A - I n f o s

a multi-lingual news service by, for, and about anarchists **
News in all languages
Last 30 posts (Homepage) Last two weeks' posts Our archives of old posts

The last 100 posts, according to language
Greek_ 中文 Chinese_ Castellano_ Catalan_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Francais_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkurkish_ The.Supplement

The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Français_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours

Links to indexes of first few lines of all posts of past 30 days | of 2002 | of 2003 | of 2004 | of 2005 | of 2006 | of 2007 | of 2008 | of 2009 | of 2010 | of 2011 | of 2012 | of 2013 | of 2014 | of 2015 | of 2016 | of 2017 | of 2018 | of 2019 | of 2020 | of 2021 | of 2022 | of 2023 | of 2024 | of 2025

Syndication Of A-Infos - including RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups

(pt) Italy, FAS, Sicilia Libertaria #460 - LUIGI ALVINO (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]

Date Tue, 19 Aug 2025 08:00:46 +0300


A ideia insurrecional, um legado dos levantes do Risorgimento que a revolta de Paris de 1871 havia revivido, permaneceu predominante no anarquismo italiano desde seus primórdios na Sicília e na Primeira Internacional até a década de 1920, quando passou por uma reformulação substancial após a derrota dos bolcheviques na Revolução Russa. Por trás dela estava a crença generalizada de que todo movimento insurrecional, toda revolução popular, criaria suas próprias formas de autogoverno. Ainda hoje, alguns consideram o surgimento dos sovietes na Rússia em 1917 e dos conselhos na Alemanha espartaquista como confirmação dessa suposição. No entanto, em uma análise mais aprofundada, eles parecem, na verdade, ser reelaborações e adaptações de formas organizacionais anteriores (dos MIRs camponeses às seções da França revolucionária e aos comitês de greve do sindicalismo revolucionário) que precederam e dirigiram parcialmente a insurreição antes de serem absorvidas e desintegradas pelo poder central.

Como a sociedade pode ser reconstruída anarquicamente após a revolução? Ao contrário da crença popular, essa questão foi colocada desde o início por uma grande minoria de anarquistas, convencidos de que a mística da insurreição autossuficiente levaria ao fracasso. Programas de reconstrução social baseados em municípios livres (Saverio Friscia) ou "sociedades livres de produção" (Antonino Riggio), confederados entre si, foram amplamente aceitos nos círculos socialistas sicilianos, por exemplo, após a Comuna de Paris: ambas as opções não indicavam apenas uma "humanidade futura", mas previam uma série de experimentos a serem implementados antes mesmo do evento insurrecional. Desenvolvimentos mais ou menos semelhantes ocorreram no restante da Itália: "Uma Comuna Socialista", do anarquista pisano Giovanni Rossi, fundador da colônia Cecília, data de 1878.

O folheto que reproduzimos aqui é de 28 de fevereiro do mesmo ano, impresso clandestinamente por Luigi Alvino (1847-1889), um proeminente, hoje amplamente desconhecido, expoente do anarquismo napolitano. Ele foi uma figura trágica porque, como os muito mais famosos Fanelli, Cafiero e Covelli, terminou seus dias no hospício de Nocera Inferiore (veja o esboço biográfico compilado por Giuseppe Aragno para o DBAI). Naquela época, um ano após as revoltas de Matese e um mês após a morte de Vítor Emanuel II, Alvino estava ocupado organizando uma vasta rede de conspirações para uma nova insurreição que eclodiria na Sicília, se espalharia por grande parte do Sul e chegaria até a Sardenha. O panfleto pretendia servir como um programa.

Ao expor a organização coletiva da sociedade pós-revolucionária, porém, ele incorreu, segundo o comissário de polícia de Nápoles, em um "grave desentendimento" com Emilio Covelli, o porta-estandarte do insurrecionismo mais intransigente, e em um esfriamento das relações com Malatesta e Ceccarelli, com quem também coabitava em Nápoles (Comissário de Polícia do Prefeito de Nápoles, relatório de 8 de março de 1878, em AS Napoli, Prefettura Gabinetto, n. 418 f. 16.10 "Manifesti = Giornali").

Trabalhadores,

Há séculos somos consumidos pela pobreza; há séculos a terra, as fábricas e as mil indústrias fertilizadas pelo nosso suor não são suficientes para satisfazer as nossas necessidades mais imediatas. A maior parte dos produtos serve para alimentar a ociosidade daqueles que se constituíram proprietários daqueles bens aos quais todos temos igual direito.

Será que estamos destinados a viver apenas para trabalhar?

Por que eles, que nada produzem, consomem tudo?

Motivados por tal abjeção, repetidamente manchamos as barricadas com nosso sangue; mas, infelizmente, nunca conseguimos fazer valer nossos direitos; pois o raciocínio político da burguesia imediatamente tomou a bandeira e se aproveitou de nossos mártires, deixando-nos, ignorantes e iludidos, apenas uma liberdade: morrer de fome.

E, no entanto, essas derrotas finalmente nos deram a plena consciência de nossas verdadeiras necessidades, de nossas forças e, acima de tudo, das artes hostis a serem evitadas. Foi o defeito dessa consciência que, das monstruosas ruínas de 89, o passado emergiu, restabelecendo, sob outros nomes e formas, os privilégios da minoria - dos buscadores de prazer.

