A - I n f o s

a multi-lingual news service by, for, and about anarchists **
News in all languages
Last 40 posts (Homepage) Last two weeks' posts Our archives of old posts

The last 100 posts, according to language
Greek_ 中文 Chinese_ Castellano_ Catalan_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Français_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkçe_ _The.Supplement

The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Français_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours | of past 30 days | of 2002 | of 2003 | of 2004 | of 2005 | of 2006 | of 2007 | of 2008 | of 2009 | of 2010 | of 2011 | of 2012 | of 2013 | of 2014 | of 2015 | of 2016 | of 2017 | of 2018 | of 2019 | of 2020 | of 2021 | of 2022 | of 2023 | of 2024 | of 2025 | of 2026

Syndication Of A-Infos - including RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups

(pt) Chile, Santiago, FA: CARTA DE OPINIÃO JULHO DE 2026 (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]

Date Wed, 9 Sep 2026 08:37:13 +0300


As palavras que escrevemos neste inverno agitado visam apresentar três reflexões que consideramos importantes para a situação que se desenrolará nos próximos meses. ---- 1. Vamos confrontar radicalmente a aporofobia dos governos e seus aliados --- As políticas desenvolvidas, aprovadas e implementadas pelos governos, sejam eles de direita, social-democratas ou progressistas, foram e continuarão sendo concebidas para proteger e fortalecer um modelo de dominação. No entanto, nos últimos anos, essas políticas adotaram explicitamente um caráter aporofóbico, ou seja, uma política de rejeição e desprezo pelos pobres.

O que esses governos fazem é restabelecer as condições do capital, por meio da aplicação de medidas materiais que afetam a vida da grande maioria das pessoas, construindo uma narrativa em que o inimigo são os pobres e marginalizados - tudo isso em um país onde ninguém se considera pobre ou marginalizado.

Do ponto de vista da comunicação, eles nos convenceram de que as reformas não nos afetam, mas, na prática, essa aporofobia se manifesta de três maneiras. Primeiro, na exclusão progressiva de direitos fundamentais, expressa em cortes no acesso à moradia adequada, cortes na saúde e reduções nos impostos corporativos e locais destinados à melhoria dos bens comuns e do bem coletivo, entre outras coisas. Outro elemento importante dessa política antipobre é a crescente criminalização e repressão a que estamos sendo submetidos. O Estado se equipou com uma ampla gama de políticas repressivas destinadas a expandir o controle social; ou seja, a criação de um sistema que sanciona e pune qualquer ação que fuja das normas do comportamento esperado pelo capital. Essa política, na prática, criminaliza e até assassina qualquer pessoa que não faça parte da classe dominante. E, finalmente, a aporofobia é reforçada pela invisibilidade e indiferença demonstradas em relação à pobreza e à precariedade da vida. Eles não se importam com o bem-estar da classe oprimida; Portanto, políticas como o aumento do preço dos combustíveis, cortes de impostos para os super-ricos e isenções fiscais para grandes corporações são meras formalidades para estabilizar um sistema econômico em crise perpétua, tudo em benefício próprio.

Estamos caminhando rapidamente para tempos sombrios para a humanidade, e não podemos permitir isso. Como anarquistas, nosso imperativo é a liberdade e uma vida digna estendida a toda a sociedade. É por isso que devemos entender que esses novos modelos de governo não buscam apenas restaurar o capital, mas fazê-lo por meio da desintegração da dignidade humana. Esta é a nossa luta: combater radicalmente a narrativa antipobre e antimarginalizada. Devemos travar uma batalha de ideias que não apenas alcance os já convencidos, mas que também permeie a população e que posicione a condição humana como algo essencial.

2. Que as ideias revolucionárias e radicais não sejam suplantadas pelo pensamento progressista e social-democrata

O cenário político e social abriu uma série de disputas sobre várias questões. Neste novo governo, vislumbres de conflitos ambientais, educacionais, trabalhistas e habitacionais, entre outros, podem ser observados. Agora, com a saída do progressismo e da social-democracia do controle governamental, fica claro que esses grupos tentarão invadir e se apropriar de todas as posições de liderança, para que possam ser os protagonistas das lutas. Já vimos isso no passado; eles tomaram o controle do movimento estudantil e dos movimentos ambientalistas, o que, consequentemente, levou a uma estagnação do conflito real e, portanto, a uma desmobilização generalizada. Eles não queriam mudar a realidade, mas sim controlá-la a partir do Congresso.

Hoje, vemos que isso é ainda mais grave, não apenas porque eles querem repetir o que sempre fizeram: explorar as lutas sociais para obter ganhos partidários, mas também porque foram eles mesmos - os partidos social-democratas e progressistas - que formularam, desenvolveram e aprovaram uma série de medidas que agora permitem que a extrema-direita se sinta livre para pisotear os direitos e a dignidade das pessoas.

Diante de uma nova crise, um conflito contra o Estado e o capital, a tensão sobre como abordar o problema estará sempre presente. As posições progressistas e social-democratas nos convidam ao diálogo, à transformação máxima possível, à mitigação do conflito e a evitar pressionar os pilares do capitalismo e do patriarcado. Essa é a sua essência; são neoliberais, confortáveis com a relação simbiótica entre Estado e capital.

