A - I n f o s

a multi-lingual news service by, for, and about anarchists **
News in all languages
Last 30 posts (Homepage) Last two weeks' posts Our archives of old posts

The last 100 posts, according to language
Greek_ 中文 Chinese_ Castellano_ Catalan_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Francais_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkurkish_ The.Supplement

The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Français_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours

Links to indexes of first few lines of all posts of past 30 days | of 2002 | of 2003 | of 2004 | of 2005 | of 2006 | of 2007 | of 2008 | of 2009 | of 2010 | of 2011 | of 2012 | of 2013 | of 2014 | of 2015 | of 2016 | of 2017 | of 2018 | of 2019 | of 2020 | of 2021 | of 2022 | of 2023 | of 2024

Syndication Of A-Infos - including RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups

(pt) Italy, UCAD'I #184 - O VOTO PARA VENDA (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]

Date Mon, 27 May 2024 09:11:30 +0300


No período que antecede as eleições europeias e em conjugação com as de algumas Regiões e Municípios, as notícias, estimuladas pelas investigações judiciais, tratam da venda de votos e do papel dos chamados mestres de cartas ou caciques que controlam a votação mercado . O eterno problema da venda de consenso está entrelaçado com o fenómeno do transformismo que leva grupos de interesse que representam um ou mais funcionários eleitos em órgãos governamentais locais e a nível político nacional a avançarem para o alinhamento mais conveniente para garantir os negócios, o que precisa de ser protegido do voto de troca. Se fosse necessário, o que está a acontecer demonstra claramente os vícios da política e a incoerência do respeito pelo princípio da representação, demonstrando o facto de que a gestão dos assuntos públicos, bem como da política, é na verdade prerrogativa de uma elite que desde tempos imemoriais às vezes ele se disfarça para manter e exercer o poder. Uma vez eleitos ou políticos, tornam-se independentes dos eleitores e fazem as escolhas que lhes são mais convenientes, muitas vezes desrespeitando o mandato recebido.
Nesta situação, não é de estranhar que participe na votação um número cada vez menor de eleitores elegíveis, na crença de que nada muda e face à evidente inutilidade do voto. O abstencionismo, considerado a morte da democracia e da participação. é na verdade o produto da desilusão com o funcionamento do sistema de representação e do compromisso da política com o poder e os negócios, uma forma de resposta radical e talvez indiferente do eleitorado que tomou consciência da falta de influência do voto.

As causas estruturais do problema

Antes mesmo de levar em consideração o impacto do crime organizado ou dos grupos empresariais na votação, é bom examinar as causas estruturais do problema, constituídas pela instituição da delegação. O voto, expresso de uma vez por todas e pela duração de um mandato que geralmente varia entre 4 e 5 anos, não prevê e não é acompanhado de qualquer forma de verificação, controlo e reporte exigido ao delegado que, portanto, dispõe de um período de tempo consistentemente amplo e de todas as possibilidades que o cargo lhe oferece para tornar frutífero o poder delegado que lhe foi conferido para seus próprios fins. Esta falta de controlo sobre a acção e comportamento do delegado pode ser mitigada, pelo menos através da introdução de momentos para verificar o cumprimento do mandato recebido e a correcção no seu cumprimento.
O que há de errado com a delegação é que ela acontece sem condições; Antigamente pensava-se que o partido deveria desempenhar esta função de controlo, ou seja, a organização que expressa os eleitos através da partilha comum de ideais, de um programa e de objectivos. Nas fileiras do partido o militante adquiriu e formou a sua própria cultura política, experimentou a acção colectiva e a solidariedade de classe, construiu uma cumplicidade de acção comum que contribuiu para ligá-lo aos outros militantes e inseri-lo com um papel activo na implementação de a linha política do partido. Foi confiado um papel não secundário de controle e orientação à comunidade política constituída pelo partido que influenciava o comportamento do delegado, verificando as suas ações concretas. Pois bem, esta função de controlo do partido desapareceu completamente e isto porque na verdade os partidos são hoje comissões eleitorais, desprovidas de ideais e programas, sem um projecto comum que reúna as forças da comunidade política em prol dos objectivos
colectivamente identificados e partilhados por aqueles que se referem ao partido ou que depositaram confiança nos candidatos que representam esse partido.
Neste ponto a nossa análise desloca-se necessariamente para a crise dos partidos que decorre em grande parte do desaparecimento de conteúdos ideais na acção política, da ausência de um projecto de sociedade que remeta para valores claros e distintivos da posição desse partido político. . Em particular, a crise dos partidos diz respeito à esquerda do espectro político ou à autodenominada esquerda, que carece de uma análise cuidadosa e científica da fase económica e política, apoia propostas de curto prazo e meramente eleitorais, carece de planeamento político e de um futuro visão da sociedade, perdeu os pontos de referência que constituíam as características distintivas de uma força visivelmente de esquerda.
É emblemático o caso da posição dos partidos reformistas de esquerda face à guerra, que, pelas suas matrizes ideológicas, deveriam por definição ser pacifistas e, em qualquer caso, contra a guerra, ao mesmo tempo que são fomentadores da guerra e convencidos da necessidade de rearmamento.
Esta perda de identidade torna os partidos irreconhecíveis e afasta deles os eleitores que, sem pontos de referência, se distanciam da política e desenvolvem a consciência da futilidade de votar pela abstenção. Ao fazê-lo, permitem que um número cada vez mais marginal e limitado de cidadãos participe no debate eleitoral, transformando-o efectivamente numa espécie de sondagem de opinião, no final da qual os membros da classe política permanecem os mesmos, reposicionando-se de acordo com a conveniência.

