|
A - I n f o s
|
|
a multi-lingual news service by, for, and about anarchists
**
News in all languages
Last 30 posts (Homepage)
Last two
weeks' posts
Our
archives of old posts
The last 100 posts, according
to language
Greek_
中文 Chinese_
Castellano_
Catalan_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Francais_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkurkish_
The.Supplement
The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Français_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours
Links to indexes of first few lines of all posts
of past 30 days |
of 2002 |
of 2003 |
of 2004 |
of 2005 |
of 2006 |
of 2007 |
of 2008 |
of 2009 |
of 2010 |
of 2011 |
of 2012 |
of 2013 |
of 2014 |
of 2015 |
of 2016 |
of 2017 |
of 2018 |
of 2019 |
of 2020 |
of 2021 |
of 2022 |
of 2023 |
of 2024 |
of 2025
Syndication Of A-Infos - including
RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups
(pt) Italy, FAI, Umanita Nova #21-25 - Um Olhar sobre as Transformações dos Movimentos de Classe (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]
Date
Thu, 21 Aug 2025 07:31:47 +0300
A derrota do referendo de 9 de junho era amplamente esperada. O
ceticismo era generalizado entre os próprios promotores da consulta. A
incompetência e a superficialidade de uma comissão promotora que havia
delegado o sucesso da consulta à combinação com o referendo sobre a lei
da autonomia diferenciada são imediatamente evidentes. Este último
deveria ter (na visão dos promotores) dado impulso aos outros
referendos, pois era altamente popular, especialmente nas regiões
centro-sul, imediatamente penalizadas por uma lei destinada a favorecer
as regiões ricas do norte em detrimento de dois terços do país.
Uma escolha tão condicionada pela vontade da Consulta e suas decisões já
era um sinal de grande fraqueza desde o início, assim como era um sinal
de fraqueza recorrer à instituição do referendo para questões relativas
às relações de classe.
Na primeira vez que isso aconteceu, em 1985, para o corte de dois pontos
na escala móvel então ainda ativa, o referendo obteve, em grande parte,
o quórum (na época, as porcentagens de votação sempre ultrapassavam
90%), mas foi derrotado por 54 a 46. É importante lembrar que a Itália
ainda era um país onde a parcela da população da classe trabalhadora era
de quase 35% da população total, enquanto os trabalhadores empregados em
geral ultrapassavam 70%. Apesar desses dados, o consenso para a
recuperação dos ganhos ilícitos foi de menos da metade dos eleitores.
Isso aconteceu, por um lado, porque os trabalhadores empregados também
incluem a parcela de trabalhadores de escritório ou, em qualquer caso,
com cargos mais altos que, no clima de restauração da década de 1980,
haviam se aliado às classes altas, cuja visão de mundo compartilhavam e
que estavam bem cientes do fato de que uma derrota dos trabalhadores
teria determinado uma vantagem para eles. Por outro lado, a politização
do referendo não contribuiu para o sucesso da consulta e milhões de
pessoas votaram com base no alinhamento ao qual pertenciam. Numa era de
retrocesso da esquerda e afirmação de um bloco centrista liderado pelo
DC-PSI, o referendo também foi derrubado pelas posições dos partidos
políticos sobre ele. 1985 foi também o ano do avanço máximo do PSI de
Craxi e o início de um gravíssimo retrocesso do PCI nas eleições
administrativas realizadas um mês antes da consulta sobre o trabalho.
Nos anos seguintes, sempre que o país foi chamado a se pronunciar sobre
questões relativas às relações de trabalho, o quórum nunca foi
alcançado, nem à direita nem à esquerda.
O próprio trabalho foi se relegando cada vez mais a um segundo plano,
graças à percepção da absoluta impossibilidade de os trabalhadores
influenciarem os processos de reestruturação em curso. O trabalho
assalariado continuou a ser a principal fonte de sustento da população
do país, mas os trabalhadores assalariados desapareceram completamente
como subjetividade capaz de colocar seus próprios interesses e sua
própria visão de mundo na arena social.
A decisão de acertar as contas com o que resta da Lei de Empregos por
meio de referendo foi, portanto, substancialmente insensata,
considerando os precedentes e, sobretudo, considerando o trabalho de
destruição da classe como agregado político posto em prática nos últimos
quarenta anos, pelo menos pelos mesmos promotores dos referendos.
