|
A - I n f o s
|
|
a multi-lingual news service by, for, and about anarchists
**
News in all languages
Last 30 posts (Homepage)
Last two
weeks' posts
Our
archives of old posts
The last 100 posts, according
to language
Greek_
中文 Chinese_
Castellano_
Catalan_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Francais_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkurkish_
The.Supplement
The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Français_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours
Links to indexes of first few lines of all posts
of past 30 days |
of 2002 |
of 2003 |
of 2004 |
of 2005 |
of 2006 |
of 2007 |
of 2008 |
of 2009 |
of 2010 |
of 2011 |
of 2012 |
of 2013 |
of 2014 |
of 2015 |
of 2016 |
of 2017 |
of 2018 |
of 2019 |
of 2020 |
of 2021 |
of 2022 |
of 2023 |
of 2024 |
of 2025
Syndication Of A-Infos - including
RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups
(pt) Italy, FAI, Umanita Nova #21-25 - Vire a mesa. Libertemo-nos das guerras, da opressão e da exploração. (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]
Date
Wed, 20 Aug 2025 07:50:41 +0300
Onde se abrirá a próxima frente de guerra? Em Taiwan? Nos Bálcãs? Na
Ásia ou na África? O processo de redefinição das áreas de influência não
conhece interrupções. As grandes e médias potências trabalham para
garantir fontes de energia, essenciais para garantir a força necessária
para impor seu domínio. Embora se tema a eclosão de um conflito mundial
devastador que repita os imensos massacres das duas guerras que causaram
dezenas de milhões de mortes no século XX, a guerra continua a fluir na
adoção de formas e palavras que pretendem ser tranquilizadoras. A guerra
não é mais proclamada, as declarações de início do conflito não são mais
apresentadas aos embaixadores; em vez disso, seu nome é alterado. A
invasão da Ucrânia por tropas russas torna-se uma "operação militar
especial", os ataques dos EUA e de Israel ao Irã (e as respostas com
mísseis) não são "atos de guerra", assim como os bombardeios periódicos
ao Líbano e à Síria. Guerras por procuração tornaram-se meios para
redefinir territórios sem a necessidade de se expor diretamente. Os
responsáveis pelo conflito civil no Sudão são os mesmos que, em outras
frentes, se propõem a mediar "atos de guerra".
Enquanto isso, hoje no mundo existem 123,4 milhões de pessoas forçadas a
abandonar seus lares devido a uma guerra ou crise ambiental (dados do
ACNUR, a agência da ONU que lida com refugiados e pessoas deslocadas):
uma pessoa em cada 67, com um aumento de 6% em relação ao início de
2024. Obviamente, trata-se de civis, as vítimas privilegiadas das
guerras modernas. Como aquela que desapareceu após o ataque ao Irã e que
continua sendo chamada de guerra, embora seja um verdadeiro massacre
planejado e visando a transferência forçada dos sobreviventes.
Obviamente, estou falando da Faixa de Gaza, onde, juntamente com os
bombardeios e os tiros de canhão, foi inaugurado um sistema de
distribuição de alimentos, administrado por agências controladas por
tropas israelenses, estruturado de forma a não apenas não satisfazer as
necessidades dos moradores de Gaza, tanto em termos de métodos quanto de
quantidades (os pacotes de alimentos - para aqueles que conseguem
obtê-los - contêm apenas 1.750 calorias por pessoa); mas, acima de tudo,
projetado para ser usado como arma de pressão para empurrar a população
para o sul. O resultado é que, de 27 de maio até hoje, mais de 200
pessoas foram mortas tentando obter alimentos. Pouca coisa, pode-se
dizer, em comparação com os números que marcaram essa faixa de terra
desde outubro de 2023 na apatia da maioria da população mundial. Por
outro lado, é a mesma falta de empatia que se sente para com as
populações vítimas de outros conflitos e outros massacres, alimentada e
fomentada pelos comentadores do regime, pelos picaretas pagos, pelas
classes dominantes, por todos aqueles que se preocupam apenas com uma
possível fusão das classes oprimidas a nível internacional e estão
fortemente empenhados em atiçar o fetiche nacionalista e identitário,
funcional a divisões e antagonismos.
Armas cada vez mais sofisticadas e potentes são acompanhadas de
metodologias antigas; assassinatos seletivos andam de mãos dadas com
massacres indiscriminados; legislação repressiva acompanha a ilegalidade
de equipas de balaclava (como nos EUA com a caça aos imigrantes): a
defesa da Democracia e do Ocidente passa por aqui. Assim como passa
pelas decisões da recente reunião da NATO, onde se acordou um aumento da
despesa militar para 5%, em detrimento daqueles que são fáceis de imaginar.
Nunca antes democratas e autocratas mostraram sua verdadeira face, e
pode-se dizer, parafraseando uma frase de um filme antigo, "quando a
situação fica difícil, os fortes seguem em frente". Quando se trata de
dividir o mundo, quando se trata de sair de suas próprias crises e
contradições econômicas, as grandes potências - EUA, China, Rússia, UE -
estão gradualmente abandonando as velhas ferramentas de controle e
fraude social para mostrar e exercitar sua força. A história envolvendo
Israel, Irã e EUA é exemplar.
