A - I n f o s

a multi-lingual news service by, for, and about anarchists **
News in all languages
Last 40 posts (Homepage) Last two weeks' posts Our archives of old posts

The last 100 posts, according to language
Greek_ 中文 Chinese_ Castellano_ Catalan_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Français_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkçe_ _The.Supplement

The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Français_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours | of past 30 days | of 2002 | of 2003 | of 2004 | of 2005 | of 2006 | of 2007 | of 2008 | of 2009 | of 2010 | of 2011 | of 2012 | of 2013 | of 2014 | of 2015 | of 2016 | of 2017 | of 2018 | of 2019 | of 2020 | of 2021 | of 2022 | of 2023 | of 2024 | of 2025 | of 2026

Syndication Of A-Infos - including RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups

(pt) Turkey, Yeryuzu Postasi: Reflexões sobre Compromisso, Responsabilidade e Autodisciplina - FARJ (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]

Date Sat, 5 Sep 2026 08:00:08 +0300


Esta é uma declaração da Federação Anarquista do Rio de Janeiro (FARJ), uma organização anarquista carioca vinculada à Coordenação Anarquista Brasileira. --- "Um sujeito com ética libertária sabe por que luta e pode explicar as razões ideológicas da luta; possui o compromisso e a autodisciplina para cumprir as tarefas assumidas." - Ideal Peres ---- Uma das características importantes da organização das FARJ é o compromisso militante de seus membros. Acreditamos que, para que nossa luta produza frutos promissores, é essencial que cada um dos militantes da organização tenha um alto nível de comprometimento, responsabilidade e autodisciplina.

Quando nosso querido Ideal Peres proferiu as palavras acima, expressou, em uma única frase, uma série de opiniões de suma importância para nossa organização. Enfatizou, acima de tudo, a importância da consciência do militante em relação aos motivos da luta. Isso significa que o militante anarquista não deve simplesmente obedecer àqueles que determinam uma direção distante da base ou servir como "peão" de uma elite com interesses pessoais na dominação do povo e/ou para outros interesses antiéticos, em nossa visão. O militante anarquista é um sujeito que participa ativamente de todas as discussões que ocorrem dentro da Federação. Espera-se que ele se envolva nas discussões, posicionando-se, debatendo as melhores opções para as questões levantadas e contribuindo para a direção tática e estratégica adotada pela organização.

Por isso, todos os militantes devem ter clareza sobre o porquê de lutarem, contra o que lutam e pelo que lutam. O compromisso de cada um com a sua própria formação, independente das tarefas de educação política realizadas pela organização, é fundamental para isso. É obrigação do militante buscar informar-se constantemente, educar-se politicamente para estar plenamente consciente dos objetivos da organização, das discussões que ocorrem e das atividades que estão sendo desenvolvidas. Dessa forma, o militante compreende a direção da organização (em termos práticos e teóricos) e está preparado para conversar, discutir e debater com outros, ou mesmo participar de assembleias ou discursar publicamente em determinadas circunstâncias, retirando assim das mãos de poucos a execução dessas tarefas. Espera-se também que a organização apoie os militantes, auxiliando aqueles que possam ter alguma dificuldade.

O militante anarquista não é alienado. Ele não segue ordens que vêm de cima e não é a "base" dos interesses das vanguardas (ou elites), como acontece nos partidos políticos e outras organizações hierárquicas.

A opinião do militante anarquista dentro da organização não é apenas consultiva, mas também deliberativa. Ou seja, são os militantes da organização que decidem sua direção, e não há vanguardas (elites) cujas opiniões valham mais do que as dos demais. Para nós, as opiniões de todos os membros efetivos da organização têm o mesmo peso em qualquer discussão.

Quando Idaho Peres falava sobre compromisso e autodisciplina , ele estava se referindo fundamentalmente a um compromisso individual com as decisões coletivas. Mas como isso funciona?

A falta de comprometimento e autodisciplina é muito comum em organizações que se dizem horizontais e apartidárias. Um exemplo disso é a grande quantidade de pessoas que comparecem a reuniões (de grupos relativamente abertos), emitindo opiniões sobre assuntos que desconhecem ou assumindo responsabilidades sabendo que não poderão cumpri-las. É muito comum que essas pessoas não compareçam às reuniões seguintes nem cumpram o que prometeram, alegando que não conseguiram, por um motivo ou outro, satisfazer o coletivo. Pior ainda é que muitas dessas pessoas, ao serem repreendidas, se sentem vítimas de algum tipo de autoritarismo.

