A - I n f o s

a multi-lingual news service by, for, and about anarchists **
News in all languages
Last 30 posts (Homepage) Last two weeks' posts Our archives of old posts

The last 100 posts, according to language
Greek_ 中文 Chinese_ Castellano_ Catalan_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Francais_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkurkish_ The.Supplement

The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Français_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours

Links to indexes of first few lines of all posts of past 30 days | of 2002 | of 2003 | of 2004 | of 2005 | of 2006 | of 2007 | of 2008 | of 2009 | of 2010 | of 2011 | of 2012 | of 2013 | of 2014 | of 2015 | of 2016 | of 2017 | of 2018 | of 2019 | of 2020 | of 2021 | of 2022 | of 2023 | of 2024 | of 2025

Syndication Of A-Infos - including RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups

(pt) Italy, FDCA, Cantiere #36 - Uma Reflexão sobre o Progressismo do Papa Francisco - Giulio Angeli (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]

Date Mon, 18 Aug 2025 08:53:39 +0300


A publicação da seguinte contribuição acompanha a eleição do agostiniano americano Robert Francis Prevost como 267º pontífice da Igreja Católica Apostólica Romana, assumindo o nome de Leão XIV. Ele sucede ao recentemente falecido jesuíta argentino Jorge Mario Bergoglio, que, sob o nome de "Papa Francisco", foi o autor da encíclica "Laudato Si'" de 2015. Imediatamente após sua publicação, a encíclica despertou grande interesse por seu conteúdo, definido com ênfase francamente excessiva como progressista, e atraiu amplo apoio entusiástico, especialmente da esquerda em suas diversas configurações políticas e sindicais, das mais moderadas às mais radicais. Na realidade, naquela época, não houve um debate aprofundado sobre a Encíclica como referência fundamental do pontificado do Papa Francisco: em vez disso, ela foi acolhida com aquela carga redentora e propagandística que os apologistas atuais atribuem arbitrariamente às ações do falecido pontífice, limitando-se, ontem como hoje, a considerar afirmações sobre as quais não conseguem refletir, justamente porque estão sobrecarregados por seu próprio autorreferencialismo exuberante e descontextualizado.

Foi assim que, mesmo por ocasião da morte do pontífice, todos os políticos se apressaram a celebrar suas intenções que, mesmo não indo além das declarações, ainda que significativas considerando a fonte de onde provinham, acabaram sendo adaptadas, apesar de si mesmas, também para propósitos e estratégias opostas perseguidas pelos grupos dirigentes dentro da Igreja Católica, em referência às políticas dos centros de poder que dominam o mundo.

Neste contexto de crise, não deveria ser surpreendente que os apologistas do Papa Francisco tenham se encontrado e continuem se encontrando "à esquerda", onde a superficialidade generalizada daqueles que elevam o falecido pontífice ao ícone do progressismo generalizado emerge com uma clareza desmoralizante que muitas vezes assume o tom da arrogância, ignorando o que Gramsci havia afirmado em relação aos componentes internos da Igreja Católica na época de Pio XI e a necessidade de reequilibrar a luta contra o modernismo, que havia desequilibrado o catolicismo muito para a direita, para centralizá-lo nos jesuítas "isto é, dar-lhe uma forma política flexível, sem rigidez doutrinária, grande liberdade de manobra..." (Antonio Gramsci ("I Quaderni del Carcere", Caderno 20 (XXV), 1934-35", 4 "Católicos Integrais, Jesuítas, Modernistas").

Acreditamos, então, que em tal contexto, uma reflexão crítica sobre a encíclica "Laudato Si'" pode contribuir para nossa compreensão tanto do legado deixado pelo pontificado anterior quanto das estratégias futuras do pontificado de Leão XIV.

