|
A - I n f o s
|
|
a multi-lingual news service by, for, and about anarchists
**
News in all languages
Last 40 posts (Homepage)
Last two
weeks' posts
Our
archives of old posts
The last 100 posts, according
to language
Greek_
中文 Chinese_
Castellano_
Catalan_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Français_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkçe_
_The.Supplement
The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Français_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours |
of past 30 days |
of 2002 |
of 2003 |
of 2004 |
of 2005 |
of 2006 |
of 2007 |
of 2008 |
of 2009 |
of 2010 |
of 2011 |
of 2012 |
of 2013 |
of 2014 |
of 2015 |
of 2016 |
of 2017 |
of 2018 |
of 2019 |
of 2020 |
of 2021 |
of 2022 |
of 2023 |
of 2024 |
of 2025 |
of 2026
Syndication Of A-Infos - including
RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups
(pt) UK, AFED, Organise - Sobre ecossistemas políticos (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]
Date
Sat, 5 Sep 2026 08:00:15 +0300
Recentemente, alguns membros do National Rebirth apareceram em Preston.
Eles surgiram com uma mesa, alguns panfletos fascistas e bandeiras
ofensivas, e tentaram conversar com os transeuntes. Foram vistos por
membros da nossa comunidade antifascista local, que tiraram fotos,
compartilharam informações em grupos de bate-papo e observaram a
situação. --- Eu não estava lá na hora. Sendo um organismo mais
militante em nosso ecossistema local, eu teria descido lá sem hesitar e
mandado eles voltarem para o buraco de onde saíram e nunca mais
voltarem. Tivemos uma breve conversa em um dos nossos grupos e as
opiniões sobre o National Rebirth são diversas: alguns consideram que
eles não representam muita ameaça, ou não uma ameaça séria, mas eu não
tenho tanta certeza.
Dei uma olhada no site deles e fiquei particularmente surpreso ao
encontrar alguns textos muito transparentes sobre seus objetivos,
estratégias e atividades internas. Tudo velado com os usuais discursos
velados e indiretas fascistas, é claro. Há um artigo em particular que
achei muito interessante e que quero analisar aqui.
Em "O Ecossistema Nacionalista - Ele EXISTE, e é uma maldição, não uma
bênção", o Grande Mago Alek Yerbury desenvolve uma análise das
desconexões entre ativistas "nacionalistas" e comunidades locais.
Resumindo brevemente o argumento de Yerbury, ele considera "protestos,
manifestações e movimentos de rua" e "auditorias, vídeos no YouTube e
transmissões ao vivo" como "atividades essenciais desse ecossistema
nacionalista", que, em última análise, não faz nada além de se perpetuar
e "nunca se transformará em poder político real". Tendo lido
recentemente "Solidariedade Chav", de D. Hunter, fiquei surpreso ao
encontrar alguns paralelos com suas análises sobre as desconexões entre
ativistas com grande poder de investimento e pessoas pobres, da classe
trabalhadora ou marginalizadas. Hunter faz observações semelhantes sobre
os ecossistemas anarquista e de esquerda a partir de uma perspectiva
oposta, como membro de uma comunidade local tentando participar do que,
na prática, é o ecossistema político de outra pessoa. Ele fala sobre ter
escapado de uma criação violenta e racista, apenas para descobrir que
inúmeros ativistas e grupos ativistas são incapazes de dialogar com ele
ou com pessoas como ele, demonstrando apenas desprezo. Como ele mesmo
coloca de forma tão eloquente:
Acredito que a classe trabalhadora neste país está profundamente
estratificada, de uma forma que torna a mudança revolucionária quase
impossível, mas acredito que isso pode ser reparado. É preciso que
aqueles que estão no topo da pirâmide entendam que estão vivendo de
migalhas, e em muitos casos acho que eles entendem, mas o que não é
suficientemente reconhecido é que, enquanto eles pegam as migalhas,
outros ficam sem. E com certeza, todos nós deveríamos querer o pão
inteiro, mas as pessoas terão dificuldade em lutar por ele se estiverem
com fome, e será ainda mais difícil se estiverem sendo instruídas sobre
o que fazer por pessoas que ficam com as migalhas que pegam para si mesmas.
