A - I n f o s

a multi-lingual news service by, for, and about anarchists **
News in all languages
Last 30 posts (Homepage) Last two weeks' posts Our archives of old posts

The last 100 posts, according to language
Greek_ 中文 Chinese_ Castellano_ Catalan_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Francais_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkurkish_ The.Supplement

The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Français_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours

Links to indexes of first few lines of all posts of past 30 days | of 2002 | of 2003 | of 2004 | of 2005 | of 2006 | of 2007 | of 2008 | of 2009 | of 2010 | of 2011 | of 2012 | of 2013 | of 2014 | of 2015 | of 2016 | of 2017 | of 2018 | of 2019 | of 2020 | of 2021 | of 2022 | of 2023 | of 2024

Syndication Of A-Infos - including RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups

(pt) France, OCL CA #339 - Senegal: O poder neocolonial de Macky Sall está em fase de curso, mas a crise política não acabou (ca, de, en, fr, it, tr)[traduccion automatica]

Date Mon, 6 May 2024 08:28:16 +0300


No Senegal, o chefe do Estado, depois de renunciar à força e forçar um mandato de troisième, a cherché depuis, à jouer les prolongaments au pouvoir mais il parece também avoir perdu tout credit auprès des Sénégalais, mesmo au sein de son propre acampamento que apparaît divisé et affaibli. Quel que soit l'issue de thistte fin de règne, o bilan de Macky Sall será celui de uma repressão inédita na história política deste país, tanto que os problemas de fundo que mantiveram a maioria dos senegaleses na pauvreté restent sempre posés , ocultado pelas peripécias do conteúdo eleitoral.

A estratégia final de perda de Macky Sall depois de você renoncer au troisieme mandat'

Para enfrentar o desafio ao seu regime, encarnado em particular pelo PASTEF de Ousmane Sonko, Macky Sall convocou, em 31 de maio, um "diálogo nacional" sobre o tema da situação de crise política iniciada em 2021 com acusações de violação contra o líder do PASTEF. O objectivo deste "diálogo" (que não foi o primeiro que ele organizou) era, em particular, dividir a oposição agrupada sob a sua bandeira de Yonnu Askan Wi. Objectivo parcialmente alcançado com a participação de uma das figuras desta coligação, Khalifa Sall, o antigo presidente da Câmara socialista de Dakar que criou o seu próprio partido, e que, após uma condenação em 2017, foi preso e impedido de ser deputado. candidato durante as últimas eleições presidenciais de 2019. No entanto, no final deste diálogo no início de julho, sob pressão tanto da população como dos seus mentores a nível internacional, Macky Sall teve que desistir de concorrer a um terceiro mandato.
Pensando que tinha isolado Sonko e os seus apoiantes, o regime lançou então uma operação para eliminá-los: depois de ter sido detido ilegalmente durante semanas na sua própria casa, sem poder comunicar com os seus advogados, o líder da oposição foi então preso como bem como centenas dos seus apoiantes, em particular executivos e funcionários eleitos locais do partido que foi dissolvido. Em Setembro, designou então o seu primeiro-ministro Amadou Ba como candidato nas eleições presidenciais pela coligação Benno Bokk Yakaar, dominada pelo seu partido, a Aliança para a República, mas esta escolha foi rapidamente contestada com o surgimento de candidatos dissidentes dentro o próprio APR, bem como críticas dirigidas a Amadou Ba, por parte de figuras do partido presidencial.
Outro evento mudou a situação. Embora o regime pensasse ter acabado com Sonko, outras candidaturas da oposição próximas deste último foram validadas pelo Conselho Constitucional em 20 de janeiro de 2024, nomeadamente a de Bassirou Diomaye Faye, número 2 do PASTEF, também encarcerado mas ainda não julgado definitivamente, que permitiu que ele fosse declarado candidato. Por outro lado, outro candidato que Macky Sall pensava poder integrar no seu jogo foi invalidado pelo Conselho Constitucional: Karim Wade, filho do ex-presidente Abdoulaye Wade. Só conseguiu obter o seu decreto de renúncia à nacionalidade francesa em 16 de janeiro, após a apresentação do seu pedido. Ele foi, portanto, excluído nesta base. O PDS, insatisfeito com esta decisão, lançou imediatamente acusações de corrupção contra dois dos membros do Conselho Constitucional. Outros candidatos reprovados, declarando-se "candidatos mimados", também pressionaram para que os seus processos fossem reexaminados. Aliás, podemos notar que o estabelecimento de um sistema de "patrocínios cidadãos", supostamente para limitar o número de candidatos à cadeira presidencial, levou ao resultado oposto: foram seleccionados 20 candidatos, um recorde incomparável!

