|
A - I n f o s
|
|
a multi-lingual news service by, for, and about anarchists
**
News in all languages
Last 30 posts (Homepage)
Last two
weeks' posts
Our
archives of old posts
The last 100 posts, according
to language
Greek_
中文 Chinese_
Castellano_
Catalan_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Francais_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkurkish_
The.Supplement
The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Français_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours
Links to indexes of first few lines of all posts
of past 30 days |
of 2002 |
of 2003 |
of 2004 |
of 2005 |
of 2006 |
of 2007 |
of 2008 |
of 2009 |
of 2010 |
of 2011 |
of 2012 |
of 2013 |
of 2014 |
of 2015 |
of 2016 |
of 2017 |
of 2018 |
of 2019 |
of 2020 |
of 2021 |
of 2022 |
of 2023 |
of 2024
Syndication Of A-Infos - including
RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups
(pt) Italy, FAS Sicilia Libertaria: SAINDO DO CAMINHO PARA DEFESA DA SAÚDE PÚBLICA - Riccardo Ricceri, (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]
Date
Fri, 10 May 2024 09:55:26 +0300
Os cuidados de saúde representam um ponto de vista privilegiado para
analisar os riscos associados à autonomia diferenciada. Sem medo de
parecermos catastrofistas, podemos afirmar que com ela daremos o golpe
de misericórdia definitivo num Sistema Nacional de Saúde (SNS) já à
beira do colapso. ---- O SNS coexiste de facto com fracturas estruturais
profundas, distribuídas ao longo das falhas norte/sul, áreas
internas/áreas metropolitanas, classes ricas/classes pobres. A saúde já
está se transformando de um bem comum em um bem de luxo. Alguns
indicadores demonstram-no: os níveis mínimos de assistência (LEA) estão
longe de ser respeitados nas regiões do sul, ou em áreas como a
Lombardia, esmagadas pela concorrência desleal de particulares; a
diferença na média de vida é clara: os nascidos na Sicília vivem em
média 3-4 anos menos do que os nascidos na Lombardia; a mobilidade do
Sul para o Norte (de doentes e profissionais) é constante, com ganhos
estratosféricos por parte das Regiões Norte; as áreas internas estão
cada vez mais empobrecidas, com os SU periféricos (em todo o país)
muitas vezes cobertos apenas por médicos "repartidos" e com os cuidados
domiciliários reduzidos ao mínimo devido à escassez de enfermeiros.
A maior parte destas desigualdades segue as "duas velocidades"
históricas do país (tanto geográfica como baseada no rendimento), mas
também reflecte as escolhas políticas precisas feitas ao longo das
décadas, destinadas a manter (se não aumentar) as disparidades.
Pensemos, por exemplo, na forma como é distribuído o Fundo Nacional de
Saúde. Considerando que o critério utilizado tem em conta quase
exclusivamente a idade da população, as regiões do Norte saem em
vantagem. Ora, ter em conta a fragilidade associada ao envelhecimento é
legítimo. Mas é inaceitável que a fragilidade ligada à pobreza não seja
considerada e que a doença não seja considerada na sua dimensão social.
O pressuposto latente desta abordagem reside no moralismo das classes
ricas, que tendem a considerar a pobreza não como o produto de condições
históricas e políticas, mas como a manifestação de uma disparidade
natural. Isto é: se o pobre é pobre, a culpa é exclusivamente dele. Só
um tal preconceito pode explicar porque é que - já hoje - o Estado não
aumenta o financiamento às Regiões que lutam para cumprir as LEAs.
É nesta crise estrutural que está pendurada a espada de Dâmocles da
autonomia diferenciada. Embora os contornos da reforma ainda não sejam
claros, não é nada difícil prever os riscos. Na verdade, as três Regiões
pedem para poder gerir de forma independente quase todo o setor da
saúde: restrições de despesas; especializações; sistemas tarifários;
governança corporativa; a gestão de fundos complementares; gestão de
pessoal.
Sem entrar em detalhes, há todos os motivos para temer que a aplicação
destas regras comprometa seriamente o princípio redistributivo
subjacente ao SNS. Um sistema que, embora já em crise, ainda hoje
funciona como "corretivo" dos desequilíbrios do país e como garantia
mínima de equidade e universalidade.
