|
A - I n f o s
|
|
a multi-lingual news service by, for, and about anarchists
**
News in all languages
Last 30 posts (Homepage)
Last two
weeks' posts
Our
archives of old posts
The last 100 posts, according
to language
Greek_
中文 Chinese_
Castellano_
Catalan_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Francais_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkurkish_
The.Supplement
The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Français_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours
Links to indexes of first few lines of all posts
of past 30 days |
of 2002 |
of 2003 |
of 2004 |
of 2005 |
of 2006 |
of 2007 |
of 2008 |
of 2009 |
of 2010 |
of 2011 |
of 2012 |
of 2013 |
of 2014 |
of 2015 |
of 2016 |
of 2017 |
of 2018 |
of 2019 |
of 2020 |
of 2021 |
of 2022 |
of 2023 |
of 2024 |
of 2025
Syndication Of A-Infos - including
RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups
(pt) Italy, FDCA, Cantiere #36 - Uma Reflexão sobre o Progressismo do Papa Francisco - Giulio Angeli (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]
Date
Mon, 18 Aug 2025 08:53:39 +0300
A publicação da seguinte contribuição acompanha a eleição do agostiniano
americano Robert Francis Prevost como 267º pontífice da Igreja Católica
Apostólica Romana, assumindo o nome de Leão XIV. Ele sucede ao
recentemente falecido jesuíta argentino Jorge Mario Bergoglio, que, sob
o nome de "Papa Francisco", foi o autor da encíclica "Laudato Si'" de
2015. Imediatamente após sua publicação, a encíclica despertou grande
interesse por seu conteúdo, definido com ênfase francamente excessiva
como progressista, e atraiu amplo apoio entusiástico, especialmente da
esquerda em suas diversas configurações políticas e sindicais, das mais
moderadas às mais radicais. Na realidade, naquela época, não houve um
debate aprofundado sobre a Encíclica como referência fundamental do
pontificado do Papa Francisco: em vez disso, ela foi acolhida com aquela
carga redentora e propagandística que os apologistas atuais atribuem
arbitrariamente às ações do falecido pontífice, limitando-se, ontem como
hoje, a considerar afirmações sobre as quais não conseguem refletir,
justamente porque estão sobrecarregados por seu próprio
autorreferencialismo exuberante e descontextualizado.
Foi assim que, mesmo por ocasião da morte do pontífice, todos os
políticos se apressaram a celebrar suas intenções que, mesmo não indo
além das declarações, ainda que significativas considerando a fonte de
onde provinham, acabaram sendo adaptadas, apesar de si mesmas, também
para propósitos e estratégias opostas perseguidas pelos grupos
dirigentes dentro da Igreja Católica, em referência às políticas dos
centros de poder que dominam o mundo.
Neste contexto de crise, não deveria ser surpreendente que os
apologistas do Papa Francisco tenham se encontrado e continuem se
encontrando "à esquerda", onde a superficialidade generalizada daqueles
que elevam o falecido pontífice ao ícone do progressismo generalizado
emerge com uma clareza desmoralizante que muitas vezes assume o tom da
arrogância, ignorando o que Gramsci havia afirmado em relação aos
componentes internos da Igreja Católica na época de Pio XI e a
necessidade de reequilibrar a luta contra o modernismo, que havia
desequilibrado o catolicismo muito para a direita, para centralizá-lo
nos jesuítas "isto é, dar-lhe uma forma política flexível, sem rigidez
doutrinária, grande liberdade de manobra..." (Antonio Gramsci ("I
Quaderni del Carcere", Caderno 20 (XXV), 1934-35", 4 "Católicos
Integrais, Jesuítas, Modernistas").
Acreditamos, então, que em tal contexto, uma reflexão crítica sobre a
encíclica "Laudato Si'" pode contribuir para nossa compreensão tanto do
legado deixado pelo pontificado anterior quanto das estratégias futuras
do pontificado de Leão XIV.