Há um exemplo muito ilustrativo da situação descrita acima: em uma "rádio livre" no sul do Brasil (preferimos não mencionar o nome) que se dizia autogerida, as pessoas que queriam apresentar seus programas iam às reuniões da rádio e marcavam suas programações na grade, em comum acordo. Depois disso, muitas das pessoas que haviam marcado suas programações simplesmente não apareciam, deixando a rádio sem funcionar e tirando a oportunidade de outras pessoas que poderiam ter usado aquele horário. Quando chamados à ordem por outros membros do coletivo da rádio, os ausentes alegavam que aquilo era autoritarismo, pois estavam dentro de seus direitos, exercendo sua "liberdade" de não comparecer para apresentar o programa, mesmo tendo se comprometido com ele desde o início.

Este é um exemplo isolado, mas infelizmente situações como essa são muito comuns no chamado meio libertário. Para nós, o que acontece é que há uma inversão de valores ao julgar um certo tipo de comportamento como autoritário, ou seja, aqueles que se comprometeram com algo perante o coletivo e não o cumpriram se consideram vítimas do autoritarismo.

O "compromisso e a autodisciplina para realizar as tarefas assumidas", enfatizado por Ideal Peres, rompe radicalmente com o modelo apresentado anteriormente. Nesse tipo de atitude de compromisso e autodisciplina, concordamos com Ideal que, dentro da organização, deve haver amplo espaço para todas as discussões e todos os pontos de vista devem ser analisados cuidadosamente e, como dissemos acima, ter o mesmo "peso" na tomada de decisões da organização. Todas as atividades que a organização realizará, ou seja, que seus membros realizarão, são deliberadas nas reuniões. Afinal, a organização não faz nada sozinha. Ela não tem cérebro, braços ou pernas para realizar as atividades que são deliberadas em seu interior. É por isso que todas as atividades que são decididas e que são de responsabilidade da organização terão que ser, de uma forma ou de outra, realizadas por seus membros. Foi sobre isso que Bakunin se posicionou, já no século XIX, ao discutir a questão da disciplina.

Apesar de minha hostilidade à concepção autoritária de disciplina, reconheço que um certo tipo de disciplina, não automática, mas voluntária e inteligentemente compreendida, é, e sempre será, necessária quando um grande número de indivíduos se empreende em qualquer tipo de trabalho ou ação coletiva. Essa disciplina nada mais é do que o acordo voluntário e ponderado dos esforços individuais em prol de um objetivo comum. No momento da ação, em meio à luta, os papéis são assumidos naturalmente de acordo com as habilidades de cada um, consideradas e avaliadas por todo o coletivo: alguns dirigem e ordenam, outros executam ordens. Mas nenhuma função se petrifica, nem é fixa, e não permanece irrevogavelmente ligada a nenhuma pessoa. Ordem hierárquica e promoção não existem, de modo que o comandante de ontem possa se tornar um subordinado amanhã. Ninguém se eleva acima do outro, ou se alguém se eleva, é apenas para recuar um instante depois, como as ondas do mar que retornam ao nível salutar da igualdade. Nesse sistema, de fato, não há poder. O poder se funde no coletivo e resulta na expressão sincera da liberdade de cada indivíduo na fidelidade. e a realização séria da vontade de todos[...]"[1]

Cabe aqui fazer um parêntese para dizer que, da mesma forma que não existe um "espírito organizacional" que resolva problemas e execute tarefas, é fundamental, no momento da tomada de decisões, dividir as responsabilidades, sendo os membros formalmente responsáveis por sua execução. Isso é importante porque outro problema comum em organizações horizontais é decidir fazer uma coisa ou outra e, em seguida, todos irem para casa sem definir quem será responsável por qual atividade. Nesse modelo, uma de duas coisas acontece: ou ninguém executa as atividades, ou as atividades recaem sobre os ombros dos membros mais ativos da organização. Portanto, acreditamos na necessidade de compartilhar as atividades entre os militantes, buscando sempre um modelo que distribua bem essas atividades e evite a concentração de tarefas nos membros mais ativos e capazes.