Uma tentativa de golpe constitucional que não passa...
Embora alguns dias antes Macky Sall tivesse recebido e ouvido as queixas dos "espoliados fracassados", dizendo-lhes que as decisões do Conselho Constitucional não podiam ser apeladas, em 3 de fevereiro ele cancelou o decreto que havia tomado no final de Novembro para convocar o órgão eleitoral alegando que haveria uma crise institucional entre a Assembleia e o Conselho Constitucional alvo de acusações de corrupção. No processo, a Assembleia Nacional reuniu-se para votar uma lei derrogatória com vista a adiar as eleições para 15 de Dezembro e, entretanto, prolongar Macky Sall no poder. O que já tinha anunciado este golpe institucional, poucos dias depois, foi a votação na Assembleia de uma comissão de inquérito às acusações de corrupção do Conselho Constitucional. Contudo, o corruptor implicado nas acusações lançadas pelo PDS não era outro senão o Primeiro-Ministro e candidato do partido no poder, Amadou Ba!
Esta última reviravolta do chefe de Estado apareceu como uma nova farsa, não conseguindo esconder a sua escolha de bloquear um processo eleitoral em que o seu lado era o perdedor. Perante a reacção da população, primeiro no domingo 4 de Fevereiro, depois especialmente na sexta-feira seguinte, onde as manifestações ocorreram em quase todo o lado, não só em Dakar e nos seus subúrbios, mas também noutras cidades do país: Saint Louis, Thiès, Ziguinchor, Louga, Diourbel, até Mbacké perto de Touba, vila religiosa dos Mourides. Tal como no passado, o regime reagiu reprimindo as manifestações, cortando os dados da Internet móvel e cortando o sinal do canal de televisão Walf, conhecido por ser próximo da oposição. Pouco depois, a licença deste canal foi mesmo retirada "permanentemente". Mas ao agir desta forma, foi Macky Sall quem se desacreditou definitivamente. Os patrocinadores internacionais de Macky Sall tiveram de dispensá-lo, mais abertamente no caso dos Estados Unidos do que da França, que teme mais os perigos de uma alternância eleitoral. Ao querer agarrar-se ao poder, enquanto o Senegal deveria ser a vitrine democrática do neocolonialismo francês, Macky Sall tornou-se um fardo. Em termos de símbolos, as imagens dos deputados da oposição evacuados do hemiciclo pelo GIGN senegalês parecem más. A nível económico, na perspectiva dos interesses do imperialismo internacional, a atmosfera de crise pela qual é o principal responsável não é boa para os negócios e, além disso, a nível interno, os empregadores senegaleses também se distanciaram do regime, exigindo respeito pelo calendário eleitoral.
Perante isto, o regime de Macky Sall, que só conhece o equilíbrio de poder, vai recuar (um pouco): reinicia a internet e reverte o encerramento do canal Walf, liberta alguns dos presos políticos (entre três e quatro centenas). Em 15 de Fevereiro, o Conselho Constitucional revogou o decreto presidencial de 3 de Fevereiro, declarou inconstitucional a lei aprovada na assembleia nacional e ordenou ao presidente que organizasse eleições "o mais rapidamente possível".»
Contudo, Macky Sall continuou a vacilar, a procrastinar, ao anunciar um novo "diálogo" para chegar a acordo sobre a data e as modalidades de uma "eleição inclusiva". Este enésimo "diálogo" ocorreu nos dias 26 e 27 de fevereiro, mas foi boicotado por 17 dos 19 candidatos ainda em disputa.
Não é de surpreender que as conclusões destes "dialogueistas" fossem na mesma direção: adiar a data das eleições presidenciais para 2 de junho e abrir a lista de candidatos selecionados a um certo número de pessoas "mimadas" que veriam os seus processos examinados novamente. Mais uma vez, o Conselho Constitucional, solicitado pelos restantes candidatos, confirmou que as eleições devem ser realizadas num curto espaço de tempo, dando a data de 31 de março. Por sua vez, Macky Sall publicou um decreto convocando eleições para 24 de março, data com a qual o Conselho acabou por se alinhar.
A batalha parece agora perdida para os apoiantes do golpe constitucional, mas talvez nem tudo tenha terminado. O candidato oficial do governo, Amadou Ba, está numa posição delicada, tanto que até nos perguntamos se o governo não iria abandoná-lo completamente em favor de outra pessoa. Aqueles que personificam a linha dura golpista ainda estão no governo, como o Ministro do Turismo, Mame Mbaye Niang, na origem da queixa por difamação que resultou na invalidação de Sonko. Sabem que em caso de derrota arriscam muito, envolvendo-se pessoalmente em ações repressivas, inclusive as realizadas à margem da ação das forças de segurança com a constituição de milícias (notadamente aquela com o nome evocativo de " quilombolas") fogo") que temos visto em acção contra manifestantes ou activistas da oposição, para não mencionar todos os casos de corrupção pelos quais poderão ser processados assim que a espada da justiça mudar de mãos.
Outro elemento de incerteza que pesou no lançamento da campanha, a libertação de Ousmane Sonko e Bassirou Diomaye Faye, anunciada como iminente desde meados de Fevereiro, acabou por se concretizar na noite de 14 de Março. Veremos também se o Conselho Nacional Regulador do Audiovisual acabará por conceder tempo de antena a Bassirou Diomaye Faye, o que lhe foi inicialmente recusado com o argumento de que esse tempo teria sido utilizado por outros que falariam em seu nome.