Expressamo-nos nestes termos, conscientes de que a Igreja é o "partido "
mais antigo da humanidade . Ela cumpre sua função, e geralmente consegue
fazê-lo, combinando suas próprias contradições, às vezes dissonantes,
nos sistemas resultantes de ideias, escolhas e comportamentos. Estes,
inclusive por meio do controle e do uso do progressismo, historicamente
permitiram que o conservadorismo católico ressurgisse continuamente "de
trás do trono". Essas tendências na política vaticana foram adotadas e
amplamente aplicadas na esfera democrata-cristã, embora com atos de
equilíbrio adicionais que, por vezes, reduziram sua eficácia. Isso
ocorreu ao longo da história do Partido Socialista Italiano, talvez com
a caricatura oportunista adicional que caracterizou a era Craxi, a ponto
de se estender até mesmo aos eventos do comunismo nacional italiano,
embora com inúmeras rigidezes e intolerâncias, que, no entanto, não
teriam impedido a liquidação do PCI para empreender o processo que
levaria ao nascimento do atual "Partido Democrático" , um legado
concreto e modesto do "Compromisso Histórico" da memória de Berlinguer.
Estamos cientes também de que as reflexões acima não podem ser
exaustivas quanto à fase atual que caracteriza a Igreja Católica e, para
considerações mais aprofundadas, remetemos à contribuição do camarada
Gianni Cimbalo: "Re Leone XIV", presente neste número n.º 36 de "il
CANTIERE", que nos leva a uma consideração final.
Tem-se afirmado, por muitos lados, que a encíclica "Rerum Novarum",
publicada em 1891 por Leão XIII, com quem o atual pontífice também se
coloca formalmente em continuidade, abriu a questão social na Igreja
Católica: nunca antes o tempo condicional pareceu tão necessário,
precisamente porque a encíclica em questão parece ser extremamente
conservadora. Nesse sentido, houve também aqueles, naturalmente de
esquerda, que consideraram apropriado demonstrar ironia ao afirmar que a
encíclica não deveria ser considerada "O Manifesto Comunista", que,
escrito por Marx e Engels em 1848 - 43 anos antes - afirma conceitos
claros e criteriosos, prefigurando uma sociedade à qual a encíclica se
opõe e condena ferozmente. Motivada como é por um vibrante impulso
antissocialista e restauracionista, este é o verdadeiro propósito da
Rerum Novarum, que se resolve no dogma que também caracteriza o
progressismo católico ao colocar "o mundo como o problema e o
catolicismo como a solução". Então, por um lado, é permitido acreditar
no que se quiser, mas, por outro, não é legítimo agir zombando dos
outros para que eles também acreditem.
Reflexões sobre a Encíclica "Laudato si'"
A história expressa aqueles que são chamados a interpretá-la, e o
fenômeno do Papa Francisco nasceu e se desenvolveu justamente como
consequência da necessidade de renovação urgente por parte da Igreja
Católica.
Contextos: encíclicas e conselheiros
É claro que as encíclicas não são escritas apenas pelo papa, mas por
vários conselheiros, e no que diz respeito à encíclica "Laudato si' ",
um deles é Jeffrey Sachs, um antigo frequentador assíduo do Vaticano.
Sachs atualmente dirige "o Instituto da Terra na Universidade de
Columbia, em Nova York, e nas décadas de 1980 e 1990, destacou-se pela
'terapia de choque' que aplicou a vários países da América Latina e do
Leste Europeu para facilitar uma rápida transição para uma economia de
livre mercado, independentemente das repercussões sociais". (L'Espresso
01/06/2015)
Jeffrey Sachs é um economista americano de formação neokeynesiana, mas
de forte oposição ao neoliberalismo defendido pela "Escola de Chicago"
que, por meio de seu fundador, o economista Milton Friedman, foi
inspiradora das políticas neoliberais: partindo justamente do
"experimento" realizado no Chile pelo general Pinochet, que chegou ao
poder com o sangrento golpe de Estado de 1973, ordenado pelos EUA para
derrubar o governo do socialista Salvador Allende.
