|
A - I n f o s
|
|
a multi-lingual news service by, for, and about anarchists
**
News in all languages
Last 30 posts (Homepage)
Last two
weeks' posts
Our
archives of old posts
The last 100 posts, according
to language
Greek_
中文 Chinese_
Castellano_
Catalan_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Francais_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkurkish_
The.Supplement
The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Français_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours
Links to indexes of first few lines of all posts
of past 30 days |
of 2002 |
of 2003 |
of 2004 |
of 2005 |
of 2006 |
of 2007 |
of 2008 |
of 2009 |
of 2010 |
of 2011 |
of 2012 |
of 2013 |
of 2014 |
of 2015 |
of 2016 |
of 2017 |
of 2018 |
of 2019 |
of 2020 |
of 2021 |
of 2022 |
of 2023 |
of 2024 |
of 2025
Syndication Of A-Infos - including
RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups
(pt) Italy, UCADI #199 - Ucrânia em uma Encruzilhada (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]
Date
Wed, 3 Sep 2025 19:01:53 +0300
Os processos de desenvolvimento econômico em diversas regiões do planeta
deram origem à formação progressiva de grandes grupos de poder
econômico, muitas vezes resultando na gestão de um território de
dimensões continentais. Esse processo é particularmente evidente quando
se observa os Estados Unidos, a Rússia, a China e a Índia. Observadores
e estudiosos da política internacional notaram que a crise do mundo
unipolar está dando origem a um mundo multipolar, no qual assistimos a
uma tendência ao renascimento de impérios, espelhando as divisões e
articulações geopolíticas que historicamente caracterizaram a vida dos
povos. Processos de agregação dizem respeito a áreas como a do Império
Otomano, e análises mais cuidadosas devem ser conduzidas para regiões
específicas, como o Pacífico, e continentes inteiros, como América
Central, América do Sul e África.
A Europa, ou pelo menos parece, escapa desse processo de concentração.
Este continente abriga um agregado atípico, a União Europeia. Ao
contrário dos outros grupos políticos e econômicos que mencionamos, ela
parece heterogênea, a ponto de ser incapaz de exercer unidade de
propósito e direção política em pé de igualdade com outros grupos
econômicos e políticos, apesar de ser uma potência econômica e
efetivamente se identificar como a região mais rica do planeta.
Essa anomalia decorre de razões econômicas e históricas que examinaremos
brevemente, desenvolvendo algumas considerações, embora não exaustivas.
A Anomalia Europeia
Historicamente, a Europa foi sede de impérios, atingindo seu auge
durante o desenvolvimento do colonialismo, que permitiu à Espanha e a
Portugal, em particular, e depois à França e à Inglaterra, criarem
impérios coloniais espalhados por todo o globo. Com menos sucesso e
alarde, Bélgica, Holanda e Alemanha também tiveram seus impérios
coloniais, que naufragaram junto com todos os outros, sob o peso da
história e graças à luta anti-imperialista. Como se sabe, o rescaldo da
Segunda Guerra Mundial trouxe consigo uma crise desse sistema, que
culminou por volta da década de 1970 com o processo de descolonização
progressiva. França e Inglaterra, em particular, tentaram manter uma
semelhança com a estrutura colonial: a França, por meio de uma rede de
países francófonos que só recentemente entrou em colapso; a Inglaterra,
por outro lado, foi forçada a abandonar seu império colonial, embora não
pareça resignada a desmobilizar sua presença militar distribuída pelo
mundo, graças ao poder financeiro da City de Londres, apoiada
politicamente pela estrutura da Comunidade Britânica e pela aliança
orgânica com os Estados Unidos.
Os países da Europa continental responderam a esses eventos construindo
a União Europeia, que se fortaleceu gradualmente. Inicialmente, a
Grã-Bretanha permaneceu fora desse processo, tentando forjar uma aliança
alternativa com os países do Atlântico Norte. Somente em 1973, tendo
reconhecido o fracasso da estrutura alternativa à UE, a Grã-Bretanha
conseguiu se tornar membro. A partir de então, influenciou fortemente
seu desenvolvimento, pressionando por uma expansão cada vez maior,
diluindo assim sua homogeneidade e coesão. De fato, o objetivo histórico
da política externa britânica sempre foi manter o continente dividido,
um pré-requisito para sua hegemonia.
O desenvolvimento das forças produtivas da Europa, graças à parceria
estabelecida entre a União Europeia e a Rússia, por meio da Alemanha,
atingiu um nível de desenvolvimento e solidez desafiado pela eclosão da
pandemia. No entanto, já após a crise econômica de 2008, a classe
dominante britânica se convenceu de que era necessário separar o futuro
da Grã-Bretanha do continente, à medida que se criavam as condições para
a tendência do hemisfério ocidental de se tornar uma entidade política
supranacional.