Expressamo-nos nestes termos, conscientes de que a Igreja é o "partido " mais antigo da humanidade . Ela cumpre sua função, e geralmente consegue fazê-lo, combinando suas próprias contradições, às vezes dissonantes, nos sistemas resultantes de ideias, escolhas e comportamentos. Estes, inclusive por meio do controle e do uso do progressismo, historicamente permitiram que o conservadorismo católico ressurgisse continuamente "de trás do trono". Essas tendências na política vaticana foram adotadas e amplamente aplicadas na esfera democrata-cristã, embora com atos de equilíbrio adicionais que, por vezes, reduziram sua eficácia. Isso ocorreu ao longo da história do Partido Socialista Italiano, talvez com a caricatura oportunista adicional que caracterizou a era Craxi, a ponto de se estender até mesmo aos eventos do comunismo nacional italiano, embora com inúmeras rigidezes e intolerâncias, que, no entanto, não teriam impedido a liquidação do PCI para empreender o processo que levaria ao nascimento do atual "Partido Democrático" , um legado concreto e modesto do "Compromisso Histórico" da memória de Berlinguer.

Estamos cientes também de que as reflexões acima não podem ser exaustivas quanto à fase atual que caracteriza a Igreja Católica e, para considerações mais aprofundadas, remetemos à contribuição do camarada Gianni Cimbalo: "Re Leone XIV", presente neste número n.º 36 de "il CANTIERE", que nos leva a uma consideração final.

Tem-se afirmado, por muitos lados, que a encíclica "Rerum Novarum", publicada em 1891 por Leão XIII, com quem o atual pontífice também se coloca formalmente em continuidade, abriu a questão social na Igreja Católica: nunca antes o tempo condicional pareceu tão necessário, precisamente porque a encíclica em questão parece ser extremamente conservadora. Nesse sentido, houve também aqueles, naturalmente de esquerda, que consideraram apropriado demonstrar ironia ao afirmar que a encíclica não deveria ser considerada "O Manifesto Comunista", que, escrito por Marx e Engels em 1848 - 43 anos antes - afirma conceitos claros e criteriosos, prefigurando uma sociedade à qual a encíclica se opõe e condena ferozmente. Motivada como é por um vibrante impulso antissocialista e restauracionista, este é o verdadeiro propósito da Rerum Novarum, que se resolve no dogma que também caracteriza o progressismo católico ao colocar "o mundo como o problema e o catolicismo como a solução". Então, por um lado, é permitido acreditar no que se quiser, mas, por outro, não é legítimo agir zombando dos outros para que eles também acreditem.

Reflexões sobre a Encíclica "Laudato si'"

A história expressa aqueles que são chamados a interpretá-la, e o fenômeno do Papa Francisco nasceu e se desenvolveu justamente como consequência da necessidade de renovação urgente por parte da Igreja Católica.

Contextos: encíclicas e conselheiros

É claro que as encíclicas não são escritas apenas pelo papa, mas por vários conselheiros, e no que diz respeito à encíclica "Laudato si' ", um deles é Jeffrey Sachs, um antigo frequentador assíduo do Vaticano. Sachs atualmente dirige "o Instituto da Terra na Universidade de Columbia, em Nova York, e nas décadas de 1980 e 1990, destacou-se pela 'terapia de choque' que aplicou a vários países da América Latina e do Leste Europeu para facilitar uma rápida transição para uma economia de livre mercado, independentemente das repercussões sociais". (L'Espresso 01/06/2015)

Jeffrey Sachs é um economista americano de formação neokeynesiana, mas de forte oposição ao neoliberalismo defendido pela "Escola de Chicago" que, por meio de seu fundador, o economista Milton Friedman, foi inspiradora das políticas neoliberais: partindo justamente do "experimento" realizado no Chile pelo general Pinochet, que chegou ao poder com o sangrento golpe de Estado de 1973, ordenado pelos EUA para derrubar o governo do socialista Salvador Allende.

