquanto outros se apoiavam em partidos,
lideranças ou burocracias revolucionárias, o anarquismo defendia a
capacidade dos próprios explorados de construir suas próprias
organizações, seus próprios processos de tomada de decisão e seus
próprios mecanismos de defesa.
É precisamente por isso que a ignorância histórica dentro do anarquismo
é tão prejudicial. Quando essa dimensão social e organizacional é
esquecida, o anarquismo se reduz a uma atitude. Torna-se uma rejeição
genérica da autoridade, uma suspeita permanente de qualquer compromisso
coletivo, uma incapacidade de manter estruturas estáveis e um desprezo
pela estratégia. Assim, conceitos como autonomia, horizontalidade e
antiautoritarismo perdem seu conteúdo político e se transformam em
desculpas para a fragmentação. A liberdade deixa de ser um projeto de
reorganização social e passa a significar que ninguém pode exigir nada
de ninguém.
Essa versão do anarquismo não ameaça o poder. Pelo contrário, deixa-o
intocado. O anarquismo sem memória histórica, sem análise de classe, sem
organização, sem disciplina coletiva e sem engajamento em lutas reais
pode produzir gestos, mas não força social. Pode ter símbolos, mas não
estratégia. Pode ter discurso, mas não a capacidade de transformação. O
capital, o Estado e as classes dominantes não confrontam temperamentos
rebeldes. Confrontam movimentos organizados, com apoio popular, com
objetivos claros e com práticas capazes de sustentar o conflito ao longo
do tempo.
A recuperação histórica do anarquismo não é uma questão acadêmica
secundária. É uma necessidade política. Estudar o anarquismo global
permite desmantelar simultaneamente dois erros: a acusação externa que o
reduz a uma ideologia europeia e a degradação interna que o reduz à
liberdade individual sem um projeto social. Permite-nos lembrar que o
anarquismo foi, em seu melhor, uma tradição de mobilização de massas,
organização, luta de classes, internacionalismo e autogestão.
Permite-nos também reconhecer seus fracassos sem transformá-los em
condenação total, e seus sucessos sem transformá-los em mitologia.
Um anarquismo que se leve a sério deve estar familiarizado com Bakunin,
Kropotkin, Malatesta e Louise Michel, mas não pode parar por aí. Deve
estudar como o anarquismo se cruzou historicamente com os movimentos
operários, camponeses e anticoloniais em diferentes contextos; como seus
sindicatos e federações funcionavam; quais debates estratégicos surgiram
a respeito de partidos, sindicatos, insurreição e poder popular; e por
que certas experiências ganharam força social enquanto outras
permaneceram isoladas ou foram derrotadas. Não por um zelo
enciclopédico, mas porque, sem essa compreensão histórica, o movimento
se torna politicamente imaturo.
A crítica correta não é "o anarquismo é colonial". A crítica correta
seria: com muita frequência, o anarquismo tem sido narrado a partir de
uma perspectiva eurocêntrica, e muitos anarquistas aceitaram essa versão
reduzida de sua própria história. Essa crítica é legítima porque nos
obriga a expandir o acervo, corrigir o cânone, olhar além da Europa e
reconstruir a tradição a partir de suas práticas reais, não apenas de
seus textos mais citados.
O anarquismo não precisa ser defendido como uma identidade sagrada. Ele
precisa ser rigorosamente compreendido. Seu valor reside não em ser um
símbolo de rebeldia, mas em ter formulado uma crítica profunda à
dominação e uma proposta de organização social baseada na autogestão, no
federalismo e na ação direta dos oprimidos. Se o movimento quiser fazer
jus a essa história, deve abandonar o conforto de slogans fáceis e
retornar ao trabalho sério: estudar, organizar, debater estratégias,
construir força social e parar de confundir liberdade com
irresponsabilidade.
Para quem deseja aprender mais sobre o desenvolvimento histórico global
do anarquismo, uma recomendação fundamental é Bandera Negra (Bandeira
Negra ), de Felipe Correa, publicado pela Teima Editorial. Trata-se de
uma obra séria, porém acessível, que ajuda a desmantelar muitos mitos e
simplificações excessivas sobre a tradição anarquista, revelando suas
dimensões internacional, organizacional e revolucionária.
O livro está disponível em diversas livrarias em todo o estado. Você
também pode encontrar mais informações aqui: https://banderanegra.net/
Don Diego de la Vega, militante de Liza
https://regeneracionlibertaria.org/2026/08/18/el-anarquismo-no-es-colonial-tu-ignorancia-si
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
- Prev by Date:
(pt) Italy, Umanita Nova - O Inferno Verde: O Campo de Concentração de Cleveland (1924-1926) (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]
- Next by Date:
(pt) UK, ACG, Jackdaw 26 - A Disputa pela Liderança Trabalhista (ca, de, en, fr, it, tr)[traduccion automatica]
A-Infos Information Center