A partir do momento em que um militante assume uma ou mais tarefas para a organização, ele tem a obrigação de cumpri-las e uma grande responsabilidade para com o grupo em relação a essas tarefas. Trata-se de uma relação de compromisso que o militante assume com a organização. Como as discussões dentro da organização são amplamente democráticas e ninguém assume tarefas por obrigação, cada compromisso é assumido por iniciativa do próprio militante, sendo de sua inteira responsabilidade. Se ocorrer um imprevisto e o militante perceber que poderá não conseguir cumprir o compromisso assumido, é sua responsabilidade informar a organização com antecedência e transferir a responsabilidade para outro membro.

Não acreditamos que a fiscalização, por parte da organização, das responsabilidades assumidas pelo militante seja algo autoritário. Ela precisa existir, e se por acaso essa responsabilidade ou falta de comprometimento for constante, os outros militantes devem ter uma conversa franca com ele(a) para resolver o problema e não prejudicar o trabalho da organização.

A autogestão é o motor da organização autogerida . Numa organização deste tipo, como é o caso da FARJ, não existem líderes que "incumbem" os funcionários ou a base da execução de tarefas; cada um que assume uma responsabilidade deve ter disciplina suficiente para executá-la. Da mesma forma, quando a organização define uma linha a seguir ou algo a realizar, é a disciplina individual que fará com que o que foi decidido coletivamente seja cumprido . Não deve haver necessidade de fiscalização, pois espera-se que cada membro do grupo se responsabilize pela realização das tarefas definidas pela organização, mas o indivíduo deve satisfazer a organização , informando-a sobre o andamento das atividades sob sua responsabilidade e, quando estas não forem realizadas, explicar ao coletivo o motivo, podendo ser punido por isso. Quando houver problemas com o andamento das atividades de um ou outro membro, a organização pode "incumbir" os responsáveis pelo andamento das atividades, também para não prejudicar o trabalho e a luta. Obviamente, a forma de fiscalização deve estar dentro dos critérios de respeito mútuo e ética anarquista.

Em 1920, ao discutir a questão da disciplina, Errico Malatesta a abordou da seguinte maneira:

"Disciplina: esta é a grande palavra que serve para paralisar a vontade consciente dos trabalhadores. Pedimos também disciplina, porque, sem entendimento, sem a coordenação dos esforços de cada um para uma ação comum e simultânea, a vitória não é materialmente possível. Mas a disciplina não deve ser uma disciplina servil, uma devoção cega aos líderes, uma obediência àqueles que dão as ordens para não se mover. A disciplina revolucionária é a coerência com as ideias aceitas, a fidelidade aos compromissos assumidos, é sentir-se obrigado a partilhar o trabalho e os riscos com os camaradas da luta . "[2]

É relevante que tomemos nota dos comentários de Malatesta, concordando que esta disciplina e esta fiscalização não devem seguir um modelo autoritário, tanto na opressão dos membros do grupo quanto na forma das penalidades, que, como mencionado, devem também levar em conta o respeito e a ética entre os membros do grupo. É de grande importância para nós diferenciar a autodisciplina que pregamos aqui da disciplina militar, exploradora e opressiva em sua essência e que, do nosso ponto de vista, não segue caminhos distintos de outros autoritarismos bem conhecidos.

Sobre a questão da disciplina no meio libertário, vale a pena observar atentamente o debate que ocorreu em torno da Plataforma Organizacional dos Comunistas Libertários, publicada pelo grupo de Dielo Trudo durante seu exílio na França. Após sua publicação em 1926, surgiram diversas respostas e um debate muito rico, principalmente sobre os aspectos organizacionais do anarquismo, mas também sobre outras questões importantes, entre elas a da disciplina, na qual nos concentraremos agora.

Tanto a própria Plataforma , quanto as respostas e discussões posteriores, como a Síntese e a "Resposta" à Plataforma de 1927, escritas por Volin e outros membros da NABAT (Confederação Anarquista da Ucrânia), a crítica mais detalhada à Plataforma feita por G.P. Maximov, intitulada Anarquismo Construtivo , o debate entre Nestor Makhno e Errico Malatesta, uma riquíssima troca de cartas entre 1927 e 1929, a réplica de Piotr Arshinov a Malatesta, intitulada O Velho e o Novo no Anarquismo , além de vários outros artigos desse período, são fontes importantes para este debate. Poderíamos citar textos importantes como La Response aux Confusionistes de l'Anarchism (Resposta aos Confusionistas do Anarquismo), de Piotr Arshinov, a série de artigos publicada na revista Solidariedad Obrera por Alexandre Schapiro em 1932, outros artigos de Volin, bem como de pensadores como Sébastien Faure, Luigi Fabbri e outros. Camilo Berneri. Há artigos centrais de Makhno ( Sobre a Defesa da Revolução e Sobre a Disciplina Revolucionária ) e Malatesta ( Sobre a Responsabilidade Coletiva ) que também levantam argumentos relevantes para a discussão na Plataforma .

