A - I n f o s

a multi-lingual news service by, for, and about anarchists **
News in all languages
Last 30 posts (Homepage) Last two weeks' posts Our archives of old posts

The last 100 posts, according to language
Greek_ 中文 Chinese_ Castellano_ Catalan_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Francais_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkurkish_ The.Supplement

The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Français_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours

Links to indexes of first few lines of all posts of past 30 days | of 2002 | of 2003 | of 2004 | of 2005 | of 2006 | of 2007 | of 2008 | of 2009 | of 2010 | of 2011 | of 2012 | of 2013 | of 2014 | of 2015 | of 2016 | of 2017 | of 2018 | of 2019 | of 2020 | of 2021 | of 2022 | of 2023 | of 2024

Syndication Of A-Infos - including RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups

(pt) Italy, FAS Sicilia Libertaria: O resgate perdido (20) - As "catedrais" que criam o deserto (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]

Date Wed, 8 May 2024 07:57:28 +0300


O Sul está fervilhando de iniciativas e lutas, sofrendo repressão violenta (como em 9 de abril de 1969 em Battipaglia, a revolta contra o fechamento de algumas fábricas reprimida ao custo de 2 mortes e 200 feridos), mas a percepção de uma questão específica do Sul está em declínio, afogado nas críticas que os grupos de 1968 fazem a toda a parafernália político-ideológica da esquerda reformista. Há uma revolução na agenda e marchamos com entusiasmo e confusão. Só depois de 1970 começaram a surgir linhas de intervenção destinadas a tornar plausível um projecto revolucionário dentro do qual o Sul fosse visto como um território útil para desencadear a explosão anticapitalista. Mas continua a ser um Sul que segue os passos de um Norte que, por sua vez, é impulsionado pela classe trabalhadora, subordinada à vanguarda operária prevalecente. Isto resulta em escolhas como enviar militantes ao Sul para fazer agitação nos pólos industriais, considerados os pontos avançados da revolução no Sul; Lotta Continua, Vanguardia Operaia ou Potere Operaio continuam a propor a dicotomia trabalhador-camponês/classe baixa, e apenas algumas excepções (como alguns grupos M-L) abordam directamente os camponeses.

Se o Sul e a Sicília, com a rebeldia constante das suas populações, representam um impulso potencial para a revolução, falta uma reflexão sobre as características socioculturais do sul de Itália que podem ser utilizadas em caminhos específicos de redenção e libertação social.

As contribuições mais importantes vêm de intelectuais do sul, como o calabresa Nicola Zitara (1) que desde meados dos anos sessenta com a revista "Quaderni Calabresi" (mais tarde "Quaderni del Mezzogiorno e delle Isole") e com alguns textos fundamentais, relê o processo de unidade italiana como nascimento do colonialismo; ou a dupla Capecelatro e Carlo (2), que com o bem-sucedido texto Contra a 'Questão do Sul', de 1971, aborda e desmantela o quadro Gramsciano e liberal que caracterizou as políticas social-comunistas e estatistas no Sul, fornecendo novos elementos para reler o processo de unidade nacional como institucionalização do subdesenvolvimento do Sul em função do desenvolvimento do Norte. Embora mantenham uma abordagem marxista-operária, os dois autores analisam anos e anos de sulistas irregulares.

Mesmo na Sicília, e sempre daquele laboratório que é o Belice, Lorenzo Barbera, agora longe de Danilo Dolci, com o Centro de Investigação Económica e Social do Sul lançou em 1973 a revista "Meridione, Città e Campagna" que oferece análises para um caminho do sul para a mudança social. Do ponto de vista libertário, é importante a publicação em Catânia, a partir de 1975, da revista "Anarquismo", que desde os primeiros números aborda as questões salientes do subdesenvolvimento siciliano e da luta de libertação nacional. Com um leve toque de orgulho, notamos também o lançamento, a partir de janeiro de 1977, de "Sicilia libertarian".

