A - I n f o s

a multi-lingual news service by, for, and about anarchists **
News in all languages
Last 30 posts (Homepage) Last two weeks' posts Our archives of old posts

The last 100 posts, according to language
Greek_ 中文 Chinese_ Castellano_ Catalan_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Francais_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkurkish_ The.Supplement

The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Français_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours

Links to indexes of first few lines of all posts of past 30 days | of 2002 | of 2003 | of 2004 | of 2005 | of 2006 | of 2007 | of 2008 | of 2009 | of 2010 | of 2011 | of 2012 | of 2013 | of 2014 | of 2015 | of 2016 | of 2017 | of 2018 | of 2019 | of 2020 | of 2021 | of 2022 | of 2023 | of 2024 | of 2025

Syndication Of A-Infos - including RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups

(pt) Italy, UCADI #199 - Ucrânia em uma Encruzilhada (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]

Date Wed, 3 Sep 2025 19:01:53 +0300


Os processos de desenvolvimento econômico em diversas regiões do planeta deram origem à formação progressiva de grandes grupos de poder econômico, muitas vezes resultando na gestão de um território de dimensões continentais. Esse processo é particularmente evidente quando se observa os Estados Unidos, a Rússia, a China e a Índia. Observadores e estudiosos da política internacional notaram que a crise do mundo unipolar está dando origem a um mundo multipolar, no qual assistimos a uma tendência ao renascimento de impérios, espelhando as divisões e articulações geopolíticas que historicamente caracterizaram a vida dos povos. Processos de agregação dizem respeito a áreas como a do Império Otomano, e análises mais cuidadosas devem ser conduzidas para regiões específicas, como o Pacífico, e continentes inteiros, como América Central, América do Sul e África.
A Europa, ou pelo menos parece, escapa desse processo de concentração. Este continente abriga um agregado atípico, a União Europeia. Ao contrário dos outros grupos políticos e econômicos que mencionamos, ela parece heterogênea, a ponto de ser incapaz de exercer unidade de propósito e direção política em pé de igualdade com outros grupos econômicos e políticos, apesar de ser uma potência econômica e efetivamente se identificar como a região mais rica do planeta.

Essa anomalia decorre de razões econômicas e históricas que examinaremos brevemente, desenvolvendo algumas considerações, embora não exaustivas.

A Anomalia Europeia

Historicamente, a Europa foi sede de impérios, atingindo seu auge durante o desenvolvimento do colonialismo, que permitiu à Espanha e a Portugal, em particular, e depois à França e à Inglaterra, criarem impérios coloniais espalhados por todo o globo. Com menos sucesso e alarde, Bélgica, Holanda e Alemanha também tiveram seus impérios coloniais, que naufragaram junto com todos os outros, sob o peso da história e graças à luta anti-imperialista. Como se sabe, o rescaldo da Segunda Guerra Mundial trouxe consigo uma crise desse sistema, que culminou por volta da década de 1970 com o processo de descolonização progressiva. França e Inglaterra, em particular, tentaram manter uma semelhança com a estrutura colonial: a França, por meio de uma rede de países francófonos que só recentemente entrou em colapso; a Inglaterra, por outro lado, foi forçada a abandonar seu império colonial, embora não pareça resignada a desmobilizar sua presença militar distribuída pelo mundo, graças ao poder financeiro da City de Londres, apoiada politicamente pela estrutura da Comunidade Britânica e pela aliança orgânica com os Estados Unidos.
Os países da Europa continental responderam a esses eventos construindo a União Europeia, que se fortaleceu gradualmente. Inicialmente, a Grã-Bretanha permaneceu fora desse processo, tentando forjar uma aliança alternativa com os países do Atlântico Norte. Somente em 1973, tendo reconhecido o fracasso da estrutura alternativa à UE, a Grã-Bretanha conseguiu se tornar membro. A partir de então, influenciou fortemente seu desenvolvimento, pressionando por uma expansão cada vez maior, diluindo assim sua homogeneidade e coesão. De fato, o objetivo histórico da política externa britânica sempre foi manter o continente dividido, um pré-requisito para sua hegemonia.

