|
A - I n f o s
|
|
a multi-lingual news service by, for, and about anarchists
**
News in all languages
Last 30 posts (Homepage)
Last two
weeks' posts
Our
archives of old posts
The last 100 posts, according
to language
Greek_
中文 Chinese_
Castellano_
Catalan_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Francais_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkurkish_
The.Supplement
The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Français_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours
Links to indexes of first few lines of all posts
of past 30 days |
of 2002 |
of 2003 |
of 2004 |
of 2005 |
of 2006 |
of 2007 |
of 2008 |
of 2009 |
of 2010 |
of 2011 |
of 2012 |
of 2013 |
of 2014 |
of 2015 |
of 2016 |
of 2017 |
of 2018 |
of 2019 |
of 2020 |
of 2021 |
of 2022 |
of 2023 |
of 2024 |
of 2025
Syndication Of A-Infos - including
RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups
(pt) France, OCL CA #352 - Perto do fim dos alojamentos para trabalhadores migrantes? (ca, de, en, fr, it, tr)[traduccion automatica]
Date
Fri, 29 Aug 2025 09:37:49 +0300
Os alojamentos para trabalhadores migrantes estão sendo transformados em
"moradias sociais". Esta é uma política consistentemente perseguida por
vários governos nos últimos trinta anos. O objetivo declarado é eliminar
as moradias precárias e integrar uma população "marginal". O verdadeiro
objetivo é romper a solidariedade da classe trabalhadora estabelecida
pelos trabalhadores imigrantes, torná-los invisíveis e
individualizá-los, isolá-los melhor da sua integração na classe
trabalhadora e continuar a negar-lhes o estatuto de inquilinos que
reivindicam há meio século.
Uma longa história
Inicialmente, eram barracos e casas de lata para alojar rapidamente uma
força de trabalho que os empregadores procuravam nas profundezas da
África. O setor foi gradualmente organizado com a criação de órgãos de
gestão, sendo os principais a SONACOTRA (empresa estatal, então
Sociedade de Economia Mista), mas também, especialmente para a África
Ocidental, a AFTAM, a ADEF e a Soundiata (associações), todas sob o nome
de "Foyers de Travailleurs Immigrés" (FTI). Em 2000, existiam
oficialmente 700 IFTs, 400 dos quais geridos pela SONACOTRA, abrangendo
oficialmente 110 000 camas[1](ou seja, muito mais). Estas casas foram
manchetes nas décadas de 70 e 80 durante a "greve da SONACOTRA", uma
longa luta com uma greve de rendas para obter uma melhoria nas condições
de habitação, o fim da gestão colonial, uma redução da renda e o
reconhecimento do estatuto de inquilino. Esta greve, notável pela sua
auto-organização, coordenação envolvendo várias nacionalidades
diferentes, duração e escala massiva, não se limitou à SONACOTRA e
envolveu quase todas as IFTs. A repressão foi significativa (expulsões
do país, expulsões de residentes das suas casas). Por necessidade, tanto
quanto por desejo, uma vida comunitária mais ou menos tolerada tinha-se
enraizado nos lares africanos: cantinas informais que ainda permitem aos
residentes e não residentes comerem refeições boas e substanciosas por
cerca de 3 euros; pequenas lojas com necessidades básicas disponíveis a
qualquer hora, independentemente dos horários de trabalho ou do tempo de
deslocação; salas polivalentes para reuniões de associações de aldeias
(que financiam projetos no país de origem); reuniões familiares para
condolências e outros eventos; reuniões gerais de moradores; salas de
oração. De fato, é tanto uma vida comunitária que ameniza as
dificuldades do exílio quanto uma forma de solidariedade operária
(contribuições para que aqueles sem recursos possam comer, por exemplo).
É essa vida coletiva que permite suportar as condições materiais
deploráveis das casas (superlotação, falta de manutenção e, portanto,
falta de higiene, falta de água, vazamentos não reparados pelo
proprietário, baratas, ratos, etc.). Pinel Home - Foto de Bouba Toure
Bouba Toure
Obviamente, o Estado tem dificuldade em tolerar esses espaços que
escapam ao seu controle (e que limitam a eficácia da caça aos imigrantes
sem documentos). Ele tem trabalhado efetivamente desde o século XIX para
erradicá-los de nossa sociedade e não acolhe sua reconstituição por
esses novos párias, esse segmento da classe trabalhadora francesa[2].
