A - I n f o s

a multi-lingual news service by, for, and about anarchists **
News in all languages
Last 30 posts (Homepage) Last two weeks' posts Our archives of old posts

The last 100 posts, according to language
Greek_ 中文 Chinese_ Castellano_ Catalan_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Francais_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkurkish_ The.Supplement

The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Français_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours

Links to indexes of first few lines of all posts of past 30 days | of 2002 | of 2003 | of 2004 | of 2005 | of 2006 | of 2007 | of 2008 | of 2009 | of 2010 | of 2011 | of 2012 | of 2013 | of 2014 | of 2015 | of 2016 | of 2017 | of 2018 | of 2019 | of 2020 | of 2021 | of 2022 | of 2023 | of 2024 | of 2025

Syndication Of A-Infos - including RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups

(pt) Italy, FAI, Umanita Nova #20-25 - O fogo derreterá o gelo? Opressão racial e revoltas nos EUA (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]

Date Sun, 17 Aug 2025 06:50:57 +0300


A opressão racial e a manutenção do status minoritário de parte da força de trabalho por meio da negação de documentos são duas características do sistema econômico e político contemporâneo. ---- A alternância de governos progressistas e conservadores, na Europa e nos EUA, leva à ampliação e ao estreitamento das janelas dentro das quais o componente indocumentado do proletariado pode aspirar a obter os mesmos documentos ou, pelo menos, a ser um pouco menos assediado pelas forças policiais. ---- Há várias razões pelas quais nenhum governo jamais questionou esse sistema em suas raízes: a necessidade de manter um componente fundamental, mas potencialmente indisciplinado, da força de trabalho em estado de chantagem; o desejo de dividir a classe ao longo das linhas de demarcação impostas pelo Estado; a capacidade de brandir o espantalho da segurança do "crime trazido pelos imigrantes" e as bandeiras da identidade.

Tendo feito essa premissa geral, passemos aos detalhes do caso americano. Nos últimos 40 anos, desde a presidência de Reagan, o número de deportações aumentou, atingindo o pico durante a presidência de Clinton, caindo durante o segundo mandato de Obama, aumentando durante o primeiro mandato de Trump e continuando a crescer durante o mandato de Biden. Podemos dizer que estamos diante de uma política bipartidária. E dizemos isso tanto diante da propaganda trumpista, segundo a qual Biden estava permitindo a entrada de imigrantes que se dedicavam a comer animais domésticos, quanto da propaganda democrata dos últimos dias, que pinta as deportações como obra de um governo abertamente racista. Vale destacar que o aumento da violência contra o componente migrante da classe trabalhadora ocorreu com a afirmação definitiva das políticas neoliberais, a partir do governo Reagan.

Há diferenças entre governos progressistas e conservadores: os primeiros tentam, ao máximo, tornar a violência invisível e, portanto, aceitável para seu eleitorado; os segundos a glorificam.

Com ambos os lados no comando, assistimos a um aumento da militarização da fronteira, à construção de centros de detenção administrativa, à prática de divisão de unidades familiares (com o corolário do desaparecimento de menores) e a um aumento do orçamento disponível para o ICE. O aumento do financiamento para campanhas de repressão e controle de trabalhadores migrantes permitiu a introdução de tecnologias de controle cada vez mais sofisticadas, projetadas e gerenciadas diretamente por esse complexo militar-digital que se uniu ao tradicional complexo militar-industrial. A Palantir vendeu seus sistemas digitais de análise e vigilância, aqueles que permitem a integração entre bancos de dados governamentais e privados para identificar as pessoas que o ICE terá que prender. Mas não apenas a Palantir: a Microsoft e o Google também se enriqueceram fornecendo serviços de TI para a agência federal dedicada à perseguição de indocumentados. E mesmo fora das grandes empresas do setor, há uma miríade de empresas que fornecem suporte tecnológico ao trabalho do ICE, como as que fornecem as pulseiras eletrônicas que alguns imigrantes são obrigados a usar enquanto aguardam a validação ou não de seu pedido de visto. Em alguns casos, aqueles que prestam esses serviços não apenas fornecem a plataforma tecnológica, mas também têm o poder de gerenciar diretamente o relacionamento com as pessoas que aguardam documentos.