Para o tema que aqui discutimos, acreditamos que a fonte mais rica seja o debate entre Nestor Makhno e Errico Malatesta. Não nos cabe aqui defender um lado ou outro, mas observar as contribuições pertinentes de ambos, visto que temos grande apreço por ambos os militantes em questão e acreditamos haver argumentos válidos em ambos os lados.

Concordamos com o que os exilados russos defendem na Plataforma quando afirmam que "o estado deplorável em que vegeta o movimento anarquista tem sua explicação em uma série de causas, das quais a mais importante, a principal, é a ausência de princípios e práticas organizacionais no movimento anarquista". Os russos enfatizaram que existe "uma interpretação equivocada do princípio da individualidade no anarquismo: essa teoria sendo frequentemente confundida com a ausência total de responsabilidade". Sabemos que um dos grandes problemas do mundo libertário é que os princípios da liberdade e do antiautoritarismo são frequentemente entendidos como falta de comprometimento, essa "falta de responsabilidade" apontada pelos camaradas russos. Devemos também concordar que, como eles disseram, "os elementos individualistas e caóticos entendem por 'princípios anarquistas' indiferença política, negligência e ausência total de responsabilidade".

Sabemos que a crítica ao princípio individualista dentro do anarquismo faz sentido e é por isso que também concordamos que "o princípio federalista foi deformado nas fileiras anarquistas: muitas vezes foi entendido como o direito, acima de tudo, de manifestar o próprio "ego", sem a obrigação de prestar contas dos deveres em relação à organização". Acreditamos que os russos estão corretos quando afirmam que "todos os participantes do acordo e da União cumprem integralmente os deveres assumidos e se conformam às decisões coletivas" e que "o tipo federalista de organização anarquista, embora reconheça o direito de cada membro à independência, à liberdade de opinião, à liberdade individual e à iniciativa, exige que cada membro assuma deveres organizacionais fixos e demanda a execução das decisões coletivas".

Devemos também atentar para as contribuições de Malatesta em sua resposta, intitulada Um Projeto de Organização Anarquista , na qual ele enfatizou:

"Em vez de despertar um maior desejo de organização nos anarquistas, (a Plataforma) parece reforçar deliberadamente o preconceito de muitos camaradas que acreditam que se organizar significa submeter-se a líderes, aderir a uma organização autoritária e centralizada, que sufoca toda iniciativa livre".

Vale a pena, então, refletir sobre as questões que não estão tão claramente expostas na Plataforma . Malatesta exagerou, mas é importante notar seus comentários e ter cuidado para que a necessidade de responsabilidade que defendemos não signifique hierarquia e autoritarismo. Os comentários de Malatesta implicam exatamente os meios que utilizamos para alcançar nossos objetivos; assim, ele enfatizou que "é inconcebível que as mesmas pessoas que professam ideias anarquistas e querem alcançar a anarquia, ou ao menos se preparar para sua realização hoje em vez de amanhã, renunciem aos princípios básicos do anarquismo na organização com a qual se propõem a lutar por sua vitória". Ainda sobre o assunto, ele enfatiza que seu projeto de organização anarquista deve ter "plena autonomia, plena independência e, portanto, plena responsabilidade individual e coletiva; livre acordo entre aqueles que acreditam ser útil unir-se para cooperar no trabalho comum; obrigação moral de cumprir os compromissos assumidos e de não fazer nada contrário ao programa aceito". Finalmente, e retomando a discussão sobre os meios, ele afirma que "para viver e vencer, não devemos abandonar as razões da nossa vida e deformar o caráter da vitória final. Queremos lutar e vencer; mas como anarquistas e pela anarquia" (grifo nosso). Aqui também concordamos com Malatesta, pois se quisermos alcançar nossos objetivos com a máxima urgência, não podemos deixar de lado os princípios que norteiam a nossa busca.