Logo após o retorno da direita ao poder, em 1996, foi publicado o
relatório Cuq, em homenagem a um ex-comissário de polícia que se tornou
parlamentar graças à rede Chirac. Este relatório estigmatiza
particularmente os lares de negros africanos, denunciando-os como locais
de tráfico e prostituição, como fomentadores do comunitarismo em
detrimento da integração, e assim por diante. A publicação foi divulgada
pela mídia, contribuindo para a construção de uma imagem extremamente
negativa dos lares, mesmo dentro de organizações sem fins lucrativos. Um
Plano de Tratamento de Abrigos para Trabalhadores Migrantes (PTFTM) foi
estabelecido em 1997 para "reabilitar" os abrigos, transformando-os em
moradias sociais[3]. Este plano, inicialmente com duração de cinco anos,
foi renovado diversas vezes. O objetivo declarado é a eliminação dos
quase 700 abrigos existentes no país. Pouco menos de 30 anos depois,
ainda existem cerca de cem abrigos (pouco menos de 15%) para "tratar". O
"período de cinco anos" aumentou um pouco!
Algumas Constantes
Obviamente, o primeiro e constante objetivo é aumentar a eficácia da
busca por migrantes sem documentos. Muitos são acolhidos em abrigos ao
chegar, por membros de sua família extensa ou de sua aldeia, e recebem
cuidados enquanto encontram trabalho. Atacar abrigos não se resume a
atacar suas moradias. Se fosse só isso, bastaria realizar verificações
de identidade na saída das casas, algo que a polícia nunca deixou de
fazer. Significa também atacar a rede de solidariedade que lhes permite
alimentar-se, encontrar trabalho e adaptar-se a uma sociedade com regras
desconhecidas.
O objetivo é, então, claramente romper com essas formas de
solidariedade, estigmatizadas sob o termo "comunitarismo". Já no próprio
nome: a mudança de "lar para trabalhadores migrantes", reconhecendo
assim o seu verdadeiro estatuto social, para "habitação social", estes
já não são trabalhadores particularmente mal pagos, mas sim aqueles que
recebem assistência. Estas residências sociais são sociais apenas no
nome e no estatuto dos proprietários: as rendas são bastante elevadas
(valor médio superior a 400 euros por um apartamento de 18 m²), gerentes
a tempo parcial como apoio social, proibição de fazer cópias de chaves,
proibição de receber qualquer pessoa, mesmo que por uma única noite, sem
pedir autorização ao gerente com dois meses de antecedência (útil para
garantir a privacidade!), direito do gerente e dos técnicos de entrarem
no alojamento sem aviso prévio... As primeiras residências sociais
incluíam espaços coletivos, mas foram posteriormente integradas no plano
de tratamento das casas para remediar este aspeto. Chega de refeitório,
especialmente de uma grande sala polivalente, chega de cantina, chega de
vendedores ambulantes, muito menos de artesãos... Os escassos quartos
concedidos ficam sob a responsabilidade do gerente e, portanto,
indisponíveis à noite e nos fins de semana. Os africanos são obrigados a
se integrar, isto é, não a se integrar à vida social, mas a se atomizar
em moradias individuais sem espaços de reunião.
Finalmente, o plano de tratamento para abrigos não pode ser separado da
famosa "mistura social". A mistura social à francesa nunca consistiu em
forçar os relativamente ricos a conviver com os muito pobres. Exige que
certas categorias de pobres abram espaço para outros pobres.
Concretamente, como o objetivo é romper o comunitarismo, as novas
unidades de habitação social, ao contrário dos antigos abrigos, são
projetadas para acomodar indivíduos ou famílias encaminhados para lá
pelo número de emergência 115. Isso já significa que houve longas
batalhas, abrigo por abrigo, para garantir que a unidade de habitação
social tenha tantos espaços oficiais quanto os antigos abrigos para
residentes, com uma parcela geralmente sendo alocada a esses
recém-chegados. Isso também significa que duas populações com diferentes
status coexistem nessas residências. É claro que todos são facilmente
despejados, já que ninguém tem status de inquilino. Mas os moradores têm
um contrato tacitamente renovável por toda a vida. As pessoas
encaminhadas pelo 115 estão lá temporariamente, com um contrato de
locação com duração máxima oficial de dois anos. E geralmente esperam
sair. As pessoas não investem o mesmo valor em moradia permanente quanto
em moradias das quais esperam sair. É claro que quase não há apoio
social para ninguém (algumas missões de mediação em alguns abrigos), e
cabe aos moradores gerenciar quaisquer problemas de convivência que
possam surgir.