O " experimento" chileno de 1975 consistiu em um processo de
privatização e liberalização desenfreada da economia do país, um
processo conduzido com grande energia e simultaneidade contra uma classe
trabalhadora derrotada e oprimida por uma ditadura feroz. O
"experimento" tornou-se um modelo, e Friedman inspirou as políticas
neoliberais posteriormente implementadas, com as devidas adaptações, na
Inglaterra (mandato de Margaret Thatcher, 1979-1987) e nos Estados
Unidos (mandato de Ronald Reagan, 1980-1989).
Dez anos depois, em 1985, vemos Jeffrey Sachs, com pouco mais de trinta
anos, como consultor do governo boliviano (sob o comando da Pax
Estensorro), tentando "combinar liberalização política e democracia com
liberalização econômica... Graças a Sachs - o evangelista do
capitalismo democrático - como o New York Times o chamou - a "terapia de
choque" finalmente livrou-se do fedor de ditaduras e campos de
extermínio que persistia desde que Friedman fizera sua viagem a Santiago
(Chile) dez anos antes... A Bolívia adotou uma "terapia de choque" ao
estilo pinochetista sem um Pinochet e, nada menos, sob um governo de
centro-esquerda (sob o comando de Victor Paz Estensorro) ... as coisas
que Pinochet fez com a baioneta, Paz fez dentro de um sistema
democrático..." (Naomy Klein: "Economia de choque" - Rizzoli editore
Milano 2007 - ver em particular cap. 7 pág. 164)
Com Sachs, o neoliberalismo se adapta a uma estrutura "democrática" para
ser praticado de forma mais ampla. De fato, veremos Sachs aplicando
"terapias bolivianas" na Polônia como conselheiro do governo
Solidariedade em 1988, apoiado pela Igreja Católica, que já desempenhava
um papel decisivo no colapso da URSS.
Mas Sachs também apoiou Boris Yeltsin, cujo mandato (1991-1999)
supervisionou a transição da dissolução da URSS para a Federação Russa,
uma transição também caracterizada por " terapias bolivianas" , bem como
por uma repressão sangrenta, no interesse exclusivo dos oligarcas do
antigo regime soviético. É precisamente em decorrência da catástrofe
russa e do papel desempenhado pelo FMI e pelo governo americano,
relutantes em fornecer ajuda econômica, que Sachs parece ter
gradualmente atenuado suas posições essencialmente neoliberais, pelo
menos em sua implementação prática.
Nesse sentido, é interessante notar as posições conciliatórias que Sachs
assumiu em relação à crise grega, buscando um equilíbrio entre as
necessidades do governo grego e a solução alemã, que permitiria o
ressurgimento da mediação neokeynesiana, visando não penalizar a Grécia,
a fim de proteger o papel do FMI (recentemente favorável à
reestruturação da dívida) e a política externa dos EUA (a permanência da
Grécia na zona do euro para evitar o enfraquecimento do papel da OTAN).
(Veja: J. Sachs: "Minha Solução para a Grécia", Il Sole 24 Ore, 11
de agosto de 2015.)
A Encíclica "Laudato si'" e a Igreja Católica
A razão pela qual a Encíclica "Laudato Si'" buscou tal colaboração
provavelmente reside no fato de Sachs parecer compartilhar a visão de
que a pobreza é consequência da exclusão dos pobres da produção, e não
da exploração capitalista do trabalho manual e intelectual. Essa visão
já aparece na Encíclica " Centesimus Annus", escrita pelo Papa João
Paulo II em 1991, e que, novamente, viu Sachs como um de seus
conselheiros. De qualquer forma, essa desejada " inclusão na produção "
seria responsabilidade direta das classes mais baixas e não da economia
capitalista como um todo, como Keynes defendia, prevendo, no máximo,
ajuda do FMI, o que, aliás, Sachs sempre defendeu.
Além disso, nesta fase, a Igreja Católica é caracterizada por profundas
contradições que complicam qualquer caminho, exigindo mediação, muitas
vezes por meio do uso de conselheiros qualificados e credenciados,
capazes de assegurar alguma continuidade com o passado. Isso é feito
para desacelerar e contrabalançar certas tentativas de inovação, ou,
mais precisamente, de revisionismo puro e simples, para impedir que
prossigam de forma autônoma e se tornem incontroláveis com o tempo.
