A - I n f o s

a multi-lingual news service by, for, and about anarchists **
News in all languages
Last 30 posts (Homepage) Last two weeks' posts Our archives of old posts

The last 100 posts, according to language
Greek_ 中文 Chinese_ Castellano_ Catalan_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Francais_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkurkish_ The.Supplement

The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Français_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours

Links to indexes of first few lines of all posts of past 30 days | of 2002 | of 2003 | of 2004 | of 2005 | of 2006 | of 2007 | of 2008 | of 2009 | of 2010 | of 2011 | of 2012 | of 2013 | of 2014 | of 2015 | of 2016 | of 2017 | of 2018 | of 2019 | of 2020 | of 2021 | of 2022 | of 2023 | of 2024

Syndication Of A-Infos - including RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups

(pt) Italy, FAS Sicilia Libertaria: SAINDO DO CAMINHO PARA DEFESA DA SAÚDE PÚBLICA - Riccardo Ricceri, (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]

Date Fri, 10 May 2024 09:55:26 +0300


Os cuidados de saúde representam um ponto de vista privilegiado para analisar os riscos associados à autonomia diferenciada. Sem medo de parecermos catastrofistas, podemos afirmar que com ela daremos o golpe de misericórdia definitivo num Sistema Nacional de Saúde (SNS) já à beira do colapso. ---- O SNS coexiste de facto com fracturas estruturais profundas, distribuídas ao longo das falhas norte/sul, áreas internas/áreas metropolitanas, classes ricas/classes pobres. A saúde já está se transformando de um bem comum em um bem de luxo. Alguns indicadores demonstram-no: os níveis mínimos de assistência (LEA) estão longe de ser respeitados nas regiões do sul, ou em áreas como a Lombardia, esmagadas pela concorrência desleal de particulares; a diferença na média de vida é clara: os nascidos na Sicília vivem em média 3-4 anos menos do que os nascidos na Lombardia; a mobilidade do Sul para o Norte (de doentes e profissionais) é constante, com ganhos estratosféricos por parte das Regiões Norte; as áreas internas estão cada vez mais empobrecidas, com os SU periféricos (em todo o país) muitas vezes cobertos apenas por médicos "repartidos" e com os cuidados domiciliários reduzidos ao mínimo devido à escassez de enfermeiros.

A maior parte destas desigualdades segue as "duas velocidades" históricas do país (tanto geográfica como baseada no rendimento), mas também reflecte as escolhas políticas precisas feitas ao longo das décadas, destinadas a manter (se não aumentar) as disparidades. Pensemos, por exemplo, na forma como é distribuído o Fundo Nacional de Saúde. Considerando que o critério utilizado tem em conta quase exclusivamente a idade da população, as regiões do Norte saem em vantagem. Ora, ter em conta a fragilidade associada ao envelhecimento é legítimo. Mas é inaceitável que a fragilidade ligada à pobreza não seja considerada e que a doença não seja considerada na sua dimensão social. O pressuposto latente desta abordagem reside no moralismo das classes ricas, que tendem a considerar a pobreza não como o produto de condições históricas e políticas, mas como a manifestação de uma disparidade natural. Isto é: se o pobre é pobre, a culpa é exclusivamente dele. Só um tal preconceito pode explicar porque é que - já hoje - o Estado não aumenta o financiamento às Regiões que lutam para cumprir as LEAs.

É nesta crise estrutural que está pendurada a espada de Dâmocles da autonomia diferenciada. Embora os contornos da reforma ainda não sejam claros, não é nada difícil prever os riscos. Na verdade, as três Regiões pedem para poder gerir de forma independente quase todo o setor da saúde: restrições de despesas; especializações; sistemas tarifários; governança corporativa; a gestão de fundos complementares; gestão de pessoal.

Sem entrar em detalhes, há todos os motivos para temer que a aplicação destas regras comprometa seriamente o princípio redistributivo subjacente ao SNS. Um sistema que, embora já em crise, ainda hoje funciona como "corretivo" dos desequilíbrios do país e como garantia mínima de equidade e universalidade.

