A - I n f o s

a multi-lingual news service by, for, and about anarchists **
News in all languages
Last 30 posts (Homepage) Last two weeks' posts Our archives of old posts

The last 100 posts, according to language
Greek_ 中文 Chinese_ Castellano_ Catalan_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Francais_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkurkish_ The.Supplement

The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_ Deutsch_ Nederlands_ English_ Français_ Italiano_ Polski_ Português_ Russkyi_ Suomi_ Svenska_ Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours

Links to indexes of first few lines of all posts of past 30 days | of 2002 | of 2003 | of 2004 | of 2005 | of 2006 | of 2007 | of 2008 | of 2009 | of 2010 | of 2011 | of 2012 | of 2013 | of 2014 | of 2015 | of 2016 | of 2017 | of 2018 | of 2019 | of 2020 | of 2021 | of 2022 | of 2023 | of 2024

Syndication Of A-Infos - including RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups

(pt) Italy, UCADI, #181: A orgia eleitoral (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]

Date Wed, 21 Feb 2024 08:50:58 +0200


2024 é um ano de prazos eleitorais; parece que 64 países irão às urnas, estados liberais, autoproclamados democráticos e ditatoriais. Para cada um deles diz-se que é o triunfo da participação democrática e das escolhas dos cidadãos, a orgia de participação e partilha de poder, a renovação do mandato de governar. Na realidade estamos perante uma farsa, um drama que esconde o facto de que quem detém firmemente as alavancas do poder são os grupos capitalistas e oligárquicos dos vários agregados estatais que controlam a vida económica e política das sociedades que os possuem . Os cidadãos da União Europeia e dos Estados Unidos, Grã-Bretanha, Rússia e muitos outros estados são chamados a votar.
Mesmo que estejamos perante uma renovação formal do mandato das elites políticas que gerem o poder, não há dúvida de que as escolhas que serão feitas terão um impacto significativo no desenvolvimento dos acontecimentos económicos e políticos porque o resultado eleitoral constitui um ferramenta de seleção dos grupos dirigentes, expressão dos diferentes grupos que competem pelo poder. Vale, portanto, a pena examinar os programas e estratégias declarados das várias forças que visam gerir os interesses e as escolhas políticas dos vários estados que competem pela hegemonia a nível global.

