A - I n f o s

a multi-lingual news service by, for, and about anarchists **
News in all languages
Last 40 posts (Homepage) Last two weeks' posts Our archives of old posts

The last 100 posts, according to language
Greek_ 中文 Chinese_ Castellano_ Catalan_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Français_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkçe_ _The.Supplement

The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Français_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours | of past 30 days | of 2002 | of 2003 | of 2004 | of 2005 | of 2006 | of 2007 | of 2008 | of 2009 | of 2010 | of 2011 | of 2012 | of 2013 | of 2014 | of 2015 | of 2016 | of 2017 | of 2018 | of 2019 | of 2020 | of 2021 | of 2022 | of 2023 | of 2024 | of 2025 | of 2026

Syndication Of A-Infos - including RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups

(pt) Italy, Sicilia Libertaria #470 - Meio Ambiente, Alimentação, Clima - Vamos Discordar do Acordo Mercosul-UE (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]

Date Mon, 28 Sep 2026 07:36:25 +0300


Em 1º de maio de 2026, o acordo de livre comércio entre a UE e os países do Mercosul, o mercado comum sul-americano que inclui Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, entrou em vigor provisoriamente como um pacto comercial interino. A UE espera obter acesso mais fácil ao mercado sul-americano para suas exportações; os setores mais afetados são os automotivos e farmacêuticos, mas também o financeiro e o sistema de compras públicas, que até então era fechado para empresas estrangeiras.

Além disso, o objetivo é reduzir a dependência da Europa em relação a mercados como os EUA, que se tornou difícil devido às tarifas, ou a China, especialmente para matérias-primas necessárias ao setor industrial. Os objetivos declarados deste acordo são a necessidade de criar regras mais estáveis para o comércio e o investimento, segurança alimentar, proteção ambiental e concorrência; as tarifas serão efetivamente abolidas em aproximadamente 90% das exportações e importações europeias da América do Sul. Isso criará, como afirma o site da União Europeia, uma área de livre comércio envolvendo 700 milhões de pessoas, eliminando barreiras comerciais, criando empregos e oportunidades de negócios, fornecendo garantias sólidas para as regulamentações da UE e assegurando uma concorrência real. Seguem-se estimativas dos resultados esperados até 2040 em termos de aumento do PIB, das exportações anuais e do emprego, tudo dentro da UE. É um acordo maravilhoso, mas é lamentável que inúmeras manifestações tenham sido realizadas contra ele, tanto na Europa quanto em países da América do Sul. Os agricultores europeus, em particular, temem que a concorrência de produtos sul-americanos mais baratos prejudique os produtores da UE, e também levantam o risco de que esses produtos estejam contaminados com substâncias proibidas na Europa por serem consideradas perigosas, mas utilizadas nesses países. Por outro lado, os agricultores sul-americanos estão bem cientes de que o acordo é produto da persistente lógica colonial, neocolonial ou colonialista verde, uma vez que os considera exportadores de matérias-primas agrícolas, minerais e energéticas de baixo custo e importadores de bens industriais processados, tecnologia e serviços avançados. O aumento projetado das exportações de produtos como carne, soja, milho, etanol de cana-de-açúcar e minerais levará inevitavelmente à apropriação de terras por empresas agroalimentares multinacionais, resultando na expropriação de comunidades locais e indígenas; na intensificação do desmatamento (a UE recebe 50% dos produtos brasileiros ligados ao desmatamento, particularmente ração animal e óleos vegetais para a indústria alimentícia, mas também compra 117.000 toneladas de carne bovina e 80.500 toneladas de couro do Brasil, aproximadamente 20% das importações globais desses produtos, grande parte dos quais provém de áreas desmatadas); no uso massivo de pesticidas, contaminando o solo e a água; na perda de biodiversidade; e no aumento de conflitos territoriais e violência. As cláusulas de desenvolvimento sustentável do tratado, que transferem a responsabilidade de garantir o cumprimento das normas ambientais para os países sul-americanos, são a cortina de fumaça que permitirá aos países europeus importar matérias-primas verdes certificadas, tornando invisíveis aos consumidores europeus os danos ambientais, a exploração dos trabalhadores e a desapropriação de terras.
Para além das questões críticas destacadas no acordo - e há muitas outras -, o problema central reside na sua lógica subjacente, a legitimação de um modelo estruturalmente insustentável: conciliar a proteção ambiental com o crescimento ilimitado da produção e do consumo, um crescimento que só pode ser alcançado por uma parte da população e apenas transferindo os custos para outra parte, e para o meio ambiente. Trata-se de mais uma reintrodução do modelo extrativista, revestida com uma camada de ambientalismo barato. Num momento de crise como o atual e com as perspetivas climáticas longe de serem animadoras, as prioridades devem ser outras. Em primeiro lugar, devemos avançar rumo à soberania alimentar, alcançada através de uma agricultura socialmente responsável que promova práticas de subsistência e pequenos agricultores capazes de conciliar a produção com o respeito pelo meio ambiente e a sua preservação para as gerações futuras. Ao mesmo tempo, é essencial a proteção efetiva das comunidades indígenas, das suas práticas tradicionais e das terras onde vivem. Não menos importante é o reconhecimento da dívida histórica das sociedades ocidentais para com o Sul global, que serve como ponto de partida para a construção de relações internacionais baseadas na defesa de todas as formas de vida e do meio ambiente, na solidariedade e no respeito à diversidade. Se houver um futuro, ele será menos tecnológico, mas mais humano, capaz de transcender a lógica capitalista e explorar alternativas de cooperação nacional e internacional voltadas para a redução das desigualdades e dos impactos ambientais, a limitação da dependência de longas cadeias de suprimentos e a re-regionalização do comércio.

Brunella Missorici

https://www.sicilialibertaria.it/wp-content/uploads/giugno2026_compressed-1.pdf
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
A-Infos Information Center