|
A - I n f o s
|
|
a multi-lingual news service by, for, and about anarchists
**
News in all languages
Last 30 posts (Homepage)
Last two
weeks' posts
Our
archives of old posts
The last 100 posts, according
to language
Greek_
中文 Chinese_
Castellano_
Catalan_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Francais_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkurkish_
The.Supplement
The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Français_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours
Links to indexes of first few lines of all posts
of past 30 days |
of 2002 |
of 2003 |
of 2004 |
of 2005 |
of 2006 |
of 2007 |
of 2008 |
of 2009 |
of 2010 |
of 2011 |
of 2012 |
of 2013 |
of 2014 |
of 2015 |
of 2016 |
of 2017 |
of 2018 |
of 2019 |
of 2020 |
of 2021 |
of 2022 |
of 2023 |
of 2024
Syndication Of A-Infos - including
RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups
(pt) US, MACC (MIOP): Como Acabar com um Genocídio - Abolir o Estado! (ca, de, en, fr, it, tr)[traduccion automatica]
Date
Wed, 15 May 2024 08:53:03 +0300
Genocídio, passado e presente ---- Enquanto escrevemos este zine,
estamos no meio de um genocídio acontecendo na Palestina e já estamos de
luto pela morte de mais de 33.700 palestinos, sendo quase metade deles
crianças. O Tribunal Internacional de Justiça considerou plausível que
os actos de Israel pudessem equivaler a genocídio.1 As autoridades
israelitas chamam o povo palestiniano de "animais"2, uma retórica que
serve para justificar as atrocidades em curso contra o povo
palestiniano. Esta linguagem desumanizante ecoa o sofrimento histórico
vivido pela sua própria comunidade, sinalizando uma questão
profundamente enraizada na estrutura das nossas sociedades que deveria
soar o alarme para todos. É evidente que nenhuma das instituições e
organizações nacionais e internacionais existentes é capaz de prevenir
ou travar guerras e genocídios.
Raphael Lemkin cunhou o termo "genocídio" em 1944, durante a Segunda
Guerra Mundial, para descrever o extermínio sistemático e deliberado de
grupos nacionais, raciais ou culturais na Europa ocupada pelos nazis.
Ele procurou um novo termo que pudesse capturar o horror único do
extermínio deliberado de povos inteiros e passou a combinar "genos"
(grego para família, tribo ou raça) e "-cide" (do latim "caedere" para
matar), criando assim o termo "genocídio".3 No entanto, os genocídios
não começaram com os nazistas nem terminaram depois deles.
* Entre 1492 e 1900: O genocídio dos povos indígenas do Hemisfério
Ocidental por colonos colonialistas da Europa envolveu massacres
generalizados, deslocalizações forçadas, políticas de assimilação
cultural e a introdução de doenças. Um número estimado de mortos com
base apenas nas actuais fronteiras geográficas dos EUA é de cerca de 12
milhões de pessoas4, e mais nos continentes de Turtle Island e Abya Yala.
* Durante a Primeira Guerra Mundial, à medida que o Império Otomano se
desintegrava, o recém-criado governo turco, procurando consolidar o
poder e criar um Estado-nação mais homogéneo, dirigiu-se à população
arménia e a outras minorias cristãs para extermínio. Entre 1915 e 1923,
aproximadamente 1,5 milhões de pessoas foram sistematicamente
exterminadas através de marchas forçadas, execuções em massa e fome.5
* Em Agosto de 1945, durante as semanas finais da Segunda Guerra
Mundial, os EUA orquestraram um acto catastrófico e histórico ao
lançarem bombas atómicas em as cidades japonesas de Hiroshima e
Nagasaki. Este ataque sem precedentes marcou a primeira utilização de
armas nucleares na guerra e resultou no extermínio em massa de mais de
200.000 pessoas.
