A - I n f o s

a multi-lingual news service by, for, and about anarchists **
News in all languages
Last 40 posts (Homepage) Last two weeks' posts Our archives of old posts

The last 100 posts, according to language
Greek_ 中文 Chinese_ Castellano_ Catalan_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Français_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkçe_ _The.Supplement

The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Français_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours | of past 30 days | of 2002 | of 2003 | of 2004 | of 2005 | of 2006 | of 2007 | of 2008 | of 2009 | of 2010 | of 2011 | of 2012 | of 2013 | of 2014 | of 2015 | of 2016 | of 2017 | of 2018 | of 2019 | of 2020 | of 2021 | of 2022 | of 2023 | of 2024 | of 2025 | of 2026

Syndication Of A-Infos - including RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups

(pt) UK, AFED, Organise - Sobre ecossistemas políticos (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]

Date Sat, 5 Sep 2026 08:00:15 +0300


Recentemente, alguns membros do National Rebirth apareceram em Preston. Eles surgiram com uma mesa, alguns panfletos fascistas e bandeiras ofensivas, e tentaram conversar com os transeuntes. Foram vistos por membros da nossa comunidade antifascista local, que tiraram fotos, compartilharam informações em grupos de bate-papo e observaram a situação. --- Eu não estava lá na hora. Sendo um organismo mais militante em nosso ecossistema local, eu teria descido lá sem hesitar e mandado eles voltarem para o buraco de onde saíram e nunca mais voltarem. Tivemos uma breve conversa em um dos nossos grupos e as opiniões sobre o National Rebirth são diversas: alguns consideram que eles não representam muita ameaça, ou não uma ameaça séria, mas eu não tenho tanta certeza.

Dei uma olhada no site deles e fiquei particularmente surpreso ao encontrar alguns textos muito transparentes sobre seus objetivos, estratégias e atividades internas. Tudo velado com os usuais discursos velados e indiretas fascistas, é claro. Há um artigo em particular que achei muito interessante e que quero analisar aqui.

Em "O Ecossistema Nacionalista - Ele EXISTE, e é uma maldição, não uma bênção", o Grande Mago Alek Yerbury desenvolve uma análise das desconexões entre ativistas "nacionalistas" e comunidades locais. Resumindo brevemente o argumento de Yerbury, ele considera "protestos, manifestações e movimentos de rua" e "auditorias, vídeos no YouTube e transmissões ao vivo" como "atividades essenciais desse ecossistema nacionalista", que, em última análise, não faz nada além de se perpetuar e "nunca se transformará em poder político real". Tendo lido recentemente "Solidariedade Chav", de D. Hunter, fiquei surpreso ao encontrar alguns paralelos com suas análises sobre as desconexões entre ativistas com grande poder de investimento e pessoas pobres, da classe trabalhadora ou marginalizadas. Hunter faz observações semelhantes sobre os ecossistemas anarquista e de esquerda a partir de uma perspectiva oposta, como membro de uma comunidade local tentando participar do que, na prática, é o ecossistema político de outra pessoa. Ele fala sobre ter escapado de uma criação violenta e racista, apenas para descobrir que inúmeros ativistas e grupos ativistas são incapazes de dialogar com ele ou com pessoas como ele, demonstrando apenas desprezo. Como ele mesmo coloca de forma tão eloquente:

Acredito que a classe trabalhadora neste país está profundamente estratificada, de uma forma que torna a mudança revolucionária quase impossível, mas acredito que isso pode ser reparado. É preciso que aqueles que estão no topo da pirâmide entendam que estão vivendo de migalhas, e em muitos casos acho que eles entendem, mas o que não é suficientemente reconhecido é que, enquanto eles pegam as migalhas, outros ficam sem. E com certeza, todos nós deveríamos querer o pão inteiro, mas as pessoas terão dificuldade em lutar por ele se estiverem com fome, e será ainda mais difícil se estiverem sendo instruídas sobre o que fazer por pessoas que ficam com as migalhas que pegam para si mesmas.

