A - I n f o s

a multi-lingual news service by, for, and about anarchists **
News in all languages
Last 30 posts (Homepage) Last two weeks' posts Our archives of old posts

The last 100 posts, according to language
Greek_ 中文 Chinese_ Castellano_ Catalan_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Francais_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkurkish_ The.Supplement

The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Français_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours

Links to indexes of first few lines of all posts of past 30 days | of 2002 | of 2003 | of 2004 | of 2005 | of 2006 | of 2007 | of 2008 | of 2009 | of 2010 | of 2011 | of 2012 | of 2013 | of 2014 | of 2015 | of 2016 | of 2017 | of 2018 | of 2019 | of 2020 | of 2021 | of 2022 | of 2023 | of 2024 | of 2025

Syndication Of A-Infos - including RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups

(pt) Italy, FAI, Umanita Nova #21-25 - Um Olhar sobre as Transformações dos Movimentos de Classe (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]

Date Thu, 21 Aug 2025 07:31:47 +0300


A derrota do referendo de 9 de junho era amplamente esperada. O ceticismo era generalizado entre os próprios promotores da consulta. A incompetência e a superficialidade de uma comissão promotora que havia delegado o sucesso da consulta à combinação com o referendo sobre a lei da autonomia diferenciada são imediatamente evidentes. Este último deveria ter (na visão dos promotores) dado impulso aos outros referendos, pois era altamente popular, especialmente nas regiões centro-sul, imediatamente penalizadas por uma lei destinada a favorecer as regiões ricas do norte em detrimento de dois terços do país.
Uma escolha tão condicionada pela vontade da Consulta e suas decisões já era um sinal de grande fraqueza desde o início, assim como era um sinal de fraqueza recorrer à instituição do referendo para questões relativas às relações de classe.
Na primeira vez que isso aconteceu, em 1985, para o corte de dois pontos na escala móvel então ainda ativa, o referendo obteve, em grande parte, o quórum (na época, as porcentagens de votação sempre ultrapassavam 90%), mas foi derrotado por 54 a 46. É importante lembrar que a Itália ainda era um país onde a parcela da população da classe trabalhadora era de quase 35% da população total, enquanto os trabalhadores empregados em geral ultrapassavam 70%. Apesar desses dados, o consenso para a recuperação dos ganhos ilícitos foi de menos da metade dos eleitores. Isso aconteceu, por um lado, porque os trabalhadores empregados também incluem a parcela de trabalhadores de escritório ou, em qualquer caso, com cargos mais altos que, no clima de restauração da década de 1980, haviam se aliado às classes altas, cuja visão de mundo compartilhavam e que estavam bem cientes do fato de que uma derrota dos trabalhadores teria determinado uma vantagem para eles. Por outro lado, a politização do referendo não contribuiu para o sucesso da consulta e milhões de pessoas votaram com base no alinhamento ao qual pertenciam. Numa era de retrocesso da esquerda e afirmação de um bloco centrista liderado pelo DC-PSI, o referendo também foi derrubado pelas posições dos partidos políticos sobre ele. 1985 foi também o ano do avanço máximo do PSI de Craxi e o início de um gravíssimo retrocesso do PCI nas eleições administrativas realizadas um mês antes da consulta sobre o trabalho.
Nos anos seguintes, sempre que o país foi chamado a se pronunciar sobre questões relativas às relações de trabalho, o quórum nunca foi alcançado, nem à direita nem à esquerda.
O próprio trabalho foi se relegando cada vez mais a um segundo plano, graças à percepção da absoluta impossibilidade de os trabalhadores influenciarem os processos de reestruturação em curso. O trabalho assalariado continuou a ser a principal fonte de sustento da população do país, mas os trabalhadores assalariados desapareceram completamente como subjetividade capaz de colocar seus próprios interesses e sua própria visão de mundo na arena social.
A decisão de acertar as contas com o que resta da Lei de Empregos por meio de referendo foi, portanto, substancialmente insensata, considerando os precedentes e, sobretudo, considerando o trabalho de destruição da classe como agregado político posto em prática nos últimos quarenta anos, pelo menos pelos mesmos promotores dos referendos.

