|
A - I n f o s
|
|
a multi-lingual news service by, for, and about anarchists
**
News in all languages
Last 40 posts (Homepage)
Last two
weeks' posts
Our
archives of old posts
The last 100 posts, according
to language
Greek_
中文 Chinese_
Castellano_
Catalan_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Français_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkçe_
_The.Supplement
The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Français_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours |
of past 30 days |
of 2002 |
of 2003 |
of 2004 |
of 2005 |
of 2006 |
of 2007 |
of 2008 |
of 2009 |
of 2010 |
of 2011 |
of 2012 |
of 2013 |
of 2014 |
of 2015 |
of 2016 |
of 2017 |
of 2018 |
of 2019 |
of 2020 |
of 2021 |
of 2022 |
of 2023 |
of 2024 |
of 2025 |
of 2026
Syndication Of A-Infos - including
RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups
(pt) Turkey, Yeryuzu Postasi: Reflexões sobre Compromisso, Responsabilidade e Autodisciplina - FARJ (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]
Date
Sat, 5 Sep 2026 08:00:08 +0300
Esta é uma declaração da Federação Anarquista do Rio de Janeiro (FARJ),
uma organização anarquista carioca vinculada à Coordenação Anarquista
Brasileira. --- "Um sujeito com ética libertária sabe por que luta e
pode explicar as razões ideológicas da luta; possui o compromisso e a
autodisciplina para cumprir as tarefas assumidas." - Ideal Peres ----
Uma das características importantes da organização das FARJ é o
compromisso militante de seus membros. Acreditamos que, para que nossa
luta produza frutos promissores, é essencial que cada um dos militantes
da organização tenha um alto nível de comprometimento, responsabilidade
e autodisciplina.
Quando nosso querido Ideal Peres proferiu as palavras acima, expressou,
em uma única frase, uma série de opiniões de suma importância para nossa
organização. Enfatizou, acima de tudo, a importância da consciência do
militante em relação aos motivos da luta. Isso significa que o militante
anarquista não deve simplesmente obedecer àqueles que determinam uma
direção distante da base ou servir como "peão" de uma elite com
interesses pessoais na dominação do povo e/ou para outros interesses
antiéticos, em nossa visão. O militante anarquista é um sujeito que
participa ativamente de todas as discussões que ocorrem dentro da
Federação. Espera-se que ele se envolva nas discussões, posicionando-se,
debatendo as melhores opções para as questões levantadas e contribuindo
para a direção tática e estratégica adotada pela organização.
Por isso, todos os militantes devem ter clareza sobre o porquê de
lutarem, contra o que lutam e pelo que lutam. O compromisso de cada um
com a sua própria formação, independente das tarefas de educação
política realizadas pela organização, é fundamental para isso. É
obrigação do militante buscar informar-se constantemente, educar-se
politicamente para estar plenamente consciente dos objetivos da
organização, das discussões que ocorrem e das atividades que estão sendo
desenvolvidas. Dessa forma, o militante compreende a direção da
organização (em termos práticos e teóricos) e está preparado para
conversar, discutir e debater com outros, ou mesmo participar de
assembleias ou discursar publicamente em determinadas circunstâncias,
retirando assim das mãos de poucos a execução dessas tarefas. Espera-se
também que a organização apoie os militantes, auxiliando aqueles que
possam ter alguma dificuldade.
O militante anarquista não é alienado. Ele não segue ordens que vêm de
cima e não é a "base" dos interesses das vanguardas (ou elites), como
acontece nos partidos políticos e outras organizações hierárquicas.
A opinião do militante anarquista dentro da organização não é apenas
consultiva, mas também deliberativa. Ou seja, são os militantes da
organização que decidem sua direção, e não há vanguardas (elites) cujas
opiniões valham mais do que as dos demais. Para nós, as opiniões de
todos os membros efetivos da organização têm o mesmo peso em qualquer
discussão.