Tanto Yerbury quanto Hunter apontam para as maneiras pelas quais ativistas políticos de todas as matizes se isolam das mesmas pessoas que estão fora de seus movimentos e que eles desejam e precisam atrair para dentro deles. Para Yerbury, a "sociedade paralela" constituída pelas atividades de organização da extrema direita é uma distração, "uma câmara de eco de pessoas pré-selecionadas e pré-selecionadas". Seu argumento é que as culturas internas que desenvolvemos por meio de nossas práticas coletivas podem nos aproximar, mas também são inerentemente excludentes, formando chavões e apresentando barreiras para o público e potenciais novos membros, que precisam aprender nossa linguagem, por assim dizer. Para Hunter, os espaços da esquerda radical podem se apresentar como inclusivos, embora também careçam completamente de todas as habilidades interpessoais e estruturais, individuais e coletivas, necessárias para realmente incluir pessoas diferentes de nós. Além disso, ele mostra como essa situação é uma construção deliberada da supremacia branca, do cisheteropatriarcado, do capitalismo e do sistema de classes.

Se eu não conseguisse pagar o aluguel ou me alimentar de uma maneira socialmente aceitável, ou subculturalmente aceitável, como ocupar um imóvel abandonado ou pular cordas, eu seria tratado com camaradagem? Talvez. Mas se eu vivesse com o estresse de passar o dia sem saber de onde viria minha próxima refeição ou onde dormiria, eu me comportaria de maneira aceitável? Se ainda me dissessem que eu não valia nada, eu seria capaz de interagir com os movimentos sociais, repletos de pessoas que se parecem, agem e falam exatamente como os assistentes sociais, juízes e aqueles cujas casas eu roubei? Parte disso está na minha cabeça, mas foi construído pela experiência vivida, e testemunhei inúmeras interações e exclusões entre ativistas com grande poder econômico e aqueles que lutam pela sobrevivência básica.

Curiosamente, tanto o fascista quanto Hunter chegam a conclusões semelhantes sobre o que deve ser feito. Embora isso talvez não seja surpreendente, já que tanto anarquistas quanto fascistas tendem a adotar teorias materialistas do poder. Yerbury destaca a importância do ativismo comunitário local em nível de bairro e do trabalho com pessoas da comunidade, independentemente de suas posições políticas, a fim de demonstrar "o valor de sua ideologia". Acho interessante que ele não considere como esse tipo de trabalho refuta diretamente todas as bobagens fascistas. Ele continua conectando a organização local e de bairro à estratégia fascista típica de "tomar o poder", defendendo também que seus seguidores se envolvam em reuniões comunitárias e do governo local, entre outras atividades.

Yerbury vê nossos bairros e nossas organizações preexistentes como oportunidades para infiltração. Hunter, por sua vez, defende o desenvolvimento e o fortalecimento de nossas relações com as pessoas em nossos bairros, com foco explícito no cultivo do respeito e da reciprocidade entre as diferenças:

Se você é uma pessoa que acredita que a única maneira de salvar o planeta e a humanidade é a destruição total do sistema capitalista patriarcal supremacista branco, ou mesmo se você apenas acredita em viver em uma sociedade equitativa e justa, onde cada um tem o que precisa, então você precisa entender como a sociedade atual te beneficia e como você pode redistribuir esses benefícios para os outros de uma forma que lhes permita lutar com mais vigor.

Não acredito que isso aconteça por meio de grandes instituições de caridade, que se institucionalizam e se enraízam no sistema capitalista. Acredito que acontece dentro de nossas comunidades, ao entrelaçarmos nossas vidas com as daqueles em nossa vizinhança que são humilhados, punidos e abusados pelo sistema econômico e social em que vivemos. A sobrevivência do nosso próximo precisa se tornar a nossa sobrevivência. Fazer isso não será fácil, e mesmo que consigamos, ainda assim não será. Fomos treinados para enfatizar as diferenças, para enxergar as maneiras pelas quais não somos iguais, seja na forma como nos comunicamos, como nos vestimos ou como passamos nosso tempo livre. Fomos treinados para criticar os outros, para julgar, para presumir que temos as respostas e que devemos ensinar em vez de aprender com aqueles que são diferentes de nós, especialmente aqueles que parecem mais impotentes do que nós.