A prática concertativa nascida na virada dos anos noventa do século passado teve a Cgil como principal protagonista; hoje, o próprio sindicato paga o preço dessa escolha que, ao longo do tempo, o privou de qualquer capacidade de mover o conflito e, portanto, de manter um papel de liderança no cenário político.
As maiores vitórias obtidas contra a restauração do poder empresarial despótico nas empresas nesses 40 anos vieram dos juízes e não das mobilizações que o sindicalismo concertativo nem sequer tenta mais e que não têm espaço político para se constituírem de forma autônoma. Só este fato já nos faz refletir: diante da tentativa patronal de desregulamentar completamente o mercado de trabalho, a única trincheira real disponível para quem trabalha tem sido aquela oferecida por um poder estatal como o Judiciário, que, em sua natureza de suposto árbitro das relações entre poderes, tem se destacado nos últimos anos com o fortalecimento excessivo do polo empresarial.
Mas como tudo isso aconteceu?
Houve basicamente três razões que permitiram o colapso de um movimento de classe que, há cinquenta anos, estava entre os mais avançados do Ocidente.

a) Uma transformação do tecido social do país.

O progressivo desengajamento da classe capitalista italiana do investimento empresarial determinou a mudança na dimensão e na capacidade de influenciar o conflito (mesmo que apenas redistributiva) entre as classes do país pelas classes trabalhadoras. As mobilizações das décadas de 1960 e 1970 basearam-se em um tecido operário de grande escala e em uma condição de pleno emprego. A década de 1980 ainda viu uma composição social na qual havia uma forte presença de trabalhadores de grandes empresas, mas em uma condição de regressão progressiva e reestruturação da produção, especialmente naquele capital operário constituído pelo antigo triângulo industrial entre Milão, Gênova e Turim. A essa regressão, que se tornou exponencial a partir da década de 1990, quando as mudanças nas condições internacionais também permitiram que o capital italiano iniciasse o processo de terceirização da produção, devemos adicionar a derrota da subjetividade da classe trabalhadora, que normalmente é datada do outono de 1980, no final da batalha da FIAT, mas que havia sido lentamente preparada ao longo dos anos anteriores, pelo menos desde o biênio 1975/76 com a primeira reestruturação na área de Milão. O trabalho dos trabalhadores perde sua centralidade, entendida antes de tudo como a capacidade de impor sua própria agenda ao restante da sociedade, e na década seguinte não consegue neutralizar efetivamente o processo de transformação descendente da estrutura industrial. O último suspiro da antiga composição da classe trabalhadora ocorre em 1994, quando a contrarreforma da previdência mobiliza pela última vez o tecido fabril ainda forte no país. É um fogo-fátuo; no ano seguinte, uma reforma de concepção idêntica, com a adição do posfácio que prevê a preservação das aposentadorias daqueles que trabalharam por mais de 18 anos no momento de sua entrada em vigor, é aprovada sem qualquer oposição. A antiga classe trabalhadora alcança um objetivo que é tanto corporativo quanto geracional, enquanto a nova composição social se encontra vulnerável e perdida, sem pontos de referência e sujeita a uma onda sem precedentes de precariedade e cancelamento de proteções sociais. Ela se refugiará em soluções cada vez mais individuais ou, no máximo, de pequenos grupos, buscando as ferramentas de sobrevivência nas dobras do novo capitalismo. O divórcio entre as demandas conflitantes no terreno social e o mundo do trabalho está em curso; de então até hoje, os movimentos sociais no país serão cada vez mais externos ao conflito no local de trabalho, e o conflito se distanciará cada vez mais do local de trabalho, quase como se os dois conceitos fossem completamente estranhos um ao outro.