O " experimento" chileno de 1975 consistiu em um processo de privatização e liberalização desenfreada da economia do país, um processo conduzido com grande energia e simultaneidade contra uma classe trabalhadora derrotada e oprimida por uma ditadura feroz. O "experimento" tornou-se um modelo, e Friedman inspirou as políticas neoliberais posteriormente implementadas, com as devidas adaptações, na Inglaterra (mandato de Margaret Thatcher, 1979-1987) e nos Estados Unidos (mandato de Ronald Reagan, 1980-1989).

Dez anos depois, em 1985, vemos Jeffrey Sachs, com pouco mais de trinta anos, como consultor do governo boliviano (sob o comando da Pax Estensorro), tentando "combinar liberalização política e democracia com liberalização econômica... Graças a Sachs - o evangelista do capitalismo democrático - como o New York Times o chamou - a "terapia de choque" finalmente livrou-se do fedor de ditaduras e campos de extermínio que persistia desde que Friedman fizera sua viagem a Santiago (Chile) dez anos antes... A Bolívia adotou uma "terapia de choque" ao estilo pinochetista sem um Pinochet e, nada menos, sob um governo de centro-esquerda (sob o comando de Victor Paz Estensorro) ... as coisas que Pinochet fez com a baioneta, Paz fez dentro de um sistema democrático..." (Naomy Klein: "Economia de choque" - Rizzoli editore Milano 2007 - ver em particular cap. 7 pág. 164)

Com Sachs, o neoliberalismo se adapta a uma estrutura "democrática" para ser praticado de forma mais ampla. De fato, veremos Sachs aplicando "terapias bolivianas" na Polônia como conselheiro do governo Solidariedade em 1988, apoiado pela Igreja Católica, que já desempenhava um papel decisivo no colapso da URSS.

Mas Sachs também apoiou Boris Yeltsin, cujo mandato (1991-1999) supervisionou a transição da dissolução da URSS para a Federação Russa, uma transição também caracterizada por " terapias bolivianas" , bem como por uma repressão sangrenta, no interesse exclusivo dos oligarcas do antigo regime soviético. É precisamente em decorrência da catástrofe russa e do papel desempenhado pelo FMI e pelo governo americano, relutantes em fornecer ajuda econômica, que Sachs parece ter gradualmente atenuado suas posições essencialmente neoliberais, pelo menos em sua implementação prática.

Nesse sentido, é interessante notar as posições conciliatórias que Sachs assumiu em relação à crise grega, buscando um equilíbrio entre as necessidades do governo grego e a solução alemã, que permitiria o ressurgimento da mediação neokeynesiana, visando não penalizar a Grécia, a fim de proteger o papel do FMI (recentemente favorável à reestruturação da dívida) e a política externa dos EUA (a permanência da Grécia na zona do euro para evitar o enfraquecimento do papel da OTAN). (Veja: J. Sachs: "Minha Solução para a Grécia", Il Sole 24 Ore, 11 de agosto de 2015.)

A Encíclica "Laudato si'" e a Igreja Católica

A razão pela qual a Encíclica "Laudato Si'" buscou tal colaboração provavelmente reside no fato de Sachs parecer compartilhar a visão de que a pobreza é consequência da exclusão dos pobres da produção, e não da exploração capitalista do trabalho manual e intelectual. Essa visão já aparece na Encíclica " Centesimus Annus", escrita pelo Papa João Paulo II em 1991, e que, novamente, viu Sachs como um de seus conselheiros. De qualquer forma, essa desejada " inclusão na produção " seria responsabilidade direta das classes mais baixas e não da economia capitalista como um todo, como Keynes defendia, prevendo, no máximo, ajuda do FMI, o que, aliás, Sachs sempre defendeu.