O forte histórico repressivo do regime "republicano" de Macky Sall
Durante a última vaga de manifestações espontâneas contra o adiamento das eleições, quatro jovens foram mortos pela polícia (dois estudantes em Saint Louis, um estudante do ensino secundário em Ziguinchor e um jovem comerciante de rua em Dakar). Durante todo o período da crise desde Março de 2021, o número de mortos, quase todos resultantes de munições reais, ascende a mais de sessenta mortes. Este é um triste registo na vida política senegalesa contemporânea. Mesmo no período do partido-estado de Senghor durante os anos de 1968 e seguintes, onde foi objecto de protestos virulentos da juventude então animada por um espírito revolucionário, nunca tínhamos conhecido tal nível de repressão. Da mesma forma, o número de presos políticos durante estes anos nunca ultrapassou algumas dezenas. Com esta crise, o Senegal registou pelo menos mil presos políticos. A liberdade de informação também não foi poupada, com repetidos encerramentos da Internet, violência recentemente perpetrada contra jornalistas pela polícia, etc. Esta explosão repressiva também dirigida a estes últimos pode explicar por que durante a libertação de presos políticos pudemos ler na imprensa vários testemunhos sobre a provação destes últimos: tortura e maus-tratos por parte de gendarmes e policiais durante as prisões, muitas vezes realizadas de forma aleatória; a prisão foi decidida na prática porque as pessoas em questão deixaram likes nos seus telemóveis nas redes sociais a favor de Sonko ou de outras figuras do PASTEF, sem que posteriormente tenha sido realizada qualquer investigação; finalmente, a superlotação, a falta da higiene mais básica nas prisões senegalesas, etc.
Esta avaliação não é fruto do acaso. Este é o resultado de uma política deliberada. No ano passado, Macky Sall pôde anunciar que em doze anos, a duração dos seus dois mandatos, o número de efetivos da gendarmaria, atingindo 35.000 homens, tinha triplicado. A polícia também aumentou o seu número durante 2023, com 4.000 novos recrutamentos. Quando você dirige por Dakar, você não pode deixar de ficar impressionado com a juventude dos robocops, supostamente para manter a ordem, permanentemente implantados em locais estratégicos da capital. Devemos também mencionar a colaboração com os regimes ocidentais, supostamente defensores dos valores democráticos, nesta ascensão do poder repressivo. Não voltaremos à entrega pela França de materiais repressivos utilizados pela primeira vez nas manifestações dos Coletes Amarelos, como granadas de efeito moral. Houve também a assistência de elementos israelitas, identificados entre as forças policiais que vieram "buscar" Sonko para o levar ao tribunal em Fevereiro de 2023. O mais recente desenvolvimento na matéria é a identificação de unidades especiais destinadas à luta contra o terrorismo. , em fotos que datam da repressão às manifestações organizadas no sul do país no final de maio daquele mesmo ano. Estas unidades especiais, as GAR-SI, foram financiadas pela União Europeia e criadas graças à "cooperação técnica" da Guardia Civil espanhola, que também tem experiência nesta área!