Tanto Yerbury quanto Hunter apontam para as maneiras pelas quais
ativistas políticos de todas as matizes se isolam das mesmas pessoas que
estão fora de seus movimentos e que eles desejam e precisam atrair para
dentro deles. Para Yerbury, a "sociedade paralela" constituída pelas
atividades de organização da extrema direita é uma distração, "uma
câmara de eco de pessoas pré-selecionadas e pré-selecionadas". Seu
argumento é que as culturas internas que desenvolvemos por meio de
nossas práticas coletivas podem nos aproximar, mas também são
inerentemente excludentes, formando chavões e apresentando barreiras
para o público e potenciais novos membros, que precisam aprender nossa
linguagem, por assim dizer. Para Hunter, os espaços da esquerda radical
podem se apresentar como inclusivos, embora também careçam completamente
de todas as habilidades interpessoais e estruturais, individuais e
coletivas, necessárias para realmente incluir pessoas diferentes de nós.
Além disso, ele mostra como essa situação é uma construção deliberada da
supremacia branca, do cisheteropatriarcado, do capitalismo e do sistema
de classes.
Se eu não conseguisse pagar o aluguel ou me alimentar de uma maneira
socialmente aceitável, ou subculturalmente aceitável, como ocupar um
imóvel abandonado ou pular cordas, eu seria tratado com camaradagem?
Talvez. Mas se eu vivesse com o estresse de passar o dia sem saber de
onde viria minha próxima refeição ou onde dormiria, eu me comportaria de
maneira aceitável? Se ainda me dissessem que eu não valia nada, eu seria
capaz de interagir com os movimentos sociais, repletos de pessoas que se
parecem, agem e falam exatamente como os assistentes sociais, juízes e
aqueles cujas casas eu roubei? Parte disso está na minha cabeça, mas foi
construído pela experiência vivida, e testemunhei inúmeras interações e
exclusões entre ativistas com grande poder econômico e aqueles que lutam
pela sobrevivência básica.
Curiosamente, tanto o fascista quanto Hunter chegam a conclusões
semelhantes sobre o que deve ser feito. Embora isso talvez não seja
surpreendente, já que tanto anarquistas quanto fascistas tendem a adotar
teorias materialistas do poder. Yerbury destaca a importância do
ativismo comunitário local em nível de bairro e do trabalho com pessoas
da comunidade, independentemente de suas posições políticas, a fim de
demonstrar "o valor de sua ideologia". Acho interessante que ele não
considere como esse tipo de trabalho refuta diretamente todas as
bobagens fascistas. Ele continua conectando a organização local e de
bairro à estratégia fascista típica de "tomar o poder", defendendo
também que seus seguidores se envolvam em reuniões comunitárias e do
governo local, entre outras atividades.
Yerbury vê nossos bairros e nossas organizações preexistentes como
oportunidades para infiltração. Hunter, por sua vez, defende o
desenvolvimento e o fortalecimento de nossas relações com as pessoas em
nossos bairros, com foco explícito no cultivo do respeito e da
reciprocidade entre as diferenças:
Se você é uma pessoa que acredita que a única maneira de salvar o
planeta e a humanidade é a destruição total do sistema capitalista
patriarcal supremacista branco, ou mesmo se você apenas acredita em
viver em uma sociedade equitativa e justa, onde cada um tem o que
precisa, então você precisa entender como a sociedade atual te beneficia
e como você pode redistribuir esses benefícios para os outros de uma
forma que lhes permita lutar com mais vigor.
Não acredito que isso aconteça por meio de grandes instituições de
caridade, que se institucionalizam e se enraízam no sistema capitalista.
Acredito que acontece dentro de nossas comunidades, ao entrelaçarmos
nossas vidas com as daqueles em nossa vizinhança que são humilhados,
punidos e abusados pelo sistema econômico e social em que vivemos. A
sobrevivência do nosso próximo precisa se tornar a nossa sobrevivência.
Fazer isso não será fácil, e mesmo que consigamos, ainda assim não será.
Fomos treinados para enfatizar as diferenças, para enxergar as maneiras
pelas quais não somos iguais, seja na forma como nos comunicamos, como
nos vestimos ou como passamos nosso tempo livre. Fomos treinados para
criticar os outros, para julgar, para presumir que temos as respostas e
que devemos ensinar em vez de aprender com aqueles que são diferentes de
nós, especialmente aqueles que parecem mais impotentes do que nós.
Uma análise mais aprofundada das diferenças pode ser encontrada ao se
considerar a prática de "inserção social" no Especifismo. De
"Especifismo: A Práxis Anarquista da Construção de Movimentos Populares
e Organização Revolucionária", de Adam Weaver:
A inserção social[e o trabalho social]significa o envolvimento
anarquista nas lutas diárias dos oprimidos e das classes trabalhadoras.
