|
A - I n f o s
|
|
a multi-lingual news service by, for, and about anarchists
**
News in all languages
Last 30 posts (Homepage)
Last two
weeks' posts
Our
archives of old posts
The last 100 posts, according
to language
Greek_
中文 Chinese_
Castellano_
Catalan_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Francais_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkurkish_
The.Supplement
The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Français_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours
Links to indexes of first few lines of all posts
of past 30 days |
of 2002 |
of 2003 |
of 2004 |
of 2005 |
of 2006 |
of 2007 |
of 2008 |
of 2009 |
of 2010 |
of 2011 |
of 2012 |
of 2013 |
of 2014 |
of 2015 |
of 2016 |
of 2017 |
of 2018 |
of 2019 |
of 2020 |
of 2021 |
of 2022 |
of 2023 |
of 2024 |
of 2025
Syndication Of A-Infos - including
RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups
(pt) Italy, FAI, Umanita Nova #20-25 - Atrás das Grades de Marassi - Repressão e Violência Estrutural do Estado (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]
Date
Mon, 18 Aug 2025 08:53:31 +0300
O caso de um prisioneiro de 18 anos torturado por dois dias (entre 1 e 3
de junho) na prisão de Marassi levanta questões cruciais sobre a
natureza das instituições penitenciárias e os mecanismos de poder que as
sustentam. De um ponto de vista anarquista, esta história representa
mais um exemplo emblemático das profundas contradições e injustiças
inerentes a um sistema baseado na repressão, na supressão da liberdade,
na normalização da violência estatal e na cultura de opressão que o
envolve. ---- A Ligúria, com suas estruturas de poder prisional, ocupa o
sétimo lugar na vergonhosa lista de prisões na Itália em termos de
superlotação e taxas de suicídio. A prisão de Marassi, com cerca de 700
detentos de 500 "vagas" disponíveis, tem cerca de 134% de superlotação e
parece que havia quatro deles naquela maldita cela com o jovem abusado
que já havia sido transferido de cela em cela várias vezes por
"problemas de relacionamento". Cinco é uma boa multidão de pessoas que o
Estado fascista do momento consegue enfiar em uma pequena, dilapidada e
antiga sala da prisão de Marassi, uma estrutura do século XIX. E parece
que foram os quatro agressores que chamaram os guardas, preocupados com
a saúde do menino que haviam estuprado por dois dias. Os guardas não
viram nem ouviram nada por dois dias? Quem sabe... Mas a prisão de
Marassi não é nova em violência entre detentos: em 2021, Emanuele
Polizzi foi encontrado morto com marcas no corpo que não eram
atribuíveis a suicídio e dois companheiros de cela foram investigados.
Mas, por outro lado, se todo o sistema prisional se baseia em
cassetetes, armas, medos, abusos, grades, segregações, punições,
injustiças, hostilidade e competição... o que se espera? E, no entanto,
apesar disso, os protestos dentro da prisão de Marassi, que explodiram
em 4 de junho em apoio ao jovem estuprado, ainda indicam que a empatia,
a ajuda mútua e a resistência vivem na alma das pessoas, mesmo daquelas
condenadas a viver na violência, nas injustiças e nos abusos dos Estados.
Esses protestos são realmente importantes porque, nesse caso, o "único"
custo suportado pelos Estados pelos abusos cometidos é o de serem
"condenados" por uma dessas instituições que dão uma aparência quase
democrática a este sistema despótico em que vivemos, o Tribunal Europeu
de Direitos Humanos. De fato, a Itália tem sido repetidamente condenada
pelo tratamento dispensado aos presos nas prisões, destacando violações
do Artigo 3 da Convenção Europeia dos Direitos Humanos, que proíbe a
tortura e tratamentos desumanos ou degradantes, e observando as
condições de superlotação e a falta de cuidados adequados para os
presos, especialmente aqueles com problemas psiquiátricos. É claro que
massacres estatais são cometidos nas prisões: muitas pessoas cometeram
suicídio, 91 em 2024 e 33 até maio de 2025. No período de 2021 a 2024 -
conforme consta no dossiê da Garantía Nacional das Pessoas Privadas de
Liberdade (Gnpl) - 294 suicídios ocorreram nas prisões, com uma média de
cerca de 73,5 suicídios por ano. Afinal, na prisão, a taxa de suicídio é
25 vezes maior do que no restante da população "livre".
Para a ideologia anarquista, a prisão nunca foi uma solução eficaz ou
justa para os problemas sociais, mas sim um mecanismo de opressão que
serve para manter o status quo de poder das classes dominantes. A
detenção de indivíduos, frequentemente por crimes que evidenciam
desigualdades sociais e opressão estrutural, traduz-se num sistema que
criminaliza a pobreza, a marginalização e a diversidade.
No caso de Marassi, o facto de um jovem de 18 anos ser abusado e
torturado sem que os agentes ou outros detentos aparentemente tenham
algo a fazer ou dizer, evidencia a incapacidade e o desinteresse do
sistema penitenciário em garantir a segurança e os direitos fundamentais
dos detentos. A inobservância ou, pior ainda, a cumplicidade implícita
de figuras de autoridade sugere que a violência é parte integrante desta
instituição, alimentada e protegida por estruturas de poder que se
justificam através de normas e práticas opressivas.
