|
A - I n f o s
|
|
a multi-lingual news service by, for, and about anarchists
**
News in all languages
Last 30 posts (Homepage)
Last two
weeks' posts
Our
archives of old posts
The last 100 posts, according
to language
Greek_
中文 Chinese_
Castellano_
Catalan_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Francais_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkurkish_
The.Supplement
The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Français_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours
Links to indexes of first few lines of all posts
of past 30 days |
of 2002 |
of 2003 |
of 2004 |
of 2005 |
of 2006 |
of 2007 |
of 2008 |
of 2009 |
of 2010 |
of 2011 |
of 2012 |
of 2013 |
of 2014 |
of 2015 |
of 2016 |
of 2017 |
of 2018 |
of 2019 |
of 2020 |
of 2021 |
of 2022 |
of 2023 |
of 2024
Syndication Of A-Infos - including
RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups
(pt) France, OCL CA #339 - Senegal: O poder neocolonial de Macky Sall está em fase de curso, mas a crise política não acabou (ca, de, en, fr, it, tr)[traduccion automatica]
Date
Mon, 6 May 2024 08:28:16 +0300
No Senegal, o chefe do Estado, depois de renunciar à força e forçar um
mandato de troisième, a cherché depuis, à jouer les prolongaments au
pouvoir mais il parece também avoir perdu tout credit auprès des
Sénégalais, mesmo au sein de son propre acampamento que apparaît divisé
et affaibli. Quel que soit l'issue de thistte fin de règne, o bilan de
Macky Sall será celui de uma repressão inédita na história política
deste país, tanto que os problemas de fundo que mantiveram a maioria dos
senegaleses na pauvreté restent sempre posés , ocultado pelas peripécias
do conteúdo eleitoral.
A estratégia final de perda de Macky Sall depois de você renoncer au
troisieme mandat'
Para enfrentar o desafio ao seu regime, encarnado em particular pelo
PASTEF de Ousmane Sonko, Macky Sall convocou, em 31 de maio, um "diálogo
nacional" sobre o tema da situação de crise política iniciada em 2021
com acusações de violação contra o líder do PASTEF. O objectivo deste
"diálogo" (que não foi o primeiro que ele organizou) era, em particular,
dividir a oposição agrupada sob a sua bandeira de Yonnu Askan Wi.
Objectivo parcialmente alcançado com a participação de uma das figuras
desta coligação, Khalifa Sall, o antigo presidente da Câmara socialista
de Dakar que criou o seu próprio partido, e que, após uma condenação em
2017, foi preso e impedido de ser deputado. candidato durante as últimas
eleições presidenciais de 2019. No entanto, no final deste diálogo no
início de julho, sob pressão tanto da população como dos seus mentores a
nível internacional, Macky Sall teve que desistir de concorrer a um
terceiro mandato.
Pensando que tinha isolado Sonko e os seus apoiantes, o regime lançou
então uma operação para eliminá-los: depois de ter sido detido
ilegalmente durante semanas na sua própria casa, sem poder comunicar com
os seus advogados, o líder da oposição foi então preso como bem como
centenas dos seus apoiantes, em particular executivos e funcionários
eleitos locais do partido que foi dissolvido. Em Setembro, designou
então o seu primeiro-ministro Amadou Ba como candidato nas eleições
presidenciais pela coligação Benno Bokk Yakaar, dominada pelo seu
partido, a Aliança para a República, mas esta escolha foi rapidamente
contestada com o surgimento de candidatos dissidentes dentro o próprio
APR, bem como críticas dirigidas a Amadou Ba, por parte de figuras do
partido presidencial.
Outro evento mudou a situação. Embora o regime pensasse ter acabado com
Sonko, outras candidaturas da oposição próximas deste último foram
validadas pelo Conselho Constitucional em 20 de janeiro de 2024,
nomeadamente a de Bassirou Diomaye Faye, número 2 do PASTEF, também
encarcerado mas ainda não julgado definitivamente, que permitiu que ele
fosse declarado candidato. Por outro lado, outro candidato que Macky
Sall pensava poder integrar no seu jogo foi invalidado pelo Conselho
Constitucional: Karim Wade, filho do ex-presidente Abdoulaye Wade. Só
conseguiu obter o seu decreto de renúncia à nacionalidade francesa em 16
de janeiro, após a apresentação do seu pedido. Ele foi, portanto,
excluído nesta base. O PDS, insatisfeito com esta decisão, lançou
imediatamente acusações de corrupção contra dois dos membros do Conselho
Constitucional. Outros candidatos reprovados, declarando-se "candidatos
mimados", também pressionaram para que os seus processos fossem
reexaminados. Aliás, podemos notar que o estabelecimento de um sistema
de "patrocínios cidadãos", supostamente para limitar o número de
candidatos à cadeira presidencial, levou ao resultado oposto: foram
seleccionados 20 candidatos, um recorde incomparável!