Não se trata de atuar em campanhas de defesa de causas específicas,
baseadas na participação de ativistas políticos tradicionais, mas sim em
movimentos de pessoas que lutam para melhorar suas próprias condições,
que se unem não apenas por necessidades materiais, mas também por
necessidades social e historicamente enraizadas de resistência aos
ataques do Estado e do capitalismo. Isso inclui movimentos operários
liderados pela base, movimentos de comunidades imigrantes para
reivindicar a regularização de sua situação, a resistência de
organizações de bairro à brutalidade e aos assassinatos cometidos pela
polícia, as lutas de estudantes da classe trabalhadora contra cortes
orçamentários e a oposição de pessoas pobres e desempregadas a despejos
e cortes de serviços.
Ele prossegue afirmando que:
A concepção do Especifismo sobre a relação das ideias com o movimento
popular é a de que elas não devem ser impostas por meio de uma
liderança, por meio de uma "linha de massas" ou por intelectuais. Os
militantes anarquistas não devem tentar levar os movimentos a proclamar
uma posição "anarquista", mas sim trabalhar para preservar seu ímpeto
anarquista; isto é, sua tendência natural à auto-organização e à luta
militante por seus próprios interesses. Isso pressupõe a perspectiva de
que os movimentos sociais alcançarão sua própria lógica de criação da
revolução, não quando, como um todo, necessariamente se
autoidentificarem como "anarquistas", mas quando, como um todo (ou pelo
menos uma esmagadora maioria), alcançarem a consciência de seu próprio
poder e o exercerem em seu cotidiano, adotando conscientemente as ideias
do anarquismo. Um papel adicional do militante anarquista dentro dos
movimentos sociais, segundo os Especifistas, é o de lidar com as
múltiplas correntes políticas que existirão dentro dos movimentos e
combater ativamente os elementos oportunistas do vanguardismo e da
política eleitoral.
Essa é a principal distinção entre a posição de Yerbury e a de Hunter.
Hunter e os Especifistas buscam superar todas as barreiras sociais entre
nós e nossos colegas de trabalho, moradores e membros da comunidade,
construindo relações mútuas de solidariedade e compreensão que
transcendem as diferenças, e apoiando o autodesenvolvimento da
consciência radical. Ao fazer isso, construímos uma rede de relações
libertadoras enraizadas na luta mútua contra a dominação. Em
contrapartida, Yerbury quer que seus seguidores se infiltrem nas
organizações de bairro e se apropriem e intensifiquem quaisquer
hierarquias latentes, em vez de combatê-las.
Então, o que podemos aprender com tudo isso?
Anarquistas, esquerdistas radicais e fascistas compartilham uma frente
comum em termos do local de atuação, seja em tempos de guerra ou de paz.
Essa frente consiste em nossas ruas, nas portas de nossos vizinhos e em
todas as organizações comunitárias existentes, dentro das quais podemos
agir com confiança e clareza em relação aos nossos valores e motivações.
Se você pegar o artigo de Yerbury e trocar "nacionalista" por
"anarquista", ele se torna uma crítica perfeitamente válida a grande
parte da "organização" e das atividades anarquistas. Isso não significa
que os blackblocs, os ensaios em vídeo, os pequenos atos de insurreição
alegre e outras práticas dentro de nossas contraculturas não tenham
valor, mas sim concordar com o ponto subjacente de Yerbury de que essas
coisas não atraem pessoas menos radicais, e quanto mais tempo dedicamos
a essas atividades, menos tempo passamos em nossas comunidades, ouvindo
e aprendendo com pessoas menos radicais.
Se ativistas de todas as vertentes começarem a assimilar essa
compreensão, o que podemos esperar? Primeiro, um influxo de ativistas em
organizações comunitárias já existentes, juntamente com a formação de
novas. Segundo, o potencial para uma ampla gama de cenários de conflito,
à medida que ativistas de diferentes matizes se confrontam em espaços
comunitários e radicais se confrontam com visões e estruturas liberais,
centristas e latentemente autoritárias. Esse potencial para conflito é
preocupante até certo ponto, porque, em geral, consideramos o conflito
estressante e pessoas de todas as vertentes tendem a desejar que os
espaços comunitários sejam bastante tranquilos. Uma grande parte do que
separa radicais de não radicais, o que alguns podem descrever como
"militantes", é a capacidade de lidar com o conflito. Você acha que
conseguiria tolerar as condições diárias de sobrevivência à margem da
sociedade, como D. Hunter fez? Alguns conseguem, as cicatrizes são
inevitáveis, a recuperação e a sabedoria são possíveis, mas muitos mais
são mortos por suas condições, o que chamamos de "assassinato social".
