|
A - I n f o s
|
|
a multi-lingual news service by, for, and about anarchists
**
News in all languages
Last 40 posts (Homepage)
Last two
weeks' posts
Our
archives of old posts
The last 100 posts, according
to language
Greek_
中文 Chinese_
Castellano_
Catalan_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Français_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkçe_
_The.Supplement
The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Français_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours |
of past 30 days |
of 2002 |
of 2003 |
of 2004 |
of 2005 |
of 2006 |
of 2007 |
of 2008 |
of 2009 |
of 2010 |
of 2011 |
of 2012 |
of 2013 |
of 2014 |
of 2015 |
of 2016 |
of 2017 |
of 2018 |
of 2019 |
of 2020 |
of 2021 |
of 2022 |
of 2023 |
of 2024 |
of 2025 |
of 2026
Syndication Of A-Infos - including
RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups
(pt) UK, ACG, Stormy-Petrel #7 - De Sylhet a Spitalfields: Ocupantes bengalis no leste de Londres na década de 1970 --- Shabna Begum (2023). Lawrence Wishart. Londres. 232 páginas. £14,72. (ca, de, en, fr, it, tr)[traduccion automatica]
Date
Fri, 18 Sep 2026 09:33:23 +0300
" O livro examina o movimento de ocupação de imóveis de origem bengali
na década de 1970, um esforço conjunto contra o racismo
institucionalizado do Conselho da Grande Londres (GLC) e do Conselho de
Tower Hamlets (TLC) para garantir o direito básico mínimo de encontrar
contratos de arrendamento em locais que os protegessem do racismo
direcionado e das ruas. A sólida pesquisa etnográfica de Begum documenta
o sofrimento e as lutas da comunidade bengali em Londres, além de
registrar sua resiliência e resistência diante da adversidade." ¹
Vi este livro na biblioteca da Crisp Street, perto de onde moro em Tower
Hamlets. Imediatamente me interessei por ele porque morei durante 45
anos em um antigo imóvel da GLC (Greater London Council), que era
habitado principalmente por famílias bengalis da região de Sylhet. Outro
ponto em comum foi o fato de que este apartamento passou para as mãos da
minha companheira após a anistia concedida aos ocupantes ilegais em
1978. Este livro, fruto de uma pesquisa minuciosa e que inclui muitos
relatos em primeira mão e experiências pessoais (inclusive da própria
família da autora), forneceu o contexto histórico que eu, na verdade,
desconhecia.
O livro começa traçando a história dos bengalis no leste de Londres. Os
primeiros moradores eram frequentemente marinheiros, já que muitos
bengalis trabalhavam em navios britânicos. Eles abriram seus próprios
restaurantes e gradualmente aumentaram em número, encontrando emprego no
comércio de roupas. Viviam em acomodações superlotadas e insalubres,
muitas vezes trocando de camas quando uma pessoa chegava do trabalho e
outra saía.
Aos poucos, eles se estabeleceram e quiseram trazer suas esposas e
famílias. Precisavam de acomodações melhores, mas não conseguiam
encontrá-las. O Conselho da Grande Londres possuía 31.000 imóveis em
Tower Hamlets e o próprio Conselho da Torre de Londres possuía 18.000.
Havia requisitos de residência rigorosos. Isso, juntamente com a falta
de apoio daqueles que interpretavam os requisitos, tornava impossível
conseguir um imóvel. Além disso, quando um era oferecido, ficava em uma
área com histórico de violência racista, como Poplar. Eles queriam morar
perto de Spitalfields e Brick Land, onde muitos outros bengalis
residiam. Portanto, ocupar imóveis abandonados tornou-se a única opção.
