|
A - I n f o s
|
|
a multi-lingual news service by, for, and about anarchists
**
News in all languages
Last 30 posts (Homepage)
Last two
weeks' posts
Our
archives of old posts
The last 100 posts, according
to language
Greek_
中文 Chinese_
Castellano_
Catalan_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Francais_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkurkish_
The.Supplement
The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Français_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours
Links to indexes of first few lines of all posts
of past 30 days |
of 2002 |
of 2003 |
of 2004 |
of 2005 |
of 2006 |
of 2007 |
of 2008 |
of 2009 |
of 2010 |
of 2011 |
of 2012 |
of 2013 |
of 2014 |
of 2015 |
of 2016 |
of 2017 |
of 2018 |
of 2019 |
of 2020 |
of 2021 |
of 2022 |
of 2023 |
of 2024 |
of 2025
Syndication Of A-Infos - including
RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups
(pt) Italy, FAS, Sicilia Libertaria #460 - LUIGI ALVINO (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]
Date
Tue, 19 Aug 2025 08:00:46 +0300
A ideia insurrecional, um legado dos levantes do Risorgimento que a
revolta de Paris de 1871 havia revivido, permaneceu predominante no
anarquismo italiano desde seus primórdios na Sicília e na Primeira
Internacional até a década de 1920, quando passou por uma reformulação
substancial após a derrota dos bolcheviques na Revolução Russa. Por trás
dela estava a crença generalizada de que todo movimento insurrecional,
toda revolução popular, criaria suas próprias formas de autogoverno.
Ainda hoje, alguns consideram o surgimento dos sovietes na Rússia em
1917 e dos conselhos na Alemanha espartaquista como confirmação dessa
suposição. No entanto, em uma análise mais aprofundada, eles parecem, na
verdade, ser reelaborações e adaptações de formas organizacionais
anteriores (dos MIRs camponeses às seções da França revolucionária e aos
comitês de greve do sindicalismo revolucionário) que precederam e
dirigiram parcialmente a insurreição antes de serem absorvidas e
desintegradas pelo poder central.
Como a sociedade pode ser reconstruída anarquicamente após a revolução?
Ao contrário da crença popular, essa questão foi colocada desde o início
por uma grande minoria de anarquistas, convencidos de que a mística da
insurreição autossuficiente levaria ao fracasso. Programas de
reconstrução social baseados em municípios livres (Saverio Friscia) ou
"sociedades livres de produção" (Antonino Riggio), confederados entre
si, foram amplamente aceitos nos círculos socialistas sicilianos, por
exemplo, após a Comuna de Paris: ambas as opções não indicavam apenas
uma "humanidade futura", mas previam uma série de experimentos a serem
implementados antes mesmo do evento insurrecional. Desenvolvimentos mais
ou menos semelhantes ocorreram no restante da Itália: "Uma Comuna
Socialista", do anarquista pisano Giovanni Rossi, fundador da colônia
Cecília, data de 1878.
O folheto que reproduzimos aqui é de 28 de fevereiro do mesmo ano,
impresso clandestinamente por Luigi Alvino (1847-1889), um proeminente,
hoje amplamente desconhecido, expoente do anarquismo napolitano. Ele foi
uma figura trágica porque, como os muito mais famosos Fanelli, Cafiero e
Covelli, terminou seus dias no hospício de Nocera Inferiore (veja o
esboço biográfico compilado por Giuseppe Aragno para o DBAI). Naquela
época, um ano após as revoltas de Matese e um mês após a morte de Vítor
Emanuel II, Alvino estava ocupado organizando uma vasta rede de
conspirações para uma nova insurreição que eclodiria na Sicília, se
espalharia por grande parte do Sul e chegaria até a Sardenha. O panfleto
pretendia servir como um programa.
Ao expor a organização coletiva da sociedade pós-revolucionária, porém,
ele incorreu, segundo o comissário de polícia de Nápoles, em um "grave
desentendimento" com Emilio Covelli, o porta-estandarte do
insurrecionismo mais intransigente, e em um esfriamento das relações com
Malatesta e Ceccarelli, com quem também coabitava em Nápoles (Comissário
de Polícia do Prefeito de Nápoles, relatório de 8 de março de 1878, em
AS Napoli, Prefettura Gabinetto, n. 418 f. 16.10 "Manifesti = Giornali").
Trabalhadores,
Há séculos somos consumidos pela pobreza; há séculos a terra, as
fábricas e as mil indústrias fertilizadas pelo nosso suor não são
suficientes para satisfazer as nossas necessidades mais imediatas. A
maior parte dos produtos serve para alimentar a ociosidade daqueles que
se constituíram proprietários daqueles bens aos quais todos temos igual
direito.
Será que estamos destinados a viver apenas para trabalhar?
Por que eles, que nada produzem, consomem tudo?
Motivados por tal abjeção, repetidamente manchamos as barricadas com
nosso sangue; mas, infelizmente, nunca conseguimos fazer valer nossos
direitos; pois o raciocínio político da burguesia imediatamente tomou a
bandeira e se aproveitou de nossos mártires, deixando-nos, ignorantes e
iludidos, apenas uma liberdade: morrer de fome.
E, no entanto, essas derrotas finalmente nos deram a plena consciência
de nossas verdadeiras necessidades, de nossas forças e, acima de tudo,
das artes hostis a serem evitadas. Foi o defeito dessa consciência que,
das monstruosas ruínas de 89, o passado emergiu, restabelecendo, sob
outros nomes e formas, os privilégios da minoria - dos buscadores de prazer.
Queremos cair no mesmo erro hoje? Motivados pela pobreza, queremos pegar
em armas, sem um programa, sem um conceito da nova organização social
possível?