Além disso, nesta fase, a Igreja Católica é caracterizada por profundas contradições que complicam qualquer caminho, exigindo mediação, muitas vezes por meio do uso de conselheiros qualificados e credenciados, capazes de assegurar alguma continuidade com o passado. Isso é feito para desacelerar e contrabalançar certas tentativas de inovação, ou, mais precisamente, de revisionismo puro e simples, para impedir que prossigam de forma autônoma e se tornem incontroláveis com o tempo.

Independentemente das intenções subjetivas, a Encíclica constitui, portanto, uma tentativa, a partir de dentro da Igreja Católica, de recuperar e reforçar sua credibilidade e seu papel político de diálogo e mediação com as grandes potências, profundamente minados por uma certa complacência com vitórias passadas, uma série de escândalos graves e a inadequação do pontificado anterior. A Igreja Católica Apostólica Romana é, historicamente, o maior, mais antigo e mais organizado partido político da história da humanidade, e se, nesta fase, um Papa como Francisco emergiu, é porque sua hierarquia reconhece que a inovação é essencial, mas também impõe um preço que deve ser pago - mas com moderação, no entanto. Trata-se de determinar quanto e por quanto tempo esses preços devem continuar a ser pagos. Acima de tudo, trata-se de garantir que a inovação seja moderada em sua implementação prática e que, portanto, seja enunciada sobretudo como motivo de propaganda, precisamente para garantir à hierarquia católica ampla margem de manobra e mediação no futuro, com base em uma credibilidade renovada, o que reforçará seu papel político atualmente em declínio.

Nem toda a Igreja Católica está do lado do atual Papa e, de fato, parte dela exige algum controle, se não mesmo uma redução significativa. Se esse for o objetivo, a presença de Sachs é uma garantia, pois, para o nosso economista, a estrutura de seus programas pode ser neokeynesiana, mas suas soluções são certamente neoliberais e capazes de controlar tensões revisionistas incômodas.

Assim, o Papa Francisco não representa toda a Igreja Católica, mas sim um segmento dela, o mais preocupado e sensível à dramática realidade das consequências do capitalismo, medidas em termos de desigualdade e subdesenvolvimento, devastação ambiental, guerras e a dominação do capital financeiro em detrimento da própria produção de mercadorias, que, como Marx já havia previsto, está se tornando uma realidade incômoda para o capital financeiro. Como sempre, a direção não é única, mas contraditória, e surgem sérios problemas quanto ao controle e à mediação dos fenômenos e das pessoas que os interpretam.

Necessidades de continuidade

Deste ponto de vista, a encíclica "Laudato si'" replica e desenvolve as afirmações já presentes na " Centesimus Annus", buscando reorganizar e atualizar em um todo orgânico os pedaços dispersos daquela coerência dispersa, manifestada ao longo do tempo pelas hierarquias católicas: cita João XXIII (que trabalhou ativamente para provocar o colapso do centro-esquerda na década de 1960) e sua encíclica "Pacem in Terris"; cita Paulo VI (que se caracterizou por seu conservadorismo); cita João Paulo II (que foi um dos principais diretores do colapso da União Soviética); cita Bento XVI (que liderou um breve pontificado tradicionalista); não cita, no entanto, João Paulo I, que começou seu brevíssimo pontificado tentando reduzir o poder do IOR e que não teve tempo de se expressar muito. Ao mesmo tempo, são feitas concessões, ainda que indiretamente, à "Teologia da Libertação ", por meio de extensas referências às Assembleias Episcopais da América Latina, que, com o tempo, diluíram seu conteúdo social, transformando-o em pronunciamentos inócuos, porém eficazes. (Papa Francisco: Encíclica "Laudato si'" sobre o cuidado do bem comum - Ed. S. Paolo - Libreria Editrice Vaticana - Cidade do Vaticano 2015 - p. 55, nota n.º 24).