Uma análise mais aprofundada das diferenças pode ser encontrada ao se considerar a prática de "inserção social" no Especifismo. De "Especifismo: A Práxis Anarquista da Construção de Movimentos Populares e Organização Revolucionária", de Adam Weaver:

A inserção social[e o trabalho social]significa o envolvimento anarquista nas lutas diárias dos oprimidos e das classes trabalhadoras. Não se trata de atuar em campanhas de defesa de causas específicas, baseadas na participação de ativistas políticos tradicionais, mas sim em movimentos de pessoas que lutam para melhorar suas próprias condições, que se unem não apenas por necessidades materiais, mas também por necessidades social e historicamente enraizadas de resistência aos ataques do Estado e do capitalismo. Isso inclui movimentos operários liderados pela base, movimentos de comunidades imigrantes para reivindicar a regularização de sua situação, a resistência de organizações de bairro à brutalidade e aos assassinatos cometidos pela polícia, as lutas de estudantes da classe trabalhadora contra cortes orçamentários e a oposição de pessoas pobres e desempregadas a despejos e cortes de serviços.

Ele prossegue afirmando que:

A concepção do Especifismo sobre a relação das ideias com o movimento popular é a de que elas não devem ser impostas por meio de uma liderança, por meio de uma "linha de massas" ou por intelectuais. Os militantes anarquistas não devem tentar levar os movimentos a proclamar uma posição "anarquista", mas sim trabalhar para preservar seu ímpeto anarquista; isto é, sua tendência natural à auto-organização e à luta militante por seus próprios interesses. Isso pressupõe a perspectiva de que os movimentos sociais alcançarão sua própria lógica de criação da revolução, não quando, como um todo, necessariamente se autoidentificarem como "anarquistas", mas quando, como um todo (ou pelo menos uma esmagadora maioria), alcançarem a consciência de seu próprio poder e o exercerem em seu cotidiano, adotando conscientemente as ideias do anarquismo. Um papel adicional do militante anarquista dentro dos movimentos sociais, segundo os Especifistas, é o de lidar com as múltiplas correntes políticas que existirão dentro dos movimentos e combater ativamente os elementos oportunistas do vanguardismo e da política eleitoral.

Essa é a principal distinção entre a posição de Yerbury e a de Hunter. Hunter e os Especifistas buscam superar todas as barreiras sociais entre nós e nossos colegas de trabalho, moradores e membros da comunidade, construindo relações mútuas de solidariedade e compreensão que transcendem as diferenças, e apoiando o autodesenvolvimento da consciência radical. Ao fazer isso, construímos uma rede de relações libertadoras enraizadas na luta mútua contra a dominação. Em contrapartida, Yerbury quer que seus seguidores se infiltrem nas organizações de bairro e se apropriem e intensifiquem quaisquer hierarquias latentes, em vez de combatê-las.

Então, o que podemos aprender com tudo isso?

Anarquistas, esquerdistas radicais e fascistas compartilham uma frente comum em termos do local de atuação, seja em tempos de guerra ou de paz. Essa frente consiste em nossas ruas, nas portas de nossos vizinhos e em todas as organizações comunitárias existentes, dentro das quais podemos agir com confiança e clareza em relação aos nossos valores e motivações. Se você pegar o artigo de Yerbury e trocar "nacionalista" por "anarquista", ele se torna uma crítica perfeitamente válida a grande parte da "organização" e das atividades anarquistas. Isso não significa que os blackblocs, os ensaios em vídeo, os pequenos atos de insurreição alegre e outras práticas dentro de nossas contraculturas não tenham valor, mas sim concordar com o ponto subjacente de Yerbury de que essas coisas não atraem pessoas menos radicais, e quanto mais tempo dedicamos a essas atividades, menos tempo passamos em nossas comunidades, ouvindo e aprendendo com pessoas menos radicais.

