|
A - I n f o s
|
|
a multi-lingual news service by, for, and about anarchists
**
News in all languages
Last 30 posts (Homepage)
Last two
weeks' posts
Our
archives of old posts
The last 100 posts, according
to language
Greek_
中文 Chinese_
Castellano_
Catalan_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Francais_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkurkish_
The.Supplement
The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Français_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours
Links to indexes of first few lines of all posts
of past 30 days |
of 2002 |
of 2003 |
of 2004 |
of 2005 |
of 2006 |
of 2007 |
of 2008 |
of 2009 |
of 2010 |
of 2011 |
of 2012 |
of 2013 |
of 2014 |
of 2015 |
of 2016 |
of 2017 |
of 2018 |
of 2019 |
of 2020 |
of 2021 |
of 2022 |
of 2023 |
of 2024
Syndication Of A-Infos - including
RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups
(pt) Italy, UCAD'I #184 - O VOTO PARA VENDA (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]
Date
Mon, 27 May 2024 09:11:30 +0300
No período que antecede as eleições europeias e em conjugação com as de
algumas Regiões e Municípios, as notícias, estimuladas pelas
investigações judiciais, tratam da venda de votos e do papel dos
chamados mestres de cartas ou caciques que controlam a votação mercado .
O eterno problema da venda de consenso está entrelaçado com o fenómeno
do transformismo que leva grupos de interesse que representam um ou mais
funcionários eleitos em órgãos governamentais locais e a nível político
nacional a avançarem para o alinhamento mais conveniente para garantir
os negócios, o que precisa de ser protegido do voto de troca. Se fosse
necessário, o que está a acontecer demonstra claramente os vícios da
política e a incoerência do respeito pelo princípio da representação,
demonstrando o facto de que a gestão dos assuntos públicos, bem como da
política, é na verdade prerrogativa de uma elite que desde tempos
imemoriais às vezes ele se disfarça para manter e exercer o poder. Uma
vez eleitos ou políticos, tornam-se independentes dos eleitores e fazem
as escolhas que lhes são mais convenientes, muitas vezes desrespeitando
o mandato recebido.
Nesta situação, não é de estranhar que participe na votação um número
cada vez menor de eleitores elegíveis, na crença de que nada muda e face
à evidente inutilidade do voto. O abstencionismo, considerado a morte da
democracia e da participação. é na verdade o produto da desilusão com o
funcionamento do sistema de representação e do compromisso da política
com o poder e os negócios, uma forma de resposta radical e talvez
indiferente do eleitorado que tomou consciência da falta de influência
do voto.
As causas estruturais do problema
Antes mesmo de levar em consideração o impacto do crime organizado ou
dos grupos empresariais na votação, é bom examinar as causas estruturais
do problema, constituídas pela instituição da delegação. O voto,
expresso de uma vez por todas e pela duração de um mandato que
geralmente varia entre 4 e 5 anos, não prevê e não é acompanhado de
qualquer forma de verificação, controlo e reporte exigido ao delegado
que, portanto, dispõe de um período de tempo consistentemente amplo e de
todas as possibilidades que o cargo lhe oferece para tornar frutífero o
poder delegado que lhe foi conferido para seus próprios fins. Esta falta
de controlo sobre a acção e comportamento do delegado pode ser mitigada,
pelo menos através da introdução de momentos para verificar o
cumprimento do mandato recebido e a correcção no seu cumprimento.