Quando Idaho Peres falava sobre compromisso e autodisciplina , ele
estava se referindo fundamentalmente a um compromisso individual com as
decisões coletivas. Mas como isso funciona?
A falta de comprometimento e autodisciplina é muito comum em
organizações que se dizem horizontais e apartidárias. Um exemplo disso é
a grande quantidade de pessoas que comparecem a reuniões (de grupos
relativamente abertos), emitindo opiniões sobre assuntos que desconhecem
ou assumindo responsabilidades sabendo que não poderão cumpri-las. É
muito comum que essas pessoas não compareçam às reuniões seguintes nem
cumpram o que prometeram, alegando que não conseguiram, por um motivo ou
outro, satisfazer o coletivo. Pior ainda é que muitas dessas pessoas, ao
serem repreendidas, se sentem vítimas de algum tipo de autoritarismo.
Há um exemplo muito ilustrativo da situação descrita acima: em uma
"rádio livre" no sul do Brasil (preferimos não mencionar o nome) que se
dizia autogerida, as pessoas que queriam apresentar seus programas iam
às reuniões da rádio e marcavam suas programações na grade, em comum
acordo. Depois disso, muitas das pessoas que haviam marcado suas
programações simplesmente não apareciam, deixando a rádio sem funcionar
e tirando a oportunidade de outras pessoas que poderiam ter usado aquele
horário. Quando chamados à ordem por outros membros do coletivo da
rádio, os ausentes alegavam que aquilo era autoritarismo, pois estavam
dentro de seus direitos, exercendo sua "liberdade" de não comparecer
para apresentar o programa, mesmo tendo se comprometido com ele desde o
início.
Este é um exemplo isolado, mas infelizmente situações como essa são
muito comuns no chamado meio libertário. Para nós, o que acontece é que
há uma inversão de valores ao julgar um certo tipo de comportamento como
autoritário, ou seja, aqueles que se comprometeram com algo perante o
coletivo e não o cumpriram se consideram vítimas do autoritarismo.
O "compromisso e a autodisciplina para realizar as tarefas assumidas",
enfatizado por Ideal Peres, rompe radicalmente com o modelo apresentado
anteriormente. Nesse tipo de atitude de compromisso e autodisciplina,
concordamos com Ideal que, dentro da organização, deve haver amplo
espaço para todas as discussões e todos os pontos de vista devem ser
analisados cuidadosamente e, como dissemos acima, ter o mesmo "peso" na
tomada de decisões da organização. Todas as atividades que a organização
realizará, ou seja, que seus membros realizarão, são deliberadas nas
reuniões. Afinal, a organização não faz nada sozinha. Ela não tem
cérebro, braços ou pernas para realizar as atividades que são
deliberadas em seu interior. É por isso que todas as atividades que são
decididas e que são de responsabilidade da organização terão que ser, de
uma forma ou de outra, realizadas por seus membros. Foi sobre isso que
Bakunin se posicionou, já no século XIX, ao discutir a questão da
disciplina.