Ao ler a Encíclica, tem-se a impressão de estar diante de uma máquina magnífica, testada, eficaz e, sobretudo, autoritária contra a injustiça, que é precisamente o que falta no mundo de hoje. A tentativa do Papa de demonstrar que a Igreja sempre apoiou essa denúncia, ainda que de forma intermitente e, diz-se, às vezes com injustificada fraqueza, confere à Igreja Católica uma grande primazia de originalidade e a qualifica como um ponto de referência fundamental para a redenção dos menos privilegiados do mundo.

A encíclica não representa um retorno decisivo à mensagem original do Evangelho e às origens do cristianismo, mas sim à experiência mais evocativa e menos exigente de São Francisco, a partir da qual tenta redesenhar organicamente uma Igreja que, ao longo dos séculos, objetivamente, tomou outra direção, embora com algumas exceções significativas.

Além disso, as denúncias vibrantes da desigualdade como consequência do papel das multinacionais, das finanças internacionais, da lógica capitalista do lucro e, em geral, do sistema capitalista de produção em sua fase imperialista, e, portanto, também do rearmamento, da guerra e de seus inúmeros horrores, sempre foram herança de grupos revolucionários restritos. Embora apoiassem essas posições com análises científicas que a Encíclica cuidadosamente evita, e certamente não devido à incompetência de seus redatores, esses grupos nunca tiveram a capacidade de se engajar em um amplo diálogo de classes e permaneceram em grande parte confinados a visões minoritárias, se não mesmo ridicularizados como residuais.

Deste ponto de vista, a Encíclica agita as águas estagnadas da Igreja Católica e de uma esquerda conformista, subserviente, cúmplice ou impotente, suscitando inúmeros entusiasmos e consensos transversais em todos os estratos políticos e sociais.

A Igreja Católica e o Cristianismo

A Encíclica aborda a "humanidade", numa tentativa de engajar todo o cristianismo numa visão de unidade através da renovação. Daí a reiterada abertura ao judaísmo, à Igreja Ortodoxa e ao protestantismo.

Consequentemente, nem o islamismo nem as grandes religiões orientais são abordados, pois competem objetivamente, visto que o objetivo é precisamente reunir o cristianismo, alinhando-o a uma perspectiva progressista, a fim de definir um novo ponto de referência cristão em escala global. A "questão islâmica" virá mais tarde.

A intenção é aguda e surge em um momento de crise profunda: o Estado e o mercado estão vivenciando seu inevitável fracasso sem que nenhuma perspectiva internacionalista surja; as principais social-democracias são cúmplices mais ou menos diretas e conscientes do imperialismo, como foi o caso às vésperas da Primeira Guerra Mundial; os principais sindicatos estão paralisados por sua subserviência às políticas imperialistas de seus respectivos países e governos, enquanto os elementos revolucionários estão disseminados, mas confusos e impotentes, como o caso grego demonstrou de forma mais recente e eloquente.

A Igreja Católica está, portanto, se preparando para redefinir seu papel de guia no mundo, repropondo o antigo e inquebrável dogma válido para todas as épocas da humanidade: a realidade como o problema, a Igreja Católica (neste caso, poderíamos dizer também "o cristianismo"), como a solução.

A natureza severa da crise e as mudanças nos contextos externo e interno oferecem, portanto, à Igreja Católica a oportunidade de se posicionar como a principal porta-voz dos pobres do mundo, sedentos de redenção. A autoridade dessa fonte esconde uma certa superficialidade na atribuição de responsabilidades pelas tragédias que assolam as classes sociais menos favorecidas em todo o mundo, causando pobreza, guerra, morte e a perda da esperança em um futuro melhor.