Quando as Regiões mais ricas ficam com a maior parte dos recursos para si, em detrimento inevitável das outras (com um mecanismo "mors tua vita mea"), é fácil imaginar que as Regiões do Sul dependerão cada vez mais das do Norte; que as áreas internas e periféricas dependerão dos grandes centros urbanos; e que as classes menos ricas permanecerão cada vez mais à mercê da especulação na saúde privada.

Para ser honesto, a reforma oferece garantias de "segurança", tais como o cumprimento das LEAs e restrições orçamentais. Mas estas são mais ameaças do que garantias. Se hoje o NHS já está a lutar para cumprir as LEAs em muitas regiões, que garantias teremos no futuro de um sistema de saúde "balcanizado" sem qualquer equidade redistributiva? Além disso, como poderão ser remediados os previsíveis desequilíbrios territoriais, uma vez excluídos os aumentos das despesas?

A autonomia diferenciada é, portanto, uma manobra "multifuncional" que ao mesmo tempo: completa o desmantelamento do bem-estar e a financeirização dos cuidados de saúde; o fosso entre ricos e pobres está a aumentar, tal como o fosso entre o Norte e o Sul; coloca uma lápide nos princípios da equidade e do direito à saúde. Ao mesmo tempo, e num detalhe não negligenciável, serve como moeda de troca política conveniente entre os promotores do federalismo e os promotores do presidencialismo.

Esta estratégia, que aos olhos cínicos da realpolitik pode parecer esclarecida, em breve mostrará toda a sua miopia, com efeitos catastróficos não apenas nas regiões do sul, mas na estabilidade de todo o sistema nacional.

Um sistema de saúde tão fragmentado e assimétrico conduzirá, de facto, a uma sobrecarga das Regiões Norte, cada vez mais assediadas tanto por pacientes como por profissionais, atraídos pela miragem de salários mais elevados. É fácil prever que as Regiões "VIP" tentarão defender-se do ataque à diligência, e não através do reforço dos serviços públicos (o que aparentemente não é possível, dado que o próprio DDL Calderoli impõe restrições orçamentais), mas antes recorrendo a particular sem acordo, que lhe agradecerá. Os primeiros a sofrer (em todo o país) serão sobretudo os cidadãos que não pertencem às faixas de rendimentos elevados ou muito elevados, que terão de abdicar do tratamento ou dos custos (cada vez mais elevados) das políticas.

Mas o que é ainda mais importante sublinhar é o agravamento do desequilíbrio territorial do sistema de saúde como um todo. A protecção da saúde funciona (e aprendemos isto da maneira mais difícil com a pandemia) apenas sob certas condições: que o sistema que a gere esteja distribuído de forma igual e ampla por todo o território; que todos os cidadãos tenham igual acesso aos cuidados; que a prevenção é preferível à cura; que pensemos de forma coordenada em nível internacional, compartilhando conhecimento e cuidado. Como teríamos enfrentado a pandemia num sistema de saúde "regionalizado"? Quem teria impedido a Lombardia de vacinar "por PIB", como infelizmente sugeriu Moratti?

Numa situação tão trágica, os profissionais de saúde continuam a concentrar-se nas suas pequenas batalhas salariais, incapazes de compreender que o verdadeiro jogo está a ser jogado noutro campo. As associações, a sociedade civil, os operadores do sector estão a lutar para desenvolver uma visão clara e partilhada, para que o DDL avance rapidamente e o tempo de que dispomos esteja a esgotar-se. Recentemente, chegaram sinais encorajadores das praças de Nápoles, que uniram muitas siglas e chamaram a atenção para o tema. No entanto, o debate em Itália continua fora do radar. Se não quisermos abrir mão da "nossa maior conquista social e de um pilar da democracia", precisamos desencadear o debate e sair às ruas. E precisamos fazer isso agora.

Ricardo Ricceri

https://www.sicilialibertaria.it/
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
A-Infos Information Center