|
A - I n f o s
|
|
a multi-lingual news service by, for, and about anarchists
**
News in all languages
Last 30 posts (Homepage)
Last two
weeks' posts
Our
archives of old posts
The last 100 posts, according
to language
Greek_
中文 Chinese_
Castellano_
Catalan_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Francais_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkurkish_
The.Supplement
The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Français_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours
Links to indexes of first few lines of all posts
of past 30 days |
of 2002 |
of 2003 |
of 2004 |
of 2005 |
of 2006 |
of 2007 |
of 2008 |
of 2009 |
of 2010 |
of 2011 |
of 2012 |
of 2013 |
of 2014 |
of 2015 |
of 2016 |
of 2017 |
of 2018 |
of 2019 |
of 2020 |
of 2021 |
of 2022 |
of 2023 |
of 2024
Syndication Of A-Infos - including
RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups
(pt) Spaine, Catalunya, EMBAT: Entrevista com OSL - Organização Socialista Libertária - do Brasil[Parte 1](ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]
Date
Sat, 18 May 2024 08:56:41 +0300
O que se segue é a primeira parte de uma entrevista muito mais longa que
conduzimos com a organização irmã brasileira OSL (Organização Socialista
Libertária). Esta primeira parte centra-se em: A OSL e a sua concepção
de anarquismo. ---- Qual é a origem do OSL? ---- Nossa organização,
embora nova, é herdeira de uma experiência que remonta ao início do
anarquismo específico no Brasil (menos que a década de 1990). Até o nome
que escolhemos é uma referência à antiga OSL, que entre 1997 e 2000 foi
a primeira tentativa de formação de uma organização anarquista
específica de âmbito nacional. A antiga OSL tinha seus limites e, em
última análise, não conseguia avançar. Ao final do processo, sua
militância percebeu que, naquele momento, investir em uma organização
nacional era "começar a construir a casa do telhado". Ele decidiu dar
alguns passos para trás e reorientar o processo.
Por um lado, fortalecer o trabalho de base, a construção e a
participação nos movimentos populares e nas lutas sociais - o que foi
feito com a fundação de diferentes agrupamentos de resistência popular -
de tendência (organizações intermediárias entre a organização política e
os movimentos de massas), que teve como objetivo reunir setores
libertários de trabalhadores e impactar esses movimentos e lutas. Por
outro lado, retomar o debate a nível ideológico, anarquista, criando um
caldo organizacional que possa apontar, a médio prazo, para esta
organização anarquista nacional. Para isso foi criado em 2002 o Fórum do
Anarquismo Organizado (FAO), que buscava unir os anarquistas que
concordavam em dois eixos prioritários: a necessidade de organização dos
anarquistas e a necessidade de trabalho social (de base, de massa).
Esse processo permitiu o desenvolvimento do anarquismo específico no
Brasil. Houve coletivos e organizações que permaneceram no processo,
outros que surgiram e/ou que se agregaram; mas também houve aqueles que
se desarticularam ou quebraram. Porém, de modo geral, principalmente a
partir de 2008/9, a FAO se consolidou e conseguiu desenvolver-se
significativamente, consolidando uma série de iniciativas
organizacionais em diferentes estados do Brasil. Isso permitiu avanços
consideráveis, que culminaram na fundação da Coordenação Anarquista
Brasileira (CAB), em 2012.
A ideia de articular uma coordenação foi exatamente dar um passo
organizacional e transformar o antigo fórum (espaço para troca de
relatos, experiências, etc.) em algo com um pouco mais de organicidade e
alinhamento. A coordenação era exatamente esse meio entre o fórum e a
organização política. Participamos ativamente desse processo nos 10 anos
que estivemos no CAB; com ela conseguimos avançar alguns alinhamentos
iniciais em termos de teoria e prática.
A OSL nasceu em julho de 2023, a partir da fusão entre a Federação
Anarquista do Rio de Janeiro (FARJ, estado do Rio de Janeiro), o
Coletivo Mineiro Popular Anarquista (COMPA, estado de Minas Gerais), a
Rusga Libertaria (RL, estado do Mato Grosso), a Organização Anarquista
Socialismo Libertário (OASL, estado de São Paulo), bem como diferentes
indivíduos. A OSL contentou-se com um setor com cerca de metade da
militância do CAB, que dele se dissociou por entender que a coordenação
havia cumprido o seu papel e que era necessário dar um passo adiante.
