A - I n f o s

a multi-lingual news service by, for, and about anarchists **
News in all languages
Last 30 posts (Homepage) Last two weeks' posts Our archives of old posts

The last 100 posts, according to language
Greek_ 中文 Chinese_ Castellano_ Catalan_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Francais_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkurkish_ The.Supplement

The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Français_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours

Links to indexes of first few lines of all posts of past 30 days | of 2002 | of 2003 | of 2004 | of 2005 | of 2006 | of 2007 | of 2008 | of 2009 | of 2010 | of 2011 | of 2012 | of 2013 | of 2014 | of 2015 | of 2016 | of 2017 | of 2018 | of 2019 | of 2020 | of 2021 | of 2022 | of 2023 | of 2024 | of 2025

Syndication Of A-Infos - including RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups

(pt) Italy, FAI, Umanita Nova #21-25 - Vire a mesa. Libertemo-nos das guerras, da opressão e da exploração. (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]

Date Wed, 20 Aug 2025 07:50:41 +0300


Onde se abrirá a próxima frente de guerra? Em Taiwan? Nos Bálcãs? Na Ásia ou na África? O processo de redefinição das áreas de influência não conhece interrupções. As grandes e médias potências trabalham para garantir fontes de energia, essenciais para garantir a força necessária para impor seu domínio. Embora se tema a eclosão de um conflito mundial devastador que repita os imensos massacres das duas guerras que causaram dezenas de milhões de mortes no século XX, a guerra continua a fluir na adoção de formas e palavras que pretendem ser tranquilizadoras. A guerra não é mais proclamada, as declarações de início do conflito não são mais apresentadas aos embaixadores; em vez disso, seu nome é alterado. A invasão da Ucrânia por tropas russas torna-se uma "operação militar especial", os ataques dos EUA e de Israel ao Irã (e as respostas com mísseis) não são "atos de guerra", assim como os bombardeios periódicos ao Líbano e à Síria. Guerras por procuração tornaram-se meios para redefinir territórios sem a necessidade de se expor diretamente. Os responsáveis pelo conflito civil no Sudão são os mesmos que, em outras frentes, se propõem a mediar "atos de guerra".

Enquanto isso, hoje no mundo existem 123,4 milhões de pessoas forçadas a abandonar seus lares devido a uma guerra ou crise ambiental (dados do ACNUR, a agência da ONU que lida com refugiados e pessoas deslocadas): uma pessoa em cada 67, com um aumento de 6% em relação ao início de 2024. Obviamente, trata-se de civis, as vítimas privilegiadas das guerras modernas. Como aquela que desapareceu após o ataque ao Irã e que continua sendo chamada de guerra, embora seja um verdadeiro massacre planejado e visando a transferência forçada dos sobreviventes. Obviamente, estou falando da Faixa de Gaza, onde, juntamente com os bombardeios e os tiros de canhão, foi inaugurado um sistema de distribuição de alimentos, administrado por agências controladas por tropas israelenses, estruturado de forma a não apenas não satisfazer as necessidades dos moradores de Gaza, tanto em termos de métodos quanto de quantidades (os pacotes de alimentos - para aqueles que conseguem obtê-los - contêm apenas 1.750 calorias por pessoa); mas, acima de tudo, projetado para ser usado como arma de pressão para empurrar a população para o sul. O resultado é que, de 27 de maio até hoje, mais de 200 pessoas foram mortas tentando obter alimentos. Pouca coisa, pode-se dizer, em comparação com os números que marcaram essa faixa de terra desde outubro de 2023 na apatia da maioria da população mundial. Por outro lado, é a mesma falta de empatia que se sente para com as populações vítimas de outros conflitos e outros massacres, alimentada e fomentada pelos comentadores do regime, pelos picaretas pagos, pelas classes dominantes, por todos aqueles que se preocupam apenas com uma possível fusão das classes oprimidas a nível internacional e estão fortemente empenhados em atiçar o fetiche nacionalista e identitário, funcional a divisões e antagonismos.

Armas cada vez mais sofisticadas e potentes são acompanhadas de metodologias antigas; assassinatos seletivos andam de mãos dadas com massacres indiscriminados; legislação repressiva acompanha a ilegalidade de equipas de balaclava (como nos EUA com a caça aos imigrantes): a defesa da Democracia e do Ocidente passa por aqui. Assim como passa pelas decisões da recente reunião da NATO, onde se acordou um aumento da despesa militar para 5%, em detrimento daqueles que são fáceis de imaginar.

Nunca antes democratas e autocratas mostraram sua verdadeira face, e pode-se dizer, parafraseando uma frase de um filme antigo, "quando a situação fica difícil, os fortes seguem em frente". Quando se trata de dividir o mundo, quando se trata de sair de suas próprias crises e contradições econômicas, as grandes potências - EUA, China, Rússia, UE - estão gradualmente abandonando as velhas ferramentas de controle e fraude social para mostrar e exercitar sua força. A história envolvendo Israel, Irã e EUA é exemplar.