Independentemente das intenções subjetivas, a Encíclica constitui,
portanto, uma tentativa, a partir de dentro da Igreja Católica, de
recuperar e reforçar sua credibilidade e seu papel político de diálogo e
mediação com as grandes potências, profundamente minados por uma certa
complacência com vitórias passadas, uma série de escândalos graves e a
inadequação do pontificado anterior. A Igreja Católica Apostólica Romana
é, historicamente, o maior, mais antigo e mais organizado partido
político da história da humanidade, e se, nesta fase, um Papa como
Francisco emergiu, é porque sua hierarquia reconhece que a inovação é
essencial, mas também impõe um preço que deve ser pago - mas com
moderação, no entanto. Trata-se de determinar quanto e por quanto tempo
esses preços devem continuar a ser pagos. Acima de tudo, trata-se de
garantir que a inovação seja moderada em sua implementação prática e
que, portanto, seja enunciada sobretudo como motivo de propaganda,
precisamente para garantir à hierarquia católica ampla margem de manobra
e mediação no futuro, com base em uma credibilidade renovada, o que
reforçará seu papel político atualmente em declínio.
Nem toda a Igreja Católica está do lado do atual Papa e, de fato, parte
dela exige algum controle, se não mesmo uma redução significativa. Se
esse for o objetivo, a presença de Sachs é uma garantia, pois, para o
nosso economista, a estrutura de seus programas pode ser neokeynesiana,
mas suas soluções são certamente neoliberais e capazes de controlar
tensões revisionistas incômodas.
Assim, o Papa Francisco não representa toda a Igreja Católica, mas sim
um segmento dela, o mais preocupado e sensível à dramática realidade das
consequências do capitalismo, medidas em termos de desigualdade e
subdesenvolvimento, devastação ambiental, guerras e a dominação do
capital financeiro em detrimento da própria produção de mercadorias,
que, como Marx já havia previsto, está se tornando uma realidade
incômoda para o capital financeiro. Como sempre, a direção não é única,
mas contraditória, e surgem sérios problemas quanto ao controle e à
mediação dos fenômenos e das pessoas que os interpretam.
Necessidades de continuidade
Deste ponto de vista, a encíclica "Laudato si'" replica e desenvolve as
afirmações já presentes na " Centesimus Annus", buscando reorganizar e
atualizar em um todo orgânico os pedaços dispersos daquela coerência
dispersa, manifestada ao longo do tempo pelas hierarquias católicas:
cita João XXIII (que trabalhou ativamente para provocar o colapso do
centro-esquerda na década de 1960) e sua encíclica "Pacem in Terris";
cita Paulo VI (que se caracterizou por seu conservadorismo); cita João
Paulo II (que foi um dos principais diretores do colapso da União
Soviética); cita Bento XVI (que liderou um breve pontificado
tradicionalista); não cita, no entanto, João Paulo I, que começou seu
brevíssimo pontificado tentando reduzir o poder do IOR e que não teve
tempo de se expressar muito. Ao mesmo tempo, são feitas concessões,
ainda que indiretamente, à "Teologia da Libertação ", por meio de
extensas referências às Assembleias Episcopais da América Latina, que,
com o tempo, diluíram seu conteúdo social, transformando-o em
pronunciamentos inócuos, porém eficazes. (Papa Francisco: Encíclica
"Laudato si'" sobre o cuidado do bem comum - Ed. S. Paolo - Libreria
Editrice Vaticana - Cidade do Vaticano 2015 - p. 55, nota n.º 24).
Ao ler a Encíclica, tem-se a impressão de estar diante de uma máquina
magnífica, testada, eficaz e, sobretudo, autoritária contra a injustiça,
que é precisamente o que falta no mundo de hoje. A tentativa do Papa de
demonstrar que a Igreja sempre apoiou essa denúncia, ainda que de forma
intermitente e, diz-se, às vezes com injustificada fraqueza, confere à
Igreja Católica uma grande primazia de originalidade e a qualifica como
um ponto de referência fundamental para a redenção dos menos
privilegiados do mundo.