"ESTAMOS CONTRIBUINDO PARA CONSTRUIR UMA ALTERNATIVA SOCIALISTA E
LIBERTÁRIA PARA O BRASIL"
Mas por que é formada esta nova organização comunista libertária de um
tipo específico?
Na nossa avaliação, o processo de crescimento que acabamos adotando no
Brasil (baseado na constituição e articulação de "grupos orgânicos",
como preconiza o processo de construção anarquista brasileira, desde a
década de 1990), teve a virtude de avançar o anarquismo organizado
geograficamente em diferentes regiões e agregando muitas pessoas, por
outro lado acabou apresentando certos limites.
Este crescimento, ocorrido no contexto da FAO e da CAB, ocorreu de forma
um tanto desordenada, e permitiu o agrupamento de grupos e organizações
que, além da concordância com princípios anarquistas e específicos,
apresentavam muitas divergências. Acabou por estimular uma certa
autonomia local/regional dos órgãos do Estado, tornando cada vez mais
difícil alinhar e homogeneizar posições teóricas e estratégicas, e
avançar para estruturas e linhas unitárias. É claro que a situação teve
uma certa influência neste processo, bem como o desenvolvimento desigual
que ocorreu nas diferentes regiões. No entanto, na nossa avaliação, este
não foi o cerne da questão.
No contexto das discussões para a construção da nossa organização
nacional (que sempre foi objetivo da FAO e da CAB) e dos conflitos
internos que ocorreram em torno delas, aos poucos ficou claro para nós,
especialmente a partir de 2019, que havia uma cenário complicado na
nossa coordenação. Por um lado, concepções muito diferentes de linha
política (anarquismo, especifismo, teoria) e de linha estratégico-tática
(programa, prática política). Por outro lado, todo um setor com pouco
interesse/intenção de avançar na homogeneização e unificação, essencial
para a formação de uma organização política. Além disso, mesmo nos
setores que defenderam este avanço, houve muitas vezes posições muito
heterogéneas.
Ficou claro para nós que os caminhos que tínhamos eram os seguintes. 1.)
Manter o CAB no estágio em que se encontrava, sem avançar para uma
organização nacional; solução que, após 10 anos de CAB, não nos parecia
adequada. 2.) Insistir nesse processo de homogeneização e unificação,
tornando a disputa interna no CAB; o que, na nossa leitura, aumentaria
muito o nível de conflitos, que já era elevado, e certamente não
atrairia determinados setores. 3.) Propor o encerramento do CAB e
colocar nossa proposta organizacional; assim, a militância e os órgãos
estatais que concordassem poderiam se juntar a nós, e aqueles que não
concordassem ficariam livres para construir outros projetos.
Escolhemos este último caminho porque não achamos certo permanecer neste
estado organizacional e nem investir numa disputa interna que, na nossa
avaliação, levaria alguns anos para ser resolvida, nos traria de volta
para dentro e intensificaria muito o conflito interno. nível de conflito
(que haveria desgastes, cisões, expulsões, etc.). Tudo isso, em nossa
opinião, seria muito ruim para a nossa militância e para o nosso
trabalho social (sindical, comunitário, agrário etc.) Também contribuiu
para esta opção o fato de o nosso CAB regional (Sudeste - Centro-Oeste)
ter sido, a partir de 2021 , funcionando como uma organização. Eram
unificadores de processos, instâncias, linhas, etc. E vimos, na prática,
como isso não só avançou o processo, mas facilitou o dia a dia
organizacional. Ou seja, não só foi possível, mas também vantajoso e
desejável investir a organização nesta etapa de coordenação.
Com a discordância da maioria dos órgãos estaduais do CAB em seguir o
caminho por nós proposto, decidimos romper em 2022. Saímos da FARJ,
COMPA, RL, OASL e, tentando manter uma relação pública de respeito com o
CAB , iniciamos a construção da nova organização, que foi articulada em
diferentes sessões do nosso primeiro congresso (CONOSL). Em termos muito
gerais, além de fundarmos a OSL, alinhamos nossa organização, nossas
linhas e proporcionamos condições para a nacionalização (presença em
todas as regiões do Brasil).