Tudo isso, a falta de espaços coletivos e a convivência de populações
muito diferentes, torna muito difícil organizar a luta pela defesa de
direitos nessas novas residências. É uma maneira eficaz de as
autoridades desmantelarem um centro de resistência e solidariedade que
resiste a elas há décadas. Uma Longa Resistência
Há poucas lutas por moradia na longa história do movimento trabalhista
na França. A luta dos moradores dos abrigos é, até onde sei, a mais
longa e massiva. Se tomarmos o exemplo da luta emblemática do abrigo
"Nouvelle France", ela começou na década de 1950 no abrigo Léon Gaumont,
que na verdade era propriedade de proprietários de favelas, por
reivindicações básicas como água quente pelo menos no inverno. Assim que
os administradores fecharam o abrigo, os moradores obtiveram da
prefeitura de Montreuil a promessa de reconstruir um novo abrigo, cuja
pedra fundamental foi lançada enquanto eles estavam "temporariamente"
realojados em apartamentos Algeco, na Rue de la Nouvelle France. O
abrigo prometido estava localizado na Porte de Montreuil, uma área em
processo de gentrificação e especulação imobiliária. A prefeitura então
alegou que os dispersaria em pequenos abrigos, a maioria dos quais fora
de Montreuil. Eles se recusaram até sua expulsão do Algeco em 1996.
Depois disso, tiveram que vagar e, em seguida, se agachar. Um trabalho
significativo foi realizado para explicar a situação e seus problemas à
população de Montreuil. Um movimento de apoio significativo se
desenvolveu. Eles conseguiram negociar uma nova casa durante a mudança
de prefeito em 2008, incluindo a arquitetura e o design de interiores: a
casa "Nouveau Centenaire"[4]fica no centro da cidade de Montreuil e foi
inaugurada em 2016. Uma luta que, na verdade, já dura mais de 60 anos,
com a memória coletiva da luta e sua conduta sendo transmitida de
geração em geração.
A resistência, que foi necessariamente travada casa por casa, para obter
realocação para todos, incluindo os moradores "excedentes", a manutenção
dos espaços comuns e o direito de acomodar parentes, é uma luta muito
difícil. Os moradores vivem em casas completamente degradadas, onde o
encanamento não é mantido e a higiene não é garantida. Na casa Branly,
atualmente em luta, por exemplo, eles são forçados a usar baldes na sala
multiuso por causa do vazamento de água dos canos no teto. A situação é
a mesma em alguns quartos. No entanto, eles pagam EUR 319 por mês por
cama, ou EUR 638 por um quarto de 17 m². É compreensível que, quando a
ADOMA (antiga SONACOTRA) oferece aos moradores a promessa de um novo
lar, seja um sonho realizado para muitos. E os administradores não fazem
nenhum trabalho nas casas programadas para demolição para exercer mais
pressão. Ninguém pode exigir que as casas permaneçam como estão. Se
visitarmos as casas, muitas formas de luta foram tentadas. Em algumas
casas, ninguém assinou o regulamento interno do complexo de habitação
social, por exemplo. Mas os tribunais consideram que, como pagam o
aluguel (obviamente, hein!), eles o aceitaram tacitamente, e o aplicam
aos despejos. Em uma casa da COALLIA (antiga AFTAM) onde entraram em
greve de aluguel, depois que a ADOMA a comprou, esta última exigiu o
pagamento de toda a dívida ou enfrentaria o despejo de todos os
moradores (um despejo aprovado pelos tribunais). Houve algumas vitórias
parciais (espaços comuns, o direito de morar sem ser revistado, camas
adicionais, etc.), mas também muitas promessas quebradas, como a
promessa de manter os refeitórios. Manifestação na sede da ADOMA em 24
de abril de 2025 - Foto de Jacqueline GEERING
© Jacqueline GEERING
Infelizmente, essas lutas são frequentemente isoladas. A realidade dos
abrigos é uma realidade ignorada por organizações sem fins lucrativos e
ativistas. A luta por moradia digna nunca foi abordada seriamente pelos
sindicatos, muito menos para uma população considerada estrangeira ([5].