Apesar de minha hostilidade à concepção autoritária de disciplina,
reconheço que um certo tipo de disciplina, não automática, mas
voluntária e inteligentemente compreendida, é, e sempre será, necessária
quando um grande número de indivíduos se empreende em qualquer tipo de
trabalho ou ação coletiva. Essa disciplina nada mais é do que o acordo
voluntário e ponderado dos esforços individuais em prol de um objetivo
comum. No momento da ação, em meio à luta, os papéis são assumidos
naturalmente de acordo com as habilidades de cada um, consideradas e
avaliadas por todo o coletivo: alguns dirigem e ordenam, outros executam
ordens. Mas nenhuma função se petrifica, nem é fixa, e não permanece
irrevogavelmente ligada a nenhuma pessoa. Ordem hierárquica e promoção
não existem, de modo que o comandante de ontem possa se tornar um
subordinado amanhã. Ninguém se eleva acima do outro, ou se alguém se
eleva, é apenas para recuar um instante depois, como as ondas do mar que
retornam ao nível salutar da igualdade. Nesse sistema, de fato, não há
poder. O poder se funde no coletivo e resulta na expressão sincera da
liberdade de cada indivíduo na fidelidade. e a realização séria da
vontade de todos[...]"[1]
Cabe aqui fazer um parêntese para dizer que, da mesma forma que não
existe um "espírito organizacional" que resolva problemas e execute
tarefas, é fundamental, no momento da tomada de decisões, dividir as
responsabilidades, sendo os membros formalmente responsáveis por sua
execução. Isso é importante porque outro problema comum em organizações
horizontais é decidir fazer uma coisa ou outra e, em seguida, todos irem
para casa sem definir quem será responsável por qual atividade. Nesse
modelo, uma de duas coisas acontece: ou ninguém executa as atividades,
ou as atividades recaem sobre os ombros dos membros mais ativos da
organização. Portanto, acreditamos na necessidade de compartilhar as
atividades entre os militantes, buscando sempre um modelo que distribua
bem essas atividades e evite a concentração de tarefas nos membros mais
ativos e capazes.
A partir do momento em que um militante assume uma ou mais tarefas para
a organização, ele tem a obrigação de cumpri-las e uma grande
responsabilidade para com o grupo em relação a essas tarefas. Trata-se
de uma relação de compromisso que o militante assume com a organização.
Como as discussões dentro da organização são amplamente democráticas e
ninguém assume tarefas por obrigação, cada compromisso é assumido por
iniciativa do próprio militante, sendo de sua inteira responsabilidade.
Se ocorrer um imprevisto e o militante perceber que poderá não conseguir
cumprir o compromisso assumido, é sua responsabilidade informar a
organização com antecedência e transferir a responsabilidade para outro
membro.
Não acreditamos que a fiscalização, por parte da organização, das
responsabilidades assumidas pelo militante seja algo autoritário. Ela
precisa existir, e se por acaso essa responsabilidade ou falta de
comprometimento for constante, os outros militantes devem ter uma
conversa franca com ele(a) para resolver o problema e não prejudicar o
trabalho da organização.
A autogestão é o motor da organização autogerida . Numa organização
deste tipo, como é o caso da FARJ, não existem líderes que "incumbem" os
funcionários ou a base da execução de tarefas; cada um que assume uma
responsabilidade deve ter disciplina suficiente para executá-la. Da
mesma forma, quando a organização define uma linha a seguir ou algo a
realizar, é a disciplina individual que fará com que o que foi decidido
coletivamente seja cumprido . Não deve haver necessidade de
fiscalização, pois espera-se que cada membro do grupo se responsabilize
pela realização das tarefas definidas pela organização, mas o indivíduo
deve satisfazer a organização , informando-a sobre o andamento das
atividades sob sua responsabilidade e, quando estas não forem
realizadas, explicar ao coletivo o motivo, podendo ser punido por isso.
Quando houver problemas com o andamento das atividades de um ou outro
membro, a organização pode "incumbir" os responsáveis pelo andamento das
atividades, também para não prejudicar o trabalho e a luta. Obviamente,
a forma de fiscalização deve estar dentro dos critérios de respeito
mútuo e ética anarquista.