Uma tentativa de golpe constitucional que não passa...
Embora alguns dias antes Macky Sall tivesse recebido e ouvido as queixas
dos "espoliados fracassados", dizendo-lhes que as decisões do Conselho
Constitucional não podiam ser apeladas, em 3 de fevereiro ele cancelou o
decreto que havia tomado no final de Novembro para convocar o órgão
eleitoral alegando que haveria uma crise institucional entre a
Assembleia e o Conselho Constitucional alvo de acusações de corrupção.
No processo, a Assembleia Nacional reuniu-se para votar uma lei
derrogatória com vista a adiar as eleições para 15 de Dezembro e,
entretanto, prolongar Macky Sall no poder. O que já tinha anunciado este
golpe institucional, poucos dias depois, foi a votação na Assembleia de
uma comissão de inquérito às acusações de corrupção do Conselho
Constitucional. Contudo, o corruptor implicado nas acusações lançadas
pelo PDS não era outro senão o Primeiro-Ministro e candidato do partido
no poder, Amadou Ba!
Esta última reviravolta do chefe de Estado apareceu como uma nova farsa,
não conseguindo esconder a sua escolha de bloquear um processo eleitoral
em que o seu lado era o perdedor. Perante a reacção da população,
primeiro no domingo 4 de Fevereiro, depois especialmente na sexta-feira
seguinte, onde as manifestações ocorreram em quase todo o lado, não só
em Dakar e nos seus subúrbios, mas também noutras cidades do país: Saint
Louis, Thiès, Ziguinchor, Louga, Diourbel, até Mbacké perto de Touba,
vila religiosa dos Mourides. Tal como no passado, o regime reagiu
reprimindo as manifestações, cortando os dados da Internet móvel e
cortando o sinal do canal de televisão Walf, conhecido por ser próximo
da oposição. Pouco depois, a licença deste canal foi mesmo retirada
"permanentemente". Mas ao agir desta forma, foi Macky Sall quem se
desacreditou definitivamente. Os patrocinadores internacionais de Macky
Sall tiveram de dispensá-lo, mais abertamente no caso dos Estados Unidos
do que da França, que teme mais os perigos de uma alternância eleitoral.
Ao querer agarrar-se ao poder, enquanto o Senegal deveria ser a vitrine
democrática do neocolonialismo francês, Macky Sall tornou-se um fardo.
Em termos de símbolos, as imagens dos deputados da oposição evacuados do
hemiciclo pelo GIGN senegalês parecem más. A nível económico, na
perspectiva dos interesses do imperialismo internacional, a atmosfera de
crise pela qual é o principal responsável não é boa para os negócios e,
além disso, a nível interno, os empregadores senegaleses também se
distanciaram do regime, exigindo respeito pelo calendário eleitoral.
Perante isto, o regime de Macky Sall, que só conhece o equilíbrio de
poder, vai recuar (um pouco): reinicia a internet e reverte o
encerramento do canal Walf, liberta alguns dos presos políticos (entre
três e quatro centenas). Em 15 de Fevereiro, o Conselho Constitucional
revogou o decreto presidencial de 3 de Fevereiro, declarou
inconstitucional a lei aprovada na assembleia nacional e ordenou ao
presidente que organizasse eleições "o mais rapidamente possível".»
Contudo, Macky Sall continuou a vacilar, a procrastinar, ao anunciar um
novo "diálogo" para chegar a acordo sobre a data e as modalidades de uma
"eleição inclusiva". Este enésimo "diálogo" ocorreu nos dias 26 e 27 de
fevereiro, mas foi boicotado por 17 dos 19 candidatos ainda em disputa.
Não é de surpreender que as conclusões destes "dialogueistas" fossem na
mesma direção: adiar a data das eleições presidenciais para 2 de junho e
abrir a lista de candidatos selecionados a um certo número de pessoas
"mimadas" que veriam os seus processos examinados novamente. Mais uma
vez, o Conselho Constitucional, solicitado pelos restantes candidatos,
confirmou que as eleições devem ser realizadas num curto espaço de
tempo, dando a data de 31 de março. Por sua vez, Macky Sall publicou um
decreto convocando eleições para 24 de março, data com a qual o Conselho
acabou por se alinhar.
