|
A - I n f o s
|
|
a multi-lingual news service by, for, and about anarchists
**
News in all languages
Last 30 posts (Homepage)
Last two
weeks' posts
Our
archives of old posts
The last 100 posts, according
to language
Greek_
中文 Chinese_
Castellano_
Catalan_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Francais_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkurkish_
The.Supplement
The First Few Lines of The Last 10 posts in:
Castellano_
Deutsch_
Nederlands_
English_
Français_
Italiano_
Polski_
Português_
Russkyi_
Suomi_
Svenska_
Türkçe_
First few lines of all posts of last 24 hours
Links to indexes of first few lines of all posts
of past 30 days |
of 2002 |
of 2003 |
of 2004 |
of 2005 |
of 2006 |
of 2007 |
of 2008 |
of 2009 |
of 2010 |
of 2011 |
of 2012 |
of 2013 |
of 2014 |
of 2015 |
of 2016 |
of 2017 |
of 2018 |
of 2019 |
of 2020 |
of 2021 |
of 2022 |
of 2023 |
of 2024
Syndication Of A-Infos - including
RDF - How to Syndicate A-Infos
Subscribe to the a-infos newsgroups
(pt) Italy, UCADI, #181: A orgia eleitoral (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]
Date
Wed, 21 Feb 2024 08:50:58 +0200
2024 é um ano de prazos eleitorais; parece que 64 países irão às urnas,
estados liberais, autoproclamados democráticos e ditatoriais. Para cada
um deles diz-se que é o triunfo da participação democrática e das
escolhas dos cidadãos, a orgia de participação e partilha de poder, a
renovação do mandato de governar. Na realidade estamos perante uma
farsa, um drama que esconde o facto de que quem detém firmemente as
alavancas do poder são os grupos capitalistas e oligárquicos dos vários
agregados estatais que controlam a vida económica e política das
sociedades que os possuem . Os cidadãos da União Europeia e dos Estados
Unidos, Grã-Bretanha, Rússia e muitos outros estados são chamados a votar.
Mesmo que estejamos perante uma renovação formal do mandato das elites
políticas que gerem o poder, não há dúvida de que as escolhas que serão
feitas terão um impacto significativo no desenvolvimento dos
acontecimentos económicos e políticos porque o resultado eleitoral
constitui um ferramenta de seleção dos grupos dirigentes, expressão dos
diferentes grupos que competem pelo poder. Vale, portanto, a pena
examinar os programas e estratégias declarados das várias forças que
visam gerir os interesses e as escolhas políticas dos vários estados que
competem pela hegemonia a nível global.
A renovação da Presidência dos Estados Unidos
Para as lições do Presidente dos Estados Unidos votaremos no dia 5 de
novembro, mas já decorrem primárias em janeiro para identificar os
candidatos que irão às urnas, em conformidade com o sistema eleitoral
norte-americano. Não há dúvida de que muitos dos acontecimentos actuais,
em primeiro lugar a guerra na Ucrânia e a crise do Médio Oriente, estão
condicionados pelo resultado destas eleições porque os dois prováveis
candidatos, Biden e Trump, têm posições diametralmente opostas no que
diz respeito ao dois conflitos e o poder condicionante daquela que é
considerada a principal potência mundial do
ponto de vista económico e militar influenciarão certamente o
desenvolvimento e a resolução dos conflitos. Em particular, levanta-se a
hipótese de que a reconfirmação de Biden permitirá a continuação do
apoio à Ucrânia, dados os compromissos desta administração na guerra em
curso, devido aos interesses económicos e estratégicos que os Estados
Unidos têm na condução da guerra.
Por outro lado, a tendência isolacionista dos republicanos, bem expressa
pelas posições de Trump, poderia levar a um desligamento dos Estados
Unidos do conflito, cujo peso recairia inteiramente sobre a União
Europeia e sobre uma NATO privada do principal apoio dos EUA. Neste
caso, uma recomposição do conflito seria inevitável, tendo em conta que
a União Europeia não é capaz de resistir militarmente ao confronto e já
luta para apoiá-lo economicamente, prova disso é que os orçamentos dos
vários Estados são em crise e muito fortes são as tensões sociais e as
consequências económicas do envolvimento no esforço de guerra e do apoio
aos 8 milhões de refugiados ucranianos.
É difícil especular quais seriam os efeitos de uma ou outra escolha dos
eleitores norte-americanos no caso do conflito no Médio Oriente, uma vez
que as posições que os dois candidatos têm sobre a crise em curso já não
são claras.
Contudo, o pleno sucesso de Israel, com o genocídio total dos
palestinianos e a sua expulsão de Gaza e da Cisjordânia, parece não só
indesejável, mas também difícil de alcançar. Só fanáticos como Netanyahu
e os líderes religiosos da direita israelita podem pensar num Israel que
tenha o controlo total de toda a Palestina, apagando totalmente a
presença palestiniana. À luz destas considerações, a hipótese da actual
administração dos EUA de uma solução de dois Estados, embora muito
difícil de implementar, parece ser a única que é de alguma forma viável,
mesmo que com dificuldades extremamente grandes.