Em 1920, ao discutir a questão da disciplina, Errico Malatesta a abordou
da seguinte maneira:
"Disciplina: esta é a grande palavra que serve para paralisar a vontade
consciente dos trabalhadores. Pedimos também disciplina, porque, sem
entendimento, sem a coordenação dos esforços de cada um para uma ação
comum e simultânea, a vitória não é materialmente possível. Mas a
disciplina não deve ser uma disciplina servil, uma devoção cega aos
líderes, uma obediência àqueles que dão as ordens para não se mover. A
disciplina revolucionária é a coerência com as ideias aceitas, a
fidelidade aos compromissos assumidos, é sentir-se obrigado a partilhar
o trabalho e os riscos com os camaradas da luta . "[2]
É relevante que tomemos nota dos comentários de Malatesta, concordando
que esta disciplina e esta fiscalização não devem seguir um modelo
autoritário, tanto na opressão dos membros do grupo quanto na forma das
penalidades, que, como mencionado, devem também levar em conta o
respeito e a ética entre os membros do grupo. É de grande importância
para nós diferenciar a autodisciplina que pregamos aqui da disciplina
militar, exploradora e opressiva em sua essência e que, do nosso ponto
de vista, não segue caminhos distintos de outros autoritarismos bem
conhecidos.
Sobre a questão da disciplina no meio libertário, vale a pena observar
atentamente o debate que ocorreu em torno da Plataforma Organizacional
dos Comunistas Libertários, publicada pelo grupo de Dielo Trudo durante
seu exílio na França. Após sua publicação em 1926, surgiram diversas
respostas e um debate muito rico, principalmente sobre os aspectos
organizacionais do anarquismo, mas também sobre outras questões
importantes, entre elas a da disciplina, na qual nos concentraremos agora.
Tanto a própria Plataforma , quanto as respostas e discussões
posteriores, como a Síntese e a "Resposta" à Plataforma de 1927,
escritas por Volin e outros membros da NABAT (Confederação Anarquista da
Ucrânia), a crítica mais detalhada à Plataforma feita por G.P. Maximov,
intitulada Anarquismo Construtivo , o debate entre Nestor Makhno e
Errico Malatesta, uma riquíssima troca de cartas entre 1927 e 1929, a
réplica de Piotr Arshinov a Malatesta, intitulada O Velho e o Novo no
Anarquismo , além de vários outros artigos desse período, são fontes
importantes para este debate. Poderíamos citar textos importantes como
La Response aux Confusionistes de l'Anarchism (Resposta aos
Confusionistas do Anarquismo), de Piotr Arshinov, a série de artigos
publicada na revista Solidariedad Obrera por Alexandre Schapiro em 1932,
outros artigos de Volin, bem como de pensadores como Sébastien Faure,
Luigi Fabbri e outros. Camilo Berneri. Há artigos centrais de Makhno (
Sobre a Defesa da Revolução e Sobre a Disciplina Revolucionária ) e
Malatesta ( Sobre a Responsabilidade Coletiva ) que também levantam
argumentos relevantes para a discussão na Plataforma .
Para o tema que aqui discutimos, acreditamos que a fonte mais rica seja
o debate entre Nestor Makhno e Errico Malatesta. Não nos cabe aqui
defender um lado ou outro, mas observar as contribuições pertinentes de
ambos, visto que temos grande apreço por ambos os militantes em questão
e acreditamos haver argumentos válidos em ambos os lados.
Concordamos com o que os exilados russos defendem na Plataforma quando
afirmam que "o estado deplorável em que vegeta o movimento anarquista
tem sua explicação em uma série de causas, das quais a mais importante,
a principal, é a ausência de princípios e práticas organizacionais no
movimento anarquista". Os russos enfatizaram que existe "uma
interpretação equivocada do princípio da individualidade no anarquismo:
essa teoria sendo frequentemente confundida com a ausência total de
responsabilidade". Sabemos que um dos grandes problemas do mundo
libertário é que os princípios da liberdade e do antiautoritarismo são
frequentemente entendidos como falta de comprometimento, essa "falta de
responsabilidade" apontada pelos camaradas russos. Devemos também
concordar que, como eles disseram, "os elementos individualistas e
caóticos entendem por 'princípios anarquistas' indiferença política,
negligência e ausência total de responsabilidade".
Sabemos que a crítica ao princípio individualista dentro do anarquismo
faz sentido e é por isso que também concordamos que "o princípio
federalista foi deformado nas fileiras anarquistas: muitas vezes foi
entendido como o direito, acima de tudo, de manifestar o próprio "ego",
sem a obrigação de prestar contas dos deveres em relação à organização".