Aqui, assistimos a uma mudança de paradigma: na era de ouro "clássica" do complexo militar-industrial, a dos McNamaras, as funções policiais ou militares nunca haviam sido delegadas diretamente a grandes empresas do setor, limitando-se a fornecer recursos materiais, de design e de manutenção. Agora, vemos o setor digital cada vez mais arraigado na máquina estatal. A união entre capital e estrutura estatal está se tornando cada vez mais rígida.

Algumas peculiaridades da situação dos EUA devem ser destacadas. Cidades santuário, ou cidades onde as regulamentações federais que limitam a imigração não são aplicadas, ou melhor, são

aplicadas de forma enfraquecida, são as cidades nas quais o componente indocumentado fornece partes importantes da força de trabalho em setores como manufatura, agricultura, serviços pessoais e serviços de limpeza e manutenção. Essas cidades são cidades democraticamente governadas, em estados democraticamente governados. No entanto, o governo federal, mesmo quando liderado por democratas, manteve, exceto no segundo mandato de Obama, a política de criminalização dos indocumentados. A contradição é apenas aparente: as leis federais que regulamentam os vistos de residência e a cidadania permitem que a força de trabalho migrante seja mantida em uma posição de forte chantagem. A partir do momento em que isso surgisse ou se tornasse redundante, poderia ser perseguido em cidades-santuário, bem como no sul profundo, firmemente republicano.

Há também outras considerações a serem feitas, especialmente na fronteira sul dos EUA. Novo México, Califórnia e Texas foram conquistados após a Guerra México-EUA em meados do século XIX, e boa parte da população de língua e cultura mexicana que vivia nesses territórios permaneceu lá, adquirindo cidadania americana nos anos seguintes, mas também mantendo laços com o México.

Isso imediatamente conferiu uma característica de "porosidade" à fronteira sul, com constantes trocas comerciais e fluxos de migrantes mexicanos atraídos pela demanda por trabalhadores do setor agrícola, no caso da Califórnia, e por gado (o mesmo gado que então se dirigia aos matadouros de Chicago, que alimentavam a crescente população) no caso do Texas e do Novo México, mas também por intercâmbios culturais que ainda definem essa parte dos EUA hoje. Até mesmo as elites de língua espanhola desses territórios se integraram ao longo dos anos à classe dominante dos EUA.

Isso também significa que a migração, mesmo que sazonal, tem sido uma característica constante nessas áreas; a situação mudou nas últimas décadas, quando, ao lado dos fluxos mexicanos tradicionais, foram adicionados fluxos de países da América Central, América do Sul e Caribe. O componente chicano da população é nativo dessas partes dos EUA e não um corpo estrangeiro, como a propaganda representa, seja visando à assimilação ou à segregação.

O componente hispano-americano de origem cubana, presente sobretudo no estado da Flórida, ainda é diferente. Embora este, como os outros, se enquadre na ampla categoria de latinos, neste caso se trata de pessoas que fugiram do governo cubano, algumas imediatamente após a revolução que depôs Batista, outras em anos mais recentes. Em muitos casos, trata-se de pessoas que receberam um tratamento ligeiramente favorável em nome da luta contra o comunismo e que adquiriram a cidadania. Em muitos casos, votam no Partido Republicano e alguns expoentes, como Rubio, alcançaram altos cargos estaduais e foram candidatos elegíveis nas primárias do partido dos elefantes.