Parece ainda mais difícil avaliar o impacto que os dois candidatos
teriam no desenvolvimento das políticas globais e especialmente
económicas, até porque neste momento se verifica uma reorganização da
distribuição internacional do trabalho, do controlo dos mercados, do
acesso aos materiais e primeiro, da gestão energética, para a qual
parece difícil prever quais poderão ser os cenários mais credíveis para
a evolução da situação económica e estratégica, bem como das relações
internacionais, especialmente desde a importância crescente e cada vez
mais reforçada pelos BRICS grupo, que certamente desempenhará um papel
fundamental nas futuras estruturas económicas e estratégicas do planeta.
Contudo, os eleitores orientam em grande parte o seu voto com base na
política interna e nas necessidades imediatas que emergem das suas
condições concretas de vida e de trabalho: com base nesta consideração,
os problemas sobre os quais o interesse do eleitorado dos EUA irá
presumivelmente concentrar-se são os de as condições económicas
concretas e do mercado de trabalho, da emigração e, no domínio dos
direitos civis, o direito ao recurso ao aborto, ligado ao exercício da
maternidade responsável e livre, às políticas de género e à protecção da
diversidade.
Pois bem, as dificuldades crescentes no mercado de trabalho, o custo da
energia e dos combustíveis têm afectado muitos cidadãos do país profundo
e na comparação entre o antes e o depois, vêem um agravamento da sua
situação com a administração Biden, e isto apesar da economia
atravessando uma fase relativamente positiva, o que preocupa o
eleitorado é o crescimento da emigração, sobretudo, para as zonas
liberais do país, como Nova Iorque, o que leva o eleitorado democrático
e liberal sobretudo a ser crítico das políticas partidárias .. A decisão
do Supremo Tribunal de sancionar o direito ao aborto mobilizou uma parte
do eleitorado liberal e provavelmente continuará a fazê-lo, mas
sobretudo a um nível descentralizado, uma vez que as iniciativas
centram-se nas políticas dos Estados que derrogam o Orientações do
Supremo Tribunal Federal, dadas as dificuldades de mudança de
orientação: os juízes, uma vez
nomeados, não são membros vitalícios. É portanto possível que estejamos
a caminhar para uma espécie de balcanização do sistema jurídico do país
relativamente a este problema, com a adopção de políticas diferentes de
estado para estado.
O mesmo se aplica às políticas de género que encontram resistência e
oposição, como sempre, espalhadas por todo o território num padrão
irregular, com estados e comunidades mais abertos e liberais e outros
que, em vez disso, se orientam para posições conservadoras e
fundamentalistas. Ambas as escolhas levam a distanciar-se do voto por
ocasião das eleições eleições federais.
É por este conjunto de razões que o resultado final das eleições nos EUA
parece mais incerto do que nunca e os acontecimentos que se
desenvolverão nos próximos meses serão cruciais e decisivos e orientarão
um eleitorado que está, em qualquer caso, insatisfeito com a necessidade
de escolher entre dois octogenários, cansados de uma política de
contraste entre Biden e Trump.
As eleições europeias
Todos os países da União votarão também na eleição dos órgãos
comunitários. Será necessário ver se a actual maioria governamental,
constituída por uma aliança entre socialistas, liberais e o centro
democrata-cristão, continuará a governar a União, prescindindo de uma
relação orgânica com os conservadores que se apresentam como a
verdadeira incógnita no futuro equilíbrio de poder, gestão de tarefas
comunitárias. No caso de uma reconfirmação da aliança entre socialistas,
democratas-cristãos e liberais, a tendência para reconfirmar as actuais
orientações em termos de política verde será muito forte, mesmo que haja
pressão por parte desses grupos e forças que empurram para a união
bancária , a adopção de um sistema fiscal comum, o estreitamento das
relações entre os diferentes estados da união, com a transferência cada
vez maior para Bruxelas dos actuais poderes de gestão das políticas
macroeconómicas e vice-versa um aumento das autonomias na periferia, que
actuariam como terminais administrativos da gestão centralizada a nível
comunitário.
Em vez disso, a inclusão na maioria do grupo conservador, tanto no caso
de isso implicar a marginalização dos socialistas, como na hipótese de
esta entrada ocorrer adicionando a componente conservadora à actual
aliança de gestão da União, ainda assim assistimos a uma acentuação da
estrutura da União no sentido federal, com o afrouxamento dos laços a
nível comunitário e o crescimento da autonomia dos estados individuais.
Em qualquer caso, não há dúvida de que o novo mandato da Comissão
Europeia terá de enfrentar problemas estratégicos fundamentais e
inevitáveis, como o de se dotar de uma defesa comum, de escolher que
relação desenvolver com os países BRICS, de decidir qual a política a
seguir. prosseguir em relação a África está determinado a assumir
posições claras nas suas relações tanto com a Rússia como com a China.
