|
A - I n f o s
|
|
a multi-lingual news service by, for, and about anarchists
**
News in all languages
Last 30 posts (Homepage)
Last two
weeks' posts
Our
archives of old posts
The last 100 posts, according
to language
Greek_
中文 Chinese_
Castellano_
Catalan_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Francais_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkurkish_
The.Supplement
The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Français_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours
Links to indexes of first few lines of all posts
of past 30 days |
of 2002 |
of 2003 |
of 2004 |
of 2005 |
of 2006 |
of 2007 |
of 2008 |
of 2009 |
of 2010 |
of 2011 |
of 2012 |
of 2013 |
of 2014 |
of 2015 |
of 2016 |
of 2017 |
of 2018 |
of 2019 |
of 2020 |
of 2021 |
of 2022 |
of 2023 |
of 2024 |
of 2025
Syndication Of A-Infos - including
RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups
(pt) Italy, FAI, Umanita Nova #20-25 - O fogo derreterá o gelo? Opressão racial e revoltas nos EUA (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]
Date
Sun, 17 Aug 2025 06:50:57 +0300
A opressão racial e a manutenção do status minoritário de parte da força
de trabalho por meio da negação de documentos são duas características
do sistema econômico e político contemporâneo. ---- A alternância de
governos progressistas e conservadores, na Europa e nos EUA, leva à
ampliação e ao estreitamento das janelas dentro das quais o componente
indocumentado do proletariado pode aspirar a obter os mesmos documentos
ou, pelo menos, a ser um pouco menos assediado pelas forças policiais.
---- Há várias razões pelas quais nenhum governo jamais questionou esse
sistema em suas raízes: a necessidade de manter um componente
fundamental, mas potencialmente indisciplinado, da força de trabalho em
estado de chantagem; o desejo de dividir a classe ao longo das linhas de
demarcação impostas pelo Estado; a capacidade de brandir o espantalho da
segurança do "crime trazido pelos imigrantes" e as bandeiras da identidade.
Tendo feito essa premissa geral, passemos aos detalhes do caso
americano. Nos últimos 40 anos, desde a presidência de Reagan, o número
de deportações aumentou, atingindo o pico durante a presidência de
Clinton, caindo durante o segundo mandato de Obama, aumentando durante o
primeiro mandato de Trump e continuando a crescer durante o mandato de
Biden. Podemos dizer que estamos diante de uma política bipartidária. E
dizemos isso tanto diante da propaganda trumpista, segundo a qual Biden
estava permitindo a entrada de imigrantes que se dedicavam a comer
animais domésticos, quanto da propaganda democrata dos últimos dias, que
pinta as deportações como obra de um governo abertamente racista. Vale
destacar que o aumento da violência contra o componente migrante da
classe trabalhadora ocorreu com a afirmação definitiva das políticas
neoliberais, a partir do governo Reagan.
Há diferenças entre governos progressistas e conservadores: os primeiros
tentam, ao máximo, tornar a violência invisível e, portanto, aceitável
para seu eleitorado; os segundos a glorificam.
Com ambos os lados no comando, assistimos a um aumento da militarização
da fronteira, à construção de centros de detenção administrativa, à
prática de divisão de unidades familiares (com o corolário do
desaparecimento de menores) e a um aumento do orçamento disponível para
o ICE. O aumento do financiamento para campanhas de repressão e controle
de trabalhadores migrantes permitiu a introdução de tecnologias de
controle cada vez mais sofisticadas, projetadas e gerenciadas
diretamente por esse complexo militar-digital que se uniu ao tradicional
complexo militar-industrial. A Palantir vendeu seus sistemas digitais de
análise e vigilância, aqueles que permitem a integração entre bancos de
dados governamentais e privados para identificar as pessoas que o ICE
terá que prender. Mas não apenas a Palantir: a Microsoft e o Google
também se enriqueceram fornecendo serviços de TI para a agência federal
dedicada à perseguição de indocumentados. E mesmo fora das grandes
empresas do setor, há uma miríade de empresas que fornecem suporte
tecnológico ao trabalho do ICE, como as que fornecem as pulseiras
eletrônicas que alguns imigrantes são obrigados a usar enquanto aguardam
a validação ou não de seu pedido de visto. Em alguns casos, aqueles que
prestam esses serviços não apenas fornecem a plataforma tecnológica, mas
também têm o poder de gerenciar diretamente o relacionamento com as
pessoas que aguardam documentos.