A encíclica não representa um retorno decisivo à mensagem original do
Evangelho e às origens do cristianismo, mas sim à experiência mais
evocativa e menos exigente de São Francisco, a partir da qual tenta
redesenhar organicamente uma Igreja que, ao longo dos séculos,
objetivamente, tomou outra direção, embora com algumas exceções
significativas.
Além disso, as denúncias vibrantes da desigualdade como consequência do
papel das multinacionais, das finanças internacionais, da lógica
capitalista do lucro e, em geral, do sistema capitalista de produção em
sua fase imperialista, e, portanto, também do rearmamento, da guerra e
de seus inúmeros horrores, sempre foram herança de grupos
revolucionários restritos. Embora apoiassem essas posições com análises
científicas que a Encíclica cuidadosamente evita, e certamente não
devido à incompetência de seus redatores, esses grupos nunca tiveram a
capacidade de se engajar em um amplo diálogo de classes e permaneceram
em grande parte confinados a visões minoritárias, se não mesmo
ridicularizados como residuais.
Deste ponto de vista, a Encíclica agita as águas estagnadas da Igreja
Católica e de uma esquerda conformista, subserviente, cúmplice ou
impotente, suscitando inúmeros entusiasmos e consensos transversais em
todos os estratos políticos e sociais.
A Igreja Católica e o Cristianismo
A Encíclica aborda a "humanidade", numa tentativa de engajar todo o
cristianismo numa visão de unidade através da renovação. Daí a reiterada
abertura ao judaísmo, à Igreja Ortodoxa e ao protestantismo.
Consequentemente, nem o islamismo nem as grandes religiões orientais são
abordados, pois competem objetivamente, visto que o objetivo é
precisamente reunir o cristianismo, alinhando-o a uma perspectiva
progressista, a fim de definir um novo ponto de referência cristão em
escala global. A "questão islâmica" virá mais tarde.
A intenção é aguda e surge em um momento de crise profunda: o Estado e o
mercado estão vivenciando seu inevitável fracasso sem que nenhuma
perspectiva internacionalista surja; as principais social-democracias
são cúmplices mais ou menos diretas e conscientes do imperialismo, como
foi o caso às vésperas da Primeira Guerra Mundial; os principais
sindicatos estão paralisados por sua subserviência às políticas
imperialistas de seus respectivos países e governos, enquanto os
elementos revolucionários estão disseminados, mas confusos e impotentes,
como o caso grego demonstrou de forma mais recente e eloquente.
A Igreja Católica está, portanto, se preparando para redefinir seu papel
de guia no mundo, repropondo o antigo e inquebrável dogma válido para
todas as épocas da humanidade: a realidade como o problema, a Igreja
Católica (neste caso, poderíamos dizer também "o cristianismo"), como a
solução.
A natureza severa da crise e as mudanças nos contextos externo e interno
oferecem, portanto, à Igreja Católica a oportunidade de se posicionar
como a principal porta-voz dos pobres do mundo, sedentos de redenção. A
autoridade dessa fonte esconde uma certa superficialidade na atribuição
de responsabilidades pelas tragédias que assolam as classes sociais
menos favorecidas em todo o mundo, causando pobreza, guerra, morte e a
perda da esperança em um futuro melhor.
Os miseráveis do mundo
Essa consciência é claramente evidente na Encíclica e baseia-se
principalmente no catolicismo latino-americano continental,
profundamente influenciado pelo cristianismo social que culminou na
"Teologia da Libertação" e em inúmeras experiências pastorais populares
arraigadas que, nas últimas décadas, impactaram profundamente a Igreja
Católica em numerosos países como Brasil, Nicarágua, Argentina e El
Salvador. Hoje, de fato, a beatificação do Padre Oscar Romero,
assassinado em El Salvador em 24 de março de 1980 pelos militares, surge
como um ato necessário, uma tentativa de remover o desejo obstinado de
obstruir toda a sua experiência pastoral com os pobres, contra os
latifundiários e contra a repressão sangrenta dos esquadrões da morte
apoiados pelo governo salvadorenho e pela CIA. Essa repressão também foi
apoiada por setores inteiros das altas hierarquias católicas
continentais e pela substancial indiferença a Romero recebida tanto por
Paulo VI quanto por João Paulo II.
