A - I n f o s

a multi-lingual news service by, for, and about anarchists **
News in all languages
Last 30 posts (Homepage) Last two weeks' posts Our archives of old posts

The last 100 posts, according to language
Greek_ 中文 Chinese_ Castellano_ Catalan_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Francais_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkurkish_ The.Supplement

The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Français_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours

Links to indexes of first few lines of all posts of past 30 days | of 2002 | of 2003 | of 2004 | of 2005 | of 2006 | of 2007 | of 2008 | of 2009 | of 2010 | of 2011 | of 2012 | of 2013 | of 2014 | of 2015 | of 2016 | of 2017 | of 2018 | of 2019 | of 2020 | of 2021 | of 2022 | of 2023 | of 2024

Syndication Of A-Infos - including RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups

(pt) Italy, FAS Sicilia Libertaria: A energia pertence a quem a produz (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]

Date Sat, 11 May 2024 08:31:17 +0300


A energia é uma questão crucial e irá sê-lo cada vez mais, basta pensar nos desenvolvimentos na inteligência artificial, ou mais simplesmente no facto de que todos os aspectos das nossas vidas necessitam de energia. As guerras na Ucrânia e em Gaza confirmaram os interesses geopolíticos de domínio deste sector, porque quem domina a energia domina o mundo. Isto é demonstrado pelas duas superpotências globais: a China é líder mundial em energias renováveis e, acima de tudo, controla toda a cadeia de abastecimento, desde as matérias-primas até aos chips; Em apenas alguns anos, os Estados Unidos transformaram-se num país exportador de petróleo e gás graças à controversa técnica de fracking. E por outro lado, o pressuposto histórico em que se baseia a indústria é este: quem produz a energia quase nunca a possui. Isto é ainda mais verdadeiro na Sicília. Na verdade, a nossa região é o pivô das políticas nacionais que pretendem fazer de Itália o hub energético, ou seja, um sistema em que o Estado importa todo o tipo de energia de África - do hidrogénio às matérias-primas úteis para os biocombustíveis, do gás às energias renováveis. - e depois exportá-lo para o Norte da Europa através da Sicília, que funciona como uma verdadeira ponte.

Neste cenário, a perspectiva de uma autonomia diferenciada fortalecerá este modelo colonial. A energia italiana ainda se baseia predominantemente em combustíveis fósseis. E a equação é clara: quanto mais combustíveis fósseis usamos, mais importamos, considerando que são poucos na Itália, como também nos ensina a história de Enrico Mattei e da Eni, que só se torna uma potência global quando se expande para África e no Médio Oriente. Foi verdade para o petróleo, foi verdade para o gás, foi ainda mais verdade para o GNL, o gás natural liquefeito, que é apenas gás de exportação e normalmente viaja através de navios. Só nos últimos dias ocorreu uma ultrapassagem histórica: pela primeira vez em Itália o gás que chega por navio superou o gás que chega por gasodutos. A consequência mais óbvia está no preço: se para o gás através de gasodutos o preço é normalmente estabelecido através de contratos de longo prazo, para o gás através de navios o preço está ligado às flutuações do mercado. Mas há mais. Em Itália, no domínio da energia, a autonomia diferenciada já existe teoricamente há mais de 20 anos.

Quando foi sancionada a reforma constitucional em 2001 que propunha teoricamente, numa chave federalista, dar mais poderes às Regiões, estabeleceu-se que a questão da energia seria colocada sob o "poder legislativo concorrente", ou seja, a produção, os transportes e o poder nacional. a distribuição de energia, de acordo com o novo art.117 da Constituição, teria sido confiada ao Estado para a regulamentação principal e às Regiões para a regulamentação detalhada. Na realidade, numa questão tão crucial, o Estado nunca garantiu margem de manobra às Regiões, impondo-lhes as infra-estruturas que considerou necessárias. Vimo-lo, por exemplo, na Sicília, quando em 2004, em seis meses, foi instalado em Gela o gasoduto GreenStream, que transportava gás da Líbia para a Sicília, governada por Gaddafi, que era amigo do governo de Berlusconi. No entanto, nestes 20 anos nem uma gota desse gás permaneceu na ilha, porque este gás foi levado às indústrias do Norte de Itália através da rede nacional de distribuição Snam. E é isto que também estamos a assistir actualmente: o desejo de não depender mais do gás russo, definido como "feio e mau" porque provém daquele sanguinário ditador Putin, tem sido acompanhado pela substituição desse gás por outro gás proveniente de outros igualmente autoritários, do Qatar à Argélia, do Egipto ao Azerbaijão. Este "novo" gás, como vimos, viaja principalmente por navio. É por isso que o objetivo do governo Meloni é construir um terminal de regaseificação em Porto Empedocle (e outro em Gioia Tauro), depois de ter instalado um em Piombino em 2023 em tempo recorde e outro em breve em Ravenna.

Segundo o estudo "O estado do gás", realizado pelo centro de investigação climática ECCO, a infraestrutura atual permite cumprir os requisitos de segurança para cenários alinhados com os objetivos climáticos. Em nenhum caso outras infra-estruturas de gás contribuiriam de forma útil para o sistema energético italiano e europeu. Os terminais de Gioia Tauro e Porto Empedocle, avaliados como "estratégicos e urgentes" pelo decreto-lei de Segurança Energética, de facto não são utilizados em nenhum cenário, quer para cobrir a procura, quer para libertar volumes a exportar para o estrangeiro. Entretanto, porém, o gasoduto Argo-Cassiopea, também propriedade da Eni, será concluído este ano e este gás também não permanecerá na Sicília. Os municípios envolvidos - Gela, Licata e Porto Empedocle - ficaram satisfeitos com os royalties. E Mazara del Vallo parece querer fazer o mesmo, onde existe desde a década de 1970 o gasoduto Transmed da Argélia, que a partir de 2022 se tornou a infra-estrutura energética mais importante de Itália, dado que um terço do gás é consumido a nível nacional. Um cenário idêntico, senão pior, surge com a invasão de centrais fotovoltaicas e eólicas de que a nossa ilha é vítima: em 2023, mais de metade dos projectos fotovoltaicos a nível nacional foram autorizados na Sicília.

E assim, diante de tal cenário, a perspectiva deve ser invertida. O ataque energético por parte do Estado e das multinacionais, que provavelmente seria fortalecido com uma autonomia diferenciada, deve transformar-se numa ocasião para conflito. Colocar por um lado a redistribuição da energia para os territórios que a produzem e, por outro, exigir a eliminação das facturas de electricidade e gás. Se a Sicília já tem, e terá cada vez mais, um papel central na produção de energia para toda a Itália, então devem ser garantidas à ilha as melhores e mais adequadas condições para que possamos passar da exploração à valorização.

Andrea Turco

https://www.sicilialibertaria.it/
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
A-Infos Information Center