|
A - I n f o s
|
|
a multi-lingual news service by, for, and about anarchists
**
News in all languages
Last 30 posts (Homepage)
Last two
weeks' posts
Our
archives of old posts
The last 100 posts, according
to language
Greek_
中文 Chinese_
Castellano_
Catalan_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Francais_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkurkish_
The.Supplement
The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Français_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours
Links to indexes of first few lines of all posts
of past 30 days |
of 2002 |
of 2003 |
of 2004 |
of 2005 |
of 2006 |
of 2007 |
of 2008 |
of 2009 |
of 2010 |
of 2011 |
of 2012 |
of 2013 |
of 2014 |
of 2015 |
of 2016 |
of 2017 |
of 2018 |
of 2019 |
of 2020 |
of 2021 |
of 2022 |
of 2023 |
of 2024
Syndication Of A-Infos - including
RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups
(pt) Italy, FAS Sicilia Libertaria: A energia pertence a quem a produz (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]
Date
Sat, 11 May 2024 08:31:17 +0300
A energia é uma questão crucial e irá sê-lo cada vez mais, basta pensar
nos desenvolvimentos na inteligência artificial, ou mais simplesmente no
facto de que todos os aspectos das nossas vidas necessitam de energia.
As guerras na Ucrânia e em Gaza confirmaram os interesses geopolíticos
de domínio deste sector, porque quem domina a energia domina o mundo.
Isto é demonstrado pelas duas superpotências globais: a China é líder
mundial em energias renováveis e, acima de tudo, controla toda a cadeia
de abastecimento, desde as matérias-primas até aos chips; Em apenas
alguns anos, os Estados Unidos transformaram-se num país exportador de
petróleo e gás graças à controversa técnica de fracking. E por outro
lado, o pressuposto histórico em que se baseia a indústria é este: quem
produz a energia quase nunca a possui. Isto é ainda mais verdadeiro na
Sicília. Na verdade, a nossa região é o pivô das políticas nacionais que
pretendem fazer de Itália o hub energético, ou seja, um sistema em que o
Estado importa todo o tipo de energia de África - do hidrogénio às
matérias-primas úteis para os biocombustíveis, do gás às energias
renováveis. - e depois exportá-lo para o Norte da Europa através da
Sicília, que funciona como uma verdadeira ponte.
Neste cenário, a perspectiva de uma autonomia diferenciada fortalecerá
este modelo colonial. A energia italiana ainda se baseia
predominantemente em combustíveis fósseis. E a equação é clara: quanto
mais combustíveis fósseis usamos, mais importamos, considerando que são
poucos na Itália, como também nos ensina a história de Enrico Mattei e
da Eni, que só se torna uma potência global quando se expande para
África e no Médio Oriente. Foi verdade para o petróleo, foi verdade para
o gás, foi ainda mais verdade para o GNL, o gás natural liquefeito, que
é apenas gás de exportação e normalmente viaja através de navios. Só nos
últimos dias ocorreu uma ultrapassagem histórica: pela primeira vez em
Itália o gás que chega por navio superou o gás que chega por gasodutos.
A consequência mais óbvia está no preço: se para o gás através de
gasodutos o preço é normalmente estabelecido através de contratos de
longo prazo, para o gás através de navios o preço está ligado às
flutuações do mercado. Mas há mais. Em Itália, no domínio da energia, a
autonomia diferenciada já existe teoricamente há mais de 20 anos.
Quando foi sancionada a reforma constitucional em 2001 que propunha
teoricamente, numa chave federalista, dar mais poderes às Regiões,
estabeleceu-se que a questão da energia seria colocada sob o "poder
legislativo concorrente", ou seja, a produção, os transportes e o poder
nacional. a distribuição de energia, de acordo com o novo art.117 da
Constituição, teria sido confiada ao Estado para a regulamentação
principal e às Regiões para a regulamentação detalhada. Na realidade,
numa questão tão crucial, o Estado nunca garantiu margem de manobra às
Regiões, impondo-lhes as infra-estruturas que considerou necessárias.
Vimo-lo, por exemplo, na Sicília, quando em 2004, em seis meses, foi
instalado em Gela o gasoduto GreenStream, que transportava gás da Líbia
para a Sicília, governada por Gaddafi, que era amigo do governo de
Berlusconi. No entanto, nestes 20 anos nem uma gota desse gás permaneceu
na ilha, porque este gás foi levado às indústrias do Norte de Itália
através da rede nacional de distribuição Snam. E é isto que também
estamos a assistir actualmente: o desejo de não depender mais do gás
russo, definido como "feio e mau" porque provém daquele sanguinário
ditador Putin, tem sido acompanhado pela substituição desse gás por
outro gás proveniente de outros igualmente autoritários, do Qatar à
Argélia, do Egipto ao Azerbaijão. Este "novo" gás, como vimos, viaja
principalmente por navio. É por isso que o objetivo do governo Meloni é
construir um terminal de regaseificação em Porto Empedocle (e outro em
Gioia Tauro), depois de ter instalado um em Piombino em 2023 em tempo
recorde e outro em breve em Ravenna.
Segundo o estudo "O estado do gás", realizado pelo centro de
investigação climática ECCO, a infraestrutura atual permite cumprir os
requisitos de segurança para cenários alinhados com os objetivos
climáticos. Em nenhum caso outras infra-estruturas de gás contribuiriam
de forma útil para o sistema energético italiano e europeu. Os terminais
de Gioia Tauro e Porto Empedocle, avaliados como "estratégicos e
urgentes" pelo decreto-lei de Segurança Energética, de facto não são
utilizados em nenhum cenário, quer para cobrir a procura, quer para
libertar volumes a exportar para o estrangeiro. Entretanto, porém, o
gasoduto Argo-Cassiopea, também propriedade da Eni, será concluído este
ano e este gás também não permanecerá na Sicília. Os municípios
envolvidos - Gela, Licata e Porto Empedocle - ficaram satisfeitos com os
royalties. E Mazara del Vallo parece querer fazer o mesmo, onde existe
desde a década de 1970 o gasoduto Transmed da Argélia, que a partir de
2022 se tornou a infra-estrutura energética mais importante de Itália,
dado que um terço do gás é consumido a nível nacional. Um cenário
idêntico, senão pior, surge com a invasão de centrais fotovoltaicas e
eólicas de que a nossa ilha é vítima: em 2023, mais de metade dos
projectos fotovoltaicos a nível nacional foram autorizados na Sicília.
E assim, diante de tal cenário, a perspectiva deve ser invertida. O
ataque energético por parte do Estado e das multinacionais, que
provavelmente seria fortalecido com uma autonomia diferenciada, deve
transformar-se numa ocasião para conflito. Colocar por um lado a
redistribuição da energia para os territórios que a produzem e, por
outro, exigir a eliminação das facturas de electricidade e gás. Se a
Sicília já tem, e terá cada vez mais, um papel central na produção de
energia para toda a Itália, então devem ser garantidas à ilha as
melhores e mais adequadas condições para que possamos passar da
exploração à valorização.
Andrea Turco
https://www.sicilialibertaria.it/
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
- Prev by Date:
(it) Greece, APO: Terra e libertà #35 (ca, de, en, pt, tr)[traduzione automatica]
- Next by Date:
(pt) France, OCL CA #339 - Enquanto as geleiras derretem - Contra os Jogos Olímpicos de Inverno de 2030 na AURA/PACA (ca, de, en, fr, it, tr)[traduccion automatica]
A-Infos Information Center