* Durante o início da década de 1990, as forças sérvias na Bósnia e
Herzegovina, apoiadas pelo governo estatal sérvio e por facções
nacionalistas com o objectivo de criar uma "Grande Sérvia" etnicamente
homogeneizada, envolveram-se numa campanha sistemática de agressão
contra os muçulmanos bósnios que resultou no assassinato em massa de
cerca de 100.000 pessoas e deslocamento de mais de 2 milhões de pessoas.6
* Durante o Genocídio Ruanda de 1994, o governo liderado pelos Hutu e as
milícias extremistas mataram cerca de 800.000 a 1 milhão de pessoas num
período de 100 dias. As principais vítimas foram os tutsis, um grupo
étnico minoritário no Ruanda, que tinha sido historicamente favorecido
para funções administrativas e oportunidades educacionais sob o domínio
colonial belga. Os Hutus moderados, o principal grupo étnico no Ruanda,
que se opôs às acções genocidas, também foram alvo desta campanha brutal.7
Os acontecimentos históricos mencionados representam apenas uma fracção
das inúmeras vidas perdidas, dos indivíduos feridos e das comunidades
deslocadas ao longo da nossa história marcada por genocídios. A
Convenção do Genocídio adoptada pelas Nações Unidas em 1948 declara o
genocídio um crime ao abrigo do direito internacional, mas não foi capaz
de evitar novos genocídios. A promessa pós-holocausto de "Nunca Mais"
revelou-se ao mesmo tempo banal e desdentada. É evidente que os nossos
quadros sociais existentes não conseguiram evitar conflitos e a contínua
perda de vidas, sublinhando a necessidade urgente de mudanças
estruturais. Para quebrar este ciclo implacável de violência e evitar
que a história se repita, é imperativo que compreendamos as forças e
mecanismos subjacentes do Estado que impulsionaram estes conflitos
persistentes. Só então poderemos identificar estratégias eficazes para
travar este ciclo e promover um mundo onde a paz e a prosperidade sejam
acessíveis a todos. Devemos abolir o Estado.
Estado: O Monstro Invisível da Destruição
As guerras e os genocídios continuam a atormentar o nosso mundo porque
os Impérios e os Estados continuam a existir. O Estado detém o monopólio
da violência, reivindicando o direito exclusivo de exercer a força. Este
princípio é uma estrutura profundamente enraizada nas nossas sociedades,
onde o Estado concede a si próprio a autoridade para infligir violência.
Contudo, devemos desafiar e recusar aceitar esta justificação como
norma. A violência praticada por um Estado contra outro pode constituir
actos de guerra, mas é considerada aceitável na comunidade internacional
de Estados-nação, desde que não contrarie as leis internacionais de
direitos humanos. Atos individuais de homicídio são legitimamente
considerados antiéticos, ao passo que os soldados podem matar pessoas em
nome do seu Estado. Os aparelhos de Estado são ferramentas para
organizar a violência, a fim de dominar a extracção de recursos,
riqueza, excedentes ou receitas, e para realizar missões ideológicas ou
teológicas, que por sua vez justificam uma maior extracção de recursos.
Caso em questão, a invasão do Iraque liderada pelos EUA em 2003 resultou
em mais de 300.000 mortes de civis. Inicialmente justificada por falsas
alegações de posse de armas de destruição maciça pelo Iraque e das suas
ligações ao terrorismo, a invasão serviu como um movimento estratégico,
embora falhado, para estabelecer bases militares e aceder aos recursos
energéticos iraquianos. Quando as alegações iniciais que os EUA usaram
para justificar a invasão do Iraque se revelaram falsas, a narrativa de
trazer democracia e liberdade tornou-se uma justificação central para a
intervenção.
Como é que os Estados-nação mantêm o seu monopólio sobre a violência? Os
Estados implementam vários mecanismos críticos para perpetuar a sua
existência, o que leva a um ciclo de atos recorrentes de violência. O
principal meio pelo qual os Estados alcançam o domínio sobre os seus
cidadãos e territórios é através de estruturas hierárquicas de poder.
Estas estruturas são inerentemente opressivas e exploradoras,
concentrando o poder nas mãos de poucos e, consequentemente, conduzindo
à subjugação e à marginalização da maioria. A concentração e
centralização do poder criam uma estrutura que permite que aqueles que
ocupam posições de autoridade dentro do Estado-nação tomem decisões
unilaterais, que, entre outros resultados, levam a guerras e genocídios.