Os miseráveis do mundo

Essa consciência é claramente evidente na Encíclica e baseia-se principalmente no catolicismo latino-americano continental, profundamente influenciado pelo cristianismo social que culminou na "Teologia da Libertação" e em inúmeras experiências pastorais populares arraigadas que, nas últimas décadas, impactaram profundamente a Igreja Católica em numerosos países como Brasil, Nicarágua, Argentina e El Salvador. Hoje, de fato, a beatificação do Padre Oscar Romero, assassinado em El Salvador em 24 de março de 1980 pelos militares, surge como um ato necessário, uma tentativa de remover o desejo obstinado de obstruir toda a sua experiência pastoral com os pobres, contra os latifundiários e contra a repressão sangrenta dos esquadrões da morte apoiados pelo governo salvadorenho e pela CIA. Essa repressão também foi apoiada por setores inteiros das altas hierarquias católicas continentais e pela substancial indiferença a Romero recebida tanto por Paulo VI quanto por João Paulo II.

Isso ocorre em uma situação em que a "teologia da libertação" parece ter esgotado sua força propulsora entre os fiéis latino-americanos e os pobres do mundo, e as hierarquias católicas progressistas se preparam para reunir e interpretar o que resta. Certamente, a dimensão denunciatória da encíclica está destinada a despertar esperanças justificadas entre os pobres do mundo, juntamente com um desejo generalizado de redenção, o que, no entanto, não é o que a encíclica propõe.

Entre a imprecisão, a concertação e a competição

No final, de fato, depois de páginas e páginas onde as injustiças do mundo são apropriadamente listadas, as responsabilidades por elas são atribuídas a fenômenos e entidades que de uma clareza identificadora inicial se tornam gradualmente ilusórias, e as claras definições iniciais (emprestadas da "teologia da libertação ") são adoçadas por outras extremamente genéricas, que se sucedem sem uma ordem aparente que, no entanto, prevalece.

Faz-se referência às responsabilidades dos poderes econômicos ligados às finanças, ao princípio da maximização do lucro, aos interesses econômicos locais e nacionais ambíguos, à concorrência, às multinacionais e ao consumismo, como concessões à realidade inegável dos fatos estabelecidos. Mas, em seguida, passa-se a referências facilmente digeríveis para a maioria, como individualismo, poder humano, mercado desregulado e progresso indefinido. Faz-se referência a "alguns" e "interesses particulares ", a ponto de cunhar conceitos francamente enigmáticos como "antropocentrismo moderno" e "paradigma técnico-econômico" para evitar citar as palavras "capitalismo e imperialismo" em uma referência objetiva aos seus respectivos fenômenos históricos. Essa vagueza deliberada prevalece, portanto, sobre os conceitos iniciais mais reais e concretos, tornando a Encíclica adaptável ao contexto mais amplo possível. Como evidência da extrema heterogeneidade e vagueza das referências internas dentro da Igreja Católica (é francamente difícil conectar alguns dos conteúdos da Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe de 2007 - parágrafo 38, página 55, nota n.º 26 - com as declarações, por exemplo, de João Paulo II - parágrafo 5, página 29, nota n.º 4 - ), viemos propor uma mudança de estilo de vida (parágrafo 206, página 181), que remonta à austeridade da memória berlingueriana (" Sobre a Política de Austeridade e Rigor" - E. Berlinguer: discurso na Conferência de Intelectuais - 1977) em uma perspectiva débil de concertação que espera uma "Autoridade Mundial" mal definida para "prevenir os problemas mais graves que acabam afetando a todos". ( Par. 175, pp. 158 - 159, nota, 129), agora completamente superados pelas mesmas dinâmicas capitalistas e sociais que também se vêm delineando na Europa desde 1970.

Além disso, a intensificação do conflito imperialista com o surgimento de novas potências no mercado mundial, a afirmação progressiva do neoliberalismo e a distribuição desigual da riqueza social, a disseminação de guerras, fome e subdesenvolvimento como consequência do desenvolvimento desigual, a devastação ambiental, a onda incessante de privatizações, o ataque generalizado aos salários, ao trabalho e às condições de vida das classes mais baixas, a destruição do Estado de bem-estar social e o ataque cada vez mais violento ao próprio conceito de sindicatos, a eliminação das proteções sociais com a paralisia progressiva no contexto de um aumento cada vez maior da " pobreza em massa " , mesmo em países capitalistas maduros - tudo isso constitui prova prática e teórica da rejeição de qualquer abordagem concertada. A Encíclica conclui com o sexto capítulo, de natureza necessariamente educativa, que visa mudar os estilos de vida por meio da educação. A Igreja está, portanto, engajada em uma intensa campanha para "educar sobre a aliança entre a humanidade e o meio ambiente" (Cap. II, pp. 183-192), o que resulta em uma diluição das avaliações iniciais.