A renovação da Presidência dos Estados Unidos

Para as lições do Presidente dos Estados Unidos votaremos no dia 5 de novembro, mas já decorrem primárias em janeiro para identificar os candidatos que irão às urnas, em conformidade com o sistema eleitoral norte-americano. Não há dúvida de que muitos dos acontecimentos actuais, em primeiro lugar a guerra na Ucrânia e a crise do Médio Oriente, estão condicionados pelo resultado destas eleições porque os dois prováveis candidatos, Biden e Trump, têm posições diametralmente opostas no que diz respeito ao dois conflitos e o poder condicionante daquela que é considerada a principal potência mundial do
ponto de vista económico e militar influenciarão certamente o desenvolvimento e a resolução dos conflitos. Em particular, levanta-se a hipótese de que a reconfirmação de Biden permitirá a continuação do apoio à Ucrânia, dados os compromissos desta administração na guerra em curso, devido aos interesses económicos e estratégicos que os Estados Unidos têm na condução da guerra.
Por outro lado, a tendência isolacionista dos republicanos, bem expressa pelas posições de Trump, poderia levar a um desligamento dos Estados Unidos do conflito, cujo peso recairia inteiramente sobre a União Europeia e sobre uma NATO privada do principal apoio dos EUA. Neste caso, uma recomposição do conflito seria inevitável, tendo em conta que a União Europeia não é capaz de resistir militarmente ao confronto e já luta para apoiá-lo economicamente, prova disso é que os orçamentos dos vários Estados são em crise e muito fortes são as tensões sociais e as consequências económicas do envolvimento no esforço de guerra e do apoio aos 8 milhões de refugiados ucranianos.
É difícil especular quais seriam os efeitos de uma ou outra escolha dos eleitores norte-americanos no caso do conflito no Médio Oriente, uma vez que as posições que os dois candidatos têm sobre a crise em curso já não são claras.
Contudo, o pleno sucesso de Israel, com o genocídio total dos palestinianos e a sua expulsão de Gaza e da Cisjordânia, parece não só indesejável, mas também difícil de alcançar. Só fanáticos como Netanyahu e os líderes religiosos da direita israelita podem pensar num Israel que tenha o controlo total de toda a Palestina, apagando totalmente a presença palestiniana. À luz destas considerações, a hipótese da actual administração dos EUA de uma solução de dois Estados, embora muito difícil de implementar, parece ser a única que é de alguma forma viável, mesmo que com dificuldades extremamente grandes.
Parece ainda mais difícil avaliar o impacto que os dois candidatos teriam no desenvolvimento das políticas globais e especialmente económicas, até porque neste momento se verifica uma reorganização da distribuição internacional do trabalho, do controlo dos mercados, do acesso aos materiais e primeiro, da gestão energética, para a qual parece difícil prever quais poderão ser os cenários mais credíveis para a evolução da situação económica e estratégica, bem como das relações internacionais, especialmente desde a importância crescente e cada vez mais reforçada pelos BRICS grupo, que certamente desempenhará um papel fundamental nas futuras estruturas económicas e estratégicas do planeta.
Contudo, os eleitores orientam em grande parte o seu voto com base na política interna e nas necessidades imediatas que emergem das suas condições concretas de vida e de trabalho: com base nesta consideração, os problemas sobre os quais o interesse do eleitorado dos EUA irá presumivelmente concentrar-se são os de as condições económicas concretas e do mercado de trabalho, da emigração e, no domínio dos direitos civis, o direito ao recurso ao aborto, ligado ao exercício da maternidade responsável e livre, às políticas de género e à protecção da diversidade.
Pois bem, as dificuldades crescentes no mercado de trabalho, o custo da energia e dos combustíveis têm afectado muitos cidadãos do país profundo e na comparação entre o antes e o depois, vêem um agravamento da sua situação com a administração Biden, e isto apesar da economia atravessando uma fase relativamente positiva, o que preocupa o eleitorado é o crescimento da emigração, sobretudo, para as zonas liberais do país, como Nova Iorque, o que leva o eleitorado democrático e liberal sobretudo a ser crítico das políticas partidárias .. A decisão do Supremo Tribunal de sancionar o direito ao aborto mobilizou uma parte do eleitorado liberal e provavelmente continuará a fazê-lo, mas sobretudo a um nível descentralizado, uma vez que as iniciativas centram-se nas políticas dos Estados que derrogam o Orientações do Supremo Tribunal Federal, dadas as dificuldades de mudança de orientação: os juízes, uma vez
nomeados, não são membros vitalícios. É portanto possível que estejamos a caminhar para uma espécie de balcanização do sistema jurídico do país relativamente a este problema, com a adopção de políticas diferentes de estado para estado.
O mesmo se aplica às políticas de género que encontram resistência e oposição, como sempre, espalhadas por todo o território num padrão irregular, com estados e comunidades mais abertos e liberais e outros que, em vez disso, se orientam para posições conservadoras e fundamentalistas. Ambas as escolhas levam a distanciar-se do voto por ocasião das eleições eleições federais.
É por este conjunto de razões que o resultado final das eleições nos EUA parece mais incerto do que nunca e os acontecimentos que se desenvolverão nos próximos meses serão cruciais e decisivos e orientarão um eleitorado que está, em qualquer caso, insatisfeito com a necessidade de escolher entre dois octogenários, cansados de uma política de contraste entre Biden e Trump.