Para isso, a Grã-Bretanha teve que promover uma crise no processo de
agregação da União por meio de duas vias: uma maior ampliação da União,
a fim de diluir sua coesão; e o rompimento do eixo de colaboração
russo-alemão, a fim de minar os processos de acumulação da economia
manufatureira da União Europeia.
Por iniciativa de um grupo de políticos conservadores britânicos
credenciados nos círculos da OTAN, foi desenvolvido um plano para
desestabilizar as estruturas políticas europeias, com o objetivo de
desmantelar o papel internacional da Ucrânia a fim de impulsionar sua
entrada na União Europeia e na OTAN.
O Plano de Desestabilização
Para levar a Ucrânia para o Ocidente, era necessário atacar a governança
política do país: essa operação foi realizada por meio do golpe de
Estado após os eventos na Praça Maidan e o incêndio da sede do sindicato
de Odessa. Ao mesmo tempo, iniciou-se a manipulação da composição
religiosa do país, promovendo um cisma dentro da Ortodoxia que explorava
a extrema fragmentação confessional que há muito se instalava no país.
Com o apoio e o consentimento do Patriarcado de Constantinopla, um
processo de unificação dos componentes cismáticos dentro da ecúmena
ortodoxa do país se consolidou gradualmente. O objetivo era criar uma
Igreja Ortodoxa Autocéfala que servisse de contrapeso à presença da
Igreja Ortodoxa Ucraniana, pertencente ao Patriarcado de Moscou, e assim
minar os laços culturais e religiosos que unem a Ucrânia à Rússia. Esse
projeto estratégico se concretizaria em 2019 com a Constituição da
Igreja Ortodoxa Ucraniana Autocéfala, abençoada pelo governo ucraniano e
pelo Patriarcado Ecumênico.
Ao mesmo tempo, iniciou-se um processo de dessovietização em todo o
país, com a demolição de monumentos da era soviética, a modificação dos
currículos escolares, a proibição do uso da língua russa e a
obrigatoriedade do conhecimento e estudo da língua ucraniana, além de
ataques militares às províncias orientais do país. Afetados pela mudança
da economia ucraniana para o oeste, suas estruturas econômicas e
produtivas, bem como seu aparato industrial, entraram em crise, e eles
solicitaram autonomia administrativa a Kiev: a guerra em Donbass havia
começado. Negociações realizadas em Minsk em duas ocasiões tentaram
encontrar uma solução para a crise que satisfizesse todas as partes em
conflito. Negociadores alemães, franceses e britânicos admitiram que se
tratava apenas de uma manobra para ganhar tempo enquanto as relações
secretas estabelecidas entre a Grã-Bretanha e a Ucrânia produziam os
resultados desejados.
A vitória eleitoral de Zelenskiy e a aprovação da lei de 2019 sobre a
venda de propriedades agrícolas marcaram o início da crise. Terras
adquiridas durante a era soviética foram colocadas à venda pelo maior
lance, provocando uma reação indignada de pequenos agricultores, que
conseguiram uma revolta popular ao forçar uma prorrogação de um ano do
prazo legal para que compradores estrangeiros adquirissem a propriedade.
O forte envolvimento de multinacionais ocidentais no negócio impediu
oligarcas russos de investir no país, em nome do viés antirrusso do
governo. Além disso, o posicionamento cada vez mais claro do país no
mundo ocidental e seu pedido de adesão à OTAN e à União Europeia são de
interesse estratégico para a Rússia, que exige garantias. A Ucrânia, sob
a égide dos acordos de Minsk, continua sua reaproximação com o Ocidente
e sua integração ao aparato militar ocidental, tanto que, em 24 de
fevereiro de 2022, a Rússia invade o país com uma "Operação Especial".
Não há dúvida de que as causas da guerra na Ucrânia decorrem
principalmente das preocupações estratégicas da Rússia com sua
segurança, mas a intervenção russa representa uma resposta preventiva ao
objetivo britânico de desestabilizar a Rússia. De fato, o fim da
parceria russo-alemã baseada no comércio de energia e manufatura não é o
único objetivo do Reino Unido. O Reino Unido visa enfraquecer a Rússia
promovendo sua dissolução como Estado unitário, partindo da premissa de
que a preeminência britânica na Europa só é possível se impedir a
unidade do continente europeu. Para a Grã-Bretanha, a Eurásia é uma área
caracterizada pela presença de uma miríade de nações que podem ser
lideradas por uma presença hegemônica, constituída pela Grã-Bretanha.