A prática concertativa nascida na virada dos anos noventa do século
passado teve a Cgil como principal protagonista; hoje, o próprio
sindicato paga o preço dessa escolha que, ao longo do tempo, o privou de
qualquer capacidade de mover o conflito e, portanto, de manter um papel
de liderança no cenário político.
As maiores vitórias obtidas contra a restauração do poder empresarial
despótico nas empresas nesses 40 anos vieram dos juízes e não das
mobilizações que o sindicalismo concertativo nem sequer tenta mais e que
não têm espaço político para se constituírem de forma autônoma. Só este
fato já nos faz refletir: diante da tentativa patronal de
desregulamentar completamente o mercado de trabalho, a única trincheira
real disponível para quem trabalha tem sido aquela oferecida por um
poder estatal como o Judiciário, que, em sua natureza de suposto árbitro
das relações entre poderes, tem se destacado nos últimos anos com o
fortalecimento excessivo do polo empresarial.
Mas como tudo isso aconteceu?
Houve basicamente três razões que permitiram o colapso de um movimento
de classe que, há cinquenta anos, estava entre os mais avançados do
Ocidente.
a) Uma transformação do tecido social do país.
O progressivo desengajamento da classe capitalista italiana do
investimento empresarial determinou a mudança na dimensão e na
capacidade de influenciar o conflito (mesmo que apenas redistributiva)
entre as classes do país pelas classes trabalhadoras. As mobilizações
das décadas de 1960 e 1970 basearam-se em um tecido operário de grande
escala e em uma condição de pleno emprego. A década de 1980 ainda viu
uma composição social na qual havia uma forte presença de trabalhadores
de grandes empresas, mas em uma condição de regressão progressiva e
reestruturação da produção, especialmente naquele capital operário
constituído pelo antigo triângulo industrial entre Milão, Gênova e
Turim. A essa regressão, que se tornou exponencial a partir da década de
1990, quando as mudanças nas condições internacionais também permitiram
que o capital italiano iniciasse o processo de terceirização da
produção, devemos adicionar a derrota da subjetividade da classe
trabalhadora, que normalmente é datada do outono de 1980, no final da
batalha da FIAT, mas que havia sido lentamente preparada ao longo dos
anos anteriores, pelo menos desde o biênio 1975/76 com a primeira
reestruturação na área de Milão. O trabalho dos trabalhadores perde sua
centralidade, entendida antes de tudo como a capacidade de impor sua
própria agenda ao restante da sociedade, e na década seguinte não
consegue neutralizar efetivamente o processo de transformação
descendente da estrutura industrial. O último suspiro da antiga
composição da classe trabalhadora ocorre em 1994, quando a
contrarreforma da previdência mobiliza pela última vez o tecido fabril
ainda forte no país. É um fogo-fátuo; no ano seguinte, uma reforma de
concepção idêntica, com a adição do posfácio que prevê a preservação das
aposentadorias daqueles que trabalharam por mais de 18 anos no momento
de sua entrada em vigor, é aprovada sem qualquer oposição. A antiga
classe trabalhadora alcança um objetivo que é tanto corporativo quanto
geracional, enquanto a nova composição social se encontra vulnerável e
perdida, sem pontos de referência e sujeita a uma onda sem precedentes
de precariedade e cancelamento de proteções sociais. Ela se refugiará em
soluções cada vez mais individuais ou, no máximo, de pequenos grupos,
buscando as ferramentas de sobrevivência nas dobras do novo capitalismo.
O divórcio entre as demandas conflitantes no terreno social e o mundo do
trabalho está em curso; de então até hoje, os movimentos sociais no país
serão cada vez mais externos ao conflito no local de trabalho, e o
conflito se distanciará cada vez mais do local de trabalho, quase como
se os dois conceitos fossem completamente estranhos um ao outro.
b) A transformação do papel do sindicalismo.