A natureza burocrática e impessoal do Estado significa que as decisões,
incluindo as que conduzem à guerra, são tomadas dentro de um sistema que
distancia os decisores das consequências humanas das suas acções. Isto
pode dessensibilizar aqueles que estão no poder relativamente à
violência e ao sofrimento causados pela guerra. Os poucos que detêm o
poder não se envolvem pessoalmente em bombardeamentos aéreos ou combates
terrestres. Os militares seguem as ordens emitidas pelos que estão no
poder, executando diretamente guerras e genocídios. Há 1,4 milhões de
militares activos nas forças armadas dos EUA.8 Alguns deles foram
destacados, alguns estiveram em combate e muitos serviram em posições
administrativas ou outras posições de apoio "não-combatentes"; mas todos
eles apoiam o poder opressivo do Estado através da sua participação e
muitos também vivenciam em primeira mão a natureza opressiva do Estado.9
Em 2019, a esmagadora maioria dos indivíduos alistados nas forças
armadas dos EUA tinha entre 17 e 20 anos.10 Recém-saídos da escola,
navegando através das pressões do capitalismo, e tendo passado anos sob
a influência da máquina de manipulação do Estado, os jovens ingressam em
instituições estatais opressivas, como as forças militares ou policiais.
Os Estados justificam a sua violência através do sistema educativo, dos
meios de comunicação social e de narrativas culturais cuidadosamente
concebidos que glorificam o nacionalismo e demonizam o "outro". A
narrativa de autodefesa contra um inimigo inerentemente violento ou
enganador absolve o Estado e os seus actores do peso moral das suas
acções, permitindo que atrocidades sejam cometidas sob o pretexto da
segurança nacional. Os Estados conseguiram incutir em muitas pessoas um
sentido enganoso de unidade e superioridade que racionaliza a opressão,
o dano e - no pior dos casos - o extermínio dos "outros". Através do
cultivo de uma identidade nacional que está sob constante ameaça, os
Estados criam um ambiente psicológico onde as pessoas se sentem
perpetuamente sitiadas, fazendo com que a justificação da violência
pareça necessária para a sobrevivência. As fronteiras reforçam ainda
mais a noção de separação que leva a práticas e identidades excludentes.
Este ambiente não é uma situação natural, mas uma realidade
cuidadosamente construída pelo Estado-nação para manter o seu controlo
no poder. Ao moldar a opinião pública, o Estado legitima a sua
autoridade e desencoraja e pune a resistência. Os cidadãos israelitas
que se recusam a servir no exército são presos pelo Estado de Israel.11
Ativistas e manifestantes que se opõem ao projeto "Cop City" na Floresta
Weelaunee, em Atlanta, enfrentam acusações de extorsão pela sua defesa
da antiga floresta e pela oposição de construir o maior centro de treino
para a militarização da polícia.12 O uso da vigilância e do policiamento
permite ao Estado monitorizar e controlar, prevenir e reprimir a
dissidência. Isto inclui o uso de forças policiais para fazer cumprir as
leis e a autoridade do Estado, bem como agências de inteligência para
vigiar potenciais ameaças ao poder do Estado.13
Os governos mudam e os seus líderes sobem e descem, mas o Estado
perdura. O Estado, como construção política, actua como uma força
insidiosa, um monstro invisível, consumindo tudo no seu caminho -
devastando o ambiente, a humanidade e a nossa dignidade inerente. A
principal característica do Estado que o torna tão destrutivo é a
centralização do poder e a dinâmica institucional de governação. Muitos
ignoram, ou ignoram ou são enganados sobre esta falha fundamental do
sistema e, em vez disso, culpam os seus líderes, acreditando que a
eleição de representantes ostensivamente melhores poderia fazer a
diferença. A história tem demonstrado consistentemente que a estrutura
hierárquica do poder corrompe ou limita inerentemente até mesmo os
líderes mais bem-intencionados. Por outro lado, as estruturas
hierárquicas de poder permitem que os indivíduos mais desprezíveis e
perigosos tomem o poder. Netanyahu e outros servidores do Estado
israelense não têm nenhuma objeção moral a ordenar o assassinato de
milhares de crianças palestinas, deixando milhares de outras órfãs,
forçando-as a experimentar o choque da guerra, traumatizando-as para o
resto da vida, deixando-as famintas, assustadas e sozinhas. . Esta
realidade por si só é razão suficiente para lutar pela abolição do
Estado e pela criação de estruturas sociais onde coisas tão horríveis
nunca mais acontecerão!
