A - I n f o s

a multi-lingual news service by, for, and about anarchists **
News in all languages
Last 40 posts (Homepage) Last two weeks' posts Our archives of old posts

The last 100 posts, according to language
Greek_ 中文 Chinese_ Castellano_ Catalan_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Français_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkçe_ _The.Supplement

The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Français_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours | of past 30 days | of 2002 | of 2003 | of 2004 | of 2005 | of 2006 | of 2007 | of 2008 | of 2009 | of 2010 | of 2011 | of 2012 | of 2013 | of 2014 | of 2015 | of 2016 | of 2017 | of 2018 | of 2019 | of 2020 | of 2021 | of 2022 | of 2023 | of 2024 | of 2025 | of 2026

Syndication Of A-Infos - including RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups

(pt) Italy, Umanita Nova: A escola é desvalorizada porque o trabalho foi desvalorizado. (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]

Date Tue, 8 Sep 2026 07:16:31 +0300


Trabalhando em escolas, é difícil escapar da clara impressão, embora apenas ocasionalmente plenamente percebida, de seu declínio. O senso comum tende a atribuir isso à perda de autoridade e à falta de liderança e, previsivelmente, divide a culpa por esse declínio entre alunos, famílias, professores, pedagogos e reformas que supostamente abandonaram a seriedade e a seletividade. ---- Talvez fosse mais interessante, em vez dessa disputa infantil, questionar a relação entre o declínio da instituição educacional e o surgimento de uma sociedade em que o princípio organizador de todos os aspectos da vida é cada vez mais constituído pela lógica do mercado, do lucro, da competição e da financeirização.

A questão, então, pode ser invertida: por que uma sociedade deveria reconhecer a autoridade de uma instituição da qual ela progressivamente retirou uma função cultural autônoma?

O que o sistema produtivo exige das escolas hoje não é, antes de tudo, a formação de pessoas com conhecimento amplo e detalhado, mas sim a produção de trabalhadores adaptáveis e flexíveis, capazes de resolver problemas e de se ajustar rapidamente às mudanças no ambiente de trabalho. Pessoas capazes de encontrar respostas, muito menos incentivadas a fazer perguntas - especialmente aquelas que dizem respeito ao significado e à organização geral da realidade em que atuam.

Nesse contexto, o conhecimento sólido, seja ele disciplinar ou de outra área, corre o risco de parecer não apenas inútil, mas até prejudicial. O conhecimento, quando não se limita à posse de informações ou habilidades imediatamente aplicáveis, permite uma compreensão mais ampla dos fenômenos sociais e, com ela, a capacidade de questionar e desafiar a ordem vigente.

Não é apenas o conteúdo ensinado que está sendo transformado. Ao mesmo tempo, o status dos envolvidos na escola está mudando: os professores estão se tornando cada vez mais executores de procedimentos, e os alunos, clientes de uma agência de formação com horizontes cada vez mais limitados. Ambos estão perdendo autonomia dentro de uma máquina altamente tecnológica, na qual procedimentos, protocolos, certificações, indicadores e estruturas assumem o protagonismo.

É nesse contexto que a questão das competências também deve ser abordada, visto que se tornou um alvo clássico de descontentamento dos professores.

O paradigma das habilidades também emergiu laboriosamente da tentativa de superar os escombros empoeirados da escola liberal e gentia, fundada em uma hierarquia precisa do conhecimento e capaz de funcionar como um poderoso instrumento de seleção social. A ideia de que conhecimento também significava saber como usar de forma independente o que se sabia, conectando diferentes tipos de conhecimento e aplicando-os à compreensão de situações do mundo real, possuía uma força disruptiva própria.

O problema, portanto, não é que as habilidades tenham substituído o conhecimento. O problema é em que tanto as habilidades quanto o conhecimento foram transformados.

Um paradigma construído em parte na tentativa de superar um modelo escolar classista e excludente foi progressivamente moldado na construção de uma escola que segue protocolos e elabora tabelas. A competência, que vai da capacidade de usar o conhecimento de forma independente para compreender e agir na realidade, é reduzida à capacidade de apresentar um desempenho previsível e mensurável. Ao mesmo tempo, o conhecimento é cada vez mais selecionado e valorizado com base em sua aplicabilidade imediata.

Por essa razão, fazer das habilidades o inimigo corre o risco de ser um atalho conveniente. Significa atribuir a um paradigma pedagógico uma transformação que, na verdade, tem raízes materiais muito mais profundas. E, sobretudo, corre o risco de apontar para um sistema escolar anterior como alternativa, um sistema certamente menos corporativizado, mas também mais seletivo, classista e excludente.

O contraste entre a escola do conhecimento e a escola das habilidades acaba, portanto, por obscurecer o problema em vez de esclarecê-lo. O conhecimento pode ser uma ferramenta para a emancipação, mas também pode ser o capital cultural através do qual uma escola seletiva reproduz hierarquias sociais. Uma habilidade pode significar autonomia no uso do conhecimento ou simplesmente a capacidade de executar com eficácia uma tarefa atribuída.

A questão crucial é outra: que função social atribuímos ao conhecimento?

Quando o conhecimento é subordinado às necessidades imediatas do sistema de produção, o conceito de habilidades perde sua capacidade de desafiar a hierarquia do saber e da especialização, tornando-se um instrumento de adaptação ao mercado. O resultado é uma escola que perde simultaneamente o que havia de melhor em sua tradição disciplinar e o que era emancipatório em sua tentativa de transcendê-la.

Esta é uma situação difícil de remediar dentro do sistema escolar. A transformação dos professores em executores de procedimentos e dos alunos em clientes de uma agência de formação privou ambos da sua importância e centralidade, inserindo-os numa máquina em que a autonomia é progressivamente substituída pela conformidade aos procedimentos.