Na verdade, não há dúvida de que o mundo começa a assumir cada vez mais
uma estrutura multipolar dentro da qual a União Europeia é apenas uma
das ilhas económico-produtivas que competem à escala global para
competir pela hegemonia e pela construção de novos equilíbrios e relações. .
No que diz respeito ao peso dos problemas internos na política
comunitária, nota-se que, com o alargamento do número de membros e a
entrada de novos países, a União está destinada a ver um acréscimo aos
muitos problemas existentes relacionados com a defesa comum, com as
relações entre o centro e os países periferia, à dinâmica institucional
relativa aos processos de tomada de decisão (operar ou não por maioria
ou por unanimidade) verá juntar-se o problema actualmente subestimado da
crise crescente da política agrícola comum que - vale a pena recordar -
tem sido um dos das bases mais sólidas em que assenta a União Europeia.
Nunca me cansaria de sublinhar que a entrada repentina da Ucrânia na
União - devido aos problemas que traz consigo - desempenha um papel
desestabilizador no que diz respeito às políticas de coesão e certamente
não ajuda o desenvolvimento económico global dos Estados-membros deste
agregado. Em particular, as condições do Estado de direito no país, a
extensão do fenómeno da corrupção, a instabilidade hidrogeológica
resultante da guerra, a poluição do solo, a gestão desastrosa das
consequências de um conflito devastador que pesará como um fardo estão a
ter um impacto negativo sobre os ombros de todos os países que
actualmente fazem parte da União Europeia.
As consequências desta escolha infeliz correm o risco de acentuar o peso
dos partidos de direita que se propõem energicamente a gerir este
descontentamento, prova disso é a emergência em todos os países de
partidos camponeses mais ou menos fortes e consistentes, alinhados com
princípios conservadores e identitários. posições.
A União Europeia não pode apoiar simultaneamente a implementação de
políticas verdes, que exige sacrifícios e escolhas dolorosas no sector
agrícola em comparação com o sector industrial e transformador, e a
introdução de novos elementos de crise, que consistem no alargamento a
países que exigem uma longa fase de colaboração para amalgamar do ponto
de vista estrutural e de distribuição de cotas de trabalho e produção
com o bloco de países que fazem parte da UE há muito tempo.
Um mundo multipolar
Os novos governantes que serão escolhidos pela orgia eleitoral terão, no
entanto, de lidar com um grupo de países BRICS, agora 10, que gerem mais
de 40% da produção e do comércio mundial, que vêem dentro deles a
presença dos grandes produtores de energia, controlando assim o mercado
energético, que inclui potências regionais com aspirações imperiais, que
aspiram a reconstruir e atribuem a si uma dimensão de potências
regionais, configurando um mundo de placas, que segue a estrutura
tectónica do mundo físico ao delinear as áreas de expansão dos seus
influência.
Na verdade, não há dúvida de que se está a consolidar um espaço político
estratégico onde opera a Turquia, um dos países árabes e islâmicos,
enquanto a China e a Índia fazem o mesmo. já possuem dimensões
continentais e por isso aspiram controlar e ampliar sua área de
influência. O mesmo se pode dizer das áreas que se organizam em torno
dos países do Pacífico Sul, ou em torno do Japão que está a optar pelo
rearmamento, enquanto a América Latina, Central e África, que de facto
constituirão o terreno em que iremos tentar construir hegemonia.
As ambições dos políticos e estrategas dos EUA que sonham e trabalham
por uma fragmentação étnica do imenso território russo e que têm as
mesmas metas e objectivos para a China e porque não para a Índia parecem
completamente futurísticas, pelo menos por enquanto. Num mundo cada vez
mais multipolar e policêntrico, quem sobrevive são as entidades
político-económicas que formam um sistema, de alguma forma
auto-suficiente, capaz de desenvolver sinergias e distribuição de
trabalho dentro de si num ambiente protegido, papéis diferenciados
através dos quais contribuem para mantendo os sistemas económicos e as
sociedades cada vez mais complexos. Os microssistemas ou, pior ainda, o
sonho de um país hegemónico que domine os outros, desvaneceu-se
definitivamente, independentemente do que pensam os governantes dos
Estados Unidos e os que estão morrendo e morrendo na Grã-Bretanha.
A equipe editorial
https://www.ucadi.org/2024/01/23/lorgia-elettorale/
_________________________________________
A - I n f o s Uma Agencia De Noticias
De, Por e Para Anarquistas
Send news reports to A-infos-pt mailing list
A-infos-pt@ainfos.ca
Subscribe/Unsubscribe https://ainfos.ca/mailman/listinfo/a-infos-pt
Archive http://ainfos.ca/pt
- Prev by Date:
(pt) Russia, Avtonom: Democracia e prazos para Strelkov, Girkin e o terrorista Trepova: "Tendências de ordem e caos", episódio 142 - por camaradas do "Movimento Anarquista de Irkutsk: ok". (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]
- Next by Date:
(pt) Greece, OSL, land & freedom: Posição de Quieta Movere sobre os desenvolvimentos do movimento estudantil (ca, de, en, it, tr)[traduccion automatica]
A-Infos Information Center