O que há de errado com a delegação é que ela acontece sem condições;
Antigamente pensava-se que o partido deveria desempenhar esta função de
controlo, ou seja, a organização que expressa os eleitos através da
partilha comum de ideais, de um programa e de objectivos. Nas fileiras
do partido o militante adquiriu e formou a sua própria cultura política,
experimentou a acção colectiva e a solidariedade de classe, construiu
uma cumplicidade de acção comum que contribuiu para ligá-lo aos outros
militantes e inseri-lo com um papel activo na implementação de a linha
política do partido. Foi confiado um papel não secundário de controle e
orientação à comunidade política constituída pelo partido que
influenciava o comportamento do delegado, verificando as suas ações
concretas. Pois bem, esta função de controlo do partido desapareceu
completamente e isto porque na verdade os partidos são hoje comissões
eleitorais, desprovidas de ideais e programas, sem um projecto comum que
reúna as forças da comunidade política em prol dos objectivos
colectivamente identificados e partilhados por aqueles que se referem ao
partido ou que depositaram confiança nos candidatos que representam esse
partido.
Neste ponto a nossa análise desloca-se necessariamente para a crise dos
partidos que decorre em grande parte do desaparecimento de conteúdos
ideais na acção política, da ausência de um projecto de sociedade que
remeta para valores claros e distintivos da posição desse partido
político. . Em particular, a crise dos partidos diz respeito à esquerda
do espectro político ou à autodenominada esquerda, que carece de uma
análise cuidadosa e científica da fase económica e política, apoia
propostas de curto prazo e meramente eleitorais, carece de planeamento
político e de um futuro visão da sociedade, perdeu os pontos de
referência que constituíam as características distintivas de uma força
visivelmente de esquerda.
É emblemático o caso da posição dos partidos reformistas de esquerda
face à guerra, que, pelas suas matrizes ideológicas, deveriam por
definição ser pacifistas e, em qualquer caso, contra a guerra, ao mesmo
tempo que são fomentadores da guerra e convencidos da necessidade de
rearmamento.
Esta perda de identidade torna os partidos irreconhecíveis e afasta
deles os eleitores que, sem pontos de referência, se distanciam da
política e desenvolvem a consciência da futilidade de votar pela
abstenção. Ao fazê-lo, permitem que um número cada vez mais marginal e
limitado de cidadãos participe no debate eleitoral, transformando-o
efectivamente numa espécie de sondagem de opinião, no final da qual os
membros da classe política permanecem os mesmos, reposicionando-se de
acordo com a conveniência.
O fim das ideologias
A elite política celebrou o fim das ideologias, convencida de que elas
eram um obstáculo à gestão do poder exercido sem qualquer contestação.
Visam governos estáveis, apostam no laissez faire, precisam que o
operador não seja perturbado. Cada vez mais intolerantes com qualquer
forma de controlo, tentam construir democracias iliberais, geridas por
autocratas e figuras governamentais de topo, afastadas de qualquer
controlo dos órgãos eletivos da assembleia. Para justificar este pedido
invocam a necessidade de adoptar decisões rapidamente para responder ao
ritmo frenético com que os fenómenos se desenvolvem na sociedade. Daí o
sucesso de figuras como o primeiro-ministro, que por vezes sobrecarregam
todos os princípios de representação, com o resultado de distanciar
ainda mais os cidadãos da participação na vida política.
A chamada democracia ocidental está hoje reduzida a um sistema onde uma
parcela cada vez menor de eleitores potenciais participa na votação e
legitima o sistema político, enquanto a estrutura da estrutura social
parece mais um conjunto de parâmetros de tensão, continuamente sujeitos.
estresse de verificação para o qual as desigualdades se multiplicam e
são constantemente submetidas a verificações, o nível de estabilidade do
sistema é constantemente verificado, colocando-o à prova para testar
quanta diferença ele é capaz de suportar entre o número de ricos e o do
absoluto pobre, quantas desigualdades é capaz de tolerar, quantas
injustiças consegue fazer aceitar mantendo inalterada a gestão do poder
e a configuração apical da estrutura social.
Neste novo contexto, é hipócrita falar de Estado de Direito, de
bem-estar, de direitos e deveres, de garantias e de liberdades
individuais e colectivas, porque todos os direitos são progressiva e
irremediavelmente cada vez mais atenuados e, de facto, estamos a
caminhar globalmente para a adopção de um sistema único de governo cujas
variações são aparentes. Assim, tomar partido em defesa da democracia,
dos valores ocidentais e de outras conversas semelhantes aparece em toda
a sua ilusória e inconsistência.