Você acha que conseguiria tolerar uma discussão acalorada com seu
vizinho que ameaçasse destruir o espírito e a organização da vizinhança
como um todo? A fragilidade e a vulnerabilidade dos ativistas de classe
média e de seus relacionamentos interpessoais também são sintomas do
sistema de classes. As pessoas se tornam frágeis e vulneráveis quando
lhes são proporcionadas vidas confortáveis, uma comunidade confortável,
uma gigantesca zona de conforto que abrange todas as suas necessidades
materiais e da qual nunca precisam sair, o ideal neoliberal em que
podemos receber tudo o que desejamos em casa com o apertar de um botão e
em que podemos nos isolar de antigos amigos, familiares ou conhecidos
por não termos mais nenhuma dependência material deles.
E isso não é de todo ruim; a associação voluntária é um princípio
fundamental do anarquismo, e não estou dizendo que não devemos nos
esforçar para criar um mundo onde todos possam viver com segurança e
conforto. Mas precisamos entender como o conforto entra em tensão com a
luta em nossas condições atuais, e como o conforto foi recuperado. No
ideal neoliberal, segurança e conforto são escolhas mediadas pelo
capital: se você pode pagar, você pode ter, seja lá o que for. E nenhuma
consideração é dada às desigualdades. Na anarquia, segurança e conforto
são coisas que encontramos em nossas relações, cada uma delas
completamente única e capaz de assumir qualquer forma que desejar. Em
qualquer momento, a maioria de nós tem algumas pessoas que amamos,
algumas pessoas de quem precisamos, algumas pessoas de quem gostamos,
algumas pessoas que toleramos, algumas pessoas que temos que tolerar e
algumas pessoas de quem não gostamos, odiamos ou simplesmente evitamos a
todo custo. Enquanto o neoliberalismo corrói simultaneamente nossos
relacionamentos e nossa capacidade de conflito neles, uma existência
ecológica anárquica relacional depende tanto de nossos relacionamentos
quanto de nossa capacidade de conflito dentro deles. Portanto,
desenvolver nossas habilidades individuais e coletivas para lidar com
conflitos, e aprender a nos sentir confortáveis com conflitos,
desacordos e incertezas até certo ponto, devem ser alguns dos efeitos ou
resultados de pelo menos algumas das atividades dentro de qualquer
comunidade, seja explícita ou implicitamente.
Estou ansiosa para conversar com meus vizinhos e organizar uma
assembleia comunitária em algum momento. Mas o que não me anima são as
inevitáveis conversas político-partidárias sobre imigração, mudanças
climáticas e policiamento. Parte do que me impediu de fazer esse
trabalho por tantos anos é que estou cansada de ter que defender minha
existência e meus pontos de vista, e cansada de ter que tolerar e
argumentar contra todos os discursos políticos convencionais. Essas são
as razões pelas quais precisamos de nossas contraculturas e daquelas
poucas pessoas preciosas que nos entendem ou pelo menos se esforçam para
tentar. Parte desse trabalho exige aprender as ferramentas para criar
espaço para a diferença, aprender essas ferramentas trabalhando com
outras pessoas e aprender a compartilhá-las e levá-las para novos
espaços. Muitas dessas ferramentas envolvem a capacidade de comunicar as
coisas com clareza e delicadeza, de ser capaz de criar espaço para nós
mesmos e para os outros, e de saber como intervir quando alguém se sente
ofendido. Essas são habilidades que são mais frequentemente priorizadas
por artistas sociais e feministas do que por anarquistas. Eu me
considero tudo isso e muito mais, e ainda estou aprendendo.
Há outros pontos a serem considerados. Um deles pode ser que nós,
anarquistas, devemos interpretar isso como um chamado para
intensificarmos o trabalho social descrito pelos especifistas, mesmo que
apenas pelo fato de que, se não ocuparmos espaço nessas organizações,
esse espaço será preenchido por fascistas em busca de apoio. Certamente,
em termos de desenvolvimento de um sistema de alerta precoce
antifascista na comunidade, ter um grupo de ativistas, cada um membro de
diferentes grupos comunitários, proporciona uma enorme capacidade
infraestrutural de base. Tal estrutura não seria muito diferente do
diagrama da "organização anarquista específica" apresentado pela
Federação Anarquista do Rio de Janeiro em sua publicação "Anarquismo
Social e Organização".