Os nossos centros e regiões têm funcionado numa estrutura nacional
única, com a mesma organicidade e avançada para uma unidade ideológica,
teórica, estratégica e táctica. Partimos de referências clássicas do
anarquismo que estão na base do dualismo organizacional (do qual o
especifismo e o plataformismo são expressões históricas) e procuramos
aprofundar e atualizar as nossas concepções. Começamos a desenvolver de
forma mais significativa as análises estruturais e conjunturais, nosso
programa máximo e mínimo, além de outros elementos. Já iniciamos a nossa
expansão para o Nordeste e para o Sul do país.
Estamos muito encorajados com este novo momento organizacional e com os
avanços que, apesar de modestos, nos parecem muito consistentes, ainda
mais se considerarmos que a OSL já existe há um ano. Também estamos
muito motivados por outros aspectos importantes, como o clima interno
ideal e o crescimento do nosso trabalho social, dos quais falaremos mais
tarde. Sem dúvida, temos certeza de que estamos contribuindo para a
construção de uma alternativa socialista e libertária para o Brasil.
Para os desinformados, o que é especifismo para vocês outros?
O especificismo é uma expressão histórica do dualismo organizacional
anarquista. Acreditamos que desde o seu surgimento no final da década de
1860, o anarquismo desenvolveu esta forma organizacional, o dualismo
organizacional. Foi exatamente o que defendeu Mikhaïl Bakunin e quem
fundou a Aliança, a primeira organização anarquista da história. Ao
longo dos anos, militantes e organizações anarquistas defenderam esta
forma organizacional, baseada na necessidade de organização concomitante
dos anarquistas em dois níveis: um político-ideológico, anarquista, e
outro social, popular, de massa.
Na sua versão homogénea e programática de organização anarquista
específica, esta tradição foi defendida por alguns clássicos. Teve
origem na Aliança (ou aliança), e teve mais duas expressões históricas
relevantes. Uma delas, inspirada na "Plataforma Organizadora da União
Geral dos Anarquistas", escrita pelo grupo Dielo Truda, que passou a ser
chamada de "platformismo", cujo impacto se fez sentir entre as décadas
de 1920 e 1950, principalmente na Bulgária, França e Itália, e que,
entre as décadas de 1980 e 1990, se espalhou por países como a África do
Sul e a Irlanda. Outra dessas expressões, na qual a Federação Anarquista
Uruguaia (FAU) desempenhou um papel de liderança, foi chamada de
"especificismo", cujo impacto foi sentido não apenas no Uruguai nas
décadas de 1960 e 1970, mas em outros países sul-americanos, como o
Brasil, Chile e Argentina, especialmente a partir da década de 1990.
O termo "especificismo" e suas variações foram historicamente utilizados
no Uruguai e em outros países para se referir aos anarquistas que
defendiam a necessidade de uma organização anarquista específica. O que
a FAU fez foi dar um significado mais preciso a este termo, com base nas
suas concepções práticas e teóricas. A FAU chegou a esta concepção a
partir de referências como Bakunin, Errico Malatesta, sindicalistas
revolucionários e anarquistas expropriadores, juntamente com uma
reflexão sobre o imperialismo na América Latina estimulada, entre
outros, por Abraham Guillén.
A OSL reivindica esse dualismo organizacional homogêneo e programático,
de organizações que possuem unidade de posições teóricas, ideológicas,
estratégicas e táticas. As principais referências são o especificismo e
o plataformismo, que entendemos como legítimos herdeiros do
aliançalismo. Também temos referência no sindicalismo revolucionário, em
termos de estratégia de massas, porque identificamos semelhanças entre
ele e a nossa proposta de organização das classes oprimidas e de
construção de um projeto libertário de poder popular. Assim, diferimos
das posições anarquistas anarco-sindicalistas antiorganizacionais (que
geralmente fundem organização anarquista e organização de massa) e das
formas mais heterogêneas de organização anarquista específica, como o
sintetismo (que se caracteriza pela pluralidade de posições políticas e
programáticas). ).