Aqui, assistimos a uma mudança de paradigma: na era de ouro "clássica"
do complexo militar-industrial, a dos McNamaras, as funções policiais ou
militares nunca haviam sido delegadas diretamente a grandes empresas do
setor, limitando-se a fornecer recursos materiais, de design e de
manutenção. Agora, vemos o setor digital cada vez mais arraigado na
máquina estatal. A união entre capital e estrutura estatal está se
tornando cada vez mais rígida.
Algumas peculiaridades da situação dos EUA devem ser destacadas. Cidades
santuário, ou cidades onde as regulamentações federais que limitam a
imigração não são aplicadas, ou melhor, são
aplicadas de forma enfraquecida, são as cidades nas quais o componente
indocumentado fornece partes importantes da força de trabalho em setores
como manufatura, agricultura, serviços pessoais e serviços de limpeza e
manutenção. Essas cidades são cidades democraticamente governadas, em
estados democraticamente governados. No entanto, o governo federal,
mesmo quando liderado por democratas, manteve, exceto no segundo mandato
de Obama, a política de criminalização dos indocumentados. A contradição
é apenas aparente: as leis federais que regulamentam os vistos de
residência e a cidadania permitem que a força de trabalho migrante seja
mantida em uma posição de forte chantagem. A partir do momento em que
isso surgisse ou se tornasse redundante, poderia ser perseguido em
cidades-santuário, bem como no sul profundo, firmemente republicano.
Há também outras considerações a serem feitas, especialmente na
fronteira sul dos EUA. Novo México, Califórnia e Texas foram
conquistados após a Guerra México-EUA em meados do século XIX, e boa
parte da população de língua e cultura mexicana que vivia nesses
territórios permaneceu lá, adquirindo cidadania americana nos anos
seguintes, mas também mantendo laços com o México.
Isso imediatamente conferiu uma característica de "porosidade" à
fronteira sul, com constantes trocas comerciais e fluxos de migrantes
mexicanos atraídos pela demanda por trabalhadores do setor agrícola, no
caso da Califórnia, e por gado (o mesmo gado que então se dirigia aos
matadouros de Chicago, que alimentavam a crescente população) no caso do
Texas e do Novo México, mas também por intercâmbios culturais que ainda
definem essa parte dos EUA hoje. Até mesmo as elites de língua espanhola
desses territórios se integraram ao longo dos anos à classe dominante
dos EUA.
Isso também significa que a migração, mesmo que sazonal, tem sido uma
característica constante nessas áreas; a situação mudou nas últimas
décadas, quando, ao lado dos fluxos mexicanos tradicionais, foram
adicionados fluxos de países da América Central, América do Sul e
Caribe. O componente chicano da população é nativo dessas partes dos EUA
e não um corpo estrangeiro, como a propaganda representa, seja visando à
assimilação ou à segregação.
O componente hispano-americano de origem cubana, presente sobretudo no
estado da Flórida, ainda é diferente. Embora este, como os outros, se
enquadre na ampla categoria de latinos, neste caso se trata de pessoas
que fugiram do governo cubano, algumas imediatamente após a revolução
que depôs Batista, outras em anos mais recentes. Em muitos casos,
trata-se de pessoas que receberam um tratamento ligeiramente favorável
em nome da luta contra o comunismo e que adquiriram a cidadania. Em
muitos casos, votam no Partido Republicano e alguns expoentes, como
Rubio, alcançaram altos cargos estaduais e foram candidatos elegíveis
nas primárias do partido dos elefantes.
