|
A - I n f o s
|
|
a multi-lingual news service by, for, and about anarchists
**
News in all languages
Last 40 posts (Homepage)
Last two
weeks' posts
Our
archives of old posts
The last 100 posts, according
to language
Greek_
中文 Chinese_
Castellano_
Catalan_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Français_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkçe_
_The.Supplement
The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Français_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours |
of past 30 days |
of 2002 |
of 2003 |
of 2004 |
of 2005 |
of 2006 |
of 2007 |
of 2008 |
of 2009 |
of 2010 |
of 2011 |
of 2012 |
of 2013 |
of 2014 |
of 2015 |
of 2016 |
of 2017 |
of 2018 |
of 2019 |
of 2020 |
of 2021 |
of 2022 |
of 2023 |
of 2024 |
of 2025 |
of 2026
Syndication Of A-Infos - including
RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups
(pt) Italy, Umanita Nova: A escola é desvalorizada porque o trabalho foi desvalorizado. (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]
Date
Tue, 8 Sep 2026 07:16:31 +0300
Trabalhando em escolas, é difícil escapar da clara impressão, embora
apenas ocasionalmente plenamente percebida, de seu declínio. O senso
comum tende a atribuir isso à perda de autoridade e à falta de liderança
e, previsivelmente, divide a culpa por esse declínio entre alunos,
famílias, professores, pedagogos e reformas que supostamente abandonaram
a seriedade e a seletividade. ---- Talvez fosse mais interessante, em
vez dessa disputa infantil, questionar a relação entre o declínio da
instituição educacional e o surgimento de uma sociedade em que o
princípio organizador de todos os aspectos da vida é cada vez mais
constituído pela lógica do mercado, do lucro, da competição e da
financeirização.
A questão, então, pode ser invertida: por que uma sociedade deveria
reconhecer a autoridade de uma instituição da qual ela progressivamente
retirou uma função cultural autônoma?
O que o sistema produtivo exige das escolas hoje não é, antes de tudo, a
formação de pessoas com conhecimento amplo e detalhado, mas sim a
produção de trabalhadores adaptáveis e flexíveis, capazes de resolver
problemas e de se ajustar rapidamente às mudanças no ambiente de
trabalho. Pessoas capazes de encontrar respostas, muito menos
incentivadas a fazer perguntas - especialmente aquelas que dizem
respeito ao significado e à organização geral da realidade em que atuam.
Nesse contexto, o conhecimento sólido, seja ele disciplinar ou de outra
área, corre o risco de parecer não apenas inútil, mas até prejudicial. O
conhecimento, quando não se limita à posse de informações ou habilidades
imediatamente aplicáveis, permite uma compreensão mais ampla dos
fenômenos sociais e, com ela, a capacidade de questionar e desafiar a
ordem vigente.
Não é apenas o conteúdo ensinado que está sendo transformado. Ao mesmo
tempo, o status dos envolvidos na escola está mudando: os professores
estão se tornando cada vez mais executores de procedimentos, e os
alunos, clientes de uma agência de formação com horizontes cada vez mais
limitados. Ambos estão perdendo autonomia dentro de uma máquina
altamente tecnológica, na qual procedimentos, protocolos, certificações,
indicadores e estruturas assumem o protagonismo.
É nesse contexto que a questão das competências também deve ser
abordada, visto que se tornou um alvo clássico de descontentamento dos
professores.
O paradigma das habilidades também emergiu laboriosamente da tentativa
de superar os escombros empoeirados da escola liberal e gentia, fundada
em uma hierarquia precisa do conhecimento e capaz de funcionar como um
poderoso instrumento de seleção social. A ideia de que conhecimento
também significava saber como usar de forma independente o que se sabia,
conectando diferentes tipos de conhecimento e aplicando-os à compreensão
de situações do mundo real, possuía uma força disruptiva própria.
O problema, portanto, não é que as habilidades tenham substituído o
conhecimento. O problema é em que tanto as habilidades quanto o
conhecimento foram transformados.