Podemos explicar um pouco melhor essas posições. Defendemos uma
concepção de anarquismo de massas, tendo como estratégia o sindicalismo
revolucionário, que se baseia na construção e fortalecimento de
movimentos populares a partir de uma linha de ação clara. Mas ao mesmo
tempo defendemos a necessidade de uma organização especificamente
anarquista, que se baseie na construção de uma estratégia e de um
programa unitário de intervenção na realidade. Para nós, é somente
através de uma organização que os anarquistas podem aumentar o seu poder
de intervenção na realidade e fortalecer-se nas disputas com outras
correntes políticas e ideológicas. Este é o dualismo organizacional que
orienta a nossa organização, que está muito longe das concepções
libertárias individualistas, primitivistas, insurrecionistas ou
pós-anarquistas.
Concebemos a organização anarquista como um partido baseado em alguns
princípios organizacionais: autogestão e federalismo; unidade teórica e
ideológica; a unidade estratégica e tática; responsabilidade coletiva e
disciplina. Claro que este é um partido que, justamente por ser
anarquista, não disputa o poder do Estado nem tem traços autoritários.
Para nós, o papel da organização anarquista específica é: 1.) Articular
a militância anarquista, evitando a dispersão de forças, pois sozinhos
não somos capazes de disputar contra outras correntes e organizações e
nem influenciar movimentos populares com princípios libertários. 2.)
Promover constantemente a luta de classes e uma perspectiva
revolucionária, pois acreditamos que os sindicatos e os movimentos
sociais não caminham espontaneamente nesta direção. A organização
anarquista é necessária para fortalecer e radicalizar estas lutas, bem
como para defender e propagar o nosso programa entre as classes
oprimidas. 3.) Acumular experiências das classes oprimidas, pois
observamos que em diversas ocasiões há perdas das forças acumuladas em
movimentos e lutas, especialmente em períodos de vazante; e a
organização anarquista pode garantir que esta acumulação seja preservada
e superada no futuro. 4.) Construir um projeto de autogestão do poder
popular, de baixo para cima e da periferia para o centro, unificando os
diferentes setores (movimentos, lutas, etc.) das classes oprimidas,
baseado em uma estrutura e uma abordagem libertária e relação
complementar com os movimentos e as massas. 5.) Produzir teoria, para
que possamos interpretar adequadamente o nosso passado e o nosso
presente e produzir um programa capaz de fazer avançar o nosso projecto
político. Para isso, avançamos no desenvolvimento de um método de
análise que chamamos de materialismo ou realismo libertário, bem como em
uma teoria social libertária própria. Algumas destas noções encontram-se
num documento da nossa organização intitulado "No s sos Principio ose
Estratégia Geral".
O que diferencia este especifismo/plataformismo de outros ramos do
socialismo?
O nosso socialismo é libertário e, portanto, difere das correntes
autoritárias, que procuram conquistar o Estado (através de eleições,
reformas ou revolução) e que acabam por dar continuidade à dominação das
classes oprimidas (seguindo a burocracia, as alianças estratégicas com a
burguesia etc.). O nosso socialismo é revolucionário e, portanto, difere
das correntes reformistas, que consideram as reformas do
capitalismo-estatismo como um fim em si mesmo ou que acreditam que é
possível alcançar o socialismo através de um conjunto cumulativo de
reformas restritas.
O nosso socialismo é também profundamente classista e internacionalista.
Difere, portanto, das concepções que afirmam que não é mais possível
falar em classes sociais ou manter uma perspectiva baseada na luta de
classes; também difere daquelas posições que afirmam que a classe é
"apenas mais uma opressão" ou que a tratam apenas em termos de
identidade de classe. Para nós, a relação entre classes é estrutural e,
ao abordarmos nacionalidade, gênero, sexualidade, raça, etnia, etc.,
sempre o fazemos nesta perspectiva classista. O nosso socialismo também
difere das diversas formas de nacionalismo: étnico-racial, religioso,
territorial, anticolonial/imperialista, etc.
Como dissemos, defendemos o anarquismo de massas e, portanto, apoiamos a
necessidade de organização (em oposição aos anti-organizacionistas), a
necessidade de lutar por reformas que apontem para um projecto
revolucionário (em oposição àqueles que se opõem às lutas pelas reformas
), e a necessidade de formas avançadas de luta que estejam ligadas às
lutas de massas (em oposição àquelas que consideram os actos de
violência como ferramentas para mobilizar as massas).