Deixando de lado as tradicionais e patéticas referências à defesa da vida desde a sua concepção e a subestimação do fenômeno imigratório, evidentemente dado como certo no colorido desfile dos horrores contemporâneos, o que acreditamos ser indicativo é a ausência de uma identificação detalhada do perigo de uma futura guerra imperialista direta, não fragmentada em conflitos regionais que, no entanto, não são considerados em sua gravidade específica, evidentemente também incluídos no rol detalhado dos horrores do mundo.

O final da Encíclica é vazio e frágil, e a alternativa está ausente apesar do início, cuja veemência cria expectativas que depois são frustradas por uma espécie de voluntarismo delegado ao poder estabelecido da Igreja e sua capacidade de dialogar com os poderes dominantes, que é difícil entender por que deveriam perseguir interesses outros que não os imperialistas, dado que a balança de poder está pendendo favoravelmente nessa direção.

A Encíclica "Laudato si'" permanece, na melhor das hipóteses, uma lista de boas intenções, inevitavelmente destinada, no máximo, a requalificar em sentido social o papel político da Igreja Católica Apostólica Romana, de outro modo em declínio, que, com sua renovada proeminência, evidentemente tende a tirar o trabalho da "esquerda" , em suas configurações históricas reformistas e até radicais, tanto dos movimentos sociais quanto dos cartéis eleitorais com intenções progressistas (Syriza na Grécia e Podemos na Espanha).

Conclusões

Muitos camaradas, evidentemente decepcionados com uma esquerda derrotada, subserviente e impotente, acolheram a Encíclica com crescente entusiasmo, fruto da compreensível frustração dos apelos à redenção. Isso refletia uma atitude falha que se desenvolvera dentro da tradição nacional-socialista e comunista, segundo a qual, para que as propostas fossem críveis, deveriam ser proferidas por fontes autorizadas. Togliatti também falou de revolução e socialismo, mas não era a mesma revolução e socialismo que muitos daqueles que a definiram sacrificando a própria liberdade e, em muitos casos, com o próprio sangue, lutando contra o fascismo e o stalinismo.

Em comparação com a Encíclica, portanto, não nos deparamos com uma diferença de linguagem, mas sim com uma diferença real de propósito que pretendemos enfatizar, pois a abolição da "exploração do homem pelo homem" implica a superação inevitável da sociedade dividida em classes e, portanto, do sistema capitalista de produção e dos horrores que dele decorrem. Mas este não é o propósito da Encíclica "Laudato si'", nem da Igreja Católica, nem do Papa Francisco, mas sim da nossa perspectiva comunista libertária e internacionalista.

A Encíclica é um fato que não deve ser subestimado, ou pior ainda, "desprezado". Acima de qualquer superestimação, ela está destinada a agitar as coisas e estabelecer diálogos até mesmo com camadas sociais profundas, de difícil acesso, não apenas para grupos minoritários revolucionários, mas também para a ação de massa generalizada. Se, dessa perspectiva, a direção ativa é a Igreja Católica, isso sinaliza, antes, uma crise na teoria e na prática revolucionárias. É sobre essa consideração crítica que os anarquistas devem refletir, para emergir de seus contextos estreitos e isolados e, finalmente, retornar ao engajamento com o movimento real, a fim de abolir "o estado atual das coisas".

http://alternativalibertaria.fdca.it/
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
A-Infos Information Center