Nas zonas do terramoto, a grande batalha dos jovens de Belice contra o recrutamento militar certamente deixará a sua marca. "Os jovens são necessários para a reconstrução", gritam, e a sua vitória lançará as bases para a função pública nos anos seguintes.

Mas o facto mais marcante é certamente a revolta em Reggio Calabria que eclodiu entre Julho de 1970 e Fevereiro de 1971. O casus belli é dado pela decisão do governo de fazer de Catanzaro a capital da nova Região, mas, como sempre, o protesto reúne o mal-estar, as desilusões, as humilhações e o subdesenvolvimento da população, que finalmente encontram uma saída operacional. Os sindicatos e a esquerda não compreendem isto, acusando o motim de paroquialismo e colocando-o numa bandeja de prata nas mãos da direita neofascista. Apenas os anarquistas de Reggio e Lotta Continua vêem a complexidade do acontecimento, percebem o potencial de conflito entre o proletariado e a burguesia e tentam, a partir das barricadas do distrito de Sbarre, manter afastados tanto os fascistas como o Estado. Dois meses após a eclosão da revolta, o Ministro do Interior Franco Restivo comunicou os primeiros dados ao Parlamento: "De 14 de Julho a 23 de Setembro foram realizados 13 ataques bombistas, houve 33 bloqueios de estradas, 14 bloqueios ferroviários, 3 bloqueios portuários e aeroporto; foram 6 ataques à prefeitura e 4 à sede da polícia". O governo envia tanques do exército para Reggio para reprimir a revolta. (3)

Bonanno escreve (4) no n. 1 do "Anarquismo": "não devemos esquecer que "a questão do sul" é essencialmente uma questão camponesa, ainda hoje na era da tecnologia mais avançada, o principal problema a ser resolvido para o sul é o problema agrário. E isso é ainda mais verdadeiro para a Sicília."

O Partido Comunista Italiano, depois dos fracassos da estratégia de reforma agrária e das consequências em termos de emigração, despovoamento, empobrecimento das massas camponesas (na década 1959-1969 a população camponesa do Sul diminuiu em 2.636.000 unidades), está preocupado com conter a sua persistente espontaneidade, tentando canalizá-la para processos de transformação agrícola dentro das rígidas leis do mercado.

Não é por acaso que, após uma década de modernização agrícola numa das zonas mais avançadas da ilha, a faixa costeira de Ragusa, através do desenvolvimento impetuoso da agricultura em estufa, os problemas deste sector chegam ao auge: doenças profissionais de agricultores (não reconhecidos) devido ao uso de pesticidas e fertilizantes químicos e às mudanças de temperatura; crise de superprodução; autoexploração e exploração da mão-de-obra das províncias de Enna e Caltanissetta (antes da chegada dos tunisianos); concorrência da burguesia agrária local e importações do Norte de África; dívida e dependência dos bancos. E a máfia mergulha no negócio! No processo de industrialização do campo encontramos a mesma dinâmica que nos centros industriais, com a diferença de que pelo menos aqui surge uma indústria, mas o boom económico dentro de pouco tempo beneficiará plenamente a burguesia.

A industrialização fecha o papel da ilha como zona de trânsito, não sedimenta actividades colaterais, pelo contrário, tende a desertificar as pré-existentes; os planos de perfuração e o gasoduto africano de metano fazem dele um centro energético que nos anos seguintes acentua a sua função como centro nacional de defecação. Nos últimos anos, tem havido uma forte tentação governamental de criar uma central nuclear na Sicília. No entanto, a lacuna infra-estrutural da ilha está a crescer em vez de diminuir, e os pólos representam a face moderna do subdesenvolvimento, classificam agricultores, trabalhadores e artesãos atraídos pela miragem de um emprego permanente, mas alimentam um novo clientelismo que fortalece o consenso e o controlo. dos partidos tradicionais do governo e da Igreja, mas também da esquerda e dos sindicatos, cúmplices de uma divisão feita de trocas de favores e de actividades de controlo e combate a incêndios. Um sistema que oferece enorme espaço a uma máfia envolvida nas indústrias de compras, subcontratação e afins, a começar pelo transporte rodoviário, que é quase inteiramente sua prerrogativa.