O livro documenta o racismo que elas enfrentaram, tanto institucional
quanto pessoal, por parte de muitos na classe trabalhadora branca. No
entanto, foi a conexão com o movimento de ocupantes brancos, com Terry
Fitzpatrick como figura-chave, que possibilitou que a ocupação se
tornasse uma opção. Elas aprenderam como ocupar uma propriedade, como
obter eletricidade e água, e logo muitas famílias haviam tomado posse de
imóveis. Essas propriedades eram precárias, para dizer o mínimo, e muito
trabalho era necessário para torná-las habitáveis. As mulheres
desempenharam um papel fundamental na criação de um lar, além de
defender as propriedades contra ataques racistas, como quebrar janelas.
O Grupo de Ação Bengali foi formado, trabalhando em estreita colaboração
com o movimento de ocupação em geral. O objetivo era resistir aos
despejos e obter contratos de aluguel seguros.
Superando as Divisões
Existiam muitas divisões sociais, ideológicas e de classe dentro do
movimento de ocupação de imóveis em Tower Hamlets. As diferenças de
perspectivas e situações
A relação entre os ocupantes bengalis e brancos era, sem dúvida,
significativa. Havia uma relação tensa com as organizações de esquerda
brancas que apoiavam os ocupantes, como os Socialistas Internacionais
(atual SWP). Os apelos à solidariedade da classe trabalhadora pareciam
estranhos, dada a violência racista que haviam sofrido por parte da
classe trabalhadora branca. Havia outros que apreciavam a solidariedade
oferecida. Eles já tinham uma aliança com ocupantes brancos - Terry
Fitzpatrick.
Havia também uma aliança com o Coletivo Race Today, um grupo mais amplo
que lutava contra o racismo, o sexismo e o colonialismo em geral. Era
composto por muitos intelectuais e ativistas negros, como C.L.R. James e
Walter Rodney, e não se limitava a bengalis. Isso introduziu um elemento
radical no movimento. O Coletivo Race Today acreditava que não poderia
haver solidariedade da classe trabalhadora branca com a classe
trabalhadora negra até que "houvesse um trabalho considerável em torno
da violência racializada do capitalismo e do colonialismo".
Havia também divisões dentro da comunidade bengali. Muitos dos mais
velhos ainda mantinham laços com Bangladesh e tinham a intenção de
retornar. Eles ainda se viam como "visitantes". Eram menos propensos a
apoiar ações diretas. A geração mais jovem estava gradualmente perdendo
os laços com Bangladesh e via Londres como seu lar. Também eram menos
propensos a ter fé no sistema. Asiáticos de classe média eram criticados
por serem cooptados pelo sistema, de acordo com o coletivo Race Today.
O movimento se intensifica.
O Coletivo Antirracista do Leste de Londres foi formado em 1976 e logo
começou a organizar grandes protestos e manifestações, contrariando os
conselhos dos mais velhos. Uma grande manifestação ocorreu em 12 de
julho de 1976. Os maiores protestos aconteceram após o assassinato de
Altab Ali, um jovem operário têxtil - um ataque claramente motivado por
racismo.
Rafique Ullah tinha memórias da Guerra de Libertação de 1971 e veio para
o Reino Unido ainda menino, em 1972. Ele se lembrava da manifestação
comunitária organizada após o assassinato de Altab Ali. Ele havia
participado da organização comunitária com a Frente da Juventude de
Bangladesh.
" Nossos mais velhos costumavam dizer: 'Calma, estamos aqui só para
trabalhar, ganhar algum dinheiro e voltar para casa' - esse era o lema
deles. Mas naquele dia, quando entendemos a mensagem, todos se
revoltaram! E todos os jovens se levantaram. Saímos às ruas e dissemos:
'Não! Hoje, Altab Ali, amanhã pode ser eu. Chega!'" (p. 144) Havia
12.000 pessoas naquela manifestação. Ele diz:
" Nunca tivemos WhatsApp, nunca tivemos celulares, nunca tivemos
aplicativos de mensagens - nada! Mas mais de 10.000 ou 12.000 pessoas
vieram de Birmingham, Manchester, Sheffield, Leeds. Essas eram as
cidades industriais, nosso povo costumava estar lá, eles vieram - em
ônibus lotados, eles vieram. Mas não tínhamos apenas pessoas de
Bangladesh - tínhamos o apoio do SWP - Partido Socialista dos
Trabalhadores - Liga Antinazista também, eles vieram participar da nossa
manifestação." (p. 144).