Se ativistas de todas as vertentes começarem a assimilar essa compreensão, o que podemos esperar? Primeiro, um influxo de ativistas em organizações comunitárias já existentes, juntamente com a formação de novas. Segundo, o potencial para uma ampla gama de cenários de conflito, à medida que ativistas de diferentes matizes se confrontam em espaços comunitários e radicais se confrontam com visões e estruturas liberais, centristas e latentemente autoritárias. Esse potencial para conflito é preocupante até certo ponto, porque, em geral, consideramos o conflito estressante e pessoas de todas as vertentes tendem a desejar que os espaços comunitários sejam bastante tranquilos. Uma grande parte do que separa radicais de não radicais, o que alguns podem descrever como "militantes", é a capacidade de lidar com o conflito. Você acha que conseguiria tolerar as condições diárias de sobrevivência à margem da sociedade, como D. Hunter fez? Alguns conseguem, as cicatrizes são inevitáveis, a recuperação e a sabedoria são possíveis, mas muitos mais são mortos por suas condições, o que chamamos de "assassinato social". Você acha que conseguiria tolerar uma discussão acalorada com seu vizinho que ameaçasse destruir o espírito e a organização da vizinhança como um todo? A fragilidade e a vulnerabilidade dos ativistas de classe média e de seus relacionamentos interpessoais também são sintomas do sistema de classes. As pessoas se tornam frágeis e vulneráveis quando lhes são proporcionadas vidas confortáveis, uma comunidade confortável, uma gigantesca zona de conforto que abrange todas as suas necessidades materiais e da qual nunca precisam sair, o ideal neoliberal em que podemos receber tudo o que desejamos em casa com o apertar de um botão e em que podemos nos isolar de antigos amigos, familiares ou conhecidos por não termos mais nenhuma dependência material deles.

E isso não é de todo ruim; a associação voluntária é um princípio fundamental do anarquismo, e não estou dizendo que não devemos nos esforçar para criar um mundo onde todos possam viver com segurança e conforto. Mas precisamos entender como o conforto entra em tensão com a luta em nossas condições atuais, e como o conforto foi recuperado. No ideal neoliberal, segurança e conforto são escolhas mediadas pelo capital: se você pode pagar, você pode ter, seja lá o que for. E nenhuma consideração é dada às desigualdades. Na anarquia, segurança e conforto são coisas que encontramos em nossas relações, cada uma delas completamente única e capaz de assumir qualquer forma que desejar. Em qualquer momento, a maioria de nós tem algumas pessoas que amamos, algumas pessoas de quem precisamos, algumas pessoas de quem gostamos, algumas pessoas que toleramos, algumas pessoas que temos que tolerar e algumas pessoas de quem não gostamos, odiamos ou simplesmente evitamos a todo custo. Enquanto o neoliberalismo corrói simultaneamente nossos relacionamentos e nossa capacidade de conflito neles, uma existência ecológica anárquica relacional depende tanto de nossos relacionamentos quanto de nossa capacidade de conflito dentro deles. Portanto, desenvolver nossas habilidades individuais e coletivas para lidar com conflitos, e aprender a nos sentir confortáveis com conflitos, desacordos e incertezas até certo ponto, devem ser alguns dos efeitos ou resultados de pelo menos algumas das atividades dentro de qualquer comunidade, seja explícita ou implicitamente.

Estou ansiosa para conversar com meus vizinhos e organizar uma assembleia comunitária em algum momento. Mas o que não me anima são as inevitáveis conversas político-partidárias sobre imigração, mudanças climáticas e policiamento. Parte do que me impediu de fazer esse trabalho por tantos anos é que estou cansada de ter que defender minha existência e meus pontos de vista, e cansada de ter que tolerar e argumentar contra todos os discursos políticos convencionais. Essas são as razões pelas quais precisamos de nossas contraculturas e daquelas poucas pessoas preciosas que nos entendem ou pelo menos se esforçam para tentar. Parte desse trabalho exige aprender as ferramentas para criar espaço para a diferença, aprender essas ferramentas trabalhando com outras pessoas e aprender a compartilhá-las e levá-las para novos espaços. Muitas dessas ferramentas envolvem a capacidade de comunicar as coisas com clareza e delicadeza, de ser capaz de criar espaço para nós mesmos e para os outros, e de saber como intervir quando alguém se sente ofendido. Essas são habilidades que são mais frequentemente priorizadas por artistas sociais e feministas do que por anarquistas. Eu me considero tudo isso e muito mais, e ainda estou aprendendo.

Há outros pontos a serem considerados. Um deles pode ser que nós, anarquistas, devemos interpretar isso como um chamado para intensificarmos o trabalho social descrito pelos especifistas, mesmo que apenas pelo fato de que, se não ocuparmos espaço nessas organizações, esse espaço será preenchido por fascistas em busca de apoio. Certamente, em termos de desenvolvimento de um sistema de alerta precoce antifascista na comunidade, ter um grupo de ativistas, cada um membro de diferentes grupos comunitários, proporciona uma enorme capacidade infraestrutural de base. Tal estrutura não seria muito diferente do diagrama da "organização anarquista específica" apresentado pela Federação Anarquista do Rio de Janeiro em sua publicação "Anarquismo Social e Organização".