Trabalhadores,
A revolução iminente é para resolver o problema econômico; e
precisamente por isso é social. Mas é uma necessidade histórica que as
revoluções tenham um fim imediato no qual se materializem: esse fim é o
coletivismo, que se expressa na anarquia. A seguinte organização
coletiva resume os vários momentos de sua constituição inicial.
Considerando:
que todos os homens são iguais perante as leis da natureza.
que todos têm o mesmo direito de usufruir dos meios que a sociedade
proporciona para desenvolver plenamente suas faculdades físicas e morais.
que a liberdade, sem essa absoluta igualdade econômica e independência
individual, é irônica.
que todas as formas passadas de constituição social, isto é, governos,
são violações das leis da natureza, na medida em que tendem apenas a
proteger e manter as desigualdades sociais.
que a república é um governo como qualquer outro, e certamente o pior,
pois oculta os sórdidos interesses da burguesia sob os panos da legalidade.
que o trabalho é uma necessidade social; quando compartilhado entre
todos os indivíduos, sem exceção, não apenas se torna menos penoso, mas
assegura seu maior bem-estar dentro do da comunidade.
Proclama-se:
A absoluta igualdade de todos os membros da família humana: não mais
ricos e pobres, senhores e servos, tutores e tutelados, etc., etc., mas
uma única e livre associação na qual o trabalho é a lei natural para
todos. Assim, a tendência humana para a harmonia espontânea dos opostos
estará livre para se desenvolver: Anarquia.
Leis, decretos, cargos, autoridade, governo - em suma, todas as
instituições sociais existentes, manifestamente em violação às leis da
natureza, são abolidas.
Terra, ferramentas de trabalho, moradia, transporte ou qualquer outro
capital social são declarados propriedade coletiva da sociedade como um
todo.
As comunas terão a gestão coletiva do capital social existente dentro de
sua própria jurisdição.
As ferramentas de trabalho serão operadas coletivamente; os
trabalhadores da terra, fábricas, oficinas, indústrias, artes e ofícios
existentes em cada município formarão associações individuais com suas
próprias regras.
Essas associações proporcionarão um maior desenvolvimento da produção e
estabelecerão o valor dos bônus trabalhistas por meio de reuniões ou
conferências periódicas.
Da mesma forma, os membros de cada município se reunirão em reuniões ou
assembleias e zelarão pelo bem-estar da comunidade, pelo sorteio de
moradias, etc.
Em cada município, haverá um Banco de Câmbio que controlará os depósitos
de cada fábrica ou oficina, trocará os títulos pelos produtos em
demanda, estabelecerá relações de troca entre as diversas fábricas,
associações de trabalhadores e armazéns de matérias-primas, direcionará
o excedente de produção para onde for mais necessário, etc., etc.
As associações depositarão os produtos de sua indústria no Banco de Câmbio.
Hospitais, serviços de saúde, educação infantil, correios, telégrafos,
ferrovias, Bancos de Câmbio, teatros, etc., etc., serão declarados
serviços públicos, cujos funcionários serão pagos com títulos públicos.
Todo indivíduo, onde quer que esteja, tem o direito de ser imediatamente
admitido para trabalhar na associação de trabalhadores de sua escolha.
Os enfermos, os que não podem trabalhar devido à velhice ou a
deficiências físicas, e os recém-nascidos até aos 18 anos têm direito a
ter as suas necessidades atendidas gratuitamente e, para esse fim,
receberão vales de troca pública do serviço público de saúde ou educação.
Uma vez cessadas as causas da irregularidade, os crimes cessarão
naturalmente. Em cada município, o povo também poderá eleger árbitros
para administrar a justiça ou desempenhar funções especiais, mas estas
serão sempre revogáveis, e as decisões tomadas poderão ser apeladas ao povo.
A união de uma mulher e um homem é consagrada apenas pela livre vontade
de ambos. Os recém-nascidos viverão com a mãe até pelo menos os 7 anos
de idade, mas todo o ser coletivo zelará por eles, fornecendo-lhes os
meios para o seu sustento desde o nascimento até aos 18 anos.
Aos 16 anos, cada pessoa escolhe uma profissão e aos 18 anos provê-la
para a sua subsistência.
Aqueles que não trabalham devem, naturalmente, morrer de fome. - Viva a
Revolução Social.
Apesar de seu caráter "sumário", as soluções propostas por Alvino
parecem em grande parte originais. Somente quando ele fala de
"vale-trabalho" e do "banco de câmbio" é que se pensa no livreto de
James Guillaume, "Ideias sobre a organização social", publicado na Suíça
em agosto de 1876, que faz dos vales de troca e do banco de câmbio os
pilares da futura organização econômica da sociedade. Mas enquanto
Guillaume previa, uma vez superada a escassez de produtos, uma transição
subsequente da "troca" para a "distribuição" conforme a necessidade (o
que Kropotkin mais tarde chamaria de "colheita do monte") - isto é, do
coletivismo para o comunismo -, Luigi Alvino, de Nápoles, o próprio
centro do comunismo anarquista, insistia, em vez disso, na troca baseada
no trabalho realizado - isto é, no coletivismo - outra coisa que não
deve ter agradado particularmente ao bom Covelli.
Natale Musarra
https://www.sicilialibertaria.it/
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
- Prev by Date:
(pt) Italy, FDCA, Cantiere #36 - COM GAZA NO CORAÇÃO, REFLEXÕES DE UMA VOLUNTÁRIA - Luce Stranieri (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]
- Next by Date:
(pt) Colombia, Via Libre: 15 Anos do Grupo Libertário Vía Libre (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]
A-Infos Information Center