b) A transformação do papel do sindicalismo.
O biênio 1992/93, com a projeção da Cgil-Cisl e da Uil como participantes da gestão das condições do processo produtivo no país, determina a salvaguarda das organizações sindicais em detrimento dos interesses da classe trabalhadora como um todo, bem como uma curvatura corporativa no mundo do trabalho. Os protestos que ainda ocorrem são frequentemente realizados com base em objetivos empresariais, no máximo categóricos e sem qualquer ligação com os demais trabalhadores. No plano social, o abandono do conflito em favor da concertação leva à exasperação do processo de defesa do "próprio" emprego e à internalização da ideia de que o "inimigo" é composto por trabalhadores de empresas concorrentes. Esse processo ocorre com mais facilidade em um tecido de médias e pequenas empresas, que se torna hegemônico e consegue impor socialmente sua própria ordem de discurso, além de influenciar fortemente o discurso político.
O corporativismo sindical nas grandes empresas e a adesão à narrativa empreendedora nas médias e pequenas empresas se mantêm unidos e permitem uma articulação discursiva cada vez mais centrada no nível individual e cada vez menos compartilhada socialmente.
Some-se a isso a estruturação de um alto nível de desemprego e a disseminação simultânea do trabalho não declarado, que nunca desapareceu ao longo do tempo, mas vem se expandindo rapidamente desde a década de 1990. Com essas premissas, falta o reconhecimento da classe trabalhadora como classe, e também a solidariedade mútua em qualquer nível.
Hoje, no local de trabalho, a credibilidade sindical é dada pela capacidade da organização de resolver problemas individuais ou, no máximo, da empresa. O fracasso do sindicalismo de base era em grande parte previsível em retrospectiva: é determinado precisamente por esse estado de coisas que torna insustentável o modelo sindical intercategorial, solidário e "nós" versus "eles" do século XX, construído sobre dinâmicas de classe; os mesmos membros que deveriam se reconhecer nele não sentem essas dinâmicas de classe como suas quando não rejeitam o próprio conceito em sua raiz.
c) Regulamentação antigreve e proibição de conflitos.
A construção de uma regulamentação preventiva e repressiva, cujo objetivo é evitar que o país se torne novamente palco de fortes conflitos sociais, iniciou-se com a primeira lei contra greves em 1990 e prossegue até hoje com a legislação que proíbe cada vez mais conflitos nos locais de produção.
Trata-se de uma ação preventiva e repressiva, pois seu objetivo não é apenas reprimir as ações grevistas e a subsequente agitação, mas educar os trabalhadores para que evitem a transferência do conflito para dentro do local de trabalho, de modo a excluir completamente os locais de produção da interferência da dissidência e do protesto, mesmo que apenas econômico. Esse processo deu frutos ao deseducar duas gerações inteiras de trabalhadores, impedindo-os do aprendizado prático da luta necessária à construção de qualquer mobilização.
No entanto, o conflito é natural nas comunidades humanas, especialmente dentro de uma formação social como o capitalismo, que tende a polarizar a sociedade como consequência natural das desigualdades produzidas pelo mercado. No entanto, o conflito inevitavelmente teve que mudar seu lugar de expressão. Movimentos sociais envolvendo trabalhadores ocorreram em outros terrenos e, muitas vezes, com forte componente local. O caso da NoTAV é eloquente.

No Vale de Susa, durante os anos da maior batalha contra as grandes obras, testemunhamos uma contínua desindustrialização e desertificação do tecido produtivo da região. A solidão daqueles que se viram lutando para não perder sua fonte de renda era palpável, embora as mesmas pessoas que lutaram contra a deslocalização estivessem frequentemente envolvidas no movimento.
A evidência foi ainda maior na ILVA em Taranto, onde os trabalhadores se dividiram entre a defesa acrítica e corporativa da fábrica e o pedido de recuperação ambiental radical em relação aos moradores da cidade e dos bairros onde a ILVA está morrendo.
Em ambos os casos, o conflito social ocorreu na dimensão territorial, envolvendo as pessoas não como trabalhadores, mas como habitantes de um território ameaçado pelo extrativismo. O conflito não retornou mais ao local de trabalho, mas as próprias classes trabalhadoras o representaram fora do local de trabalho, cientes da extrema dificuldade em adotar formas radicais de conflito que podem ocorrer no espaço do território. Não é por acaso que a reação dos governos, especialmente aqueles explicitamente orientados para a direita, foi lançar uma série de decretos de segurança cujo objetivo é desempenhar a mesma função que a legislação contra greves no território.

