A - I n f o s

a multi-lingual news service by, for, and about anarchists **
News in all languages
Last 30 posts (Homepage) Last two weeks' posts Our archives of old posts

The last 100 posts, according to language
Greek_ 中文 Chinese_ Castellano_ Catalan_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Francais_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkurkish_ The.Supplement

The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Français_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours

Links to indexes of first few lines of all posts of past 30 days | of 2002 | of 2003 | of 2004 | of 2005 | of 2006 | of 2007 | of 2008 | of 2009 | of 2010 | of 2011 | of 2012 | of 2013 | of 2014 | of 2015 | of 2016 | of 2017 | of 2018 | of 2019 | of 2020 | of 2021 | of 2022 | of 2023 | of 2024 | of 2025

Syndication Of A-Infos - including RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups

(pt) Italy, FAI, Umanita Nova #20-25 - Atrás das Grades de Marassi - Repressão e Violência Estrutural do Estado (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]

Date Mon, 18 Aug 2025 08:53:31 +0300


O caso de um prisioneiro de 18 anos torturado por dois dias (entre 1 e 3 de junho) na prisão de Marassi levanta questões cruciais sobre a natureza das instituições penitenciárias e os mecanismos de poder que as sustentam. De um ponto de vista anarquista, esta história representa mais um exemplo emblemático das profundas contradições e injustiças inerentes a um sistema baseado na repressão, na supressão da liberdade, na normalização da violência estatal e na cultura de opressão que o envolve. ---- A Ligúria, com suas estruturas de poder prisional, ocupa o sétimo lugar na vergonhosa lista de prisões na Itália em termos de superlotação e taxas de suicídio. A prisão de Marassi, com cerca de 700 detentos de 500 "vagas" disponíveis, tem cerca de 134% de superlotação e parece que havia quatro deles naquela maldita cela com o jovem abusado que já havia sido transferido de cela em cela várias vezes por "problemas de relacionamento". Cinco é uma boa multidão de pessoas que o Estado fascista do momento consegue enfiar em uma pequena, dilapidada e antiga sala da prisão de Marassi, uma estrutura do século XIX. E parece que foram os quatro agressores que chamaram os guardas, preocupados com a saúde do menino que haviam estuprado por dois dias. Os guardas não viram nem ouviram nada por dois dias? Quem sabe... Mas a prisão de Marassi não é nova em violência entre detentos: em 2021, Emanuele Polizzi foi encontrado morto com marcas no corpo que não eram atribuíveis a suicídio e dois companheiros de cela foram investigados.

Mas, por outro lado, se todo o sistema prisional se baseia em cassetetes, armas, medos, abusos, grades, segregações, punições, injustiças, hostilidade e competição... o que se espera? E, no entanto, apesar disso, os protestos dentro da prisão de Marassi, que explodiram em 4 de junho em apoio ao jovem estuprado, ainda indicam que a empatia, a ajuda mútua e a resistência vivem na alma das pessoas, mesmo daquelas condenadas a viver na violência, nas injustiças e nos abusos dos Estados.

Esses protestos são realmente importantes porque, nesse caso, o "único" custo suportado pelos Estados pelos abusos cometidos é o de serem "condenados" por uma dessas instituições que dão uma aparência quase democrática a este sistema despótico em que vivemos, o Tribunal Europeu de Direitos Humanos. De fato, a Itália tem sido repetidamente condenada pelo tratamento dispensado aos presos nas prisões, destacando violações do Artigo 3 da Convenção Europeia dos Direitos Humanos, que proíbe a tortura e tratamentos desumanos ou degradantes, e observando as condições de superlotação e a falta de cuidados adequados para os presos, especialmente aqueles com problemas psiquiátricos. É claro que massacres estatais são cometidos nas prisões: muitas pessoas cometeram suicídio, 91 em 2024 e 33 até maio de 2025. No período de 2021 a 2024 - conforme consta no dossiê da Garantía Nacional das Pessoas Privadas de Liberdade (Gnpl) - 294 suicídios ocorreram nas prisões, com uma média de cerca de 73,5 suicídios por ano. Afinal, na prisão, a taxa de suicídio é 25 vezes maior do que no restante da população "livre".

Para a ideologia anarquista, a prisão nunca foi uma solução eficaz ou justa para os problemas sociais, mas sim um mecanismo de opressão que serve para manter o status quo de poder das classes dominantes. A detenção de indivíduos, frequentemente por crimes que evidenciam desigualdades sociais e opressão estrutural, traduz-se num sistema que criminaliza a pobreza, a marginalização e a diversidade.

No caso de Marassi, o facto de um jovem de 18 anos ser abusado e torturado sem que os agentes ou outros detentos aparentemente tenham algo a fazer ou dizer, evidencia a incapacidade e o desinteresse do sistema penitenciário em garantir a segurança e os direitos fundamentais dos detentos. A inobservância ou, pior ainda, a cumplicidade implícita de figuras de autoridade sugere que a violência é parte integrante desta instituição, alimentada e protegida por estruturas de poder que se justificam através de normas e práticas opressivas.