Ao revelar esse projeto, não estamos revelando nada que não seja
conhecido há algum tempo. Vale lembrar que, desde a eclosão da Revolução
Russa, foi a Grã-Bretanha, representada por Winston Churchill, que
promoveu e financiou as expedições de Yuddenik, Wrangel e Demikin, e
apoiou o projeto nacionalista de Pelityura, que tinha como campo de ação
o Donbass e as vastas estepes da Ucrânia. O projeto é, portanto, antigo!
Isso explica o apoio incondicional da Grã-Bretanha aos nacionalistas
ucranianos, os laços profundos entre os serviços de inteligência
britânicos e ucranianos, o apoio inabalável do governo britânico à
guerra contra a Rússia, o papel de liderança da Grã-Bretanha em orientar
os chamados dispostos e a reaproximação da Grã-Bretanha com a União
Europeia com o objetivo de influenciar e orientar efetivamente sua
política externa, que era totalmente inexistente como um projeto
estratégico autônomo.
É evidente que, ao aceitar a liderança britânica em sua política
externa, a União Europeia está atuando contra seus próprios interesses,
a ponto de aceitar masoquisticamente que o gasoduto Nord Stream II seja
interrompido por uma operação de sabotagem na qual os serviços de
inteligência britânicos, detentores do conhecimento necessário para
executá-la, parecem ter participado ativamente.
Agressor e Agredido
À luz dessa reconstrução, ainda que breve, não podemos deixar de
concluir que nossa posição sobre a guerra na Ucrânia deve ignorar a
dinâmica agressor-agredido e ir ao cerne da questão, buscando discernir
os reais interesses em jogo. Se assim for, não se trata de defender um
país atacado nem um país livre, porque, antes de tudo, o regime
estabelecido em Kiev para orientar suas decisões internacionais e
geoestratégicas é de natureza iliberal - no que diz respeito às
liberdades civis, à liberdade religiosa, às liberdades culturais, ao
direito à própria língua e ao respeito à própria etnia, ao respeito às
minorias e às relações econômicas e de classe - e está repleto de
corrupção. Todos aqueles que decidiram apoiar o governo de Kiev,
considerando a Ucrânia um Estado atacado, devem refletir cuidadosamente
sobre esses aspectos para compreender que estão diante de um problema
muito mais complexo, de natureza geopolítica, que exige profunda
reflexão sobre o respeito aos direitos e às minorias, aos componentes
étnicos e culturais das populações de Donbass e à história social e
política dos territórios em disputa.
Mas, para além de considerações idealistas, vale a pena deslocar a
análise para as consequências econômicas da guerra em curso, também
porque o provérbio "comer é comer" continua válido.
Aqueles que defendem os interesses de segurança da Rússia argumentam que
o exército russo, operando na Ucrânia, não visa a anexação territorial,
visto que a Rússia é um país vasto e não precisa adquirir território ou
recursos adicionais. Essa consideração não leva em conta que a
intervenção russa na Ucrânia mudou seus objetivos desde o seu início.
Embora a marcha inicial sobre Kiev visasse à mudança de regime e ao
estabelecimento de um governo amigável, com o reagendamento da
intervenção, a Rússia mudou seu foco, reconhecendo que as transformações
causadas na sociedade ucraniana por anos de esforços de inteligência
ocidentais haviam causado danos irreversíveis, minando, no mínimo, a
solidariedade entre os falantes de russo. Daí a decisão de se concentrar
na proteção da minoria russófona e na aquisição dos territórios rebeldes
de Donbass.
Além disso, considerando que Trump e os europeus, ao longo do tempo,
revelaram seus objetivos econômicos em relação ao uso e à exploração dos
recursos ucranianos, com base no conceito de que o que é tirado do
inimigo beneficia você, a Rússia agora visa a aquisição das regiões que
contêm a maioria dos recursos minerais da Ucrânia, o foco do interesse
ocidental. Nesse sentido, os sucessos da Rússia são inegáveis.