Acreditamos que os russos estão corretos quando afirmam que "todos os
participantes do acordo e da União cumprem integralmente os deveres
assumidos e se conformam às decisões coletivas" e que "o tipo
federalista de organização anarquista, embora reconheça o direito de
cada membro à independência, à liberdade de opinião, à liberdade
individual e à iniciativa, exige que cada membro assuma deveres
organizacionais fixos e demanda a execução das decisões coletivas".
Devemos também atentar para as contribuições de Malatesta em sua
resposta, intitulada Um Projeto de Organização Anarquista , na qual ele
enfatizou:
"Em vez de despertar um maior desejo de organização nos anarquistas, (a
Plataforma) parece reforçar deliberadamente o preconceito de muitos
camaradas que acreditam que se organizar significa submeter-se a
líderes, aderir a uma organização autoritária e centralizada, que sufoca
toda iniciativa livre".
Vale a pena, então, refletir sobre as questões que não estão tão
claramente expostas na Plataforma . Malatesta exagerou, mas é importante
notar seus comentários e ter cuidado para que a necessidade de
responsabilidade que defendemos não signifique hierarquia e
autoritarismo. Os comentários de Malatesta implicam exatamente os meios
que utilizamos para alcançar nossos objetivos; assim, ele enfatizou que
"é inconcebível que as mesmas pessoas que professam ideias anarquistas e
querem alcançar a anarquia, ou ao menos se preparar para sua realização
hoje em vez de amanhã, renunciem aos princípios básicos do anarquismo na
organização com a qual se propõem a lutar por sua vitória". Ainda sobre
o assunto, ele enfatiza que seu projeto de organização anarquista deve
ter "plena autonomia, plena independência e, portanto, plena
responsabilidade individual e coletiva; livre acordo entre aqueles que
acreditam ser útil unir-se para cooperar no trabalho comum; obrigação
moral de cumprir os compromissos assumidos e de não fazer nada contrário
ao programa aceito". Finalmente, e retomando a discussão sobre os meios,
ele afirma que "para viver e vencer, não devemos abandonar as razões da
nossa vida e deformar o caráter da vitória final. Queremos lutar e
vencer; mas como anarquistas e pela anarquia" (grifo nosso). Aqui também
concordamos com Malatesta, pois se quisermos alcançar nossos objetivos
com a máxima urgência, não podemos deixar de lado os princípios que
norteiam a nossa busca.
Em sua "Resposta", Makhno afirma corretamente: "Você mesmo, caro
Malatesta, reconhece a responsabilidade individual do revolucionário
anarquista. Além disso, você a defendeu ao longo de toda a sua vida como
militante". Algo que se confirma ao observarmos a citação de Malatesta
sobre disciplina apresentada anteriormente, datada de 1920 e que mantém
os mesmos argumentos de Makhno. Com toda razão, e concordando com as
afirmações de Malatesta, Makhno diz que "Nenhum de nós tem o direito de
se esquivar de tal responsabilidade. Pelo contrário, se até agora ela
foi ignorada nas fileiras anarquistas, precisa se tornar, para nós,
anarquistas comunistas, um elemento de nosso programa teórico e
prático"; além disso, "somente o espírito coletivo e a responsabilidade
coletiva de seus militantes permitirão ao anarquismo moderno remover de
seus círculos a ideia, historicamente falsa, de que o anarquismo não
pode ser um guia, seja ideológica ou prática, para as massas
trabalhadoras em um período revolucionário e, portanto, não poderia
exigir responsabilidade total".