O componente chicano da população do sul da Califórnia, apesar de sempre ter estado presente no território, na verdade, eles são os primeiros a se estabelecer depois das tribos nativas, foi mantido em uma posição subordinada em relação à imigração do estilo WASP, conforme a prática na hierarquia racializada típica da sociedade americana. Ao longo dos anos, houve períodos de lutas bastante intensas, como a Moratória Chicana, um intenso e extenso movimento de protesto antimilitarista e pacifista durante a Guerra do Vietnã. Como bem descrito por Davis e Wiener em "Set the Night on fire - L.A. in the sixties" (Verso Books, Londres - Nova York 2020), um livro fundamental que reconstrói a história dos movimentos sociais na metrópole dos anos 1960 e início dos anos 1970, a comunidade chicana de Los Angeles durante o século XX aderiu com certo impulso patriótico às guerras americanas, à Primeira e à Segunda Guerras Mundiais, mas também ao conflito na Coreia. Esse impulso patriótico, no entanto, perdeu força e mudou de direção durante os anos da Guerra do Vietnã, dando origem a um grande movimento de protesto antimilitarista que enfatizou como a comunidade pagou um preço significativo em sangue por uma guerra que não sentia ser sua e que via como sendo de interesse exclusivo da classe dominante. Uma tese semelhante pode ser encontrada nos grupos militantes afro-americanos da época, bem como nos setores politizados, à época, ainda que extremamente marginais, da classe trabalhadora branca. A presença de estruturas comunitárias que persistiram ao longo das décadas permitiu a preservação de formas de memória dessas lutas, mesmo nos anos seguintes.

A explosão de protestos em junho deste ano é a emergência daquele rio cárstico de contestação radical da estrutura social dos EUA, cuja existência já destacamos em outros artigos ("Trair a raça branca significa ser leal à humanidade", Umanità Nova, número 21, ano 100, e no panfleto "A era da querela - a crise dos EUA vista pelas lentes do anarquismo social", publicado em novembro de 2020).

Os movimentos sociais já demonstraram que são capazes de minar as políticas supremacistas da classe dominante. O movimento contra a brutalidade policial mostrou sua força durante a era Ferguson e ressurgiu poderosamente, e com demandas ainda mais radicais, durante a primeira presidência de Trump; de um movimento predominantemente afro-americano, tornou-se um movimento que rompeu as barreiras da divisão de classes ao envolver setores da classe trabalhadora branca, especialmente seus componentes jovens.

Durante a Rebelião de Floyd, durante a revolta de Ferguson e durante os levantes do início de junho de 2025, foi possível ver como os dispositivos de contrainsurgência não eram apenas os policiais, agora cada vez mais militarizados, mas também aqueles empregados por aquela miríade de organizações e ONGs de ativismo profissional, dedicadas a mediar e recuperar as demandas mais radicais, que são o braço esquerdo do capital.

Nos EUA, muito mais do que na Europa e em outras partes do mundo, a base dessas organizações é extensa e possui amplas capacidades econômicas e organizacionais, estando vinculadas ao Partido Democrata. Se ainda tinham alguma legitimidade durante a Rebelião de Floyd, na época de Ferguson, foram muito mais marginalizados e neutralizados não apenas pelas formas radicais com que aqueles que foram às ruas se apropriaram do espaço público, mas também pelo fato de a natureza nefasta de seu trabalho ser agora reconhecida como tal não apenas pela minoria militante de agentes, mas também por setores cada vez maiores dos setores racializados da classe trabalhadora. Tanto em Los Angeles quanto em Minneapolis, mas também na pequena, porém radical, manifestação que ocorreu em Austin na mesma época, esses profissionais de recuperação foram ignorados e, de fato, isolados.

Na última década, assistimos a um certo ressurgimento das reivindicações do sindicalismo de classe nos EUA, com lutas importantes tanto no setor público (professores), na indústria (setor automotivo) e, sobretudo, na economia de serviços (logística e alimentação), como também entre os trabalhadores prisionais (ver "Questione carceraria e lotta di classe" publicado na Umanità Nova 21 ano 98 e "La lotta degli maestri del West Virginia" no número 19 ano 98). Ao longo dos anos, em muitos estados, salários mínimos de 15 dólares por hora foram impostos por meio de lutas, uma conquista agora corroída pela inflação. É precisamente na intersecção do nível econômico com o da opressão racial, sobre o qual o movimento de 2020 também havia crescido, que uma crise interna poderia se abrir, difícil de ser administrada pelo governo Trump. Resta saber se os distúrbios em Los Angeles e Minneapolis, que colocaram diretamente em crise o ICE, o fiador militar dos princípios da supremacia branca, são um modelo que se estenderá ao nível federal.

Lorcon

https://umanitanova.org/il-fuoco-sciogliera-il-ghiaccio-oppressione-razziale-e-rivolte-in-usa/
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
A-Infos Information Center