Netanyahu, para sair de uma situação cada vez mais complicada devido ao
surgimento de críticas no campo aliado, à situação econômica, ao aumento
da dissidência interna, à sua própria situação judicial, lança um ataque
"surpresa" contra o inimigo por excelência, o Irã dos aiatolás
tirânicos, propondo uma mudança de regime; Khamenei, já em alerta
máximo, tanto que tinha as partes mais importantes da indústria nuclear
do país escondidas, responde com mísseis, mostrando todos os limites da
defesa israelense; Trump, depois de ter orquestrado a farsa das mesas de
negociação nuclear com os persas, apressa-se a apoiar o seu aliado com
super bombardeiros e superbombas; O Irã ameaça então fechar o Estreito
de Ormuz, por onde passa 20/30% do transporte de petróleo por navio; a
China intervém então sobre Khamenei e a ameaça cai; neste ponto, Trump
se declara satisfeito, não apoia a mudança de regime desejada por Israel
e concorda com o Irã em um bombardeio farsesco para fechar o jogo e
permitir que todos os jogadores se proclamem vencedores. Netanyahu
proclama em alto e bom som que a possibilidade de o Irã construir uma
arma nuclear foi adiada por anos, desfrutando do clima de apoio popular
criado após o ataque ao inimigo histórico (pelo menos desde a afirmação
da revolução de Khomeini em 1979), apoio certificado pelas últimas
pesquisas que mostram seu partido em ascensão (enquanto a coalizão
governista não alcançaria a maioria necessária para se reconfirmar);
enquanto isso, aumentam os ataques de colonos na Cisjordânia e os
assassinatos de civis em Gaza, em um processo de aceleração da anexação
de territórios e expulsão progressiva de residentes palestinos.
Até Trump - servilmente elogiado pelo ex-chefe da OTAN Rutte - se
declara vencedor. Como um novo César, ele parece dizer "veni, vidi,
vici", "eu vim, eu vi e venci impondo minha paz", e ai de quem ousar
questionar a extensão de sua vitória. Trump não pode se dar ao luxo de
demonstrar fraqueza; os EUA vivem uma fase de profunda crise econômica e
social, sua dívida atingiu proporções estelares e a emissão de títulos
está se tornando cada vez mais cara e pouco competitiva em relação a
outras economias, o dólar está abaixo da paridade com o euro e
desvaloriza-se cada vez mais, levantando uma questão crucial: por quanto
tempo ele poderá permanecer como moeda de troca internacional e ativo de
reserva em uma situação em que se torna cada vez mais difícil imprimir
dinheiro para refinanciar a dívida? Em um ano, o custo dos juros passou
de 753 para 1,235 trilhão de dólares, superando os próprios gastos
militares. A imposição de um aumento nos gastos militares pelos países
da OTAN, bem como o cabo de guerra oscilante em torno da questão das
tarifas, fazem parte dos planos de Trump para tentar remediar uma
situação cada vez mais escorregadia, para a qual o intervencionismo
militar deve contribuir. As medidas tomadas nos EUA também demonstram o
quanto Trump teme o crescimento da oposição interna às suas políticas,
que inevitavelmente se estenderá às classes trabalhadoras. A Guarda
Nacional, os agentes do ICE e o Departamento de Justiça agora dependem
de suas diretrizes, não dos mecanismos previstos pela Constituição; o
Congresso foi destituído do controle do poder orçamentário, assumido
pelo presidente, e há inúmeros sinais de crise nas instituições que
marcaram a vida deste país. De um presidente que se diz convencido de
ter sido enviado por Deus para consertar as coisas, podemos esperar
qualquer coisa. Até mesmo vários de seus membros compreenderam isso e
estão se distanciando dele.
O governo iraniano, por sua vez, aproveitou o ataque, previsto e
anunciado, para reprimir ainda mais seus oponentes, ao mesmo tempo em
que mobilizava seus apoiadores. Porém, mais do que sua própria força
militar, o Irã se aproveitou não tanto das declarações ásperas de
solidariedade do mundo muçulmano, que foram em sua maioria
instrumentais, mas de seu status como um país-chave em uma região do
mundo essencial para uma economia global cada vez mais interconectada e
interdependente. Atacar duramente o Irã, buscando uma mudança de regime,
teria favorecido sua desintegração como entidade estatal unitária, dada
sua composição étnica com quase 40% da população não iraniana (curdos e
balúchis em primeiro lugar), gerando uma situação de maior instabilidade
em uma área na qual turcos, sauditas, xeques, chineses e indianos estão
jogando seus jogos para afirmar progressivamente, mas com cautela, seu
"soft power". Portanto, todos saem ganhando!
Aqueles que nunca vencem são aqueles que estão na base, na escala social
e, infelizmente, também nos bombardeios. No entanto, haveria força para
virar a mesa se tivéssemos a vontade e a capacidade de nos reconhecermos
como iguais em uma condição humana feita de opressão e exploração. O
caminho a percorrer é longo e complexo, mas talvez a velocidade com que
as transformações estão ocorrendo possa fomentar uma consciência
coletiva que impeça os erros do passado e leve a um verdadeiro processo
revolucionário antiautoritário. Continuemos trabalhando por isso.
Massimo Varengo
https://umanitanova.org/rovesciare-il-tavolo-liberiamoci-da-guerre-oppressione-e-sfruttamento/
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
- Prev by Date:
(en) France, OCL CA #352 - Prefectures: Factories for Undocumented Immigrants. Feature: "Against Racism, Class Solidarity!" (ca, de, fr, it, pt, tr)[machine translation]
- Next by Date:
(pt) France, UCL AL #362 - Cultura - Leia: François Schuiten, Jim (ca, de, en, fr, it, tr)[traduccion automatica]
A-Infos Information Center