O papel da mulher
O livro de Begum discute longamente o papel das mulheres na luta. O
principal papel das mulheres bengalis no movimento de ocupação era
apoiar os homens defendendo o lar: "um trabalho que vocês não veem".
Husnara, uma das mulheres entrevistadas, disse que era semelhante ao
trabalho que as mulheres realizavam durante a guerra de libertação:
"apoiar os combatentes pela liberdade". As mulheres tinham que fazer
todo o trabalho de manter a casa limpa e habitável e, muitas vezes,
estavam na linha de frente da defesa dos lares contra ataques racistas.
Mas eram os homens que desempenhavam o principal papel público. (p. 130)
Mala Sen foi crucial para conquistar a confiança das mulheres bengalis.
Ela era instruída e não se conformava às normas, mas ainda assim era
consciente e sensível às normas culturais de gênero. Ela passava as
noites com elas e as convencia a participar de manifestações. Sen
conseguiu que carros as buscassem para que pudessem comparecer.
Do site: Sen acreditava que apoiar as pessoas para que reivindicassem
seus direitos e se empoderassem era a melhor maneira de alcançar
mudanças políticas. Ela disse: "Quando você é um ativista político, você
empodera outras pessoas para que elas também tenham a oportunidade de se
empoderar".
Shafia foi uma das mulheres que se envolveram. Ela morava de favor com a
família.
" Os homens sabiam que precisavam da nossa presença, o que poderiam
fazer? Afinal, nosso argumento era que éramos famílias ameaçadas de
despejo, e os outros diziam que éramos famílias sem ter para onde ir;
então, precisavam que estivéssemos lá com todas as crianças para que
ficasse bem claro para eles: não adiantava nada só haver homens ali.
Eles sabiam disso, então nos deixaram ir, mas alguns ainda assim não
gostaram." (p. 154-155)
Shafia recordou o drama e a emoção da manifestação. Eles bloquearam a
estrada e chamaram a atenção dos vereadores. A presença dela foi uma
"inovação significativa dos papéis sociais que lhes eram prescritos".
(p. 154)
Vitória
Em 1977, o Conselho da Grande Londres (GLC), controlado pelo Partido
Conservador e sobrecarregado pelo grande número de pessoas vivendo em
ocupações irregulares, anunciou uma anistia, concedendo a todos os
ocupantes a oportunidade de se registrarem e obterem um contrato de
aluguel formal. O Grupo Audacioso de Construção (BHAG) elaborou um mapa
para o GLC definindo uma área segura para a comunidade bengali, o qual
foi aceito. As famílias bengalis receberam contratos de aluguel em suas
ocupações irregulares ou novas moradias na área de Whitechapel e
Spitalfields. Esse mapa garantiu que a comunidade pudesse permanecer
segura e unida, estabelecendo Brick Lane como o lar dos bengalis na
Grã-Bretanha. O livro de Begum demonstra claramente como a ação direta,
a ajuda mútua e a solidariedade foram cruciais para a vitória.
" Você não mora em Tower Hamlets para sempre."
Tower Hamlets ainda abriga a maior comunidade bengali do Reino Unido. No
entanto, a região passou por mudanças consideráveis desde a década de
1970. Muitos prosperaram, abrindo negócios, e Brick Land se tornou
"Banglatown", atraindo londrinos e turistas. As estatísticas mostram que
ainda existem altos níveis de pobreza, desemprego e privação. Os
bengalis têm forte presença no conselho local, com vereadores de todos
os partidos políticos. O atual prefeito é Luther Rahman, do partido
Aspire, que retornou ao cargo após ter sido demitido por corrupção em
seu primeiro mandato.