O desenvolvimento das forças produtivas da Europa, graças à parceria estabelecida entre a União Europeia e a Rússia, por meio da Alemanha, atingiu um nível de desenvolvimento e solidez desafiado pela eclosão da pandemia. No entanto, já após a crise econômica de 2008, a classe dominante britânica se convenceu de que era necessário separar o futuro da Grã-Bretanha do continente, à medida que se criavam as condições para a tendência do hemisfério ocidental de se tornar uma entidade política supranacional.
Para isso, a Grã-Bretanha teve que promover uma crise no processo de agregação da União por meio de duas vias: uma maior ampliação da União, a fim de diluir sua coesão; e o rompimento do eixo de colaboração russo-alemão, a fim de minar os processos de acumulação da economia manufatureira da União Europeia.
Por iniciativa de um grupo de políticos conservadores britânicos credenciados nos círculos da OTAN, foi desenvolvido um plano para desestabilizar as estruturas políticas europeias, com o objetivo de desmantelar o papel internacional da Ucrânia a fim de impulsionar sua entrada na União Europeia e na OTAN.

O Plano de Desestabilização

Para levar a Ucrânia para o Ocidente, era necessário atacar a governança política do país: essa operação foi realizada por meio do golpe de Estado após os eventos na Praça Maidan e o incêndio da sede do sindicato de Odessa. Ao mesmo tempo, iniciou-se a manipulação da composição religiosa do país, promovendo um cisma dentro da Ortodoxia que explorava a extrema fragmentação confessional que há muito se instalava no país. Com o apoio e o consentimento do Patriarcado de Constantinopla, um processo de unificação dos componentes cismáticos dentro da ecúmena ortodoxa do país se consolidou gradualmente. O objetivo era criar uma Igreja Ortodoxa Autocéfala que servisse de contrapeso à presença da Igreja Ortodoxa Ucraniana, pertencente ao Patriarcado de Moscou, e assim minar os laços culturais e religiosos que unem a Ucrânia à Rússia. Esse projeto estratégico se concretizaria em 2019 com a Constituição da Igreja Ortodoxa Ucraniana Autocéfala, abençoada pelo governo ucraniano e pelo Patriarcado Ecumênico.

Ao mesmo tempo, iniciou-se um processo de dessovietização em todo o país, com a demolição de monumentos da era soviética, a modificação dos currículos escolares, a proibição do uso da língua russa e a obrigatoriedade do conhecimento e estudo da língua ucraniana, além de ataques militares às províncias orientais do país. Afetados pela mudança da economia ucraniana para o oeste, suas estruturas econômicas e produtivas, bem como seu aparato industrial, entraram em crise, e eles solicitaram autonomia administrativa a Kiev: a guerra em Donbass havia começado. Negociações realizadas em Minsk em duas ocasiões tentaram encontrar uma solução para a crise que satisfizesse todas as partes em conflito. Negociadores alemães, franceses e britânicos admitiram que se tratava apenas de uma manobra para ganhar tempo enquanto as relações secretas estabelecidas entre a Grã-Bretanha e a Ucrânia produziam os resultados desejados.
A vitória eleitoral de Zelenskiy e a aprovação da lei de 2019 sobre a venda de propriedades agrícolas marcaram o início da crise. Terras adquiridas durante a era soviética foram colocadas à venda pelo maior lance, provocando uma reação indignada de pequenos agricultores, que conseguiram uma revolta popular ao forçar uma prorrogação de um ano do prazo legal para que compradores estrangeiros adquirissem a propriedade. O forte envolvimento de multinacionais ocidentais no negócio impediu oligarcas russos de investir no país, em nome do viés antirrusso do governo. Além disso, o posicionamento cada vez mais claro do país no mundo ocidental e seu pedido de adesão à OTAN e à União Europeia são de interesse estratégico para a Rússia, que exige garantias. A Ucrânia, sob a égide dos acordos de Minsk, continua sua reaproximação com o Ocidente e sua integração ao aparato militar ocidental, tanto que, em 24 de fevereiro de 2022, a Rússia invade o país com uma "Operação Especial".
Não há dúvida de que as causas da guerra na Ucrânia decorrem principalmente das preocupações estratégicas da Rússia com sua segurança, mas a intervenção russa representa uma resposta preventiva ao objetivo britânico de desestabilizar a Rússia. De fato, o fim da parceria russo-alemã baseada no comércio de energia e manufatura não é o único objetivo do Reino Unido. O Reino Unido visa enfraquecer a Rússia promovendo sua dissolução como Estado unitário, partindo da premissa de que a preeminência britânica na Europa só é possível se impedir a unidade do continente europeu. Para a Grã-Bretanha, a Eurásia é uma área caracterizada pela presença de uma miríade de nações que podem ser lideradas por uma presença hegemônica, constituída pela Grã-Bretanha.
Ao revelar esse projeto, não estamos revelando nada que não seja conhecido há algum tempo. Vale lembrar que, desde a eclosão da Revolução Russa, foi a Grã-Bretanha, representada por Winston Churchill, que promoveu e financiou as expedições de Yuddenik, Wrangel e Demikin, e apoiou o projeto nacionalista de Pelityura, que tinha como campo de ação o Donbass e as vastas estepes da Ucrânia. O projeto é, portanto, antigo!
Isso explica o apoio incondicional da Grã-Bretanha aos nacionalistas ucranianos, os laços profundos entre os serviços de inteligência britânicos e ucranianos, o apoio inabalável do governo britânico à guerra contra a Rússia, o papel de liderança da Grã-Bretanha em orientar os chamados dispostos e a reaproximação da Grã-Bretanha com a União Europeia com o objetivo de influenciar e orientar efetivamente sua política externa, que era totalmente inexistente como um projeto estratégico autônomo.
É evidente que, ao aceitar a liderança britânica em sua política externa, a União Europeia está atuando contra seus próprios interesses, a ponto de aceitar masoquisticamente que o gasoduto Nord Stream II seja interrompido por uma operação de sabotagem na qual os serviços de inteligência britânicos, detentores do conhecimento necessário para executá-la, parecem ter participado ativamente.

