|
A - I n f o s
|
|
a multi-lingual news service by, for, and about anarchists
**
News in all languages
Last 40 posts (Homepage)
Last two
weeks' posts
Our
archives of old posts
The last 100 posts, according
to language
Greek_
中文 Chinese_
Castellano_
Catalan_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Français_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkçe_
_The.Supplement
The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Français_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours |
of past 30 days |
of 2002 |
of 2003 |
of 2004 |
of 2005 |
of 2006 |
of 2007 |
of 2008 |
of 2009 |
of 2010 |
of 2011 |
of 2012 |
of 2013 |
of 2014 |
of 2015 |
of 2016 |
of 2017 |
of 2018 |
of 2019 |
of 2020 |
of 2021 |
of 2022 |
of 2023 |
of 2024 |
of 2025 |
of 2026
Syndication Of A-Infos - including
RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups
(pt) Chile, Santiago, FA: CARTA DE OPINIÃO JULHO DE 2026 (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]
Date
Wed, 9 Sep 2026 08:37:13 +0300
As palavras que escrevemos neste inverno agitado visam apresentar três
reflexões que consideramos importantes para a situação que se
desenrolará nos próximos meses. ---- 1. Vamos confrontar radicalmente a
aporofobia dos governos e seus aliados --- As políticas desenvolvidas,
aprovadas e implementadas pelos governos, sejam eles de direita,
social-democratas ou progressistas, foram e continuarão sendo concebidas
para proteger e fortalecer um modelo de dominação. No entanto, nos
últimos anos, essas políticas adotaram explicitamente um caráter
aporofóbico, ou seja, uma política de rejeição e desprezo pelos pobres.
O que esses governos fazem é restabelecer as condições do capital, por
meio da aplicação de medidas materiais que afetam a vida da grande
maioria das pessoas, construindo uma narrativa em que o inimigo são os
pobres e marginalizados - tudo isso em um país onde ninguém se considera
pobre ou marginalizado.
Do ponto de vista da comunicação, eles nos convenceram de que as
reformas não nos afetam, mas, na prática, essa aporofobia se manifesta
de três maneiras. Primeiro, na exclusão progressiva de direitos
fundamentais, expressa em cortes no acesso à moradia adequada, cortes na
saúde e reduções nos impostos corporativos e locais destinados à
melhoria dos bens comuns e do bem coletivo, entre outras coisas. Outro
elemento importante dessa política antipobre é a crescente
criminalização e repressão a que estamos sendo submetidos. O Estado se
equipou com uma ampla gama de políticas repressivas destinadas a
expandir o controle social; ou seja, a criação de um sistema que
sanciona e pune qualquer ação que fuja das normas do comportamento
esperado pelo capital. Essa política, na prática, criminaliza e até
assassina qualquer pessoa que não faça parte da classe dominante. E,
finalmente, a aporofobia é reforçada pela invisibilidade e indiferença
demonstradas em relação à pobreza e à precariedade da vida. Eles não se
importam com o bem-estar da classe oprimida; Portanto, políticas como o
aumento do preço dos combustíveis, cortes de impostos para os
super-ricos e isenções fiscais para grandes corporações são meras
formalidades para estabilizar um sistema econômico em crise perpétua,
tudo em benefício próprio.
Estamos caminhando rapidamente para tempos sombrios para a humanidade, e
não podemos permitir isso. Como anarquistas, nosso imperativo é a
liberdade e uma vida digna estendida a toda a sociedade. É por isso que
devemos entender que esses novos modelos de governo não buscam apenas
restaurar o capital, mas fazê-lo por meio da desintegração da dignidade
humana. Esta é a nossa luta: combater radicalmente a narrativa antipobre
e antimarginalizada. Devemos travar uma batalha de ideias que não apenas
alcance os já convencidos, mas que também permeie a população e que
posicione a condição humana como algo essencial.
2. Que as ideias revolucionárias e radicais não sejam suplantadas pelo
pensamento progressista e social-democrata
O cenário político e social abriu uma série de disputas sobre várias
questões. Neste novo governo, vislumbres de conflitos ambientais,
educacionais, trabalhistas e habitacionais, entre outros, podem ser
observados. Agora, com a saída do progressismo e da social-democracia do
controle governamental, fica claro que esses grupos tentarão invadir e
se apropriar de todas as posições de liderança, para que possam ser os
protagonistas das lutas. Já vimos isso no passado; eles tomaram o
controle do movimento estudantil e dos movimentos ambientalistas, o que,
consequentemente, levou a uma estagnação do conflito real e, portanto, a
uma desmobilização generalizada. Eles não queriam mudar a realidade, mas
sim controlá-la a partir do Congresso.
Hoje, vemos que isso é ainda mais grave, não apenas porque eles querem
repetir o que sempre fizeram: explorar as lutas sociais para obter
ganhos partidários, mas também porque foram eles mesmos - os partidos
social-democratas e progressistas - que formularam, desenvolveram e
aprovaram uma série de medidas que agora permitem que a extrema-direita
se sinta livre para pisotear os direitos e a dignidade das pessoas.
Diante de uma nova crise, um conflito contra o Estado e o capital, a
tensão sobre como abordar o problema estará sempre presente. As posições
progressistas e social-democratas nos convidam ao diálogo, à
transformação máxima possível, à mitigação do conflito e a evitar
pressionar os pilares do capitalismo e do patriarcado. Essa é a sua
essência; são neoliberais, confortáveis com a relação simbiótica entre
Estado e capital.