O fim das ideologias

A elite política celebrou o fim das ideologias, convencida de que elas eram um obstáculo à gestão do poder exercido sem qualquer contestação. Visam governos estáveis, apostam no laissez faire, precisam que o operador não seja perturbado. Cada vez mais intolerantes com qualquer forma de controlo, tentam construir democracias iliberais, geridas por autocratas e figuras governamentais de topo, afastadas de qualquer controlo dos órgãos eletivos da assembleia. Para justificar este pedido invocam a necessidade de adoptar decisões rapidamente para responder ao ritmo frenético com que os fenómenos se desenvolvem na sociedade. Daí o sucesso de figuras como o primeiro-ministro, que por vezes sobrecarregam todos os princípios de representação, com o resultado de distanciar ainda mais os cidadãos da participação na vida política.
A chamada democracia ocidental está hoje reduzida a um sistema onde uma parcela cada vez menor de eleitores potenciais participa na votação e legitima o sistema político, enquanto a estrutura da estrutura social parece mais um conjunto de parâmetros de tensão, continuamente sujeitos. estresse de verificação para o qual as desigualdades se multiplicam e são constantemente submetidas a verificações, o nível de estabilidade do sistema é constantemente verificado, colocando-o à prova para testar quanta diferença ele é capaz de suportar entre o número de ricos e o do absoluto pobre, quantas desigualdades é capaz de tolerar, quantas injustiças consegue fazer aceitar mantendo inalterada a gestão do poder e a configuração apical da estrutura social.
Neste novo contexto, é hipócrita falar de Estado de Direito, de bem-estar, de direitos e deveres, de garantias e de liberdades individuais e colectivas, porque todos os direitos são progressiva e irremediavelmente cada vez mais atenuados e, de facto, estamos a caminhar globalmente para a adopção de um sistema único de governo cujas variações são aparentes. Assim, tomar partido em defesa da democracia, dos valores ocidentais e de outras conversas semelhantes aparece em toda a sua ilusória e inconsistência.
Dito isto, a única forma de sair da crise irreversível de autoritarismo para a qual caminham as instituições de gestão política e social é regressar à utopia, partindo da crença de que um outro mundo é possível, um mundo mais justo, basicamente igualitário, com uma estrutura social em que a igualdade de acesso às coisas boas da vida seja garantida para todos também graças a uma distribuição mais equitativa de recursos e de trabalho. Isto significa ter uma estratégia e um programa, ter objectivos racionais e alcançáveis, tendo em conta que o que era difícil de conseguir no passado, hoje que a tecnologia poderia mudar a relação das mulheres e dos homens com o trabalho, torna-se potencialmente alcançável.
Para o fazer, não podemos confiar no papel dos partidos reformistas porque, na realidade, eles não são reformistas, mas tendem, na melhor das hipóteses, para o que chamam de uma gestão racional da situação existente, sem assumirem um projecto para uma sociedade futura.
Precisamos de voltar a pensar numa possível revolução social que tenha um impacto radical e profundo nas estruturas de produção e na distribuição do poder, que redistribua a riqueza, criando uma tendência para a igualdade entre homens e mulheres e entre eles sem distinção de etnia, religião , gênero, cor da pele e qualquer outro parâmetro diverso de distinção da raça humana.
Mudar as coisas significa, antes de mais, convencer-se de que outro mundo é possível e trabalhar para tornar possível a mudança, porque enfrentar os problemas de forma radical nem sempre é utópico, mas é a única forma de encontrar uma solução.

Os acontecimentos de Bari, Torino, Palermo, Catania.....

Numerosas investigações do judiciário ainda em andamento investigam possíveis compras e vendas de votos e quando isso está acontecendo constituiu uma oportunidade maravilhosa para o Partido Democrata e o 5 Estrelas romperem a aliança em vista das eleições municipais em Bari, sem entrar no mérito de. das acusações feitas pelo judiciário, ainda a serem verificadas, que
revelam uma compra e venda de votos, a concessão de favores e privilégios, notamos que a aliança entre os partidos de esquerda já apresentava elementos de fragilidade devido à ambição de ambos secretários de partidos como os líderes da aliança e salientamos que a nível prático, pelo menos no que diz respeito às eleições para o município de Bari, o verdadeiro problema é o seu possível adiamento face à dissolução do conselho municipal expirado, pela comissão de investigação criada pelo Ministério do Interior porque em relação ao resultado da votação, lembramos que a lei eleitoral prevê a votação em duas voltas e por isso não se pode excluir que o 5 Estrelas e o Partido Democrata sejam dividida no primeiro turno, e então os votos dos respectivos eleitorados convergirão para o candidato chamado a participar da votação. É claro que, dada a situação em Bari, também é possível que o centro-direita, caso seja excluído do escrutínio, decida apoiar na segunda volta qual dos dois candidatos mais lhe agrada, talvez depois de mais uma negociação mais ou menos óbvia. para uma convergência transformadora sobre o nome de um dos dois candidatos.
Esta última hipótese entre as possíveis seria a mais sombria.

GL

https://www.ucadi.org/2024/04/25/il-voto-in-vendita/
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
A-Infos Information Center