Um paradigma construído em parte na tentativa de superar um modelo
escolar classista e excludente foi progressivamente moldado na
construção de uma escola que segue protocolos e elabora tabelas. A
competência, que vai da capacidade de usar o conhecimento de forma
independente para compreender e agir na realidade, é reduzida à
capacidade de apresentar um desempenho previsível e mensurável. Ao mesmo
tempo, o conhecimento é cada vez mais selecionado e valorizado com base
em sua aplicabilidade imediata.
Por essa razão, fazer das habilidades o inimigo corre o risco de ser um
atalho conveniente. Significa atribuir a um paradigma pedagógico uma
transformação que, na verdade, tem raízes materiais muito mais
profundas. E, sobretudo, corre o risco de apontar para um sistema
escolar anterior como alternativa, um sistema certamente menos
corporativizado, mas também mais seletivo, classista e excludente.
O contraste entre a escola do conhecimento e a escola das habilidades
acaba, portanto, por obscurecer o problema em vez de esclarecê-lo. O
conhecimento pode ser uma ferramenta para a emancipação, mas também pode
ser o capital cultural através do qual uma escola seletiva reproduz
hierarquias sociais. Uma habilidade pode significar autonomia no uso do
conhecimento ou simplesmente a capacidade de executar com eficácia uma
tarefa atribuída.
A questão crucial é outra: que função social atribuímos ao conhecimento?
Quando o conhecimento é subordinado às necessidades imediatas do sistema
de produção, o conceito de habilidades perde sua capacidade de desafiar
a hierarquia do saber e da especialização, tornando-se um instrumento de
adaptação ao mercado. O resultado é uma escola que perde simultaneamente
o que havia de melhor em sua tradição disciplinar e o que era
emancipatório em sua tentativa de transcendê-la.
Esta é uma situação difícil de remediar dentro do sistema escolar. A
transformação dos professores em executores de procedimentos e dos
alunos em clientes de uma agência de formação privou ambos da sua
importância e centralidade, inserindo-os numa máquina em que a autonomia
é progressivamente substituída pela conformidade aos procedimentos.
Por essa razão, a demanda por uma educação mais complexa e matizada não
pode vir apenas das escolas. Ela só pode surgir de uma necessidade
social mais ampla.
E é aqui que o problema inevitavelmente se torna um problema sindical.
O problema não é apenas defender os trabalhadores da educação. É
entender do que precisamos defendê-los. Porque a mesma condição material
- baixos salários, perda de autonomia, burocracia crescente,
desvalorização profissional - pode gerar interpretações políticas muito
diferentes.
A frustração daqueles que trabalham nas escolas pode se traduzir em uma
demanda por maior autoridade, lamentação por um sistema escolar mais
seletivo, intolerância para com alunos e famílias e rejeição de
habilidades, inclusão ou qualquer inovação pedagógica identificada com o
declínio da instituição. É uma reação compreensível à perda de controle
sobre o próprio trabalho. Mas transformar essa reação em uma perspectiva
sindical seria, mais uma vez, confundir os efeitos com as causas.
Um sindicato pode reivindicar o status perdido de uma profissão ou
exigir poder para aqueles que exercem essa profissão. Não são a mesma coisa.
No primeiro caso, busca-se prestígio, autoridade, reconhecimento social
e, naturalmente, salários mais altos. No segundo, os salários e o
reconhecimento econômico continuam sendo fundamentais, mas acompanhados
por uma redução na subordinação burocrática, liberdade educacional,
tempo necessário para concluir o trabalho, quadro de funcionários,
capacidade de decidir coletivamente sobre a organização da escola e a
rejeição de sua redução a uma mera agência de treinamento que atende às
necessidades do mercado.
Como já escrevi, os professores não podem considerar transformar seu
papel e, mais prosaicamente, aumentar sua renda corporativa alienando-se
da sociedade em que trabalham.
A condição material do trabalho docente é, na verdade, inseparável do
valor que uma sociedade atribui à educação e, ainda mais a montante, do
tipo de trabalho que seu sistema produtivo exige.