A batalha parece agora perdida para os apoiantes do golpe
constitucional, mas talvez nem tudo tenha terminado. O candidato oficial
do governo, Amadou Ba, está numa posição delicada, tanto que até nos
perguntamos se o governo não iria abandoná-lo completamente em favor de
outra pessoa. Aqueles que personificam a linha dura golpista ainda estão
no governo, como o Ministro do Turismo, Mame Mbaye Niang, na origem da
queixa por difamação que resultou na invalidação de Sonko. Sabem que em
caso de derrota arriscam muito, envolvendo-se pessoalmente em ações
repressivas, inclusive as realizadas à margem da ação das forças de
segurança com a constituição de milícias (notadamente aquela com o nome
evocativo de " quilombolas") fogo") que temos visto em acção contra
manifestantes ou activistas da oposição, para não mencionar todos os
casos de corrupção pelos quais poderão ser processados assim que a
espada da justiça mudar de mãos.
Outro elemento de incerteza que pesou no lançamento da campanha, a
libertação de Ousmane Sonko e Bassirou Diomaye Faye, anunciada como
iminente desde meados de Fevereiro, acabou por se concretizar na noite
de 14 de Março. Veremos também se o Conselho Nacional Regulador do
Audiovisual acabará por conceder tempo de antena a Bassirou Diomaye
Faye, o que lhe foi inicialmente recusado com o argumento de que esse
tempo teria sido utilizado por outros que falariam em seu nome.
O forte histórico repressivo do regime "republicano" de Macky Sall
Durante a última vaga de manifestações espontâneas contra o adiamento
das eleições, quatro jovens foram mortos pela polícia (dois estudantes
em Saint Louis, um estudante do ensino secundário em Ziguinchor e um
jovem comerciante de rua em Dakar). Durante todo o período da crise
desde Março de 2021, o número de mortos, quase todos resultantes de
munições reais, ascende a mais de sessenta mortes. Este é um triste
registo na vida política senegalesa contemporânea. Mesmo no período do
partido-estado de Senghor durante os anos de 1968 e seguintes, onde foi
objecto de protestos virulentos da juventude então animada por um
espírito revolucionário, nunca tínhamos conhecido tal nível de
repressão. Da mesma forma, o número de presos políticos durante estes
anos nunca ultrapassou algumas dezenas. Com esta crise, o Senegal
registou pelo menos mil presos políticos. A liberdade de informação
também não foi poupada, com repetidos encerramentos da Internet,
violência recentemente perpetrada contra jornalistas pela polícia, etc.
Esta explosão repressiva também dirigida a estes últimos pode explicar
por que durante a libertação de presos políticos pudemos ler na imprensa
vários testemunhos sobre a provação destes últimos: tortura e
maus-tratos por parte de gendarmes e policiais durante as prisões,
muitas vezes realizadas de forma aleatória; a prisão foi decidida na
prática porque as pessoas em questão deixaram likes nos seus telemóveis
nas redes sociais a favor de Sonko ou de outras figuras do PASTEF, sem
que posteriormente tenha sido realizada qualquer investigação;
finalmente, a superlotação, a falta da higiene mais básica nas prisões
senegalesas, etc.
Esta avaliação não é fruto do acaso. Este é o resultado de uma política
deliberada. No ano passado, Macky Sall pôde anunciar que em doze anos, a
duração dos seus dois mandatos, o número de efetivos da gendarmaria,
atingindo 35.000 homens, tinha triplicado. A polícia também aumentou o
seu número durante 2023, com 4.000 novos recrutamentos. Quando você
dirige por Dakar, você não pode deixar de ficar impressionado com a
juventude dos robocops, supostamente para manter a ordem,
permanentemente implantados em locais estratégicos da capital. Devemos
também mencionar a colaboração com os regimes ocidentais, supostamente
defensores dos valores democráticos, nesta ascensão do poder repressivo.
Não voltaremos à entrega pela França de materiais repressivos utilizados
pela primeira vez nas manifestações dos Coletes Amarelos, como granadas
de efeito moral. Houve também a assistência de elementos israelitas,
identificados entre as forças policiais que vieram "buscar" Sonko para o
levar ao tribunal em Fevereiro de 2023. O mais recente desenvolvimento
na matéria é a identificação de unidades especiais destinadas à luta
contra o terrorismo. , em fotos que datam da repressão às manifestações
organizadas no sul do país no final de maio daquele mesmo ano. Estas
unidades especiais, as GAR-SI, foram financiadas pela União Europeia e
criadas graças à "cooperação técnica" da Guardia Civil espanhola, que
também tem experiência nesta área!