O biênio 1992/93, com a projeção da Cgil-Cisl e da Uil como
participantes da gestão das condições do processo produtivo no país,
determina a salvaguarda das organizações sindicais em detrimento dos
interesses da classe trabalhadora como um todo, bem como uma curvatura
corporativa no mundo do trabalho. Os protestos que ainda ocorrem são
frequentemente realizados com base em objetivos empresariais, no máximo
categóricos e sem qualquer ligação com os demais trabalhadores. No plano
social, o abandono do conflito em favor da concertação leva à
exasperação do processo de defesa do "próprio" emprego e à
internalização da ideia de que o "inimigo" é composto por trabalhadores
de empresas concorrentes. Esse processo ocorre com mais facilidade em um
tecido de médias e pequenas empresas, que se torna hegemônico e consegue
impor socialmente sua própria ordem de discurso, além de influenciar
fortemente o discurso político.
O corporativismo sindical nas grandes empresas e a adesão à narrativa
empreendedora nas médias e pequenas empresas se mantêm unidos e permitem
uma articulação discursiva cada vez mais centrada no nível individual e
cada vez menos compartilhada socialmente.
Some-se a isso a estruturação de um alto nível de desemprego e a
disseminação simultânea do trabalho não declarado, que nunca desapareceu
ao longo do tempo, mas vem se expandindo rapidamente desde a década de
1990. Com essas premissas, falta o reconhecimento da classe trabalhadora
como classe, e também a solidariedade mútua em qualquer nível.
Hoje, no local de trabalho, a credibilidade sindical é dada pela
capacidade da organização de resolver problemas individuais ou, no
máximo, da empresa. O fracasso do sindicalismo de base era em grande
parte previsível em retrospectiva: é determinado precisamente por esse
estado de coisas que torna insustentável o modelo sindical
intercategorial, solidário e "nós" versus "eles" do século XX,
construído sobre dinâmicas de classe; os mesmos membros que deveriam se
reconhecer nele não sentem essas dinâmicas de classe como suas quando
não rejeitam o próprio conceito em sua raiz.
c) Regulamentação antigreve e proibição de conflitos.
A construção de uma regulamentação preventiva e repressiva, cujo
objetivo é evitar que o país se torne novamente palco de fortes
conflitos sociais, iniciou-se com a primeira lei contra greves em 1990 e
prossegue até hoje com a legislação que proíbe cada vez mais conflitos
nos locais de produção.
Trata-se de uma ação preventiva e repressiva, pois seu objetivo não é
apenas reprimir as ações grevistas e a subsequente agitação, mas educar
os trabalhadores para que evitem a transferência do conflito para dentro
do local de trabalho, de modo a excluir completamente os locais de
produção da interferência da dissidência e do protesto, mesmo que apenas
econômico. Esse processo deu frutos ao deseducar duas gerações inteiras
de trabalhadores, impedindo-os do aprendizado prático da luta necessária
à construção de qualquer mobilização.
No entanto, o conflito é natural nas comunidades humanas, especialmente
dentro de uma formação social como o capitalismo, que tende a polarizar
a sociedade como consequência natural das desigualdades produzidas pelo
mercado. No entanto, o conflito inevitavelmente teve que mudar seu lugar
de expressão. Movimentos sociais envolvendo trabalhadores ocorreram em
outros terrenos e, muitas vezes, com forte componente local. O caso da
NoTAV é eloquente.
No Vale de Susa, durante os anos da maior batalha contra as grandes
obras, testemunhamos uma contínua desindustrialização e desertificação
do tecido produtivo da região. A solidão daqueles que se viram lutando
para não perder sua fonte de renda era palpável, embora as mesmas
pessoas que lutaram contra a deslocalização estivessem frequentemente
envolvidas no movimento.
A evidência foi ainda maior na ILVA em Taranto, onde os trabalhadores se
dividiram entre a defesa acrítica e corporativa da fábrica e o pedido de
recuperação ambiental radical em relação aos moradores da cidade e dos
bairros onde a ILVA está morrendo.
Em ambos os casos, o conflito social ocorreu na dimensão territorial,
envolvendo as pessoas não como trabalhadores, mas como habitantes de um
território ameaçado pelo extrativismo. O conflito não retornou mais ao
local de trabalho, mas as próprias classes trabalhadoras o representaram
fora do local de trabalho, cientes da extrema dificuldade em adotar
formas radicais de conflito que podem ocorrer no espaço do território.