Isso ocorre em uma situação em que a "teologia da libertação" parece ter
esgotado sua força propulsora entre os fiéis latino-americanos e os
pobres do mundo, e as hierarquias católicas progressistas se preparam
para reunir e interpretar o que resta. Certamente, a dimensão
denunciatória da encíclica está destinada a despertar esperanças
justificadas entre os pobres do mundo, juntamente com um desejo
generalizado de redenção, o que, no entanto, não é o que a encíclica propõe.
Entre a imprecisão, a concertação e a competição
No final, de fato, depois de páginas e páginas onde as injustiças do
mundo são apropriadamente listadas, as responsabilidades por elas são
atribuídas a fenômenos e entidades que de uma clareza identificadora
inicial se tornam gradualmente ilusórias, e as claras definições
iniciais (emprestadas da "teologia da libertação ") são adoçadas por
outras extremamente genéricas, que se sucedem sem uma ordem aparente
que, no entanto, prevalece.
Faz-se referência às responsabilidades dos poderes econômicos ligados às
finanças, ao princípio da maximização do lucro, aos interesses
econômicos locais e nacionais ambíguos, à concorrência, às
multinacionais e ao consumismo, como concessões à realidade inegável dos
fatos estabelecidos. Mas, em seguida, passa-se a referências facilmente
digeríveis para a maioria, como individualismo, poder humano, mercado
desregulado e progresso indefinido. Faz-se referência a "alguns" e
"interesses particulares ", a ponto de cunhar conceitos francamente
enigmáticos como "antropocentrismo moderno" e "paradigma
técnico-econômico" para evitar citar as palavras "capitalismo e
imperialismo" em uma referência objetiva aos seus respectivos
fenômenos históricos. Essa vagueza deliberada prevalece, portanto, sobre
os conceitos iniciais mais reais e concretos, tornando a Encíclica
adaptável ao contexto mais amplo possível. Como evidência da extrema
heterogeneidade e vagueza das referências internas dentro da Igreja
Católica (é francamente difícil conectar alguns dos conteúdos da
Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe de 2007 -
parágrafo 38, página 55, nota n.º 26 - com as declarações, por exemplo,
de João Paulo II - parágrafo 5, página 29, nota n.º 4 - ), viemos propor
uma mudança de estilo de vida (parágrafo 206, página 181), que remonta à
austeridade da memória berlingueriana (" Sobre a Política de Austeridade
e Rigor" - E. Berlinguer: discurso na Conferência de Intelectuais -
1977) em uma perspectiva débil de concertação que espera uma "Autoridade
Mundial" mal definida para "prevenir os problemas mais graves que acabam
afetando a todos". ( Par. 175, pp. 158 - 159, nota, 129), agora
completamente superados pelas mesmas dinâmicas capitalistas e sociais
que também se vêm delineando na Europa desde 1970.
Além disso, a intensificação do conflito imperialista com o surgimento
de novas potências no mercado mundial, a afirmação progressiva do
neoliberalismo e a distribuição desigual da riqueza social, a
disseminação de guerras, fome e subdesenvolvimento como consequência do
desenvolvimento desigual, a devastação ambiental, a onda incessante de
privatizações, o ataque generalizado aos salários, ao trabalho e às
condições de vida das classes mais baixas, a destruição do Estado de
bem-estar social e o ataque cada vez mais violento ao próprio conceito
de sindicatos, a eliminação das proteções sociais com a paralisia
progressiva no contexto de um aumento cada vez maior da " pobreza em
massa " , mesmo em países capitalistas maduros - tudo isso constitui
prova prática e teórica da rejeição de qualquer abordagem concertada. A
Encíclica conclui com o sexto capítulo, de natureza necessariamente
educativa, que visa mudar os estilos de vida por meio da educação. A
Igreja está, portanto, engajada em uma intensa campanha para "educar
sobre a aliança entre a humanidade e o meio ambiente" (Cap. II, pp.