No debate organizacional anarquista, somos dualistas organizacionais, e
por isso diferimos daqueles que se organizam apenas a nível de massa,
daqueles que procuram circunscrever os movimentos populares ao
anarquismo, ou daqueles que acreditam que um colectivo ou organização
anarquista é suficiente. Apoiamos o modelo homogêneo e programático de
organização anarquista específica, baseado na unidade, que
historicamente se expressou no especificismo e no plataformismo,
diferenciando-nos do modelo heterogêneo de síntese. Ao defendermos que a
organização anarquista é autogestionária/federalista e que deve ter uma
relação complementar e não hierárquica com os movimentos populares,
diferimos dos partidos leninistas.
Em termos teóricos, o nosso materialismo/realismo libertário difere das
abordagens marxista, neopositivista ou pós-moderna/pós-estruturalista.
Abaixo fazemos alguns contrapontos, mas recomendamos novamente aos
interessados a leitura do documento "Nossos Princípios e Estratégia
Geral". Podemos dizer que temos tentado evitar a tentação contemporânea
de combater o marxismo com o pós-modernismo e vice-versa, traço que,
infelizmente, identificamos em quase toda a esquerda. Estamos
construindo uma teoria social libertária a partir de autores clássicos e
contemporâneos do anarquismo, evitando cair nesta armadilha.
Por um lado, pensamos que é essencial superar os limites e resolver as
contradições do marxismo. Por outro lado, também consideramos importante
evitar os enormes problemas e equívocos do pós-modernismo, que avançou
globalmente com a adoção do liberalismo progressista por uma parte
considerável da esquerda. Queremos afirmar a importância de uma ciência
e razão críticas, bem como de uma conciliação, em bases de classe, da
discussão sobre nacionalidade, género/sexualidade e raça/etnia. Em breve
queremos publicar material que, além de explicar com mais profundidade
nossas posições teóricas, também explique suas diferenças com o marxismo
e o pós-modernismo.
Além do anarquismo, que outras experiências históricas de luta dos povos
do Brasil e da América Latina inspiraram a OSL?
Em primeiro lugar, não devemos esquecer que somos uma organização
internacionalista. Na medida em que o capitalismo-estatismo é um sistema
internacional e global, a nossa proposta também deve acompanhar esta
perspectiva. É por isso que o anarquismo organizado, específico e
plataformista, tem um projeto internacional e global, e tem referências
teóricas e práticas que são também internacionais e globais.
Mas, dito isso, queremos dizer que o fato de nossa organização estar
localizada na América Latina em geral, e no Brasil em particular,
significa que, sem dúvida, estamos permanentemente inspirados pelas
mobilizações e resistências em nossa região. Temos uma grande tradição
de movimentos e lutas que envolveram trabalhadores, escravizados,
agricultores, indígenas, quilombolas, mulheres e outros sujeitos. É uma
experiência ampla das classes oprimidas, que partiu da colonização e se
estende até a atualidade. A seguir, citaremos alguns desses movimentos e
lutas que nos inspiram no dia a dia.
No Brasil, existiram diversas organizações e confederações indígenas,
que lutaram contra o Império Português, como a Confederação dos Tamoios
(1557-1567), quando os Tupinambás organizaram um processo insurrecional
contra a ocupação portuguesa na região costeira entre Bertioga e Cabo
Frio. Podemos citar também o Quilombo dos Palmares (1597-1695),
território autônomo que continha mais de 20 mil habitantes entre
africanos libertos, indígenas e aliados brancos, no território que hoje
é o estado de Alagoas. Durou quase cem anos e libertou outros povos
escravizados e dominados; lutou contra os grandes Impérios da época
(Portugal e Espanha) e inspirou outros processos de resistência à
escravatura e à colonização.
Em geral, as revoltas indígenas em toda a América Latina também devem
ser lembradas. Não se resumiam a um desejo de independência nacional e
estatista, mas aspiravam à auto-organização de vários povos. Exemplos
foram a resistência de Túpac Amaru no século XVI, e de seu descendente,
Túpac Amaru II, no século XVII. Ao lado da tradição da Revolução
Haitiana (1791), diversas lutas indígenas, camponesas e abolicionistas
contra a escravidão ainda se agitavam no Brasil. Um deles foi Canudos
(1896-1897), outro território auto-organizado do Brasil, que lutava
contra a fome e as péssimas condições de vida, no sertão baiano. Foi
liderada por António Conselheiro e, apesar das contradições,
nomeadamente do carácter messiânico do seu líder e do discurso
religioso, organizou um território comunal com mais de 25 mil pessoas,
representando uma ameaça à ordem do Império e à futura república.
