A - I n f o s

a multi-lingual news service by, for, and about anarchists **
News in all languages
Last 30 posts (Homepage) Last two weeks' posts Our archives of old posts

The last 100 posts, according to language
Greek_ 中文 Chinese_ Castellano_ Catalan_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Francais_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkurkish_ The.Supplement

The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Français_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours

Links to indexes of first few lines of all posts of past 30 days | of 2002 | of 2003 | of 2004 | of 2005 | of 2006 | of 2007 | of 2008 | of 2009 | of 2010 | of 2011 | of 2012 | of 2013 | of 2014 | of 2015 | of 2016 | of 2017 | of 2018 | of 2019 | of 2020 | of 2021 | of 2022 | of 2023 | of 2024 | of 2025

Syndication Of A-Infos - including RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups

(pt) France, OCL CA #352 - Perto do fim dos alojamentos para trabalhadores migrantes? (ca, de, en, fr, it, tr)[traduccion automatica]

Date Fri, 29 Aug 2025 09:37:49 +0300


Os alojamentos para trabalhadores migrantes estão sendo transformados em "moradias sociais". Esta é uma política consistentemente perseguida por vários governos nos últimos trinta anos. O objetivo declarado é eliminar as moradias precárias e integrar uma população "marginal". O verdadeiro objetivo é romper a solidariedade da classe trabalhadora estabelecida pelos trabalhadores imigrantes, torná-los invisíveis e individualizá-los, isolá-los melhor da sua integração na classe trabalhadora e continuar a negar-lhes o estatuto de inquilinos que reivindicam há meio século.

Uma longa história
Inicialmente, eram barracos e casas de lata para alojar rapidamente uma força de trabalho que os empregadores procuravam nas profundezas da África. O setor foi gradualmente organizado com a criação de órgãos de gestão, sendo os principais a SONACOTRA (empresa estatal, então Sociedade de Economia Mista), mas também, especialmente para a África Ocidental, a AFTAM, a ADEF e a Soundiata (associações), todas sob o nome de "Foyers de Travailleurs Immigrés" (FTI). Em 2000, existiam oficialmente 700 IFTs, 400 dos quais geridos pela SONACOTRA, abrangendo oficialmente 110 000 camas[1](ou seja, muito mais). Estas casas foram manchetes nas décadas de 70 e 80 durante a "greve da SONACOTRA", uma longa luta com uma greve de rendas para obter uma melhoria nas condições de habitação, o fim da gestão colonial, uma redução da renda e o reconhecimento do estatuto de inquilino. Esta greve, notável pela sua auto-organização, coordenação envolvendo várias nacionalidades diferentes, duração e escala massiva, não se limitou à SONACOTRA e envolveu quase todas as IFTs. A repressão foi significativa (expulsões do país, expulsões de residentes das suas casas). Por necessidade, tanto quanto por desejo, uma vida comunitária mais ou menos tolerada tinha-se enraizado nos lares africanos: cantinas informais que ainda permitem aos residentes e não residentes comerem refeições boas e substanciosas por cerca de 3 euros; pequenas lojas com necessidades básicas disponíveis a qualquer hora, independentemente dos horários de trabalho ou do tempo de deslocação; salas polivalentes para reuniões de associações de aldeias (que financiam projetos no país de origem); reuniões familiares para condolências e outros eventos; reuniões gerais de moradores; salas de oração. De fato, é tanto uma vida comunitária que ameniza as dificuldades do exílio quanto uma forma de solidariedade operária (contribuições para que aqueles sem recursos possam comer, por exemplo). É essa vida coletiva que permite suportar as condições materiais deploráveis das casas (superlotação, falta de manutenção e, portanto, falta de higiene, falta de água, vazamentos não reparados pelo proprietário, baratas, ratos, etc.). Pinel Home - Foto de Bouba Toure
Bouba Toure
Obviamente, o Estado tem dificuldade em tolerar esses espaços que escapam ao seu controle (e que limitam a eficácia da caça aos imigrantes sem documentos). Ele tem trabalhado efetivamente desde o século XIX para erradicá-los de nossa sociedade e não acolhe sua reconstituição por esses novos párias, esse segmento da classe trabalhadora francesa[2]. Logo após o retorno da direita ao poder, em 1996, foi publicado o relatório Cuq, em homenagem a um ex-comissário de polícia que se tornou parlamentar graças à rede Chirac. Este relatório estigmatiza particularmente os lares de negros africanos, denunciando-os como locais de tráfico e prostituição, como fomentadores do comunitarismo em detrimento da integração, e assim por diante. A publicação foi divulgada pela mídia, contribuindo para a construção de uma imagem extremamente negativa dos lares, mesmo dentro de organizações sem fins lucrativos. Um Plano de Tratamento de Abrigos para Trabalhadores Migrantes (PTFTM) foi estabelecido em 1997 para "reabilitar" os abrigos, transformando-os em moradias sociais[3]. Este plano, inicialmente com duração de cinco anos, foi renovado diversas vezes. O objetivo declarado é a eliminação dos quase 700 abrigos existentes no país. Pouco menos de 30 anos depois, ainda existem cerca de cem abrigos (pouco menos de 15%) para "tratar". O "período de cinco anos" aumentou um pouco!