A mudança na composição social do país obviamente também produziu uma mudança na construção de identidades, tanto individuais quanto coletivas. O pertencimento de classe, dado como certo em tempos não muito distantes, abandona completamente a narrativa com a qual as pessoas - mesmo que sociologicamente pertencentes às classes trabalhadoras - se identificam. A narrativa dos trabalhadores, que nos gloriosos trinta anos do capitalismo europeu era um símbolo de poder e de imposição ao resto da sociedade de sua própria visão de mundo e de suas próprias necessidades, torna-se uma história de derrota e marginalidade com a qual é difícil se identificar. Por outro lado, as muitas tentativas de inventar sujeitos unificadores (estou pensando na epopeia fracassada do assistente social ou na igualmente fantasmagórica do cognitariado) ou fracassam ou se tornam símbolos de uma condição da qual se emancipa o mais rápido possível, como no caso da narrativa sobre a precariedade. Nesse corpo social desmembrado e sem sentido, narrativas fortemente individualistas que tendem à promoção social pessoal em competição direta com pessoas que se encontram em condições semelhantes às suas se consolidam facilmente. A percepção de uma condição comum distancia-se dos lugares de produção para se apresentar, no máximo, como uma forma de identidade baseada em outros mitos que pouco ou nada têm a ver com classe. Pensemos no pertencimento nacional cujo fantasma retornou por completo e se encarna em dispositivos racializadores e excludentes.

Também tivemos prova disso no contexto do referendo, com o altíssimo número de votos NÃO à questão da cidadania evidentemente sentido como um benefício particular que não se deseja compartilhar de forma alguma, fazendo assim escolhas de campo que transitam pela linha de documentos em posse de indivíduos.
As condições comuns de gênero, etnia ou território, mesmo dentro de movimentos críticos e de oposição, tornaram-se os únicos fatores capazes de construir identidade, ação e capacidade transformadora comuns.
O terreno social hoje se move nessas coordenadas e a própria ação sindical não pode deixar de estar envolvida nesse tipo de transformação.

O resultado do referendo é mais uma confirmação da atual estruturação de identidades dentro da qual nos movemos. Sem isso em mente, culpar a decisão imprudente da CGI ou a idiotice dos trabalhadores do país é estúpido, além de inútil. É o mesmo que culpar o destino ou a má sorte.
A realidade real é que nos encontramos após o fim de um ciclo da humanidade - pelo menos da humanidade ocidental - em que a identidade da classe trabalhadora foi central na determinação da mentalidade, da narrativa e até mesmo da atividade política das pessoas. Foi um ciclo de extrema importância e dentro do qual muitos de nós nos formamos. No entanto, acabou e não é de hoje.
A construção de uma identidade de classe que leve em conta as muitas outras identidades com as quais somos atravessados e atravessados, em primeiro lugar a de gênero, mas não secundariamente a relativa às origens nacionais e à nossa condição ou não de sermos racializados e racializados, é precisamente uma construção, não uma redescoberta dos mitos do passado.
Uma classe não o é quando se encontra em uma condição sociológica comum, da qual muitas vezes só quer escapar, mas porque encontra em torno de sua própria condição a capacidade de construir uma identidade que visa superar coletivamente sua própria condição e que pode extrair força disso nos conflitos sociais.
Este é o terreno sobre o qual trabalhar e nem sequer é certo que a forma sindical seja a mais adequada para a transformação de nossa ação.
Comecemos por aqui, com a consciência da necessidade de superar os limites inerentes às nossas ações, sem respostas simples e, mais uma vez, com a intenção de transformar radicalmente o mundo com as ferramentas que pudermos nos dar.

Stefano Capello

https://umanitanova.org/uno-sguardo-sulle-trasformazioni-dei-movimenti-di-classe/
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
A-Infos Information Center