No entanto, os representantes dos moradores são frequentemente
sindicalizados e/ou representantes dos funcionários em seus locais de
trabalho. No entanto, alguns abrigos estão bem estabelecidos nos bairros
e são apoiados pela comunidade, que se beneficia de cantinas,
refeitórios, etc. Seu isolamento é, na verdade, consequência do abandono
dos bairros da classe trabalhadora pela "esquerda" e do bombardeio
xenófobo. De fato, espontaneamente, nos círculos comunitários e
ativistas, em vez de nos identificarmos com uma luta que é uma luta de
classes, vemos apenas o aspecto do "imigrante não europeu", uma
população discriminada e superexplorada que nos é estrangeira e que
devemos ajudar, portanto, o trabalho humanitário. Mas pessoas que se
organizam, definiram suas demandas e estão determinadas a manter o
controle de suas lutas não são um bom público para os humanitários.
O segundo grande obstáculo é a lei. De fato, a "Lei nº 89-462 de 6 de
julho de 1989, que visa melhorar as relações de aluguel", afirma
explicitamente que não não se aplica a moradias protegidas. Os moradores
são, portanto, privados de seus direitos de inquilino. Este é certamente
o tema de sua reivindicação mais consistente. No entanto, uma lei não
pode ser alterada por lutas locais, por mais longas e determinadas que
sejam. Uma mudança na lei exige que os parlamentares assumam a questão,
o que desloca a luta para um nível completamente diferente.
A questão agora se coloca quanto ao futuro das lutas nesses projetos de
habitação social. Elas existem: troca de fechaduras para proteger a
privacidade, batalhas para garantir a realização das eleições do comitê
de moradores, exigidas por lei, demandas por consulta sobre regulamentos
internos, brigas pela manutenção das instalações (especialmente
elevadores) e a luta contra despejos por abrigar um parente. A tática é
sempre a mesma: uma vez estabilizada a situação, os administradores
começam a despejar, um por um, todos aqueles que hospedam parentes.
Houve algumas mobilizações bem-sucedidas, mas os tribunais ordenam
sistematicamente os despejos. A comunidade não existe mais, alguns
moradores morreram sozinhos em casa sem que ninguém percebesse e há
poucos voluntários para serem delegados. É preciso dizer que a
realização de Assembleias Gerais em Em frente às caixas de correio não é
fácil...
A percepção dos imigrantes como uma categoria separada, a ser apoiada se
você for de esquerda e combatida se você for de direita, a evidência
unânime de sua não cidadania, pesa muito. Além disso, o contexto
político atual é desfavorável, para dizer o mínimo, e não vai melhorar.
Há uma batalha política a ser travada que não está sendo suficientemente
abordada pelo nosso movimento: os imigrantes trabalham aqui, são
explorados aqui, são nossos irmãos e irmãs de classe aqui. É a partir
dessa posição materialista que podemos combater o racismo e a extrema
direita.
Sylvie
Notas
[1]Relatório anual da comissão interministerial para a habitação de
populações imigrantes, junho de 2000
[2]Esses imigrantes são geralmente trabalhadores e não trabalham nem na
Califórnia nem no Nepal, mas sim na França.
[3]Inicialmente, foi um acordo entre o Estado e as partes interessadas
do programa 1% Habitação, a fim de trazer à mesa de negociações as
estruturas de gestão, o Estado (Prefeitura e serviços descentralizados)
e os municípios envolvidos.
[4]O nome é uma homenagem à rua onde a ocupação deles estava localizada
durante as negociações.
[5]Há, no entanto, exceções. Por exemplo, o Solidaires 94 apoiou
ativamente os moradores de Vitry em sua luta pela realocação de todos.
http://oclibertaire.lautre.net/spip.php?article4494
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
- Prev by Date:
(pt) Italy, FAS, Sicilia Libertaria #461 - Usai 1 - ESCOLA (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]
- Next by Date:
(pt) Uruguay, fAu: 89 ANOS DA REVOLUÇÃO ESPANHOLA (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]
A-Infos Information Center