Malatesta respondeu novamente, já se aproximando de um certo acordo com
Makhno, quando escreveu: "certamente, aceito e apoio a visão de que
qualquer pessoa que se associe e coopere com outros por uma causa comum
deve coordenar suas ações com as de seus camaradas e não fazer nada que
prejudique a ação dos outros e, portanto, a causa comum; respeitar os
acordos firmados, exceto quando se pretende deixar a associação por
divergências de opinião, mudança de circunstância ou conflito sobre os
métodos escolhidos, torna a cooperação impossível e inadequada. Assim,
defendo que aqueles que não sentem ou praticam tais deveres devem ser
expulsos da associação. Talvez, ao falar de responsabilidade coletiva, o
senhor se refira precisamente ao acordo e à solidariedade que devem
existir entre os membros de uma associação. Se assim for, sua expressão
significa, a meu ver, um uso incorreto da linguagem, mas isso seria
apenas uma questão irrelevante de fraseologia e logo chegaríamos a um
acordo".
Acreditamos que ainda seja importante citar um artigo de Makhno de 1926
intitulado " Sobre a Disciplina Revolucionária" , no qual ele afirma:
"Entendo por disciplina revolucionária a autodisciplina do indivíduo,
inserida no contexto de uma atividade coletiva estritamente prescrita,
igualmente obrigatória para todos, a linha política responsável dos
membros desse coletivo, que leva à estrita congruência entre sua prática
e sua teoria". Makhno encerra o artigo com uma frase muito importante:
"Responsabilidade e disciplina não devem assustar o revolucionário. Elas
são as companheiras de viagem da prática do anarquismo social".
Um ano após o debate com Makhno, Malatesta publicou um artigo intitulado
" Sobre a Responsabilidade Coletiva", no qual afirma: "A
responsabilidade moral (e, no nosso caso, não podemos falar de outra
coisa senão de responsabilidade moral) é individual por natureza". Ele
declara ainda que "Se um grupo de homens concorda em fazer algo e um
deles permite que a iniciativa fracasse por não cumprir o que prometeu,
todos dirão que a culpa foi dele e que, portanto, a responsabilidade é
dele, e não daqueles que fizeram o que deveriam até o fim".
Acreditamos que todas as passagens citadas trazem ensinamentos aos
libertários em relação às questões discutidas. O objetivo da nossa
organização é justamente ser concebida de forma a exaltar os elementos
de compromisso, responsabilidade e autodisciplina , sem que isso dê
origem a posturas autoritárias que ultrapassem os limites eticamente
aceitáveis, como já dissemos. A ética é definida por nós como um dos
eixos centrais da nossa organização.
Esses elementos, hoje e sempre, são fundamentais para a realização das
atividades de qualquer organização que se pretenda séria e que tenha
como objetivo a transformação social.
Vamos analisar a questão usando exemplos práticos da nossa organização.
A FARJ, como você bem sabe, trabalha em duas frentes principais: a
frente comunitária e a frente profissional. Tanto em uma quanto na
outra, o compromisso, a responsabilidade e a autodisciplina são
indispensáveis.
Por exemplo, para as atividades da frente comunitária: a gestão do
Centro de Cultura Social do Rio de Janeiro (CCS-RJ) implica em um
rodízio para que haja pessoas da organização no CCS nos dias combinados,
com o objetivo de que as atividades programadas aconteçam e que o espaço
não fique "morto". Essa gestão visa desenvolver atividades que apontem
para os caminhos trilhados pela organização, garantir que as contas de
água, luz etc. sejam pagas em dia (vale a pena acrescentar outro
parêntese aqui parafrasear um camarada da nossa organização que
costumava nos lembrar, dizendo que é inútil chegar no fim do mês para
pagar a conta do supermercado e dizer ao caixa: "mas eu sou anarquista,
sou contra o capitalismo"; isso não resolve os problemas de quem ainda
vive dentro do capitalismo).