Uma anistia egoísta
Embora Macky Sall ainda repetisse em Janeiro que não havia presos
políticos no Senegal, fez com que a Assembleia votasse em 6 de Março uma
lei de amnistia relativa a "crimes ou crimes ligados a manifestações
motivadas ou políticas cometidas entre 1 de Fevereiro de 2021 e 25 de
Fevereiro, 2024.» Mais de dez leis de amnistia foram aprovadas no
Senegal desde a independência, mas pela primeira vez incluirão actos que
não foram objecto de um julgamento, ou mesmo de uma investigação, como é
o caso das dezenas de pessoas mortas durante as manifestações. É por
isso que esta lei de amnistia parecia ser mais um engano, porque para
libertar os manifestantes ou apoiantes da oposição não há necessidade de
amnistia, como vimos quando algumas centenas deles foram libertados,
para reduzir a tensão após as manifestações. contra o adiamento. Na
verdade, é um texto que visa exonerar de qualquer acusação os diversos
responsáveis pela repressão (líderes políticos, agentes da polícia,
gendarmes, milicianos, etc.). Dito isto, não devemos esquecer que existe
também um processo iniciado ao nível do Tribunal Penal Internacional e
também não se diz que esta lei de amnistia seja definitivamente
adquirida como um escudo contra qualquer processo posterior, mesmo a
nível interno.
Os problemas subjacentes que permanecem e as miragens do "modelo
democrático senegalês"
O governo de Macky Sall orgulha-se há anos de ter obtido elevadas taxas
de crescimento, da ordem dos 6 a 7%, e de ter dotado o país de
infra-estruturas, mas desde 2018, o índice de desenvolvimento humano que
tem em conta critérios de saúde, a educação e o padrão de vida estão em
declínio. Inversamente, logicamente, os fluxos migratórios estão a
aumentar. A economia continua subdesenvolvida, com, por um lado, um
sector informal que ocupa a grande maioria dos activos e, por outro
lado, actividades rentistas nas mãos de multinacionais (mineração,
telecomunicações e, num futuro próximo: exploração de petróleo e gás
...) gerando lucros elevados, repatriados para o exterior. A pesca é um
sector de catástrofe devido à sobrepesca resultante, nomeadamente, de
acordos de pesca celebrados com países estrangeiros. Da mesma forma, a
nível fundiário, as autoridades estão a vender terras a favor do
agronegócio, em detrimento das comunidades aldeãs. Macky Sall havia
prometido em 2019, 100 mil unidades habitacionais para famílias de baixa
renda, nem mesmo 2 mil foram entregues e ainda para famílias com
rendimentos mais médios do que modestos. Para financiar esta
infra-estrutura, o país endividou-se a um nível recorde. O crescimento
beneficiou largamente uma minoria de especuladores e negociantes ligados
aos que estão no poder, mas não a massa da população. Além disso, este
crescimento vem à custa da degradação ambiental, que já coloca problemas
de saúde pública na região de Cabo Verde onde está localizada a capital,
com poluição do ar e do solo também.
Se Sonko e PASTEF suscitaram um apoio popular sem precedentes e
imprevistos, foi porque as pessoas perceberam claramente que o poder de
Macky Sall existia apenas para satisfazer os interesses de uma minoria
de arrivistas e para manter os seus privilégios, o clã dominante
recorreu cada vez mais abertamente à manipulação de diferentes
instituições e até mesmo à força brutal fora de qualquer quadro jurídico.
Um falso pacto de boa governação
Dito isto, a mobilização contra tal projecto de monopolização do poder
foi em grande parte realizada com base em reivindicações institucionais,
ou por vezes em nome de uma concepção idealizada do sistema político
senegalês que seria um "modelo" de democracia a ser preservado. . Esta
perspectiva de protesto institucional nasceu das desilusões da primeira
alternância. Em 2008, os opositores de Abdoulaye Wade, que eram em
grande parte antigos apoiantes deste último quando ele chegou ao poder -
nomeadamente aqueles da esquerda que, paradoxalmente, tinham levado um
candidato "liberal" ao poder em 2000 -, começaram a perceber que ele
estava a criar um sistema de poder pessoal depois de ter manipulado os
apetites de poder de todos dentro da classe política. Isto tomou a forma
das Conferências Nacionais realizadas em 2008, que apresentaram
propostas para implementar mecanismos que limitassem o poder
presidencial. Macky Sall apoiou estas reuniões quando se tratou de ser
eleito em 2012. Mas posteriormente, quando chegou ao poder, teve o
cuidado de não implementar o que recomendavam. Para estas eleições de
2024, assistimos ao ressurgimento de uma iniciativa do Pacto de Boa
Governação reivindicando esta herança da Conferência Nacional, que foi
proposta para assinatura pelos candidatos. Obviamente assinar é uma
coisa, aplicá-lo mais tarde, uma vez no poder, é outra... Outra questão,
ainda mais política: será que a oposição com Bassirou Diomaye Faye do
PASTEF, se vencer as eleições - ou melhor, se o deixarmos vencer estas
eleições! - estará pronto para assumir uma ruptura com o neocolonialismo
francês. Este candidato anunciou no seu programa a criação de uma moeda
nacional, mas neste ponto, haverá realmente uma ruptura com o franco
CFA, se por acaso for eleito, isso resta saber!