É aqui que as ideias radicais e revolucionárias devem emergir. O compromisso com a ruptura decorre da intensificação do conflito contra o Estado e suas instituições, do protesto popular como insurreição em massa e da autogestão comunitária e coletiva de tudo o que reivindicamos.

3. É hora de organizar

O chamado é claro: a organização é o caminho. E não somos os únicos a fazê-lo, mas grande parte do setor político que critica o sistema de dominação que vivenciamos. Contudo, o problema não parece ser a falta de intenção de organizar, mas sim a dificuldade em descobrir onde e como coletivizar a luta.

E isso não é pouca coisa: os fantasmas e traumas de espaços organizados que degeneram em espaços autoritários ou se transformam em máquinas eleitorais são elementos que alimentam a desconfiança dos camaradas que desejam se organizar.

Contudo, da perspectiva do anarquismo social e organizado que defendemos, continuamos a acreditar e a lutar pela construção de espaços organizados que se sustentem na lógica da luta contra o capitalismo e o patriarcado, mas que, ao mesmo tempo, se constituam como espaços com uma profunda lógica de cuidado coletivo. Sem essa perspectiva, continuaremos a reproduzir fórmulas que tanto prejudicaram o mundo revolucionário.

Acreditamos que as organizações são lugares onde podemos prefigurar esses novos mundos que tanto almejamos; isto é, espaços onde podemos aplicar, aqui e agora, as novas relações sociopolíticas que as teorias escritas nos ensinam. As organizações não são meros instrumentos para ganhos políticos de curto prazo, algo que muitas fizeram e, infelizmente, muitas ainda fazem hoje. Partindo de algumas reflexões de Malatesta sobre organizações especificamente anarquistas, mas que acreditamos poderem ser extrapoladas para qualquer organização, propomos que os espaços organizados não devem sucumbir "de forma alguma ao espírito autoritário; devem conciliar a ação livre dos indivíduos com a necessidade e o prazer da cooperação, servir para desenvolver a consciência e a capacidade organizacional de seus membros e constituir um meio educativo para o ambiente em que operam, bem como uma preparação moral e material para o futuro que desejamos".

Nesse sentido, e pensando no presente, propomos também que não basta estabelecer uma organização e realizar suas atividades; é preciso ir além. A inter-relação entre organizações e territórios, a coordenação de planos de ação, a troca de experiências e a articulação entre diferentes lutas são também mecanismos organizacionais que se apresentam como estratégias necessárias para o confronto com a classe dominante. Contudo, aqui reside um ponto crucial: a retórica e a perspectiva desses blocos de luta geralmente partem da premissa de serem configurados a partir da ideia de "esquerda". Embora não rejeitemos a ideia de sermos de esquerda, acreditamos que a armadilha criada pela social-democracia e pelo progressismo reside na crença persistente de que tudo o que não é de direita é, portanto, de esquerda.

Nossa proposta, diante dessas circunstâncias, é permanecermos disponíveis para avançar rumo a uma frente de classes oprimidas que supere a dicotomia esquerda-direita e a armadilha neoliberal que a sustenta e, consequentemente, coloque a consciência de classe no centro como força motriz da luta contra o patriarcado e o capitalismo.

Organizar-se é uma condição de vida, um exercício que constrói o coletivo e o bem comum. Acontece todos os dias, em todos os nossos espaços cotidianos. A questão, insistimos, é como e onde nos organizamos. O convite é para nos organizarmos por uma vida melhor: no sindicato do seu local de trabalho, na sua vizinhança, com os seus camaradas, em torno de uma necessidade e reivindicação como moradia, saúde ou educação, etc. Que cada organização vislumbre uma forma de transformar esta nefasta realidade capitalista e patriarcal, desde o trabalho de cuidado mais básico até a organização de classe com camaradas oprimidos de diferentes cantos e territórios.

Para concluir...

No passado como no presente, as possibilidades de superar a dominação e a opressão dependem unicamente da capacidade e do engajamento da luta que o nosso povo pode exercer. Em julho, há 90 anos, um povo armou-se de coragem, convicção e determinação e, de uma perspectiva anarquista, com a ação direta de massas como sua ferramenta fundamental, levou um sistema capitalista de Estado à beira do colapso. Olhamos para o passado com a convicção de que, se ontem o desenrolar de uma insurreição popular pôde deter um sistema de anos de opressão e abrir possibilidades para um novo mundo, hoje, é mais possível do que nunca avançar em ações com uma perspectiva revolucionária. Inspirada por isso, neste mês, nossa organização celebra mais um ano de vida, mais um ano de luta, mais um ano de convicção de que a luta e a organização nos libertarão.

FEDERAÇÃO ANARQUISTA DE SANTIAGO:

7 ANOS ENRAIZANDO O ANARQUISMO, FORTALECENDO O PROTAGONISMO POPULAR E CONSTRUINDO UM PODER REVOLUCIONÁRIO AUTOGERIDO

https://fasanarquista7.wordpress.com/carta-de-opinion-julio-2026/
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
A-Infos Information Center