De qualquer forma, existe toda uma série de tarefas que a organização
tem de cumprir e que, se não forem cumpridas, comprometem o percurso que
se pretende alcançar ao programar essas tarefas. O compromisso de um
militante com uma frente funciona da mesma maneira: se a frente atribui
a um dos militantes a tarefa de abrir o CCS, por exemplo, espera-se que
esse militante se dirija ao local na data e hora previstas e execute a
tarefa. O mesmo se aplica a todos os outros projetos realizados pela
frente comunitária: para que a Biblioteca Fábio Luz abra nos dias e
horários previstos, para que os livros sejam catalogados, para que a
teoria seja produzida no Grupo de Investigação Marquês da Costa, etc.
Na frente das ocupações, o funcionamento é semelhante. Há uma imensa
necessidade de os militantes comparecerem às assembleias das ocupações
e, para isso, estarem cientes dos horários, dias e temas a serem
abordados. Além disso, é importante que os militantes participem das
assembleias da maneira acordada com a frente, respeitando a devida
rotação e os objetivos a serem alcançados. Os militantes também devem
trabalhar para que as ocupações se articulem com outras, no fórum que
hoje chamamos de Frente Internacionalista dos Sem-Teto (FIST). O
comprometimento, no caso das ocupações, é ainda mais crucial do que na
frente comunitária, visto que, na frente comunitária, em grande parte do
tempo, atua-se entre camaradas que compartilham valores éticos
semelhantes aos nossos, o que permite um grau de organização e
comprometimento um pouco mais flexível. No ambiente das ocupações
urbanas, assim como em outros movimentos sociais, há muitas disputas e,
em diversos momentos, temos que lidar com inimigos como instituições
criminosas, a igreja, partidos políticos, organizações de esquerda
exploradoras, entre outros. Nesse contexto, é preciso destacar a
importância da organização, do comprometimento e da disciplina, pois
existe uma forte disputa pelo espaço político (poder) , o que significa
que, se os anarquistas abrirem espaço ou tiverem problemas de
comprometimento, etc., estarão criando espaço para que outras
organizações presentes no movimento social ganhem hegemonia. Não existe
vácuo de espaço político (ou poder), portanto, a falta de
comprometimento e responsabilidade na realização das atividades
significa que estamos criando espaço para que outros o ocupem. Se
queremos que os libertários tenham uma posição dominante e que possam
influenciar um movimento social mais do que as outras forças envolvidas,
é essencial saber que devemos trabalhar com a máxima responsabilidade.
Concluímos enfatizando que nosso trabalho não pode ser algo ocasional,
que fazemos apenas quando nos apetece. O compromisso que assumimos, como
organização, exige que sejamos responsáveis pela coerência das nossas
ações. Isso muitas vezes é difícil, pois frequentemente perdemos
batalhas. É a vontade e o compromisso combativos que nos farão caminhar
dia após dia, em prol do desenvolvimento das atividades da organização,
para que possamos superar os obstáculos e preparar o terreno para os
nossos objetivos a longo prazo. É assim que entendemos ser possível
caminhar rumo à liberdade.
Anarchist Federation of Rio de Janeiro
(Federação Anarquisa do Rio de Janeiro - FARJ)
[1]Mikhail Bakunin. O Império Knouto-Germânico . Retirado de Frank
Mintz. Bakunin: Crítica e Ação . Buenos Aires: Coleção Utopia Libertaria pp.
[2]Errico Malatesta. Anarquistas, Socialistas e Comunistas. Sao Paulo:
Cortes p. 24.) (our emphasis)
https://theanarchistlibrary.org/library/anarchist-federation-of-rio-de-janeiro-thoughts-on-commitment-responsibility
https://www.yeryuzupostasi.org/2026/08/07/adanmislik-sorumluluk-ve-oz-disiplin-uzerine-dusunceler-farj/
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
- Prev by Date:
(pt) Italy, Umanita Nova: Declaração: Apoiamos o Bosco Ospizio (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]
- Next by Date:
(pt) UK, AFED, Organise - Sobre ecossistemas políticos (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]
A-Infos Information Center