Os bengalis também se tornaram proprietários. Meu próprio vizinho, que
nasceu no Bloco, conseguiu um apartamento no mesmo bloco e criou seus
quatro filhos lá. Ele comprou o apartamento pelo programa de direito de
compra e agora se mudou para Romford com o irmão e a família dele,
encerrando quase 50 anos de história familiar. Compreensivelmente, ele
quer uma casa maior onde vários membros da família extensa possam morar,
além de acesso a um jardim. Enquanto isso, seu apartamento está alugado
para estudantes. Begum reconhece que essa é uma tendência comum, como
demonstra o título deste capítulo: "Você não mora em Tower Hamlets para
sempre". Tentamos criar uma associação de inquilinos e moradores
recentemente, mas foi impossível, pois muitos dos interessados eram
arrendatários que sublocavam seus apartamentos. Eles só estavam
interessados em lutar contra as altas taxas de condomínio.
Salve Brick Lane
A campanha atual é discutida por Begum. Ela aborda a complexidade da
situação, abordando o debate atual: as diferenças entre aqueles que
lucram com a gentrificação, como os donos de restaurantes, e aqueles que
gostariam de preservar mais da herança bengali original. Muitos bengalis
não sentem os benefícios da gentrificação, mas outros sim. Há uma
crescente diferença de classes dentro da comunidade bengali, de modo que
a classe social é, em muitos aspectos, mais importante do que a
identidade étnica .
A identidade muçulmana acima de tudo?
O que Begum não aborda é o aumento da influência das mesquitas, muitas
vezes com mulás de origem mais fundamentalista, sobre a comunidade.
Observando as fotos no livro de Begum, vemos os coloridos saris que eram
o traje tradicional bengali da primeira geração. Mas isso mudou
drasticamente. Nos últimos 20 anos, vimos mulheres passando a usar
abayas em vez de saris, abandonando as vestes pretas que cobriam todo o
corpo. Estas passaram a ser usadas com hijabs e véus.4 É difícil dizer
se isso significa que as mulheres jovens estão se tornando mais
conservadoras politicamente, mas certamente há menos probabilidade de
que elas se unam a outras pessoas da classe trabalhadora. Isso é muito
diferente do movimento de ocupação, em que muitos dos organizadores eram
socialistas e mais seculares.
Esta tradição continua com a organização socialista bengali: (
https://nijjormanush.com/ ).
Este grupo é abordado no livro devido às suas atividades em torno de
Brick Lane e às suas objeções à gentrificação. Eles são abertamente
socialistas e buscam resgatar as tradições mais radicais da herança
bengali em Tower Hamlets. Uma de suas reuniões incluiu uma discussão
sobre este livro e a questão da habitação em geral.
Conclusão
Este é um livro excelente, perspicaz e bem pesquisado. Ele traz à tona
uma tradição bengali de luta de classes, baseada no trabalho em
conjunto, para desafiar a gentrificação capitalista. O fato de agora ser
uma tradição minoritária é preocupante, com bengalis se tornando
proprietários de terras, incorporadores e políticos, e/ou afirmando uma
identidade muçulmana conservadora em detrimento das tradições
socialistas e outras tradições bengalis radicais. Este livro é
bem-vindo, pois lembra às pessoas o que é possível quando as pessoas se
unem.
_____________________________
1 https://battleforbricklane.com/
2 Ver:
https://eastendwomensmuseum.org/blog/mala-sen-writer-and-race-equality-
3 ativistas https://battleforbricklane.com
4 /Ver:
https://whitechapellondon.co.uk/second-generation-bengali-clothing-balancing-british-muslim-cultural-identities/
https://www.anarchistcommunism.org/stormy-petrel/
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
- Prev by Date:
(pt) Anarquista Brasileira - CAB: RESTINGA DE MARICÁ RESISTE! (ca, de, en, fr, it, tr)[traduccion automatica]
- Next by Date:
(pt) Brazil, OSL: Solidariedade aos destruição da restinga em maricá! (ca, de, en, fr, it, tr)[traduccion automatica]
A-Infos Information Center