Uma visão mítica
A outra ilusão que permeia certos discursos é a referência a um sistema
político que incorporou a democracia durante décadas, mesmo séculos, no
Senegal. O nome da coligação da "sociedade civil" (Eleições Aar sunu:
Protejam as nossas eleições) criada em reacção ao adiamento das eleições
presidenciais, refere-se implicitamente a esta visão mítica de um
sistema eleitoral democrático senegalês que contrastaria com a situação
dos países vizinhos . Para celebrar esta "tradição democrática", alguns
chegam por vezes a referir-se aos registos de queixas da colónia do
Senegal durante a reunião dos Estados Gerais de 1789, esquecendo que se
tratava de reivindicações a favor dos interesses do comércio colonial. ,
especialmente os dos colonos proprietários de escravos! No período
contemporâneo desde a independência, deve recordar-se que as eleições
têm sido ocasião para crises e violência, como em 1963, com o massacre
das Allées du Centenaire, onde dezenas de manifestantes foram mortos a
bala ou, mais tarde, o estado de emergência após as eleições de 1988 ,
com a prisão de líderes da oposição, incluindo Abdoulaye Wade. De um
modo mais geral, as eleições ou foram organizadas sem oposição durante a
era do partido único de facto, ou foram objecto de fraude maciça, com o
resultado do enchimento de votos, quer no início da década de 1960, sob
Senghor, quer mais tarde, sob Abdou Diouf, no década de 1980.
Hoje em dia é um pouco mais sofisticado, mas também existem diferentes
formas de fraudar ou pelo menos enviesar os resultados das eleições. Um
trabalho recente (F. Pigeaud & NS Sylla, De la Démocratie en
Françafrique) destacou uma táctica comprovada que estes autores chamaram
de "eugenia eleitoral". Na verdade, trata-se de favorecer áreas
geográficas ou categorias de população onde o partido no poder se
encontra em posição de força. Por exemplo, entre 2012 e 2019, a região
de Fouta, que é o "reduto" do partido no poder, viu o número de
eleitores aumentar em 63.000, que votaram esmagadoramente em Macky Sall.
Por outro lado, durante o mesmo período, o departamento de Dakar, onde o
partido no poder está em minoria, viu o seu número de eleitores diminuir
em 19.000, o que não corresponde à realidade demográfica. Em termos de
idade, está a acontecer um fenómeno semelhante: os grupos etários mais
jovens estão claramente sub-representados nos registos eleitorais porque
os jovens são aqueles que menos votam no partido no poder. Este arquivo
está sujeito a revisões periódicas, mas durante períodos muito
limitados. Além disso, é a administração que tem controle sobre este
arquivo. Outro estudo recente levantou uma questão que merece um olhar
mais atento quando celebramos o modelo democrático no Senegal: ao
comparar diferentes fontes da administração, identificamos, entre outras
coisas, a existência de "826 gabinetes de votos fictícios nos quais
estão inscritos 469.291 eleitores . (
https://www.seneplus.com/opinions/u...;»;)
No momento em que estas linhas são escritas, é difícil prever o que
acontecerá após o primeiro turno das eleições, em 24 de março. No
entanto, não se pode excluir que, após uma crise pré-eleitoral que se
desenvolveu durante três anos, o Senegal também experimentará uma crise
pós-eleitoral.
http://oclibertaire.lautre.net/spip.php?article4128
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
- Prev by Date:
(pt) Spaine, CNT-CIT, #435: EDITORIAL: Contra a impunidade, legítima defesa - Antonio Díaz (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]
- Next by Date:
(pt) Argentina, Cordova, OAC: ENRAIZANDO O ANARQUISMO NAS LUTAS POPULARES (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]
A-Infos Information Center