Netanyahu, para sair de uma situação cada vez mais complicada devido ao surgimento de críticas no campo aliado, à situação econômica, ao aumento da dissidência interna, à sua própria situação judicial, lança um ataque "surpresa" contra o inimigo por excelência, o Irã dos aiatolás tirânicos, propondo uma mudança de regime; Khamenei, já em alerta máximo, tanto que tinha as partes mais importantes da indústria nuclear do país escondidas, responde com mísseis, mostrando todos os limites da defesa israelense; Trump, depois de ter orquestrado a farsa das mesas de negociação nuclear com os persas, apressa-se a apoiar o seu aliado com super bombardeiros e superbombas; O Irã ameaça então fechar o Estreito de Ormuz, por onde passa 20/30% do transporte de petróleo por navio; a China intervém então sobre Khamenei e a ameaça cai; neste ponto, Trump se declara satisfeito, não apoia a mudança de regime desejada por Israel e concorda com o Irã em um bombardeio farsesco para fechar o jogo e permitir que todos os jogadores se proclamem vencedores. Netanyahu proclama em alto e bom som que a possibilidade de o Irã construir uma arma nuclear foi adiada por anos, desfrutando do clima de apoio popular criado após o ataque ao inimigo histórico (pelo menos desde a afirmação da revolução de Khomeini em 1979), apoio certificado pelas últimas pesquisas que mostram seu partido em ascensão (enquanto a coalizão governista não alcançaria a maioria necessária para se reconfirmar); enquanto isso, aumentam os ataques de colonos na Cisjordânia e os assassinatos de civis em Gaza, em um processo de aceleração da anexação de territórios e expulsão progressiva de residentes palestinos.

Até Trump - servilmente elogiado pelo ex-chefe da OTAN Rutte - se declara vencedor. Como um novo César, ele parece dizer "veni, vidi, vici", "eu vim, eu vi e venci impondo minha paz", e ai de quem ousar questionar a extensão de sua vitória. Trump não pode se dar ao luxo de demonstrar fraqueza; os EUA vivem uma fase de profunda crise econômica e social, sua dívida atingiu proporções estelares e a emissão de títulos está se tornando cada vez mais cara e pouco competitiva em relação a outras economias, o dólar está abaixo da paridade com o euro e desvaloriza-se cada vez mais, levantando uma questão crucial: por quanto tempo ele poderá permanecer como moeda de troca internacional e ativo de reserva em uma situação em que se torna cada vez mais difícil imprimir dinheiro para refinanciar a dívida? Em um ano, o custo dos juros passou de 753 para 1,235 trilhão de dólares, superando os próprios gastos militares. A imposição de um aumento nos gastos militares pelos países da OTAN, bem como o cabo de guerra oscilante em torno da questão das tarifas, fazem parte dos planos de Trump para tentar remediar uma situação cada vez mais escorregadia, para a qual o intervencionismo militar deve contribuir. As medidas tomadas nos EUA também demonstram o quanto Trump teme o crescimento da oposição interna às suas políticas, que inevitavelmente se estenderá às classes trabalhadoras. A Guarda Nacional, os agentes do ICE e o Departamento de Justiça agora dependem de suas diretrizes, não dos mecanismos previstos pela Constituição; o Congresso foi destituído do controle do poder orçamentário, assumido pelo presidente, e há inúmeros sinais de crise nas instituições que marcaram a vida deste país. De um presidente que se diz convencido de ter sido enviado por Deus para consertar as coisas, podemos esperar qualquer coisa. Até mesmo vários de seus membros compreenderam isso e estão se distanciando dele.

O governo iraniano, por sua vez, aproveitou o ataque, previsto e anunciado, para reprimir ainda mais seus oponentes, ao mesmo tempo em que mobilizava seus apoiadores. Porém, mais do que sua própria força militar, o Irã se aproveitou não tanto das declarações ásperas de solidariedade do mundo muçulmano, que foram em sua maioria instrumentais, mas de seu status como um país-chave em uma região do mundo essencial para uma economia global cada vez mais interconectada e interdependente. Atacar duramente o Irã, buscando uma mudança de regime, teria favorecido sua desintegração como entidade estatal unitária, dada sua composição étnica com quase 40% da população não iraniana (curdos e balúchis em primeiro lugar), gerando uma situação de maior instabilidade em uma área na qual turcos, sauditas, xeques, chineses e indianos estão jogando seus jogos para afirmar progressivamente, mas com cautela, seu "soft power". Portanto, todos saem ganhando!

Aqueles que nunca vencem são aqueles que estão na base, na escala social e, infelizmente, também nos bombardeios. No entanto, haveria força para virar a mesa se tivéssemos a vontade e a capacidade de nos reconhecermos como iguais em uma condição humana feita de opressão e exploração. O caminho a percorrer é longo e complexo, mas talvez a velocidade com que as transformações estão ocorrendo possa fomentar uma consciência coletiva que impeça os erros do passado e leve a um verdadeiro processo revolucionário antiautoritário. Continuemos trabalhando por isso.

Massimo Varengo

https://umanitanova.org/rovesciare-il-tavolo-liberiamoci-da-guerre-oppressione-e-sfruttamento/
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
A-Infos Information Center