Outro ponto a considerar é que esta análise só foi possível porque esses
fascistas em particular possuem uma cultura de publicação, não muito
diferente das culturas de publicação anarquistas e socialistas, se não
diretamente roubada delas. Isso levanta questões em termos de segurança
da informação. Se discutimos práxis, se estamos tentando motivar uns aos
outros a diferentes ações por meio de nossos escritos, revelamos
informações importantes aos nossos inimigos quando o fazemos em fóruns
públicos? Quando nossos inimigos fazem isso, o que podemos aprender com
eles e sobre eles? Ao mesmo tempo, devemos ter cuidado para não dar voz
a perspectivas supremacistas brancas, cisheteropatriarcais, capitalistas
e imperialistas, mesmo e especialmente ao analisá-las criticamente. Este
artigo originalmente continha extensas citações de Jerkbury, em um
esforço para apresentar todo o material necessário para que os leitores
participassem da narrativa analítica. No entanto, a equipe editorial me
pediu permissão para remover suas palavras. Fiquei grato pela crítica
camarada e por esse gentil contra-argumento. Era uma tensão que eu
sentia ao escrever o texto originalmente, e a experiência demonstra, em
microcosmo, a importância de trabalhar em conjunto e em comunidade.
Yerbury está correto ao afirmar que o "ecossistema nacionalista", como
ele o descreve, é uma barreira à sua agenda política. Nossos próprios
ecossistemas também representam barreiras às nossas agendas, pelos
mesmos mecanismos que ele descreve. O que precisamos fazer como
anarquistas é viver no ecossistema real de nossas relações, tanto atuais
quanto potenciais, que são determinadas por nossa localização física em
nossas comunidades. Não precisamos construir uma "sociedade paralela",
precisamos viver em nossa sociedade da forma mais anárquica possível.
Isso não significa que todos devemos nos tornar extrovertidos alistas
que passam todo o tempo em nossas diferentes comunidades. Seria
capacitista sugerir que qualquer pessoa pode fazer trabalho social
anarquista, e seria uma estratégia ruim e excludente de muitas outras
maneiras sugerir que esse é o único tipo de trabalho que devemos fazer.
O que é necessário é o reconhecimento, por parte dos anarquistas, da
importância do trabalho social, juntamente com a mobilização de recursos
para permitir que aqueles de nós que podem realizar esse trabalho o
façam da forma mais eficaz possível. Um ecossistema é uma coleção de
nichos coexistentes. Os antifascistas expulsando os fascistas da cidade
com cassetetes e tacos de beisebol, a barraca do Food Not Bombs na
esquina com o ensopado vegano, a coleta de lixo comunitária e os
jornalistas relatando tudo isso no blog local, todos esses são
indivíduos reagindo ao seu ambiente de maneiras únicas.
Nem todos se identificam como anarquistas, mas todos compartilham aquele
"impulso" anárquico que Weaver identifica. Todos eles encontraram, ou
estão encontrando, seus nichos em seus ecossistemas materiais locais,
ecossistemas reais compostos por pessoas, terra, estradas, plantas,
água, comida e conversas. Em seu livro "Roda da Medicina para o
Planeta", Jennifer Grenz ecoa Sean Wilson ao identificar respeito,
relacionalidade e reciprocidade como os três princípios das metodologias
de pesquisa indígena. O ecossistema é saudável quando é anárquico,
quando consiste em relações respeitosas e recíprocas. Nossos grupos e
movimentos não são um ecossistema político à parte que existe puramente
no discurso; eles fazem parte do ecossistema físico, real e material do
lugar. O que precisamos fazer é garantir que estejamos cientes de quem
está ao nosso redor e, então, construir os relacionamentos apropriados
com as pessoas certas. Cada um de nós deve ser capaz de agir em público
sabendo que nós, nossas comunidades, nos apoiamos mutuamente, mesmo que
nem sempre nos entendamos ou concordemos uns com os outros. É assim que
se manifesta a solidariedade na diversidade: solidariedade entre as
diferenças em nossas posições de sujeito na sociedade e solidariedade
entre as diferenças em nossas estratégias, táticas e formas de trabalho.
SA
https://organisemagazine.org.uk/2026/08/05/on-political-ecosystems/
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
- Prev by Date:
(pt) Turkey, Yeryuzu Postasi: Reflexões sobre Compromisso, Responsabilidade e Autodisciplina - FARJ (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]
- Next by Date:
(tr) France, Monde Libertaire - CIRA Bülteni No. 270, Temmuz-Ağustos 2026 (ca, de, en, fr, it, pt)[makine çevirisi]
A-Infos Information Center