Agressor e Agredido

À luz dessa reconstrução, ainda que breve, não podemos deixar de concluir que nossa posição sobre a guerra na Ucrânia deve ignorar a dinâmica agressor-agredido e ir ao cerne da questão, buscando discernir os reais interesses em jogo. Se assim for, não se trata de defender um país atacado nem um país livre, porque, antes de tudo, o regime estabelecido em Kiev para orientar suas decisões internacionais e geoestratégicas é de natureza iliberal - no que diz respeito às liberdades civis, à liberdade religiosa, às liberdades culturais, ao direito à própria língua e ao respeito à própria etnia, ao respeito às minorias e às relações econômicas e de classe - e está repleto de corrupção. Todos aqueles que decidiram apoiar o governo de Kiev, considerando a Ucrânia um Estado atacado, devem refletir cuidadosamente sobre esses aspectos para compreender que estão diante de um problema muito mais complexo, de natureza geopolítica, que exige profunda reflexão sobre o respeito aos direitos e às minorias, aos componentes étnicos e culturais das populações de Donbass e à história social e política dos territórios em disputa.
Mas, para além de considerações idealistas, vale a pena deslocar a análise para as consequências econômicas da guerra em curso, também porque o provérbio "comer é comer" continua válido.
Aqueles que defendem os interesses de segurança da Rússia argumentam que o exército russo, operando na Ucrânia, não visa a anexação territorial, visto que a Rússia é um país vasto e não precisa adquirir território ou recursos adicionais. Essa consideração não leva em conta que a intervenção russa na Ucrânia mudou seus objetivos desde o seu início. Embora a marcha inicial sobre Kiev visasse à mudança de regime e ao estabelecimento de um governo amigável, com o reagendamento da intervenção, a Rússia mudou seu foco, reconhecendo que as transformações causadas na sociedade ucraniana por anos de esforços de inteligência ocidentais haviam causado danos irreversíveis, minando, no mínimo, a solidariedade entre os falantes de russo. Daí a decisão de se concentrar na proteção da minoria russófona e na aquisição dos territórios rebeldes de Donbass.

Além disso, considerando que Trump e os europeus, ao longo do tempo, revelaram seus objetivos econômicos em relação ao uso e à exploração dos recursos ucranianos, com base no conceito de que o que é tirado do inimigo beneficia você, a Rússia agora visa a aquisição das regiões que contêm a maioria dos recursos minerais da Ucrânia, o foco do interesse ocidental. Nesse sentido, os sucessos da Rússia são inegáveis.