Unindo-nos para Criar um Mundo Pacífico
A reacção global ao genocídio em Gaza - com milhares de manifestações em
todo o mundo e centenas de milhões de pessoas em todo o mundo a
oporem-se à guerra e ao genocídio - indica que a humanidade está lá;
Isso sempre esteve lá. Existe uma exigência global de paz e a grande
maioria das pessoas opõe-se à ideia geral de uma guerra. As guerras e os
genocídios só são possíveis devido à autoridade centralizada que pode
exercer o poder para mobilizar exércitos e prosseguir as guerras. Então,
o que fazemos para construir uma sociedade pacífica onde as guerras e os
genocídios se tornem simplesmente impossíveis e onde todos possam
prosperar e sejam cuidados? Antes de abolir qualquer Estado, o que
parece um passo natural para nos livrarmos do poder centralizado,
precisamos primeiro de aprender a viver sem Estado e de acordo com os
princípios da sociedade futura que desejamos criar. Precisamos praticar,
experimentar e aprender a viver numa sociedade baseada na igualdade, na
democracia direta, na liberdade da mente e na liberdade do corpo, no
horizontalismo, na autonomia individual, na ajuda mútua, na autogestão e
nas associações voluntárias. Os métodos utilizados para alcançar a
mudança que queremos ver precisam de ser consistentes com os objectivos
dessa mudança. Neste momento, precisamos de construir alternativas
locais às estruturas existentes que funcionam com base nesses
princípios, onde as decisões são tomadas colectivamente pelos próprios
membros da comunidade, e não por uma liderança distante e irresponsável.
Isto garante que as motivações para a guerra estariam ausentes ou seriam
directamente desafiadas e impedidas pelo povo. Para trazer mudanças e
criar a sociedade que imaginamos, devemos aproximar-nos uns dos outros,
conhecer-nos, planear colectivamente e agir em conformidade. Precisamos
de nos aproximar dos outros e restaurar o sentido de comunidade que
permite a confiança mútua. Ao envolvermo-nos ativamente no processo de
tomada de decisões, formando ou participando em coletivos de bairro e
organizações de base, estabelecendo hortas comunitárias, juntando-nos a
grupos anarquistas locais ou iniciando novos onde não existem,
reafirmamos os nossos laços comunitários e aproximamo-nos do nosso
objetivo final. Precisamos educar a nós mesmos e aos outros, dialogar e
escolher métodos de ação que tenham ressonância em nós pessoalmente.
Devemos contrariar a alienação produzida pelo Estado e pelo capitalismo
com uma visão de uma comunidade onde todos sejam cuidados.
Através da ajuda mútua e do apoio mútuo, onde indivíduos e comunidades
se apoiam mutuamente num espírito de cooperação e solidariedade, em vez
de competição e conflito, pretendemos construir relações entre
comunidades que sejam mais humanas e resistentes à escalada de conflitos
em violência. Comunidades mais pequenas e autogeridas, com um elevado
grau de autonomia e cooperação, ensinam-nos como interagir uns com os
outros e diminuem a probabilidade de guerras em grande escala. Sem
estruturas hierárquicas, os conflitos dentro e entre as comunidades
podem ser abordados com meios de resolução não coercivos e voluntários.
A ênfase no diálogo, no consenso e nas práticas restaurativas e
transformadoras visa abordar as causas profundas dos conflitos sem
recorrer à violência e a um sistema punitivo. A natureza competitiva e
exploradora do capitalismo que leva a conflitos e guerras será
substituída pela cooperação e pela propriedade comunitária, onde os
humanos terão a liberdade de explorar e criar, impulsionados pela sua
própria iniciativa. Juntos, em solidariedade, podemos criar esse mundo,
um mundo onde todas as vozes são ouvidas - um mundo pacífico onde somos
verdadeiramente livres, temos orgulho de viver e partilhamos com os outros.