A investigação do Ministério Público de Génova destaca como as omissões
dos agentes e dos líderes da polícia penitenciária podem ser
consideradas não apenas um caso de negligência, mas também uma
manifestação de uma cultura de impunidade enraizada nas instituições
estatais. Essa cultura se baseia na ideia de que as autoridades estão
acima da lei e podem agir sem consequências, especialmente quando se
trata de manter a ordem e o controle.
A aparente inocência diante da violência nas celas revela como o sistema
penitenciário é estruturado para preservar seus próprios interesses,
muitas vezes em detrimento da vida e da dignidade dos presos. A proteção
dos direitos humanos torna-se uma exceção, em vez de uma mera
formalidade. Eu sou a regra, e a responsabilidade muitas vezes se
esconde atrás de um véu de silêncio e de silêncio institucional.
De uma perspectiva anarquista, a violência na prisão não é exceção, mas
sim um componente intrínseco das práticas de repressão estatal. Tortura,
espancamentos e assédio são ferramentas disciplinares que reforçam a
hierarquia e a subserviência entre presos, mas também entre presos e
agentes. A violência torna-se, assim, um meio de controle e manutenção
do poder, justificado pela lógica da "lei" e da "ordem pública". O caso
de Marassi confirma essa tese: um jovem de 18 anos, vulnerável e incapaz
de se defender, é brutalmente torturado sem que ninguém intervenha. Este
episódio mostra como as instituições assumem o papel de agentes da
opressão, alimentando um ciclo de violência que se perpetua
implacavelmente. A responsabilidade não se limita a figuras individuais
de agentes ou líderes, mas se estende a todo o sistema repressivo e sua
lógica. A presença de omissões e conluios entre os diversos componentes
do sistema penitenciário revela como essa estrutura é produto de uma
ordem social baseada na rivalidade, no controle e na dominação.
O caso de Marassi é um exemplo de como as instituições, em vez de
proteger os direitos humanos, contribuem para perpetuar um ciclo de
violência e opressão. A resposta a essa situação não pode ser confiada
às autoridades ou a reformas parciais, mas requer um desmantelamento
radical de todas as estruturas de poder que sustentam o sistema
penitenciário. Não nos limitamos a denunciar injustiças; nossa proposta
é a de uma renovação radical das formas de gestão da sociedade e das
relações sociais. A luta pela abolição da prisão e, de forma mais geral,
pelo fim da repressão estatal, baseia-se na crença de que a liberdade
individual e coletiva só pode ser alcançada por meio da autogestão, da
igualdade e da solidariedade. Nessa perspectiva, as práticas de
vigilância e controle devem ser substituídas por formas de organização
social baseadas na mutualidade, no respeito mútuo e na solidariedade,
eliminando as estruturas de poder que alimentam a violência e a opressão.
O caso de Marassi representa um alerta contra a normalização da
violência e contra as lógicas de opressão que caracterizam o sistema
penitenciário. É essencial denunciar essas injustiças, promover a
autonomia e a autogestão das comunidades e trabalhar para criar um mundo
sem correntes ou barreiras, onde a liberdade e a dignidade sejam
direitos para todos, não privilégios para alguns. Somente por meio de
uma crítica radical às instituições e de um compromisso coletivo com a
mudança social podemos esperar construir uma sociedade mais justa, livre
e solidária.
Que fique claro: não se trata de pedir a abolição do direito penal, nem
mesmo do direito administrativo, que prende migrantes e reprime
fortemente muitos movimentos importantes, como o NoMuos. Não se trata de
reformas ou referendos. Escrevemos para levar as pessoas a uma
consciência crítica de si mesmas, de seu ambiente e dos sistemas de
poder que nos cercam; escrevemos com a dor e a raiva daqueles que
decidiram encarar a opressão de frente; escrevemos para compartilhar
discussões e ações alternativas à autoridade em todas as suas formas.
Escrevemos para levar as pessoas a questionar e a se tornarem céticas em
relação a todas as autoridades, mesmo aquelas que possam parecer
benevolentes. Não serão as reformas dentro dos Estados que reduzirão a
opressão que vivenciamos diariamente sobre nossos corpos e nossas vidas.
Será o despertar da consciência daqueles que, em determinado momento,
mesmo que repentinamente, decidem dizer basta, para não mais entregar
sua responsabilidade e sua vida ao partido político do momento. Quando
esse BASTA se tornar não apenas um grito, mas um sentimento claro
compartilhado por milhares, estes se tornarão milhões e, enquanto os
Estados tentarão de todas as maneiras usar as armas mais recentes de
repressão em massa à sua disposição, a superação dos Estados também se
dará por si só, nas formas que as pessoas considerarem mais apropriadas.
Sabemos com certeza histórica que quanto mais as restrições se tornarem
mais severas, mais a pressão levará à implosão do sistema, mas nesta
volta do carrossel, torceremos por um sistema que não se repita com
outras formas estatais e opressivas.
Gabriele Cammarata
https://umanitanova.org/tra-le-sbarre-di-marassi-repressione-e-violenza-strutturale-dello-stato
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
A-Infos Information Center