Um sistema econômico que depende fortemente de trabalhadores pobres,
flexíveis, vulneráveis e com pouca autossuficiência tem pouco interesse
em fornecer educação ampla e complexa ao público em geral. Isso não se
deve ao fato de uma herança cultural limitada levar automaticamente a
baixos salários - essa seria uma relação simplista demais. Em vez disso,
deve-se ao fato de que uma organização do trabalho baseada nas
fragilidades contratuais dos trabalhadores exige, acima de tudo,
adaptabilidade, disponibilidade e habilidades imediatamente aplicáveis.
Ela tem muito menos necessidade de autonomia cultural e da capacidade de
questionar criticamente a organização na qual se está inserido.
A relação causal, portanto, talvez deva ser lida também na direção
oposta à usual. Não é apenas a desvalorização das escolas que leva à
desvalorização do trabalho dos professores. É a desvalorização geral do
trabalho que produz uma escola inadequada para esse trabalho e,
consequentemente, desvaloriza aqueles que nela trabalham.
Os dados ajudam a fornecer uma medida tangível do fenômeno. De acordo
com a OCDE, em seus países membros, os salários reais dos professores do
ensino fundamental e médio correspondem, em média, entre 83% e 91% da
renda de trabalhadores com nível de escolaridade semelhante. Na Itália,
a diferença é muito mais acentuada: no ensino fundamental II, por
exemplo, um professor entre 45 e 54 anos ganha, em média,
aproximadamente 65% da renda de um trabalhador em tempo integral com
nível de escolaridade semelhante. E enquanto, desde 2015, os salários
reais dos professores do ensino fundamental cresceram, em média, 14,6%
na área da OCDE, na Itália eles diminuíram 4,4%.*
Neste ponto, não deve ser surpresa que a escolha de trabalhar em escolas
seja motivada sobretudo pela paixão pelo trabalho educativo ou, mais
prosaicamente, pela falta de melhores alternativas.
Mas é aqui que a questão deixa de ser meramente salarial e, sobretudo,
deixa de ser meramente educacional.
Se quisermos restaurar o valor econômico e social do trabalho dos
professores, devemos, simultaneamente, resgatar o valor social daquilo
que é produzido por meio desse trabalho. A questão é se as escolas devem
formar capital humano adaptável às necessidades contingentes do mercado
ou pessoas capazes de compreender o mundo em que vivem, questionar e
agir coletivamente sobre a realidade.
Para um sindicato de base, isso significa, acredito, tomar uma decisão
final: ser um sindicato que representa uma profissão que está
reivindicando seu status, ou ser um sindicato que atua nas escolas.
A luta por salários e condições de trabalho nas escolas não pode,
portanto, ser separada da luta por salários mais altos, maior autonomia
e maior poder de negociação para a força de trabalho como um todo. E a
defesa do conhecimento não pode coincidir com a nostalgia por um sistema
escolar seletivo que distribuía esse conhecimento de acordo com a classe
social.
Talvez seja exatamente por aí que devamos começar ao discutir o declínio
das escolas. Não se trata apenas de perguntar como restaurar a
autoridade dos professores ou como restaurar o sistema escolar do
passado. A questão é que tipo de sociedade poderia precisar novamente de
um sistema escolar com autoridade, um sistema livre, culturalmente
ambicioso e capaz de formar não apenas trabalhadores adaptáveis, mas
pessoas capazes de compreender criticamente a ordem vigente e, quando
necessário, imaginar uma ordem diferente.
* Fonte: OCDE, Panorama da Educação 2025, dados sobre salários de
professores e sua relação com os rendimentos de trabalhadores com ensino
superior.
Stefano Capello
https://umanitanova.org/la-scuola-si-svaluta-perche-e-stato-svalutato-il-lavoro/
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
- Prev by Date:
(pt) France, Monde Libertaire - IDEIAS E LUTAS: Sobre a Imigração na França, seguido por Os Documentos dos Imigrantes Indocumentados (ca, de, en, fr, it, tr)[traduccion automatica]
- Next by Date:
(pt) France, SOCIALISME LIBERTAIRE: VAMOS TOMAR O CONTROLE DA POLÍTICA COM O COMUNISMO LIBERTÁRIO (ca, de, en, fr, it, tr)[traduccion automatica]
A-Infos Information Center