As lutas abolicionistas contra a escravidão negra, que culminaram com a
abolição em 1889, e certos episódios de confronto mais radicalizado,
como a Revolução Mexicana (1910-1913), foram e continuam a ser
importantes para os anarquistas brasileiros. ter papel de destaque dos
anarquistas, na luta pela independência de Cuba e na luta contra a
ocupação da Espanha no Marrocos.
Outra fonte fundamental de inspiração foi a experiência do sindicalismo
revolucionário e do anarcossindicalismo na América Latina, realizada no
início do século XX. Os anarquistas foram fundamentais na construção
dessas formas de sindicalismo em países como Brasil, Argentina, Uruguai,
propondo-se a organizar os trabalhadores na base e incentivando sua ação
direta para conquistas imediatas contra o capital e o Estado e, ao mesmo
tempo, , construir um caminho para a transformação revolucionária destas
sociedades. Dentro desse movimento, as mulheres tiveram papel de
destaque em diferentes localidades. Tanto nas articulações e
enfrentamentos de classes quanto nas lutas que envolveram a questão
feminina, e que foram responsáveis por promover, na sociedade e no
próprio movimento, a necessidade da emancipação da mulher.
No Brasil, esse sindicalismo revolucionário impulsionou três importantes
ciclos grevistas: 1906-1907, 1913-1914, 1917-1920. A Grande Assembleia
dos Representantes da União Soviética (1917), a greve geral de Curitiba
(1917), a greve dos trabalhadores da Companhia Cantarera e da Viació
Fluminense (1918), a Insurreição Anarquista do Rio de Janeiro (1918), a
mobilização do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil (UOCC) e
a conquista das oito grandes mobilizações no Rio de Janeiro
Essas mobilizações reuniram milhares de trabalhadores e conquistaram os
primeiros direitos trabalhistas no Brasil. Neste período foram tomadas
diversas barragens portuárias e fabris, através de processos
insurrecionais. A primeira organização sindical de cunho nacional foi a
Confederação Operária Brasileira (1906), influenciada por organizações
anarquistas e feministas, como a Aliança Anarquista (1916), o Partido
Comunista Anarquista do Brasil (1919) e a Liga Comunista Feminista (
1920). .
Mais recentemente, podem ser mencionadas outras experiências
latino-americanas. Da luta contra a ditadura militar em diferentes
países latino-americanos, especialmente no Uruguai com a FAU - que
liderou um processo radicalizado de luta, por meio de um braço armado
(Organización Popular Revolucionaria 33 Orientals, OPR-33) e um braço do
massas (Tendència Combativa / Convención Nacional de Trabajadores, CNT),
profundamente influentes - a numerosas mobilizações de agricultores,
trabalhadores rurais e urbanos. Das revoltas do povo Mapuche aos
Zapatistas de Chiapas, no México.
Nos anos 1990-2000, os anarquistas no Brasil falaram de um processo de
"radicalização democrática" e de uma "luta popular prolongada". Como
você avalia esse conceito hoje?
São conceitos que foram muito relevantes nesse período que você cita e
que foram incorporados à nossa proposta teórica.
Quando falamos de "radicalização democrática", isto resume, por outras
palavras, a nossa concepção de socialização generalizada, a nossa
própria concepção de socialismo. Esta concepção difere da noção de que
socialismo significa apenas a socialização da propriedade privada dos
meios de produção. Sem falar que, ao longo do século XX, um enorme setor
de socialistas "transformou" eticamente a socialização em nacionalização
(que são noções completamente diferentes), o facto é que esta
radicalização democrática significa, na nossa atualidade, uma
socialização que envolve os campos económico, político e
moral-intelectual (cultural). A radicalização da democracia significa
implementar a autogestão em termos económicos (fim da propriedade
privada e estabelecimento da propriedade colectiva), políticos (fim do
Estado e da tomada de decisões políticas estabelecidas por organizações
populares e de base) e culturais (fim do monopólio de a produção e
difusão de conhecimento e informação e sua consequente socialização).
Quando falamos em "luta popular prolongada", isto nos lembra algo
relevante: o fato de que uma transformação social revolucionária como
esta que temos diante de nós não é um projeto de curto ou médio prazo.