NOTAS DE RODAPÉ
1 Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos
Humanos. (2024, 31 de janeiro). Gaza: A decisão do TIJ oferece esperança
para a proteção de civis que enfrentam condições apocalípticas, dizem
especialistas da ONU. ACNUDH.
https://www.ohchr.org/en/press-releases/2024/01/gaza-icj-ruling-offers-hope-protection-civilians-enduring-apocalyptic
2 Reuters (2023, outubro). Comitê da ONU expressa preocupação com o
aumento do discurso de ódio israelense contra os palestinos.
https://www.reuters.com/world/un-committee-voices-concern-about-rising-israeli-hate-speech-against-2023-10-27/
3 Lemkin R. & Carnegie Endowment for International Peace Divisão de
Direito Internacional. (1944). Governo do eixo na Europa ocupada:
análise das leis de ocupação das propostas governamentais de reparação.
Carnegie Endowment for International Peace Divisão de Direito Internacional.
4Thornton, R. (1987). Holocausto e sobrevivência dos índios americanos:
uma história da população desde 1492. University of Oklahoma Press.
5 Akçam, T. (2006). Um ato vergonhoso: o genocídio armênio e a questão
da responsabilidade turca. Livros Metropolitanos.
6 Silber, L. e Little, A. (1997). Iugoslávia: morte de uma nação. Livros
de pinguins.
7Gourevitch, P. (1998). Desejamos informar que amanhã seremos mortos com
nossas famílias: histórias de Ruanda. Farrar, Straus e Giroux.
8 Estatista. (2023, novembro). Números das forças militares dos EUA, por
ramo de serviço e componente de reserva.
https://www.statista.com/statistics/232330/us-military-force-numbers-by-service-branch-and-reserve-component/
9 Instituto de Estudos Anarquistas (2016, janeiro). Quebrando as Cadeias
de Comando: Veteranos Anarquistas das Forças Armadas dos EUA.
https://anarchiststudies.org/breaking-the-chains-of-command-anarchist-veterans-of-the-us-military-by-brad-thomson/
10 Centro de Análises Navais (2019). Representação da População nos
Serviços Militares: Relatório Resumido do Ano Fiscal de 2019.
https://www.cna.org/pop-rep/2019/summary/summary.pdf
11 Al Jazeera (2023, dezembro). Quem são os refugiados israelenses que
foram presos pela guerra em Gaza?
https://www.aljazeera.com/news/2023/12/27/who-are-the-israeli-refuseniks-picking-jail-over-the-gaza-war
12 CrimethInc. (2023, setembro). Compreendendo as cobranças RICO em
Atlanta.
https://crimethinc.com/2023/09/05/understanding-the-rico-charges-in-atlanta-a-sweeping-indictment-seeks-to-criminalize-protest-itself
13 Knock LA. (2023, novembro). LAPD está usando software de vigilância
israelense que pode rastrear seu telefone e mídias sociais.
https://knock-la.com/lapd-is-using-israeli-surveillance-software-that-can-track-your-phone-and-social-media/
------------ ----------------------------------
Novo zine do Projeto de Informação e Divulgação do MACC (MIOP)
https:// macc.nyc/img/anti-war-zine-April_2024_print-ready.pdf
© 2024 MACC NYC
O Conselho Metropolitano de Coordenação Anarquista (MACC) é uma
organização baseada nos princípios orientadores do horizontalismo,
anti-opressão, ajuda mútua, democracia direta, e ação direta. Procuramos
fortalecer e apoiar o movimento anarquista da cidade de Nova Iorque
através da coordenação de projetos existentes e emergentes.
https://macc.nyc/
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
- Prev by Date:
(pt) France, FA: O trabalho aliena e mata, vamos nos emancipar e construir a anarquia! 01-05-2024 (ca, de, en, fr, it, tr)[traduccion automatica]
- Next by Date:
(pt) Italy, FDCA, Cantiere #25 - LOTE DE MARÇO - Pela emancipação da mulher - Pela libertação da humanidade - Giuliana Magli (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]
A-Infos Information Center