Uma anistia egoísta
Embora Macky Sall ainda repetisse em Janeiro que não havia presos políticos no Senegal, fez com que a Assembleia votasse em 6 de Março uma lei de amnistia relativa a "crimes ou crimes ligados a manifestações motivadas ou políticas cometidas entre 1 de Fevereiro de 2021 e 25 de Fevereiro, 2024.» Mais de dez leis de amnistia foram aprovadas no Senegal desde a independência, mas pela primeira vez incluirão actos que não foram objecto de um julgamento, ou mesmo de uma investigação, como é o caso das dezenas de pessoas mortas durante as manifestações. É por isso que esta lei de amnistia parecia ser mais um engano, porque para libertar os manifestantes ou apoiantes da oposição não há necessidade de amnistia, como vimos quando algumas centenas deles foram libertados, para reduzir a tensão após as manifestações. contra o adiamento. Na verdade, é um texto que visa exonerar de qualquer acusação os diversos responsáveis pela repressão (líderes políticos, agentes da polícia, gendarmes, milicianos, etc.). Dito isto, não devemos esquecer que existe também um processo iniciado ao nível do Tribunal Penal Internacional e também não se diz que esta lei de amnistia seja definitivamente adquirida como um escudo contra qualquer processo posterior, mesmo a nível interno.

Os problemas subjacentes que permanecem e as miragens do "modelo democrático senegalês"
O governo de Macky Sall orgulha-se há anos de ter obtido elevadas taxas de crescimento, da ordem dos 6 a 7%, e de ter dotado o país de infra-estruturas, mas desde 2018, o índice de desenvolvimento humano que tem em conta critérios de saúde, a educação e o padrão de vida estão em declínio. Inversamente, logicamente, os fluxos migratórios estão a aumentar. A economia continua subdesenvolvida, com, por um lado, um sector informal que ocupa a grande maioria dos activos e, por outro lado, actividades rentistas nas mãos de multinacionais (mineração, telecomunicações e, num futuro próximo: exploração de petróleo e gás ...) gerando lucros elevados, repatriados para o exterior. A pesca é um sector de catástrofe devido à sobrepesca resultante, nomeadamente, de acordos de pesca celebrados com países estrangeiros. Da mesma forma, a nível fundiário, as autoridades estão a vender terras a favor do agronegócio, em detrimento das comunidades aldeãs. Macky Sall havia prometido em 2019, 100 mil unidades habitacionais para famílias de baixa renda, nem mesmo 2 mil foram entregues e ainda para famílias com rendimentos mais médios do que modestos. Para financiar esta infra-estrutura, o país endividou-se a um nível recorde. O crescimento beneficiou largamente uma minoria de especuladores e negociantes ligados aos que estão no poder, mas não a massa da população. Além disso, este crescimento vem à custa da degradação ambiental, que já coloca problemas de saúde pública na região de Cabo Verde onde está localizada a capital, com poluição do ar e do solo também.
Se Sonko e PASTEF suscitaram um apoio popular sem precedentes e imprevistos, foi porque as pessoas perceberam claramente que o poder de Macky Sall existia apenas para satisfazer os interesses de uma minoria de arrivistas e para manter os seus privilégios, o clã dominante recorreu cada vez mais abertamente à manipulação de diferentes instituições e até mesmo à força brutal fora de qualquer quadro jurídico.