Dito isto, a única forma de sair da crise irreversível de autoritarismo
para a qual caminham as instituições de gestão política e social é
regressar à utopia, partindo da crença de que um outro mundo é possível,
um mundo mais justo, basicamente igualitário, com uma estrutura social
em que a igualdade de acesso às coisas boas da vida seja garantida para
todos também graças a uma distribuição mais equitativa de recursos e de
trabalho. Isto significa ter uma estratégia e um programa, ter
objectivos racionais e alcançáveis, tendo em conta que o que era difícil
de conseguir no passado, hoje que a tecnologia poderia mudar a relação
das mulheres e dos homens com o trabalho, torna-se potencialmente
alcançável.
Para o fazer, não podemos confiar no papel dos partidos reformistas
porque, na realidade, eles não são reformistas, mas tendem, na melhor
das hipóteses, para o que chamam de uma gestão racional da situação
existente, sem assumirem um projecto para uma sociedade futura.
Precisamos de voltar a pensar numa possível revolução social que tenha
um impacto radical e profundo nas estruturas de produção e na
distribuição do poder, que redistribua a riqueza, criando uma tendência
para a igualdade entre homens e mulheres e entre eles sem distinção de
etnia, religião , gênero, cor da pele e qualquer outro parâmetro diverso
de distinção da raça humana.
Mudar as coisas significa, antes de mais, convencer-se de que outro
mundo é possível e trabalhar para tornar possível a mudança, porque
enfrentar os problemas de forma radical nem sempre é utópico, mas é a
única forma de encontrar uma solução.
Os acontecimentos de Bari, Torino, Palermo, Catania.....
Numerosas investigações do judiciário ainda em andamento investigam
possíveis compras e vendas de votos e quando isso está acontecendo
constituiu uma oportunidade maravilhosa para o Partido Democrata e o 5
Estrelas romperem a aliança em vista das eleições municipais em Bari,
sem entrar no mérito de. das acusações feitas pelo judiciário, ainda a
serem verificadas, que
revelam uma compra e venda de votos, a concessão de favores e
privilégios, notamos que a aliança entre os partidos de esquerda já
apresentava elementos de fragilidade devido à ambição de ambos
secretários de partidos como os líderes da aliança e salientamos que a
nível prático, pelo menos no que diz respeito às eleições para o
município de Bari, o verdadeiro problema é o seu possível adiamento face
à dissolução do conselho municipal expirado, pela comissão de
investigação criada pelo Ministério do Interior porque em relação ao
resultado da votação, lembramos que a lei eleitoral prevê a votação em
duas voltas e por isso não se pode excluir que o 5 Estrelas e o Partido
Democrata sejam dividida no primeiro turno, e então os votos dos
respectivos eleitorados convergirão para o candidato chamado a
participar da votação. É claro que, dada a situação em Bari, também é
possível que o centro-direita, caso seja excluído do escrutínio, decida
apoiar na segunda volta qual dos dois candidatos mais lhe agrada, talvez
depois de mais uma negociação mais ou menos óbvia. para uma convergência
transformadora sobre o nome de um dos dois candidatos.
Esta última hipótese entre as possíveis seria a mais sombria.
GL
https://www.ucadi.org/2024/04/25/il-voto-in-vendita/
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
- Prev by Date:
(pt) France, CNT-AIT: Anarchosyndicalisme #186 - FAÇA COM A ESCOLA PARA NOSSO PROJETO ANARQUISTA (ca, de, en, fr, it, tr)[traduccion automatica]
- Next by Date:
(pt) France, OCL - Lamouette Enragee: A economia de guerra segundo Macron, ou produzir ao som dos canhões... (ca, de, en, fr, it, tr)[traduccion automatica]
A-Infos Information Center