Algumas Constantes
Obviamente, o primeiro e constante objetivo é aumentar a eficácia da busca por migrantes sem documentos. Muitos são acolhidos em abrigos ao chegar, por membros de sua família extensa ou de sua aldeia, e recebem cuidados enquanto encontram trabalho. Atacar abrigos não se resume a atacar suas moradias. Se fosse só isso, bastaria realizar verificações de identidade na saída das casas, algo que a polícia nunca deixou de fazer. Significa também atacar a rede de solidariedade que lhes permite alimentar-se, encontrar trabalho e adaptar-se a uma sociedade com regras desconhecidas.

O objetivo é, então, claramente romper com essas formas de solidariedade, estigmatizadas sob o termo "comunitarismo". Já no próprio nome: a mudança de "lar para trabalhadores migrantes", reconhecendo assim o seu verdadeiro estatuto social, para "habitação social", estes já não são trabalhadores particularmente mal pagos, mas sim aqueles que recebem assistência. Estas residências sociais são sociais apenas no nome e no estatuto dos proprietários: as rendas são bastante elevadas (valor médio superior a 400 euros por um apartamento de 18 m²), gerentes a tempo parcial como apoio social, proibição de fazer cópias de chaves, proibição de receber qualquer pessoa, mesmo que por uma única noite, sem pedir autorização ao gerente com dois meses de antecedência (útil para garantir a privacidade!), direito do gerente e dos técnicos de entrarem no alojamento sem aviso prévio... As primeiras residências sociais incluíam espaços coletivos, mas foram posteriormente integradas no plano de tratamento das casas para remediar este aspeto. Chega de refeitório, especialmente de uma grande sala polivalente, chega de cantina, chega de vendedores ambulantes, muito menos de artesãos... Os escassos quartos concedidos ficam sob a responsabilidade do gerente e, portanto, indisponíveis à noite e nos fins de semana. Os africanos são obrigados a se integrar, isto é, não a se integrar à vida social, mas a se atomizar em moradias individuais sem espaços de reunião.

Finalmente, o plano de tratamento para abrigos não pode ser separado da famosa "mistura social". A mistura social à francesa nunca consistiu em forçar os relativamente ricos a conviver com os muito pobres. Exige que certas categorias de pobres abram espaço para outros pobres. Concretamente, como o objetivo é romper o comunitarismo, as novas unidades de habitação social, ao contrário dos antigos abrigos, são projetadas para acomodar indivíduos ou famílias encaminhados para lá pelo número de emergência 115. Isso já significa que houve longas batalhas, abrigo por abrigo, para garantir que a unidade de habitação social tenha tantos espaços oficiais quanto os antigos abrigos para residentes, com uma parcela geralmente sendo alocada a esses recém-chegados. Isso também significa que duas populações com diferentes status coexistem nessas residências. É claro que todos são facilmente despejados, já que ninguém tem status de inquilino. Mas os moradores têm um contrato tacitamente renovável por toda a vida. As pessoas encaminhadas pelo 115 estão lá temporariamente, com um contrato de locação com duração máxima oficial de dois anos. E geralmente esperam sair. As pessoas não investem o mesmo valor em moradia permanente quanto em moradias das quais esperam sair. É claro que quase não há apoio social para ninguém (algumas missões de mediação em alguns abrigos), e cabe aos moradores gerenciar quaisquer problemas de convivência que possam surgir.