Em sua "Resposta", Makhno afirma corretamente: "Você mesmo, caro Malatesta, reconhece a responsabilidade individual do revolucionário anarquista. Além disso, você a defendeu ao longo de toda a sua vida como militante". Algo que se confirma ao observarmos a citação de Malatesta sobre disciplina apresentada anteriormente, datada de 1920 e que mantém os mesmos argumentos de Makhno. Com toda razão, e concordando com as afirmações de Malatesta, Makhno diz que "Nenhum de nós tem o direito de se esquivar de tal responsabilidade. Pelo contrário, se até agora ela foi ignorada nas fileiras anarquistas, precisa se tornar, para nós, anarquistas comunistas, um elemento de nosso programa teórico e prático"; além disso, "somente o espírito coletivo e a responsabilidade coletiva de seus militantes permitirão ao anarquismo moderno remover de seus círculos a ideia, historicamente falsa, de que o anarquismo não pode ser um guia, seja ideológica ou prática, para as massas trabalhadoras em um período revolucionário e, portanto, não poderia exigir responsabilidade total".

Malatesta respondeu novamente, já se aproximando de um certo acordo com Makhno, quando escreveu: "certamente, aceito e apoio a visão de que qualquer pessoa que se associe e coopere com outros por uma causa comum deve coordenar suas ações com as de seus camaradas e não fazer nada que prejudique a ação dos outros e, portanto, a causa comum; respeitar os acordos firmados, exceto quando se pretende deixar a associação por divergências de opinião, mudança de circunstância ou conflito sobre os métodos escolhidos, torna a cooperação impossível e inadequada. Assim, defendo que aqueles que não sentem ou praticam tais deveres devem ser expulsos da associação. Talvez, ao falar de responsabilidade coletiva, o senhor se refira precisamente ao acordo e à solidariedade que devem existir entre os membros de uma associação. Se assim for, sua expressão significa, a meu ver, um uso incorreto da linguagem, mas isso seria apenas uma questão irrelevante de fraseologia e logo chegaríamos a um acordo".

Acreditamos que ainda seja importante citar um artigo de Makhno de 1926 intitulado " Sobre a Disciplina Revolucionária" , no qual ele afirma: "Entendo por disciplina revolucionária a autodisciplina do indivíduo, inserida no contexto de uma atividade coletiva estritamente prescrita, igualmente obrigatória para todos, a linha política responsável dos membros desse coletivo, que leva à estrita congruência entre sua prática e sua teoria". Makhno encerra o artigo com uma frase muito importante: "Responsabilidade e disciplina não devem assustar o revolucionário. Elas são as companheiras de viagem da prática do anarquismo social".

Um ano após o debate com Makhno, Malatesta publicou um artigo intitulado " Sobre a Responsabilidade Coletiva", no qual afirma: "A responsabilidade moral (e, no nosso caso, não podemos falar de outra coisa senão de responsabilidade moral) é individual por natureza". Ele declara ainda que "Se um grupo de homens concorda em fazer algo e um deles permite que a iniciativa fracasse por não cumprir o que prometeu, todos dirão que a culpa foi dele e que, portanto, a responsabilidade é dele, e não daqueles que fizeram o que deveriam até o fim".

Acreditamos que todas as passagens citadas trazem ensinamentos aos libertários em relação às questões discutidas. O objetivo da nossa organização é justamente ser concebida de forma a exaltar os elementos de compromisso, responsabilidade e autodisciplina , sem que isso dê origem a posturas autoritárias que ultrapassem os limites eticamente aceitáveis, como já dissemos. A ética é definida por nós como um dos eixos centrais da nossa organização.

Esses elementos, hoje e sempre, são fundamentais para a realização das atividades de qualquer organização que se pretenda séria e que tenha como objetivo a transformação social.

Vamos analisar a questão usando exemplos práticos da nossa organização. A FARJ, como você bem sabe, trabalha em duas frentes principais: a frente comunitária e a frente profissional. Tanto em uma quanto na outra, o compromisso, a responsabilidade e a autodisciplina são indispensáveis.