Outro ponto a considerar é que esta análise só foi possível porque esses fascistas em particular possuem uma cultura de publicação, não muito diferente das culturas de publicação anarquistas e socialistas, se não diretamente roubada delas. Isso levanta questões em termos de segurança da informação. Se discutimos práxis, se estamos tentando motivar uns aos outros a diferentes ações por meio de nossos escritos, revelamos informações importantes aos nossos inimigos quando o fazemos em fóruns públicos? Quando nossos inimigos fazem isso, o que podemos aprender com eles e sobre eles? Ao mesmo tempo, devemos ter cuidado para não dar voz a perspectivas supremacistas brancas, cisheteropatriarcais, capitalistas e imperialistas, mesmo e especialmente ao analisá-las criticamente. Este artigo originalmente continha extensas citações de Jerkbury, em um esforço para apresentar todo o material necessário para que os leitores participassem da narrativa analítica. No entanto, a equipe editorial me pediu permissão para remover suas palavras. Fiquei grato pela crítica camarada e por esse gentil contra-argumento. Era uma tensão que eu sentia ao escrever o texto originalmente, e a experiência demonstra, em microcosmo, a importância de trabalhar em conjunto e em comunidade.

Yerbury está correto ao afirmar que o "ecossistema nacionalista", como ele o descreve, é uma barreira à sua agenda política. Nossos próprios ecossistemas também representam barreiras às nossas agendas, pelos mesmos mecanismos que ele descreve. O que precisamos fazer como anarquistas é viver no ecossistema real de nossas relações, tanto atuais quanto potenciais, que são determinadas por nossa localização física em nossas comunidades. Não precisamos construir uma "sociedade paralela", precisamos viver em nossa sociedade da forma mais anárquica possível. Isso não significa que todos devemos nos tornar extrovertidos alistas que passam todo o tempo em nossas diferentes comunidades. Seria capacitista sugerir que qualquer pessoa pode fazer trabalho social anarquista, e seria uma estratégia ruim e excludente de muitas outras maneiras sugerir que esse é o único tipo de trabalho que devemos fazer. O que é necessário é o reconhecimento, por parte dos anarquistas, da importância do trabalho social, juntamente com a mobilização de recursos para permitir que aqueles de nós que podem realizar esse trabalho o façam da forma mais eficaz possível. Um ecossistema é uma coleção de nichos coexistentes. Os antifascistas expulsando os fascistas da cidade com cassetetes e tacos de beisebol, a barraca do Food Not Bombs na esquina com o ensopado vegano, a coleta de lixo comunitária e os jornalistas relatando tudo isso no blog local, todos esses são indivíduos reagindo ao seu ambiente de maneiras únicas.

Nem todos se identificam como anarquistas, mas todos compartilham aquele "impulso" anárquico que Weaver identifica. Todos eles encontraram, ou estão encontrando, seus nichos em seus ecossistemas materiais locais, ecossistemas reais compostos por pessoas, terra, estradas, plantas, água, comida e conversas. Em seu livro "Roda da Medicina para o Planeta", Jennifer Grenz ecoa Sean Wilson ao identificar respeito, relacionalidade e reciprocidade como os três princípios das metodologias de pesquisa indígena. O ecossistema é saudável quando é anárquico, quando consiste em relações respeitosas e recíprocas. Nossos grupos e movimentos não são um ecossistema político à parte que existe puramente no discurso; eles fazem parte do ecossistema físico, real e material do lugar. O que precisamos fazer é garantir que estejamos cientes de quem está ao nosso redor e, então, construir os relacionamentos apropriados com as pessoas certas. Cada um de nós deve ser capaz de agir em público sabendo que nós, nossas comunidades, nos apoiamos mutuamente, mesmo que nem sempre nos entendamos ou concordemos uns com os outros. É assim que se manifesta a solidariedade na diversidade: solidariedade entre as diferenças em nossas posições de sujeito na sociedade e solidariedade entre as diferenças em nossas estratégias, táticas e formas de trabalho.

SA

https://organisemagazine.org.uk/2026/08/05/on-political-ecosystems/
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
A-Infos Information Center