Tudo isso, a falta de espaços coletivos e a convivência de populações muito diferentes, torna muito difícil organizar a luta pela defesa de direitos nessas novas residências. É uma maneira eficaz de as autoridades desmantelarem um centro de resistência e solidariedade que resiste a elas há décadas. Uma Longa Resistência
Há poucas lutas por moradia na longa história do movimento trabalhista na França. A luta dos moradores dos abrigos é, até onde sei, a mais longa e massiva. Se tomarmos o exemplo da luta emblemática do abrigo "Nouvelle France", ela começou na década de 1950 no abrigo Léon Gaumont, que na verdade era propriedade de proprietários de favelas, por reivindicações básicas como água quente pelo menos no inverno. Assim que os administradores fecharam o abrigo, os moradores obtiveram da prefeitura de Montreuil a promessa de reconstruir um novo abrigo, cuja pedra fundamental foi lançada enquanto eles estavam "temporariamente" realojados em apartamentos Algeco, na Rue de la Nouvelle France. O abrigo prometido estava localizado na Porte de Montreuil, uma área em processo de gentrificação e especulação imobiliária. A prefeitura então alegou que os dispersaria em pequenos abrigos, a maioria dos quais fora de Montreuil. Eles se recusaram até sua expulsão do Algeco em 1996. Depois disso, tiveram que vagar e, em seguida, se agachar. Um trabalho significativo foi realizado para explicar a situação e seus problemas à população de Montreuil. Um movimento de apoio significativo se desenvolveu. Eles conseguiram negociar uma nova casa durante a mudança de prefeito em 2008, incluindo a arquitetura e o design de interiores: a casa "Nouveau Centenaire"[4]fica no centro da cidade de Montreuil e foi inaugurada em 2016. Uma luta que, na verdade, já dura mais de 60 anos, com a memória coletiva da luta e sua conduta sendo transmitida de geração em geração.

A resistência, que foi necessariamente travada casa por casa, para obter realocação para todos, incluindo os moradores "excedentes", a manutenção dos espaços comuns e o direito de acomodar parentes, é uma luta muito difícil. Os moradores vivem em casas completamente degradadas, onde o encanamento não é mantido e a higiene não é garantida. Na casa Branly, atualmente em luta, por exemplo, eles são forçados a usar baldes na sala multiuso por causa do vazamento de água dos canos no teto. A situação é a mesma em alguns quartos. No entanto, eles pagam EUR 319 por mês por cama, ou EUR 638 por um quarto de 17 m². É compreensível que, quando a ADOMA (antiga SONACOTRA) oferece aos moradores a promessa de um novo lar, seja um sonho realizado para muitos. E os administradores não fazem nenhum trabalho nas casas programadas para demolição para exercer mais pressão. Ninguém pode exigir que as casas permaneçam como estão. Se visitarmos as casas, muitas formas de luta foram tentadas. Em algumas casas, ninguém assinou o regulamento interno do complexo de habitação social, por exemplo. Mas os tribunais consideram que, como pagam o aluguel (obviamente, hein!), eles o aceitaram tacitamente, e o aplicam aos despejos. Em uma casa da COALLIA (antiga AFTAM) onde entraram em greve de aluguel, depois que a ADOMA a comprou, esta última exigiu o pagamento de toda a dívida ou enfrentaria o despejo de todos os moradores (um despejo aprovado pelos tribunais). Houve algumas vitórias parciais (espaços comuns, o direito de morar sem ser revistado, camas adicionais, etc.), mas também muitas promessas quebradas, como a promessa de manter os refeitórios. Manifestação na sede da ADOMA em 24 de abril de 2025 - Foto de Jacqueline GEERING
© Jacqueline GEERING
Infelizmente, essas lutas são frequentemente isoladas. A realidade dos abrigos é uma realidade ignorada por organizações sem fins lucrativos e ativistas. A luta por moradia digna nunca foi abordada seriamente pelos sindicatos, muito menos para uma população considerada estrangeira ([5]. No entanto, os representantes dos moradores são frequentemente sindicalizados e/ou representantes dos funcionários em seus locais de trabalho. No entanto, alguns abrigos estão bem estabelecidos nos bairros e são apoiados pela comunidade, que se beneficia de cantinas, refeitórios, etc. Seu isolamento é, na verdade, consequência do abandono dos bairros da classe trabalhadora pela "esquerda" e do bombardeio xenófobo. De fato, espontaneamente, nos círculos comunitários e ativistas, em vez de nos identificarmos com uma luta que é uma luta de classes, vemos apenas o aspecto do "imigrante não europeu", uma população discriminada e superexplorada que nos é estrangeira e que devemos ajudar, portanto, o trabalho humanitário. Mas pessoas que se organizam, definiram suas demandas e estão determinadas a manter o controle de suas lutas não são um bom público para os humanitários.