Um falso pacto de boa governação
Dito isto, a mobilização contra tal projecto de monopolização do poder foi em grande parte realizada com base em reivindicações institucionais, ou por vezes em nome de uma concepção idealizada do sistema político senegalês que seria um "modelo" de democracia a ser preservado. . Esta perspectiva de protesto institucional nasceu das desilusões da primeira alternância. Em 2008, os opositores de Abdoulaye Wade, que eram em grande parte antigos apoiantes deste último quando ele chegou ao poder - nomeadamente aqueles da esquerda que, paradoxalmente, tinham levado um candidato "liberal" ao poder em 2000 -, começaram a perceber que ele estava a criar um sistema de poder pessoal depois de ter manipulado os apetites de poder de todos dentro da classe política. Isto tomou a forma das Conferências Nacionais realizadas em 2008, que apresentaram propostas para implementar mecanismos que limitassem o poder presidencial. Macky Sall apoiou estas reuniões quando se tratou de ser eleito em 2012. Mas posteriormente, quando chegou ao poder, teve o cuidado de não implementar o que recomendavam. Para estas eleições de 2024, assistimos ao ressurgimento de uma iniciativa do Pacto de Boa Governação reivindicando esta herança da Conferência Nacional, que foi proposta para assinatura pelos candidatos. Obviamente assinar é uma coisa, aplicá-lo mais tarde, uma vez no poder, é outra... Outra questão, ainda mais política: será que a oposição com Bassirou Diomaye Faye do PASTEF, se vencer as eleições - ou melhor, se o deixarmos vencer estas eleições! - estará pronto para assumir uma ruptura com o neocolonialismo francês. Este candidato anunciou no seu programa a criação de uma moeda nacional, mas neste ponto, haverá realmente uma ruptura com o franco CFA, se por acaso for eleito, isso resta saber!

Uma visão mítica
A outra ilusão que permeia certos discursos é a referência a um sistema político que incorporou a democracia durante décadas, mesmo séculos, no Senegal. O nome da coligação da "sociedade civil" (Eleições Aar sunu: Protejam as nossas eleições) criada em reacção ao adiamento das eleições presidenciais, refere-se implicitamente a esta visão mítica de um sistema eleitoral democrático senegalês que contrastaria com a situação dos países vizinhos . Para celebrar esta "tradição democrática", alguns chegam por vezes a referir-se aos registos de queixas da colónia do Senegal durante a reunião dos Estados Gerais de 1789, esquecendo que se tratava de reivindicações a favor dos interesses do comércio colonial. , especialmente os dos colonos proprietários de escravos! No período contemporâneo desde a independência, deve recordar-se que as eleições têm sido ocasião para crises e violência, como em 1963, com o massacre das Allées du Centenaire, onde dezenas de manifestantes foram mortos a bala ou, mais tarde, o estado de emergência após as eleições de 1988 , com a prisão de líderes da oposição, incluindo Abdoulaye Wade. De um modo mais geral, as eleições ou foram organizadas sem oposição durante a era do partido único de facto, ou foram objecto de fraude maciça, com o resultado do enchimento de votos, quer no início da década de 1960, sob Senghor, quer mais tarde, sob Abdou Diouf, no década de 1980.
Hoje em dia é um pouco mais sofisticado, mas também existem diferentes formas de fraudar ou pelo menos enviesar os resultados das eleições. Um trabalho recente (F. Pigeaud & NS Sylla, De la Démocratie en Françafrique) destacou uma táctica comprovada que estes autores chamaram de "eugenia eleitoral". Na verdade, trata-se de favorecer áreas geográficas ou categorias de população onde o partido no poder se encontra em posição de força. Por exemplo, entre 2012 e 2019, a região de Fouta, que é o "reduto" do partido no poder, viu o número de eleitores aumentar em 63.000, que votaram esmagadoramente em Macky Sall. Por outro lado, durante o mesmo período, o departamento de Dakar, onde o partido no poder está em minoria, viu o seu número de eleitores diminuir em 19.000, o que não corresponde à realidade demográfica. Em termos de idade, está a acontecer um fenómeno semelhante: os grupos etários mais jovens estão claramente sub-representados nos registos eleitorais porque os jovens são aqueles que menos votam no partido no poder. Este arquivo está sujeito a revisões periódicas, mas durante períodos muito limitados. Além disso, é a administração que tem controle sobre este arquivo. Outro estudo recente levantou uma questão que merece um olhar mais atento quando celebramos o modelo democrático no Senegal: ao comparar diferentes fontes da administração, identificamos, entre outras coisas, a existência de "826 gabinetes de votos fictícios nos quais estão inscritos 469.291 eleitores . ( https://www.seneplus.com/opinions/u...;»;)
No momento em que estas linhas são escritas, é difícil prever o que acontecerá após o primeiro turno das eleições, em 24 de março. No entanto, não se pode excluir que, após uma crise pré-eleitoral que se desenvolveu durante três anos, o Senegal também experimentará uma crise pós-eleitoral.

http://oclibertaire.lautre.net/spip.php?article4128
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
A-Infos Information Center