Recursos Ucranianos

Em relação aos seus recursos minerais, a Ucrânia ocupa o primeiro lugar na Europa em reservas de urânio, o segundo lugar em manganês, mercúrio, titânio e minério de ferro, o terceiro lugar em produção de gás de xisto e minério de ferro e o sétimo lugar em carvão. A maior parte das reservas de lítio do país está localizada em solo ucraniano. Em relação a este mineral, essencial para a indústria de semicondutores, os russos anunciaram recentemente a tomada de posse da área de Shevchenko, que abriga o maior depósito de lítio da Europa (40 hectares). Além do lítio, o campo também contém tântalo, nióbio e berilo. Além disso, como se não bastasse, as tropas russas agora ostentam o controle das minas de coque de alta qualidade da Ucrânia, localizadas perto de Pokrovsk: a indústria siderúrgica ucraniana agora depende de fontes estrangeiras para a produção de aço. A perda do controle sobre o depósito de lítio afetará a mineradora European Lithium, registrada na Austrália e de propriedade de um empresário britânico, por um lado, e a UE, por outro, perdendo o acesso a este recurso. Esta é uma perda muito grave, considerando que um relatório da Comissão Europeia de 2020 estimou que, até 2030, a UE precisaria de até 18 vezes mais lítio para seus projetos de "transição verde" e 60 vezes mais até 2050.
Mas há mais: observando o desenvolvimento das operações no campo de batalha, é provável que o avanço russo seja direcionado para a aquisição de pelo menos a parte oriental da região de Dnipropetrovsk, completando assim a aquisição de grande parte das terras de mineração da Ucrânia. Além disso, a expansão da presença russa na região de Sumy ameaça diretamente territórios com características idênticas. É desnecessário dizer que, ao acontecer, muitos dos acordos indecorosos entre Trump e Zelensky sobre a exploração dos recursos minerais da Ucrânia pelos EUA serão desfeitos.

Mas não são apenas os recursos minerais da Ucrânia que estão em risco, mas também seus recursos agrícolas. Vale lembrar, a esse respeito, que até mesmo o chamado agronegócio corre o risco de ser prejudicado, visto que as terras agrícolas da Ucrânia estão infestadas de bombas e poluentes produzidos pelo conflito. A guerra arruinou completamente o contrato assinado em 2013 pela empresa agrícola ucraniana KSG Agro com o Corpo de Produção e Construção de Xinjiang, uma organização governamental chinesa, para o arrendamento de terras agrícolas na região oriental de Dnipropetrovsk. O acordo previa um arrendamento inicial de 100.000 hectares, com a possibilidade de expansão para 3 milhões de hectares ao longo do tempo, o equivalente a aproximadamente 5% do território da Ucrânia ou o tamanho da Bélgica. Novamente, o prazo do arrendamento era de 50 anos. O objetivo principal era o cultivo de culturas e a criação de suínos, produtos destinados ao mercado chinês. Mas essas terras são atualmente disputadas por tropas russas e estão sob intenso bombardeio. Terras poluídas estão perdendo interesse, especialmente desde que sua aquisição por entidades estrangeiras levantou preocupações consideráveis. No entanto, o fato é que, de acordo com um relatório de 2023 do Oakland Institute intitulado "Guerra e Roubo: A Tomada de Terras Agrícolas da Ucrânia", mais de 9 milhões de hectares de terras agrícolas ucranianas - mais de 28% das terras aráveis do país - são controlados por uma combinação de oligarcas ucranianos e grandes empresas do agronegócio. Estas últimas incluem entidades sediadas nos Estados Unidos, Europa e Arábia Saudita. Por exemplo, a NCH Capital, um fundo de private equity americano, administra porções significativas de terras agrícolas na Ucrânia, com investimentos de fundos de pensão, fundações e fundos de doações de universidades americanas. Outras empresas envolvidas incluem a francesa AgroGeneration e as alemãs KWS, Bayer e BASF. Além disso, o fundo soberano saudita Public Investment Fund (PIF) e a Saudi Agricultural and Livestock Investment Company (SALIC) detêm participações significativas no setor agrícola ucraniano.