Quando as Regiões mais ricas ficam com a maior parte dos recursos para
si, em detrimento inevitável das outras (com um mecanismo "mors tua vita
mea"), é fácil imaginar que as Regiões do Sul dependerão cada vez mais
das do Norte; que as áreas internas e periféricas dependerão dos grandes
centros urbanos; e que as classes menos ricas permanecerão cada vez mais
à mercê da especulação na saúde privada.
Para ser honesto, a reforma oferece garantias de "segurança", tais como
o cumprimento das LEAs e restrições orçamentais. Mas estas são mais
ameaças do que garantias. Se hoje o NHS já está a lutar para cumprir as
LEAs em muitas regiões, que garantias teremos no futuro de um sistema de
saúde "balcanizado" sem qualquer equidade redistributiva? Além disso,
como poderão ser remediados os previsíveis desequilíbrios territoriais,
uma vez excluídos os aumentos das despesas?
A autonomia diferenciada é, portanto, uma manobra "multifuncional" que
ao mesmo tempo: completa o desmantelamento do bem-estar e a
financeirização dos cuidados de saúde; o fosso entre ricos e pobres está
a aumentar, tal como o fosso entre o Norte e o Sul; coloca uma lápide
nos princípios da equidade e do direito à saúde. Ao mesmo tempo, e num
detalhe não negligenciável, serve como moeda de troca política
conveniente entre os promotores do federalismo e os promotores do
presidencialismo.
Esta estratégia, que aos olhos cínicos da realpolitik pode parecer
esclarecida, em breve mostrará toda a sua miopia, com efeitos
catastróficos não apenas nas regiões do sul, mas na estabilidade de todo
o sistema nacional.
Um sistema de saúde tão fragmentado e assimétrico conduzirá, de facto, a
uma sobrecarga das Regiões Norte, cada vez mais assediadas tanto por
pacientes como por profissionais, atraídos pela miragem de salários mais
elevados. É fácil prever que as Regiões "VIP" tentarão defender-se do
ataque à diligência, e não através do reforço dos serviços públicos (o
que aparentemente não é possível, dado que o próprio DDL Calderoli impõe
restrições orçamentais), mas antes recorrendo a particular sem acordo,
que lhe agradecerá. Os primeiros a sofrer (em todo o país) serão
sobretudo os cidadãos que não pertencem às faixas de rendimentos
elevados ou muito elevados, que terão de abdicar do tratamento ou dos
custos (cada vez mais elevados) das políticas.
Mas o que é ainda mais importante sublinhar é o agravamento do
desequilíbrio territorial do sistema de saúde como um todo. A protecção
da saúde funciona (e aprendemos isto da maneira mais difícil com a
pandemia) apenas sob certas condições: que o sistema que a gere esteja
distribuído de forma igual e ampla por todo o território; que todos os
cidadãos tenham igual acesso aos cuidados; que a prevenção é preferível
à cura; que pensemos de forma coordenada em nível internacional,
compartilhando conhecimento e cuidado. Como teríamos enfrentado a
pandemia num sistema de saúde "regionalizado"? Quem teria impedido a
Lombardia de vacinar "por PIB", como infelizmente sugeriu Moratti?
Numa situação tão trágica, os profissionais de saúde continuam a
concentrar-se nas suas pequenas batalhas salariais, incapazes de
compreender que o verdadeiro jogo está a ser jogado noutro campo. As
associações, a sociedade civil, os operadores do sector estão a lutar
para desenvolver uma visão clara e partilhada, para que o DDL avance
rapidamente e o tempo de que dispomos esteja a esgotar-se. Recentemente,
chegaram sinais encorajadores das praças de Nápoles, que uniram muitas
siglas e chamaram a atenção para o tema. No entanto, o debate em Itália
continua fora do radar. Se não quisermos abrir mão da "nossa maior
conquista social e de um pilar da democracia", precisamos desencadear o
debate e sair às ruas. E precisamos fazer isso agora.
Ricardo Ricceri
https://www.sicilialibertaria.it/
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
- Prev by Date:
(pt) France, UCL AL #348 - Política, Declaração de Informações Gerais: Questões democráticas e financeiras (ca, de, en, fr, it, tr)[traduccion automatica]
- Next by Date:
(pt) France, OCL CA #339 - Contra a demolição do HLM pela ANRU: Moratória para projetos contestados em andamento (ca, de, en, fr, it, tr)[traduccion automatica]
A-Infos Information Center