Mas o desenraizamento de populações inteiras de pequenos centros rurais não pode ser absorvido por novas oportunidades de emprego e transforma-se em emigração. A indústria continua a ser fruto de uma economia assistida, sempre à beira da crise, com ameaças de despedimentos (1600 trabalhadores, metalúrgicos, trabalhadores da construção civil e trabalhadores dos serviços no sector Gela ANIC só em Junho de 1977, enquanto milhares estão a receber indemnizações por despedimento), sujeito às flutuações internacionais dos preços do petróleo, fonte de chantagem; os trabalhadores, subjugados pela ideologia interclassista e colaboracionista, lutam por novos financiamentos públicos e pelo fortalecimento do quadro de subalternidade.

Enquanto explodem casos de malformações neonatais e doenças profissionais no que hoje se chama de "cinturão da morte" (silicose, leucemia, tuberculose, ataques ao sistema nervoso, etc.), os acidentes são contínuos: em 14 de julho de 1977, a explosão na refinaria ANIC da Gela com 3 mortos, um numa outra explosão no SINCAT (Montedison) no Priolo em Outubro de 79; em Novembro uma explosão no Montedison no Priolo com mais 3 mortos, no mesmo mês outra na ANIC em Gela. Assim, as lutas aumentaram, os bloqueios rodoviários e ferroviários também culminaram em prisões e queixas no verão de 1977 à ISAB, Montedison e outras indústrias na área de Siracusa; mas o conflito desta classe trabalhadora objectivamente privilegiada permanece manchado por ser interno a uma economia colonial de subdesenvolvimento, enquanto em toda a sua volta o tecido camponês se desintegra, arrastando para o abismo as pequenas e médias empresas, morrem a pesca e as salinas, também afectadas pela poluição , e a construção surge como motor de uma economia de assalto onde reinam a precariedade, a insegurança, o saque do território e o ataque da máfia política às cidades.

Em 24 de abril de 1979 foi concluída a demolição da Marina di Melilli, cujo território faz parte dos planos de expansão da indústria petroquímica. Os seus mil habitantes, protagonistas de uma resistência tenaz com bloqueios rodoviários e ferroviários, abstenções massivas nas eleições, acabam por ceder e dispersam-se pelos países vizinhos: a lógica destrutiva do capital triunfa, apesar do sistema apresentar fissuras flagrantes. (5)

Tudo o que resta é o emprego público, talvez o mais poluído pelas práticas de clientelismo. No triângulo Sudeste, entre as centrais petroquímicas de Gela e Priolo-Melilli, beneficiárias de milhares de milhões de investimentos, desapareceram 300.000 empregos no sector agrícola no final da década de setenta. A lógica perversa é representada pelos milhões de toneladas por ano dos produtos agrícolas mais avançados, os pomares de citrinos, que acabam sob os rastos dos bulldozers da AIMA, a Empresa de Intervenção no Mercado Agrícola, para controlar os preços.

Pippo Gurrieri

continuou

Devem ser destacados os livros de Nicola Zitara O proletariado externo, Livro Jaca, Milão 1972 e A unificação da Itália, nascimento de uma colônia, Livro Jaca, Milão 1976.

Edmondo M. Capecelatro - Antonio Carlo, Contra a "questão sulista", Savelli, Roma 1971

Rino Malinconico, Os sessenta e oito italianos e a questão do sul, em Lições do Sul. O Sul hoje e o Sul ontem. Temas e caminhos, Esquerda, Roma, 2023, págs. 93-118.

O texto encontra-se em Alfredo M. Bonanno, Sicília: subdesenvolvimento e luta de libertação nacional, Sicilia Punto L, Ragusa 1982, p.18 et seq.

Papé Trippìli, "Industrialização ou pilhagem? Marina di Melilli, poluída, arrasada por escavadeiras", na Sicília libertária n. 9, junho de 1979.

https://www.sicilialibertaria.it/
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
A-Infos Information Center