Não é por acaso que a reação dos governos, especialmente aqueles
explicitamente orientados para a direita, foi lançar uma série de
decretos de segurança cujo objetivo é desempenhar a mesma função que a
legislação contra greves no território.
A mudança na composição social do país obviamente também produziu uma
mudança na construção de identidades, tanto individuais quanto
coletivas. O pertencimento de classe, dado como certo em tempos não
muito distantes, abandona completamente a narrativa com a qual as
pessoas - mesmo que sociologicamente pertencentes às classes
trabalhadoras - se identificam. A narrativa dos trabalhadores, que nos
gloriosos trinta anos do capitalismo europeu era um símbolo de poder e
de imposição ao resto da sociedade de sua própria visão de mundo e de
suas próprias necessidades, torna-se uma história de derrota e
marginalidade com a qual é difícil se identificar. Por outro lado, as
muitas tentativas de inventar sujeitos unificadores (estou pensando na
epopeia fracassada do assistente social ou na igualmente fantasmagórica
do cognitariado) ou fracassam ou se tornam símbolos de uma condição da
qual se emancipa o mais rápido possível, como no caso da narrativa sobre
a precariedade. Nesse corpo social desmembrado e sem sentido, narrativas
fortemente individualistas que tendem à promoção social pessoal em
competição direta com pessoas que se encontram em condições semelhantes
às suas se consolidam facilmente. A percepção de uma condição comum
distancia-se dos lugares de produção para se apresentar, no máximo, como
uma forma de identidade baseada em outros mitos que pouco ou nada têm a
ver com classe. Pensemos no pertencimento nacional cujo fantasma
retornou por completo e se encarna em dispositivos racializadores e
excludentes.
Também tivemos prova disso no contexto do referendo, com o altíssimo
número de votos NÃO à questão da cidadania evidentemente sentido como um
benefício particular que não se deseja compartilhar de forma alguma,
fazendo assim escolhas de campo que transitam pela linha de documentos
em posse de indivíduos.
As condições comuns de gênero, etnia ou território, mesmo dentro de
movimentos críticos e de oposição, tornaram-se os únicos fatores capazes
de construir identidade, ação e capacidade transformadora comuns.
O terreno social hoje se move nessas coordenadas e a própria ação
sindical não pode deixar de estar envolvida nesse tipo de transformação.
O resultado do referendo é mais uma confirmação da atual estruturação de
identidades dentro da qual nos movemos. Sem isso em mente, culpar a
decisão imprudente da CGI ou a idiotice dos trabalhadores do país é
estúpido, além de inútil. É o mesmo que culpar o destino ou a má sorte.
A realidade real é que nos encontramos após o fim de um ciclo da
humanidade - pelo menos da humanidade ocidental - em que a identidade da
classe trabalhadora foi central na determinação da mentalidade, da
narrativa e até mesmo da atividade política das pessoas. Foi um ciclo de
extrema importância e dentro do qual muitos de nós nos formamos. No
entanto, acabou e não é de hoje.
A construção de uma identidade de classe que leve em conta as muitas
outras identidades com as quais somos atravessados e atravessados, em
primeiro lugar a de gênero, mas não secundariamente a relativa às
origens nacionais e à nossa condição ou não de sermos racializados e
racializados, é precisamente uma construção, não uma redescoberta dos
mitos do passado.
Uma classe não o é quando se encontra em uma condição sociológica comum,
da qual muitas vezes só quer escapar, mas porque encontra em torno de
sua própria condição a capacidade de construir uma identidade que visa
superar coletivamente sua própria condição e que pode extrair força
disso nos conflitos sociais.
Este é o terreno sobre o qual trabalhar e nem sequer é certo que a forma
sindical seja a mais adequada para a transformação de nossa ação.
Comecemos por aqui, com a consciência da necessidade de superar os
limites inerentes às nossas ações, sem respostas simples e, mais uma
vez, com a intenção de transformar radicalmente o mundo com as
ferramentas que pudermos nos dar.
Stefano Capello
https://umanitanova.org/uno-sguardo-sulle-trasformazioni-dei-movimenti-di-classe/
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
A-Infos Information Center