Por exemplo, para as atividades da frente comunitária: a gestão do Centro de Cultura Social do Rio de Janeiro (CCS-RJ) implica em um rodízio para que haja pessoas da organização no CCS nos dias combinados, com o objetivo de que as atividades programadas aconteçam e que o espaço não fique "morto". Essa gestão visa desenvolver atividades que apontem para os caminhos trilhados pela organização, garantir que as contas de água, luz etc. sejam pagas em dia (vale a pena acrescentar outro parêntese aqui parafrasear um camarada da nossa organização que costumava nos lembrar, dizendo que é inútil chegar no fim do mês para pagar a conta do supermercado e dizer ao caixa: "mas eu sou anarquista, sou contra o capitalismo"; isso não resolve os problemas de quem ainda vive dentro do capitalismo).

De qualquer forma, existe toda uma série de tarefas que a organização tem de cumprir e que, se não forem cumpridas, comprometem o percurso que se pretende alcançar ao programar essas tarefas. O compromisso de um militante com uma frente funciona da mesma maneira: se a frente atribui a um dos militantes a tarefa de abrir o CCS, por exemplo, espera-se que esse militante se dirija ao local na data e hora previstas e execute a tarefa. O mesmo se aplica a todos os outros projetos realizados pela frente comunitária: para que a Biblioteca Fábio Luz abra nos dias e horários previstos, para que os livros sejam catalogados, para que a teoria seja produzida no Grupo de Investigação Marquês da Costa, etc.

Na frente das ocupações, o funcionamento é semelhante. Há uma imensa necessidade de os militantes comparecerem às assembleias das ocupações e, para isso, estarem cientes dos horários, dias e temas a serem abordados. Além disso, é importante que os militantes participem das assembleias da maneira acordada com a frente, respeitando a devida rotação e os objetivos a serem alcançados. Os militantes também devem trabalhar para que as ocupações se articulem com outras, no fórum que hoje chamamos de Frente Internacionalista dos Sem-Teto (FIST). O comprometimento, no caso das ocupações, é ainda mais crucial do que na frente comunitária, visto que, na frente comunitária, em grande parte do tempo, atua-se entre camaradas que compartilham valores éticos semelhantes aos nossos, o que permite um grau de organização e comprometimento um pouco mais flexível. No ambiente das ocupações urbanas, assim como em outros movimentos sociais, há muitas disputas e, em diversos momentos, temos que lidar com inimigos como instituições criminosas, a igreja, partidos políticos, organizações de esquerda exploradoras, entre outros. Nesse contexto, é preciso destacar a importância da organização, do comprometimento e da disciplina, pois existe uma forte disputa pelo espaço político (poder) , o que significa que, se os anarquistas abrirem espaço ou tiverem problemas de comprometimento, etc., estarão criando espaço para que outras organizações presentes no movimento social ganhem hegemonia. Não existe vácuo de espaço político (ou poder), portanto, a falta de comprometimento e responsabilidade na realização das atividades significa que estamos criando espaço para que outros o ocupem. Se queremos que os libertários tenham uma posição dominante e que possam influenciar um movimento social mais do que as outras forças envolvidas, é essencial saber que devemos trabalhar com a máxima responsabilidade.

Concluímos enfatizando que nosso trabalho não pode ser algo ocasional, que fazemos apenas quando nos apetece. O compromisso que assumimos, como organização, exige que sejamos responsáveis pela coerência das nossas ações. Isso muitas vezes é difícil, pois frequentemente perdemos batalhas. É a vontade e o compromisso combativos que nos farão caminhar dia após dia, em prol do desenvolvimento das atividades da organização, para que possamos superar os obstáculos e preparar o terreno para os nossos objetivos a longo prazo. É assim que entendemos ser possível caminhar rumo à liberdade.

Anarchist Federation of Rio de Janeiro
(Federação Anarquisa do Rio de Janeiro - FARJ)

[1]Mikhail Bakunin. O Império Knouto-Germânico . Retirado de Frank Mintz. Bakunin: Crítica e Ação . Buenos Aires: Coleção Utopia Libertaria pp.

[2]Errico Malatesta. Anarquistas, Socialistas e Comunistas. Sao Paulo: Cortes p. 24.) (our emphasis)

https://theanarchistlibrary.org/library/anarchist-federation-of-rio-de-janeiro-thoughts-on-commitment-responsibility
https://www.yeryuzupostasi.org/2026/08/07/adanmislik-sorumluluk-ve-oz-disiplin-uzerine-dusunceler-farj/
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
A-Infos Information Center