O componente chicano da população do sul da Califórnia, apesar de sempre
ter estado presente no território, na verdade, eles são os primeiros a
se estabelecer depois das tribos nativas, foi mantido em uma posição
subordinada em relação à imigração do estilo WASP, conforme a prática na
hierarquia racializada típica da sociedade americana. Ao longo dos anos,
houve períodos de lutas bastante intensas, como a Moratória Chicana, um
intenso e extenso movimento de protesto antimilitarista e pacifista
durante a Guerra do Vietnã. Como bem descrito por Davis e Wiener em "Set
the Night on fire - L.A. in the sixties" (Verso Books, Londres - Nova
York 2020), um livro fundamental que reconstrói a história dos
movimentos sociais na metrópole dos anos 1960 e início dos anos 1970, a
comunidade chicana de Los Angeles durante o século XX aderiu com certo
impulso patriótico às guerras americanas, à Primeira e à Segunda Guerras
Mundiais, mas também ao conflito na Coreia. Esse impulso patriótico, no
entanto, perdeu força e mudou de direção durante os anos da Guerra do
Vietnã, dando origem a um grande movimento de protesto antimilitarista
que enfatizou como a comunidade pagou um preço significativo em sangue
por uma guerra que não sentia ser sua e que via como sendo de interesse
exclusivo da classe dominante. Uma tese semelhante pode ser encontrada
nos grupos militantes afro-americanos da época, bem como nos setores
politizados, à época, ainda que extremamente marginais, da classe
trabalhadora branca. A presença de estruturas comunitárias que
persistiram ao longo das décadas permitiu a preservação de formas de
memória dessas lutas, mesmo nos anos seguintes.
A explosão de protestos em junho deste ano é a emergência daquele rio
cárstico de contestação radical da estrutura social dos EUA, cuja
existência já destacamos em outros artigos ("Trair a raça branca
significa ser leal à humanidade", Umanità Nova, número 21, ano 100, e no
panfleto "A era da querela - a crise dos EUA vista pelas lentes do
anarquismo social", publicado em novembro de 2020).
Os movimentos sociais já demonstraram que são capazes de minar as
políticas supremacistas da classe dominante. O movimento contra a
brutalidade policial mostrou sua força durante a era Ferguson e
ressurgiu poderosamente, e com demandas ainda mais radicais, durante a
primeira presidência de Trump; de um movimento predominantemente
afro-americano, tornou-se um movimento que rompeu as barreiras da
divisão de classes ao envolver setores da classe trabalhadora branca,
especialmente seus componentes jovens.
Durante a Rebelião de Floyd, durante a revolta de Ferguson e durante os
levantes do início de junho de 2025, foi possível ver como os
dispositivos de contrainsurgência não eram apenas os policiais, agora
cada vez mais militarizados, mas também aqueles empregados por aquela
miríade de organizações e ONGs de ativismo profissional, dedicadas a
mediar e recuperar as demandas mais radicais, que são o braço esquerdo
do capital.
Nos EUA, muito mais do que na Europa e em outras partes do mundo, a base
dessas organizações é extensa e possui amplas capacidades econômicas e
organizacionais, estando vinculadas ao Partido Democrata. Se ainda
tinham alguma legitimidade durante a Rebelião de Floyd, na época de
Ferguson, foram muito mais marginalizados e neutralizados não apenas
pelas formas radicais com que aqueles que foram às ruas se apropriaram
do espaço público, mas também pelo fato de a natureza nefasta de seu
trabalho ser agora reconhecida como tal não apenas pela minoria
militante de agentes, mas também por setores cada vez maiores dos
setores racializados da classe trabalhadora. Tanto em Los Angeles quanto
em Minneapolis, mas também na pequena, porém radical, manifestação que
ocorreu em Austin na mesma época, esses profissionais de recuperação
foram ignorados e, de fato, isolados.
Na última década, assistimos a um certo ressurgimento das reivindicações
do sindicalismo de classe nos EUA, com lutas importantes tanto no setor
público (professores), na indústria (setor automotivo) e, sobretudo, na
economia de serviços (logística e alimentação), como também entre os
trabalhadores prisionais (ver "Questione carceraria e lotta di classe"
publicado na Umanità Nova 21 ano 98 e "La lotta degli maestri del West
Virginia" no número 19 ano 98). Ao longo dos anos, em muitos estados,
salários mínimos de 15 dólares por hora foram impostos por meio de
lutas, uma conquista agora corroída pela inflação. É precisamente na
intersecção do nível econômico com o da opressão racial, sobre o qual o
movimento de 2020 também havia crescido, que uma crise interna poderia
se abrir, difícil de ser administrada pelo governo Trump. Resta saber se
os distúrbios em Los Angeles e Minneapolis, que colocaram diretamente em
crise o ICE, o fiador militar dos princípios da supremacia branca, são
um modelo que se estenderá ao nível federal.
Lorcon
https://umanitanova.org/il-fuoco-sciogliera-il-ghiaccio-oppressione-razziale-e-rivolte-in-usa/
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
A-Infos Information Center