Recursos Ucranianos
Em relação aos seus recursos minerais, a Ucrânia ocupa o primeiro lugar
na Europa em reservas de urânio, o segundo lugar em manganês, mercúrio,
titânio e minério de ferro, o terceiro lugar em produção de gás de xisto
e minério de ferro e o sétimo lugar em carvão. A maior parte das
reservas de lítio do país está localizada em solo ucraniano. Em relação
a este mineral, essencial para a indústria de semicondutores, os russos
anunciaram recentemente a tomada de posse da área de Shevchenko, que
abriga o maior depósito de lítio da Europa (40 hectares). Além do lítio,
o campo também contém tântalo, nióbio e berilo. Além disso, como se não
bastasse, as tropas russas agora ostentam o controle das minas de coque
de alta qualidade da Ucrânia, localizadas perto de Pokrovsk: a indústria
siderúrgica ucraniana agora depende de fontes estrangeiras para a
produção de aço. A perda do controle sobre o depósito de lítio afetará a
mineradora European Lithium, registrada na Austrália e de propriedade de
um empresário britânico, por um lado, e a UE, por outro, perdendo o
acesso a este recurso. Esta é uma perda muito grave, considerando que um
relatório da Comissão Europeia de 2020 estimou que, até 2030, a UE
precisaria de até 18 vezes mais lítio para seus projetos de "transição
verde" e 60 vezes mais até 2050.
Mas há mais: observando o desenvolvimento das operações no campo de
batalha, é provável que o avanço russo seja direcionado para a aquisição
de pelo menos a parte oriental da região de Dnipropetrovsk, completando
assim a aquisição de grande parte das terras de mineração da Ucrânia.
Além disso, a expansão da presença russa na região de Sumy ameaça
diretamente territórios com características idênticas. É desnecessário
dizer que, ao acontecer, muitos dos acordos indecorosos entre Trump e
Zelensky sobre a exploração dos recursos minerais da Ucrânia pelos EUA
serão desfeitos.
Mas não são apenas os recursos minerais da Ucrânia que estão em risco,
mas também seus recursos agrícolas. Vale lembrar, a esse respeito, que
até mesmo o chamado agronegócio corre o risco de ser prejudicado, visto
que as terras agrícolas da Ucrânia estão infestadas de bombas e
poluentes produzidos pelo conflito. A guerra arruinou completamente o
contrato assinado em 2013 pela empresa agrícola ucraniana KSG Agro com o
Corpo de Produção e Construção de Xinjiang, uma organização
governamental chinesa, para o arrendamento de terras agrícolas na região
oriental de Dnipropetrovsk. O acordo previa um arrendamento inicial de
100.000 hectares, com a possibilidade de expansão para 3 milhões de
hectares ao longo do tempo, o equivalente a aproximadamente 5% do
território da Ucrânia ou o tamanho da Bélgica. Novamente, o prazo do
arrendamento era de 50 anos. O objetivo principal era o cultivo de
culturas e a criação de suínos, produtos destinados ao mercado chinês.
Mas essas terras são atualmente disputadas por tropas russas e estão sob
intenso bombardeio. Terras poluídas estão perdendo interesse,
especialmente desde que sua aquisição por entidades estrangeiras
levantou preocupações consideráveis. No entanto, o fato é que, de acordo
com um relatório de 2023 do Oakland Institute intitulado "Guerra e
Roubo: A Tomada de Terras Agrícolas da Ucrânia", mais de 9 milhões de
hectares de terras agrícolas ucranianas - mais de 28% das terras aráveis
do país - são controlados por uma combinação de oligarcas ucranianos e
grandes empresas do agronegócio. Estas últimas incluem entidades
sediadas nos Estados Unidos, Europa e Arábia Saudita. Por exemplo, a NCH
Capital, um fundo de private equity americano, administra porções
significativas de terras agrícolas na Ucrânia, com investimentos de
fundos de pensão, fundações e fundos de doações de universidades
americanas. Outras empresas envolvidas incluem a francesa AgroGeneration
e as alemãs KWS, Bayer e BASF. Além disso, o fundo soberano saudita
Public Investment Fund (PIF) e a Saudi Agricultural and Livestock
Investment Company (SALIC) detêm participações significativas no setor
agrícola ucraniano.
A Conferência de Roma para a Reconstrução da Ucrânia
Com essas premissas, a Conferência para a Reconstrução da Ucrânia foi
realizada em Roma nos dias 10 e 11 de julho: um Fórum de Recuperação,
com aproximadamente 5.000 participantes, incluindo aproximadamente 100
delegações governamentais e 40 de organizações internacionais. Apesar
das retumbantes declarações de solidariedade proferidas pelo
Primeiro-Ministro e pelo Presidente da República, os abutres presentes
para dividir os despojos da reconstrução demonstraram sua mesquinharia.
Prova disso é o fato de que apenas EUR 10 milhões foram alocados para
uma operação que, segundo o Banco Mundial, custará entre EUR 500 bilhões
e EUR 1 trilhão. De fato, há forte resistência ao investimento de
recursos na reconstrução, visto que o estado de guerra, a corrupção
generalizada e a destruição contínua estão neutralizando o investimento.