É aqui que as ideias radicais e revolucionárias devem emergir. O
compromisso com a ruptura decorre da intensificação do conflito contra o
Estado e suas instituições, do protesto popular como insurreição em
massa e da autogestão comunitária e coletiva de tudo o que reivindicamos.
3. É hora de organizar
O chamado é claro: a organização é o caminho. E não somos os únicos a
fazê-lo, mas grande parte do setor político que critica o sistema de
dominação que vivenciamos. Contudo, o problema não parece ser a falta de
intenção de organizar, mas sim a dificuldade em descobrir onde e como
coletivizar a luta.
E isso não é pouca coisa: os fantasmas e traumas de espaços organizados
que degeneram em espaços autoritários ou se transformam em máquinas
eleitorais são elementos que alimentam a desconfiança dos camaradas que
desejam se organizar.
Contudo, da perspectiva do anarquismo social e organizado que
defendemos, continuamos a acreditar e a lutar pela construção de espaços
organizados que se sustentem na lógica da luta contra o capitalismo e o
patriarcado, mas que, ao mesmo tempo, se constituam como espaços com uma
profunda lógica de cuidado coletivo. Sem essa perspectiva, continuaremos
a reproduzir fórmulas que tanto prejudicaram o mundo revolucionário.
Acreditamos que as organizações são lugares onde podemos prefigurar
esses novos mundos que tanto almejamos; isto é, espaços onde podemos
aplicar, aqui e agora, as novas relações sociopolíticas que as teorias
escritas nos ensinam. As organizações não são meros instrumentos para
ganhos políticos de curto prazo, algo que muitas fizeram e,
infelizmente, muitas ainda fazem hoje. Partindo de algumas reflexões de
Malatesta sobre organizações especificamente anarquistas, mas que
acreditamos poderem ser extrapoladas para qualquer organização, propomos
que os espaços organizados não devem sucumbir "de forma alguma ao
espírito autoritário; devem conciliar a ação livre dos indivíduos com a
necessidade e o prazer da cooperação, servir para desenvolver a
consciência e a capacidade organizacional de seus membros e constituir
um meio educativo para o ambiente em que operam, bem como uma preparação
moral e material para o futuro que desejamos".
Nesse sentido, e pensando no presente, propomos também que não basta
estabelecer uma organização e realizar suas atividades; é preciso ir
além. A inter-relação entre organizações e territórios, a coordenação de
planos de ação, a troca de experiências e a articulação entre diferentes
lutas são também mecanismos organizacionais que se apresentam como
estratégias necessárias para o confronto com a classe dominante.
Contudo, aqui reside um ponto crucial: a retórica e a perspectiva desses
blocos de luta geralmente partem da premissa de serem configurados a
partir da ideia de "esquerda". Embora não rejeitemos a ideia de sermos
de esquerda, acreditamos que a armadilha criada pela social-democracia e
pelo progressismo reside na crença persistente de que tudo o que não é
de direita é, portanto, de esquerda.
Nossa proposta, diante dessas circunstâncias, é permanecermos
disponíveis para avançar rumo a uma frente de classes oprimidas que
supere a dicotomia esquerda-direita e a armadilha neoliberal que a
sustenta e, consequentemente, coloque a consciência de classe no centro
como força motriz da luta contra o patriarcado e o capitalismo.
Organizar-se é uma condição de vida, um exercício que constrói o
coletivo e o bem comum. Acontece todos os dias, em todos os nossos
espaços cotidianos. A questão, insistimos, é como e onde nos
organizamos. O convite é para nos organizarmos por uma vida melhor: no
sindicato do seu local de trabalho, na sua vizinhança, com os seus
camaradas, em torno de uma necessidade e reivindicação como moradia,
saúde ou educação, etc. Que cada organização vislumbre uma forma de
transformar esta nefasta realidade capitalista e patriarcal, desde o
trabalho de cuidado mais básico até a organização de classe com
camaradas oprimidos de diferentes cantos e territórios.
Para concluir...
No passado como no presente, as possibilidades de superar a dominação e
a opressão dependem unicamente da capacidade e do engajamento da luta
que o nosso povo pode exercer. Em julho, há 90 anos, um povo armou-se de
coragem, convicção e determinação e, de uma perspectiva anarquista, com
a ação direta de massas como sua ferramenta fundamental, levou um
sistema capitalista de Estado à beira do colapso. Olhamos para o passado
com a convicção de que, se ontem o desenrolar de uma insurreição popular
pôde deter um sistema de anos de opressão e abrir possibilidades para um
novo mundo, hoje, é mais possível do que nunca avançar em ações com uma
perspectiva revolucionária. Inspirada por isso, neste mês, nossa
organização celebra mais um ano de vida, mais um ano de luta, mais um
ano de convicção de que a luta e a organização nos libertarão.
FEDERAÇÃO ANARQUISTA DE SANTIAGO:
7 ANOS ENRAIZANDO O ANARQUISMO, FORTALECENDO O PROTAGONISMO POPULAR E
CONSTRUINDO UM PODER REVOLUCIONÁRIO AUTOGERIDO
https://fasanarquista7.wordpress.com/carta-de-opinion-julio-2026/
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
- Prev by Date:
(pt) France, UCL AL #373 - Cultura - Leia Jean Batou, Stefanie Prezioso e Ami-Jacques Rapin (orgs.), "Quando a Noite Cai: Voluntários Internacionais Contra o Fascismo (Espanha 1936-1939)" (ca, de, en, fr, it, tr)[traduccion automatica]
- Next by Date:
(pt) Brazil, Capixaba, FACA: ATENDIMENTOS JURÍDICOS DE AGOSTO DE 2026 (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]
A-Infos Information Center