O segundo grande obstáculo é a lei. De fato, a "Lei nº 89-462 de 6 de julho de 1989, que visa melhorar as relações de aluguel", afirma explicitamente que não não se aplica a moradias protegidas. Os moradores são, portanto, privados de seus direitos de inquilino. Este é certamente o tema de sua reivindicação mais consistente. No entanto, uma lei não pode ser alterada por lutas locais, por mais longas e determinadas que sejam. Uma mudança na lei exige que os parlamentares assumam a questão, o que desloca a luta para um nível completamente diferente.
A questão agora se coloca quanto ao futuro das lutas nesses projetos de habitação social. Elas existem: troca de fechaduras para proteger a privacidade, batalhas para garantir a realização das eleições do comitê de moradores, exigidas por lei, demandas por consulta sobre regulamentos internos, brigas pela manutenção das instalações (especialmente elevadores) e a luta contra despejos por abrigar um parente. A tática é sempre a mesma: uma vez estabilizada a situação, os administradores começam a despejar, um por um, todos aqueles que hospedam parentes. Houve algumas mobilizações bem-sucedidas, mas os tribunais ordenam sistematicamente os despejos. A comunidade não existe mais, alguns moradores morreram sozinhos em casa sem que ninguém percebesse e há poucos voluntários para serem delegados. É preciso dizer que a realização de Assembleias Gerais em Em frente às caixas de correio não é fácil...

A percepção dos imigrantes como uma categoria separada, a ser apoiada se você for de esquerda e combatida se você for de direita, a evidência unânime de sua não cidadania, pesa muito. Além disso, o contexto político atual é desfavorável, para dizer o mínimo, e não vai melhorar. Há uma batalha política a ser travada que não está sendo suficientemente abordada pelo nosso movimento: os imigrantes trabalham aqui, são explorados aqui, são nossos irmãos e irmãs de classe aqui. É a partir dessa posição materialista que podemos combater o racismo e a extrema direita.

Sylvie

Notas
[1]Relatório anual da comissão interministerial para a habitação de populações imigrantes, junho de 2000

[2]Esses imigrantes são geralmente trabalhadores e não trabalham nem na Califórnia nem no Nepal, mas sim na França.

[3]Inicialmente, foi um acordo entre o Estado e as partes interessadas do programa 1% Habitação, a fim de trazer à mesa de negociações as estruturas de gestão, o Estado (Prefeitura e serviços descentralizados) e os municípios envolvidos.

[4]O nome é uma homenagem à rua onde a ocupação deles estava localizada durante as negociações.

[5]Há, no entanto, exceções. Por exemplo, o Solidaires 94 apoiou ativamente os moradores de Vitry em sua luta pela realocação de todos.

http://oclibertaire.lautre.net/spip.php?article4494
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
A-Infos Information Center