A Ucrânia é um Estado falido que depende de subsídios da UE para todas
as suas necessidades e é incapaz de pagar suas dívidas. Os recursos
recebidos da UE e dos EUA foram fornecidos, pelo menos formalmente, na
forma de empréstimos. Após a assinatura do documento solicitado por
Trump sobre a "partilha" dos recursos minerais do país, que repudia
acordos anteriores firmados pelo governo ucraniano com o governo
britânico sobre o mesmo assunto, e após quaisquer acordos firmados entre
Trump e Putin, evidenciados pela presença de Dmitriev na delegação do
Kremlin para negociações de paz, que administra o fundo soberano do
Kremlin para investimentos diretos desde 2011, há sérias dúvidas de que
ainda haja algo a ser dividido entre os líderes europeus covardes e
estúpidos. É certo que eles terão que pagar os custos econômicos e
sociais da guerra.
Está agora claro que o Ocidente perdeu a guerra na Ucrânia, e os países
europeus estão sendo forçados a pagar pelos danos. Eles enfrentam a
perspectiva de ter que investir em um país à deriva, despojado de sua
população, com seu tecido social destruído pela guerra, sobrecarregado
por uma diáspora de proporções bíblicas, privado dos recursos do
território ainda sob o controle do Estado ucraniano, um país devastado
por uma guerra devastadora e atormentado por uma corrupção endêmica,
profunda e estrutural.
Isso significa que o custo da reconstrução do país recairá inteiramente
sobre os orçamentos dos Estados-membros da União Europeia, que terão que
recorrer aos recursos de cada Estado para arcar com o ônus da
reconstrução ucraniana, tudo em benefício dos lucros das empresas
envolvidas na gestão do negócio de reconstrução. Este é um investimento
que tem todas as características de um empreendimento fracassado, visto
que envolve operar em um país que não possui mais a força de trabalho
necessária para a reconstrução, já que sua população caiu pela metade
desde o início da guerra. Dos 25 milhões de habitantes restantes, 15
milhões estão excluídos das atividades produtivas, seja por serem
menores, idosos ou incapacitados pela guerra, impossibilitados de
realizar atividades produtivas em sua plenitude.
A situação é ainda mais grave pelo fato de a adesão do país à União
Europeia não ser garantida, sem forte resistência por parte de outros
países. Até o momento, a Ucrânia não atende a nenhum, ou quase nenhum,
dos requisitos para a adesão. Além disso, sua presença na União
prejudica os interesses de muitos países-membros, que são
significativamente prejudicados por sua presença, uma vez que sua
situação política e econômica particular acabaria absorvendo a maior
parte dos recursos disponíveis, exigindo enormes sacrifícios dos
sistemas tributários dos países-membros da União, incompatíveis com a
atual conjuntura econômica e a necessidade de sustentar seus próprios
sistemas de bem-estar social.
Confiamos que, fortalecidos por estas razões, os Estados da UE invocarão
as condições estabelecidas nos Tratados para adiar indefinidamente a
adesão do país à União e, acima de tudo, rejeitarão a proposta da
Ucrânia de atuar como pretorianos da União, oferecendo-se como a espinha
dorsal, a espinha dorsal do exército da União.
Na nossa opinião, é do interesse da Europa que a Ucrânia perca a guerra,
porque se a Rússia não conseguir impor a desmilitarização ao país,
manterá uma força militar significativa que constituirá, de longe, o
exército mais forte da Europa, graças à sua experiência adquirida na
guerra. Imporia efetivamente as suas próprias forças como soldados da
fortuna para toda a União, tornando-as tropas mercenárias destinadas a
desempenhar uma função dissuasora, acabando inevitavelmente por
desempenhar funções de segurança face à rejeição da militarização por
parte dos jovens europeus. Seria como dizer que a Europa confia a
proteção das suas instituições democráticas aos nazis de Azov.
Francamente, acreditamos que a Europa não precisa de nacionalistas
ucranianos para atuar como policiais, guardiões de suas instituições,
especialmente porque as tendências nazistas prevalecem entre eles, como
é amplamente demonstrado pela configuração do cenário político ucraniano
e pela configuração de seu exército.
A Equipe Editorial
https://www.ucadi.org/2025/07/27/lucraina-al-bivio/
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
- Prev by Date:
(pt) Uk, ACG, Jackdaw #23 - Superexploração em Fazendas do Reino Unido (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]
- Next by Date:
(pt) Spaine, Regeneracion: Não somos nada mais do que as cinzas desse incêndio. Por Xesta Organização Anarquista Galega (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]
A-Infos Information Center