Queremos cair no mesmo erro hoje? Motivados pela pobreza, queremos pegar em armas, sem um programa, sem um conceito da nova organização social possível?

Trabalhadores,

A revolução iminente é para resolver o problema econômico; e precisamente por isso é social. Mas é uma necessidade histórica que as revoluções tenham um fim imediato no qual se materializem: esse fim é o coletivismo, que se expressa na anarquia. A seguinte organização coletiva resume os vários momentos de sua constituição inicial.

Considerando:

que todos os homens são iguais perante as leis da natureza.
que todos têm o mesmo direito de usufruir dos meios que a sociedade proporciona para desenvolver plenamente suas faculdades físicas e morais.

que a liberdade, sem essa absoluta igualdade econômica e independência individual, é irônica.

que todas as formas passadas de constituição social, isto é, governos, são violações das leis da natureza, na medida em que tendem apenas a proteger e manter as desigualdades sociais.

que a república é um governo como qualquer outro, e certamente o pior, pois oculta os sórdidos interesses da burguesia sob os panos da legalidade.

que o trabalho é uma necessidade social; quando compartilhado entre todos os indivíduos, sem exceção, não apenas se torna menos penoso, mas assegura seu maior bem-estar dentro do da comunidade.

Proclama-se:

A absoluta igualdade de todos os membros da família humana: não mais ricos e pobres, senhores e servos, tutores e tutelados, etc., etc., mas uma única e livre associação na qual o trabalho é a lei natural para todos. Assim, a tendência humana para a harmonia espontânea dos opostos estará livre para se desenvolver: Anarquia.

Leis, decretos, cargos, autoridade, governo - em suma, todas as instituições sociais existentes, manifestamente em violação às leis da natureza, são abolidas.

Terra, ferramentas de trabalho, moradia, transporte ou qualquer outro capital social são declarados propriedade coletiva da sociedade como um todo.

As comunas terão a gestão coletiva do capital social existente dentro de sua própria jurisdição.

As ferramentas de trabalho serão operadas coletivamente; os trabalhadores da terra, fábricas, oficinas, indústrias, artes e ofícios existentes em cada município formarão associações individuais com suas próprias regras.

Essas associações proporcionarão um maior desenvolvimento da produção e estabelecerão o valor dos bônus trabalhistas por meio de reuniões ou conferências periódicas.

Da mesma forma, os membros de cada município se reunirão em reuniões ou assembleias e zelarão pelo bem-estar da comunidade, pelo sorteio de moradias, etc.

Em cada município, haverá um Banco de Câmbio que controlará os depósitos de cada fábrica ou oficina, trocará os títulos pelos produtos em demanda, estabelecerá relações de troca entre as diversas fábricas, associações de trabalhadores e armazéns de matérias-primas, direcionará o excedente de produção para onde for mais necessário, etc., etc.

As associações depositarão os produtos de sua indústria no Banco de Câmbio.

Hospitais, serviços de saúde, educação infantil, correios, telégrafos, ferrovias, Bancos de Câmbio, teatros, etc., etc., serão declarados serviços públicos, cujos funcionários serão pagos com títulos públicos.

Todo indivíduo, onde quer que esteja, tem o direito de ser imediatamente admitido para trabalhar na associação de trabalhadores de sua escolha.

Os enfermos, os que não podem trabalhar devido à velhice ou a deficiências físicas, e os recém-nascidos até aos 18 anos têm direito a ter as suas necessidades atendidas gratuitamente e, para esse fim, receberão vales de troca pública do serviço público de saúde ou educação.

Uma vez cessadas as causas da irregularidade, os crimes cessarão naturalmente. Em cada município, o povo também poderá eleger árbitros para administrar a justiça ou desempenhar funções especiais, mas estas serão sempre revogáveis, e as decisões tomadas poderão ser apeladas ao povo.

A união de uma mulher e um homem é consagrada apenas pela livre vontade de ambos. Os recém-nascidos viverão com a mãe até pelo menos os 7 anos de idade, mas todo o ser coletivo zelará por eles, fornecendo-lhes os meios para o seu sustento desde o nascimento até aos 18 anos.

Aos 16 anos, cada pessoa escolhe uma profissão e aos 18 anos provê-la para a sua subsistência.

Aqueles que não trabalham devem, naturalmente, morrer de fome. - Viva a Revolução Social.

Apesar de seu caráter "sumário", as soluções propostas por Alvino parecem em grande parte originais. Somente quando ele fala de "vale-trabalho" e do "banco de câmbio" é que se pensa no livreto de James Guillaume, "Ideias sobre a organização social", publicado na Suíça em agosto de 1876, que faz dos vales de troca e do banco de câmbio os pilares da futura organização econômica da sociedade. Mas enquanto Guillaume previa, uma vez superada a escassez de produtos, uma transição subsequente da "troca" para a "distribuição" conforme a necessidade (o que Kropotkin mais tarde chamaria de "colheita do monte") - isto é, do coletivismo para o comunismo -, Luigi Alvino, de Nápoles, o próprio centro do comunismo anarquista, insistia, em vez disso, na troca baseada no trabalho realizado - isto é, no coletivismo - outra coisa que não deve ter agradado particularmente ao bom Covelli.

Natale Musarra

https://www.sicilialibertaria.it/
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
A-Infos Information Center