183-192), o que resulta em uma diluição das avaliações iniciais.
Deixando de lado as tradicionais e patéticas referências à defesa da
vida desde a sua concepção e a subestimação do fenômeno imigratório,
evidentemente dado como certo no colorido desfile dos horrores
contemporâneos, o que acreditamos ser indicativo é a ausência de uma
identificação detalhada do perigo de uma futura guerra imperialista
direta, não fragmentada em conflitos regionais que, no entanto, não são
considerados em sua gravidade específica, evidentemente também incluídos
no rol detalhado dos horrores do mundo.
O final da Encíclica é vazio e frágil, e a alternativa está ausente
apesar do início, cuja veemência cria expectativas que depois são
frustradas por uma espécie de voluntarismo delegado ao poder
estabelecido da Igreja e sua capacidade de dialogar com os poderes
dominantes, que é difícil entender por que deveriam perseguir interesses
outros que não os imperialistas, dado que a balança de poder está
pendendo favoravelmente nessa direção.
A Encíclica "Laudato si'" permanece, na melhor das hipóteses, uma lista
de boas intenções, inevitavelmente destinada, no máximo, a requalificar
em sentido social o papel político da Igreja Católica Apostólica Romana,
de outro modo em declínio, que, com sua renovada proeminência,
evidentemente tende a tirar o trabalho da "esquerda" , em suas
configurações históricas reformistas e até radicais, tanto dos
movimentos sociais quanto dos cartéis eleitorais com intenções
progressistas (Syriza na Grécia e Podemos na Espanha).
Conclusões
Muitos camaradas, evidentemente decepcionados com uma esquerda
derrotada, subserviente e impotente, acolheram a Encíclica com crescente
entusiasmo, fruto da compreensível frustração dos apelos à redenção.
Isso refletia uma atitude falha que se desenvolvera dentro da tradição
nacional-socialista e comunista, segundo a qual, para que as propostas
fossem críveis, deveriam ser proferidas por fontes autorizadas.
Togliatti também falou de revolução e socialismo, mas não era a mesma
revolução e socialismo que muitos daqueles que a definiram sacrificando
a própria liberdade e, em muitos casos, com o próprio sangue, lutando
contra o fascismo e o stalinismo.
Em comparação com a Encíclica, portanto, não nos deparamos com uma
diferença de linguagem, mas sim com uma diferença real de propósito que
pretendemos enfatizar, pois a abolição da "exploração do homem pelo
homem" implica a superação inevitável da sociedade dividida em classes
e, portanto, do sistema capitalista de produção e dos horrores que dele
decorrem. Mas este não é o propósito da Encíclica "Laudato si'", nem da
Igreja Católica, nem do Papa Francisco, mas sim da nossa perspectiva
comunista libertária e internacionalista.
A Encíclica é um fato que não deve ser subestimado, ou pior ainda,
"desprezado". Acima de qualquer superestimação, ela está destinada a
agitar as coisas e estabelecer diálogos até mesmo com camadas sociais
profundas, de difícil acesso, não apenas para grupos minoritários
revolucionários, mas também para a ação de massa generalizada. Se, dessa
perspectiva, a direção ativa é a Igreja Católica, isso sinaliza, antes,
uma crise na teoria e na prática revolucionárias. É sobre essa
consideração crítica que os anarquistas devem refletir, para emergir de
seus contextos estreitos e isolados e, finalmente, retornar ao
engajamento com o movimento real, a fim de abolir "o estado atual das
coisas".
http://alternativalibertaria.fdca.it/
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
- Prev by Date:
(pt) Italy, FAI, Umanita Nova #20-25 - Atrás das Grades de Marassi - Repressão e Violência Estrutural do Estado (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]
- Next by Date:
(pt) France, Monde Libertaire - Suor (ca, de, en, fr, it, tr)[traduccion automatica]
A-Infos Information Center