Acreditamos que não existem atalhos para isso. Vimos como as revoluções
do século XX tentaram abreviar este processo e pouco mais fizeram do que
substituir o domínio burguês pelo domínio burocrático, dando
continuidade à sociedade de classes, à dominação, à exploração, etc.
promover é algo que deve ser construído diariamente, passo a passo, e é
fundamental ter uma paciência revolucionária para isso. Em geral, usamos
uma metáfora quando falamos sobre esse tema: estamos correndo uma
maratona e não é bom querer correr na frente e desistir depois de pouco
tempo; devemos ser capazes de resistir ao longo do tempo e garantir, no
final, a vitória das classes oprimidas.
Hoje, embora se fale muito sobre colonialismo e imperialismo, não se
fala tanto sobre Libertação Nacional. Considerando que o anarquismo
específico dos anos 60-70 falava em revolução social e nacional ao mesmo
tempo, hoje, como avalia esta questão?
Este é um tópico interessante. Quando estudamos o anarquismo e saímos do
eixo do Atlântico Norte (Europa Ocidental e EUA), no qual os
historiadores do anarquismo se concentraram quase exclusivamente,
encontramos uma longa tradição de lutas anticoloniais, antiimperialistas
e de libertação nacional. A questão nacional sempre foi cara aos
anarquistas dos países periféricos, que na maioria dos casos a trataram
de forma consistente. Defendiam linhas teóricas e práticas libertárias,
revolucionárias, classistas e internacionalistas.
Este tem sido o caso em vários contextos. Por exemplo, na Ucrânia
revolucionária (1918-1921), quando os makhnovistas tiveram de enfrentar
o imperialismo austro-alemão; na Manchúria/Coréia revolucionária
(1929-1932), quando os anarquistas foram forçados a lutar contra o
imperialismo japonês; no Uruguai da ditadura militar pré-1973, quando a
FAU teve que enfrentar o imperialismo norte-americano.
Hoje temos um panorama interessante. Parte do anarquismo (e a própria
esquerda) do eixo do Atlântico Norte continua a minimizar a questão
nacional e, especialmente no caso dos anarquistas, a confundir as lutas
de libertação nacional com o nacionalismo. Por outro lado, uma
influência crescente (curiosamente, muitas vezes devido à influência dos
Estados Unidos e da Europa Ocidental) de perspectivas decoloniais,
pós-coloniais e outras perspectivas teóricas que, se por um lado fazem
críticas correctas ao eurocentrismo, por outro, , muitas vezes caem no
pós-modernismo, nos nacionalismos e acabam por ter uma influência
limitada na prática.
Para nós, tudo isto fica claro quando analisamos o genocídio que o
Estado de Israel está actualmente a levar a cabo contra a população
palestina. O sionismo que subsidia o governo israelita é uma doutrina
colonialista e racista, e assistimos em tempo real a um massacre sem
precedentes, que deve ser denunciado e combatido com toda a força
necessária. É claro que isto não é uma crítica ao povo judeu, nem uma
forma de antissemitismo, uma vez que, entre os judeus, existiram e
existem outras doutrinas contrárias ao sionismo, e muitas delas são
contra o atual genocídio. O curioso é que muitos destes adotam posições
decoloniais, pós-coloniais, etc. permanecem calados em relação ao que
está a acontecer na Faixa de Gaza e na Cisjordânia.
Devemos retomar esta tradição anarquista anticolonial e antiimperialista
em todo o mundo. Isto será importante no combate não só ao sionismo
israelita, mas também ao imperialismo americano. Entre outras coisas,
isto também fará com que os anarquistas melhorem as suas análises e
posições sobre a guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Por exemplo, tem
sido comum na esquerda global (e mesmo em sectores do anarquismo)
assumir as posições do imperialismo norte-americano na região e defender
intensamente a Ucrânia; e também apoiar acriticamente os interesses
imperialistas da Rússia na região, pois isso seria uma forma de minar o
imperialismo dos EUA.
Em última análise, é necessário retomar a tradição anarquista
anticolonial, antiimperialista e de libertação nacional, tornando
possível compreender a realidade e adoptar formas de intervenção
política baseadas em orçamentos libertários, revolucionários, classistas
e internacionalistas.
https://embat.info/entrevista-osl-part1/
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
A-Infos Information Center