A Conferência de Roma para a Reconstrução da Ucrânia

Com essas premissas, a Conferência para a Reconstrução da Ucrânia foi realizada em Roma nos dias 10 e 11 de julho: um Fórum de Recuperação, com aproximadamente 5.000 participantes, incluindo aproximadamente 100 delegações governamentais e 40 de organizações internacionais. Apesar das retumbantes declarações de solidariedade proferidas pelo Primeiro-Ministro e pelo Presidente da República, os abutres presentes para dividir os despojos da reconstrução demonstraram sua mesquinharia. Prova disso é o fato de que apenas EUR 10 milhões foram alocados para uma operação que, segundo o Banco Mundial, custará entre EUR 500 bilhões e EUR 1 trilhão. De fato, há forte resistência ao investimento de recursos na reconstrução, visto que o estado de guerra, a corrupção generalizada e a destruição contínua estão neutralizando o investimento. A Ucrânia é um Estado falido que depende de subsídios da UE para todas as suas necessidades e é incapaz de pagar suas dívidas. Os recursos recebidos da UE e dos EUA foram fornecidos, pelo menos formalmente, na forma de empréstimos. Após a assinatura do documento solicitado por Trump sobre a "partilha" dos recursos minerais do país, que repudia acordos anteriores firmados pelo governo ucraniano com o governo britânico sobre o mesmo assunto, e após quaisquer acordos firmados entre Trump e Putin, evidenciados pela presença de Dmitriev na delegação do Kremlin para negociações de paz, que administra o fundo soberano do Kremlin para investimentos diretos desde 2011, há sérias dúvidas de que ainda haja algo a ser dividido entre os líderes europeus covardes e estúpidos. É certo que eles terão que pagar os custos econômicos e sociais da guerra.
Está agora claro que o Ocidente perdeu a guerra na Ucrânia, e os países europeus estão sendo forçados a pagar pelos danos. Eles enfrentam a perspectiva de ter que investir em um país à deriva, despojado de sua população, com seu tecido social destruído pela guerra, sobrecarregado por uma diáspora de proporções bíblicas, privado dos recursos do território ainda sob o controle do Estado ucraniano, um país devastado por uma guerra devastadora e atormentado por uma corrupção endêmica, profunda e estrutural.
Isso significa que o custo da reconstrução do país recairá inteiramente sobre os orçamentos dos Estados-membros da União Europeia, que terão que recorrer aos recursos de cada Estado para arcar com o ônus da reconstrução ucraniana, tudo em benefício dos lucros das empresas envolvidas na gestão do negócio de reconstrução. Este é um investimento que tem todas as características de um empreendimento fracassado, visto que envolve operar em um país que não possui mais a força de trabalho necessária para a reconstrução, já que sua população caiu pela metade desde o início da guerra. Dos 25 milhões de habitantes restantes, 15 milhões estão excluídos das atividades produtivas, seja por serem menores, idosos ou incapacitados pela guerra, impossibilitados de realizar atividades produtivas em sua plenitude.
A situação é ainda mais grave pelo fato de a adesão do país à União Europeia não ser garantida, sem forte resistência por parte de outros países. Até o momento, a Ucrânia não atende a nenhum, ou quase nenhum, dos requisitos para a adesão. Além disso, sua presença na União prejudica os interesses de muitos países-membros, que são significativamente prejudicados por sua presença, uma vez que sua situação política e econômica particular acabaria absorvendo a maior parte dos recursos disponíveis, exigindo enormes sacrifícios dos sistemas tributários dos países-membros da União, incompatíveis com a atual conjuntura econômica e a necessidade de sustentar seus próprios sistemas de bem-estar social.

Confiamos que, fortalecidos por estas razões, os Estados da UE invocarão as condições estabelecidas nos Tratados para adiar indefinidamente a adesão do país à União e, acima de tudo, rejeitarão a proposta da Ucrânia de atuar como pretorianos da União, oferecendo-se como a espinha dorsal, a espinha dorsal do exército da União.
Na nossa opinião, é do interesse da Europa que a Ucrânia perca a guerra, porque se a Rússia não conseguir impor a desmilitarização ao país, manterá uma força militar significativa que constituirá, de longe, o exército mais forte da Europa, graças à sua experiência adquirida na guerra. Imporia efetivamente as suas próprias forças como soldados da fortuna para toda a União, tornando-as tropas mercenárias destinadas a desempenhar uma função dissuasora, acabando inevitavelmente por desempenhar funções de segurança face à rejeição da militarização por parte dos jovens europeus. Seria como dizer que a Europa confia a proteção das suas instituições democráticas aos nazis de Azov. Francamente, acreditamos que a Europa não precisa de nacionalistas ucranianos para atuar como policiais, guardiões de suas instituições, especialmente porque as tendências nazistas prevalecem entre eles, como é amplamente demonstrado pela configuração do cenário político ucraniano e pela configuração de seu exército.

A Equipe Editorial

https://www.ucadi.org/2025/07/27/lucraina-al-bivio/
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
A-Infos Information Center