A investigação do Ministério Público de Génova destaca como as omissões dos agentes e dos líderes da polícia penitenciária podem ser consideradas não apenas um caso de negligência, mas também uma manifestação de uma cultura de impunidade enraizada nas instituições estatais. Essa cultura se baseia na ideia de que as autoridades estão acima da lei e podem agir sem consequências, especialmente quando se trata de manter a ordem e o controle.

A aparente inocência diante da violência nas celas revela como o sistema penitenciário é estruturado para preservar seus próprios interesses, muitas vezes em detrimento da vida e da dignidade dos presos. A proteção dos direitos humanos torna-se uma exceção, em vez de uma mera formalidade. Eu sou a regra, e a responsabilidade muitas vezes se esconde atrás de um véu de silêncio e de silêncio institucional.

De uma perspectiva anarquista, a violência na prisão não é exceção, mas sim um componente intrínseco das práticas de repressão estatal. Tortura, espancamentos e assédio são ferramentas disciplinares que reforçam a hierarquia e a subserviência entre presos, mas também entre presos e agentes. A violência torna-se, assim, um meio de controle e manutenção do poder, justificado pela lógica da "lei" e da "ordem pública". O caso de Marassi confirma essa tese: um jovem de 18 anos, vulnerável e incapaz de se defender, é brutalmente torturado sem que ninguém intervenha. Este episódio mostra como as instituições assumem o papel de agentes da opressão, alimentando um ciclo de violência que se perpetua implacavelmente. A responsabilidade não se limita a figuras individuais de agentes ou líderes, mas se estende a todo o sistema repressivo e sua lógica. A presença de omissões e conluios entre os diversos componentes do sistema penitenciário revela como essa estrutura é produto de uma ordem social baseada na rivalidade, no controle e na dominação.

O caso de Marassi é um exemplo de como as instituições, em vez de proteger os direitos humanos, contribuem para perpetuar um ciclo de violência e opressão. A resposta a essa situação não pode ser confiada às autoridades ou a reformas parciais, mas requer um desmantelamento radical de todas as estruturas de poder que sustentam o sistema penitenciário. Não nos limitamos a denunciar injustiças; nossa proposta é a de uma renovação radical das formas de gestão da sociedade e das relações sociais. A luta pela abolição da prisão e, de forma mais geral, pelo fim da repressão estatal, baseia-se na crença de que a liberdade individual e coletiva só pode ser alcançada por meio da autogestão, da igualdade e da solidariedade. Nessa perspectiva, as práticas de vigilância e controle devem ser substituídas por formas de organização social baseadas na mutualidade, no respeito mútuo e na solidariedade, eliminando as estruturas de poder que alimentam a violência e a opressão.

O caso de Marassi representa um alerta contra a normalização da violência e contra as lógicas de opressão que caracterizam o sistema penitenciário. É essencial denunciar essas injustiças, promover a autonomia e a autogestão das comunidades e trabalhar para criar um mundo sem correntes ou barreiras, onde a liberdade e a dignidade sejam direitos para todos, não privilégios para alguns. Somente por meio de uma crítica radical às instituições e de um compromisso coletivo com a mudança social podemos esperar construir uma sociedade mais justa, livre e solidária.

Que fique claro: não se trata de pedir a abolição do direito penal, nem mesmo do direito administrativo, que prende migrantes e reprime fortemente muitos movimentos importantes, como o NoMuos. Não se trata de reformas ou referendos. Escrevemos para levar as pessoas a uma consciência crítica de si mesmas, de seu ambiente e dos sistemas de poder que nos cercam; escrevemos com a dor e a raiva daqueles que decidiram encarar a opressão de frente; escrevemos para compartilhar discussões e ações alternativas à autoridade em todas as suas formas. Escrevemos para levar as pessoas a questionar e a se tornarem céticas em relação a todas as autoridades, mesmo aquelas que possam parecer benevolentes. Não serão as reformas dentro dos Estados que reduzirão a opressão que vivenciamos diariamente sobre nossos corpos e nossas vidas. Será o despertar da consciência daqueles que, em determinado momento, mesmo que repentinamente, decidem dizer basta, para não mais entregar sua responsabilidade e sua vida ao partido político do momento. Quando esse BASTA se tornar não apenas um grito, mas um sentimento claro compartilhado por milhares, estes se tornarão milhões e, enquanto os Estados tentarão de todas as maneiras usar as armas mais recentes de repressão em massa à sua disposição, a superação dos Estados também se dará por si só, nas formas que as pessoas considerarem mais apropriadas. Sabemos com certeza histórica que quanto mais as restrições se tornarem mais severas, mais a pressão levará à implosão do sistema, mas nesta volta do carrossel, torceremos por um sistema que não se repita com outras formas estatais e opressivas.

Gabriele Cammarata

https://umanitanova.org/tra-le-sbarre-di-marassi-repressione-e-violenza-strutturale-dello-stato
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
A-Infos Information Center