As eleições europeias

Todos os países da União votarão também na eleição dos órgãos comunitários. Será necessário ver se a actual maioria governamental, constituída por uma aliança entre socialistas, liberais e o centro democrata-cristão, continuará a governar a União, prescindindo de uma relação orgânica com os conservadores que se apresentam como a verdadeira incógnita no futuro equilíbrio de poder, gestão de tarefas comunitárias. No caso de uma reconfirmação da aliança entre socialistas, democratas-cristãos e liberais, a tendência para reconfirmar as actuais orientações em termos de política verde será muito forte, mesmo que haja pressão por parte desses grupos e forças que empurram para a união bancária , a adopção de um sistema fiscal comum, o estreitamento das relações entre os diferentes estados da união, com a transferência cada vez maior para Bruxelas dos actuais poderes de gestão das políticas macroeconómicas e vice-versa um aumento das autonomias na periferia, que actuariam como terminais administrativos da gestão centralizada a nível comunitário.
Em vez disso, a inclusão na maioria do grupo conservador, tanto no caso de isso implicar a marginalização dos socialistas, como na hipótese de esta entrada ocorrer adicionando a componente conservadora à actual aliança de gestão da União, ainda assim assistimos a uma acentuação da estrutura da União no sentido federal, com o afrouxamento dos laços a nível comunitário e o crescimento da autonomia dos estados individuais.
Em qualquer caso, não há dúvida de que o novo mandato da Comissão Europeia terá de enfrentar problemas estratégicos fundamentais e inevitáveis, como o de se dotar de uma defesa comum, de escolher que relação desenvolver com os países BRICS, de decidir qual a política a seguir. prosseguir em relação a África está determinado a assumir posições claras nas suas relações tanto com a Rússia como com a China. Na verdade, não há dúvida de que o mundo começa a assumir cada vez mais uma estrutura multipolar dentro da qual a União Europeia é apenas uma das ilhas económico-produtivas que competem à escala global para competir pela hegemonia e pela construção de novos equilíbrios e relações. .
No que diz respeito ao peso dos problemas internos na política comunitária, nota-se que, com o alargamento do número de membros e a entrada de novos países, a União está destinada a ver um acréscimo aos muitos problemas existentes relacionados com a defesa comum, com as relações entre o centro e os países periferia, à dinâmica institucional relativa aos processos de tomada de decisão (operar ou não por maioria ou por unanimidade) verá juntar-se o problema actualmente subestimado da crise crescente da política agrícola comum que - vale a pena recordar - tem sido um dos das bases mais sólidas em que assenta a União Europeia. Nunca me cansaria de sublinhar que a entrada repentina da Ucrânia na União - devido aos problemas que traz consigo - desempenha um papel desestabilizador no que diz respeito às políticas de coesão e certamente não ajuda o desenvolvimento económico global dos Estados-membros deste agregado. Em particular, as condições do Estado de direito no país, a extensão do fenómeno da corrupção, a instabilidade hidrogeológica resultante da guerra, a poluição do solo, a gestão desastrosa das consequências de um conflito devastador que pesará como um fardo estão a ter um impacto negativo sobre os ombros de todos os países que actualmente fazem parte da União Europeia.
As consequências desta escolha infeliz correm o risco de acentuar o peso dos partidos de direita que se propõem energicamente a gerir este descontentamento, prova disso é a emergência em todos os países de partidos camponeses mais ou menos fortes e consistentes, alinhados com princípios conservadores e identitários. posições.
A União Europeia não pode apoiar simultaneamente a implementação de políticas verdes, que exige sacrifícios e escolhas dolorosas no sector agrícola em comparação com o sector industrial e transformador, e a introdução de novos elementos de crise, que consistem no alargamento a países que exigem uma longa fase de colaboração para amalgamar do ponto de vista estrutural e de distribuição de cotas de trabalho e produção com o bloco de países que fazem parte da UE há muito tempo.

Um mundo multipolar

Os novos governantes que serão escolhidos pela orgia eleitoral terão, no entanto, de lidar com um grupo de países BRICS, agora 10, que gerem mais de 40% da produção e do comércio mundial, que vêem dentro deles a presença dos grandes produtores de energia, controlando assim o mercado energético, que inclui potências regionais com aspirações imperiais, que aspiram a reconstruir e atribuem a si uma dimensão de potências regionais, configurando um mundo de placas, que segue a estrutura tectónica do mundo físico ao delinear as áreas de expansão dos seus influência.
Na verdade, não há dúvida de que se está a consolidar um espaço político estratégico onde opera a Turquia, um dos países árabes e islâmicos, enquanto a China e a Índia fazem o mesmo. já possuem dimensões continentais e por isso aspiram controlar e ampliar sua área de influência. O mesmo se pode dizer das áreas que se organizam em torno dos países do Pacífico Sul, ou em torno do Japão que está a optar pelo rearmamento, enquanto a América Latina, Central e África, que de facto constituirão o terreno em que iremos tentar construir hegemonia.
As ambições dos políticos e estrategas dos EUA que sonham e trabalham por uma fragmentação étnica do imenso território russo e que têm as mesmas metas e objectivos para a China e porque não para a Índia parecem completamente futurísticas, pelo menos por enquanto. Num mundo cada vez mais multipolar e policêntrico, quem sobrevive são as entidades político-económicas que formam um sistema, de alguma forma auto-suficiente, capaz de desenvolver sinergias e distribuição de trabalho dentro de si num ambiente protegido, papéis diferenciados através dos quais contribuem para mantendo os sistemas económicos e as sociedades cada vez mais complexos. Os microssistemas ou, pior ainda, o sonho de um país hegemónico que domine os outros, desvaneceu-se definitivamente, independentemente do que pensam os governantes dos Estados Unidos e os que estão morrendo e morrendo na Grã-Bretanha.

A equipe editorial

https://www.ucadi.org/2024/01/23/lorgia-elettorale/
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
A-Infos Information Center