Por essa razão, a demanda por uma educação mais complexa e matizada não pode vir apenas das escolas. Ela só pode surgir de uma necessidade social mais ampla.

E é aqui que o problema inevitavelmente se torna um problema sindical.

O problema não é apenas defender os trabalhadores da educação. É entender do que precisamos defendê-los. Porque a mesma condição material - baixos salários, perda de autonomia, burocracia crescente, desvalorização profissional - pode gerar interpretações políticas muito diferentes.

A frustração daqueles que trabalham nas escolas pode se traduzir em uma demanda por maior autoridade, lamentação por um sistema escolar mais seletivo, intolerância para com alunos e famílias e rejeição de habilidades, inclusão ou qualquer inovação pedagógica identificada com o declínio da instituição. É uma reação compreensível à perda de controle sobre o próprio trabalho. Mas transformar essa reação em uma perspectiva sindical seria, mais uma vez, confundir os efeitos com as causas.

Um sindicato pode reivindicar o status perdido de uma profissão ou exigir poder para aqueles que exercem essa profissão. Não são a mesma coisa.

No primeiro caso, busca-se prestígio, autoridade, reconhecimento social e, naturalmente, salários mais altos. No segundo, os salários e o reconhecimento econômico continuam sendo fundamentais, mas acompanhados por uma redução na subordinação burocrática, liberdade educacional, tempo necessário para concluir o trabalho, quadro de funcionários, capacidade de decidir coletivamente sobre a organização da escola e a rejeição de sua redução a uma mera agência de treinamento que atende às necessidades do mercado.

Como já escrevi, os professores não podem considerar transformar seu papel e, mais prosaicamente, aumentar sua renda corporativa alienando-se da sociedade em que trabalham.

A condição material do trabalho docente é, na verdade, inseparável do valor que uma sociedade atribui à educação e, ainda mais a montante, do tipo de trabalho que seu sistema produtivo exige.

Um sistema econômico que depende fortemente de trabalhadores pobres, flexíveis, vulneráveis e com pouca autossuficiência tem pouco interesse em fornecer educação ampla e complexa ao público em geral. Isso não se deve ao fato de uma herança cultural limitada levar automaticamente a baixos salários - essa seria uma relação simplista demais. Em vez disso, deve-se ao fato de que uma organização do trabalho baseada nas fragilidades contratuais dos trabalhadores exige, acima de tudo, adaptabilidade, disponibilidade e habilidades imediatamente aplicáveis. Ela tem muito menos necessidade de autonomia cultural e da capacidade de questionar criticamente a organização na qual se está inserido.

A relação causal, portanto, talvez deva ser lida também na direção oposta à usual. Não é apenas a desvalorização das escolas que leva à desvalorização do trabalho dos professores. É a desvalorização geral do trabalho que produz uma escola inadequada para esse trabalho e, consequentemente, desvaloriza aqueles que nela trabalham.

Os dados ajudam a fornecer uma medida tangível do fenômeno. De acordo com a OCDE, em seus países membros, os salários reais dos professores do ensino fundamental e médio correspondem, em média, entre 83% e 91% da renda de trabalhadores com nível de escolaridade semelhante. Na Itália, a diferença é muito mais acentuada: no ensino fundamental II, por exemplo, um professor entre 45 e 54 anos ganha, em média, aproximadamente 65% da renda de um trabalhador em tempo integral com nível de escolaridade semelhante. E enquanto, desde 2015, os salários reais dos professores do ensino fundamental cresceram, em média, 14,6% na área da OCDE, na Itália eles diminuíram 4,4%.*

Neste ponto, não deve ser surpresa que a escolha de trabalhar em escolas seja motivada sobretudo pela paixão pelo trabalho educativo ou, mais prosaicamente, pela falta de melhores alternativas.

Mas é aqui que a questão deixa de ser meramente salarial e, sobretudo, deixa de ser meramente educacional.

Se quisermos restaurar o valor econômico e social do trabalho dos professores, devemos, simultaneamente, resgatar o valor social daquilo que é produzido por meio desse trabalho. A questão é se as escolas devem formar capital humano adaptável às necessidades contingentes do mercado ou pessoas capazes de compreender o mundo em que vivem, questionar e agir coletivamente sobre a realidade.

Para um sindicato de base, isso significa, acredito, tomar uma decisão final: ser um sindicato que representa uma profissão que está reivindicando seu status, ou ser um sindicato que atua nas escolas.

A luta por salários e condições de trabalho nas escolas não pode, portanto, ser separada da luta por salários mais altos, maior autonomia e maior poder de negociação para a força de trabalho como um todo. E a defesa do conhecimento não pode coincidir com a nostalgia por um sistema escolar seletivo que distribuía esse conhecimento de acordo com a classe social.

Talvez seja exatamente por aí que devamos começar ao discutir o declínio das escolas. Não se trata apenas de perguntar como restaurar a autoridade dos professores ou como restaurar o sistema escolar do passado. A questão é que tipo de sociedade poderia precisar novamente de um sistema escolar com autoridade, um sistema livre, culturalmente ambicioso e capaz de formar não apenas trabalhadores adaptáveis, mas pessoas capazes de compreender criticamente a ordem vigente e, quando necessário, imaginar uma ordem diferente.

* Fonte: OCDE, Panorama da Educação 2025, dados sobre salários de professores e sua relação com os rendimentos de trabalhadores com ensino superior.

Stefano Capello

https://umanitanova.org/la-scuola-si-svaluta-perche-e-stato-svalutato-il-lavoro/
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
A-Infos Information Center